monofolha tesouraria

2
No entanto, é vulgar encontrarmos ainda hoje em dia grande parte desta gestão feita em folhas de Excel ou similares que, apesar da sua enorme flexibilidade, pecam por falta de escalabilidade, falta de segurança e falta de integração com os sistemas onde os dados residem. Outras vezes, encontram-se ferramentas de gestão dedicada de cada um dos processos que, apesar de possibilitarem uma gestão adequada de cada uma das situações, têm problemas de integração com as fontes de informação e criam uma proliferação de sistemas diferentes. A Milestone, através da experiência de vários anos dos seus consultores na área da gestão de tesouraria, recorre a soluções integradas SAP para a resolução dos vários desafios. o atual contexto económico e financeiro das empresas é natural que se dê uma maior importância a uma gestão mais profissional da tesouraria. Hoje em dia, já muitas empresas usam os processos de pagamentos automáticos em SAP que, normalmente, geram ficheiros de pagamento que são extraídos pelos utilizadores para que seja depois feito o upload para os sites dos vários bancos com os quais a empresa trabalha, sendo ainda alvo de aprovação através de tokens ou cartões-matriz específicos de cada banco. Através do SAP BCM (Bank Communication Management), o resultado do processo de pagamento automático é enviado para aprovação via processos de workflow, podendo os aprovadores analisar e aprovar ou rejeitar pagamentos seja num computador com acesso a SAP ou em soluções de mobilidade através de aplicações SAP Fiori desenvolvidas para o efeito. Após aprovados os pagamentos, é gerado um ficheiro de pagamento que pode depois ser enviado para cada um dos bancos de forma automática. Pagamentos a fornecedores Your challenges are our achievements www.milestone.pt A Tesouraria Para as empresas que têm processos de débitos diretos, é possível a implementação em SAP ECC destes processos que incluem o envio para os clientes de propostas de adesão aos débitos diretos, ativação do processo de débito direto para clientes específicos (mediante a adesão por parte do cliente), envio aos bancos dos ficheiros com os valores a cobrar (formato SEPA) e a receção de ficheiros de retorno dos bancos com a informação sobre o sucesso ou falha da cobrança. Recebimentos de clientes TESOURARIA PROJETOS REFERÊNCIA: PROJETOS REFERÊNCIA: Estrada de Alfragide, nº107, A2 2610-008 Alfragide T.: +351 21 471 06 46 E.: [email protected]

Upload: dangdieu

Post on 09-Jan-2017

230 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Monofolha Tesouraria

No entanto, é vulgar encontrarmos ainda hoje em dia grande parte desta gestão feita em folhas de Excel ou similares que, apesar da sua enorme flexibilidade, pecam por falta de escalabilidade, falta de segurança e falta de integração com os sistemas onde os dados residem.

Outras vezes, encontram-se ferramentas de gestão dedicada de cada um dos processos que, apesar de possibilitarem uma gestão adequada de cada uma das situações, têm problemas de integração com as fontes de informação e criam uma proliferação de sistemas diferentes.

A Milestone, através da experiência de vários anos dos seus consultores na área da gestão de tesouraria, recorre a soluções integradas SAP para a resolução dos vários desafios.

o atual contexto económico e financeiro das empresas é natural que se dê uma maior importância a uma gestão mais profissional da tesouraria.

Hoje em dia, já muitas empresas usam os processos de pagamentos automáticos em SAP que, normalmente, geram ficheiros de pagamento que são extraídos pelos utilizadores para que seja depois feito o upload para os sites dos vários bancos com os quais a empresa trabalha, sendo ainda alvo de aprovação através de tokens ou cartões-matriz específicos de cada banco.Através do SAP BCM (Bank Communication Management), o resultado do processo de pagamento automático é enviado para aprovação via processos de workflow, podendo os aprovadores analisar e aprovar ou rejeitar pagamentos seja num computador com acesso a SAP ou em soluções de mobilidade através de aplicações SAP Fiori desenvolvidas para o efeito. Após aprovados os pagamentos, é gerado um ficheiro de pagamento que pode depois ser enviado para cada um dos bancos de forma automática.

Pagamentos a fornecedores

Your challenges are our achievements www.milestone.pt

A Tesouraria

Para as empresas que têm processos de débitos diretos, é possível a implementação em SAP ECC destes processos que incluem o envio para os clientes de propostas de adesão aos débitos diretos, ativação do processo de débito direto para clientes específicos (mediante a adesão por parte do cliente), envio aos bancos dos ficheiros com os valores a cobrar (formato SEPA) e a receção de ficheiros de retorno dos bancos com a informação sobre o sucesso ou falha da cobrança.

Recebimentos de clientes

TESOURARIA

PROJETOS REFERÊNCIA:

PROJETOS REFERÊNCIA:

Estrada de Alfragide, nº107, A22610-008 AlfragideT.: +351 21 471 06 46E.: [email protected]

Page 2: Monofolha Tesouraria

Neste processo é muito vulgar ver a gestão dos instrumentos feita separadamente do sistema de contabilidade, o que faz com que não haja uma relação direta entre os movimentos planeados dos instrumentos com os valores que são contabilizados para além de dificultar a uniformização no tratamento contabilístico dos instrumentos em toda a empresa.Através da utilização de SAP TRM é possível registar cada contrato no sistema SAP, com todas as suas condições e com as seguintes vantagens:1) Geração de um fluxo de caixa previsional integrado com o planeamento de tesouraria2) Automatização e uniformização da integração dos valores na contabilidade3) Geração de análises baseadas nos contratos e valores registados em sistema4) Automatização de processos de fecho de período.

Gestão de investimentos e dívida

Sendo uma obrigatoriedade legal, todas as empresas acabam por ter já alguma forma de gerar esta informação. No entanto, muitas vezes por limitação dos próprios sistemas, esta informação acaba por ser gerada através de desenvolvimentos ou usando um método indireto para a obtenção dos dados.Através do SAP Liquidity Planner, é possível atribuir rubricas de caixa aos movimentos da contabilidade, permitindo a geração automática da demonstração de fluxos de caixa com base nos movimentos que originam um movimento financeiro. Os relatórios de demonstração de fluxos de caixa (individuais e/ou consolidados) são depois disponibilizados através de SAP BW ou SAP BO.

Demonstração de fluxos de caixa

Este será possivelmente o processo que menos se encontra integrado nos sistemas de gestão das empresas, sendo na grande maioria das vezes delegado para folhas de Excel.Através do SAP Liquidity Planner, é possível, para além dos registos reais de movimentos a contas bancárias, a obtenção de uma previsão de curto prazo dos movimentos bancários através da informação existente no sistema. Para valores não ainda não documentados no sistema, é ainda possível fazer o registo de valores manuais que afetam a previsão.Para efeitos de orçamento de tesouraria, é possível, através do SAP BPC, o registo dos orçamentos anuais, com as seguintes macro funcionalidades:1) Gestão de versões de orçamento (várias revisões ao mesmo orçamento)2) Descentralização do processo de orçamento, podendo partir de uma base departamental3) Conversão de orçamento económico em orçamento de tesouraria, com base em regrasTodo o reporting pode ser obtido em SAP BW ou SAP BO permitindo uma análise não só das previsões de curto prazo obtidas de forma automática como uma manipulação dos valores, mas também uma comparação dos valores realmente registados com os valores do orçamento definido.

Previsão de tesouraria e orçamento de tesouraria

Um dos processos que mais impacta a gestão da tesouraria operacional é o processo de cobrança a clientes. Atrasos nos pagamentos dos clientes desvirtuam o forecast de disponibilidades e impossibilitam a otimização dos recursos financeiros da empresa.No entanto, em muitas empresas não é exequível contactar todos os clientes que têm faturas em atraso, para além do facto de cada cliente poder ter um motivo diferente para eventuais atrasos e ter também uma importância diferente para a empresa.Esta priorização e hierarquização dos contactos a clientes está ainda muitas vezes na cabeça dos responsáveis pelas cobranças ou dos responsáveis por cada cliente.Através do SAP Collections Management, é possível definir critérios de avaliação e priorização de clientes, sendo os contactos organizados em listas de trabalho atribuídas a responsáveis pelas cobranças para que seja possível controlar os contactos feitos aos clientes. Após o contacto com o cliente, é possível registar uma promessa de pagamento ou um motivo para o não pagamento, bem como o agendamento de um futuro contacto.

Gestão das cobranças

PROJETOS REFERÊNCIA:

PROJETOS REFERÊNCIA:

PROJETOS REFERÊNCIA: