monitoria - filosofia · a) os mitos nascem em um universo sagrado e encantado. b) a função do...

50
proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. MONITORIA - FILOSOFIA 1. (Uema) Leia a fábula de La Fontaine, uma possível explicação para a expressão ¯ ”o amor é cego”. No amor tudo é mistério: suas flechas e sua aljava, sua chama e sua infância eterna. Mas por que o amor é cego? Aconteceu que num certo dia o Amor e a Loucura brincavam juntos. Aquele ainda não era cego. Surgiu entre eles um desentendimento qualquer. Pretendeu então o Amor que se reunisse para tratar do assunto o conselho dos deuses. Mas a Loucura, impaciente, deu-lhe uma pancada tão violenta que lhe privou da visão. Vênus, mãe e mulher, pôs-se a clamar por vingança, aos gritos. Diante de Júpiter, de Nêmesis – a deusa da vingança – e de todos os juízos do inferno, Vênus exigiu que aquele crime fosse reparado. Seu filho não podia ficar cego. Depois de estudar detalhadamente o caso, a sentença do supremo tribunal celeste consistiu em declarar a loucura a servir de guia ao Amor. Fonte: LA FONTAINE, Jean de. O amor e a loucura. In: Os melhores contos de loucura. Flávio Moreira da Costa (Org.). Rio de Janeiro: Ediouro, 2007. A fábula traz uma explicação oriunda dos deuses para uma realidade humana. Esse tipo de explicação classifica-se como: a) estética. b) filosófica. c) mitológica. d) científica. e) crítica. 2. (Ifsp) Comparando-se mito e filosofia, é correto afirmar o seguinte: a) A autoridade do mito depende da confiança inspirada pelo narrador, ao passo que a autoridade da filosofia repousa na razão humana, sendo independente da pessoa do filósofo. b) Tanto o mito quanto a filosofia se ocupam da explicação de realidades passadas a partir da interação entre forças naturais personalizadas, criando um discurso que se aproxima do da história e se opõe ao da ciência. c) Enquanto a função do mito é fornecer uma explicação parcial da realidade, limitando-se ao universo da cultura grega, a filosofia tem um caráter universal, buscando respostas para as inquietações de todos os homens. d) Mito e filosofia dedicam-se à busca pelas verdades absolutas e são, em essência, faces distintas do mesmo processo de conhecimento que culminou com o desenvolvimento do pensamento científico. e) A filosofia é a negação do mito, pois não aceita contradições ou fabulações, admitindo apenas explicações que possam ser comprovadas pela observação direta ou pela experiência.

Upload: phungnhan

Post on 14-Nov-2018

250 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FILOSOFIA

1. (Uema) Leia a fábula de La Fontaine, uma possível explicação para a expressão ¯ ”o amor é cego”. No amor tudo é mistério: suas flechas e sua aljava, sua chama e sua infância eterna. Mas por que o amor é cego? Aconteceu que num certo dia o Amor e a Loucura brincavam juntos. Aquele ainda não era cego. Surgiu entre eles um desentendimento qualquer. Pretendeu então o Amor que se reunisse para tratar do assunto o conselho dos deuses. Mas a Loucura, impaciente, deu-lhe uma pancada tão violenta que lhe privou da visão. Vênus, mãe e mulher, pôs-se a clamar por vingança, aos gritos. Diante de Júpiter, de Nêmesis – a deusa da vingança – e de todos os juízos do inferno, Vênus exigiu que aquele crime fosse reparado. Seu filho não podia ficar cego. Depois de estudar detalhadamente o caso, a sentença do supremo tribunal celeste consistiu em declarar a loucura a servir de guia ao Amor. Fonte: LA FONTAINE, Jean de. O amor e a loucura. In: Os melhores contos de loucura. Flávio Moreira da Costa (Org.). Rio de Janeiro: Ediouro, 2007. A fábula traz uma explicação oriunda dos deuses para uma realidade humana. Esse tipo de explicação classifica-se como: a) estética.

b) filosófica.

c) mitológica.

d) científica.

e) crítica.

2. (Ifsp) Comparando-se mito e filosofia, é correto afirmar o seguinte: a) A autoridade do mito depende da confiança inspirada pelo narrador, ao passo que a autoridade da

filosofia repousa na razão humana, sendo independente da pessoa do filósofo.

b) Tanto o mito quanto a filosofia se ocupam da explicação de realidades passadas a partir da interação

entre forças naturais personalizadas, criando um discurso que se aproxima do da história e se opõe ao

da ciência.

c) Enquanto a função do mito é fornecer uma explicação parcial da realidade, limitando-se ao universo

da cultura grega, a filosofia tem um caráter universal, buscando respostas para as inquietações de

todos os homens.

d) Mito e filosofia dedicam-se à busca pelas verdades absolutas e são, em essência, faces distintas do

mesmo processo de conhecimento que culminou com o desenvolvimento do pensamento científico.

e) A filosofia é a negação do mito, pois não aceita contradições ou fabulações, admitindo apenas

explicações que possam ser comprovadas pela observação direta ou pela experiência.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FILOSOFIA

3. (Ueg) A cultura grega marca a origem da civilização ocidental e ainda hoje podemos observar sua influência nas ciências, nas artes, na política e na ética. Dentre os legados da cultura grega para o Ocidente, destaca-se a ideia de que: a) a natureza opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais que podem ser plenamente

conhecidos pelo nosso pensamento.

b) nosso pensamento também opera obedecendo a emoções e sentimentos alheios à razão, mas que

nos ajudam a distinguir o verdadeiro do falso.

c) as práticas humanas, a ação moral, política, as técnicas e as artes dependem do destino, o que

negaria a existência de uma vontade livre.

d) as ações humanas escapam ao controle da razão, uma vez que agimos obedecendo aos instintos

como mostra hoje a psicanálise.

4. (Uel) Leia atentamente os textos abaixo, respectivamente, de Platão e de Aristóteles: [...] a admiração é a verdadeira característica do filósofo. Não tem outra origem a filosofia.

(PLATÃO. Teeteto. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Universidade Federal do Pará, 1973. p. 37.)

Com efeito, foi pela admiração que os homens começaram a filosofar tanto no princípio como

agora; perplexos, de início, ante as dificuldades mais óbvias, avançaram pouco a pouco e enunciaram problemas a respeito das maiores, como os fenômenos da Lua, do Sol e das estrelas, assim como a gênese do universo. E o homem que é tomado de perplexidade e admiração julga-se ignorante (por isso o amigo dos mitos é, em certo sentido, um filósofo, pois também o mito é tecido de maravilhas); portanto, como filosofavam para fugir à ignorância, é evidente que buscavam a ciência a fim de saber, e não com uma finalidade utilitária.

(ARISTÓTELES. Metafísica. Livro I. Tradução Leonel Vallandro. Porto Alegre: Globo, 1969. p. 40.)

Com base nos textos acima e nos conhecimentos sobre a origem da filosofia, é correto afirmar: a) A filosofia surgiu, como a mitologia, da capacidade humana de admirar-se com o extraordinário e foi

pela utilidade do conhecimento que os homens fugiram da ignorância.

b) A admiração é a característica primordial do filósofo porque ele se espanta diante do mundo das

ideias e percebe que o conhecimento sobre este pode ser vantajoso para a aquisição de novas

técnicas.

c) Ao se espantarem com o mundo, os homens perceberam os erros inerentes ao mito, além de terem

reconhecido a impossibilidade de o conhecimento ser adquirido pela razão.

d) Ao se reconhecerem ignorantes e, ao mesmo tempo, se surpreenderem diante do anseio de conhecer

o mundo e as coisas nele contidas, os homens foram tomados de espanto, o que deu início à filosofia.

e) A admiração e a perplexidade diante da realidade fizeram com que a reflexão racional se restringisse

às explicações fornecidas pelos mitos, sendo a filosofia uma forma de pensar intrínseca às

elaborações mitológicas.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FILOSOFIA

“Cada indivíduo deve encontrar um aspecto do mito que se relacione com sua própria vida. Os mitos têm basicamente quatro funções. A primeira é a função mística – e é disso que venho falando, dando conta da maravilha que é o universo, da maravilha que é você, e vivenciando o espanto diante do mistério. Os mitos abrem o mundo para a dimensão do mistério, para a consciência do mistério que subjaz a todas as formas. Se isso lhe escapar, você não terá uma mitologia. Se o mistério se manifestar através de todas as coisas, o universo se tornará, por assim dizer, uma pintura sagrada. Você está sempre se dirigindo ao mistério transcendente, através das circunstâncias da sua vida verdadeira. A segunda é a dimensão cosmológica, a dimensão da qual a ciência se ocupa, mostrando qual é a forma do universo, mas fazendo-o de tal maneira que o mistério, outra vez, se manifeste. Hoje, tendemos a pensar que os cientistas detêm todas as respostas. Mas os maiores entre eles dizem-nos: “Não, não temos todas as respostas”. “Podemos dizer-lhe como a coisa funciona, mas não o que é”. Você risca um fósforo. O que é o fogo? Você pode falar de oxidação, mas isso não me dirá nada. A terceira função é sociológica – suporte e validação de determinada ordem social. E aqui os mitos variam tremendamente, de lugar para lugar. Você tem toda uma mitologia da poligamia, toda mitologia da monogamia. Ambas satisfatórias. Depende de onde você estiver. Foi essa função sociológica do mito que assumiu a direção do nosso mundo – e está desatualizada. A quarta função do mito, aquela, segundo penso, com que todas as pessoas deviam tentar se relacionar – a função pedagógica, como viver uma vida humana sob qualquer circunstância. Os mitos podem ensinar-nos isso.”

(CAMPBELL, J. O Poder do Mito. São Paulo: Palas Athenas, 1990. P. 32).

5. (Unimontes) O mito descreve a maravilha do universo com relatos simbólicos. É incorreto dizer que: a) os mitos nascem em um universo sagrado e encantado.

b) a função do mito é explicar de forma coerente a origem da vida, dos deuses e do universo.

c) a função do mito é acomodar o homem em um mundo assustador.

d) a narrativa mítica é simbólica e necessita ser interpretada.

6. (Unimontes) A consciência mítica predominava em culturas de tradição oral, quando ainda não havia escrita. Podemos dizer que mito vem da palavra mythos, que significa: a) mentira ou lenda.

b) ilusão ou mentira.

c) “palavra”, “o que se diz”.

d) delírio ou ilusão.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FILOSOFIA

7. (Upe) Sobre o conhecimento filosófico, atente ao texto que se segue: O conhecimento filosófico é diversamente do conhecimento científico, um conhecimento crítico, no sentido de que põe sempre em problema o conhecimento obtido pelos processos da Ciência.

MARTINS, José Salgado. Preparação à Filosofia, 1969, p. 9. Tomando como base o conhecimento filosófico, coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas. ( ) A filosofia é um tipo de saber, que não diz tudo o que sabe e uma norma que não enuncia tudo

aquilo que postula. O saber filosófico, portanto, é profundo, mesmo quando parece mais claro e transparente.

( ) A filosofia deve ser estudada e ensinada com base nos problemas que suscita e não apenas em virtude das respostas que proporciona a esses mesmos problemas.

( ) A filosofia se faz presente como reflexão crítica a respeito dos fundamentos do conhecimento e da ação, por isso mesmo distinta da ciência pelo modo de abordagem do seu objeto que, no caso desta, é particular e, no caso da filosofia, é universal.

( ) O percurso da filosofia é caracterizado pela exigência de clareza e de livre crítica. ( ) O conhecimento filosófico apresenta-se como a ciência dos fundamentos. Sua dimensão de

profundidade e radicalidade o distinguem do conhecimento científico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. a) V, F, V, F, V

b) F, V, F, V, V

c) V, V, F, F, V

d) V, V, V, V, V

e) F, V, F, V, F

8. (Unicentro) A prática filosófica exige do sujeito disposição para o questionamento e a indagação. Desconfiar do óbvio é uma das exigências da reflexão filosófica. Com base nessa afirmativa e em seus conhecimentos filosóficos, é correto afirmar que a prática filosófica: a) É necessária, pois promove a abertura mental, possibilitando mudanças na vida do ser humano.

b) Não enxerga nada da realidade, pois seu objeto é apenas transcendental.

c) É igual a qualquer outra prática humana, por ser apenas informação.

d) Não trabalha com o pensamento racional.

e) Necessita apenas de bom-senso.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FILOSOFIA

9. (Upe) A atitude filosófica inicia-se dirigindo indagações ao mundo que nos rodeia e às relações que mantemos com ele. Pouco a pouco, porém, descobre que essas questões se referem, afinal, à nossa capacidade de conhecer, à nossa capacidade de pensar.

(CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, 1996, p. 14).

Sobre isso, é correto afirmar que a Filosofia: a) pode ser entendida como aspiração ao conhecimento sensível, lógico e assistemático da realidade

natural e humana.

b) é tão somente uma forma consciente e acrítica de pensar e de agir.

c) é uma forma crítica e incoerente de pensar o mundo, produzindo um entendimento de seu significado

e formulando uma concepção específica desse mundo.

d) designava, desde a Grécia Antiga, a particularidade do conhecimento sensitivo, desenvolvido pelo

homem.

e) como forma consciente e crítica de compreender o mundo e a realidade não se confunde, de maneira

alguma, com o fato de estar ‘investida’ inconscientemente de valores adquiridos com base no ‘senso

comum’.

10. (Uncisal) Segundo Marilena Chauí, a resposta à pergunta “O que é filosofia?” poderia ser: “a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido”.

(Convite à filosofia) Após ler com atenção essa definição, assinale a alternativa correta. a) A filosofia identifica-se inteiramente com o senso comum.

b) As reflexões filosóficas apresentam o mesmo nível qualitativo das reflexões cotidianas.

c) Filosofar significa apresentar um ponto de vista crítico sobre a realidade.

d) A filosofia deve, necessariamente, apresentar um ponto de vista místico ou religioso sobre a

realidade.

e) Todo filósofo é necessariamente ateu.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - SOCIOLOGIA

1. (Interbits) Assinale qual das alternativas apresenta a melhor definição de sociologia. a) Sociologia é o estudo do corpo na sociedade. Ela tem particular interesse em compreender cada

órgão e sua relação de solidariedade orgânica.

b) Sociologia é a forma como a ciência moderna interfere na política contemporânea. Através de

estudos rigorosos, ela indica aos governantes como estes devem conduzir a sociedade.

c) Sociologia é a forma de assistência às pessoas mais pobres. O profissional de sociologia é a pessoa

responsável por evitar que os indivíduos estejam à margem da sociedade.

d) Sociologia é o estudo de qualquer sociedade organizada. Atualmente, ela está preocupada tanto com

sociedades humanas, quanto com sociedades animais (como de formigas e abelhas).

e) Sociologia é o estudo rigoroso das sociedades e dos grupos humanos organizados, em especial das

sociedades industrializadas.

2. (Ufu) De um ponto de vista histórico, a Sociologia como disciplina científica surgiu ao longo do século XIX, como uma resposta acadêmica para os novos desafios da modernidade. Além das concepções advindas da Revolução Francesa e dos fortes impactos gerados pela Revolução Industriais na estrutura da sociedade, muitos outros processos também contribuíram para essa nova configuração da sociedade. Em seu desenvolvimento ao longo do século XIX, a Sociologia esperava entender: a) os grupos sociais e as causas da desintegração social vigente.

b) como a Revolução Industrial encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, sem prejuízo da

classe trabalhadora, pois foi beneficiada por esse processo.

c) a subjetividade dos indivíduos nas pesquisas sociológicas, como uma disciplina científica com

metodologia própria.

d) a Revolução Francesa como um marco revolucionário que modificou o pensamento, apesar de

manter as tradições aristocratas.

3. (Ufu) Sobre o surgimento da sociologia, podemos afirmar que I. A consolidação do sistema capitalista na Europa no século XIX forneceu os elementos que serviram de

base para o surgimento da sociologia como ciência particular. II. O homem passou a ser visto, do ponto de vista sociológico, a partir de sua inserção na sociedade e

nos grupos sociais que a constituem. III. Aquilo que a sociologia estuda constitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que

os homens estabelecem entre si na vida em sociedade. IV. Interessa para a sociologia, não indivíduos isolados, mas inter-relacionados com os diferentes grupos

sociais dos quais fazem parte, como a escola, a família, as classes sociais etc.. a) II e III estão corretas.

b) Todas as afirmativas estão corretas.

c) I e IV estão corretas.

d) I, III e IV estão corretas.

e) II, III e IV estão corretas.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - SOCIOLOGIA

4. (Uenp) Sobre os fatos que estiveram relacionados com a origem da sociologia, assinale a alternativa correta. a) Revolução Russa e I Guerra Mundial.

b) Revolução Industrial e Revolução Francesa.

c) Revolução Chinesa e Revolução Iraniana.

d) Revolução dos Cravos e Revolução Gloriosa.

e) Revolução Verde e Revolução Federalista

5. (Unioeste) Quanto ao contexto de surgimento da sociologia é correto afirmar que: a) ela surge logo após o fim da 2ª Grande Guerra como empreendimento científico que buscava

compreender aquele fenômeno e encontrar soluções para os resultados de tal flagelo.

b) ela é resultado dos estudos de investigadores norte-americanos empenhados em compreender os

processos de industrialização e urbanização iniciado na década de 1930.

c) ela surge concomitantemente à filosofia na Antiguidade que teve como pensadores paradigmáticos

Platão e Aristóteles.

d) emerge na modernidade, na virada do século XIX para o XX, buscando produzir explicações e

compreender o conjunto de transformações sociais ocorridas no ocidente naquele momento.

e) é simultânea ao período da Reforma Protestante sendo fruto das reflexões de Lutero e Calvino

podendo ser considerada a ciência fundada por eles para criticar o catolicismo.

6. (Uel) A Sociologia é uma ciência moderna que surge e se desenvolve juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, reflete suas principais transformações e procura desvendar os dilemas sociais por ele produzidos. Sobre a emergência da sociologia, considere as afirmativas a seguir. I. A Sociologia tem como principal referência a explicação teológica sobre os problemas sociais

decorrentes da industrialização, tais como a pobreza, a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos.

II. A Sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de “ciência da crise”, por refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização.

III. A emergência da Sociologia só pode ser compreendida se for observada sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, enquanto recursos de produção do conhecimento.

IV. A Sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências do modo de produção feudal.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - SOCIOLOGIA

Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e III.

b) II e III.

c) II e IV.

d) I, II e IV.

e) I, III e IV.

7. (Ufu) A respeito do contexto histórico de emergência da Sociologia, marque a alternativa correta.

a) A crescente legitimidade científica do saber sociológico, produzido por autores como Auguste Comte

e Émile Durkheim, deveu-se à sua forte crítica ao Iluminismo.

b) A Sociologia consolidou-se, disciplinarmente, em resposta aos novos problemas e desafios

desencadeados por transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, cujos marcos históricos

principais foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

c) Um dos principais legados do Iluminismo foi a crítica severa às concepções científicas da realidade

social, combinada com a reafirmação de princípios e interpretações de cunho religioso.

d) Herdeira direta das transformações sociais desencadeadas pela Revolução Industrial e pela Revolução

Francesa, a Sociologia ignorou os métodos racionais de investigação em favor do conhecimento

produzido pelo senso-comum.

8. (Ufu) Considere a citação. “[...] a sociologia enquanto disciplina desenvolvera-se no decurso da segunda metade do século XIX principalmente a partir da institucionalização e da transformação, dentro das universidades, do trabalho realizado pelas associações para a reforma da sociedade, cujo programa de ação se tinha ocupado primordialmente do mal-estar e dos desequilíbrios vividos pelo número incontável da população operária urbana.”

Fundação Calouste Gulbenkian. Para Abrir as Ciências Sociais. São Paulo: Editora Cortez, 1996, p. 35. Com relação ao contexto histórico e intelectual da emergência da Sociologia como disciplina científica, assinale a alternativa correta.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - SOCIOLOGIA

a) A crise do Iluminismo e a consequente descrença no potencial emancipatório e libertário da ciência e

das invenções tecnológicas, experimentadas de maneira marcante a partir do século XVIII,

impulsionaram o desenvolvimento da Sociologia.

b) A Sociologia é herdeira direta das tradicionais concepções de mundo religiosas que tiveram

reforçadas a legitimidade e a capacidade explicativa, a partir do século XVI, ocasião em que novas

formas de sociabilidade emergiram na esteira do desenvolvimento do Estado Moderno e da economia

de mercado.

c) A emergência e consolidação institucional da Sociologia ocorreram em um cenário intelectual

caracterizado pelo otimismo quanto à capacidade da “Razão” de proporcionar explicações objetivas

para os novos padrões de convivência e comportamento social, que floresciam nas sociedades

europeias modernas.

d) A Sociologia constituiu-se como disciplina científica na contra mão dos valores, ideais e formas de

sociabilidade tradicionais que ganharam expressão renovada, a partir do século XVIII, com o advento

das Revoluções Francesa e Inglesa.

9. (Ufpa) Acreditava-se nos primórdios da Sociologia, como aliás com relação às Ciências Sociais de uma maneira geral, ser possível atingir a mesma neutralidade e objetividade que se imaginava poder atingir nas ciências naturais. Por isso essa nova ciência da sociedade recebeu inicialmente o nome de Física Social e só posteriormente passou a ser denominada de Sociologia. Entre as alternativas abaixo, a única que não expressa uma perspectiva desse momento inicial da Sociologia é: a) Os métodos das Ciências Naturais poderiam e deveriam ser aplicados aos estudos sobre a sociedade.

b) Havia a necessidade de desenvolver técnicas racionais para controlar os conflitos criados pelas

sucessivas crises do século XIX.

c) A única fonte legítima da Ciência seria a experiência externa. O testemunho da consciência e as

experiências subjetivas, como fonte de observação científica, não tinham valor.

d) Acreditava-se que seria necessário compreender e controlar racionalmente a natureza com o objetivo

de encontrar mecanismos capazes de promover a preservação do meio ambiente, pois já se previa

que os danos ambientais causados pela aplicação da tecnologia na esfera da produção podem

causar sérias consequências às gerações futuras.

e) O fundamento inicial da Sociologia era o método positivo, alicerçado em um conjunto hierarquizado

de ciências. Na larga base dessas ciências encontrava-se a Matemática e, em seu vértice, a

Sociologia.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - SOCIOLOGIA

10. (Ufu) “Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno”. A evolução do pensamento científico (...) passa a cobrir com a sociologia uma nova área do conhecimento (...), ou seja, o mundo social. “A sua formação constitui um acontecimento complexo para o qual concorre uma série de circunstâncias históricas e intelectuais.”

MARTINS, Carlos B. O que é sociologia. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1984, p.10. Com relação ao contexto histórico do surgimento da sociologia, analise a citação acima e marque a alternativa incorreta. a) Relevância do século XVIII para a história do pensamento ocidental, inclusive para a sociologia.

b) Coincidência com o final da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização

capitalista.

c) Distanciamento em relação aos acontecimentos produzidos pela Revolução Industrial.

d) Avanço de uma visão que valorizava a observação e a experimentação para a explicação da natureza.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – HISTÓRIA

1. (Fatec) "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoção, fora de si mesma." (Toynbee, Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO) Na antiguidade clássica, as cidades-estados representavam a) uma forma de garantir territorialmente a participação ampla da população na vida política grega.

b) um recurso de expansão das colônias gregas.

c) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre si.

d) uma característica da civilização helenística no sistema político grego.

e) uma instituição política helenística no sistema político grego.

2. (Fei) Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Sobre o regime democrático ateniense, é CORRETO afirmar que: a) Era baseado na eleição de representantes para as Assembléias Legislativas, que se reuniam uma vez

por ano na Ágora e deliberavam sobre os mais variados assuntos.

b) Apenas os homens livres eram considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões

tomadas na Cidade-Estado.

c) Os estrangeiros e mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas

nas assembleias da Cidade-Estado.

d) Era erroneamente chamado de democrático pois negava a existência de representantes eleitos pelo

povo.

e) A inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total da população da Cidade-

Estado na política.

3. (Fgv) A Guerra do Peloponeso (431 a.C.- 404 a.C.), que teve importância fundamental na evolução histórica da Grécia antiga, resultou, entre outros fatores, de a) um confronto econômico entre as cidades que formavam a Confederação de Delos.

b) um esforço da Pérsia para acabar com a influência grega na Ásia Menor.

c) um conflito entre duas ideologias: Esparta, oligárquica, e Atenas, democrática.

d) uma manobra de Esparta para aumentar a sua hegemonia marítima no mar Egeu.

e) uma tentativa de Atenas para fracionar a Grécia em diversas cidades-estado.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – HISTÓRIA

4. (Fgv) A Guerra do Peloponeso, ocorrida na Grécia entre 431 e 401 a.C., foi: a) uma guerra defensiva empreendida pelos gregos contra a invasão dos persas e a ameaça de perda de

suas principais praças de comércio do Mar Mediterrâneo; b) uma luta entre dórios e aqueus na época da ocupação do território grego que resultou na formação

das cidades de Esparta e Atenas; c) uma luta comandada pelas cidades de Esparta e Corinto contra a hegemonia da Confederação de

Delos - liderada por Atenas - sobre o território grego; d) uma guerra entre gregos e romanos, pelo desejo de implantação de uma cultura hegemônica sobre

os povos do Oriente Próximo; e) uma invasão do território grego pelas tropas de Alexandre - O Grande, na época de expansão do

Império Macedônico que herdara de seu pai. 5. (Fgv) A denominação Magna Grécia refere-se à(s): a) principais cidades-estado gregas: Atenas e Esparta; b) fase expansionista grega e a conquista de regiões em França e África. c) áreas colonizadas pelos gregos no sul da Itália e na Sicília; d) Bizâncio, onde os gregos formaram suas mais importante colônia; e) Hegemonia ateniense durante o período arcaico. 6. (Fuvest) Na Antiguidade, a Europa mediterrânea e o Oriente Próximo viram o surgimento e o esfacelamento de diversos impérios. Sobre eles pode-se afirmar que a) a unidade política acabou depois de algum tempo por se fazer acompanhar de uma unidade religiosa. b) a diversidade racial e cultural enfraquecia-os, apesar da existência de mecanismos que pretendiam

estabelecer uma real unidade. c) os centros políticos coincidiam sempre com os centros econômicos. d) com exceção do Império Romano, todos nasceram de confederações de cidades-Estado em constante

luta interna. e) seus centros dinâmicos localizavam-se nas zonas litorâneas, por terem economias essencialmente

mercantis. 7. (Pucpr) Algumas civilizações da Idade Antiga, embora brilhantes, não formaram estados unificados, ou seja, sempre foram politicamente fragmentadas, mostrando o predomínio periódico de algumas cidades. São exemplos desse enunciado as civilizações: a) persa e egípcia.

b) romana e hebraica.

c) sumeriana e romana.

d) acadiana e persa.

e) grega e fenícia.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – HISTÓRIA

8. (Unesp) É certo que as civilizações da Antiguidade legaram à posteridade um respeitável acervo cultural. No entanto, para superar equívoco, assinale a alternativa INCORRETA: a) A pintura egípcia revela belos exemplos de descrição de movimento, sendo a figura humana

representada com a cabeça e os pés de perfil. b) Entre as Civilizações Mesopotâmicas que se desenvolveram no vale dos rios Tigre e Eufrates,

predominou, durante certo tempo, a forma asiática de produção. c) No período denominado Homérico, houve a dissolução das comunidades gentílicas e a formação

gradativa das Cidades-Estado da Grécia. d) A escrita egípcia era em caracteres cuneiformes. e) O Direito Romano, sujeito a novas interpretações, tornou-se parte importante do Código de

Justiniano, influenciou juristas da Idade Média e até das fases históricas subsequentes. 9. (Fatec) O Iraque, recentemente em guerra com os EUA e Inglaterra, já foi palco de uma grande civilização na Antiguidade, a Mesopotâmia. Desta civilização, inserida na área do Crescente Fértil, é correto afirmar: a) teve em Senaqueribe seu mais importante rei, que além de transformar a Babilônia num dos

principais centros urbanos, elaborou o 1º código de leis completo, assentado nas antigas tradições sumerianas.

b) durante o governo de Nabucodonosor foram realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os "Jardins Suspensos da Babilônia", considerados uma das maravilhas do Mundo Antigo.

c) Nabopalassar, que substituiu Nabucodonosor, não conseguiu manter o império, que foi conquistado por Ciro, o Grande, da Pérsia.

d) Assurbanípal, rei dos Assírios, depois de dominar a Caldeia, mudou a capital do império para a cidade de Ur.

e) com Hamurábi, os sumerianos, vindos do planalto do Irã, fixaram-se na Caldéia e fundaram diversas cidades autônomas, como Ur, Nínive e Babilônia.

10. (Fuvest) A partir do III milênio a. C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos, fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para seu surgimento é a) a revolta dos camponeses e a insurreição dos artesãos nas cidades, que só puderam ser contidas pela

imposição dos governos autoritários. b) a necessidade de coordenar o trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de

irrigação. c) a influência das grandes civilizações do Extremo Oriente, que chegou ao Oriente Próximo através das

caravanas de seda. d) a expansão das religiões monoteístas, que fundamentavam o caráter divino da realeza e o poder

absoluto do monarca. e) a introdução de instrumentos de ferro e a conseqüente revolução tecnológica, que transformou a

agricultura dos vales e levou à centralização do poder.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA

1. (Fuvest 2013) Os centros de inovação tecnológica são exemplos de transformações espaciais originados da chamada Terceira Revolução Industrial.

Com base no mapa e em seus conhecimentos: a) Aponte duas características da Terceira Revolução Industrial que favoreceram o aparecimento dos

centros de inovação tecnológica. Explique.

b) Identifique e caracterize o conjunto de centros de inovação tecnológica destacado na porção

sudoeste dos Estados Unidos.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA

2. (Fuvest 2013) Observe os gráficos.

Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. a) O comércio bilateral entre China e África cresceu timidamente no período e envolveu,

principalmente, bens de capital africanos e bens de consumo chineses.

b) As exportações chinesas para a África restringem-se a bens de consumo e produtos primários

destinados a atender ao pequeno e estagnado mercado consumidor africano.

c) A implantação de grandes obras de engenharia, com destaque para rodovias transcontinentais,

ferrovias e hidrovias, associa-se ao investimento chinês no setor da construção civil na África.

d) O agronegócio foi o principal investimento da China na África em função do exponencial crescimento

da população chinesa e de sua grande demanda por alimentos.

e) O investimento chinês no setor minerador, na África, associa-se ao crescimento industrial da China e

sua consequente demanda por petróleo e outros minérios.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA

3. (Uerj 2014)

As consequências do processo de globalização e da atual crise econômica nos Estados Unidos têm levado norte-americanos a procurar oportunidade de trabalho em outros países, como o Canadá. Na charge, a pergunta irônica do empresário expõe a seguinte contradição da atuação das empresas globais nos E.U.A.:

a) Criação de rede planetária de transportes − limite à exportação de capitais

b) Expansão de produção terceirizada − consumo dependente de empregabilidade

c) Prioridade de investimento no setor industrial de base − concentração financeira na Ásia

d) Política de ampliação dos benefícios trabalhistas − restrição à mobilidade espacial de imigrantes

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA

4. (Uerj 2013)

3ª do plural (Engenheiros do Hawaii)

Corrida pra vender cigarro Cigarro pra vender remédio Remédio pra curar a tosse Tossir, cuspir, jogar pra fora Corrida pra vender os carros Pneu, cerveja e gasolina Cabeça pra usar boné E professar a fé de quem patrocina Querem te matar a sede, eles querem te sedar Eles querem te vender, eles querem te comprar

(...) Corrida contra o relógio Silicone contra a gravidade Dedo no gatilho, velocidade Quem mente antes diz a verdade Satisfação garantida Obsolescência programada Eles ganham a corrida antes mesmo da largada (...)

letras.terra.com.br Os diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre foram o resultado da busca por caminhos para manter o crescimento da produção e do consumo. A crítica ao sistema econômico presente na letra da canção está relacionada à seguinte estratégia própria do atual modelo produtivo toyotista: a) Aceleração do ciclo de renovação dos produtos

b) Imposição do tempo de realização das tarefas fabris

c) Restrição do crédito rápido para o consumo de mercadorias

d) Padronização da produção dos bens industriais de alta tecnologia

5. (Ueg 2010) O avanço tecnológico das últimas décadas deu origem a setores muito sofisticados do

ponto de vista técnico, tais como a microeletrônica, a biotecnologia, a robótica etc. Eles integram a

chamada fábrica global, determinando uma nova distribuição espacial das indústrias, cujas

características atendem, em última análise, à lógica do lucro.

Com relação aos fatores determinantes da teoria de localização industrial, responda:

a) Identifique os fatores que foram fundamentais para a localização industrial na primeira e na terceira

Revolução Industrial.

b) Explique o significado do termo “fábrica global”.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA

6. (Ufsj 2013) Observe a imagem abaixo.

A montadora Ford, de capital norte-americano, anunciou hoje (04/01/2012) a produção global de um modelo de utilitário esportivo, o EcoSport, projetado por cerca de 1,2 mil engenheiros brasileiros e argentinos no centro de desenvolvimento da companhia em Camaçari, na Bahia. O carro, que deverá ser vendido em 100 países, será produzido nas fábricas da Ford na Bahia, na Tailândia e na Índia.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-01-04/modelo-de-carro-concebido-no-brasil-vira-produto-global. Acesso em 27/08/2012.

Assinale a alternativa que apresenta características da produção industrial atual representada pelo lançamento do Novo Ecosport. a) Estreita relação entre pesquisa e tecnologia e desconcentração industrial na produção de produtos

globais.

b) Rígida padronização (estandartização) dos produtos com o objetivo de atender o gosto dos clientes.

c) Produção baseada no modelo just in time, que exige grandes almoxarifados no interior das fábricas.

d) Linha de produção fordista, com eliminação da terceirização na produção e na incorporação de mão

de obra pouco qualificada de países em desenvolvimento.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA

7. (Cesgranrio 1990) Comparando as pirâmides etárias a seguir, pode-se concluir que:

a) a pirâmide II representa países com altas densidades demográficas;

b) a pirâmide I representa países com forte crescimento vegetativo;

c) a pirâmide I corresponde a países de domínio de população adulta, com baixa natalidade;

d) a expectativa de vida é maior na pirâmide II;

e) a pirâmide II é típica dos países que realizaram o controle da natalidade.

8. (Fuvest 1990) Os mapas 1, 2 e 3 a seguir, representam respectivamente os países:

a) mais populosos - com predomínio de população jovem - com altas taxas de alfabetização.

b) desenvolvidos - com subalimentação crônica - com altas taxas de alfabetização.

c) desenvolvidos - mais populosos - exportadores de alimentos.

d) mais populosos - com alta densidade demográfica - com predomínio de população jovem.

e) exportadores de alimentos - com subalimentação crônica - com alta densidade demográfica.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA

9. (Cesgranrio 1991) Observe a pirâmide de idade a seguir, de meados dos anos 1960 onde estão

indicadas as faixas etárias de homens e mulheres, as datas de nascimento e respectivos percentuais.

Assinale a opção que contém uma interpretação INCORRETA a respeito das condições

demográficas/econômico-sociais do país em questão:

a) Trata-se de um país desenvolvido economicamente.

b) A nação apresenta tendência à diminuição da natalidade.

c) As reentrâncias na pirâmide indicam ter estado essa nação seriamente envolvida nas duas Guerras

Mundiais.

d) A expectativa de vida é elevada, embora sejam altos os índices de mortalidade infantil.

e) Revela-se certo desequilíbrio entre os sexos nas idades mais elevadas, confirmando-se a menor

longevidade dos homens.

10. (Fuvest 1991) "O crescimento populacional contemporâneo é responsável pela estagnação

econômica do Terceiro Mundo."

"Os altos investimentos demográficos desviam os escassos recursos de capital do investimento

produtivo."

"O planejamento familiar visa alterar as taxas de fertilidade sem precisar modificar as estruturas

fundamentais da sociedade."

Estas afirmações integram uma doutrina demográfica:

a) terceiro-mundista.

b) neo-marxista.

c) neo-maltusiana.

d) muçulmano-xiita.

e) clerical-progressista.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA

11. (Unesp 1992) O fenômeno da migração na Europa Ocidental envolve milhares de pessoas e

diferentes países. Afirma-se que os movimentos migratórios que lá tiveram lugar nos últimos 40 anos

podem ser explicados:

I. Como contribuição dos imigrantes tanto para o desenvolvimento dos países que os receberam, como

para o incremento da balança de pagamentos dos países de origem.

II. Como consequência de desequilíbrios espaciais cuja origem remonta à Revolução Industrial,

resultando em mudanças quando à distribuição da população, circulação de ideias, técnicas e no modo

de viver.

III. Como necessidade de mão de obra nos países da Europa Oriental, industrializados e em fase de

expansão da produção.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.

b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.

c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

d) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

e) Apenas as afirmativas II e II são verdadeiras.

12. (Enem 2011) As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas.

IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são: a) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.

b) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.

c) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes.

d) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.

e) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA

1. (G1 - cps 2016) Suponha que uma semeadeira é arrastada sobre o solo com velocidade constante de 4 km/h depositando um único grão de milho e o adubo necessário a cada 20 cm de distância. Após a semeadeira ter trabalhado por 15 minutos, o número de grãos de milho plantados será de, aproximadamente, a) 1.200

b) 2.400

c) 3.800

d) 5.000

e) 7.500

2. No bairro do Bexiga, em São Paulo, há uma curiosa corrida chamada de MARATOMA, inventada pela Sociedade Etílica Cães Vadios. Nela, os corredores são obrigados, pelo regulamento a tomarem, no mínimo um copo de chope a cada 300 m após a partida, num percurso total de 2,5 Km. Qual é o número mínimo de copos de Chope tomados por um corredor que completa o percurso? a) 6 b) 8 c) 9 d) 10 e) 12 3. O motorista de um automóvel deseja percorrer 40 km com velocidade média de 80 km/h. Nos primeiros 15 minutos, ele manteve a velocidade média de 40 km/h. Para cumprir seu objetivo, ele deve fazer o restante do percurso com velocidade média, em km/h, de a) 160.

b) 150.

c) 120.

d) 100.

e) 90.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA

4. (Fmp 2016) Um professor de física do ensino médio propôs um experimento para determinar a velocidade do som. Para isso, enrolou um tubo flexível de 5,0 m (uma mangueira de jardim) e colocou as duas extremidades próximas a um microfone, como ilustra a Figura abaixo.

O microfone foi conectado à placa de som de um computador. Um som foi produzido próximo a uma das extremidades do tubo – no caso, estourou-se um pequeno balão de festas – e o som foi analisado com um programa que permite medir o intervalo de tempo entre os dois pulsos que eram captados pelo microcomputador: o pulso provocado pelo som do estouro do balão, que entra no tubo, e o pulso provocado pelo som que sai do tubo. Essa diferença de tempo foi determinada como sendo de 14,2 ms. A velocidade do som, em m/s, medida nesse experimento vale a) 704

b) 352

c) 0,35

d) 70

e) 14

5. Um barco a motor, usando toda sua potência, consegue subir um rio a 18 km/h em relação à margem. Em seguida, desce o rio nas mesmas condições e consegue fazê-lo a 44 km/h, também em relação à margem. Dessa forma, é possível afirmar que a velocidade da água em relação à margem é a) 31 km/h.

b) 26 km/h.

c) 22 km/h.

d) 13 km/h.

e) 9 km/h.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

1. (Ucs 2012) Além de fazer parte da constituição dos organismos vivos, a água apresenta outras características importantes, que são vitais à manutenção dos ecossistemas do planeta. Com relação às características da água, assinale a alternativa correta. a) Na Terra, a água pode ser encontrada somente em dois estados físicos: líquido (água salgada e doce)

e sólido (geleiras, neve e icebergs). b) Ao resfriar, a partir de 4 C a água diminui sua densidade, solidificando, por exemplo, em lagos e

mares, apenas na superfície. Isso contribui para a manutenção da vida em regiões de alta latitude. c) A temperatura da água do mar não varia com a profundidade e a latitude, o que garante a formação

de corais. d) Na formação das geleiras, a molécula de água ganha mais um átomo de hidrogênio. e) Devido principalmente à sublimação, a água armazena e libera energia para o ambiente,

influenciando no clima da região em que se encontra. 2. (Enem cancelado 2009) O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera.

Disponível em: http://www.keroagua.blogspot.com. Acesso em: 30 mar. 2009 (adaptado).

A transformação mencionada no texto é a a) fusão.

b) liquefação.

c) evaporação.

d) solidificação.

e) condensação.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

3. (Upe-ssa 1 2016) As imagens abaixo foram capturadas de um vídeo que mostra a transformação de um bloco de estanho branco (metálico) sob a influência da redução da temperatura ambiente.

Quando a temperatura cai para menos de 13 C, o estanho branco torna-se uma versão mais frágil, o

estanho cinzento (p.f. 13 C). No estanho branco, a ligação é um misto de ligação metálica e covalente,

e a estrutura cristalina é tetragonal de corpo centrado. Por sua vez, o estanho cinzento possui estrutura cristalina cúbica e é um semicondutor.

Disponível em: http://www.cienciadosmateriais.org/Acesso em: junho 2015. (Adaptado)

Esse fenômeno exemplifica a) recristalizações do Sn.

b) duas formas alotrópicas do Sn.

c) reações entre átomos de metais diferentes.

d) propriedades de elementos químicos distintos.

e) transformação de uma substância molecular iônica.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

4. (Fatec 2016) Um dos esportes em que o Brasil tem chances de medalhas é a natação. Antes das competições, as piscinas precisam de um cuidado especial. Segundo especialistas da área, um dos tratamentos mais eficientes e ecologicamente corretos é com o ozônio, 3O , também conhecido como

Oxigênio Ativo. O ozônio é um poderoso bactericida, algicida, fungicida e viricida, que destrói os micro-organismos

presentes na água 3.120 vezes mais rápido que o cloro. Além disso, não irrita a pele, os olhos e as mucosas dos usuários.

Aplicado na desinfecção da água, o ozônio faz o papel de agente microbiológico e oxidante, eliminando as cloraminas, produto que resulta da reação do cloro, usado no tratamento de água, com as impurezas presentes na água. As cloraminas são as grandes vilãs das piscinas, pois agravam problemas alérgicos e respiratórios, causam ardência nos olhos, ressecamento na pele e nos cabelos, descamação do esmalte das unhas, além de deixar cheiro desagradável na água e no corpo.

Sem causar os desconfortos ocasionados pelas cloraminas, o uso de ozônio também reduz os casos de otite (inflamação dos ouvidos).

<http://tinyurl.com/qjcw646> Acesso em: 21.08.2015. Adaptado.

Sobre o texto e as substâncias nele mencionadas, é correto afirmar que a) as cloraminas são mais indicadas no tratamento das piscinas.

b) as cloraminas liberam oxigênio ativo na água das piscinas.

c) o ozônio é isótopo radioativo do oxigênio.

d) o ozônio é o grande vilão das piscinas.

e) o ozônio é alótropo do oxigênio.

5. (Ufu 2016) Técnicos do Instituto de Criminalística de Campinas realizaram perícia na atração conhecida como “Labirinto” do parque Hopi Hari, em Vinhedo, 79 km de São Paulo, após a morte de um

estudante que passou mal nos corredores do brinquedo, no ano de 2007. No "Labirinto", os vários visitantes percorrem a pé 130 metros de corredores equipados com jogos de luzes, gelo seco e atores fantasiados para dar sustos. Laudo preliminar do Instituto Médico-Legal diz que a causa da morte do estudante foi um edema pulmonar (acúmulo de líquido nos pulmões).

Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,MUL143336-5605,00.html.> Acesso em: 26 de janeiro de 2016.

Associar, diretamente, a morte do estudante ao gelo seco puro pode ser indevida, pois, preliminarmente, sabe-se que a) o gás carbônico sublimado não aumenta a quantidade de líquido nos pulmões.

b) a água sublimada acumula-se nos pulmões, porém não causa edemas.

c) a mistura de água com gás nitrogênio sublima e resseca os pulmões.

d) o nitrogênio sublimado é facilmente inalado, pois é inerte e não se liquefaz.

e) o monóxido de carbono sublimado não apresenta nenhuma toxicidade ao organismo.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

6. (Upe-ssa 2 2016) Um fenômeno raro no Nordeste chamou a atenção de moradores de Ouricuri, no Sertão do Estado. No final da tarde da última terça-feira de 2014, caiu granizo na localidade, por cerca de dez minutos. Quando o dia amanheceu, foi possível observar vapores, sendo formados do granizo depositado no chão.

Disponível em: http://www.jornaldecaruaru.com.br/2014/12/ Acesso em: junho 2015.

Considerando as informações dessa notícia, o que ocorria com o granizo ao amanhecer? a) Um processo exotérmico

b) Um processo endotérmico

c) Um processo isotérmico

d) Uma reação de primeira ordem

e) Uma reação de segunda ordem

7. (Unesp 2015) Alguns historiadores da Ciência atribuem ao filósofo pré-socrático Empédocles a Teoria dos Quatro Elementos. Segundo essa teoria, a constituição de tudo o que existe no mundo e sua transformação se dariam a partir de quatro elementos básicos: fogo, ar, água e terra. Hoje, a química tem outra definição para elemento: o conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico. Portanto, definir a água como elemento está quimicamente incorreto, porque trata-se de a) uma mistura de três elementos.

b) uma substância simples com dois elementos.

c) uma substância composta com três elementos.

d) uma mistura de dois elementos.

e) uma substância composta com dois elementos.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

8. (Pucrs 2015) Analise as informações a seguir. Durante séculos, filósofos e alquimistas acreditaram que a matéria era constituída de quatro elementos fundamentais: terra, água, ar e fogo. Hoje, contudo, reconhecemos a existência de muito mais do que quatro elementos e alcançamos uma compreensão mais aprofundada sobre o que, de fato, são água, ar, terra e fogo. Sobre esse assunto, são feitas as seguintes afirmativas: I. A água é uma substância simples. II. O ar é uma solução. III. A terra é uma mistura heterogênea. IV. O fogo é uma reação redox endotérmica. São corretas somente as afirmativas a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) II e IV. 9. (Pucmg 2015) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Sublimação 2. Condensação 3. Fusão 4. Dissolução

( ) Misturar um soluto em um solvente. ( ) Passar do estado sólido para o estado líquido. ( ) Passar do estado gasoso para o estado líquido. ( ) Passar do estado sólido para o estado gasoso.

Assinale a sequência CORRETA encontrada. a) 4 – 3 – 2 – 1

b) 4 – 3 – 1 – 2

c) 3 – 1 – 2 – 4

d) 3 – 1 – 4 – 2

e) 1-- 2 --3 -- 4

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

10. (Upe 2014) Entre 13,2°C e 161°C, o estanho é estável e possui uma configuração conhecida como estanho branco ou Sn ,β que é um sólido brilhante branco-prateado, maleável, moderadamente dúctil

e bom condutor. Essa é a forma conhecida pela maioria das pessoas e tem uma variedade de aplicações domésticas e tecnológicas, como em ligas (bronze e soldas) e em revestimento de aço (folhas-deflandres). O Sn β pode sofrer uma transição para uma estrutura conhecida como estanho cinzento,

o Sn ,α um sólido cinza-escuro, não metálico e na forma de pó. O Sn α é semicondutor, não dúctil e

sem aplicabilidade. Essas duas espécies podem reagir de modo diferente. Por exemplo, as reações realizadas a 14 2 C do Sn β e do Sn α com solução de ácido clorídrico concentrado, livre de

oxigênio dissolvido, produzem 2 2SnC .2H O e 4 2SnC .5H O, respectivamente.

(Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_3/04-AQ-45-11.pdf. Adaptado.)

As informações apresentadas indicam a) as aplicações dos átomos de um elemento químico radioativo.

b) a participação da radiação-α nas características físicas do estanho.

c) a influência da temperatura sobre as propriedades de isótonos do estanho.

d) a transformação do estanho em outro elemento químico por meio de aquecimento.

e) as propriedades físicas e químicas distintas de duas formas alotrópicas de um elemento químico.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

11. (Ufrgs 2014) Um sistema constituído de gelo e água, em repouso a 0 °C, é aquecido gradualmente até que se obtenha apenas água líquida, na temperatura ambiente. Qual dos gráficos a seguir melhor representa a curva da temperatura em função do tempo?

a)

b)

c)

d)

e)

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

12. (Fgv 2014) O conhecimento das propriedades físico-químicas das substâncias é muito útil para avaliar condições adequadas para a sua armazenagem e transporte. Considere os dados das três substâncias seguintes:

Substância

Ponto de fusão (°C)

Ponto de ebulição (°C)

I – Estanho 232 2 720 II – Flúor –220 –188 III – Césio 28 678

(P. W. Atkins. Princípios de Química, Ed. Bookman, 3.ª ed, 2006)

É correto afirmar que em um ambiente a 35 °C, sob pressão atmosférica, as substâncias I, II e III apresentam-se, respectivamente, nos estados físicos a) sólido, gasoso e líquido.

b) sólido, gasoso e gasoso.

c) sólido, líquido e líquido.

d) líquido, gasoso e líquido.

e) líquido, líquido e gasoso.

13. (Cefet MG 2013) Em uma aula prática de química, um professor forneceu a seus alunos uma tabela contendo a densidade de algumas amostras e a curva de aquecimento de uma delas, denominada X.

Amostras Densidade g.mL–1)

água 1,00

etanol anidro 0,79

etanol hidratado 0,81

butanol 0,81

isopropanol hidratado

0,79

Ao medir 20 mL de X em uma proveta, os alunos obtiveram a massa de 16,2 g. Logo, concluíram que X é a) água. b) butanol. c) etanol anidro. d) etanol hidratado. e) isopropanol hidratado.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Leia o texto para responder à questão. Alguns cheiros nos provocam fascínio e atração. Outros trazem recordações agradáveis, até mesmo de momentos da infância. Aromas podem causar sensação de bem-estar ou dar a impressão de que alguém está mais atraente. Os perfumes têm sua composição aromática distribuída em um modelo conhecido como pirâmide olfativa, dividida horizontalmente em três partes e caracterizada pelo termo nota. As notas de saída, constituídas por substâncias bem voláteis, dão a primeira impressão do perfume. As de coração demoram um pouco mais para serem sentidas. São as notas de fundo que permanecem mais tempo na pele.

(Cláudia M. Rezende. Ciência Hoje, julho de 2011. Adaptado.)

14. (Unesp 2013) À temperatura e pressão ambientes, os constituintes químicos das notas de saída a) são líquidos oleosos que aderem à pele por meio de ligações de hidrogênio.

b) evaporam mais rapidamente que os constituintes químicos das notas de coração e de fundo.

c) apresentam densidade mais elevada que os constituintes químicos das notas de coração e de fundo.

d) são gases cujas moléculas possuem elevada polaridade.

e) são pouco solúveis no ar atmosférico.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

15. (Fuvest 2012) Na obra O poço do Visconde, de Monteiro Lobato, há o seguinte diálogo entre o Visconde de Sabugosa e a boneca Emília: - Senhora Emília, explique-me o que é hidrocarboneto. A atrapalhadeira não se atrapalhou e respondeu: - São misturinhas de uma coisa chamada hidrogênio com outra coisa chamada carbono. Os carocinhos de um se ligam aos carocinhos de outro. Nesse trecho, a personagem Emília usa o vocabulário informal que a caracteriza. Buscando-se uma terminologia mais adequada ao vocabulário utilizado em Química, devem-se substituir as expressões “misturinhas”, “coisa” e “carocinhos”, respectivamente, por: a) compostos, elemento, átomos.

b) misturas, substância, moléculas.

c) substâncias compostas, molécula, íons.

d) misturas, substância, átomos.

e) compostos, íon, moléculas.

16. (Uespi 2012) Muitas substâncias moleculares são líquidas à pressão atmosférica e à temperatura ambiente. Uma propriedade dos líquidos é não possuírem forma definida, adaptando-se à forma dos recipientes que os contêm. Essa propriedade dos líquidos é devida: a) ao fato de as moléculas dos líquidos não terem forma definida.

b) à facilidade de rompimento das ligações covalentes entre os átomos das moléculas.

c) à grande compressibilidade dos líquidos.

d) às fortes interações entre moléculas do líquido e do recipiente.

e) às fracas interações intermoleculares existentes nos líquidos.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

17. (Ulbra 2012) O cimento é um pó fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes e ligantes. É constituído basicamente de sulfato de cálcio (gesso) e clínquer, combinações de quatro componentes principais: óxido de cálcio, CaO, óxido de alumínio, 2 3A O , óxido de ferro, Fe2O3 e sílica, SiO2. Em

menores quantidades, estão o óxido de magnésio, MgO, e sulfatos alcalinos originados de compostos de enxofre presentes nas argilas e no combustível de aquecimento do forno rotativo, utilizado no processo de fabricação do cimento. Com base nessas informações, qual ou quais da(s) alternativa(s) abaixo é (são) correta(s)? I. Uma substância pura II. Um elemento químico III. Uma mistura de substâncias simples IV. Uma mistura de substâncias compostas V. Uma mistura de substâncias simples e compostas a) I. b) II, III, IV. c) IV. d) II e III. e) Todas as alternativas estão corretas. 18. (Unesp 2012) Os compostos orgânicos possuem interações fracas e tendem a apresentar temperaturas de ebulição e fusão menores do que as dos compostos inorgânicos. A tabela apresenta dados sobre as temperaturas de ebulição e fusão de alguns hidrocarbonetos.

Substância TE (ºC) TF (ºC)

metano -162 -182

propano - 42 -188

eteno -104 -169

propino -23 -101

Na temperatura de –114 ºC é correto afirmar que os estados físicos em que se encontram os compostos, metano, propano, eteno e propino, são, respectivamente, a) sólido, gasoso, gasoso e líquido.

b) líquido, sólido, líquido e sólido.

c) líquido, gasoso, sólido e líquido.

d) gasoso, líquido, sólido e gasoso.

e) gasoso, líquido, líquido e sólido.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

19. (Ufrgs 2012) Num parque temático é oferecida a atração da “neve artificial”, obtida a partir de água da chuva e nitrogênio líquido, em contêineres que funcionam como câmaras frias. Considere as afirmações abaixo sobre o processo de produção de “neve artificial” contidas no prospecto informativo do parque. I. A neve artificial que imita o fenômeno natural é produzida pela reação entre nitrogênio e água. II. A fabricação de neve artificial refere-se ao setor da criogenia, tecnologia para a produção de

temperaturas muito abaixo do ponto de congelamento da água, principalmente com a utilização de nitrogênio líquido.

III. A água líquida é injetada nos contêineres através de um sistema de flautas, sendo que a água aspersada (borrifada) se divide em moléculas, as quais se transformam em cristais, formando os flocos de neve.

Quais estão corretas? a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA

1. (Fuvest 2016) A cobra-coral - Erythrolamprus aesculapii - tem hábito diurno, alimenta-se de outras cobras e é terrícola, ou seja, caça e se abriga no chão. A jararaca - Bothrops jararaca - tem hábito noturno, alimenta-se de mamíferos e é terrícola. Ambas ocorrem, no Brasil, na floresta pluvial costeira. Essas serpentes a) disputam o mesmo nicho ecológico.

b) constituem uma população.

c) compartilham o mesmo hábitat.

d) realizam competição intraespecífica.

e) são comensais.

2. (Ufpa 2016) Charles Darwin, apesar de ser principalmente lembrado por suas contribuições à teoria evolutiva, foi também um ecólogo pioneiro em entender a natureza e a complexidade das relações entre as espécies que vivem em um determinado local, como se pode conferir na citação, a seguir, do livro A Origem das Espécies, em que ele descreve uma área próxima de sua casa: “É interessante contemplar um terreno coberto com plantas de muitos tipos, com aves cantando nos arbustos, com vários insetos esvoaçando de lá pra cá e com vermes rastejando pela terra úmida e refletir como estas formas cuidadosamente construídas, tão diferentes e tão dependentes umas das outras de maneira tão complexa, foram criadas pelas leis que agem entre nós.” A afirmativa correta em relação à citação é: a) Os representantes não vivos (abióticos), referidos na citação, correspondem ao ecossistema presente

no terreno próximo à casa de Darwin. b) As espécies diferentes que vivem e interagem em uma área constituem uma população ecológica. c) O que se convenciona chamar de comunidade ecológica é o conjunto de espécies que vive e interage

com as outras espécies em uma área, no caso o terreno vizinho à casa de Darwin. d) Comunidades envolvem necessariamente representantes animais e vegetais. e) Não são mencionadas, nessa citação, populações ecológicas. 3. (Mackenzie 2015) Há espécies de insetos, como por exemplo, o Aedes aegypti em que machos e fêmeas vivem no mesmo esconderijo, porém na hora de se alimentar, a fêmea busca o sangue de outros animais, enquanto que o macho se alimenta de frutas ou outros vegetais adocicados. Assim, podemos afirmar que o macho e a fêmea a) ocupam nichos ecológicos diferentes, porém o mesmo habitat.

b) ocupam o mesmo nicho ecológico, porém com habitats diferentes.

c) ambos ocupam o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat.

d) são consumidores de primeira ordem.

e) são consumidores de segunda ordem.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA

4. (Ufrgs 2014) Considere as seguintes afirmações sobre conceitos utilizados em ecologia. I. Nicho ecológico é a posição biológica ou funcional que um ecossistema ocupa em um determinado

meio. II. A zona de transição que faz limite entre dois biótopos recebe o nome de nível trófico. III. O estudo do comportamento animal em uma perspectiva evolutiva denomina-se Etologia. Quais estão corretas? a) Apenas I.

b) Apenas III.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

5. (Udesc 2013) Analise as proposições em relação à ecologia. I. As populações são formadas quando vários indivíduos da mesma espécie vivem em uma mesma

área e mantêm relação entre si. II. O habitat corresponde ao modo de vida ou ao papel ecológico que a espécie desempenha no

ecossistema. III. Comunidade ou biocenose são formadas por indivíduos da mesma espécie, que possuem pouca

relação de interação entre si. IV. Ecossistema é a reunião e a interação das comunidades com os fatores abióticos que atuam sobre

essas comunidades. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA

6. (Cefet MG 2015) O ovo é um recipiente biológico perfeito que contém material orgânico e inorgânico em sua constituição. Um de seus componentes é a clara ou albúmen, formada predominantemente por água e também por proteínas. Caso a galinha se reproduza antes da liberação do óvulo ocorrerá a formação de um embrião no interior do ovo. Porém, para que este se desenvolva é necessária uma transferência de calor, que ocorre durante o período em que essas aves chocam os ovos.

Disponível em: <http://super.abril.com.br>. Acesso em 21 abr. 2015. (Adaptado).

Caso a galinha saia do ninho temporariamente durante esse período, o desenvolvimento do embrião não cessará em virtude da água no interior do ovo a) diluir substâncias tóxicas.

b) ser um solvente universal.

c) possuir um alto calor específico.

d) participar de reações de hidrólise.

e) apresentar elevado valor nutricional.

7. (Ucs 2015) Uma criança passeando com seus pais na beira da lagoa reparou que havia vários insetos caminhando sobre a superfície da água. Eles não afundavam, porque a) as patas dos insetos estabelecem uma reação hidrofóbica.

b) a água é uma substância apolar e forma uma reação química com a superfície das patas dos insetos.

c) as pontes de hidrogênio são extremamente instáveis, tornando-se uma superfície sólida para os

insetos.

d) as patas dos insetos estabelecem uma reação hidrofílica.

e) a tensão superficial da água consegue suportar o peso do inseto.

8. (Enem PPL 2015) Durante a aula, um professor apresentou uma pesquisa nacional que mostrava que o consumo de sódio pelos adolescentes brasileiros é superior ao determinado pela Organização Mundial da Saúde. O professor, então, destacou que esse hábito deve ser evitado. A doença associada a esse hábito é a a) obesidade.

b) osteoporose.

c) diabetes tipo II.

d) hipertensão arterial.

e) hipercolesterolemia.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA

9. (G1 - ifce 2014) Os seres vivos são formados, quimicamente, por dois grandes grupos de compostos: orgânicos e inorgânicos. Os minerais, inorgânicos, desempenham funções importantíssimas para o ser vivo e a deficiência de alguns deles, no corpo humano, pode causar diversas doenças e prejuízos à saúde. O mineral, que é responsável pela constituição da hemoglobina e está relacionado ao transporte do O2 pelo sangue, cuja deficiência pode causar a doença conhecida como anemia, é o a) fósforo.

b) iodo.

c) sódio.

d) potássio.

e) ferro. 10. (Uespi 2012) Os sais minerais são essenciais em uma alimentação saudável, pois exercem várias funções reguladoras no corpo humano. Sobre esse assunto, faça a correspondência entre as colunas apresentadas abaixo. 1. Ferro 2. Sódio 3. Cálcio 4. Fósforo 5. Potássio ( ) Equilíbrio osmótico celular. ( ) Essencial à coagulação sanguínea. ( ) Transferência energética durante reações metabólicas celulares. ( ) Componente da mioglobina e enzimas respiratórias. ( ) Contração muscular e condução de impulsos nervosos. A sequência correta é: a) 2, 3, 4, 1, 5.

b) 3, 2, 4, 5, 1.

c) 5, 1, 3, 2, 4.

d) 1, 4, 3, 5, 2.

e) 2, 4, 3, 5, 1.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - PORTUGUÊS

1) Os amigos F.V.S., 17 anos, M.J.S., 18 anos, e J.S., 20 anos, moradores de Bom Jesus, cidade paraibana na divisa com o Ceará, trabalham o dia inteiro nas roças de milho e feijão. “Não ganhamos salário, é ‘de meia’. Metade da produção fica para o dono da terra e metade para a gente.” (Folha de São Paulo, 1° jun. 2002)

Os jovens conversam com o repórter sobre sua relação de trabalho. Utilizam a expressão “é de meia” e,

logo em seguida, explicam o que isso significa. Ao dar a explicação, eles

a) alteram o sentido da expressão.

b) consideram que o repórter talvez não conheça aquele modo de falar.

c) dificultam a comunicação com o repórter.

d) desrespeitam a formação profissional do repórter.

2)

I. A língua falada é mais solta, livre, espontânea e emotiva, pois reflete contato humano direto. II. A língua escrita é mais disciplinada, obedece às normas gramaticais impostas pelo padrão culto,

dela resultando um texto mais bem elaborado. III. A linguagem culta, eleita pela comunidade como a de maior prestígio, reflete um índice de cultura a

que todos pretendem chegar. IV. A linguagem popular é usada no cotidiano, não obedece rigidamente às normas gramaticais. Sobre as afirmações acima: a) apenas I e II estão corretas.

b) apenas II e III estão corretas.

c) apenas II, III e IV estão corretas.

d) apenas III e IV estão corretas.

e) todas estão corretas.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - PORTUGUÊS

Aí, galera Jogadores de futebol podem ser vítimas de estereotipação. Por exemplo, você pode imaginar um jogador de futebol dizendo ‘estereotipação’? E, no entanto, por que não? – Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera. – Minha saudação aos aficionados do clube aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares. – Como é? – Aí, galera. – Quais são as instruções do técnico? – Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com energia otimizada, na zona de preparação, aumentam as probabilidades de, recuperado o esférico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimônia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturação momentânea do sistema oposto, surpreendido pela reversão inesperada do fluxo da ação. – Ahn? – É pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça. – Certo. Você quer dizer mais alguma coisa? – Posso dirigir uma mensagem de caráter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsível e piegas, a uma pessoa à qual sou ligado por razões, inclusive, genéticas? – Pode. – Uma saudação para a minha genitora. – Como é? – Alô, mamãe! – Estou vendo que você é um, um... – Um jogador que confunde o entrevistador, pois não corresponde à expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expressão e assim sabota a estereotipação? – Estereoquê? – Um chato? – Isso.

(VERISSIMO, Luis Fernando. In: Correio Brasiliense, 12/maio/1998.)

3) O texto mostra uma situação em que a linguagem usada é inadequada ao contexto. Considerando as diferenças entre língua oral e língua escrita, assinale a opção que representa também uma inadequação da linguagem usada ao contexto: a) “O carro bateu e capotô, mas num deu pra vê direito.” (Um pedestre que assistiu ao acidente

comenta com o outro que vai passando.) b) “E aí, ô meu! Como vai essa força?” (Um jovem que fala para um amigo.) c) “Só um instante, por favor. Eu gostaria de fazer uma observação.” (Alguém comenta em um reunião

de trabalho.) d) “Venho manifestar meu interesse em candidatar-me ao cargo de secretária executiva desta

conceituada empresa.” (Alguém que escreve uma carta candidatando-se a um emprego.) e) “Porque se a gente não resolve as coisas como têm que ser, a gente corre o risco de termos, num

futuro próximo, muito pouca comida nos lares brasileiros.” (Um professor universitário em um congresso internacional.)

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - PORTUGUÊS

4) Em todas as alternativas há marcas de oralidade, isto é, expressões típicas da linguagem falada,

exceto:

a) Se você ficar olhando pra ela feito bobo, a manga cai em cima de sua cabeça.

b) “Peraí, mãe. Acho que tô a ponto de desmaiar.”

c) As variações da língua de ordem geográfica são chamadas de regionalismos.

d) “Dizque um chega, logo dão terra pra ele cultivar... É lavoura de café...”

e) “Engraçadinho de uma figa! Como você se chama?”

5)

“É bom quando a gente volta da escola, não tem nada de bom passando na TV normal, aí a gente pega e

liga a TV a cabo, que tem sempre alguma coisa boa pra ver.” (Sérgio Cleto Jr.)

“Tem um monte de esportes que eu adoro, principalmente futebol e tênis.” (Diego Derenzo)

Sobre as falas acima, pode-se afirmar que:

a) são exemplos do padrão culto da língua.

b) representam o uso da linguagem vulgar, pois refletem a pouca cultura de quem emitiu as mensagens.

c) são construções típicas do português falado, ou seja, da linguagem coloquial.

d) ferem claramente as normas gramaticais, não desempenhando seu papel comunicativo.

e) representam um tipo de linguagem comum em textos literários e poéticos.

6) “A gíria desceu o morro e já ganhou rótulo de linguagem urbana. A gíria é hoje o segundo idioma do brasileiro. Todas as classes sociais a utilizam.” (Karme Rodrigues) Assinale a alternativa em que não se emprega o fenômeno linguístico tratado no texto. a) Aladarque Cândido dos Santos, enfermeiro, apresentou-se como voluntário para a missão de paz.

Não tinha nada a ver com o pato e morreu em terra estrangeira envergando o uniforme brasileiro. b) Uma vez um passageiro me viu na cabine, não se conteve e disse: “Como você se parece com a

Carolina Ferraz!” c) Chega de nhenhenhém e blablablá, vamos trabalhar. d) Há muitos projetos econômicos visando às classes menos favorecidas, mas no final quem dança é o

pobre. e) Cara, se, tipo assim, seu filho escrever como fala, ele tá ferrado.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA

1. (Unicamp 2017) Sabe-se que, em um grupo de 10 pessoas, o livro A foi lido por 5 pessoas e o livro B foi lido por 4 pessoas. Podemos afirmar corretamente que, nesse grupo, a) pelo menos uma pessoa leu os dois livros.

b) nenhuma pessoa leu os dois livros.

c) pelo menos uma pessoa não leu nenhum dos dois livros.

d) todas as pessoas leram pelo menos um dos dois livros.

2. (Feevale 2016) A Matemática possui uma linguagem própria, uma notação para ser lida universalmente. Em relação aos conjuntos A {x | 1 x 10}, B {x | 5 x 10} e C {x | x 3}, fazem-se as

seguintes afirmações.

I. O conjunto A B C possui infinitos elementos.

II. O conjunto BAC possui infinitos elementos.

III. O conjunto B C não possui elementos.

Marque a alternativa correta. a) Apenas a afirmação I está correta.

b) Apenas a afirmação II está correta.

c) Apenas a afirmação III está correta.

d) Apenas as afirmações I e II estão corretas.

e) Todas as afirmações estão corretas.

3. (G1 - ifsul 2016) Em um grupo de 60 jovens praticantes de vôlei, basquete e futsal, sabe-se que: - 03 praticam os três esportes citados, - 01 não pratica nenhum esporte, - 07 jogam vôlei e basquete, - 25 jogam vôlei, - 27 praticam basquete, - 10 praticam basquete e futsal, - 30 jogam futsal, - 08 praticam vôlei e futsal. Quantos jovens praticam apenas dois esportes? a) 16

b) 17

c) 19

d) 25

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA

4. (G1 - ifal 2016) Em uma enquete, realizada com 2016 candidatos a uma das vagas nos cursos do IFAL, para saber em quais matérias, entre Matemática, Física e Química, eles sentiam mais dificuldade, obteve-se o seguinte resultado: 920 sentiam dificuldade em Matemática, 720 em Física, 560 em Química, 400 em Matemática e Física, 360 em Matemática e Química, 320 em Física e Química e 200 nas três matérias. O número de candidatos que afirmaram não ter dificuldade em nenhuma matéria é a) 136.

b) 336.

c) 416.

d) 576.

e) 696.

5. (Fgv 2015) Observe o diagrama com 5 organizações intergovernamentais de integração sul-americana:

Dos 12 países que compõem esse diagrama, integram exatamente 3 das organizações apenas

a) 4.

b) 5.

c) 6.

d) 7.

e) 8.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA

6. (Uern 2015) Uma empresa de software aloca seus funcionários em duas equipes de trabalho: manutenção e atendimento. Sabe-se que 80% de seus funcionários trabalham na equipe de manutenção e 35% na equipe de atendimento. Sabendo-se que essa empresa possui 500 funcionários e que um funcionário não precisa necessariamente trabalhar em uma única equipe, então o número de funcionários que trabalham nas equipes de atendimento e de manutenção é a) 50.

b) 60.

c) 65.

d) 75.

7. (G1 - ifce 2012) Considere os conjuntos A = {0, 1, 3, 5, 9} B = {3, 5, 7, 9} X = {x N; x 13}, onde N é o conjunto dos números inteiros não-negativos.

O conjunto A BxC é igual a

a) {0, 1, 3, 5, 7, 8, 9}.

b) {2, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13}.

c) {2, 4, 6, 8, 10, 11, 12, 13}.

d) {2, 5, 7, 8, 12, 13}.

e) {0, 1, 7, 8, 9, 10, 12, 13}.

8. (Pucrj 2010) Sejam x e y números tais que os conjuntos {0, 7, 1} e {x, y, 1} são iguais. Então, podemos

afirmar que:

a) x = 0 e y = 5

b) x + y = 7

c) x = 0 e y = 1

d) x + 2 y = 7

e) x = y

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA

9. (Pucpr 2010) As pessoas atendidas em uma unidade de saúde apresentaram os seguintes sintomas:

febre alta, dores no corpo e dores de cabeça. Os dados foram tabulados conforme quadro a seguir:

Sintomas Número de

pacientes

Febre 22

Dor no corpo 16

Náuseas 24

Febre e dor no corpo 10

Dor no corpo e náuseas 10

Náuseas e febre 8

Febre, dor no corpo e náuseas 6

Determine o número de pacientes atendidos no posto de saúde.

a) 62 pessoas.

b) 68 pessoas.

c) 40 pessoas.

d) 86 pessoas.

e) 42 pessoas.

10. (Fgv 2009) Uma pesquisa de mercado sobre determinado eletrodoméstico mostrou que 37% dos entrevistados preferem a marca X, 40% preferem a marca Y, 30% preferem a marca Z, 25% preferem X e Y, 8% preferem Y e Z, 3% preferem X e Z e 1% prefere as três marcas. Considerando que há os que não preferem nenhuma das três marcas, a porcentagem dos que não preferem nem X nem Y é: a) 20%

b) 23%

c) 30%

d) 42%

e) 48%

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA

11. (Unesp 2017) A figura indica o empilhamento de três cadeiras idênticas e perfeitamente encaixadas umas nas outras, sendo h a altura da pilha em relação ao chão.

A altura, em relação ao chão, de uma pilha de n cadeiras perfeitamente encaixadas umas nas outras, será igual a 1,4 m se n for igual a

a) 14. b) 17. c) 13. d) 15. e) 18. 12. (Eear 2017) Considere esses quatro valores x, y, 3x, 2y em PA crescente. Se a soma dos extremos

é 20, então o terceiro termo é

a) 9

b) 12

c) 15

d) 18

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA

13. (Uece 2016) Atente à seguinte disposição de números inteiros positivos: 1 2 3 4 5

6 7 8 9 10

11 12 13 14 15

16 17 18 19 20

21 . . . .

. . . . .

Ao dispormos os números inteiros positivos nessa forma, chamaremos de linha os números dispostos na horizontal. Por exemplo, a terceira linha é formada pelos números 11, 12, 13, 14 e 15. Nessa condição,

a soma dos números que estão na linha que contém o número 374 é a) 1.840.

b) 1.865.

c) 1.885.

d) 1.890.

14. (G1 - ifce 2016) Numa progressão aritmética de razão 3, o sexto termo vale 54. O septuagésimo

sexto termo dessa sequência é o número a) 284.

b) 264.

c) 318.

d) 162.

e) 228.

15. (G1 - ifsul 2016) A sequência ( 30, 27, 24, 21, ) mantém esse padrão de comportamento para

um determinado número de termos n. A soma destes n termos vale zero. Qual é esse número de termos? a) 19

b) 20

c) 21

d) 22

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA

16. (Fac. Albert Einstein - Medicin 2016) Suponha que, em certo país, observou-se que o número de exames por imagem, em milhões por ano, havia crescido segundo os termos de uma progressão aritmética de razão 6, chegando a 94 milhões / ano, ao final de 10 anos. Nessas condições, o aumento

percentual do número de tais exames, desde o ano da observação até ao final do período considerado, foi de a) 130%.

b) 135%.

c) 136%.

d) 138%.

17. (G1 - ifal 2016) Considere que o número de países que passaram a participar dos Jogos Olímpicos em um dado período de tempo obedeça à seguinte sequência 11, a, 29( , b, 47), que é uma progressão

aritmética, então a soma a b é igual a a) 49. b) 58. c) 67. d) 76. e) 85. 18. (Acafe 2016) Considerando a sequência 1 2 3 n(a , a , a , , a ), cujo n ésimo termo é dado pela expressão

na 3n 4, analise as seguintes proposições:

I. Essa sequência é uma progressão aritmética cuja razão é igual a 3.

II. A soma dos n primeiros termos dessa sequência é dada pela expressão 2

n3n 5n

S .2

III. Não existe um número natural n para o qual a soma 1 2 3 n 1 n(a a a a a ) 0.

IV. A sequência formada pelos 15 primeiros termos apresenta exatamente 7 termos representados por números primos.

Das proposições acima, tem-se exatamente: a) 4 corretas.

b) 3 corretas.

c) 2 corretas.

d) 1 correta.

proenem.com.br

Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA

19. (Fatec 2016) Em 2015, um arranha-céu de 204 metros de altura foi construído na China em somente 19 dias, utilizando um modelo de arquitetura modular pré-fabricada. Suponha que o total de metros de altura construídos desse prédio varie diariamente, de acordo com uma Progressão Aritmética ( PA ), de primeiro termo igual a 12,5 metros (altura construída durante o primeiro dia), e o último termo da PA

igual a x metros (altura construída durante o último dia). Com base nessas informações, o valor de x é, aproximadamente, Lembre-se de que: Soma da PA

1 nn

a a nS

2

a) 7,5.

b) 8,0.

c) 8,5.

d) 9,0.

e) 9,5.

20. (Enem 2ª aplicação 2016) Em um trabalho escolar, João foi convidado a calcular as áreas de vários quadrados diferentes, dispostos em sequência, da esquerda para a direita, como mostra a figura.

O primeiro quadrado da sequência tem lado medindo 1cm, o segundo quadrado tem lado medindo

2 cm, o terceiro 3 cm e assim por diante. O objetivo do trabalho é identificar em quanto a área de cada

quadrado da sequência excede a área do quadrado anterior. A área do quadrado que ocupa a posição n,

na sequência, foi representada por nA .

Para n 2, o valor da diferença n n 1A A , em centímetro quadrado, é igual a

a) 2n 1

b) 2n 1

c) 2n 1

d) 2(n 1)

e) 2n 1