movimento aparente dos astros e descrição do céu · causa destes movimentos aparentes -...

8
Movimento Aparente dos Astros e Descrição do Céu Fatos observados desde a antiguidade: Existem 5 astros ou estrelas errantes , posteriormente denominados planetas, que percorrem rapidamente o céu sobre o plano de fundo formado pelas estrelas, praticamente fixas. Do mais rápido ao mais lento, os planetas obedecem esta ordem: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Mercúrio e Vênus nunca se apresentam distante do Sol. De fato a máxima distância angular entre Mercúrio e o Sol é de 28 o e entre Vênus e o Sol é de 47 o . Assim, somente são vistos ao amanhecer ou ao anoitecer. Estes também apresentam fases, como a Lua. Marte, Júpiter e Saturno apresentam movimento retrógrado em certos períodos do ano: Movimento de Júpiter As estrelas, assim como o Sol, nascem no oriente (leste) e se põem no ocidente (oeste). Mas algumas estrelas não o fazem, permanecendo no céu toda noite. No hemisfério Norte uma estrela (Polar) fica fixa, enquanto outras,

Upload: lamtu

Post on 09-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Movimento Aparente dos Astros e Descrição do Céu Fatos observados desde a antiguidade:

• Existem 5 astros ou estrelas errantes, posteriormente denominados planetas, que percorrem rapidamente o céu sobre o plano de fundo formado pelas estrelas, praticamente fixas.

• Do mais rápido ao mais lento, os planetas obedecem esta ordem: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

• Mercúrio e Vênus nunca se apresentam distante do Sol. De fato a máxima distância angular entre Mercúrio e o Sol é de 28o e entre Vênus e o Sol é de 47o. Assim, somente são vistos ao amanhecer ou ao anoitecer. Estes também apresentam fases, como a Lua.

• Marte, Júpiter e Saturno apresentam movimento retrógrado em certos períodos do ano:

Movimento de Júpiter

• As estrelas, assim como o Sol, nascem no oriente (leste) e se põem no

ocidente (oeste). • Mas algumas estrelas não o fazem, permanecendo no céu toda noite. No

hemisfério Norte uma estrela (Polar) fica fixa, enquanto outras,

próximas a esta, giram em sentido anti-horário. No hemisfério Sul, algumas giram no sentido horário. Estas estrelas são chamadas de Circumpolares.

Diferença na orientação da constelação da Ursa Maior, com intervalo de 8 horas.

• Apesar de se apresentar fixa, a estrela Polar muda levemente sua posição num período de 19 anos. E também se movimenta, no sentido anti-horário, em torno de um ponto da constelação Draco, porém com um período de 26.000 anos.

Movimento da estrela polar num período de 26 mil anos

Causa destes movimentos aparentes - Movimentos da Terra e dos Planetas:

• O movimento de translação dos planetas em torno do Sol, inclusive da Terra explica sua trajetória no céu. Os mais rápidos possuem órbitas mais próximas do Sol, enquanto os mais lentos estão em órbitas mais afastadas. Na ordem estão distribuídos assim: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno (depois Urano, Netuno e Plutão). Por isso temos Vênus e Mercúrio sempre próximos ao Sol. O movimento retrógrado é uma combinação da translação dos planetas e da Terra:

• O movimento de Rotação da Terra, com um período de 23h 56 min 04 s medidos em relação às estrelas, no sentido ocidente (oeste) para oriente (leste) explica o porquê das estrelas (e o Sol) circundarem o céu. A rotação somente foi demonstrada por Foulcault, em 1852, com o auxílio de um pêndulo. (vide aula de experimentos)

• Como o eixo de rotação da Terra está inclinado 23,5o, temos que as estrelas próximas ao eixo de rotação possuem o comportamento das estrelas circumpolares.

• O movimento de precessão do eixo de rotação, causado pela influência do Sol na rotação, gera a conhecida “precessão dos equinócios” com período de 26.000 anos.

• Ainda é a precessão dos equinócios que faz com que a cada 2000 anos,

o ano comece numa constelação Zodiacal diferente.

• Já o movimento de Nutação do eixo de rotação, cauterra ser um corpo rígido com certas assimetrias, causestrela Polar com período de 18.6 anos.

• E o movimento de translação, demonstrado por James(vide aula de experimentos), explica, juntamente coeixo de rotação, as estações do ano, marcadas psolstícios.

Posição da Terra no meio do Verão (hem. Norte) quando se vêLibra, Escorpião e

Sagitário/

sado pelo fato da a o movimento da

Bradley em 1729 m a inclinação do elos equinócios e

Há também o movimento próprio das estrelas, muito difícil de se observar.

DESCRIÇÃO DO CÉU:

• Como as estrelas aparentam estar relativamente fixas entre si, as diversas culturas da antiguidade agruparam as estrelas em constelações, sem haver, no entanto, qualquer relação entre as estrelas que formam uma constelação (estão muito distantes umas das outras).

• Numa noite “escura”, pode-se ver entre 1000 e 1500 estrelas, todas pertencentes a pelo menos uma constelação.

• Surgiram pois ajudam a identificar a estação do ano: Escorpião é típica do inverno, Órion é típica do verão.

• Em 1929 adotou-se 88 constelações oficiais. • As constelações do Zodíaco correspondem as 12 constelações que se

situam no plano da Eclíptica

NOME DAS 88 CONSTELAÇÕES: Andrômeda(mit.) Bomba de Ar Ave do Paraíso Aquário Águia Altar Áries (Carneiro) Cocheiro Pastor Buril de Escultor Girafa Câncer (Caranguejo) Cães de Caça Cão Maior Cão Menor Capricórnio (Cabra) Quilha (do Navio) Cassiopéia (mit.) Centauro Cefeu ( mit.) Baleia Camaleão Compasso Pomba Cabeleira Coroa Austral Coroa Boreal Corvo Taça

Cruzeiro do Sul Cisne Delfim Dourado (Peixe) Dragão Cabeça de Cavalo Eridano Forno Gêmeos Grou Hércules Relógio Cobra Fêmea Cobra Macho Índio Lagarto Leão Leão Menor Lebre Libra (Balança) Lobo Lince Lira Montanha da Mesa Microscópio Unicórnio Mosca Régua Octante

Ofiúco Pavão Pégaso Perseu (mit.) Fênix Cavalete do Pintor Peixes Peixe Austral Popa (do Navio) Bússola Retículo Flecha Sagitário Escorpião Escultor Escudo Serpente Sextante Touro Telescópio Triângulo Triângulo Austral Tucano Ursa maior Ursa Menor Vela (do Navio) Virgem Peixe Voador Raposa