monitoria - filosofia · entre os séculos viii e vii a.c., e os primeiros filósofos surgiram por...

63
proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. MONITORIA - FILOSOFIA 1. (Unioeste) Pode-se afirmar que a Filosofia é filha da cidade-estado grega (pólis). A pólis grega surgiu entre os séculos VIII e VII a.C., e os primeiros filósofos surgiram por volta do século VI a.C. nas colônias gregas. O texto abaixo indica algumas das características da pólis que propiciaram o surgimento da Filosofia: “A pólis se faz pela autonomia da palavra, não mais a palavra mágica dos mitos, palavra dada pelos deuses e, portanto, comum a todos, mas a palavra humana do conflito, da discussão, da argumentação. A expressão da individualidade por meio do debate engendra a política, libertando o homem dos exclusivos desígnios divinos, para ele próprio tecer o seu destino na praça pública. O saber deixa de ser sagrado e passa a ser objeto de discussão; a instauração dessa ordem humana dá origem ao cidadão da pólis, figura inexistente no mundo coletivista da comunidade tribal.” (M. L. A. Aranha; M. H. P. Martins) Considerando o texto acima, é incorreto afirmar que: a) para a Filosofia, os critérios de argumentação e de explicação são os princípios e regras da razão que devem ser aplicados nas discussões públicas por meio da linguagem. b) a verdade não deve ser imposta como um decreto divino, mas discutida, criticada e demonstrada pelos cidadãos. c) o surgimento da Filosofia na Grécia ocorreu de forma inesperada, isolada e excepcional, sem relação com seu momento histórico: foi o chamado “milagre grego”. d) a liberdade e a autonomia política do cidadão estão estreitamente ligadas à sua autonomia de pensamento. e) o mito e o sagrado, na explicação do homem e do mundo, contrapõem-se aos argumentos e demonstrações filosóficos. 2. (Unioeste) “A filosofia surgiu gradualmente a partir da superação dos mitos, rompendo em parte com a teodiceia. Outras civilizações apresentaram alguma forma de pensamento filosófico, contudo, sempre ligado à tradição religiosa. A filosofia, por sua vez, abandona e supera a crença mítica e abraça a razão e a lógica como pressupostos básicos para o pensar”. (E. C. Santos & O. Cardoso) Assinale a alternativa que não descreve um fator que propiciou o surgimento da Filosofia na Grécia no século VI a.C. a) A vivência do espaço público e o uso do discurso como instrumento de cidadania. b) A unificação e a centralização do Estado grego, com o enfraquecimento das Cidades-Estado. c) A superação da visão mitológica de mundo, seja por sua racionalização, seja por sua substituição. d) A ideia de um Cosmo regido por regras e leis universais. e) A valorização da razão como um pensar metódico e sistemático, sujeito a regras e leis universais.

Upload: doanxuyen

Post on 14-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FILOSOFIA

1. (Unioeste) Pode-se afirmar que a Filosofia é filha da cidade-estado grega (pólis). A pólis grega surgiu entre os séculos VIII e VII a.C., e os primeiros filósofos surgiram por volta do século VI a.C. nas colônias gregas. O texto abaixo indica algumas das características da pólis que propiciaram o surgimento da Filosofia: “A pólis se faz pela autonomia da palavra, não mais a palavra mágica dos mitos, palavra dada pelos deuses e, portanto, comum a todos, mas a palavra humana do conflito, da discussão, da argumentação. A expressão da individualidade por meio do debate engendra a política, libertando o homem dos exclusivos desígnios divinos, para ele próprio tecer o seu destino na praça pública. O saber deixa de ser sagrado e passa a ser objeto de discussão; a instauração dessa ordem humana dá origem ao cidadão da pólis, figura inexistente no mundo coletivista da comunidade tribal.”

(M. L. A. Aranha; M. H. P. Martins)

Considerando o texto acima, é incorreto afirmar que: a) para a Filosofia, os critérios de argumentação e de explicação são os princípios e regras da razão que

devem ser aplicados nas discussões públicas por meio da linguagem.

b) a verdade não deve ser imposta como um decreto divino, mas discutida, criticada e demonstrada

pelos cidadãos.

c) o surgimento da Filosofia na Grécia ocorreu de forma inesperada, isolada e excepcional, sem relação

com seu momento histórico: foi o chamado “milagre grego”.

d) a liberdade e a autonomia política do cidadão estão estreitamente ligadas à sua autonomia de

pensamento.

e) o mito e o sagrado, na explicação do homem e do mundo, contrapõem-se aos argumentos e

demonstrações filosóficos.

2. (Unioeste) “A filosofia surgiu gradualmente a partir da superação dos mitos, rompendo em parte com

a teodiceia. Outras civilizações apresentaram alguma forma de pensamento filosófico, contudo, sempre

ligado à tradição religiosa. A filosofia, por sua vez, abandona e supera a crença mítica e abraça a razão e

a lógica como pressupostos básicos para o pensar”.

(E. C. Santos & O. Cardoso)

Assinale a alternativa que não descreve um fator que propiciou o surgimento da Filosofia na Grécia no século VI a.C. a) A vivência do espaço público e o uso do discurso como instrumento de cidadania.

b) A unificação e a centralização do Estado grego, com o enfraquecimento das Cidades-Estado.

c) A superação da visão mitológica de mundo, seja por sua racionalização, seja por sua substituição.

d) A ideia de um Cosmo regido por regras e leis universais.

e) A valorização da razão como um pensar metódico e sistemático, sujeito a regras e leis universais.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FILOSOFIA

3. (Unesp) Aedo e adivinho têm em comum um mesmo dom de “vidência”, privilégio que tiveram de pagar pelo preço dos seus olhos. Cegos para a luz, eles veem o invisível. O deus que os inspira mostra-lhes, em uma espécie de revelação, as realidades que escapam ao olhar humano. Sua visão particular age sobre as partes do tempo inacessíveis às criaturas mortais: o que aconteceu outrora, o que ainda não é.

(Jean-Pierre Vernant. Mito e pensamento entre os gregos, 1990. Adaptado.)

O texto refere-se à cultura grega antiga e menciona, entre outros aspectos, a) o papel exercido pelos poetas, responsáveis pela transmissão oral das tradições, dos mitos e da

memória.

b) a prática da feitiçaria, estimulada especialmente nos períodos de seca ou de infertilidade da terra.

c) o caráter monoteísta da sociedade, que impedia a difusão dos cultos aos deuses da tradição clássica.

d) a forma como a história era escrita e lida entre os povos da península balcânica.

e) o esforço de diferenciar as cidades-estados e reforçar o isolamento e a autonomia em que viviam.

4. (Upe) Que representa a Filosofia? É uma das raras possibilidades de existência criadora. Seu dever inicial é tornar as coisas mais refletidas, mais profundas (Heidegger, Martin). Nessa perspectiva, é correto afirmar que a Filosofia: a) É uma atividade de crítica e de análise dos valores de uma dada sociedade, na perspectiva de

reorientação dos sentidos/significados da vida e do mundo.

b) Começa dizendo sim às crenças e aos preconceitos do senso comum e, portanto, começa dizendo que

sabemos o que imaginávamos saber.

c) Não se distingue da ciência pelo modo como aborda seu objeto em todos os setores do conhecimento

e da ação.

d) É a impossibilidade da transcendência humana, ou seja, a capacidade que só o homem tem de

superar a situação dada e não escolhida.

e) Sempre se confronta com o poder, e sua investigação fica alheia à ética e à política.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FILOSOFIA

5. (Unioeste) “Se compreendermos a Filosofia em um sentido amplo - como concepção da vida e do mundo -, poderemos dizer que sempre houve Filosofia. De fato, ela responde a uma exigência da própria natureza humana; o homem, imerso no mistério do real, vive a necessidade de encontrar uma razão de ser para o mundo que o cerca e para o enigma da existência. […] Mas se compreendermos a Filosofia em um sentido próprio, isto é, como o resultado de uma atividade da razão humana que se defronta com a totalidade do real, torna-se impossível pretender que a Filosofia tenha estado presente em todo e qualquer tipo de cultura. […] [Nesse caso,] a Filosofia teve seu início nas colônias da Grécia, nos séculos VI e V a.C.”.

Gerd Bornheim.

Considerando o texto acima e o início da Filosofia na Grécia, é INCORRETO afirmar que: a) A busca pelo significado da existência e do mundo não é algo exclusivo dos gregos antigos.

b) Só há um modo de o homem abordar o enigma da existência: usar o pensamento racional para

investigar a totalidade do real.

c) A Filosofia, enquanto pensamento racional sobre a totalidade do real, surge nas colônias gregas nos

séculos VI e V a.C.

d) Podemos atribuir à Filosofia um sentido mais geral (concepção de mundo) e um sentido mais próprio

(reflexão sobre a totalidade do real).

e) A Filosofia no seu sentido mais próprio não foi inicialmente bem recebida em Atenas, o que é

demonstrado pela condenação de Sócrates à morte.

6. (Unioeste) “Nada indigna mais uma cabeça filosófica do que ouvir dizer que, de agora em diante, toda filosofia tem de ficar aprisionada nos grilhões de um único sistema. Nunca esse espírito se sentira maior do que ao ver diante de si a infinidade do saber. Toda a sublimidade de sua ciência consistiria justamente em nunca poder perfazer-se. No instante em que ele próprio acreditasse ter perfeito seu sistema, ele se tornaria insuportável para si mesmo. Nesse mesmo instante, deixaria de ser criador e se reduziria a um instrumento de sua criatura. […] nada pode ser mais pernicioso para a dignidade da filosofia que a tentativa de forçá-la a entrar nos limites de um sistema teórico universalmente válido”

Schelling.

Considerando o texto acima, é INCORRETO afirmar que: a) A filosofia tem, além de seu aspecto teórico, um aspecto prático ligado à criação de sistemas.

b) A dignidade da filosofia está em colocar-nos diante de um horizonte infinito de conhecimento.

c) A filosofia, enquanto atividade criadora humana, tem inúmeras possibilidades de expressão teórica.

d) A filosofia é uma atividade que não deve atingir um acabamento definitivo por meio de um sistema

teórico.

e) A filosofia, para a grandeza do espírito humano, deve realizar um sistema teórico universal, perfeito e

definitivo.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FILOSOFIA

“Cada indivíduo deve encontrar um aspecto do mito que se relacione com sua própria vida. Os mitos têm basicamente quatro funções. A primeira é a função mística – e é disso que venho falando, dando conta da maravilha que é o universo, da maravilha que é você, e vivenciando o espanto diante do mistério. Os mitos abrem o mundo para a dimensão do mistério, para a consciência do mistério que subjaz a todas as formas. Se isso lhe escapar, você não terá uma mitologia. Se o mistério se manifestar através de todas as coisas, o universo se tornará, por assim dizer, uma pintura sagrada. Você está sempre se dirigindo ao mistério transcendente, através das circunstâncias da sua vida verdadeira. A segunda é a dimensão cosmológica, a dimensão da qual a ciência se ocupa, mostrando qual é a forma do universo, mas fazendo-o de tal maneira que o mistério, outra vez, se manifeste. Hoje, tendemos a pensar que os cientistas detêm todas as respostas. Mas os maiores entre eles dizem-nos: “Não, não temos todas as respostas”. Podemos dizer-lhe como a coisa funciona, mas não o que é”. Você risca um fósforo. O que é o fogo? Você pode falar de oxidação, mas isso não me dirá nada. A terceira função é sociológica – suporte e validação de determinada ordem social. E aqui os mitos variam tremendamente, de lugar para lugar. Você tem toda uma mitologia da poligamia, toda mitologia da monogamia. Ambas satisfatórias. Depende de onde você estiver. Foi essa função sociológica do mito que assumiu a direção do nosso mundo – e está desatualizada. A quarta função do mito, aquela, segundo penso, com que todas as pessoas deviam tentar se relacionar – a função pedagógica, como viver uma vida humana sob qualquer circunstância. Os mitos podem ensinar-nos isso.”

(CAMPBELL, J. O Poder do Mito. São Paulo: Palas Athenas, 1990. P. 32).

7. (Unimontes) O mito é parte integrante da história da humanidade. Podemos afirmar que: a) O mito é uma experiência singular que continua dando sentido à existência humana.

b) Os mitos pertencem somente a comunidades pouco evoluídas.

c) O mito morreu e não diz mais nada para a sociedade.

d) Não necessitamos dos mitos e que eles são ultrapassados.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FILOSOFIA

8. (Unioeste) “Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos, porém, somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo. [...] A reflexão filosófica também se volta para essas relações que mantemos com a realidade circundante, para o que dizemos e para as ações que realizamos nessas relações”.

(M. Chauí) Sobre a Filosofia, conforme o texto acima seguem as seguintes afirmações:

I. Independentemente de seu conteúdo ou objeto, uma característica fundamental da Filosofia é a indagação, a interrogação.

II. A Filosofia direciona perguntas como “o que é?”, “por que é?” e “como é?” ao mundo que nos cerca, ao próprio homem e às relações que o homem estabelece.

III. A Filosofia não é algo importante porque não somos apenas seres pensantes. IV. A reflexão sobre o conhecer e o agir humanos fazem parte da reflexão filosófica. V. A reflexão filosófica é radical porque é feita sem nenhum tipo de objetivo.

Das afirmações feitas acima: a) apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

b) apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

c) apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas.

d) todas as afirmativas estão corretas.

e) todas as afirmativas estão incorretas.

9. (Unioeste) “A filosofia nasceu como uma forma de pensar específica, como interrogação sobre o próprio homem como ser no mundo, quando o homem passou a confrontar-se com as entidades míticas e religiosas e procurou uma explicação racional para a sua existência e a existência das coisas”.

(A. A. P. Mendes) Sobre a Filosofia, é incorreto afirmar que: a) A Filosofia é uma reflexão crítica sobre o conhecimento, sobre a ação e sobre o Ser.

b) A ciência atual superou completamente o pensamento filosófico.

c) A Filosofia pode ser considerada a superação do pensamento mítico.

d) A Filosofia nasceu na Grécia do século VI a.C.

e) A Filosofia sofreu mudanças desde seu surgimento.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FILOSOFIA

10. (Uema) Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas inferências relacionadas às características da atividade filosófica: ( ) A filosofia é uma forma de pensar acerca de certas questões. A sua característica fundamental é o

uso de argumentos lógicos. ( ) Os filósofos analisam e clarificam conceitos. ( ) Os filósofos ocupam-se de questões acerca da religião, da política, da arte, dentre outras, que

podemos chamar vagamente “o sentido da vida”. ( ) A filosofia é uma ciência da mesma forma que a biologia. ( ) A radicalidade, particularidade e visão de conjunto são características fundamentais da reflexão

filosófica Marque a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: a) V, V, V, V, F

b) V, V, V, F, V

c) F, F, V, V, F

d) V, F, V, V, F

e) V, V, V, F, F

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FILOSOFIA

GABARITO

1) Letra C

2) Letra B

3) Letra A

4) Letra A

5) Letra B

6) Letra E

7) Letra A

8) Letra A

9) Letra B

10) Letra E

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – SOCIOLOGIA

1. (Uel) O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social, destacando-se, entre seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile Durkheim. Sobre a concepção de conhecimento científico, presente no positivismo do século XIX, é correto afirmar: a) A busca de leis universais só pode ser empreendida no interior das ciências naturais, razão pela qual o

conhecimento sobre o mundo dos homens não é científico.

b) Os fatos sociais fogem à possibilidade de constituírem objeto do conhecimento científico, haja vista

sua incompatibilidade com os princípios gerais de objetividade do conhecimento e a neutralidade

científica.

c) Apreender a sociedade como um grande organismo, a exemplo do que fazia o materialismo histórico,

é rejeitado como fonte de influência e orientação para as investigações empreendidas no âmbito das

ciências sociais.

d) A ciência social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a

necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente.

e) O papel do cientista social é intervir na construção do objeto, aportando à compreensão da sociedade

os valores por ele assimilados durante o processo de socialização obtido no seio familiar.

2. (Ifsp) Segundo a Lei dos Três Estados, conceito fundamental na obra de Auguste Comte, a evolução das concepções intelectuais da humanidade percorreu três estados teóricos distintos e consecutivos, a saber: a) Mitológico, teológico e filosófico.

b) Teológico, metafísico e científico.

c) Metafísico, abstrato e positivo.

d) Fetichista, teológico e positivo.

e) Mitológico, filosófico e científico.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – SOCIOLOGIA

3. (Unimontes) Auguste Comte (1798-1857) foi um pensador positivista que propôs uma nova ciência social à Sociologia, que inicialmente foi chamada de Física Social. Sobre os princípios dessa ciência para esse autor, analise as afirmativas e assinale as alternativas, marcando V para verdadeiro ou F para falso. ( ) No estágio positivo, a vida social será explicada pela filosofia, triunfando sobre todas as outras

formas de pensamento. ( ) A imposição da disciplina era, para os positivistas, uma função primordial da escola, pois ali os

membros de uma sociedade aprenderiam, desde pequenos, a importância da obediência e da hierarquia.

( ) A maturidade do espírito seria encontrada na ciência; por isso, na escola de inspiração positivista, os estudos literários e artísticos prevalecem sobre os científicos.

( ) Defendeu a necessidade de substituir a educação europeia, ainda essencialmente teológica, metafísica e literária, por uma educação positiva, conforme o espírito da civilização moderna.

A sequência correta é: a) F, V, V, F

b) F, V, F, V

c) V, F, F, F

d) V, V, V, F

4. (Ufu) Na parte mais tardia de sua carreira, Comte elaborou planos ambiciosos para a reconstrução da sociedade francesa em particular, e para as sociedades humanas em geral, baseado no seu ponto de vista sociológico. Ele propôs o estabelecimento de uma “religião da humanidade”, que abandonaria a fé e o dogma em favor de um fundamento científico. A Sociologia estaria no centro dessa nova religião.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 28. A sequência correta é: a) F, V, V, F

b) F, V, F, V

c) V, F, F, F

d) V, V, V, F

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – SOCIOLOGIA

5. (Ufu) A Sociologia surge em um período em que o fazer científico encontrava-se influenciado por

algumas teses desenvolvidas durante o século XIX. Herbert Spencer, Charles Darwin e Auguste Comte,

por exemplo, tiveram grande importância para o pensamento sociológico. O primeiro, por aplicar às

ciências humanas o evolucionismo, mesmo antes das teses revolucionárias sobre a seleção das espécies

do segundo. Com relação a Comte, houve a influência de seu “espírito positivo” na formação dos muitos

intelectuais do período.

Sobre as ideias de evolução e progresso e seu impacto no pensamento sociológico, podemos afirmar

que:

a) A ideia de progresso, apesar de ter grande influência na área das ciências naturais, não teve impacto

decisivo na constituição da sociologia.

b) A ideia de evolução foi uma das palavras de ordem do período, mas a sociologia rejeitou a sua

adoção, assim como qualquer comparação entre seus efeitos no reino natural e no mundo social.

c) A explicação sociológica procurou, desde o seu início, afastar-se de qualquer forma de determinismos,

fossem biológicos ou geográficos, pois se contrapunha fortemente às explicações de cunho

evolucionista.

d) Em sua busca por constituir-se como disciplina, a Sociologia passou pela valorização e incorporação

dos métodos das ciências da natureza, utilizando metáforas organicistas, assim como conferindo

ênfase à noção de função.

6. (Unicentro) “O nome “positivismo” tem sua origem no adjetivo “positivo”, que significa certo, seguro, definitivo. Como escola filosófica, derivou do “cientificismo”, isto é, da crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo. Com esse conhecimento pretendia-se substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais - até então - o homem explicaria a realidade e a sua participação nela”

(COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo, 2005, p.72.). Sobre o positivismo assinale a alternativa correta. a) O positivismo, teoria criada por Auguste Comte, pregava a cientifização do pensamento e do estudo

humano, visando à obtenção de resultados claros, objetivos e completamente correto.

b) O positivismo não derivou de nenhum método de investigação das ciências da natureza e sim criou o

seu próprio método investigativo.

c) O positivismo foi uma teoria criada por Émile Durkheim para explicar os fatos sociais.

d) O positivismo baseava suas explicações nas explicações teológicas, filosóficas e de senso comum.

e) O positivismo não busca a certeza de nada e se baseia em explicações abstratas.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – SOCIOLOGIA

7. (Ufu) Sobre o positivismo, como uma das formas de pensamento social, podemos afirmar que

I. É a primeira corrente teórica do pensamento sociológico preocupada em definir o objeto, estabelecer

conceitos e definir uma metodologia.

II. Derivou-se da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana em conhecer a realidade e

traduzi-la sob a forma de leis naturais.

III. Foi um pensamento predominante na Alemanha, no século XIX, nascido principalmente de correntes

filosóficas da Ilustração.

IV. nele, a sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes integradas e coisas que funcionam harmoniosamente, segundo um modelo físico ou mecânico.

a) II, III e IV estão corretas.

b) I, II e III estão corretas.

c) I, II e IV estão corretas.

d) I e III estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

8. (Ufu) Auguste Comte foi quem deu origem ao termo Sociologia, pensada como uma física social, capaz de pôr fim à anarquia científica que vigorava, em sua opinião, ainda no século XIX. A respeito das concepções fundamentais do autor para o surgimento dessa nova ciência, todas as alternativas abaixo são corretas, exceto:

a) O objetivo era conhecer as leis sociais para se antecipar, racionalmente, aos fenômenos e, com isso,

agir com eficácia, na direção de se permitir uma organização racional da sociedade.

b) As preocupações de natureza científica, presentes na obra de Comte, não apresentavam relação

prática com a desorganização social, moral e de ideias do seu tempo.

c) Era necessário aperfeiçoar os métodos de investigação das leis que regem os fenômenos sociais, no

sentido de se descobrir a ordem inscrita na história humana.

d) Entre ordem e progresso há uma necessidade simultânea, uma vez que a estabilidade (princípio

estático) e a atividade (princípio dinâmico) sociais são inseparáveis.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – SOCIOLOGIA

9. (Ufu) Surgida no momento de consolidação da sociedade capitalista, a Sociologia tinha uma importante tarefa a cumprir na visão de seus fundadores, dentre os quais se destaca Augusto Comte. Assinale a alternativa correta quanto a essa tarefa: a) Desenvolver o puro espírito científico e investigativo, sem maiores preocupações de natureza prática,

deixando a solução dos problemas sociais por conta dos homens de ação.

b) Incentivar o espírito crítico na sociedade e, dessa forma, colaborar para transformar radicalmente a

ordem capitalista, responsável pela exploração dos trabalhadores.

c) Contribuir para a solução dos problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial, tendo em vista a

necessária estabilização da ordem social burguesa.

d) Tornar realidade o chamado “socialismo utópico”, visto como única alternativa para a superação das

lutas de classe em que a sociedade capitalista estava mergulhada.

10. (Unimontes) As preocupações intelectuais de Auguste Comte (1798-1857) decorrem, principalmente, da herança do Iluminismo e da Revolução Francesa. Inspirado no método de investigação das ciências da natureza procurava identificar os princípios da vida social assim como outros cientistas explicavam a vida natural. Além de cunhar o nome da nova ciência de Sociologia, foi dele a primeira tentativa de definir lhe o objeto, seus métodos e problemas fundamentais, bem como a primeira tentativa de determinar-lhe a posição no conjunto das ciências. Considerando as reflexões e definições de Auguste Comte sobre a natureza da Sociologia, analise as afirmativas a seguir: I. Definiu a lei dos três estados, na qual o conhecimento está sujeito, em sua evolução, a passar por três

estados diferentes: o teológico, o metafísico e o positivo. II. Propôs classificação das ciências, que tratam do pensamento sobre cada domínio do universo e da

sociedade, pela ordem, matemática/astronomia, física, química, biologia e sociologia. III. Defendeu que a observação cuidadosa dos fatos empíricos e o teste sistemático de teorias

sociológicas tornam-se modos dominantes para se acumular conhecimento metafísico. IV. Preocupou-se em definir a Sociologia como ciência da humanidade, capaz de desvendar as leis da

organização humana, cujo conhecimento deveria ter utilidade prática a fim de melhorar a vida das pessoas.

Estão CORRETAS as afirmativas a) I, II e III, apenas.

b) I, III e IV, apenas.

c) I, II e IV, apenas.

d) II, III e IV, apenas.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – SOCIOLOGIA

GABARITO

1) Letra D

2) Letra B

3) Letra B

4) Letra C

5) Letra D

6) Letra A

7) Letra C

8) Letra B

9) Letra C

10) Letra C

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA

1) (Ufrn) Para a explicação do crescimento da população e de sua relação com o desenvolvimento,

algumas teorias foram formuladas: malthusiana, reformista e neomalthusiana. Os adeptos da teoria

reformista:

a) consideram que o rápido crescimento demográfico exerce pressão sobre os recursos naturais, sendo

um sério risco para o futuro da humanidade.

b) defendem a necessidade de reformas socioeconômicas que permitam a elevação do padrão de vida

da população.

c) defendem que o alto crescimento demográfico é causa da pobreza generalizada, sendo

imprescindíveis reformas políticas rígidas de controle da natalidade.

d) consideram o descompasso entre a população e os recursos necessários para a sua sobrevivência

como causa para a existência da miséria do mundo.

2) (Ibmec) O elevado nível de crescimento demográfico nos países pobres seria a causa principal de

problemas como o esgotamento dos recursos naturais da Terra e o desemprego, razão pela qual a

execução de uma política de controle da natalidade é recomendada, de acordo com a teoria:

a) neoliberal

b) contratualista

c) neomalthusiana

d) determinista

e) socialista

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA

3) (Ufc) Os mecanismos regentes da dinâmica populacional são objetos de discussões teórico-ideológicas que orientam as ações adotadas para controlá-la. Sobre as teorias demográficas e a dinâmica populacional, é possível afirmar, de forma correta, que: a) os seguidores da teoria de Malthus, sobre a população, consideram o grande crescimento

populacional um obstáculo ao desenvolvimento socioeconômico da humanidade, defendendo

políticas de controle radical da natalidade entre as classes sociais mais pobres.

b) o aumento da expectativa de vida da população mundial decorreu dos avanços da medicina, da

higiene sanitária, da tecnologia alimentar e da alfabetização em massa, que elevou as taxas de

natalidade e o crescimento vegetativo nos países em desenvolvimento.

c) os métodos anticoncepcionais, difundidos em todo o mundo, eliminaram o risco de explosão

demográfica e asseguraram taxas de natalidade e de crescimento vegetativo uniforme e equilibrado,

nos diversos continentes e países entre as diferentes classes sociais que os habitam.

d) o desenvolvimento técnico-científico permitiu a ocupação de áreas antes consideradas anecúmenas,

como o norte da Ásia e a África Equatorial, que passaram a ser povoadas e populosas, devido ao

grande crescimento demográfico nelas ocorrido no século XX.

e) os movimentos migratórios são responsáveis pela difusão da população na Terra e pela existência de

equilíbrio nas estruturas, por sexo, por idade e por ocupação, nos continentes, países ou regiões e

lugares onde ocorrem mais intensamente.

4) (Fgv) "Os países ricos, em função de sua renda mais elevada e consequente nível de consumo, são

responsáveis por mais de metade do aumento da utilização de recursos naturais. A população dos

países mais pobres do mundo paga, proporcionalmente, o preço mais elevado pela poluição e

degradação das terras, das florestas, dos rios e dos oceanos, que constituem o seu sustento. Uma

criança que nascer hoje em Nova lorque, Paris ou Londres vai consumir, gastar e poluir mais durante a

sua vida do que 50 crianças em um país 'em desenvolvimento'."

(Adapt.) Relatório do Desenvolvimento Humano/ PNUD, 1998.

Baseando-se nos princípios explicativos das teorias demográficas, o texto acima:

a) Concorda com a teoria Reformista, que atribui ao excesso populacional a causa da miséria no mundo,

constituindo uma ameaça aos recursos naturais necessários à sobrevivência humana.

b) Comprova a teoria Neomalthusiana, que defende a necessidade de controlar a natalidade nos países

pobres, para que eles possam atingir os níveis de desenvolvimento e consumo dos países ricos.

c) Nega a teoria Malthusiana, que defende a elevação do padrão de vida e de consumo nos países

pobres, entendendo a fecundidade como uma variável independente a ser controlada.

d) Nega a teoria Neomalthusiana, que identifica uma população numerosa como principal causa do

desemprego, pobreza e esgotamento dos recursos naturais.

e) Comprova a teoria Malthusiana, que associa crescimento populacional e esgotamento dos recursos

naturais, defendendo a necessidade de reformas socioeconômicas para preservá-los.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA

5) (Ufpe) Leia atentamente o texto a seguir.

"A população, sem limitações, aumenta em proporção geométrica. Os meios de subsistência aumentam

em proporção aritmética. Um pequeno conhecimento dos números mostrará a imensidade do primeiro

poder em comparação com o segundo. Pela lei de nossa natureza que torna o alimento necessário à

vida do homem, os efeitos dessas forças desiguais devem ser mantidos em pé de igualdade".

O texto acima se refere a uma concepção:

a) neoliberal.

b) neomarxista.

c) possibilista.

d) marxista-leninista.

e) malthusiana.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA

6) (MACKENZIE)

Tendo como base de análise a f igura e os aspectos que definiram a Primeira Revolução Industrial, considere as

afirmativas a seguir:

I. Inicia-se nas últimas décadas do século XVIII e estende-se até meados do século XIX. A invenção da máquina a

vapor e o uso do carvão como fonte de energia primária marcam o início das mudanças nos processos produtivos.

II. O Reino Unido foi o primeiro país a reunir condições básicas para o início da industrialização devido à intensa

acumulação de capitais no decorrer do Capitalismo Comercial

III. Os mais destacados segmentos fabris desta fase foram o têxtil, o metalúrgico e o de mineração.

IV. As transformações produtivas desta fase atingiram rapidamente outros países como a Alemanha, Françae

Estados Unidos ainda no Século XVIII recrutando operários com salários atrativos promovendo, assim, um intenso

êxodo rural.

Estão corretas,

a) apenas I, II e III.

b) apenas I, II e IV.

c) apenas II, III e IV.

d) apenas I, III e IV.

e) I, II, III e IV.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA

7) (FGV-RJ) A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida nas últimas décadas do século XIX, foi

caracterizada:

a) pela concentração do processo de industrialização na Inglaterra e pela montagem do império colonial

britânico.

b) pelo desenvolvimento da eletricidade e da siderurgia e pela expansão da industrialização para além do

continente europeu.

c) pela industrialização e pela formação de Estados nacionais no continente africano, a partir das suas antigas

fronteiras culturais e linguísticas.

d) pelo equilíbrio de forças entre as antigas colônias europeias e os Estados europeus devido à difusão da

industrialização.

e) pela retração da economia mundial devido à mecanização da produção e à diminuição da oferta de produtos

industrializados.

8) (Puc-rio) A Terceira Revolução Industrial, que vem se realizando nas últimas décadas do século XX, introduziu

importantes alterações no sistema produtivo. Assinale a alternativa que NÃO indica corretamente uma dessas

mudanças.

a) Transmissão instantânea das informações e formação de redes - telecomunicações.

b) Realização de cálculos complexos em tempo cada vez menor - informática.

c) Mudança no padrão energético - energia nuclear.

d) Aceleração do tempo e aumento da capacidade de deslocamento de carga - transportes mais eficientes.

e) Surgimento de novos materiais e adoção de novas técnicas - siderurgia.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA

9)

THAVES. Jornal do Brasil. 19 fev. 1997 (adaptado).

A forma de organização interna da indústria citada gera a seguinte consequência para a mão de obra nela

inserida:

a) ampliação da jornada diária.

b) melhoria da qualidade do trabalho.

c) instabilidade nos cargos ocupados.

d) eficiência na prevenção de acidentes.

e) desconhecimento das etapas produtivas.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA

GABARITO

1) Letra B

2) Letra C

3) Letra A

4) Letra D

5) Letra E

6) Letra A

7) Letra B

8) Letra E

9) Letra E

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – HISTÓRIA

1. (Uem 2015) Sobre a expansão marítima e a colonização europeias nos séculos XV e XVI e seus desdobramentos na integração das regiões geográficas e na economia mundial, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Na época das navegações, as monarquias nacionais adotavam práticas econômicas que buscavam a

acumulação de metais preciosos como medida de riqueza.

02) As navegações portuguesas dos séculos XIV, XV e XVI tiveram como finalidade principal promover a

emigração do excedente populacional daquele país para as colônias do além-mar.

04) Durante o período colonial, as colônias ibero-americanas deveriam realizar comércio apenas com

suas metrópoles.

08) A colonização da América contribuiu para o desenvolvimento do comércio entre os continentes e

para a Revolução Industrial.

16) Como resultado da colonização da América, Portugal e Espanha se transformaram em potências

econômicas e importantes polos da Revolução Industrial.

2. (Pucrs 2017) O trabalho escravo foi fundamental para a sustentação econômica e política tanto da Polis Grega como do Império Romano. Sobre esse assunto, é correto afirmar: a) Os escravos eram considerados fundamentais na sociedade grega e romana, participando ativamente

da vida política e obtendo representação, respectivamente, na Bulé e no Senado.

b) Apenas cidadãos podiam obter escravos; assim, os escravos que adquiriam seus próprios escravos

ganhavam a cidadania.

c) O tráfico de escravos africanos era a principal fonte de abastecimento de mão de obra, tanto na

Grécia como em Roma.

d) As guerras de expansão foram determinantes para o fim desses sistemas escravistas.

e) Os escravos eram, na base do sistema escravista, prisioneiros de guerra e populações escravizadas,

havendo também a escravidão por dívidas.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – HISTÓRIA

3. (Unesp 2017) A Igreja foi responsável direta por mais uma transformação, formidável e silenciosa, nos últimos séculos do Império: a vulgarização da cultura clássica. Essa façanha fundamental da Igreja nascente indica seu verdadeiro lugar e função na passagem para o Feudalismo. A condição de existência da civilização da Antiguidade em meio aos séculos caóticos da Idade Média foi o caráter de resistência da Igreja. Ela foi a ponte entre duas épocas.

(Perry Anderson. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, 2016. Adaptado.)

O excerto permite afirmar corretamente que a Igreja cristã a) tornou-se uma instituição do Império Romano e sobreviveu à sua derrocada quando da invasão dos

bárbaros germânicos.

b) limitou suas atividades à esfera cultural e evitou participar das lutas políticas durante o Feudalismo.

c) manteve-se fiel aos ensinamentos bíblicos e proibiu representações de imagens religiosas na Idade

Média.

d) reconheceu a importância da liberdade religiosa na Europa Ocidental e combateu a teocracia

imperial.

e) combateu o universo religioso do Feudalismo e propagou, em meio aos povos sem escrita, o

paganismo greco-romano.

4. (Fgv 2017) Podendo-se encontrar na crise do mundo romano do século III o início da profunda perturbação de que sairá o Ocidente medieval, é legítimo considerar as invasões bárbaras do século V como o acontecimento que precipita as transformações, que lhes dá um aspecto catastrófico e que lhes modifica profundamente a aparência.

LE GOFF, J. A civilização do Ocidente Medieval. Trad. Lisboa: Estampa, 1983, v. 1, p. 29.

A crise do mundo romano e a transição para a Idade Média a) foram decorrentes do fortalecimento do cristianismo que, a partir do século III, tornou-se a religião

oficial do Império Romano.

b) tiveram entre suas características a diminuição do ingresso de mão de obra escrava e o processo de

ruralização social.

c) foram marcadas pelas catástrofes naturais e pelas epidemias de peste e lepra que estimularam o

deslocamento para as cidades.

d) levaram ao fortalecimento das instituições públicas romanas e ao desenvolvimento das atividades

mercantis no Mediterrâneo.

e) foram particularmente catastróficas na parte Oriental do mundo Romano, pela proximidade

geográfica com os povos germânicos.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – HISTÓRIA

5. (Ufsc 2016) Os homens da Igreja e os grandes príncipes do renascimento italiano costumavam exaltar o esplendor de seus palácios urbanos e de suas casas de campo com as ruínas da Roma Imperial, que jaziam a seu redor. Retiravam e transportavam dos locais em que haviam descansado durante 1500 anos as estátuas de deuses e imperadores, os bustos de antigos heróis e as ninfas de pedra que um dia haviam dançado nas bordas de antigas fontes.

ROMA: ecos da glória imperial. Coleção Civilizações Perdidas. Rio de Janeiro: Abril, 1998, p. 45.

Sobre o Império Romano, é CORRETO afirmar que: 01) a arquitetura do período imperial romano concentrou-se na construção de edifícios com finalidade

religiosa, dedicando pouca atenção às obras de infraestrutura urbana.

02) o governo do imperador Constantino (313-337 d.C.) foi marcado pela perseguição aos cristãos, cujas

crenças chocavam-se com o respeito religioso dos romanos pelos seus imperadores, que eram

considerados como deuses.

04) a estabilização das fronteiras com a pax romana praticamente definiu os limites geográficos do

Império Romano.

08) os germanos eram chamados depreciativamente de bárbaros pelos romanos porque não falavam o

latim e tinham costumes diferentes, em clara referência à ideia de oposição entre civilização e

barbárie.

16) durante o século II d.C., com a conquista de territórios na Ásia, na África e na Europa, o Império

Romano atingiu sua maior extensão, dominando toda a costa mediterrânea.

32) a decadência do Império Romano esteve relacionada ao intenso êxodo rural, desencadeado pela

adoção progressiva do colonato em função da ampliação da oferta de mão de obra escrava.

6. (ifsp 2016) Segundo o historiador Marvin Perry, a partir de 27 a.C. “a brilhante habilidade política de Otávio Augusto deu início à maior era romana. Nos duzentos anos seguintes o mundo mediterrâneo desfrutou as bênçãos da”:

(PERRY, Marvin. Civilização Ocidental. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 104).

a) ação política do Triunvirato que elegeu três governantes para o Império.

b) riqueza do Império Romano viabilizada por meio de guerras e conquistas.

c) Pax Romana que gerou um longo período de paz.

d) reforma agrária promovida pelos irmãos Tibério e Caio Graco.

e) aprovação do Édito de Milão que colocou fim as perseguições aos cristãos.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – HISTÓRIA

7. (cftrj 2016) Após a morte do rei D. Fernando I em 1383, Portugal caiu em uma crise de sucessão que só foi resolvida com a subida ao trono de D. João I (mestre de Avis), através da chamada “Revolução de Avis”, finalizada na batalha de Aljubarrota em 1385. A vitória de D. João I representou a consolidação da aliança da burguesia portuguesa junto ao poder real. Tal fato favoreceu: a) o fim da nobreza portuguesa, que se viu expulsa de Portugal.

b) o apoio da realeza portuguesa a empreendimentos que interessavam à burguesia, como a expansão

marítima.

c) a oposição da realeza portuguesa a empreendimentos que não interessavam à burguesia, como a

expansão marítima.

d) a aliança dos reis de Portugal com os reis da Espanha e da Itália.

8. (ifsul 2015) A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações, houve uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa. O contato comercial entre todas as partes do mundo (Europa, Ásia, África e América) torna possível uma história em escala mundial, favorecendo uma ampliação dos conhecimentos geográficos e o contato entre culturas diferentes.

Disponível em: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/4398/1/A-EXPANSAO-MARITIMA-EUROPEIA/Paacutegina1.html>. Acesso em: 05 abr. 2015. (adaptado).

A expansão comercial e marítima europeia iniciada a partir do século XV foi impulsionada pelo(s) seguinte(s) fator(es): a) a necessidade de novos mercados, a abundância de ouro e prata na Europa, a propagação da fé cristã.

b) a ascensão da burguesia e a centralização do poder nas mãos do rei.

c) a aplicação da teoria do liberalismo econômico pelos soberanos com o objetivo de fortalecer o Estado

Moderno.

d) a mudança da rota marítima do oceano Atlântico para o Mar Mediterrâneo.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – HISTÓRIA

9. (Mackenzie 2015) Durante o século XV, a Europa experimentou o início de uma expansão marítima, que é um marco no início da europeização do mundo. Entre os motivos que levaram os portugueses a buscarem a Expansão Marítima, podemos apontar a) a queda de Constantinopla para o império turco otomano, em 1453, levando os países católicos a

buscarem um novo caminho que os conduzissem à Terra Santa.

b) o crescimento da circulação monetária e a consequente estabilização dos preços, na época,

permitindo o acúmulo de que passou a ser investido nas empreitadas marítimas.

c) o fortalecimento do poder dos monarcas europeus, que passaram a governar em caráter absolutista e

centralizaram todas as decisões do Estado em suas mãos.

d) a consolidação do sistema de manufaturas controladas pelas grandes corporações de ofício, que

passaram a financiar a Expansão Marítima em busca de novos mercados consumidores.

e) a necessidade da expansão comercial, que aumentaria os poderes do rei, manteria os privilégios da

nobreza e elevaria os lucros da burguesia, pois o controle comercial do Mediterrâneo pertencia aos

italianos.

10. (Uea 2014) Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar!

(PESSOA, Fernando. “Mar português”. In: Mensagem, 1970.)

Mensagem foi o único livro que o poeta português Fernando Pessoa publicou em vida. Ele pensou, a princípio, dar-lhe o título de Portugal, considerando que os poemas tratavam da história do esplendor e da decadência do antigo reino. A estrofe transcrita exprime com lirismo e tristeza a) o orgulho do poeta em ser descendente de ilustres navegadores e a consciência portuguesa de ter

criado o mundo moderno.

b) os motivos da decadência abrupta de Portugal, devido aos gastos com a fabricação de caravelas e à

perda de homens nos naufrágios.

c) a resignação cristã que caracterizou a expansão marítima portuguesa, carente de qualquer interesse

comercial ou político.

d) as dificuldades inerentes às navegações marítimas da Idade Moderna e as suas consequências para a

população portuguesa.

e) a perda do domínio dos mares pelo governo português e a redução do número de habitantes do reino

com as conquistas no além-mar.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – HISTÓRIA

GABARITO

1) 01 + 04 + 08 = 13.

2) Letra E

3) Letra A

4) Letra B

5) 04 + 08 + 16 = 28.

6) Letra C

7) Letra B

8) Letra B

9) Letra E

10) Letra D

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA

1. Sabendo que Chapeuzinho Vermelho saiu de casa para ir a casa de sua vovó, o Lobo Mau se

animou e resolveu correr para chegar primeiro a casa da vovó e surpreender a menina.

Sabendo que o monstro mora no quilometro 200 m da floresta, e que ele se desloca com velocidade

constante de 10 m/s em direção a casa da vovó , qual das opções abaixo melhor representa sua

função horária em unidades do S.I

a) S = 200 + 10t

b) s = 5 + 10t

c) s = 10

d) s = 200 t

e) s= 200/t

2. Os gráficos na figura representam as posições de dois veículos, A e B, deslocando-se sobre uma

estrada retilínea, em função do tempo.

A partir desses gráficos, é possível concluir que, no intervalo de 0 a t,

a) a velocidade do veículo A é maior que a do veículo B.

b) a aceleração do veículo A é maior que a do veículo B.

c) o veículo A está se deslocando à frente do veículo B.

d) os veículos A e B estão se deslocando um ao lado do outro.

e) a distância percorrida pelo veículo A é maior que a percorrida pelo veículo B.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA

3. Inaugurada em 1974, a Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói, foi

projetada para receber pouco mais de 50 mil veículos por dia. Hoje, recebe cerca de 120 mil, de modo

que na hora de maior movimento, sempre ocorre grande congestionamento.

Considere que um estudante do Rio, vindo para a UFF, percorra os primeiros 7 km da ponte com uma

velocidade constante de 70 km/h e gaste 20 minutos para atravessar os 6 km restantes.

http://www.arq.ufmg.br

Supondo que na volta ele gaste 10 minutos para atravessar toda a ponte, é correto afirmar que a

velocidade média na vinda e a velocidade média na volta são, em km/h, respectivamente, iguais a:

a) 30 e 78

b) 44 e 78

c) 30 e 130

d) 44 e 130

e) 88 e 78

4. Um móvel percorre um trecho retilíneo obedecendo a equação horária S = 2 - 2t. Qual o instante que

o móvel passa pela origem dos espaços ?

a) 4 s

b) 2 s

c) 0,5 s

d) 3 s

e) 1 s

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA

5. (FUVEST-MODELO ENEM) – O gráfico representa o espaço (s) em função do tempo (t) de dois

carrinhos de autorama, A e B, que descrevem uma mesma traje tória retilínea. A variação do espaço

para o carrinho A é linear, enquanto a do carrinho B segue uma curva. Assinale a proposição correta.

a) A distância inicial entre os carrinhos (t = 0) vale 50 cm.

b) Os carrinhos somente se encontrarão no instante t = 10 s.

c) Entre os encontros, os carrinhos percorrem uma distância de 70cm.

d) Entre os instantes 0 e 20 s, o carrinho A percorreu 40 cm.

e) Entre os instantes 0 e 10 s, o carrinho B percorreu 20 cm.

6. (Enem 2009) Durante uma ação de fiscalização em postos de combustíveis, foi encontrado um

mecanismo inusitado para enganar o consumidor. Durante o inverno, o responsável por um posto de

combustível compra álcool por R$ 0,50/litro, a uma temperatura de 5 °C. Para revender o líquido aos

motoristas, instalou um mecanismo na bomba de combustível para aquecê-lo, para que atinja a

temperatura de 35 °C, sendo o litro de álcool revendido a R$ 1,60. Diariamente o posto compra 20 mil

litros de álcool a 5 ºC e os revende.

Com relação à situação hipotética descrita no texto e dado que o coeficiente de dilatação volumétrica do

álcool é de 1×10-3 ºC-1, desprezando-se o custo da energia gasta no aquecimento do combustível, o ganho

financeiro que o dono do posto teria obtido devido ao aquecimento do álcool após uma semana de vendas

estaria entre

a) R$ 500,00 e R$ 1.000,00.

b) R$ 1.050,00 e R$ 1.250,00.

c) R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00.

d) R$ 6.000,00 e R$ 6.900,00.

e) R$ 7.000,00 e R$ 7.950,00.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA

7. (Enem 1999) A gasolina é vendida por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que

importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para

diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de gasolina são subterrâneos. Se os

tanques NÃO fossem subterrâneos:

I. Você levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia pois estaria comprando

mais massa por litro de combustível.

II. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você estaria comprando mais massa de combustível

para cada litro.

III. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da

dilatação da gasolina estaria resolvido.

Destas considerações, somente

a) I é correta.

b) II é correta

c) III é correta

d) I e II são corretas.

e) II e III são corretas.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA

8. (Fuvest 2014) Uma lâmina bimetálica de bronze e ferro, na temperatura ambiente, é fixada por uma de suas extremidades, como visto na figura abaixo.

Nessa situação, a lâmina está plana e horizontal. A seguir, ela é aquecida por uma chama de gás. Após algum tempo de aquecimento, a forma assumida pela lâmina será mais adequadamente representada pela figura: Note e adote:

O coeficiente de dilatação térmica linear do ferro é 5 11,2 10 C .

O coeficiente de dilatação térmica linear do bronze é 5 11,8 10 C .

Após o aquecimento, a temperatura da lâmina é uniforme.

a)

b)

c)

d)

e)

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA

9. (Uff 2005) Nos ferros elétricos automáticos, a temperatura de funcionamento, que é previamente

regulada por um parafuso, é controlada por um termostato constituído de duas lâminas bimetálicas de

igual composição. Os dois metais que formam cada uma das lâminas têm coeficientes de dilatação á1 - o

mais interno - e á2. As duas lâminas estão encurvadas e dispostas em contato elétrico, uma no interior da

outra, como indicam as figuras a seguir.

A corrente, suposta contínua, entra pelo ponto 1 e sai pelo ponto 2, conforme a figura 1, aquecendo a

resistência. À medida que a temperatura aumenta, as lâminas vão se encurvando, devido à dilatação dos

metais, sem interromper o contato. Quando a temperatura desejada é alcançada, uma das lâminas é

detida pelo parafuso, enquanto a outra continua encurvando-se, interrompendo o contato entre elas,

conforme a figura 2.

Com relação à temperatura do ferro regulada pelo parafuso e aos coeficientes de dilatação dos metais

das lâminas, é correto afirmar que, quanto mais apertado o parafuso:

a) menor será a temperatura de funcionamento e á1 > á 2;

b) maior será a temperatura de funcionamento e á1 < á2;

c) maior será a temperatura de funcionamento e á1 > á2;

d) menor será a temperatura de funcionamento e á1 < á2;

e) menor será a temperatura de funcionamento e á1 = á2.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA

10. (Enem cancelado 2009) De maneira geral, se a temperatura de um líquido comum aumenta, ele sofre dilatação. O mesmo não ocorre com a água, se ela estiver a uma temperatura próxima a de seu ponto de congelamento. O gráfico mostra como o volume específico (inverso da densidade) da água varia em função da temperatura, com uma aproximação na região entre 0ºC e 10ºC, ou seja, nas proximidades do ponto de congelamento da água.

A partir do gráfico, é correto concluir que o volume ocupado por certa massa de água a) diminui em menos de 3% ao se resfriar de 100ºC a 0ºC.

b) aumenta em mais de 0,4% ao se resfriar de 4ºC a 0ºC.

c) diminui em menos de 0,04% ao se aquecer de 0ºC a 4ºC.

d) aumenta em mais de 4% ao se aquecer de 4ºC a 9ºC.

e) aumenta em menos de 3% ao se aquecer de 0ºC a 100ºC.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA

GABARITO

1) Letra A

2) Letra C

3) Letra A

4) Letra E

5) Letra C

6) Letra D

7) Letra E

8) Letra D

9) Letra D

10) Letra C

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

1. (ifsc 2015) Pedrinho estava com muita sede e encheu um copo com água bem gelada. Antes de beber observou que o copo ficou todo “suado” por fora, ou seja, cheio de pequenas gotículas de água na superfície externa do copo. É CORRETO afirmar que tal fenômeno é explicado:

a) pela sublimação da água existente no copo.

b) pela porosidade do copo que permitiu que parte da água gelada passasse para o lado de fora do

copo.

c) pela vaporização da água do copo para fora do copo.

d) pelas correntes de convecção formada em função do aquecimento da água gelada pelo meio

ambiente.

e) pela condensação dos vapores de água da atmosfera em contato com o copo gelado.

2. (Upe-ssa 1 2016) Analise a seguinte charge:

As estudantes Eugênia e Lolita estão falando, respectivamente, sobre os modelos atômicos de a) Dalton e Thomson.

b) Dalton e Rutherford-Bohr.

c) Thomson e Rutherford-Bohr.

d) Modelo Quântico e Thomson.

e) Rutherford-Bohr e Modelo Quântico.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

3. (Unicamp 2016) As empresas que fabricam produtos de limpeza têm se preocupado cada vez mais com a satisfação do consumidor e a preservação dos materiais que estão sujeitos ao processo de limpeza. No caso do vestuário, é muito comum encontrarmos a recomendação para fazer o teste da firmeza das cores para garantir que a roupa não será danificada no processo de lavagem. Esse teste consiste em molhar uma pequena parte da roupa e colocá-la sobre uma superfície plana; em seguida, coloca-se um pano branco de algodão sobre sua superfície e passa-se com um ferro bem quente. Se o pano branco ficar manchado, sugere-se que essa roupa deve ser lavada separadamente, pois durante esse teste ocorreu um processo de a) fusão do corante, e o ferro quente é utilizado para aumentar a pressão sobre o tecido.

b) liquefação do corante, e o ferro quente é utilizado para acelerar o processo.

c) condensação do corante, e o ferro quente é utilizado para ajudar a sua transferência para o pano

branco.

d) dissolução do corante, e o ferro quente é utilizado para acelerar o processo.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

4. (Ufjf-pism 1 2016) Gelo-seco é o nome popular do dióxido de carbono sólido. Nas condições ambientais esse material sofre sublimação rompendo suas ligações intermoleculares. Assinale a alternativa que representa o processo de sublimação do gelo seco.

a)

b)

c)

d)

e)

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

5. (Enem 2016) Primeiro, em relação àquilo a que chamamos água, quando congela, parece-nos estar a olhar para algo que se tornou pedra ou terra, mas quando derrete e se dispersa, esta torna-se bafo e ar; o ar, quando é queimado, torna-se fogo; e, inversamente, o fogo, quando se contrai e se extingue, regressa a forma do ar; o ar, novamente concentrado e contraído, torna-se nuvem e nevoeiro, mas, a partir destes estados, se for ainda mais comprimido, torna-se água corrente, e de água torna-se novamente terra e pedras; e deste modo, como nos parece, dão geração uns aos outros de forma cíclica.

PLATÃO. Timeu-Crítias. Coimbra: CECH, 2011.

Do ponto de vista da ciência moderna, os “quatro elementos” descritos por Platão correspondem, na verdade, às fases sólida, líquida, gasosa e plasma da matéria. As transições entre elas são hoje entendidas como consequências macroscópicas de transformações sofridas pela matéria em escala microscópica. Excetuando-se a fase de plasma, essas transformações sofridas pela matéria, em nível microscópico, estão associadas a uma a) troca de átomos entre as diferentes moléculas do material.

b) transmutação nuclear dos elementos químicos do material.

c) redistribuição de prótons entre os diferentes átomos do material.

d) mudança na estrutura espacial formada pelos diferentes constituintes do material.

e) alteração nas proporções dos diferentes isótopos de cada elemento presente no material.

6. (Ufu 2016) Técnicos do Instituto de Criminalística de Campinas realizaram perícia na atração conhecida como “Labirinto” do parque Hopi Hari, em Vinhedo, 79 km de São Paulo, após a morte de um

estudante que passou mal nos corredores do brinquedo, no ano de 2007. No "Labirinto", os vários visitantes percorrem a pé 130 metros de corredores equipados com jogos de luzes, gelo seco e atores fantasiados para dar sustos. Laudo preliminar do Instituto Médico-Legal diz que a causa da morte do estudante foi um edema pulmonar (acúmulo de líquido nos pulmões).

Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,MUL143336-5605,00.html.> Acesso em: 26 de janeiro de 2016.

Associar, diretamente, a morte do estudante ao gelo seco puro pode ser indevida, pois, preliminarmente, sabe-se que a) o gás carbônico sublimado não aumenta a quantidade de líquido nos pulmões.

b) a água sublimada acumula-se nos pulmões, porém não causa edemas.

c) a mistura de água com gás nitrogênio sublima e resseca os pulmões.

d) o nitrogênio sublimado é facilmente inalado, pois é inerte e não se liquefaz.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Leia o texto para responder às questões abaixo: A luz branca é composta por ondas eletromagnéticas de todas as frequências do espectro visível. O espectro de radiação emitido por um elemento, quando submetido a um arco elétrico ou a altas temperaturas, é descontínuo e apresenta uma de suas linhas com maior intensidade, o que fornece “uma impressão digital” desse elemento. Quando essas linhas estão situadas na região da radiação visível, é possível identificar diferentes elementos químicos por meio dos chamados testes de chama. A tabela apresenta as cores características emitidas por alguns elementos no teste de chama:

Elemento Cor

sódio laranja

potássio violeta

cálcio vermelho-tijolo

cobre azul-esverdeada

7. (Unesp 2016) Em 1913, Niels Böhr (1885-1962) propôs um modelo que fornecia uma explicação para a origem dos espectros atômicos. Nesse modelo, Bohr introduziu uma série de postulados, dentre os quais, a energia do elétron só pode assumir certos valores discretos, ocupando níveis de energia permitidos ao redor do núcleo atômico. Considerando o modelo de Böhr, os diferentes espectros atômicos podem ser explicados em função a) do recebimento de elétrons por diferentes elementos.

b) da perda de elétrons por diferentes elementos.

c) das diferentes transições eletrônicas, que variam de elemento para elemento.

d) da promoção de diferentes elétrons para níveis mais energéticos.

e) da instabilidade nuclear de diferentes elementos.

8. (cftmg 2015) Os modelos atômicos são teorias elaboradas pelos cientistas numa tentativa de explicar o átomo baseadas na experimentação. Apesar de existirem hoje modelos abrangentes, a proposta de Rutherford apresenta uma particularidade que NÃO foi alterada naqueles que o sucederam. Tal característica é a(o) a) existência de orbitais atômicos.

b) presença do núcleo denso e positivo.

c) distribuição dos elétrons em níveis e subníveis.

d) confinamento dos elétrons em camadas quantizadas.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

9. (Pucpr 2015) Com o passar do tempo, os modelos atômicos sofreram várias mudanças, pois novas ideias surgiam sobre o átomo. Considerando os modelos atômicos existentes, assinale a alternativa CORRETA. a) Para Dalton, átomos iguais possuem massas iguais e átomos diferentes possuem massas diferentes,

teoria aceita nos dias atuais.

b) No modelo de Rutherford, temos no átomo duas regiões bem definidas: núcleo e eletrosfera, a qual é

dividida em níveis e subníveis.

c) O modelo atômico de Thomson chamava-se “modelo do pudim de passas”, no qual os prótons seriam

as passas e os elétrons, o pudim.

d) Para Sommerfeld, se um elétron está na camada L, este possui uma órbita circular e três órbitas

elípticas.

e) Para Bohr, quando um elétron recebe energia, este passa para uma camada mais afastada do núcleo;

cessada a energia recebida, o elétron retorna a sua camada inicial, emitindo essa energia na forma de

onda eletromagnética.

10. (Uece 2015) Há cerca de dois mil e quinhentos anos, o filósofo grego Demócrito disse que se dividirmos a matéria em pedacinhos, cada vez menores, chegaremos a grãozinhos indivisíveis, que são os átomos (a = não e tomo = parte). Em 1897, o físico inglês Joseph Thompson (1856-1940) descobriu que os átomos eram divisíveis: lá dentro havia o elétron, partícula com carga elétrica negativa. Em 1911, o neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937) mostrou que os átomos tinham uma região central compacta chamada núcleo e que lá dentro encontravam-se os prótons, partículas com carga positiva. Atente à figura a seguir, que representa o núcleo e a eletrosfera do átomo.

Com relação à figura acima, é correto afirmar que a) o núcleo é muito pequeno, por isso, tem pouca massa se comparado à massa do átomo.

b) mais de 90% de toda a massa do átomo está na eletrosfera.

c) considerando as reais grandezas do núcleo e da eletrosfera do átomo, se comparadas às suas

representações na figura, o tamanho da eletrosfera está desproporcional ao tamanho do núcleo.

d) a massa do núcleo é bem maior do que a massa da eletrosfera, cuja relação fica em torno de 100

vezes.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

11. (Ufu 2015)

A figura ilustra o ciclo da água, sendo que sua análise permite inferir que a) a água evaporada dos oceanos provoca chuvas esparsas com concentração salina proporcional àquela

observada do mar.

b) o processo de transpiração faz parte do ciclo hidrológico e está relacionado à umidade relativa do ar.

c) a temperatura elevada das montanhas faz com que, mesmo durante o verão, a precipitação ocorra na

forma de neve.

d) o fenômeno químico observado na mudança de estado da água de líquida para gasosa seja um

processo endotérmico.

12. (Uece 2014) Atente para as seguintes afirmações a respeito das conclusões a que chegou Rutherford durante a experiência sobre a estrutura da matéria.

I. O átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera. II. O núcleo atômico é extremamente pequeno em relação ao tamanho do átomo.

III. O átomo tem uma região em que existe muito espaço vazio. IV. As partículas negativas do átomo podem ter quaisquer valores de energia. V. A eletrosfera é a região que concentra praticamente toda a massa elétrica do átomo.

No que diz respeito à estrutura da matéria, corresponde às conclusões de Rutherford o que se afirma em a) I, II, III, IV e V.

b) I, II e III apenas.

c) III, IV e V apenas.

d) I, II e V apenas.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

13. (Upe 2014) Entre 13,2°C e 161°C, o estanho é estável e possui uma configuração conhecida como estanho branco ou Sn ,β que é um sólido brilhante branco-prateado, maleável, moderadamente dúctil

e bom condutor. Essa é a forma conhecida pela maioria das pessoas e tem uma variedade de aplicações domésticas e tecnológicas, como em ligas (bronze e soldas) e em revestimento de aço (folhas-deflandres). O Sn β pode sofrer uma transição para uma estrutura conhecida como estanho cinzento,

o Sn ,α um sólido cinza-escuro, não metálico e na forma de pó. O Sn α é semicondutor, não dúctil e

sem aplicabilidade. Essas duas espécies podem reagir de modo diferente. Por exemplo, as reações realizadas a 14 2 C do Sn β e do Sn α com solução de ácido clorídrico concentrado, livre de

oxigênio dissolvido, produzem 2 2SnC .2H O e 4 2SnC .5H O, respectivamente.

(Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_3/04-AQ-45-11.pdf. Adaptado.)

As informações apresentadas indicam a) as aplicações dos átomos de um elemento químico radioativo.

b) a participação da radiação-α nas características físicas do estanho.

c) a influência da temperatura sobre as propriedades de isótonos do estanho.

d) a transformação do estanho em outro elemento químico por meio de aquecimento.

e) as propriedades físicas e químicas distintas de duas formas alotrópicas de um elemento químico.

14. (ifsc 2014) Podemos determinar o estado físico de uma substância, observando sua temperatura de fusão e de ebulição. Observe o quadro abaixo:

Substâncias Fusão ( C) Ebulição ( C)

Oxigênio 218,4 183,0

Amônia 77,7 33,4

Metanol 97,0 64,7

Alumínio 660,0 2056,0

Assinale a alternativa CORRETA. a) É possível determinar se uma substância é sólida, apenas pelo seu ponto de ebulição.

b) O alumínio é sólido nas condições ambientes, pois apresenta baixo ponto de fusão.

c) A 70 C o metanol é líquido.

d) A amônia apresenta alto ponto de fusão e ebulição.

e) A 25 C o oxigênio é gasoso.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Um aluno recebeu, na sua página de rede social, uma foto mostrando fogos de artifícios. No dia seguinte, na sequência das aulas de modelos atômicos e estrutura atômica, o aluno comentou com o professor a respeito da imagem recebida, relacionando-a com o assunto que estava sendo trabalhado, conforme mostra a foto.

Legenda das cores emitidas

Na Ba Cu Sr Ti

amarelo verde azul vermelho branco

metálico

15. (Uea 2014) O aluno comentou corretamente que o modelo atômico mais adequado para explicar a emissão de cores de alguns elementos indicados na figura é o de a) Rutherford-Bohr.

b) Dalton.

c) Proust.

d) Rutherford.

e) Thomson.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

16. (Ime 2013) Os trabalhos de Joseph John Thomson e Ernest Rutherford resultaram em importantes contribuições na história da evolução dos modelos atômicos e no estudo de fenômenos relacionados à matéria. Das alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente o autor e uma de suas contribuições é: a) Thomson – Concluiu que o átomo e suas partículas formam um modelo semelhante ao sistema solar.

b) Thomson – Constatou a indivisibilidade do átomo.

c) Rutherford – Pela primeira vez, constatou a natureza elétrica da matéria.

d) Thomson – A partir de experimentos com raios catódicos, comprovou a existência de partículas

subatômicas.

e) Rutherford – Reconheceu a existência das partículas nucleares sem carga elétrica, denominadas

nêutrons.

17. (Uern 2013) Durante anos, os cientistas desvendaram os mistérios que envolviam o átomo. Sem desprezar os conceitos anteriores, cada um foi criando o seu próprio modelo atômico a partir da falha do modelo anterior, ou simplesmente não explicava. Com o cientista dinamarquês Niels Bohr não foi diferente, pois ele aprimorou o modelo atômico de Rutherford, utilizando a teoria de Max Planck, e elaborou sua própria teoria nos seguintes fundamentos, EXCETO: a) Não é possível calcular a posição e a velocidade de um elétron num mesmo instante. b) Os elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas circulares, com energia fixa e determinada. c) Os elétrons movimentam-se nas órbitas estacionárias e, nesse movimento, não emitem energia

espontaneamente. d) Quando o elétron recebe energia suficiente do exterior, ele salta para outra órbita. Após receber essa

energia, o elétron tende a voltar à órbita de origem, devolvendo a energia recebida (na forma de luz ou calor).

18. (Upe 2012) Um laboratório brasileiro desenvolveu uma técnica destinada à identificação da origem de “balas perdidas”, comuns nos confrontos entre policiais e bandidos. Trata-se de uma munição especial, fabricada com a adição de corantes fluorescentes, visíveis apenas sob luz ultravioleta. Ao se disparar a arma carregada com essa munição, são liberados os pigmentos no atirador, no alvo e em tudo o que atravessar, permitindo rastrear a trajetória do tiro.

Adaptado de MOUTINHO, Sofia. À caça de evidências. Ciência Hoje, maio, 24-31, 2011.

Qual dos modelos atômicos a seguir oferece melhores fundamentos para a escolha de um equipamento a ser utilizado na busca por evidências dos vestígios desse tipo de bala? a) Modelo de Dalton.

b) Modelo de Thompson.

c) Modelo de Rutherford-Bohr.

d) Modelo de Dalton-Thompson.

e) Modelo de Rutherford- Thompson.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

GABARITO

1) Letra E

2) Letra C

3) Letra D

4) Letra A

5) Letra D

6) Letra A

7) Letra C

8) Letra B

9) Letra E

10) Letra C

11) Letra B

12) Letra B

13) Letra E

14) Letra E

15) Letra A

16) Letra D

17) Letra A

18) Letra C

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA

1. (Uemg 2015) Em 28 de junho de 2014, foram completados 100 anos do assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império da Áustria - Hungria, e sua esposa, Sofia, em Saravejo, fato esse que desencadeou a 1ª Guerra Mundial. A imagem a seguir mostra os remanescentes das trincheiras e das explosões de bombas, semelhantes a cicatrizes em um campo aberto, na localidade de Beumont Hamel, na França.

O que foi uma terra totalmente devastada, à época, hoje se vê recuperada e coberta de vegetação. O fenômeno biológico que permitiu tal recuperação é conhecido como a) cadeia alimentar.

b) sucessão ecológica.

c) ciclos biogeoquímicos.

d) nicho ecológico.

2. (Ufrgs 2013) Ao longo do tempo, ocorrem mudanças na repartição de energia, na estrutura das espécies e nos processos de uma comunidade biológica, e essa sequência de mudanças é denominada sucessão ecológica. Com relação à sucessão ecológica, considere as afirmações abaixo.

I. O estágio inicial de uma sucessão caracteriza-se pela presença de plantas pioneiras que exibem altas taxas de crescimento.

II. A sucessão secundária leva mais tempo para atingir o clímax, do que a primária. III. O estágio de clímax caracteriza-se por baixa diversidade de espécies, em função do aumento dos

nichos ecológicos. Quais estão corretas? a) Apenas I.

b) Apenas III.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA

3. (Uftm 2012) Uma área florestal, de relevo plano, foi desmatada para a construção de um condomínio fechado, na cidade de Uberaba. Em razão de uma ordem judicial, porém, o local ficou abandonado por alguns anos. Nessa situação, é correto afirmar que: a) os mesmos vegetais irão ocupar essa área e recuperar totalmente o ecossistema local, gerando a

mesma floresta. b) haverá nessa área um aumento da biodiversidade depois de certo tempo, possivelmente superando a

que havia anteriormente. c) a área será ocupada inicialmente por árvores e arbustos; depois, será povoada por gramíneas e

líquens. d) haverá uma ocupação sucessiva por diferentes organismos, porém, não é possível afirmar que os

mesmos vegetais farão parte dessa floresta. e) o solo ficará nu, transformando-se em um ambiente com características desérticas, pois não será

possível seres vivos sobreviverem nesse local. 4. (Ufpb 2012) Com o passar dos anos, observa-se que os diferentes ambientes sofrem modificações, ocasionadas tanto por fenômenos naturais como pela interferência humana. A esse processo denomina-se sucessão ecológica. A figura a seguir representa o esquema de uma sucessão ecológica:

Com base na figura e nos conhecimentos acerca desse processo, é correto afirmar: a) A comunidade que se estabelece, ao final da sucessão ecológica, é a mais estável possível.

b) As espécies que iniciam o processo de sucessão ecológica são denominadas espécies clímax.

c) A diversidade de espécies da comunidade que se estabelece é mantida.

d) As relações ecológicas entre as espécies que se estabelecem diminuem.

e) As mudanças que ocorrem na população não alteram o ambiente.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA

5. (Pucrj 2012) Observe a figura abaixo e classifique as afirmações como Falsas ou Verdadeiras:

I. C corresponde a um ecótono.

II. A corresponde à comunidade pioneira.

III. A sucessão mostrada na figura é primária.

IV. A biomassa se mantém estável no sentido de A para E.

a) Apenas III é verdadeira.

b) Apenas I é falsa.

c) Todas são falsas.

d) Apenas I e III são verdadeiras.

e) Apenas II e IV são falsas.

6. (Puccamp 2017) O amido, um carboidrato presente em grande quantidade na farinha, é a principal forma de armazenamento de energia das plantas, ocorrendo principalmente nas raízes, frutos e sementes. Nos mamíferos, a reserva de carboidratos que corresponde ao amido a) são os lipídeos, acumulados no tecido adiposo.

b) são os triglicérides, abundantes no plasma sanguíneo.

c) é o glicogênio, encontrado no fígado e nos músculos.

d) é a glicose, armazenada no citoplasma das células pancreáticas.

e) é o ATP, que é a principal fonte de energia de todas as células.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA

7. (Udesc 2016) Na composição química das células, um constituinte de extrema importância são os glicídios, também chamados de açúcares ou carboidratos. Analise as proposições com relação a estas moléculas.

I. Algumas são a fonte primária de energia para as células, e outras atuam como reserva desta

energia.

II. Alguns glicídios são importantes para a formação dos ácidos nucleicos.

III. Como exemplo destas moléculas pode-se citar a glicose, o amido, o glicogênio e a celulose.

IV. Além de função energética, elas podem ter papel estrutural em algumas células.

a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

8. (Uepa 2014) No Jornal nacional foi comunicada a seguinte notícia: “Temos várias opções para escolher a forma em que queremos o açúcar que pode ser no seu estado sólido – em pó, mascavado, granulado – ou líquido – caramelizado. Agora, existe uma nova possibilidade: o açúcar (1) gaseificado. Um grupo de pesquisadores espanhóis da Universidade do País Basco conseguiu vaporizar a substância conhecida como ribose (2), um açúcar composto por uma série de moléculas que fazem parte da composição celular, sendo, portanto, essenciais à vida”.

Disponível em http://www.cienciahoje.pt/30

Quanto às palavras em destaque, leia as afirmativas abaixo:

I. é conhecido como carboidrato e possui função energética e estrutural.

II. participa da constituição estrutural dos ácidos nucleicos RNA e DNA.

III. possui cinco átomos de carbono e é classificado como uma pentose.

IV. quando possui seis carbonos é uma hexose como a glicose, que participa da respiração celular.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) I, III e IV.

d) II, III e IV.

e) I, II, III e IV.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA

9. (Ufsj 2013) Analise as afirmativas abaixo, sobre bioenergética:

I. Diferentes dos animais, que utilizam carboidratos como principal fonte de energia para as atividades metabólicas, as plantas, seres autotróficos, não dependem de carboidratos, pois são capazes de utilizar a energia luminosa do sol para essas atividades.

II. Os animais, assim como as plantas, são dependentes, mesmo que indiretamente, da energia oriunda da fotossíntese, uma vez que a maioria das cadeias tróficas dependem principalmente da energia solar.

III. Nos animais, a respiração celular ocorre exclusivamente nas mitocôndrias. IV. Além da disponibilidade de luz, a escassez de água pode ser considerada um fator limitante para

a fotossíntese. Com base nessa análise, estão CORRETAS apenas as afirmativas a) I e II.

b) II e IV.

c) III e IV.

d) I e III.

10. (Ufsm 2013) Durante a caminhada dos escoteiros, o gasto energético foi grande. Estavam avisados de que o passeio seria cansativo, por isso muitos levaram barrinhas de cereais, mas alguns não tinham levado nada e precisaram utilizar suas próprias reservas de energia. Essa reserva estava armazenada em seu organismo, na forma de a) glicerídeo.

b) vitamina.

c) esteroide.

d) proteína.

e) glicogênio.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA

GABARITO 1) Letra B

2) Letra A

3) Letra D

4) Letra A

5) Letra C

6) Letra C

7) Letra E

8) Letra C

9) Letra B

10) Letra E

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – LÍNGUA PORTUGUESA

1. (Unicamp-SP)

Jogos de imagens e palavras são característicos da linguagem de história em quadrinhos. Alguns desses jogos podem remeter a domínios específicos da linguagem a que temos acesso em nosso cotidiano, tais como a linguagem dos médicos, a linguagem dos economistas, a linguagem dos locutores de futebol, a linguagem dos surfistas, dentre outras. É o que ocorre na tira de Laerte, acima apresentada. a) Transcreva as passagens da tira que remetem a domínios específicos e explicite que domínios são esses. b) Levando em consideração as relações entre imagens e palavras, identifique um momento de humor na tira e explique como é produzido.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – LÍNGUA PORTUGUESA

Texto para as questões 2 e 3 Aula de português 1. A linguagem

na ponta da língua tão fácil de falar e de entender. 5. A linguagem na superfície estrelada de letras, sabe lá o que quer dizer? Professor Carlos Góis, ele é quem sabe, e vai desmatando

10. O amazonas de minha ignorância. Figuras de gramática, esquipáticas, atropelam-me, aturdem-me, seqüestram-me.

Já esqueci a língua em que comia, em que pedia para ir lá fora,

15. Em que levava e dava pontapé, a língua, breve língua entrecortada do namoro com a priminha. O português são dois; o outro, mistério. Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar, Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.

2. (ENEM/2006) Explorando a função emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem em: A) situações formais e informais. B) diferentes regiões do país. C) escolas literárias distintas. D) textos técnicos e poéticos. E) diferentes épocas. 3. (ENEM/2006) No poema, a referência à variedade padrão da língua está expressa no seguinte trecho: A) “A linguagem / na ponta da língua” (1 e 2). B) “A linguagem / na superfície estrelada de letras” (5 e 6). C) “*a língua+ em que pedia para ir lá fora” (14). D) “*a língua+ em que levava e dava pontapé” (15). E) “*a língua+ do namoro com a priminha” (17).

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – LÍNGUA PORTUGUESA

4. Texto para a questão Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido. Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro (Oswald de Andrade. In Poesia Pau-Brasil) Analise as seguintes afirmações a respeito desse poema: I — No texto, encontramos exemplos do Português tanto no seu uso padrão quanto no seu uso coloquial. II — Para manifestar sua tendência à coloquialidade, o texto ignora completamente procedimentos do Português padrão. III — Ao adotar a norma culta como mecanismo de julgamento estilístico, o texto implicitamente condena o analfabetismo. IV — O uso do Português padrão no primeiro verso, em contraste com a adoção da linguagem coloquial no último, insinua a superioridade daquele sobre este. V — A coexistência da norma culta com a linguagem coloquial indica a diversidade dos usos do Português no Brasil. É possível considerar que: a) todas as afirmações estão corretas. b) estão corretas as afirmações I e V. c) estão corretas as afirmações II e III. d) estão corretas as afirmações III e IV. e) todas as afirmações estão incorretas. 5. (UFPE) Considerando o valor semântico de algumas palavras do texto, analise os comentários seguintes (mais de uma alternativa pode estar correta). a) "É um mito essa pretensa possibilidade de comunicação igualitária em todos os níveis." Isto é, essa "suposta", ou essa "presumida possibilidade de comunicação". b) "Se fôssemos aceitar a ideia da estaticidade das línguas" quer dizer: "Se fôssemos aceitar que as línguas são inflexíveis, imutáveis". c) "A variação é inerente às línguas." Isto é, "A variação é inseparável, é constitutiva das línguas". d) "Um falante poliglota" é um falante que sabe se expressar bem, conforme as normas aprendidas na escola. e) "Participar da vida cultural das camadas dominantes" restringe-se a "inserir-se nas atividades intelectuais das classes que administram o poder".

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – LÍNGUA PORTUGUESA

GABARITO

1) a) As passagens são “perda total”, “reconstruíram meu corpo a partir do DNA” e “molar cariado”. O primeiro segmento refere-se à linguagem usada por companhias de seguros, o segundo, à biogenética, e o terceiro, à odontologia. b) O momento de humor instaura-se no último quadrinho, em que se estabelece uma relação de semelhança entre cárie e pedaços que faltam no corpo da personagem.

2) Letra a

3) Letra b 4) Letra b 5) V – V - V - F - F

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA

1. (Epcar (Afa) 2017) Sejam os números reais

2

1

( 1) 0,1222a

(1,2)

b comprimento de uma circunferência de raio 1

c 12 90 160 147

Sendo , , e os conjuntos numéricos, assinale a alternativa FALSA.

a) {a, c}

b) c ( )

c) ( ) {b, c}

d) {a, c} ( )

2. (ifal 2016) De acordo com os conjuntos numéricos, analise as afirmativas abaixo: I. Todo número natural é inteiro. II. A soma de dois números irracionais é sempre irracional. III. Todo número real é complexo. IV. Todo número racional é inteiro. São verdadeiras as afirmativas a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) III e IV.

3. (ifsp 2016) Um pesquisador tem à disposição quatro frascos com a mesma substância. No frasco I, há um quarto de litro dessa substância; no frasco II, há um quinto de litro dessa substância; no III, há um oitavo de litro dessa substância; e no frasco IV há um décimo de litro da substância. Se ele utilizar os dois frascos que mais contêm dessa substância, ele terá utilizado, ao todo: a) dois nonos de litro.

b) dois dezoito avos de litro.

c) nove vinte avos de litro.

d) nove quarenta avos de litro.

e) um nono de litro.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA

4. (Enem 2ª aplicação 2016) O Índice de Massa Corporal (IMC) pode ser considerado uma alternativa prática, fácil e barata para a medição direta de gordura corporal. Seu valor pode ser obtido pela fórmula

2

MassaIMC ,

(Altura) na qual a massa é em quilograma e a altura, em metro. As crianças, naturalmente,

começam a vida com um alto índice de gordura corpórea, mas vão ficando mais magras conforme envelhecem, por isso os cientistas criaram um IMC especialmente para as crianças e jovens adultos, dos dois aos vinte anos de idade, chamado de IMC por idade.

Uma mãe resolveu calcular o IMC de seu filho, um menino de dez anos de idade, com 1,20 m de altura e 30,92 kg.

Disponível em: http://saude.hsw.uol.com. Acesso em: 31 jul. 2012.

Para estar na faixa considerada normal de IMC, os valores mínimo e máximo que esse menino precisa emagrecer, em quilograma, devem ser, respectivamente: a) 1,12 e 5,12.

b) 2,68 e 12,28.

c) 3,47 e 7,47.

d) 5,00 e 10,76.

e) 7,77 e 11,77.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA

5. (ifce 2016) O número real 1

w3 5

pode ser escrito da forma w a b 5 para certos números

racionais a e b cuja soma vale: a) 5 6.

b) 2 3.

c) 3 4.

d) 4 5.

e) 1 2.

6. (IFAL 2012) Assinale a alternativa verdadeira: a) {1,2,3,4,5,6,7} = [1,7]

b) Se C = ]-1,3], então −1 ∈ 𝐶 mas 3 ∈ 𝐶

c) Se D = [2,6], então 2 ∈ 𝐷 mas 3 ∈ 𝐷

d) A interseção de dois intervalos numéricos é sempre um intervalo numérico

e) A união de dois intervalos numéricos pode ser um conjunto vazio

7. (CEFET - MG 2008) A operação (∆) entre os conjuntos A e B, nessa ordem, é definida por. 𝐴∆𝐵 = {𝑥 ∈ ℝ / 𝑥 ∈ 𝐵 𝑒 𝑥 ∈ 𝐴} Sendo: 𝐴 = {𝑥 ∈ ℝ/1 ≤ 𝑥 ≤ 3} e 𝐵 = {𝑥 ∈ ℝ / 2 < 𝑥 ≤ 7}, então o conjunto 𝐴∆𝐵 é igual a a) ]3,7]

b)[0,4[

c)]-2,7[

d)[5,7]

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA

8. (ENEM 2014) Os vidros para veículos produzidos por certo fabricante têm transparências entre 70% e

90%, dependendo do lote fabricado. Isso significa que, quando um feixe luminoso incide no vidro, uma

parte entre 70% e 90% da luz consegue atravessá-lo. Os veículos equipados com vidros desse fabricante

terão instaladas, nos vidros das portas, películas protetoras cuja transparência, dependendo do lote

fabricado, estará entre 50% e 70%. Considere que uma porcentagem P da intensidade da luz,

proveniente de uma fonte externa, atravessa o vidro e a película.

De acordo com as informações, o intervalo das porcentagens que representam a variação total

possível de P é

a) [35,63]

b) [40,63]

c)[50,70]

d) [50,90]

e)[70,90]

9. (Uerj 2017) Um fisioterapeuta elaborou o seguinte plano de treinos diários para o condicionamento de um maratonista que se recupera de uma contusão: - primeiro dia – corrida de 6 km;

- dias subsequentes - acréscimo de 2 km à corrida de cada dia imediatamente anterior.

O último dia de treino será aquele em que o atleta correr 42 km.

O total percorrido pelo atleta nesse treinamento, do primeiro ao último dia, em quilômetros, corresponde a: a) 414

b) 438

c) 456

d) 484

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA 10. (Uerj 2017) Considere a matriz n 9A de nove colunas com números inteiros consecutivos, escrita a

seguir.

n 9

1 2 3 4 5 6 7 8 9

10 11 12 13 14 15 16 17 18

A 19 20 21 22 23 24 25 26 27

28 29 30 31 32 33 34 35 36

Se o número 18.109 é um elemento da última linha, linha de ordem n, o número de linhas dessa matriz

é: a) 2.011

b) 2.012

c) 2.013

d) 2.014

11. (Fgv 2017) Na tabela de 8 colunas e infinitas linhas numeradas, indicada na figura, podemos formar infinitos quadrados coloridos 3 3, como mostra um exemplo.

Nessa tabela, o quadrado colorido 3 3 cuja soma dos 9 elementos é igual a 4.806 ocupa três linhas, sendo uma delas a linha: a) 71.

b) 67.

c) 53.

d) 49.

e) 41.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA 12. (ifal 2016) Em uma apresentação circense, forma-se uma pirâmide humana com uma pessoa no topo sustentada por duas outras que são sustentadas por mais três e assim sucessivamente. Quantas pessoas são necessárias para formar uma pirâmide com oito filas de pessoas, da base ao topo? a) 8.

b) 16.

c) 28.

d) 36.

e) 45.

13. (ifpe 2016) Na fabricação de mesas de reunião, uma fábrica trabalha com vários modelos e tamanhos. As mesas redondas são todas acompanhadas com uma certa quantidade de poltronas a depender do tamanho da mesa, conforme a figura abaixo:

O primeiro modelo acompanha 3 poltronas, o segundo modelo acompanha 6 poltronas, o terceiro, 9 poltronas e assim sucessivamente, isto é, sempre um modelo de mesa acompanha 3 poltronas a mais em relação ao modelo anterior. Um cliente adquiriu uma unidade de cada um dos 10 primeiros modelos de mesa circular. Como todo patrimônio da sua empresa é identificado a partir de uma etiqueta adesiva, quantos adesivos devem ser confeccionados para que cada uma das mesas e poltronas adquiridas seja devidamente etiquetada? a) 165

b) 175

c) 30

d) 40

e) 10

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA 14. (ifce 2016) Numa progressão aritmética de razão 3, o sexto termo vale 54. O septuagésimo sexto

termo dessa sequência é o número a) 284.

b) 264.

c) 318.

d) 162.

e) 228.

15. (Uema 2016) As equipes A e B de uma gincana escolar devem recolher livros na vizinhança para montar uma biblioteca comunitária. O juiz da competição começou a fazer anotações das quantidades de livros trazidos a cada rodada pelas duas equipes e verificou um padrão de crescimento, conforme a tabela 1. A cada rodada, o juiz também avalia o total de livros colocados nas estantes de cada equipe, como mostrado na tabela 2, a seguir.

Tabela 1 Tabela 2

ARRECADAÇÃO TOTAL NA ESTANTE

Rodada Equipe A

Equipe B Equipe A Equipe B

1 06 16 06 16

2 10 18 16 34 3 14 20 30 54

4

O número de rodadas necessárias para que as duas equipes disponham da mesma quantidade total de livros nas estantes é: a) 05.

b) 06.

c) 09.

d) 10.

e) 11.

Gabarito

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA

GABARITO

1. Letra C

2. Letra B

3. Letra C

4. Letra D

5. Letra E

6. Letra B

7. Letra A

8. Letra C

9. Letra C

10. Letra B

11. Letra D

12. Letra B

13. Letra B

14. Letra E