módulo 3 - aula 001 - questões - jurisdição e ação

43
1/43 QUESTÕES FCC PARA TRIBUNAIS DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: THIAGO COELHO Da jurisdição. Da ação 1. (FCC - 2010 - TRT - 22ª Região (PI) - Analista Judiciário - Área Judiciária) A indeclinabilidade é uma característica a) da ação. b) da jurisdição. c) do processo. d) da lide. e) do procedimento. 2. (FCC - 2009 - TJ-PA - Analista Judiciário - Área Judiciária) Jurisdição é a) a faculdade atribuída ao Poder Executivo de propor e sancionar leis que regulamentem situações jurídicas ocorridas na vida em sociedade. b) a faculdade outorgada ao Poder Legislativo de regulamentar a vida social, estabelecendo, através das leis, as regras jurídicas de observância obrigatória. c) o poder das autoridades judiciárias regularmente investidas no cargo de dizer o direito no caso concreto. d) o direito individual público, subjetivo e autônomo, de pleitear, perante o Estado a solução de um conflito de interesses. e) o instrumento pelo qual o Estado procede à composição da lide, aplicando o Direito ao caso concreto, dirimindo os conflitos de interesses. 3. (FCC / ANALISTA - TRT- 7ª) No que concerne à jurisdição e à ação, é INCORRETO afirmar: (A) nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais. (B) ninguém poderá pleitear, em nome próprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei. (C) o interesse do autor pode limitar-se à declaração da existência ou da inexistência de relação jurídica. (D) ocorrendo violação do direito não é admissível a ação declaratória. (E) para propor ou contestar a ação é necessário ter legitimidade e interesse 4. (FCC/ANALISTA JUD/TRT 12ª 2010) As condições da ação (A) reconhecidas liminarmente podem ser reapreciadas pelo juiz quando da prolação da sentença. (B) não se aplicam ao Ministério Público, quando for parte, em razão do interesse público da sua atuação. (C) não podem ser apreciadas pelo juiz ex officio, devendo ser obrigatoriamente arguidas pelas partes. (D) só se aplicam à propositura da ação pelo autor, não sendo exigíveis quando se tratar de reconvenção. (E) não podem ser arguidas pelo Ministério Público, quando intervir no processo como custos legis

Upload: simone-de-oliveira

Post on 20-Oct-2015

303 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

1/43

QUESTÕES FCC PARA TRIBUNAIS

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PROFESSOR: THIAGO COELHO

Da jurisdição. Da ação

1. (FCC - 2010 - TRT - 22ª Região (PI) - Analista Judiciário - Área Judiciária) A indeclinabilidade é uma característica

a) da ação. b) da jurisdição. c) do processo. d) da lide. e) do procedimento.

2. (FCC - 2009 - TJ-PA - Analista Judiciário - Área Judiciária) Jurisdição é

a) a faculdade atribuída ao Poder Executivo de propor e sancionar leis que regulamentem situações jurídicas ocorridas na vida em sociedade.

b) a faculdade outorgada ao Poder Legislativo de regulamentar a vida social, estabelecendo, através das leis, as regras jurídicas de observância obrigatória.

c) o poder das autoridades judiciárias regularmente investidas no cargo de dizer o direito no caso concreto.

d) o direito individual público, subjetivo e autônomo, de pleitear, perante o Estado a solução de um conflito de interesses.

e) o instrumento pelo qual o Estado procede à composição da lide, aplicando o Direito ao caso concreto, dirimindo os conflitos de interesses.

3. (FCC / ANALISTA - TRT- 7ª) No que concerne à jurisdição e à ação, é INCORRETO afirmar: (A) nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais. (B) ninguém poderá pleitear, em nome próprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei. (C) o interesse do autor pode limitar-se à declaração da existência ou da inexistência de relação jurídica. (D) ocorrendo violação do direito não é admissível a ação declaratória. (E) para propor ou contestar a ação é necessário ter legitimidade e interesse 4. (FCC/ANALISTA JUD/TRT 12ª 2010) As condições da ação (A) reconhecidas liminarmente podem ser reapreciadas pelo juiz quando da prolação da sentença. (B) não se aplicam ao Ministério Público, quando for parte, em razão do interesse público da sua atuação. (C) não podem ser apreciadas pelo juiz ex officio, devendo ser obrigatoriamente arguidas pelas partes. (D) só se aplicam à propositura da ação pelo autor, não sendo exigíveis quando se tratar de reconvenção. (E) não podem ser arguidas pelo Ministério Público, quando intervir no processo como custos legis

Page 2: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

2/43

5. (FCC/ANALISTA JUDICIÁRIO – TRE-PR /2012) São condições da ação: (A) capacidade postulatória, legitimidade das partes e interesse processual. (B) competência do juiz, inocorrência da prescrição e não terem as partes celebrado convenção de arbitragem. (C) interesse de agir, inocorrência da prescrição ou de decadência e capacidade de ser parte. (D) possibilidade jurídica do pedido, legitimidade das partes e interesse processual. (E) possibilidade jurídica do pedido, não se achar perempta a ação e citação válida do réu. 6. (FCC/ANALISTA JUDICIÁRIO – EXECUÇÃO DE MANDADOS - TJ-RJ /2012) Se alguma das condições da ação não for atendida, o processo (A) é nulo, não havendo formação de coisa julgada de nenhuma espécie. (B) será julgado com resolução do mérito, formando coisa julgada material. (C) será julgado com resolução do mérito, acarretando coisa julgada formal. (D) será julgado extinto sem resolução do mérito, formando coisa julgada material. (E) será julgado extinto sem resolução do mérito, acarretando coisa julgada formal. 7. (FCC / JUIZ – MS / 2010) Fala-se que uma ação é idêntica à outra quando tiver (A) a mesma natureza. (B) o mesmo pedido e as mesmas partes. (C) o mesmo pedido, as mesmas partes e mesma causa de pedir. (D) o mesmo pedido e mesma causa de pedir. (E) fundamentos e pedidos de mesma natureza.

8. (FCC/ TRT9/ ANALISTA EXEC MAND) - A respeito do direito de ação, é INCORRETO afirmar que: (A) é o direito subjetivo público de pleitear ao Poder Judiciário uma decisão sobre uma pretensão. (B) é dependente e vinculado ao direito material ou à relação jurídica material existente entre as partes. (C) é assegurado pela Constituição, a qual garante que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. (D) são condições de seu exercício: a legitimidade, o interesse de agir e a possibilidade jurídica do pedido. (E) são elementos identificadores da ação: as partes, o pedido e a causa de pedir. 9. (PROC BACEN) - Há substituição processual quando: (A) o advogado representa a parte no processo. (B) autorizado por lei, terceiro pleitear em nome próprio direito alheio. (C) terceiro pleitear em nome próprio e em nome alheio direitos que são comuns, independentemente de autorização legal. (D) a parte não necessitar de advogado para postular em Juízo. (E) autorizado por lei, terceiro pleitear em nome alheio os direitos que este não postular, prejudicando seus credores.

Das partes e dos procuradores: capacidade processual; dos deveres das partes e dos seus procuradores; dos procuradores; litisconsórcio e intervenção de terceiros.

Page 3: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

3/43

10. (FCC/ TRT8/ ANALISTA JUD) - A representação em juízo, ativa e passivamente, dar-se-á na seguinte conformidade: (A)a massa falida por seus sócios. (B)o Município apenas por seu prefeito. (C)a herança jacente pelo inventariante. (D)o condomínio somente pelo síndico. (E) a União por seus procuradores.

11. (FCC - TRT 8ª Região - Analista Jud. - Execução de Mandados –2010) A herança vacante será representada em juízo a) pelo síndico. b) por seu curador. c) pelo inventariante. d) pelo gerente. e) pelos herdeiros.

12. (FCC/ANALISTA JUDICIÁRIO – TRT 8ª REGIÃO/2010) Em uma ação ordinária de cobrança, o juiz verificou que a ré, pessoa jurídica de direito privado, apresentou contestação desacompanhada dos respectivos estatutos, impossibilitando a verificação de quem tinha legitimidade para representá-la. Em vista disso, o juiz marcou o prazo de dez dias para ser sanado o defeito. Caso o despacho não seja cumprido dentro do prazo estabelecido, o juiz (A) extinguirá o processo sem julgamento do mérito. (B) nomeará curador à lide. (C) decretará a revelia da ré. (D) destituirá o advogado da ré. (E) reconhecerá a nulidade do processo. 13. (FCC/ANALISTA JUDICIÁRIO – TJ – SE) O juiz dará curador especial (A) ao incapaz, se não tiver representante legal. (B) a um dos cônjuges, quando o interesse deste colidir com o do outro. (C) ao réu citado por edital, que apresentou tempestivamente contestação através de advogado constituído. (D) ao réu citado por hora certa, que apresentou tempestivamente contestação através de advogado constituído. (E) ao incapaz, quando representado por tutor constituído na forma da lei civil. 14. (FCC/ANALISTA JUDICIÁRIO - TRT-PR/2010) Quanto à substituição das partes e procuradores, é correto afirmar: (A) O cessionário de coisa ou direito litigioso poderá ingressar em juízo substituindo o cedente, sem que o consinta a parte contrária. (B) O adquirente de coisa ou direito litigioso poderá ingressar em juízo, substituindo o alienante, sem que o consinta a parte contrária. (C) Na alienação de coisa ou direito litigioso, a sentença proferida entre as partes originárias estende seus efeitos ao adquirente ou cessionário.

Page 4: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

4/43

(D) A morte de qualquer das partes implicará extinção do processo. (E) A substituição voluntária das partes, no curso do processo, poderá ocorrer em qualquer situação, ainda que não prevista em lei. 15. (FCC/ ANALISTA JUD- TRE-AP/2011) Vera, advogada do Condomínio Edifício SOL, ajuizou ação de cobrança a fim de evitar a prescrição, sem instrumento de mandato, tendo em vista que a síndica do referido Condomínio está ausente do Brasil em razão de viagem. Neste caso, (A) Vera se obrigará, mediante caução, a exibir o instrumento de mandato no prazo de 10 dias, prorrogável até outros 10, por despacho do juiz. (B) o processo será extinto sem resolução do mérito, tendo em vista a inexistência da procuração, com o consequente reconhecimento da prescrição. (C) a inicial será indeferida por estar desacompanhada de documento essencial. (D) Vera se obrigará, independentemente de caução, a exibir o instrumento de mandato no prazo de 15 dias, prorrogável até outros 15, por despacho do juiz. (E) Vera se obrigará, independentemente de caução, a exibir o instrumento de mandato no prazo improrrogável de 60 dias.

16. (TRF2 – FCC – TÉCNICO – 2012) Roberval é maior, capaz, técnico em computação, reside na cidade do Rio de Janeiro, se acha em pleno exercício de seus direitos e habilitado a todos os atos da vida civil. Nesse caso, Roberval: a) Não tem capacidade postulatória, nem capacidade para estar em juízo; b) Só tem capacidade para estar em juízo e capacidade postulatória se estiver assistido por curador

especial; c) Tem capacidade postulatória e capacidade para estar em juízo; d) Tem capacidade postulatória mas não tem capacidade para estar em juízo; e) Tem capacidade para estar em juízo mas não tem capacidade postulatória.

17. (FCC/ ANALISTA JUD- TRT- 23ª REGIÃO/2011) NÃO têm capacidade postulatória para atuar na Justiça Comum (A) os membros do Ministério Público no exercício de suas funções. (B) os profissionais regularmente inscritos no quadro de advogados da Ordem dos Advogados do Brasil. (C) todas as pessoas maiores e capazes que se acharem no exercício de seus direitos. (D) os Juízes de Direito nas exceções de suspeição ou impedimento contra eles oposta. (E) os membros da Advocacia Geral da União no exercício de suas atribuições. 18. (FCC - TJ/PI - Assessor Jurídico - 2010) A procuração geral para o foro não habilita o advogado para a) receber citação inicial e transigir. b) assinar a petição inicial ou a contestação. c) interpor os recursos especial e extraordinário. d) ajuizar reconvenção e propor a ação declaratória incidental. e) receber intimação da data designada para a audiência e da sentença.

Page 5: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

5/43

19. (TRF2 – FCC – TÉCNICO – 2012) A procuração geral para o foro conferida por instrumento público ou particular, assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, inclusive: a) Recorrer; b) Desistir; c) Transigir; d) Receber e dar quitação; e) Firmar compromissos;

20. (FCC-TRF3-ANALISTA JUDICIÁRIO) - A multa referente à litigância de má-fé

(a) Não pode ser cumulada com a obrigação de indenizar a parte contrária pelos prejuízos que esta sofreu, honorários e despesas que efetuou.

(b) Depende de requerimento da parte contrária, não podendo ser aplicada pelo juiz de ofício. (c) Só pode ser aplicada no primeiro grau de jurisdição e não depende de fundamentação

específica. (d) Não pode ser imposta, por falta de previsão legal, à parte que induz testemunha a mentir

em juízo. (e) Pode ser imposta mais de uma vez ao mesmo litigante por atos diferentes no curso do

mesmo processo. 21. (FCC/ ANALISTA JUD- EXECUÇÃO DE MANDADOS – TRF 1ª REGIÃO/2011) João ajuizou ação de cobrança em face de Tício, ação esta em que foi atribuído à causa o valor de R$ 100.000,00. Na referida ação, João foi considerado litigante de má-fé e condenado a pagar multa, honorários advocatícios, todas as despesas que Tício efetuou, bem como indenizá-lo pelos prejuízos. Neste caso, de acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, a referida multa não poderá exceder o valor de a) R$ 1.000,00. b) R$ 2.000,00. c) R$ 10.000,00. d) R$ 20.000,00. e) R$ 40.000,00. 22. (FCC - TRT 8ª Região - Analista Jud. - Execução de Mandados – 2010) NÃO se reputa litigante de má-fé a parte que a) interpuser recurso com intuito manifestamente protelatório. b) alterar a verdade dos fatos. c) só se manifestar nos autos no último dia dos prazos processuais. d) proceder de modo temerário em qualquer incidente ou ato do processo. e) deduzir pretensão ou defesa contra texto expresso de lei.

23. (FCC/ PGM-AM) - De acordo com o Código de Processo Civil, (A) os atos e as omissões de um litisconsorte, em regra, prejudicarão ou beneficiarão os outros. (B) no litisconsórcio facultativo, o juiz poderá limitar o número de litigantes, quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa.

Page 6: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

6/43

(C) cada litisconsorte tem o direito de promover o andamento do processo, sendo facultativa a intimação de todos dos respectivos atos. (D) no litisconsórcio necessário, a eficácia da sentença não dependerá da citação de todos os litisconsortes no processo. (E) no litisconsórcio necessário, o juiz ordenará ao autor que promova a citação de todos os litisconsortes, dentro do prazo que assinar, sob pena de suspensão do processo.

24. (FCC/ PROC BACEN) - Considere as seguintes afirmações: I.Havendo litisconsórcio necessário o Juiz ordenará ao autor que promova a citação de todos os litisconsortes no prazo que assinar, sob pena de declarar extinto o processo. II.Será unitário o litisconsórcio necessário quando o Juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes. III.Não pode o Juiz limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes. IV.Os litisconsortes só poderão promover o andamento do processo em conjunto, sendo vedados os atos isolados. V.Salvo disposição em contrário, os litisconsortes serão considerados em suas relações com a parte adversa como litigantes distintos, de modo que o reconhecimento da prescrição ou da decadência em relação a um não impõe a mesma solução em relação aos demais. Sobre o litisconsórcio são corretas (A)I, II e V. (B)II, IV e V. (C)III, IV e V. (D)I, III e IV. (E)II, IV e V. 25. (FCC/PGM-MANAUS) José move ação de indenização, pelo rito ordinário contra Paulo. Regularmente citado o réu (Paulo), no décimo dia do prazo para contestação, nomeia à autoria João. O pedido foi deferido pelo juiz, que suspende o processo e manda ouvir o autor (José) no prazo de cinco dias. Nesse caso, se José (A) recusar a nomeação, a lide prosseguirá em face de Paulo, que poderá oferecer sua defesa no prazo de cinco dias remanescente. (B) aceitar a nomeação, caberá a Paulo promover a citação do nomeado (João). (C))recusar a nomeação, a lide prosseguirá em face de Paulo, sendo-lhe assinalado novo prazo para contestação. (D) recusar a nomeação o Juiz poderá rejeitar esta objeção e determinar a citação do nomeado. (E) aceitar a nomeação o réu será imediatamente excluído do pólo passivo da lide antes da citação do nomeado. 26. (FCC/ ANALISTA JUDICIÁRIO TRT-PR/ 2010) Quando o credor exigir de um ou de alguns dos devedores solidários, parcial ou totalmente, a dívida comum, é (A) admissível a nomeação à autoria dos demais devedores solidários. (B) obrigatória a nomeação à autoria dos demais devedores solidários. (C) admissível a denunciação da lide a qualquer dos devedores solidários. (D) admissível o chamamento ao processo de todos os devedores solidários.

Page 7: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

7/43

(E) obrigatória a denunciação da lide aos demais devedores solidários. 27. (FCC - 2011 - TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Área Judiciária) João ajuizou ação de indenização contra o Plano de Saúde X, alegando ter ocorrido erro médico por parte de José, profissional responsável pela cirurgia a que foi submetido. Estando José obrigado, pelo contrato, a indenizar o Plano de Saúde X, em ação regressiva se este vier a perder a demanda, José deverá ser citado para integrar o processo através do instituto processual

a) do chamamento ao processo. b) da denunciação da lide. c) da nomeação à autoria. d) da oposição. e) da assistência.

28. (FCC/ PROC BACEN) Verifica-se a assistência litisconsorcial quando (A) o assistido for absoluta ou relativamente incapaz. (B) o pedido de assistência não for impugnado pelo assistido, nem pelo adversário deste. (C) o interesse do assistente for meramente de fato e não jurídico. (D) a ação for meramente declaratória. (E) a sentença houver de influir na relação entre o assistente e o adversário do assistido. 29. (FCC/DEFENSOR-MT) Ao modo de intervenção de terceiros que envolve fiador e devedores solidários dá-se o nome de (A) denunciação da lide. (B) litisconsórcio necessário. (C) chamamento ao processo. (D) nomeação à autoria. (E) assistência litisconsorcial.

30. (FCC/ ANALISTA JUD- EXECUÇÃO DE MANDADOS – TRT-24ª REGIÃO/2011) Na ação em que o terceiro reivindica a coisa, cujo domínio foi transferido à parte, a fim de que esta possa exercer o direito que da evicção lhe resulta, a intervenção do alienante no processo se fará por meio do instituto denominado (A) chamamento ao processo. (B) nomeação à autoria. (C) oposição. (D) assistência. (E) denunciação da lide.

31. (FCC/ PGM-SANTOS) Quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e réu, poderá: (A)até ser proferida a sentença, oferecer oposição contra ambos. (B)até o despacho saneador, requerer a denunciação da lide em seu favor. (C)até ser proferida a sentença, requerer o chamamento ao processo. (D)mesmo em grau de apelação, oferecer oposição.

Page 8: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

8/43

(E)mesmo em grau de apelação, requerer o chamamento ao processo. 32. (FCC/ PGE-SE) São formas espontâneas de intervenção de terceiros: (A)a assistência e o chamamento ao processo. (B)a denunciação da lide e a assistência. (C)a oposição e a assistência. (D)a nomeação à autoria e a oposição. (E)a oposição e o chamamento ao processo.

Do Ministério Público. Do juiz. Dos auxiliares da justiça.

33. (FCC/ ANALISTA ADM – TRE-PE /2011) No processo “B” o Ministério Público está intervindo como fiscal da Lei. Neste caso, (A) poderá juntar documentos e certidões, bem como produzir prova em audiência, mas não poderá requerer outras diligências uma vez que estas competem especificamente às partes. (B) poderá juntar documentos e certidões, mas não poderá produzir prova em audiência. (C) o Ministério Público terá vista dos autos antes das partes, sendo intimado apenas dos principais atos processuais previstos no Código de Processo Civil. (D) não poderá juntar documentos e certidões, mas poderá produzir prova em audiência. (E) o Ministério Público terá vista dos autos depois das partes, sendo intimado de todos os atos do processo. 34. (MPPE – ANALISTA - FCC) - De acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, considere as seguintes assertivas a respeito do Ministério Público: I.O Ministério Público exercerá o direito de ação nos casos previstos em lei, cabendo-lhe, no processo, os mesmos poderes e ônus que às partes. II. Intervindo como fiscal da lei, o Ministério Público terá vista dos autos antes das partes, sendo intimado dos atos relevantes do processo. III. Compete ao Ministério Público intervir, dentre outras, nas causas concernentes ao estado da pessoa, pátrio poder, tutela, curatela, interdição e declaração de ausência. É correto o que consta APENAS em (A) I. (B) II. (C) I e III. (D) I e II. (E) II e III. 35. (FCC/ANALISTA - MPE-SE) Quando o Ministério Público for parte, computar-se-á o prazo (A) singelamente, salvo se, também, em razão de litisconsórcio, com advogados distintos, a outra parte tiver prazos em dobro. (B) em quádruplo para contestar e em dobro para recorrer e apresentar contra-razões de recurso. (C) em quádruplo para contestar e para recorrer. (D) em dobro para contestar, recorrer e apresentar contra- razões de recursos. (E) em quádruplo para contestar e em dobro para recorrer.

Page 9: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

9/43

36. (FCC/ ANALISTA JUDICIÁRIO – EXECUÇÃO DE MANDADOS - TJ-RJ /2012) O juiz responderá por perdas e danos quando (A) recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providência que deva ordenar de ofício, ou a requerimento da parte. (B) sua sentença for alterada pelos tribunais. (C) exceder o prazo de noventa dias para término de qualquer processo. (D) determinar provas que os tribunais entendam desnecessárias. (E) retardar, em qualquer situação, providência inerente ao exercício de suas funções.

37. (FCC - TRT 15ª Região - Analista Judiciário - Área Administrativa - 2009) Segundo o Código de Processo Civil, o Juiz a) titular que estiver convocado deverá julgar a lide se concluiu a audiência. b) poderá se eximir de sentenciar ou despachar alegando lacuna da lei. c) poderá decidir por equidade, mesmo nos casos não previstos em lei. d) será considerado impedido para exercer suas funções em processo de jurisdição contenciosa se alguma das partes for credor de seu cônjuge. e) poderá de ofício determinar as provas necessárias à instrução do processo, indeferindo as diligências inúteis ou meramente protelatórias. 38. (FCC/ TRT1/ ANALISTA EXEC MAND) - Objetivando garantir a imparcialidade do magistrado, os impedimentos: (A)caracterizam presunção relativa de parcialidade do juiz. (B)podem ser argüidos somente até a sentença de primeiro grau. (C)que não forem conhecidos antes do trânsito em julgado da sentença, podem ser alegados em sede de ação rescisória. (D)não podem ser conhecidos de ofício pelos juízos de primeiro e de segundo grau. (E)dizem respeito a fatos subjetivos que apenas comprometem a imparcialidade do juiz.

39. (MPPE – ANALISTA – FCC) De acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, o juiz: (A) deverá aplicar as normas legais no julgamento da lide, sendo vedado, na sua falta, recorrer à analogia. (B) poderá se eximir de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei, devendo fundamentar a sua decisão. (C) deverá aplicar as normas legais no julgamento da lide, sendo vedado, na sua falta, recorrer aos costumes. (D) apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos, ainda que não alegados pelas partes; mas deverá indicar, na sentença, os motivos que lhe formaram o convencimento. (E) decidirá a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe, porém, permitido conhecer de questões não suscitadas, mesmo se a lei exigir a iniciativa da parte.

40. (FCC/DEFENSOR-MT) Quanto às funções exercidas pelo juiz:

(A) visando à justiça de cada caso, deve como regra julgar por equidade. (B) deve zelar pelo tratamento isonômico das partes, conciliá-las sempre que possível, procurar a rápida solução do litígio e prevenir ou reprimir qualquer ato contrário à dignidade da justiça.

Page 10: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

10/43

(C) diante do princípio da iniciativa da parte, deve aguardar que esta requeira as provas a serem produzidas, não podendo fazê-lo de ofício. (D) pode decidir livremente a lide, desde que fundamentadamente, podendo examinar quaisquer questões do processo, levantadas ou não pelas partes, em busca de subsídios para o julgamento. (E) as decisões aplicam sempre as normas legais, sendo-lhe defeso utilizar-se de outros meios para despachar ou sentenciar.

41. (FCC/ ANALISTA JUD- TRE-AP/2011) Fábio é juiz de direito na comarca de Barra de Ouro onde tramitam os processos Prata, Bronze e Cobre. No processo Prata ele é herdeiro presuntivo do autor, no processo Bronze ele é amigo intimo do réu e no processo Cobre ele é cunhado do advogado do autor. Nestes casos, é defeso a Fábio exercer as suas funções:

(A) nos processos Bronze e Cobre, somente. (B) no processo Prata, somente. (C) nos processos Prata, Bronze e Cobre. (D) nos processos Prata e Bronze, somente. (E) no processo Cobre, somente.

42. (FCC/ TRF 4ª/ ANAL. JUDICIÀRIO) - Sobre os auxiliares da justiça analise: I – Incumbe ao Oficial de Justiça, dentre outras atribuições, estar presente às audiências e coadjuvar o juiz na manutenção da ordem. II – A prática de ato nulo com dolo ou culpa caracteriza uma das hipóteses através da qual o escrivão e o oficial de justiça são civilmente responsáveis. III – O perito nomeado poderá escusar-se do encargo alegando motivo legítimo, recusa esta que deverá ser apresentada dentro de 10 dias, contados da intimação ou do impedimento superveniente. IV – Incumbe ao escrivão, dentre outras atribuições, dar independentemente de despacho, certidão de qualquer ato ou termo do processo, respeitando as restrições previstas em lei. De acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, está correto o que se afirma APENAS em

(A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) I e IV. (D) II, III e IV. (E) II e IV.

43. (TRF2/ANALISTA JUDICIÁRIO – EXECUÇÃO MANDADO) - Incumbe ao Oficial de Justiça: A) estar presente às audiências e coadjuvar o juiz na manutenção da ordem; B) redigir, em forma legal, os ofícios, mandados, cartas precatórias e mais atos que pertençam ao seu ofício; C) dar, independentemente de despacho, certidão de qualquer ato ou termo do processo, quando assim não veda a lei; D) comparecer às audiências, ou, não podendo fazê-lo, designar para substituí-lo escrevente juramentado, de preferência datilógrafo ou taquígrafo; E) ter, sob sua guarda e responsabilidade, os autos, não permitindo que saiam de cartório, exceto nos casos previstos em lei.

Page 11: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

11/43

44. (FCC-TRF4-EXEC.MANDADO) - No que tange ao perito e ao assistente técnico, é de se observar que o (A) assistente técnico está sujeito a compromisso e, se prestar informações inverídicas, ficará inabilitado por um ano, a funcionar em outras perícias. (B) prazo para a entrega do laudo pelo perito é de até trinta dias, devendo o assistente oferecer as suas críticas até quinze dias depois da juntada do trabalho daquele. (C) assistente técnico, como o perito, deverá ser necessariamente da confiança do juiz, além disso, está sujeito a impedimento ou suspeição. (D) perito, sendo um auxiliar do juízo, tem obrigação de aceitar o encargo, não podendo dele eximir-se.

(E) perito só pode escusar-se do encargo, alegando motivo legítimo.

45. (FCC/ OFICIAL DE JUSTIÇA JUDICIÁRIO E ADM – TJ-PE /2012) Débora pretende candidatar-se ao cargo de oficial de justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Indagou a Julia, sua amiga advogada, quais as incumbências que o Código de Processo Civil brasileiro estabelece à função de Oficial de Justiça. Julia respondeu que não se recordava de todas, mas que ao oficial de justiça incumbe: (A) efetuar avaliações. (B) redigir, em forma legal, os ofícios, mandados e cartas precatórias. (C) ter, sob sua guarda e responsabilidade, os autos, não permitindo que saiam do cartório. (D) fazer pessoalmente as citações, certificando no mandado o ocorrido, com menção de lugar, dia e hora, na presença obrigatória de, no mínimo, três testemunhas. (E) fazer pessoalmente as prisões certificando no mandado o ocorrido, com menção de lugar, dia e hora, na presença obrigatória de, no mínimo, três testemunhas.

46. (FCC - TRE/AM - Analista Administrativo) O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas: a) ficará inabilitado, por dois anos, a funcionar em outras perícias. b) ficará inabilitado, por um ano, a funcionar em outras perícias. c) ficará inabilitado, por cinco anos, a funcionar em outras perícias. d) ficará inabilitado a funcionar em qualquer perícia por prazo indeterminado. e) não ficará inabilitado a funcionar em outras perícias. 47. (TRF2 – FCC – TÉCNICO – 2012) - NÃO se inclui dentre os auxiliares da justiça o a) Oficial de justiça b) Advogado c) Perito d) Intérprete e) Administrador

Da Competência.

Page 12: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

12/43

48. (TRT6 – FCC – ANALISTA JUDICIÁRIO – 2012) - No processo civil, a incompetência absoluta A) não pode ser conhecida de ofício pelo juiz. B) deve ser alegada mediante exceção. C) só pode ser reconhecida pelo juiz, não cabendo à parte deduzi-la. D) pode ser alegada em preliminar de contestação E) se não for alegada no prazo da contestação, fica preclusa a sua arguição no processo.

49. (FCC - 2010 - TRT - 12ª Região (SC) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Em uma relação jurídica, Paulo é credor, sendo que Pedro, João, José e Luiz, pela ordem de assinatura no contrato, são devedores solidários. Não há previsão de foro no contrato. Os devedores são domiciliados em comarcas diferentes. Paulo poderá demandar todos os devedores no foro do

a) seu próprio domicílio. b) domicílio de Pedro, somente. c) domicílio de qualquer deles, à sua escolha. d) domicílio de Luiz, somente. e) domicílio mais próximo ao seu.

50. (FCC - 2010 - TRT - 12ª Região (SC) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) A respeito da competência, considere: I - Em razão da matéria. II - Territorial. III - Em razão da hierarquia. IV - Em razão do valor da causa. Devem ser declaradas de ofício e podem ser alegadas em qualquer tempo e grau de jurisdição as indicadas APENAS em

a) I e III. b) II e III. c) I e IV. d) III e IV. e) II e IV.

51. (FCC - 2010 - PGM-PI - Procurador Municipal - Prova tipo 3) Quanto à competência,

a) como regra, quando territorial, pode ser declinada de ofício pelo juiz, sem necessidade de provocação da parte.

b) de modo geral, são relevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente à propositura da demanda.

c) é determinada no momento da propositura da demanda. d) a autoridade judiciária brasileira a tem concorrente para conhecer de ações relativas a

imóveis situados no país. e) em razão do valor e da função, em primeiro grau, é regida pelas normas de organização

judiciária. 52. (FCC - 2003 - TRE-AC - Analista Judiciário - Área Judiciária) De acordo com a legislação processual civil brasileira, em relação à incompetência,

Page 13: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

13/43

a) a absoluta deve ser deduzida na contestação, e a relativa por meio de exceção. b) a relativa deve ser deduzida na contestação, e a absoluta por meio de exceção. c) tanto a absoluta quanto a relativa devem ser deduzidas na contestação. d) tanto a absoluta quanto a relativa devem ser deduzidas por meio de exceção. e) a absoluta deve ser deduzida na contestação, e a relativa por meio de reconvenção.

53. (FCC/ASSESSOR JURÍDICO -TJ- PI/2010) Sobre a competência no processo civil, é correto afirmar: (A) A incompetência em razão da matéria deve ser argüida pelo réu por exceção, no prazo para contestar. (B) A incompetência em razão da hierarquia depende de exceção para ser declarada. (C) A incompetência territorial jamais se perpetua, pois depende do atual endereço de residência do réu. (D) Se o réu deixar de opor exceção de incompetência em razão do valor da causa no prazo para contestar, poderá fazê-lo na próxima oportunidade em que falar nos autos. (E) O juiz pode declarar-se incompetente, de ofício, em casos de nulidade de cláusula de eleição de foro nos contratos de adesão.

54. (FCC/DEFENSOR-MT / 2009) A incompetência absoluta deve ser

(A) provocada pela parte; aceita, extingue-se o processo.

(B) declarada de ofício; aceita, remetem-se os autos ao juiz competente, havendo-se como nulos somente os atos decisórios. (C) declarada de ofício; aceita, todos os atos processuais são nulos, remetendo-se os autos ao juiz competente. (D) levantada por meio de exceção; aceita, remetem-se os autos ao juiz competente, com o aproveitamento de todos os atos processuais. (E) declarada de ofício; aceita, extingue-se o processo, por não ser possível aproveitar-se nenhum ato processual. 55. (FCC/ ANALISTA JUD- TRE-AP/2011) Poderá modificar-se pela conexão ou continência a competência em razão

(A) da matéria e da hierarquia. (B) do valor, apenas. (C) do valor e do território. (D) da hierarquia, apenas. (E) da matéria, apenas. 56. (FCC/ANALISTA DIREITO -MPE- SE/2010) A respeito das modificações da competência, é INCORRETO afirmar:

(A) A competência em razão do valor poderá, na forma da lei, modificar-se pela conexão ou continência. (B) A ação acessória será proposta perante o juiz competente para a ação principal. (C) Reputam-se conexas duas ou mais ações, quando lhes for comum o objeto ou a causa de pedir. (D) O foro contratual obriga os herdeiros e sucessores das partes. (E) A competência em razão do território é inderrogável por convenção das partes.

Page 14: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

14/43

57. (FCC/ANALISTA JUD – EXECUÇÃO DE MANDADOS – TRT 8ª REGIÃO/2010) A respeito das modificações de competência, considere: I. Reputam-se conexas duas ou mais ações, quando lhes for comum o objeto ou a causa de pedir. II. Dá-se a continência entre duas ou mais ações sempre que há identidade entre as partes e a causa de pedir, mas o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o das outras. III. A conexão não determina a reunião dos processos, se um deles já foi julgado. IV. A competência em razão da matéria poderá modificar-se pela conexão ou continência. Está correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e III. (B) I, III e IV. (C) II e IV. (D) III e IV. (E) I e II.

Dos Atos Processuais

58. (FCC - TRE/AL - Analista Administrativo - 2010) Considere as seguintes assertivas a respeito dos atos processuais: I. É defeso às partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptórios. II. Não havendo preceito legal nem assinação pelo juiz, será de dez dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte. III. Quando a lei não marcar outro prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento depois de decorridas vinte e quatro horas. IV. Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, ser-lhes-ão contados em dobro os prazos para contestar e em quádruplo para recorrer. De acordo com o Código de Processo Civil está correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) I e III. (D) II e IV. (E) III e IV. 59. (FCC/ OFICIAL DE JUSTIÇA JUDICIÁRIO E ADM – TJ-PE /2012) De acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, nas comarcas onde for difícil o transporte, o juiz poderá prorrogar (A) quaisquer prazos, mas nunca por mais de sessenta dias, com exceção dos casos de calamidade pública, em que este limite poderá ser excedido. (B) apenas os prazos dilatórios, mas nunca por mais de sessenta dias, com exceção dos casos de calamidade pública, em que este limite poderá ser excedido. (C) quaisquer prazos, mas nunca por mais de noventa dias, inclusive nos casos de calamidade pública. (D) apenas os prazos dilatórios, mas nunca por mais de noventa dias, inclusive nos casos de calamidade pública. (E) quaisquer prazos, mas nunca por mais de trinta dias, com exceção dos casos de calamidade pública, em que este limite poderá ser excedido.

Page 15: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

15/43

60. (MPPE - ANALISTA – FCC) Segundo o Código de Processo Civil brasileiro, os atos processuais realizar-se-ão nos prazos prescritos em lei. Com relação aos prazos processuais, é correto afirmar: (A) Em regra, computar-se-á em dobro o prazo para contestar e em quádruplo para recorrer quando a parte for a Fazenda Pública ou o Ministério Público. (B) O prazo, estabelecido pela lei ou pelo juiz, é contínuo, porém se interrompe nos feriados. (C) Decorrido o prazo, extingue-se o direito de praticar o ato, mediante expressa declaração judicial. (D) Salvo disposição em contrário, computar-se-ão os prazos, incluindo o dia do começo e excluindo o do vencimento. (E) É defeso às partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptórios.

61. (FCC - 2009 – TJ - AP - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados) Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, ser-lhe-ão contados em dobro os prazos

a) para contestar, recorrer e, de modo geral, para falar nos autos. b) somente para contestar. c) somente para contestar e recorrer. d) para contestar e em quádruplo para recorrer. e) para recorrer e em quádruplo para contestar.

62. (FCC - 2010 - TRF - 4ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Fundada em motivo legítimo, podem as partes, de comum acordo,

a) reduzir ou prorrogar o prazo dilatório; a convenção, porém, só tem eficácia se requerida antes do vencimento do prazo.

b) reduzir ou prorrogar o prazo dilatório, podendo tal convenção ocorrer a qualquer tempo. c) apenas prorrogar o prazo dilatório; a convenção, porém, só tem eficácia se requerida antes

do vencimento do prazo. d) reduzir ou prorrogar o prazo peremptório, podendo tal convenção ocorrer a qualquer tempo. e) apenas reduzir o prazo dilatório; a convenção, porém, só tem eficácia se requerida antes do

vencimento do prazo. 63. (FCC - TRE-AC - Analista Judiciário - Área Judiciária) Os prazos para contestar e para recorrer serão computados, respectivamente,

a) em dobro e em quádruplo quando for parte a Fazenda Pública e o Ministério Público. b) em dobro e em quádruplo quando for parte a Fazenda Pública ou quando os litisconsortes

tiverem diferentes procuradores. c) em quádruplo e em dobro quando for parte a Fazenda Pública e o Ministério Público. d) em quádruplo e em dobro quando for parte o Ministério Público ou quando os litisconsortes

tiverem diferentes procuradores. e) em dobro e em quádruplo quando for parte a Fazenda Pública e o Ministério Público, ou

quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores. 64. (FCC - TRF4 - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Não havendo preceito legal nem assinação pelo juiz, o prazo para a prática de atos processuais a cargo da parte será de

a) 48 horas.

Page 16: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

16/43

b) 5 dias. c) 10 dias. d) 15 dias. e) 30 dias.

65. (TJRN- OFICIAL DE JUSTIÇA) - Assinale a alternativa correta: a) Os atos e termos processuais não dependem de forma determinada senão quando a lei

expressamente a exigir, reputando-se válidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial;

b) Os atos e termos processuais não dependem de forma determinada senão quando o juiz expressamente a exigir, reputando-se válidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial;

c) Os atos e termos processuais dependem de forma determinada, considerando-se nulos os que forem realizados de outro modo, mesmo que preencham a finalidade essencial;

d) Os atos e termos processuais dependem de forma determinada, considerando-se inexistentes os que forem realizados de outro modo, mesmo que preencham a finalidade.

66. (FCC / ANALISTA ADM TJ-PI/2009) É correto afirmar que (A) o Código de Processo Civil não faz distinção entre prazo peremptório e dilatório.

(B) a contagem dos prazos pode ser interrompida durante o período carnavalesco. (C) os prazos são contínuos e não se interrompem nos feriados. (D) o prazo deve ser contado com inclusão do dia do começo. (E) a Fazenda Pública tem o prazo em dobro para contestar. 67. (TJ-MA-OFICIAL DE JUSTIÇA) - De acordo com o Código de Processo Civil, os atos processuais realizar-se-ão: a) Em dias úteis, das 6 às 20 horas, podendo ser concluídos depois das 20 horas os atos iniciados antes, quando o adiamento puder prejudicar a diligência ou causar grave dano. b) Em dias úteis,das 8 às 20 horas, podendo ser concluídos depois das 20 horas os atos iniciados antes, quando o adiamento prejudicar a diligência ou causar grave dano. c) Em dias úteis, das 8 às 20 horas, jamais podendo ser concluídos depois das 20 horas os atos iniciados antes, mesmo que o adiamento prejudique a diligência ou cause grave dano. d) Em dias úteis, das 8 às 18 horas, podendo ser concluídos depois da 20 horas os atos iniciados antes, quando o adiamento prejudicar a diligência ou causar grave dano. 68. (FCC/MP-BA) O réu preso pode figurar no pólo passivo da relação processual civil. Neste caso, o juiz tomará as seguintes providências: A) Ordenará a citação por edital e nomeará curador especial. B) Ordenará a citação por hora certa. C) Ordenará a citação por hora certa e lhe dará curador especial. D) Ordenará a citação por precatória, como pedido na inicial. E) Ordenará a citação pelo correio ou por oficial de Justiça e lhe dará curador especial.

69. (FCC/ANALISTA JUDICIÁRIO – TRT 8ª REGIÃO/2010) A citação poderá ser feita pelo correio (A) quando o réu for pessoa incapaz. (B) nas ações de estado.

Page 17: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

17/43

(C) quando o réu for pessoa jurídica de direito público. (D) quando o réu residir em outra comarca do país. (E) nos processos de execução. 70. (FCC/ ANALISTA JUDICIÁRIO – EXECUÇÃO DE MANDADOS - TJ-RJ /2012) A citação inicial no processo (A) será realizada normalmente aos doentes, mesmo que grave o seu estado, bastando que esteja presente durante o ato citatório um parente em linha reta ou na colateral em segundo grau. (B) não será realizada, salvo para evitar o perecimento do direito, ao cônjuge ou a qualquer parente do morto, consanguíneo ou afim, em linha reta, ou na linha colateral em segundo grau, no dia do falecimento e nos sete dias seguintes. (C) efetuar-se-á sempre no domicílio ou na residência do réu. (D) não pode ser efetivada em face de réu ausente. (E) não será efetuada aos noivos, no primeiro mês das bodas.

71. (FCC - 2009 - TJ-AP - Técnico Judiciário - Área Judiciária) No que se refere à citação, de acordo com o Código de Processo Civil é certo que

a) nas comarcas contíguas, de fácil comunicação, e nas que se situem na mesma região metropolitana, o oficial de justiça poderá efetuar citações ou intimações em qualquer delas.

b) o locador que se ausentar do Brasil sem cientificar o locatário de que deixou na localidade, onde estiver situado o imóvel, procurador com poderes para receber citação, será sempre citado por edital.

c) não se fará a citação, salvo para evitar o pereci- mento do direito, aos noivos, nos 5 (cinco) primeiros dias de bodas.

d) a citação pelo correio, para qualquer comarca do País, é válida quando for a ré pessoa de Direito Público e nos processos de execução.

e) não se fará a citação aos doentes, independentemente da gravidade do seu estado.

72. (FCC - 2009 - TJ-MS - Juiz) Em relação à citação, é INCORRETO afirmar que

a) o ato citatório efetuar-se-á em qualquer lugar em que se encontre o réu. b) é o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de se defender. c) a citação inicial do réu é indispensável para a validade do processo. d) verificado que o réu é demente, o oficial de justiça chamará de imediato pessoa capaz, para

acompanhar o ato citatório, certificando o fato posteriormente ao juiz, para nomeação de curador desde logo.

e) se o réu comparecer somente para arguir nulidade e sendo esta decretada, a citação considerar-se-á feita na data em que ele ou seu advogado forem intimados da decisão.

73. (FCC/ANALISTA ADM TJ-PI/2009) Manifestação do princípio do contraditório, a citação constitui o ato de integração do réu na relação processual e sua validade é essencial para possibilitar a regularidade da prestação jurisdicional. Por tal razão, deve ser

(A) realizada, ainda que o réu se encontre gravemente doente. (B) dirigida pessoalmente ao réu, apenas. (C) realizada, ainda que o oficial de justiça constate ser o réu demente. (D) dirigida pessoalmente ao réu, ao seu representante legal ou ao procurador legalmente autorizado. (E) realizada, ainda que no dia do falecimento do cônjuge do réu.

Page 18: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

18/43

74. (FCC - TRE/AP - Analista Administrativo - 2011) Mário e Mariana se casaram ontem (domingo), e na manhã de hoje (segunda-feira) receberam oficial de justiça para citá-los em ação ordinária de cobrança. Neste caso, em regra, o oficial de justiça (A) deverá citá-los normalmente, não havendo impedimento legal. (B) não poderá citá-los, tendo em vista que o casal contraiu matrimônio ontem. (C) deverá citá-los, mas fornecerá prazo de quarenta e oito hora para assinatura do mandato. (D) só poderá citá-los se decorreram vinte e quatro horas da cerimônia matrimonial, tendo em vista a proteção legal existente no Código de Processo Civil. (E) só poderá citá-los se decorreram doze horas da cerimônia matrimonial, tendo em vista a proteção legal existente no Código de Processo Civil. 75. (TRT6 – FCC –ANALISTA JUDICIÁRIO - EXECUÇÃO DE MANDADOS – 2012) – O Oficial de justiça, ao cumprir o mandado de citação, verificando que o réu é demente, a) passará certidão, descrevendo minuciosamente a ocorrência, e o juiz nomeará um médico para examinar o citando. b) devolverá o mandado informando o juízo, que imediatamente nomeará curador de sua confiança para receber a citação e defender o réu. c) fará a citação e devolverá o mandado cumprido, cabendo apenas ao réu alegar a nulidade. d) fará a citação com hora certa, porque, nesse caso, o citando será cientificado por carta. e) fará a citação na pessoa de qualquer parente ou pessoa que esteja na companhia do citando. 76. (FCC - TRT-24R - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados) De acordo com o Código de Processo Civil, quando, por três vezes, o oficial de justiça houver procurado o réu em seu domicílio ou residência, sem o encontrar, havendo suspeita de ocultação, será feita a citação

a) com hora certa. b) por edital. c) pelo correio. d) por telegrama ou radiograma. e) por carta de ordem.

77. (FCC/ ANALISTA JUDICIÁRIO – EXECUÇÃO DE MANDADOS - TJ-RJ /2012) Sobre a intimação é correto afirmar: (A) a intimação do representante do Ministério Público é feita pela imprensa oficial. (B) as intimações necessitam de provocação da parte para serem realizadas. (C) cumpre ao cartório judicial atualizar o endereço dos advogados para fins de realização de comunicações e intimações processuais, contatando a Ordem dos Advogados do Brasil para esse fim. (D) se tiverem ocorrido em dia em que não tenha havido expediente forense, as intimações consideram-se realizadas no primeiro dia útil anterior. (E) far-se-á a intimação por meio de oficial de justiça quando frustrada a realização pelo correio.

78. (FCC/ TRT11/ ANALISTA EXEC MAND) - Em relação às intimações, o Código de Processo Civil Brasileiro estabelece: (A) A intimação é ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de se defender.

Page 19: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

19/43

(B) A intimação do Ministério Público, em qualquer caso, será feita pessoalmente. (C) Quando a intimação for feita pelo correio, começa a correr o prazo do dia do recebimento da carta registrada. (D) Quando a intimação for feita por oficial de justiça, começa a correr o prazo da data do recebimento do mandado. (E) É facultativo que na publicação constem os nomes das partes e de seus advogados, sendo indispensável o número do processo. 79. (FCC/ TRT19/ ANALISTA EXEC MAND) - Em matéria de intimação é correto afirmar: (A) far-se-á a intimação por meio de oficial de justiça quando frustrada a realização pelo correio. (B) intimação é o ato processual pelo qual se chama a juízo o interessado, a fim de se defender. (C) a intimação do Ministério Público será feita pela publicação dos atos no órgão oficial. (D) havendo antecipação da audiência, o juiz, de ofício, mandará intimar os advogados por carta. (E) a intimação não pode ser efetuada sem o requerimento da parte interessada. 80. (TJ-AL-OFICIAL DE JUSTIÇA) - “Intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e termos do processo, para que faça ou deixe de fazer alguma coisa.” (artigo 234 do CPC). Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com o Código de Processo Civil. (A) Far-se-á a intimação por meio de oficial de justiça, quando frustrada a realização pelo correio. (B) As intimações efetuam-se de ofício, em processos pendentes, salvo disposição em contrário. (C) Começa a correr o prazo, quando a citação ou intimação for feita por oficial de justiça, na data de juntada aos autos do mandado cumprido. (D) Não dispondo a lei de outro modo, as intimações serão feitas às partes, aos seus representantes legais e aos advogados pelo correio ou, se presentes em cartório, diretamente pelo oficial de justiça.

81. (FCC/TRT-PR/2010) Os atos processuais que devam ser cumpridos no exterior, em outra comarca ou por juiz subordinado a tribunal, serão requisitados, respectivamente, através de carta (A) rogatória, carta precatória e carta de ordem. (B) precatória, carta rogatória e carta de ordem. (C) de ordem, carta precatória e carta rogatória. (D) rogatória, carta de ordem e carta precatória. (E) de ordem, carta rogatória e carta precatória.

Formação, suspensão e extinção do processo

82. (FCC/ TRT9/ ANALISTA EXEC MAND) - Mário ajuizou ação de reparação de danos em face de Ana, relativamente incapaz, assistida no processo por sua mãe Diana. Após o juiz ter saneado o processo, Mário pretende alterar o seu pedido. Neste caso, a alteração do pedido: (A) não será permitida, salvo se houver a concordância do Ministério Público. (B) será permitida, se houver a concordância de Ana. (C) será permitida, se houver a concordância de Diana. (D) em nenhuma hipótese será permitida. (E) apenas será permitida se houver a concordância de Diana e de Ana.

Page 20: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

20/43

83. (TRT6 – FCC –ANALISTA JUDICIÁRIO - EXECUÇÃO DE MANDADOS – 2012) - Suspende-se o processo: a) Quando as partes transigirem b) Quando ocorrer confusão entre autor e réu. c) Somente pela convenção das partes, observado o prazo máximo de um ano. d) Quando a ação for considerada intransmissível por disposição legal. e) Pela morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, do seu representante legal ou seu procurador.

84. (FCC/ ANALISTA JUDICIÁRIO – TRE-PE /2011) A suspensão do processo nunca poderá exceder seis meses quando (A) ocorrer por convenção das partes. (B) a sentença de mérito depender do julgamento de outra causa. (C) ocorrer por motivo de força maior devidamente comprovado. (D) o juiz acolher a alegação de perempção. (E) a sentença de mérito não puder ser proferida senão depois de verificado determinado fato, requisitada a outro juízo.

85. (FCC/ ANALISTA JUD- TRE-RN/2011) Em regra, no caso de morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, quando já houver iniciado a audiência de instrução e julgamento, provado o falecimento ou a incapacidade, o processo

(A) só se suspenderá após intimação pessoal dos herdeiros. (B) extinguirá sem julgamento do mérito. (C) suspenderá imediatamente. (D) só se suspenderá a partir da publicação da sentença ou do acórdão. (E) só se suspenderá após cinco dias da comprovação do falecimento.

86. (FCC/ ANALISTA JUDICIÁRIO E ADM – TJ-PE /2012) Na sala de audiência da Vara única da Comarca de Alagoinha, o advogado do autor, Sr. “X”, já com bastante idade e portador de doença cardíaca, teve um ataque do coração e sofreu morte súbita. Considerando que, já havia iniciado a audiência de instrução e julgamento, o M.M. juiz (A) suspenderá o processo e marcará, a fim de que a parte constitua novo mandatário, o prazo de vinte dias. (B) continuará a audiência já iniciada nomeando um advogado dativo para o autor e, posteriormente, suspenderá o processo e marcará, a fim de que a parte constitua novo mandatário, o prazo de cinco dias. (C) continuará a audiência já iniciada nomeando um advogado dativo para o autor e, posteriormente, suspenderá o processo e marcará, a fim de que a parte constitua novo mandatário, o prazo de dez dias. (D) suspenderá o processo e marcará, a fim de que a parte constitua novo mandatário, o prazo de dez dias. (E) extinguirá o processo sem julgamento de mérito determinando o imediato desentranhamento dos documentos e entrega para o autor.

87. (FCC - 2009 - TJ-SE - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Suspende-se o processo quando

Page 21: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

21/43

a) as partes transigirem. b) o juiz acolher exceção de litispendência. c) for oposta exceção de incompetência do juízo. d) o juiz pronunciar a decadência. e) o juiz acolher a alegação de perempção.

88. (TRT6 – FCC – ANALISTA JUDICIÁRIO – 2012) - Extingue-se o processo sem resolução do mérito A) Quando as partes transigirem. B) Se o juiz rejeitar integralmente o pedido do autor. C) pela convenção de arbitragem D) se o juiz pronunciar a prescrição ou a decadência E) se o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ação ou o réu reconhecer a procedência do pedido.

89. (MPPE – ANALISTA – FCC) - Considere as seguintes hipóteses: I. Morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador. II. Abandono da causa pelo autor por mais de trinta dias, por não promover os atos e diligências que lhe competir. III. Paralisação do processo durante mais de um ano por negligência das partes. IV. Oposição de exceção de incompetência do juízo, da câmara ou do tribunal. De acordo com o Código de Processo Civil, são hipóteses de suspensão do processo APENAS as indicadas em: (A) I e IV. (B) I e II. (C) II e III. (D) I e III. (E) II e IV. 90. (FCC - TRE/RS - Analista Administrativo - 2010) Determinado processo ficou parado durante mais de um ano por negligência das partes. Neste caso, o juiz ordenará: a) o arquivamento dos autos, declarando a extinção do processo sem resolução do mérito, se a parte, intimada pessoalmente, não suprir a falta em cinco dias. b) o arquivamento dos autos, declarando a extinção do processo sem resolução do mérito, se a parte, intimada pessoalmente, não suprir a falta em 48 horas. c) a suspensão do processo, intimando as partes para dar regular andamento ao mesmo no prazo improrrogável de dez dias. d) a suspensão do processo, intimando as partes para dar regular andamento ao mesmo no prazo improrrogável de quinze dias. e) o arquivamento dos autos, declarando a extinção do processo sem resolução do mérito, se a parte, intimada pessoalmente, não suprir a falta em 24 horas. 91. (FCC/ TÉCNICO JUDICIÁRIO – TJ-PE /2012) Segundo o Código de Processo Civil brasileiro, há litispendência quando: (A) dois processos apresentam o mesmo autor, tendo um deles já transitado em julgado.

Page 22: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

22/43

(B) se repete ação que já foi decidida por sentença, da qual não caiba recurso. (C) se repete ação que está em curso. (D) dois processos apresentam o mesmo réu, tendo um deles já transitado em julgado. (E) dois processos apresentam as mesmas partes, tendo um deles já transitado em julgado.

92. (FCC/ANALISTA JUD – EXECUÇÃO DE MANDADOS – TRT 8ª REGIÃO/2010)53. Numa ação ordinária de cobrança, o juiz acolheu preliminar arguida pelo réu na contestação e reconheceu a prescrição do crédito reclamado pelo autor. Nesse caso, deverá (A) julgar procedente a ação, mas suspender-lhe a execução. (B) julgar improcedente a ação. (C) julgar extinto o processo sem resolução de mérito. (D) indeferir a petição inicial. (E) julgar extinto o processo com resolução de mérito 93. (FCC - 2010 - TRE-AL - Analista Judiciário - Área Administrativa) No processo A o réu faleceu. No processo B o procurador do autor faleceu. No processo C o representante legal do autor faleceu. Nestes casos, os processos serão

a) extintos sem resolução do mérito. b) suspensos. c) extintos com resolução do mérito. d) extinto sem resolução do mérito, suspenso, e suspenso, respectivamente. e) suspenso, suspenso, e extinto sem resolução do mérito, respectivamente.

94. (FCC - 2009 - TRT - 3ª Região (MG) - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados) Considera-se proposta a ação quando

a) o réu for validamente citado. b) o juiz ordenar, por despacho, a citação do réu. c) ocorrer a citação do réu, ainda que inválida. d) a petição inicial for despachada pelo juiz ou simplesmente distribuída, onde houver mais de

uma vara. e) o réu contestar a ação ou deixar de fazê-lo no prazo legal.

95. (FCC - 2009 - TRT - 15ª Região - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados) Distribuir-se-ão por dependência as causas de qualquer natureza quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mérito, for reiterado o pedido,

a) ainda que sejam parcialmente alterados os réus da demanda, sendo vedada a possibilidade de formação de litisconsórcio ativo com outros autores.

b) ainda que em litisconsórcio com outros autores ou que sejam totalmente alterados os réus da demanda.

c) desde que não haja alteração dos polos ativo e passivo da demanda. d) ainda que em litisconsórcio com outros autores, sem possibilidade de alteração dos réus da

demanda. e) ainda que em litisconsórcio com outros autores ou que sejam parcialmente alterados os réus

da demanda.

Page 23: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

23/43

96. (FCC - 2009 - TRT - 15ª Região - Analista Judiciário - Área Administrativa) Considere as seguintes assertivas sobre a Formação, Extinção e Suspensão do Processo: I. A alteração do pedido ou da causa de pedir em nenhuma hipótese será permitida após o saneamento do processo. II. Extingue-se o processo, com resolução de mérito, pela convenção de arbitragem. III. Extingue-se o processo sem resolução do mérito quando as partes transigirem. IV. Realizada a citação e iniciado o prazo resposta, o autor não poderá, sem o consentimento do réu, desistir da ação. Está correto o que se afirma SOMENTE em

a) I. b) I, II e III. c) I, III e IV. d) III e IV. e) I, II e IV.

Da tutela antecipada. Do procedimento sumário. Do procedimento ordinário: da petição inicial; da resposta do réu; da revelia; das provas; da audiência de instrução e julgamento; da sentença e da coisa julgada.

97. (FCC/TECNICO/TJ/PE) Com relação a antecipação dos efeitos da tutela de mérito, é correto que (A) concedida ou não a antecipação da tutela, prosseguirá o processo até final julgamento. (B) o juiz poderá de ofício antecipar parcialmente os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, quando se convencer da verossimilhança da alegação. (C) a tutela antecipada não poderá ser concedida quando um ou mais dos pedidos cumulados, ou parcela deles, mostrar-se incontroverso. (D) presentes os pressupostos legais, se concederá a antecipação da tutela, inclusive quando houver perigo de irreversibilidade do provimento antecipado. (E) a tutela antecipada poderá ser modificada por decisão fundamentada, mas não poderá, em regra, ser revogada. 98. (FCC/TEC/JUD/TJ-SE) O juiz NÃO concederá, a requerimento da parte, antecipação, total ou parcial dos efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, mesmo que exista prova inequívoca e se convença da verossimilhança da alegação, quando (A) houver receio de dano de difícil reparação. (B) houver perigo de irreversibilidade do provimento antecipado. (C) houver receio de dano irreparável. (D) caracterizado o abuso do direito de defesa. (E) caracterizado o manifesto propósito protelatório do réu 99. (FCC/ANALISTA JUDICIÁRIO – TJ - PA) O juiz NÃO concederá a antecipação da tutela pretendida do pedido inicial se (A) houver fundado receio de dano de difícil reparação.

Page 24: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

24/43

(B) houver fundado receio de dano irreparável. (C) ficar caracterizado o abuso do direito de defesa. (D) houver perigo de irreversibilidade do provimento antecipado. (E) ficar caracterizado o manifesto propósito protelatório do réu.

100. (FCC/ ANALISTA JUDICIÁRIO/TRE-AL 2010) Considere as seguintes assertivas a respeito do procedimento sumário:

I. Observar-se-á o procedimento sumário na ação de cobrança, qualquer que seja o valor, ao condômino de quaisquer quantias devidas ao condomínio.

II. Observar-se-á o procedimento sumário nas causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o valor do salário mínimo.

III. Na petição inicial, o autor apresentará o rol de testemunhas e, se requerer perícia, formulará quesitos, não podendo indicar assistente técnico.

IV. No procedimento sumário, em regra, não são admissíveis a ação declaratória incidental e a intervenção de terceiros.

De acordo com o Código de Processo Civil está correto o que se afirma APENAS em

(A) I e II. (B) I, III e IV. (C) I e IV. (D) II e III. (E) II e IV.

101. (FCC/PGM-RECIFE) No que concerne ao procedimento sumário, na forma preconizada pelo Código de Processo Civil, é correto afirmar: (A) Na petição inicial, o autor apresentará o rol de testemunhas e, se requerer perícia, deverá aguardar o pronunciamento favorável do Juiz em audiência para, posteriormente, formular quesitos e indicar assistente técnico. (B) Em regra, observar-se-á o procedimento sumário, nas causas cujo valor não exceda a 40 vezes o valor do salário mínimo. (C) Na audiência de conciliação designada o réu oferecerá contestação, de forma escrita ou oral, e poderá, inclusive, apresentar reconvenção fundada nos mesmos fatos referidos na inicial. (D) No procedimento sumário não é admissível a intervenção de terceiros, salvo a assistência, o recurso de terceiro prejudicado e a intervenção fundada em contrato de seguro, sendo admitida a ação declaratória incidental. (E) Se a ré for a Fazenda Pública ela deverá ser citada para a audiência conciliatória designada pelo Juiz com antecedência mínima de vinte dias.

102. (MPPE – ANALISTA – FCC) - Verificando o juiz que a petição inicial não preenche os requisitos legais exigidos no Código de Processo Civil, (A) extinguirá o processo com julgamento do mérito. (B) extinguirá o processo sem julgamento do mérito. (C) determinará que o autor a emende, ou a complete, no prazo de dez dias. (D) determinará que o autor a emende, ou a complete, no prazo de cinco dias. (E) determinará que o autor a emende, ou a complete, no prazo de quinze dias.

Page 25: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

25/43

103. (FCC/ ANALISTA JUDICIÁRIO – TRE-PE /2011) Fabiana, advogada recém-formada, ajuizou ação de cobrança para seu cliente Gilberto, em face de Hortência. Na petição inicial Fabiana não fez requerimento para a citação do réu, bem como deixou de atribuir valor à causa. Neste caso, o juiz: (A) extinguirá o processo com resolução de mérito. (B) determinará a emenda da inicial no prazo de 10 dias. (C) extinguirá o processo sem resolução de mérito. (D) determinará a emenda da inicial no prazo de 5 dias. (E) receberá a inicial e determinará a citação do réu, tendo em vista que Fabiana cometeu apenas erros formais.

104. (FCC/ PGM-SALVADOR) - NÃO é necessário constar da petição inicial: (A) o valor da causa. (B) o juiz ou tribunal a que é dirigida. (C) a indicação das provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados. (D) o nome das testemunhas, se o procedimento for o ordinário. 105. (FCC/ TRT15/ ANALISTA EXEC MAND) - É certo que, no procedimento ordinário, a petição inicial, peça inaugural do processo e que introduz a causa em juízo: (A)mencionará, obrigatoriamente, os dispositivos legais aplicáveis ao caso concreto, sob pena de indeferimento da inicial. (B)poderá ser alterada no prazo de 15 (quinze) dias, se o autor não mencionar o pedido ou a causa de pedir. (C)conterá obrigatoriamente o rol de testemunhas e, se o autor requerer perícia, trará os quesitos e a indicação do assistente técnico. (D)poderá ser emendada ou completada por determinação judicial, se apresentar defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito. (E)será indeferida de plano se não mencionar a denominação da ação que está sendo proposta.

106. (FCC/ANALISTA JUDICIÁRIO – TJ - PA) Indeferida a petição inicial, o autor poderá (A) intentar nova ação, pois do despacho de indeferimento não cabe recurso. (B) interpor recurso de agravo retido. (C) apelar, mas o juiz não poderá reformar a decisão, posto que não cabe o juízo de retratação no recurso de apelação. (D) interpor agravo de instrumento junto ao tribunal competente. (E) apelar, facultado ao juiz, no prazo de 48 horas, reformar sua decisão.

107. (FCC/ASSESSOR JURÍDICO -TJ- PI/2010) Sobre a petição inicial, analise as seguintes assertivas: I. Contra ato judicial que indeferir liminarmente a petição inicial deverá o autor insurgir-se por agravo de instrumento. II. A petição inicial deverá conter, obrigatoriamente, a indicação do juiz ou tribunal a que é dirigida, o valor da causa e o requerimento de citação do réu. III. Será indeferida a petição inicial quando a parte for manifestamente ilegítima. IV. Será considerada inepta quando tiver pedidos incompatíveis entre si.

Page 26: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

26/43

V. Se não constar o pedido, com suas especificações, deverá a petição inicial ser indeferida de plano pelo juiz. Estão corretas as assertivas (A) I, II e III. (B) I, III e V. (C) II, III e IV. (D) II, IV e V. (E) III, IV e V.

108. (FCC/ TÉCNICO JUDICIÁRIO – TJ-PE /2012) A respeito da petição inicial, considere: I. Quando a matéria controvertida for unicamente de direito e no juízo já houver sido proferida sentença de total improcedência em outros casos idênticos, poderá ser dispensada a citação e proferida sentença, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada. II. Verificando o juiz que a petição inicial apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor a emende, ou a complete, no prazo de dez dias. III. Indeferida a petição inicial, o autor poderá interpor agravo de instrumento no prazo de quinze dias, dirigido ao Tribunal Competente, facultando ao juiz no prazo de 24 horas rever a sua decisão. De acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, está correto o que se afirma APENAS em (A) I e III. (B) II e III. (C) II. (D) I. (E) I e II.

109. (FCC - 2007 - TRE-PB - Analista Judiciário - Área Administrativa) O juiz poderá dispensar a citação e produzir imediatamente sentença, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada, quando a matéria controvertida for

a) unicamente de direito e em qualquer juízo já houver sido proferida sentença de total improcedência em outros casos idênticos.

b) de direito ou de fato e no juízo já houver sido proferida sentença de total improcedência em outros casos idênticos.

c) unicamente de direito e no juízo já houver sido proferida sentença de procedência total ou parcial em outros casos idênticos.

d) unicamente de direito e no juízo já houver sido proferida sentença de total improcedência em outros casos idênticos.

e) objeto de Súmula editada pelo Supremo Tribunal Federal, pouco importando se já proferiu sentença em outros casos idênticos.

110. (FCC/ ANALISTA ADM - TRE-AL/2010) Com relação à resposta do réu é correto afirmar: (A) Julgar-se-ão em sentenças diferentes a ação e a reconvenção, tendo em vista que a reconvenção trata-se de verdadeira ação autônoma. (B) A contestação e a reconvenção serão oferecidas simultaneamente, em peças autônomas; a exceção será processada nos autos principais. (C) Poderá o réu, em seu próprio nome, reconvir ao autor, quando este demandar em nome de outrem.

Page 27: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

27/43

(D) A desistência da ação, ou a existência de qualquer causa que a extinga obsta ao prosseguimento da reconvenção. (E) Na exceção de incompetência relativa a petição pode ser protocolizada no juízo de domicílio do réu, com requerimento de sua imediata remessa ao juízo que determinou a citação.

111. (FCC/ANALISTA MPE-SE/2009) Devem ser argüidas em preliminar da contestação (A) a incompetência absoluta, a coisa julgada e a conexão. (B) a incompetência absoluta, a incompetência relativa e a coisa julgada. (C) a incompetência relativa, a conexão e a coisa julgada. (D) somente a incompetência absoluta e a incompetência relativa. (E) somente a conexão e a coisa julgada. 112. (FCC / JUIZ – RR) Resposta do réu na ação de conhecimento. I. A exceção de incompetência suspende o andamento do processo principal até que seja definitivamente julgada, transitando em julgado sua decisão. II. Poderá reconvir, em peça autônoma, simultaneamente com a contestação, desde que seu pedido seja conexo ao da ação principal. III. A exceção de impedimento e de suspeição deverá ser proposta no prazo de quinze dias contados do fato que ocasionou a respectiva exceção. IV. Poderá opor exceção de incompetência, cuja petição poderá ser protocolizada no juízo de seu domicílio, requerendo sua remessa ao juízo que determinou a citação. V. O prazo para contestar será sempre em dobro quando houver pluralidade de réus, considerando a dificuldade para elaboração da defesa e em atendimento ao princípio constitucional da ampla defesa. (A) I, II e V estão corretas. (B) I, III e IV estão corretas. (C) I, IV, e V estão corretas. (D) II, III e IV estão corretas. (E) II, III e V estão corretas.

113. (FCC/ ANALISTA JUDICIÁRIO – TRE-PE /2011) No tocante ao procedimento ordinário, considere as seguintes assertivas a respeito das respostas do réu: I. A contestação e a reconvenção serão oferecidas simultaneamente, em peças autônomas; a exceção será processada em apenso aos autos principais. II. O réu pode reconvir ao autor no mesmo processo, toda vez que a reconvenção seja conexa com a ação principal. Pode o réu, em seu próprio nome, reconvir ao autor, quando este demandar em nome de outrem. III. É lícito a qualquer das partes arguir, por meio de exceção, o impedimento ou a suspeição. Este direito pode ser exercido em qualquer tempo, ou grau de jurisdição. IV. Oferecida a reconvenção, o autor reconvindo será intimado, na pessoa do seu procurador, para contestá- la no prazo de dez dias. De acordo com o Código de Processo Civil, está correto o que consta APENAS em: (A) III e IV. (B) I, II e III. (C) I e III. (D) I e IV. (E) II, III e IV.

Page 28: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

28/43

114. (FCC - 2008 - TRT - 18ª Região (GO) - Analista Judiciário - Área Judiciária) A respeito da resposta do réu, é correto afirmar:

a) Se a ação for julgada extinta, ficará obstado o prosseguimento da reconvenção, devendo o réu valer-se de ação própria.

b) Quando forem vários os réus e o autor desistir da ação quanto a algum réu ainda não citado, o prazo para a resposta correrá da intimação do despacho que deferir a desistência.

c) A regra quanto ao ônus da impugnação especificada dos fatos aplica-se ao curador especial.

d) Presumem-se verdadeiros os fatos não precisamente impugnados, mesmo que estiverem em contradi- ção com a defesa, considerada em seu conjunto.

e) Pode o réu, em seu próprio nome, reconvir ao autor, quando este demandar em nome de outrem.

115. (FCC - 2009 - TRT - 7ª Região (CE) - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados) Sobre a resposta do réu é certo que

a) na exceção de incompetência, a petição pode ser protocolizada no juízo de domicílio do réu, com requerimento de sua imediata remessa ao juízo que determinou a citação.

b) oferecida exceção de suspeição pelo réu, o juiz da causa, não reconhecendo a suspeição ou impedimento e entendendo que o incidente é manifestamente improcedente poderá rejeitar liminarmente a exceção e determinar o imediato prosseguimento do feito.

c) a regra que dispõe sobre o ônus da impugnação especificada dos fatos em contestação pode ser aplicada ao advogado dativo, ao curador especial e ao órgão do Ministério Público.

d) as matérias enumeradas pelo Código de Processo Civil que deverão ser arguidas como preliminares de contestação poderão ser conhecidas de ofício pelo juiz, inclusive o compromisso arbitral.

e) arguida pelo réu a exceção de incompetência em petição fundamentada e devidamente instruída, indicando o juízo para o qual declina os autos serão remetidos ao juiz, que mandará processar a exceção, ouvindo o excepto no prazo de cinco dias.

116. (FCC - TJ/PE - Analista Jud. - Área Administrativa) Com relação as respostas do réu é certo que a) aplica-se, em regra, o ônus da impugnação especificada dos fatos na contestação ao advogado dativo e ao órgão do Ministério Público. b) o réu poderá oferecer exceção, no prazo de 10 dias, em petição escrita, dirigida ao juiz da causa. c) o réu pode, em seu próprio nome, reconvir ao autor, quando este demandar em nome de outrem. d) quando oferecida reconvenção, o autor reconvindo será intimado, pessoalmente, para contestá-la no prazo de 10 dias. e) a desistência da ação, ou a existência de qualquer causa que a extinga, não obsta o prosseguimento da reconvenção.

117. (FCC/ TÉCNICO JUDICIÁRIO – TJ-PE /2012) O réu poderá impugnar, no prazo da contestação, o valor atribuído à causa pelo autor. A impugnação será autuada (A) em apenso, ouvindo-se o autor no prazo de cinco dias. (B) nos autos principais, ouvindo-se o autor no prazo de cinco dias. (C) em apenso, ouvindo-se o autor no prazo de dez dias.

Page 29: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

29/43

(D) nos autos principais, ouvindo-se o autor no prazo de dez dias. (E) nos autos principais, devendo o juiz decidir de plano sendo defeso à oitiva do réu nesta oportunidade. 118. (FCC/ OFICIAL DE JUSTIÇA JUDICIÁRIO E ADM – TJ-PE /2012) Bruno ajuizou ação de cobrança em face de Bernadete. Quando citada, Bernadete ofereceu reconvenção dentro do prazo legal, cobrando de Bruno valor três vezes superior ao que ele está cobrando. Bruno requereu a desistência da ação de cobrança e Bernadete concordou. Neste caso, a desistência da ação: (A) obstará o prosseguimento da reconvenção que ficará suspensa automaticamente por trinta dias até ulterior deliberação do magistrado. (B) acarretará automaticamente a extinção da reconvenção sem resolução do mérito. (C) acarretará automaticamente a extinção da reconvenção com resolução do mérito. (D) não obstará o prosseguimento da reconvenção. (E) obstará o prosseguimento da reconvenção que ficará suspensa automaticamente por sessenta dias até ulterior deliberação do magistrado. 119. (FCC/ ANALISTA JUDICIÁRIO E ADM – TJ-PE /2012) A revelia (A) induz todos os efeitos mencionados no Código de Processo Civil brasileiro se o litígio versar sobre direitos indisponíveis. (B) induz todos os efeitos mencionados no Código de Processo Civil brasileiro se, havendo pluralidade de réus, algum deles contestar a ação. (C) autoriza o juiz a conhecer diretamente do pedido, proferindo sentença. (D) desautoriza o réu revel a intervir no processo, tendo em vista a preclusão consumativa ocorrida com a não apresentação da contestação. (E) autoriza o autor a alterar a causa de pedir, independentemente de nova citação do réu. 120. (FCC/ TÉCNICO JUDICIÁRIO – TJ-PE /2012) No processo “ZW” o réu foi regularmente citado, mas deixou de oferecer qualquer resposta, tendo sido decretada a sua revelia. Após a decretação da revelia, o autor pretende alterar o pedido. Neste caso, o Código de Processo Civil brasileiro: (A) veda que o autor altere o pedido, sendo permitida a alteração apenas da causa de pedir. (B) permite que o autor altere o pedido desde que promova nova citação do réu, a quem será assegurado o direito de responder no prazo de 15 dias. (C) veda que o autor altere o pedido em qualquer hipótese uma vez que a revelia já foi decretada. (D) permite que o autor altere o pedido desde que promova nova citação do réu, a quem será assegurado o direito de responder no prazo de 10 dias. (E) permite que o autor altere o pedido independente de nova citação do réu uma vez que a revelia já foi decretada.

121. (FCC/JUIZ -TJ- PE/2011) Ocorrendo a revelia, (A) poderá o autor alterar o pedido, ou a causa de pedir, bem como demandar declaração incidente, independentemente de nova citação do réu. (B) poderá o réu intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontrar. (C) reputar-se-ão verdadeiros, de modo absoluto, os fatos afirmados pelo autor. (D) não poderá o réu participar da audiência de instrução e julgamento que venha a ser designada. (E) deverá o juiz, necessariamente, julgar o processo antecipadamente, dada a veracidade presumida dos fatos alegados pelo autor.

Page 30: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

30/43

122. (FCC - TJ-PE - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Se o réu não contestar a ação, reputar-se-ão verdadeiros os fatos afirmados pelo autor. O réu revel

a) não poderá, em qualquer fase, intervir no processo, sendo este um dos efeitos da revelia. b) poderá intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontrar. c) só poderá intervir no processo antes da realização de qualquer espécie de prova, por

expressa determinação legal. d) só poderá intervir no processo após a prolação de sentença, podendo interpor o recurso

cabível da decisão. e) só poderá intervir no processo após a realização de todas as provas requeridas pelo autor e

desde que não tenha sido proferida sentença.

123. (FCC/ANALISTA JUDICIÁRIO – EXECUÇÃO DE MANDADOS - TJ-RJ /2012) Em relação às provas, (A) vigora entre nós o sistema de prova tarifado, atribuindo o juiz valor maior à confissão e menor à prova testemunhal. (B) em falta de normas jurídicas particulares, o juiz aplicará as regras de experiência comum subministradas pela observação do que ordinariamente acontece e ainda as regras da experiência técnica, ressalvado quanto a esta o exame pericial. (C) como regra geral, devem elas ser produzidas com a inicial e a contestação, mas sempre até o saneamento do processo. (D) apenas os meios de prova previstos em lei são admitidos processualmente. (E) não dependem de produção probatória os fatos havidos no processo como controversos.

124. (FCC/DEFENSOR-PA/ 2009) A prova pericial (A) é obrigatória quando houver controvérsia sobre a matéria de fato discutida no processo. (B) vincula o juiz ao resultado da perícia, salvo quando ocorrer corrupção do perito. (C) é sempre dispensável quando ocorrer a revelia. (D) não se compatibiliza com o procedimento sumário. (E) é renovável se a matéria não estiver suficientemente esclarecida. 125. (FCC/ TRT11/ ANALISTA EXEC MAND) - Dependem de prova os fatos (A)afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária. (B)notórios ou em cujo favor milita presunção de veracidade. (C)extintivos do direito do autor. (D)admitidos no processo como incontroversos. (E)em cujo favor milita presunção legal de existência.

126. (FCC - TJ/PI - Analista Administrativo) Em matéria de valoração da prova pelo juiz, o Código de Processo Civil adota o princípio da a) persuasão racional. b) prova legal. c) livre convicção. d) proporcionalidade. e) oralidade.

Page 31: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

31/43

127. (FCC/ ANALISTA JUDICIÁRIO – COMISSÁRIO DE JUSTIÇA DA INFÂNCIA, DA JUVENTUDE E DO IDOSO- TJ-RJ /2012) São meios de prova: (A) somente aqueles que o juiz admitir em cada caso concreto. (B) apenas os meios especificados em lei. (C) somente as perícias, testemunhos e documentos. (D) todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, mesmo que não especificados em lei. (E) tudo que se obtiver, lícita ou ilicitamente, desde que seja juntado ao processo judicial.

128. (FCC/ ANALISTA JUDICIÁRIO /TRT-PR/ 2010) No que concerne à prova testemunhal, são impedidos de depor, dentre outros, os

(A) condenados por crime de falso testemunho, havendo transitado em julgado a sentença. (B) que tiverem interesse no litígio. (C) amigos íntimos da parte. (D) descendentes de alguma das partes em qualquer grau. (E) que, por seus costumes, não forem dignos de fé.

129. (FCC/ ANALISTA JUD- TRE-RN/2011) Gabriel, Joana e Bruna são testemunhas processuais do processo G. Gabriel é neto da autora. Joana não é parente de nenhuma das partes mas já foi condenada por crime de falso testemunho com sentença transitada em julgado. E, Bruna, também sem vínculos familiares, possui interesse no litígio. Segundo o Código Civil brasileiro, para testemunhar na lide, Gabriel, Joana e Bruna são, respectivamente,

(A) impedido, suspeito e suspeito. (B) suspeito, impedido e suspeito. (C) impedido, suspeito e impedido. (D) impedido, impedido e suspeito. (E) suspeito, suspeito e impedido. 130. (FCC/ANALISTA JUD - TRT 14ª REGIÃO/2011) A respeito da audiência de instrução e julgamento, considere:

I. A audiência poderá ser adiada, somente um vez, por convenção das partes.

II. Quem der causa ao adiamento responderá pelas despesas acrescidas.

III. Em virtude da amplitude do direito de defesa, o juiz não poderá, ouvidas as partes, fixar os pontos controvertidos sobre os quais incidirá a prova.

Está correto o que se afirma APENAS em

(A) I. (B) I e II. (C) I e III. (D) II e III. (E) III.

131. (FCC / MPE-CE) No procedimento comum ordinário, sobre a ordem em que as provas serão produzidas em audiência, aplica-se a seguinte regra:

Page 32: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

32/43

(A) o juiz tomará os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do réu, serão inquiridas as testemunhas arroladas pelo réu e pelo autor, finalmente o perito e os assistentes técnicos responderão aos quesitos de esclarecimentos. (B) o perito e os assistentes técnicos responderão aos quesitos de esclarecimentos, o juiz tomará os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do réu, finalmente serão inquiridas as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu. (C) o juiz tomará os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do réu, serão inquiridas as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu, finalmente o perito e os assistentes técnicos responderão aos quesitos de esclarecimentos. (D) o juiz tomará os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do réu; o perito e os assistentes técnicos responderão aos quesitos de esclarecimentos, finalmente serão inquiridas as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu. (E) o juiz tomará os depoimentos pessoais, primeiro do réu e depois do autor; o perito e os assistentes técnicos responderão aos quesitos de esclarecimentos, finalmente serão inquiridas as testemunhas arroladas pelo réu e pelo autor. 132. (FCC - TRE/RS - Analista Administrativo - 2010) Com relação à Audiência de Instrução e julgamento considere:

I. O juiz tomará os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do réu, após perito e assistentes técnicos responderem aos quesitos de esclarecimentos.

II. As testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu serão inquiridas antes do juiz tomar os depoimentos pessoais das partes.

III. A Audiência poderá ser adiada por convenção das partes, caso em que só será admissível uma vez.

IV. Finda a instrução, o juiz dará a palavra ao advogado do autor e ao do réu, bem como ao órgão do Ministério Público, sucessivamente, pelo prazo de 15 minutos para cada um, prorrogável por igual período, a critério do juiz.

De acordo com o Código de Processo Civil está correto o que se afirma SOMENTE em a) I e III. b) I, II e III. c) III e IV. d) I e IV. e) II e III.

133. (TÉCNICO JUDICIÁRIO- TJ-SE) - É requisito da sentença, exceto: A. o relatório; B. a fundamentação; C. a parte dispositiva; D. a análise, pelo juiz, das questões de fato e de direito; E. concessão de liminar. 134. (FCC/ ANAL EXEC MAND/ TRT4) Se após a publicação da sentença for constatado erro de cálculo, o juiz: (A)somente poderá retificá-la de ofício. (B)poderá retificá-la de ofício ou a requerimento da parte. (C)somente poderá retificá-la a requerimento da parte.

Page 33: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

33/43

(D)somente poderá retificá-la por meio de embargos de declaração. (E)não poderá retificá-la por ter esgotado sua atividade jurisdicional.

135. (FCC/ ANALISTA ADM – TRE-PR /2012) Denomina-se coisa julgada material (A) a eficácia que torna imutável a sentença que julga a lide com ou sem resolução de mérito. (B) a eficácia que torna imutável e indiscutível a sentença, não mais sujeita a recurso ordinário ou extraordinário. (C) o fenômeno que torna imutável qualquer decisão judicial não mais sujeita a recurso. (D) a eficácia natural da sentença, sujeita ou não a recurso. (E) a consequência advinda da prolação da sentença proferida por juiz competente. 136. Sobre a sentença e coisa julgada, analise os itens abaixo:

___ Coisa julgada é a eficácia que torna imutável e indiscutível a sentença não mais sujeita a recurso. ___ Não fazem coisa julgada os motivos determinantes e a verdade dos fatos que fundamenta a sentença. ____ Sentença é o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questão incidente. ____ É defeso ao juiz proferir sentença, a favor do autor, de natureza diversa da pedida.

Da liquidação e do cumprimento de sentença

137. (FCC/JUIZ -TJ- PE/2011) No tocante à liquidação, é correto afirmar que (A) de sua decisão caberá apelação. (B) quando esta se der por artigos, haverá necessidade de alegar e provar fato novo para determinar o valor da condenação. (C) é sempre necessária, quando haja condenação em pecúnia. (D) é defensável que nela se discuta novamente a lide ou que se modifique a sentença que a julgou. (E) seu requerimento pressupõe a formação anterior e necessária de coisa julgada. 138. (FCC/ ANALISTA JUD- TRT- 23ª REGIÃO/2011) A respeito do cumprimento da sentença, é correto afirmar:

(A) A impugnação não poderá versar sobre a inexigibilidade do título. (B) A impugnação não terá efeito suspensivo, exceto se houver deliberação judicial em sentido contrário. (C) A impugnação não poderá versar sobre a ilegitimidade das partes. (D) A alegação de que o exequente pleiteia quantia superior à resultante da sentença independe da imediata declaração do executado do valor que entende correto. (E) Se o devedor pagar parte da quantia certa fixada na sentença no prazo de 15 dias ficará isento da multa de 10% 139. (TRT6 – FCC – ANALISTA JUDICIÁRIO – 2012) - No cumprimento de sentença, o devedor condenado ao pagamento de quantia certa A) será citado para efetuar o pagamento em 24 horas ou nomear bens a penhora, instaurando-se novo processo, pela execução.

Page 34: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

34/43

B) poderá impugná-lo, alegando, apenas, causa extintiva da obrigação posterior ao trânsito em julgado da sentença. C) poderá impugná-lo alegando nulidade da citação no processo de conhecimento, ainda que ele não tenha corrido à revelia. D) não poderá impugná-lo, salvo se o processo de conhecimento tiver corrido a revelia. E) deverá efetuar o pagamento no prazo de 15 dias, independentemente de intimação pessoal. 140. (FCC/ANALISTA JUD EXECUÇÃO DE MANDADOS - TRT- 6ª REGIÃO/2012) Sobre o cumprimento de sentença é correto afirmar:

I. É definitiva a execução da sentença transitada em julgado e provisória quando se tratar de sentença impugnada por recurso recebido somente no efeito devolutivo.

II. O devedor condenado em quantia certa será citado pessoalmente para pagá-la no prazo de quinze dias, acrescida de multa de 10%.

III. A impugnação não poderá versar sobre penhora incorreta ou avaliação errônea. IV. Do auto de penhora e de avaliação será de imediato intimado o executado, na pessoa de seu

advogado ou, na falta deste, o seu representante legal, ou pessoalmente, por mandado ou pelo correio, podendo oferecer impugnação, querendo, no prazo de quinze dias.

V. O excesso de execução poderá ser alegado em impugnação, tendo o executado de declarar de imediato o valor que entende correto, sob pena de rejeição liminar dessa impugnação.

Está correto o que se afirma APENAS em:

A) I, III e V. B) I, III e IV. C) II, III e V. D) I, IV e V. E) II, IV e V.

141. (FCC – Procurador TCE/SP – 2011) No que concerne à impugnação ao cumprimento voluntário da sentença é correto afirmar que: A) a decisão que resolver a impugnação é recorrível sempre mediante agravo de instrumento. B) se o executado alegar excesso de execução deverá indicar o valor que entende correto sob pena de rejeição liminar da impugnação. C) ela será instruída e decidida nos próprios autos, deferindo-se ou não o efeito suspensivo. D) ela poderá versar sobre nulidade de citação, ainda que o processo não tenha corrido à revelia. E) quando versar sobre inexigibilidade do título não se considera inexigível o título judicial fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal. 142. (FCC/ANALISTA JUDICIÁRIO – TRE - PI) No que se refere ao cumprimento da sentença, de acordo com o Código de Processo Civil, é correto afirmar: (A) O cumprimento da sentença efetuar-se-á perante o juízo que processou a causa em primeiro grau de jurisdição, mas o credor poderá optar pelo juízo do atual domicílio do executado, devendo solicitar a remessa dos autos ao juízo de origem. (B) Quando na sentença houver uma parte líquida e outra ilíquida, o credor poderá promover, nos mesmos autos, a liquidação desta e a execução daquela.

Page 35: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

35/43

(C) A sentença estrangeira, independentemente de homologação, e a sentença homologatória de conciliação ou de transação, desde que inclua matéria posta em juízo, são considerados títulos executivos judiciais. (D) Caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou já fixada em liquidação, não o efetue no prazo máximo de dez dias, o montante da condenação será acrescido de multa no percentual de dez por cento e, a requerimento do credor, expedir-se-á mandado de penhora e avaliação. (E) A impugnação não terá efeito suspensivo, podendo o juiz atribuir-lhe tal efeito desde que relevantes seus fundamentos, com manifesto risco de grave dano de difícil ou incerta reparação ao executado em caso de prosseguimento da execução e, deferido ou não efeito suspensivo, a impugnação será instruída e decidida nos próprios autos.

Dos recursos.

143. (FCC/ANALISTA JUDICIÁRIO – TRE - ACRE/2010) No processo A o réu X interpôs embargos infringentes; no processo B o autor Y interpôs recurso extraordinário e no processo C o autor interpôs recurso especial. Cumprida as formalidades legais, caberá recurso adesivo aos recursos interpostos nos processos: (A) A e B, apenas. (B) A e C, apenas. (C) B, apenas. (D) B e C, apenas. (E) A, B e C.

144. (FCC - TRE/RS - Analista Judiciário - 2010) Considere as seguintes assertivas a respeito dos recursos: I. O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, sendo que o Ministério Público tem legitimidade para recorrer assim no processo em que é parte, como naqueles em que oficiou como fiscal da lei. II. O recurso adesivo será admissível na apelação, nos embargos infringentes, no recurso extraordinário e no recurso especial, não sendo conhecido, se houver desistência do recurso principal, ou se for ele declarado inadmissível ou deserto. III. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte. IV. No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará o respectivo preparo. A insuficiência no valor do preparo implicará deserção, se o recorrente, intimado, não vier a supri-lo no prazo de quinze dias. Está correto o que se afirma SOMENTE em a) I, II e III. b) I, II e IV. c) II, III e IV. d) I, III e IV. e) I e II. 145. (FCC/JUIZ -TJ- PE/2011) Em relação aos recursos no processo civil, (A) a insuficiência no valor do preparo recursal implicará deserção imediata. (B) o recorrente pode desistir do recurso, desde que com a anuência do recorrido ou dos litisconsortes necessários.

Page 36: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

36/43

(C) o não conhecimento do recurso principal não tem influência em relação ao recurso adesivo, que nesse ponto torna-se autônomo. (D) com exceção dos embargos de declaração, o prazo para recorrer no processo civil será sempre de quinze dias. (E) a renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte. 146. (FCC/ ANALISTA ADM /TRE-AL 2010) Segundo o Código de Processo Civil, o recorrente poderá,

(A) até a intimação da parte contrária, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. (B) a qualquer tempo, com a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. (C) a qualquer tempo, com a anuência apenas do recorrido, desistir do recurso. (D) a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. (E) até a intimação da parte contrária, com a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso.

147. (FCC/ ANALISTA JUD- TRE-RN/2011) Natanael é advogado do processo A. Tendo em vista decisão interlocutória desfavorável ao seu cliente e, em razão dos prejuízos iminentes relativos a esta decisão, Natanael interpôs agravo de instrumento, requerendo a juntada aos autos principais de cópia da petição do agravo de instrumento e do comprovante de sua interposição, assim como a relação dos documentos que instruíram o recurso no décimo dia da propositura do referido recurso. Neste caso, de acordo com o Código de Processo Civil, Natanael

(A) extrapolou o prazo legal de quarenta e oito horas, o que acarretará a inadimissibilidade do agravo. (B) atendeu o prazo legal não havendo penalidade legal. (C) extrapolou o prazo legal de cinco dias, o que poderá acarretar a inadimissibilidade do agravo. (D) extrapolou o prazo legal de três dias, o que poderá acarretar a inadimissibilidade do agravo. (E) extrapolou o prazo legal de cinco dias, porém seu recurso poderá ainda ser admitido.

148. (TRF4 – ANALISTA JUDICIÁRIO) Considere as seguintes assertivas sobre o recurso de apelação: I - Nos casos de extinção do processo sem resolução de mérito e interposto o recurso de apelação, o Tribunal poderá julgar desde logo a lide, se a causa versar questão exclusivamente de direito e estiver em condições de imediato julgamento. II - Contra a decisão do magistrado que releva a pena de deserção em recurso de apelação caberá agravo de instrumento. III - Recebida a apelação em ambos os efeitos não pode o juiz inovar no processo. IV - Apresentada a resposta ao recurso de apelação pela parte contrária, é facultado ao juiz, no prazo de cinco dias, o reexame dos pressupostos de admissibilidade do recurso. De acordo com o Código de Processo Civil, está correto o que consta APENAS em

a) I e II. b) I e III. c) I, III e IV. d) II e III. e) II, III e IV.

Page 37: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

37/43

149. (FCC/ ANALISTA JUD- EXECUÇÃO DE MANDADOS – TRF 1ª REGIÃO/2011) De acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, o agravo de instrumento terá a sua petição instruída obrigatoriamente com cópias da

(A) decisão agravada e da certidão da respectiva intimação, apenas. (B) decisão agravada, da petição inicial, contestação e das procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado. (C) decisão agravada, da certidão da respectiva intimação e das procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado. (D) certidão da respectiva intimação, da petição inicial, contestação e das procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado. (E) decisão agravada, da certidão da respectiva intimação, da petição inicial, contestação e da procuração outorgada ao advogado do agravante, apenas. 150. (FCC/ANALISTA JUD –EXECUÇÃO DE MANDADOS – TRF 4ª REGIÃO/2010) Mário ajuizou ação de cobrança em face de Joana. A petição inicial foi indeferida uma vez que o M.M. juiz considerou-a inepta. Neste caso, de acordo com o Código de Processo Civil, o recurso cabível é (A) a apelação, facultado ao juiz, no prazo de 24 horas, reformar sua decisão. (B) a apelação, facultado ao juiz, no prazo de cinco dias, reformar sua decisão. (C) a apelação, facultado ao juiz, no prazo de 48 horas, reformar sua decisão. (D) o agravo, facultado ao juiz, no prazo de 48 horas, reformar sua decisão. (E) o agravo, facultado ao juiz, no prazo de cinco dias, reformar sua decisão.

151. (FCC/ANALISTA JUDICIÁRIO – TRF 4ª REGIÃO/2010) Quanto ao agravo de instrumento, considere: I. O agravante, no prazo de três dias, requererá juntada aos autos do processo de cópia da petição do agravo de instrumento e do comprovante de sua interposição, assim como a relação dos documentos que instruíram o recurso. II. Recebido o agravo de instrumento no tribunal, e distribuído incontinenti, o relator poderá requisitar informações ao juiz da causa, que as prestará no prazo de quinze dias. III. O agravo de instrumento será dirigido, por meio de petição, ao juiz de primeiro grau, que o enviará com as respectivas razões recursais ao tribunal competente. IV. A petição de agravo de instrumento será instruída obrigatoriamente, com cópias da decisão agravada, da certidão da respectiva intimação e das procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado. De acordo com o Código de Processo Civil, está correto o que consta APENAS em (A) II e IV. (B) I, II e IV. (C) I, III e IV. (D) I e IV. (E) I, II e III.

152. (FCC/JUIZ-GO/2009) O agravo retido: (A) é interposto mediante o pagamento do respectivo preparo, sob pena de deserção. (B) sua interposição é exceção, pois a regra continua sendo a interposição de agravo de instrumento. (C) uma vez interposto, seu conhecimento é automático por ocasião do julgamento da apelação. (D) deve ser interposto oral e imediatamente das decisões interlocutórias proferidas em audiência de instrução e julgamento. (E) não existe juízo de retratação em relação a tal recurso, já que não há exame imediato pelo Tribunal.

Page 38: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

38/43

153. (FCC/ANALISTA JUDICIÁRIO – TJ - SE) Sobre os embargos de declaração pode-se afirmar que (A) podem ser opostos no prazo de 10 (dez) dias. (B) não estão sujeitos a preparo. (C) só têm cabimento na segunda instância. (D) mesmo quando manifestamente protelatórios, não ensejam a imposição de multa. (E) serão relatados pelo revisor do acórdão embargado.

154. (FCC - TJ/PI - Analista Administrativo - 2009) É correto afirmar que a) o recurso de apelação não necessita de fundamentação. b) não cabe recurso contra decisão interlocutória. c) é indispensável o preparo no recurso de agravo retido. d) o recurso de apelação é cabível contra a sentença. e) o agravo de instrumento deve ser dirigido ao próprio juiz do processo

Processo de execução e embargos do devedor.

155. (FCC - TRF 2ª Região - Analista Judiciário) Na execução por quantia certa contra devedor solvente, ao despachar a inicial, o juiz fixou os honorários advocatícios a serem pagos pelo executado em 10% do valor da execução. Se o executado, citado, efetuar o pagamento da dívida no prazo de 3 dias, a verba honorária a) será reduzida em um terço. b) será reduzida em dois terços. c) será reduzida à metade. d) deverá ser integralmente paga. e) não será devida. 156. (TRT6 – FCC – TÉCNICO JUDICIÁRIO – 2012) Na execução por quantia certa contra devedor solvente, a) Dispensa-se o título executivo, se a dívida puder ser provada por testemunhas. b) Os embargos do devedor só poderão ser oferecidos depois de garantido o Juízo pela penhora. c) O executado será citado para, no prazo de 3 dias, efetuar o pagamento da dívida. d) Quando houver mais de um executado, o prazo para embargar começará a correr a partir da juntada do último mandado citatório cumprido. e) Os embargos do devedor serão oferecidos no prazo de dez dias, contados da juntada aos autos do mandado de citação, independentemente de penhora.

157. (FCC/ANALISTA JUD/TJ-PA) Considere as seguintes assertivas sobre a execução por quantia certa contra devedor solvente: I. O executado será citado para, no prazo de 3 (três)dias, efetuar o pagamento da dívida e, efetuado o pagamento no prazo fixado o executado estará isento do pagamento da verba honorária. II. A impenhorabilidade não é oponível à cobrança do crédito concedido para a aquisição do próprio bem.

Page 39: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

39/43

III. Podem ser penhorados, à falta de outros bens, os frutos e rendimentos dos bens inalienáveis, ainda que destinados à satisfação de prestação alimentícia. IV. O juiz poderá, de ofício ou a requerimento do exequente, determinar, a qualquer tempo, a intimação do executado para indicar bens passíveis de penhora. De acordo com o Código de Processo Civil está correto o que se afirma SOMENTE em (A) I e II. (B) I e III. (C) II e IV. (D) I, II e IV. (E) II, III e IV

158. (FCC - Advogado Nossa Caixa Desenvolvimento - 2011) No processo de execução por quantia certa contra devedor solvente previsto no Código de Processo Civil brasileiro, a respeito dos embargos do executado, considere: I. A concessão pelo juiz de efeito suspensivo aos embargos impedirá a efetivação dos atos de penhora e de avaliação dos bens. II. O juiz não poderá rejeitar liminarmente os embargos quando considerá-los manifestamente protelatórios. III. Quando houver mais de um executado, o prazo para cada um deles embargar conta-se a partir da juntada do respectivo mandado citatório, salvo tratando-se de cônjuges. Está correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I e III. c) II. d) II e III. e) III. 159. (FCC - TRF 3ª Região - Analista Judiciário) Numa execução por quantia certa contra devedor solvente, o devedor possui os seguintes bens, individualmente suficientes para garantir a execução: um terreno, 200 cabeças de gado, um caminhão, títulos da dívida pública da União e direitos hereditários de uma casa. A penhora recairá, preferencialmente, a) nas 200 cabeças de gado. b) no terreno. c) nos direitos hereditários da casa. d) no caminhão. e) nos títulos da dívida pública da união. 160. (FCC – Procurador da Assembléia Legislativa de SP – 2010) Os embargos do devedor serão oferecidos no prazo A) de 10 dias, contados da juntada aos autos do mandado de citação. B) de 10 dias, contados da efetivação da penhora, depósito ou caução. C) de 15 dias, contados da efetivação da penhora, depósito ou caução. D) de 15 dias, contados da juntada aos autos do mandado de citação. E) em dobro do previsto em lei, quando forem vários os executados e tiverem procuradores diferentes nos autos. 161. (FCC - TRF 5ª Região - Analista Judiciário) Os Embargos do Devedor, nas execuções de título extrajudicial, de acordo com o Código de Processo Civil, serão oferecidos no prazo de a) 10 dias, contados da data da juntada aos autos do mandado de penhora.

Page 40: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

40/43

b) 10 dias, contados da data da juntada aos autos do mandado de citação, independentemente de penhora, caução ou depósito. c) 15 dias, contados da data da juntada aos autos do mandado de citação, independentemente de penhora, caução ou depósito. d) 15 dias, contados da data da juntada aos autos do mandado de penhora. e) 30 dias, contados da data da juntada aos autos do mandado de citação, independentemente de penhora, caução ou depósito. 162. (FCC – Procurador TCE/SP – 2011) Quanto aos embargos do devedor, de acordo com o Código de Processo Civil, é correto afirmar que A) a concessão de efeito suspensivo impedirá a efetivação dos atos de penhora e de avaliação dos bens. B) nas execuções por carta precatória a citação do executado será imediatamente comunicada pelo juiz deprecado ao juiz deprecante, contando-se o prazo para os embargos sempre a partir da juntada da carta precatória devidamente cumprida. C) quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, será contado em dobro o prazo para oposição de embargos do devedor. D) se houver litisconsórcio passivo na execução entre cônjuges, o prazo para propositura dos embargos flui a partir da juntada aos autos do último mandado de citação cumprido. E) o juiz imporá, em favor do exequente, multa ao embargante em valor não superior a 10% (dez por cento) do valor em execução se os embargos forem manifestamente protelatórios. 163. (FCC - PGM Recife/PE) Considere as seguintes assertivas sobre Embargos do Devedor: I. Nas execuções por carta precatória, a citação do executado será imediatamente comunicada pelo juiz deprecado ao juiz deprecante, inclusive por meios eletrônicos, contando-se o prazo para embargos a partir da juntada aos autos de tal comunicação. II. Na execução por quantia certa contra devedor solvente, os embargos serão oferecidos no prazo de 10 dias, contados da data da juntada aos autos do mandado de citação. III. Os embargos, em regra, não terão efeito suspensivo, sendo que a decisão relativa aos efeitos dos embargos poderá, a requerimento da parte, ser modificada ou revogada a qualquer tempo, em decisão fundamentada, cessando as circunstâncias que a motivaram. IV. Quando o excesso de execução for fundamento dos embargos, o embargante deverá declarar na petição inicial o valor que entende correto, apresentando memória do cálculo, sob pena de rejeição liminar dos embargos ou de não conhecimento desse fundamento. Estão corretas, de acordo com o Código de Processo Civil, A) I, II e III, somente. B) I e II e IV, somente. C) I, III e IV, somente. D) II, III e IV, somente. E) I, II, III e IV.

Processo cautelar: das disposições gerais.

164. (FCC/ ANALISTA JUDICIÁRIO - TRE-AL/2010) Considere as seguintes assertivas a respeito do processo cautelar: I. O processo cautelar pode ser instaurado antes ou no curso do processo principal e deste é sempre dependente. II. O requerido será citado, qualquer que seja o procedimento cautelar, para, no prazo de 5 dias, contestar o pedido, indicando as provas que pretende produzir.

Page 41: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

41/43

III. Cabe à parte propor a ação, no prazo de 60 dias, contados da data da efetivação da medida cautelar, quando esta for concedida em procedimento preparatório. IV. Só em casos excepcionais, expressamente autorizados por lei, determinará o juiz medidas cautelares sem a audiência das partes. Está correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) I e IV. (D) II e III. (E) II e IV. 165. (FCC/ADVOGADO TRAINEE – METRO/2010) Com relação ao processo cautelar, é correto afirmar: (A) Cabe à parte propor a ação, no prazo de sessenta dias, contados da data da efetivação da medida cautelar, quando esta for concedida em procedimento preparatório. (B) O procedimento cautelar deve ser instaurado necessariamente antes do processo principal e deste é sempre dependente. (C) O requerido será citado, qualquer que seja o procedimento cautelar, para, no prazo de cinco dias, contestar o pedido, indicando as provas que pretende produzir. (D) Em regra, se por qualquer motivo cessar a medida cautelar, a parte poderá repetir o pedido dentro dos noventa dias subsequentes à cessação da medida, sob pena de preclusão. (E) É vedada a substituição de medida cautelar pela prestação de caução em razão do princípio da não efetivação da prestação jurisdicional. 166. (FCC/ JUIZ-AM) Efetivada a medida cautelar, o requerente tem prazo de 30 dias para propor a ação principal. Este prazo tem natureza de (A) perempção. (B) decadência. (C) preclusão. (D) suspensão. (E) prescrição.

DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS – LEI Nº 10.259/2001

167. (TRF4 – TÉCNICO JUDICIÁRIO) - Poderão ser ajuizadas perante o Juizado Especial Federal as causas:

(a) de divisão e demarcação. (b) sobre bens imóveis das autarquias e fundações públicas federais. (c) que tenham por objeto a impugnação da pena de demissão imposta a servidores públicos

civis. (d) para anulação ou cancelamento de ato administrativo federal de natureza previdenciária. (e) que tenham por objeto a impugnação de sanções disciplinares aplicadas a militares.

168. (TRF4 – ANALISTA JUDICIÁRIO) - São da competência do Juizado Especial Federal Cível as causas que versarem sobre:

(a) execuções fiscais, respeitado o valor de alçada fixado em lei. (b) anulação de ato administrativo federal, de qualquer natureza. (c) execução forçada de sentenças nele proferidas.

Page 42: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

42/43

(d) improbidade administrativa. (e) bens imóveis da União, autarquias e fundações públicas federais, respeitado o valor de

alçada fixado em lei. 169. (FCC-TRF1-ANAL.JUD.-EXEC.MANDADOS) - Podem ser ajuizadas no Juizado Especial Federal as causas de competência da Justiça Federal, até o valor de sessenta salários mínimos, que versem sobre (A) divisão e demarcação. (B) Bens imóveis das fundações públicas federais. (C) (D) Impugnação da pena de demissão imposta a servidores públicos civis. (E) Anulação ou cancelamento de ato administrativo federal de lançamento fiscal. (F) Litígio entre Estado Estrangeiro e pessoa domiciliada ou residente no Brasil. 170. (TRF4 – TÉCNICO JUDICIÁRIO) - O Juizado Especial Federal visa a obtenção do máximo rendimento da lei com o mínimo de atos processuais. Tal objetivo diz respeito ao princípio

(a) da legalidade. (b) da oralidade. (c) da economia processual. (d) do contraditório. (e) da impessoalidade.

Page 43: Módulo 3 - Aula 001 - Questões - Jurisdição e Ação

43/43

GABARITO

1. B 2. C 3. D 4. A 5. D 6. E 7. C 8. B 9. B 10. E

11. B 12. C 13. A 14. C 15. D 16. E 17. C 18. A 19. A 20. E

21. A 22. C 23. B 24. A 25. C 26. D 27. B 28. E 29. C 30. E

31. A 32. C 33. E 34. C 35. E 36. A 37. E 38. C 39. D 40. B

41. E 42. B 43. A 44. E 45. A 46. A 47. B 48. D 49. C 50. A

51. C 52. A 53. E 54. B 55. C 56. E 57. A 58. C 59. A 60. E

61. A 62. A 63. C 64. B 65. A 66. C 67. A 68. E 69. D 70. B

71. A 72. D 73. D 74. B 75. A 76. A 77. E 78. B 79. A 80. D

81. A 82. D 83. E 84. A 85. D 86. A 87. C 88. C 89. A 90. B

91. C 92. E 93. B 94. D 95. E 96. A 97. A 98. B 99. D 100. C

101. E 102. C 103. B 104. D 105. D 106. E 107. C 108. E 109. D 110. E

111. A 112. D 113. C 114. B 115. A 116. E 117. A 118. D 119. C 120. B

121. B 122. B 123. B 124. E 125. C 126. A 127. D 128. D 129. A 130. B

131. B 132. A 133. E 134. B 135. B 136. VVFV

137. B 138. B 139. E 140. D

141. B 142. A 143. E 144. A 145. E 146. D 147. D 148. C 149. C 150. C

151. D 152. D 153. B 154. D 155. C 156. C 157. C 158. E 159. D 160. D

161. C 162. D 163. C 164. B 165. C 166. B 167. D 168. C 169. D 170. C