módulo i - linux básico

7

Upload: dirce-cristiane-camilotti

Post on 03-Jul-2015

792 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Módulo I - Linux Básico
Page 2: Módulo I - Linux Básico

O LINUX é um sistema operacional gratuito (software livre), isento da necessidade de aquisição de registro. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Tovalds no ano de 1991, contém uma série de programas que lhe permitem interagir com seu computador e executar seus programas. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

O Linux que iremos trabalhar é o LINUX EDUCACIONAL, projetado especialmente para ambientes educacionais.

1. Linux

Pinguim Tux: O mascote do Linux.

1

Page 3: Módulo I - Linux Básico

O Linux Educacional é uma solução de software que colabora para o atendimento dos propósitos do ProInfo de forma a favorecer ao usuário final no que se refere ao uso e a acessibilidade da mesma, bem como ao responsável pelo laboratório no que se refere a manutenção e atualização da solução.

A versão 3.0 do Linux Educacional foi baseada em uma distribuição GNU/Linux chamada Kubuntu, com uma identidade visual simples e atrativa, aplicativos educacionais personalizados, ferramentas de acesso e busca dos conteúdos educacionais, repositório Debian de conteúdos educacionais mantido pelo MEC e ferramentas de produtividade.

O Linux Educacional é uma distribuição baseada em Debian e vem com o BrOffice.org. Traz como interface gráfica o KDE 3.5, além de outros softwares para uso geral. Simples de usar, o Linux Educacional traz alguns programas e aplicativos voltados para a Educação (propósito do Projeto do MEC). Softwares como RIVED, DVD Escola, E-BOOKS e Hinos Nacionais estão disponíveis nesse Sistema.

2

2. Linux Educacional

Page 4: Módulo I - Linux Básico

3. Semelhanças Linux e Windows

3

✔São Sistemas Operacionais que controlam o Computador;✔Possuem editor de texto, planilha, editor gráfico, multimídia;✔Possuem usuário e senha;✔Contam com Design Visual gráfico novo, atraente e simplificado;✔Poderosa ferramenta de edição de Áudio e Vídeo;✔Comunicação em tempo real: MSN, Pidgin, skype, ICQ, mIRC;✔Contam com Assistência Remota;✔Gerenciam a Restauração do Sistema;✔Configuração de Rede: LAN (com cabo) e WAN (wireless).

Page 5: Módulo I - Linux Básico

4. Vantagens Linux em relação ao Windows

4

✔Acesso mais rápido aos dados;✔É gratuito;✔Não pega vírus;✔Sistema de segurança do Linux é superior;✔Interface gráfica mais agradável e fácil;

justamente para cair nas graças do usuário final✔Sai uma nova versão a cada seis meses (aproximadamente).

Page 6: Módulo I - Linux Básico

Informática na Educação

5

Os computadores podem receber diferentes denominações, as quais envolvem tamanho, modo de uso e capacidade. Dentre os tipos de computadores, existem os supercomputadores, que são os computadores de grande porte, com alta velocidade de processamento e capacidade de memória, ainda há o computador pessoal (PC) que foi desenvolvido para ser utilizado por uma pessoa de cada vez. Dos computadores pessoais fazem parte diversos tipos de computadores, tais como: desktops, notebooks, netbooks, entre outros.

Acesse a Apostila Complementar N° 1

Fonte: http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/

Page 7: Módulo I - Linux Básico

Inclusão Digital

6

Agora que você já conhece o Sistema Operacional Linux e o computador, vamos começar a pensar na inclusão digital?

Inclusão digital é proporcionar a democratização de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), criando condições para que os cidadãos sejam, de fato, incluídos na sociedade. Por essa razão, não se pode confundir inclusão digital com alfabetização digital, a qual está vinculada ao ensinamento básico dos recursos da informática.

O objetivo é proporcionar inclusão social, na qual prevalece a redução das desigualdades socioeconômicas por meio de projetos comunitários, culturais e profissionalizantes, utilizando as TIC e tendo a educação como meio para a efetivação dessa prática.

Para incluir digitalmente, é necessário que sejam desenvolvidas atividades contextualizadas com a realidade da comunidade e, além disso, que sejam socializadas experiências por meio de recursos tecnológicos. A inclusão digital não só pode proporcionar processos de ensino e aprendizagem como também contribuir para a (re)inserção no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, a educação aliada às tecnologias pode favorecer o desenvolvimento de uma consciência crítica nas comunidades, atendendo às necessidades emergentes das mesmas.

Acesse a Apostila Complementar N° 2

Fonte: http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/