mosteiro nossa senhora das graças, jazida de ouro em bh/mg · pai dos monges se tornou. ... em...

4
informativo dos oblatos do mosteiro nossa senhora das graças – ano X – Belo horizonte – n. o 25 – agosto de 2012 regra de são Bento (rB) No Mosteiro, o Abade é o sacramento do Cristo. Ora, o atributo divino que se manifestou mais intensamente no Verbo Encarnado, foi o da misericórdia. Assim sendo, dela estará o Abade inteiramente repleto. “Por isso, o abade nada deve ensinar, determinar ou ordenar que seja contrário ao preceito do Senhor”. (RB 2,4) mosteiro nossa senhora das graças, jazida de ouro em Bh/mg “Nada existe neste mundo que seja melhor para alguém e que possa lhe dar maior sabedoria e equilíbrio que o seguimento da Regra de São Bento”. Dom Basilio Penido, OSB “A nada deem primazia, a não ser a Cristo.” Estas palavras da Regra de São Bento nos motivam a reconhecer como grande dom de Deus a existência do Mosteiro Nossa Senhora das Graças no coração da Arquidiocese de Belo Horizonte. Nestas terras mineiras, ricas e preciosas, encontra-se aqui em Belo Horizonte o Mosteiro das Beneditinas como uma jazida de ouro, inesgotável. Diferente de outras minas, o Mosteiro está ali aguardando a chegada de cada um que busca o Senhor. Ali somos cha- mados a “inclinar o coração”, a escutar a Palavra do Senhor, e aprender com as queridas Monjas o primado de Cristo em tudo. Aquela enorme jazida do ouro da escuta, da oração, da cultura, da hospitalidade está a céu aberto. Quem poderia desconhecer tamanha beleza e riqueza? Sejamos os primeiros, pela presença e colaboração, a reconhecer este dom de Deus para a Igreja de Belo Horizonte. + João Justino de Medeiros Silva Bispo Auxiliar de Belo Horizonte Na Festa de São Bento – 11/07/12 herança BendiTa Ó herança bendita que São Bento nos deixou por inspiração divina, pai dos monges se tornou. Tantos homens e mulheres seguem seus ensinamentos no mosteiro e na cidade vão crescendo em santidade. Ó bendida herança por Deus abençoada Vida beneditina! Na Regra de São Bento o centro é Cristo Jesus que a todo o Bem nos conduz. Ir. Melânia, OSB

Upload: dangdiep

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: mosteiro nossa senhora das graças, jazida de ouro em Bh/mg · pai dos monges se tornou. ... em nosso meio nos abre caminhos, ... Francisca passou ao Reino do céu, prometido pelo

informativo dos oblatos do mosteiro nossa senhora das graças – ano X – Belo horizonte – n.o 25 – agosto de 2012

regra de são Bento (rB)No Mosteiro, o Abade é o sacramento do Cristo. Ora, o atributo divino que se manifestou

mais intensamente no Verbo Encarnado, foi o da misericórdia. Assim sendo, dela estará o Abade inteiramente repleto.

“Por isso, o abade nada deve ensinar, determinar ou ordenar que seja contrário ao preceito do Senhor”. (RB 2,4)

mosteiro nossa senhora das graças, jazida de ouro em Bh/mg

“Nada existe neste mundo que seja

melhor para alguém e que possa lhe dar

maior sabedoria e equilíbrio que o

seguimento da Regra de São Bento”.

Dom Basilio Penido, OSB

“A nada deem primazia, a não ser a Cristo.” Estas palavras da Regra de São Bento nos motivam a reconhecer como grande dom de Deus a existência do Mosteiro Nossa Senhora das Graças no coração da Arquidiocese de Belo Horizonte. Nestas terras mineiras, ricas e preciosas, encontra-se aqui em Belo Horizonte o Mosteiro das Beneditinas como uma jazida de ouro, inesgotável. Diferente de outras minas, o Mosteiro está ali aguardando a chegada de cada um que busca o Senhor. Ali somos cha-mados a “inclinar o coração”, a escutar

a Palavra do Senhor, e aprender com as queridas Monjas o primado de Cristo em tudo. Aquela enorme jazida do ouro da escuta, da oração, da cultura, da hospitalidade está a céu aberto. Quem poderia desconhecer tamanha beleza e riqueza? Sejamos os primeiros, pela presença e colaboração, a reconhecer este dom de Deus para a Igreja de Belo Horizonte.

+ João Justino de Medeiros SilvaBispo Auxiliar de Belo Horizonte

Na Festa de São Bento – 11/07/12

herança BendiTa

Ó herança benditaque São Bento nos deixoupor inspiração divina,pai dos monges se tornou.Tantos homens e mulheresseguem seus ensinamentosno mosteiro e na cidadevão crescendo em santidade.Ó bendida herançapor Deus abençoadaVida beneditina!Na Regra de São Bentoo centro é Cristo Jesusque a todo o Bem nos conduz.

Ir. Melânia, OSB

Page 2: mosteiro nossa senhora das graças, jazida de ouro em Bh/mg · pai dos monges se tornou. ... em nosso meio nos abre caminhos, ... Francisca passou ao Reino do céu, prometido pelo

“Escuta, Filho, os preceitos do Mestre...” (Prólogo da RB)

02 | Escuta Filho • Agosto/2012

Tiragem: 1000 exemplares.

inspiradora desTe jornal: Ivone Leite de Faria, obl, Ir. Joana Evangelista, OSB (in memoriam)

Conselho ediTorial:Ir. Irene, OSBIr. Joana de Guadalupe, OSBMadre Mectildes, OSB

equipe responsável por esTa edição:Carlos Baião, obl, Ir. João Batista, OSBIrmã Maristela Mattos, OSB Maria Nélia Vale Cypriano, obl, Ir. Josefina, OSB

endereços para apreCiaçÕes, sugesTÕes e ColaBoraçÕes1. Carlos Baião - email: [email protected]

3. Mosteiro Nossa Senhora das Graças - Rua do Mosteiro, 138, Vila Paris, B. Hte/MG - CEP: 30380.780 - Fone: 3344.43.44 Email: [email protected],

4. Maria Nélia Vale Cypriano – email: [email protected]

diagramação: MS Artes Gráficas - [email protected]

impressão: Gráfica Alvorada

Expediente - Escuta, Filho! editado pelos oblatos beneditinos do mosteiro nossa senhora das graças - Bh / mg.

editorialBem-aventurados

os pacificos, porqueserão chamadosfilhos de Deus!

(Mt, 5,9)

Nesses dias temos falado, com o coração apertado, sobre o ani-versário de 75 anos de nossa Ma-dre Estefânia e sobre a entrega do seu cargo de abadessa. Temos nos debruçado sobre fotos e depoimen-tos e nos emocionado com a sua simplicidade, sua grande ternura e misericórdia. Nos momentos mais dificeis vividos pelo MNSG, como agora, com várias monjas doentes, a frase que mais se ouve dela é: “Por tudo demos graças a Deus! Não pedimos nada. Foi Ele que mandou”!

Aos idosos e doentes ela cha-ma “nossos tesouros” e aos po-bres, “nossas bênçãos”. A sabedo-ria e bondade de nossa Madre, sua capacidade de acolher,ouvir, acon-selhar e consolar são frutos de uma vida toda guiada pelo Evangelho e pela Regra beneditina. A paz e ale-gria serena que ela irradia é a PAZ da alma que os monges e monjas nos transmitem, é a “paz, não dos vencidos e conformados, dos que mais nada esperam, mas a paz dos vencedores,uma paz que brota das bem-aventuranças”

Nessa edição dedicada a nossa Madre, também falamos da pro-fissão trienal de Ir. Regina e da profissão monástica de Ir. Berna-dette; fazemos uma homenagem muito justa a oblata Eleonora F. Rennó pela Medalha de Mérito Eleitoral recebida do Tribunal Re-gional Eleitoral de MG, em junho de 2012, numa bela cerimônia.

Equipe de edição

Madre Abadessa Estefânia, ou Ma-ria Marta Vieira, nasceu em Itamaran-diba, MG, aos 29.07.1937.

Seu pai Sr. Santos Vieira da Costa é falecido e sua mãe, D. Natália Gus-mão, D. Natinha, nossa Oblata (Irmã Estefânia) comemorou, no MNSG, na alegria e ação de graças, seu centenário de nascimento em 22.12. 2011.

O irmão, D. Geraldo Gusmão, é bispo emérito de Porto Nacional e resi-de atualmente em BH.

Madre Estefânia fez sua Primeira Profissão a 25 de março de 1971 e a Profissão solene, em janeiro de 1977, quando recebeu também a Consagra-ção das Virgens.

Muito dedicada em todos os seus compromissos, desempenhou na Comu-nidade vários ofícios: porteira, sineira, cozinheira, enfermeira, Mestra de novi-ças, conselheira, Subprioresa e Priore-sa. Aos 26 de junho de 2000, foi eleita abadessa, tornando-se a 3ª. Abadessa do Mosteiro de Nossa Senhora das Graças. Escolheu como divisa: “Sicut ancilla”, Como serva. Recebeu a Bênção Abacial aos 23 de julho de 2000, em cerimônia presidida pelo Emmo. sr. Cardeal D. Serafim Fernandes de Araújo, seu pri-mo e, então, Arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O abaciado de Me. Estefânia foi reflexo de seu modo de ser: simples, profundo e solícito na caridade de Cristo. Priorizou o cuidado cheio de ternura para com as idosas e enfermas, a quem chama de “nossos tesouros”. Doou-se generosamente à Comunida-de, encontrando sempre tempo para ouvir a quem precisasse.

O atendimento aos Pobres , a quem chama “nossas bênçãos” foi também prioridade em seu governo.

Mesmo sendo Abadessa, continuou sendo Mestra de noviças. As sete Irmãs que fizeram Profissão solene durante seu abaciado foram formadas por ela na tri-lha de suas predecessoras e, na mesma linha destas, cultivou o “sentire cum Ec-clesia” (“sentir com a Igreja”), acatando, sempre, com amor e solicitude, a Palavra do Santo Padre e da Igreja local.

Há dois anos tem associado às ocu-pações de abadessa, a assistência a sua querida “Mãezinha” centenária.

Com o coração apertado, nossa Comunidade viu aproximar-se a data em que Madre Abadessa completou 75 anos e entregou o cargo. A ela, a imensa gratidão, oração e amizade dos noviços e postulantes à oblação, oblatos(as), da Comunidade Monástica, dos amigos(as) do MNSG e de todos a quem acudiu com a sua ternura e misericórdia.

Ir. Maristela Matos, OSB

Como serva, “siCuT anCilla”

madre estefânia com sua mãe d. natinhae seu irmão d.geraldo gusmão

siTes indiCados

www.monjasbeneditinasbh.org.brwww.cimbramonastica.org.br

www.estudosmonasticos.com.br

anuncieneste jornal!

Page 3: mosteiro nossa senhora das graças, jazida de ouro em Bh/mg · pai dos monges se tornou. ... em nosso meio nos abre caminhos, ... Francisca passou ao Reino do céu, prometido pelo

Agosto/2012 • Escuta Filho | 03

reTiro dos oBlaTos

daTa09,10,11 e 12 de agosto

pregadorpe. plácido,

monge trapista

loCalCasa de retiroda ss. Trindade

BaZar das oBlaTas

As oblatas promovem em breve, no Mosteiro, o espe-rado Bazar Benefi cente sob a coordenação da oblata Eva Martins Vieira. OS trabalhos são feitos com muita dedi-cação e bom gosto.

Parece que foi ontem... mas na verdade já são 12 anos!

Quando as coisas dão certo, elas pro-gridem como a água que passa debaixo da ponte e que segue o seu caminho nor-malmente, tranquilamente, alegremente, mesmo que obstáculos insistam em apresentar-se.

Que bom festejar este dia!É impossível celebrar a cami-

nhada sem recordar os primeiros passos que, sem dúvida, são essen-ciais, pois são eles que sustentam e impulsionam o ritmo.

Acolhendo a voz de Deus que lhe soou no coração e nos ouvidos, a senho-ra prontamente se colocou na atitude mais simples e honrosa: tudo acolheu como Serva do Senhor. Enfrentando com coragem e fé cada desafi o, pode ter alegria e serenidade para dizer: “Fiz-me tudo para todas a fi m de ganhar todas”. Sim, todas porque só Deus sabe como isso se dá. Como gota de luz enviada por Deus, a sua presença e ministério em nosso meio nos abre caminhos, aponta saídas, clareia horizontes. Na brisa da paz ou no calor do ânimo efer-vescido, tudo tem sentido, a sua fala nos

toca e nos desinstala, pois que falou o próprio Cristo.

Obrigada pela sua dedicação à missão de guiar almas, pela sua forta-leza diante de tantas situações difíceis, pelas ardorosas orações feitas nos bre-ves momentos em que lhe são possí-veis, pela paciência em lidar conosco, pela fi delidade à vida monástica.

Que Deus continue sendo o seu bálsamo nos momentos de aflição, consolo certo e salutar nos momentos de cansaço, a mão que a envolve e acalenta quando dela precisar, o olhar terno e complacente capaz de falar por si, o sopro de vida renovador e inspi-rador cuja essência traz a paz, o amigo fi el e o esposo sempre presente que é certeza de alento e de amor na hora certa. E neste momento em que expe-rimentamos tantas provações devido às nossas irmãs hospitalizadas, seja-nos o seu báculo um sustento fi rme e seguro.

“Mesmo que o corpo e o coração vão se gastando, Deus é o apoio e o fundamento da minh’alma”. Estas palavras que tantas vezes saem de sua boca realmente mostram concentrar um aspecto muito bonito de sua vida:

como a vela que vai se gastando no altar a vemos gastar-se por nós, para levar adiante a sua parte para a salva-ção do mundo e como o desenrolar desta é plenamente cheio de Deus, podemos dizer: “Sim, Deus é o apoio e o fundamento de sua alma”.

Obrigada por tudo! Interceda sempre pela senhora e

por nós a Virgem, Senhora das Graças.Que nos faça mergulhar no amor

da Trindade Santa para que também nós saibamos viver com profundidade e alegria a comunhão à qual fomos chamadas pela vocação monástica. Obrigada por tudo!

Irmã Giovana, OSB

Falecimento12/02/2012- Faleceu em BH, a

Oblata Francisca de Paula Ribas,Ir. Trindade, vítima de uma pneumonia, seguida de dois AVCs. Foi sepultada em Ouro Preto onde morou muitos anos. Fez sua Oblação aos 22/04/2001, na oitava da Páscoa. Trabalhava na Paróquia São José, no centro de BH, onde era ministra da Eucaristia.

Francisca passou ao Reino do céu, prometido pelo Cristo aos que seguem seus passos na terra.

querida madre estefânia.

notícias17/03- Inicio de um novo grupo de

leigos, postulantes à oblação 18/03- Ir. Regina Maria Clemente,

OSB, fez sua profi ssão trienal. 24 e 25/05-Visita de D.Paulo Bren-

ninkmejer, OSB, da A.I.M, acompa-nhado de D. Osvaldo,OSB, monge de Vinhedo, SP.

08,09 e 10/07- Tríduo de prepa-ração para a festa de São Bento, às 19hs, organizado pelas monjas, com

textos,orações,cantos e ladainhas.(con-sultar site do MNSG)

11/07- festa de São Bento; Celebra-ção Eucarística presidida por Dom João Justino de Medeiros Silva, Bispo Auxiliar de BH; Ofi cio de Vésperas presidido pelo arcebispo metropolitano, Dom Walmor.

23/07-Festa do 12º aniversário da Bênção Abacial de Me. Estefânia Vieira com missa celebrada pelo seu irmão,Dom Geraldo Gusmão, Pe. Ney

Brasil e Pe. Luis Henrique E. Silva. Me. Estefânia recebeu homenagens da Comunidade Monástica e de “Irmãos agregados”, a tarde.

28/07- Homenagem de gratidão, pe-los oblatos(as) a nossa Madre Abadessa Estefânia que se tornou emérita.

29/07 - O Abade Presidente da congregação beneditina esteve em BH para ofi cializar a conclusão do tempo de governo de Me. Estefânia.

Page 4: mosteiro nossa senhora das graças, jazida de ouro em Bh/mg · pai dos monges se tornou. ... em nosso meio nos abre caminhos, ... Francisca passou ao Reino do céu, prometido pelo

04 | Escuta Filho • Agosto/2012

Agostinho Alcân-tArA de AguiAr Venda de touros ematrizes guzerá

Agostinha Naves Aguiar [email protected] Fone: (31) 9952-2934

grupo são Bento dos oBlAtos Beneditinos

Mosteiro nossa senhora das graças

Belo horizonte • Minas gerais

apoio

um belo encontro com o senhorNo dia 05/05/12 Ir. Bernadette Bran-

dão J. Costa fez sua Profissão monástica e recebeu a Consagração das Virgens.

A celebração foi presidida pelo nosso arcebispo D.Walmor Oliveira de Azevedo.

“Já havia dado o meu sim àquele que me chamou desde o seio materno, que me disse como a Abraão: Sai de tua terra [...] e vai para a terra que te mostrarei. E eu o fiz. Saí de Belém do Pará e vim para Belo Horizonte. Agora, eis-me aqui, Senhor!

Difícil descrever aquele Momento tão esperado de entregar-me em definiti-vo a Deus. Somente quem já experimen-tou, pode saber a felicidade que senti ali, diante do altar, tendo nossa comunidade, a assembléia dos fies e celebrantes teste-munhando esta minha entrega.

Embora com todos ali presentes, sen-ti-me em íntimo colóquio com o Senhor.

Que belo encontro, o nosso”!Ir. Bernadette, OSB.

Eleonora Fernandes Rennó, Ir. Mariana de Je-sus, é oblata beneditina do Mosteiro Nossa Senhora das Graças, em Belo Hori-zonte, desde 27 de novem-bro de 1999.

Recebeu, em solenida-de na noite de 25 de junho último, a Medalha de Mé-rito Eleitoral Desembarga-dor Vaz de Mello, referente ao ano de 2011.

Instituída pelo Tribu-nal Regional Eleitoral de Minas Gerais pela Resolução n.º581, de dezembro de 1999, para home-nagear personalidades cujo trabalho tenha contribuído para a valorização da Justiça Eleitoral em Minas Gerais, a Medalha, que é concedida uma vez por ano, agraciou treze pessoas. O patrono da Medalha foi Presidente do Tribunal.

Nossa companheira oblata home-nageada, foi funcionária da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral de Mi-nas Gerais, de 2 de janeiro de 1952 a 15 de outubro de 1985, tendo ocupado

diversas funções.Bacharel em Jornalismo

pela UFMG, foi a primeira a receber a Medalha de Ouro do Conselho Universitário, correspondente ao Prêmio Jornalista Geraldo Teixeira da Costa. É bacharel em Direito pela Faculdade do Oeste de Minas – FADOM, tendo exercido a advocacia especializada eleitoral após sua aposentadoria.

Atua, até hoje, em Co-missões referentes ao Direi-

to Eleitoral na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais. Participa ativamente da Pastoral de Fé e Política em sua Paróquia e na Arquidiocese, sendo uma das fundadoras do Comitê Contra a Corrupção Eleitoral. Publicou diversos artigos em jornais e levou ao Rádio, à Televisão e ao Site da CNBB temas relativos à Ética na Política e ao cumprimento das Leis Eleitorais.

(dados colhidos com Eleonora pela equipe de edição)

oblata do mnsg é homenageadacom medalha de mérito eleitoral

encontro nacional da vida religiosa

monástica e Contemplativa

Promovido pela CNBB e pela CRB Nacional, de 16 a 19 de junho, o evento contou com a presença cordial, simples e firme de sua Eminência, o Cardeal D. João Braz de Aviz, Prefeito da CIVCSVA, que veio de Roma para isto. Madre Abadessa Estefânia, Ma-dre Mectildes e mais três monjas do MNSG participaram.

Madre Mectildes fez uma palestra sobre “Identidade, Mística e Missão da Vida Religiosa Monástico-Contem-plativa (VRMC). Outros beneditinos foram assessores e palestrantes, como D. Gregório Paixão, Madre Abadessa Vera Lúcia Parreiras Horta e D.Abade Filipe da Silva. Foram convidados alguns leigos de Ordens Terceiras e Oblatos. Realçamos a presença do Co-ordenador Nacional dos Oblatos bene-ditinos, Dr. Everaldo D. Medeiros e do Representante da Ordem Terceira dos Carmelitas, Dr. Fernando Alcici, de BH, filho da Oblata Selma A. Alcici.

madre estefânia, madre mectildese monjas do mnsg com o cardeal dom

joão Braz de aviz em aparecida