modulo 1 - conceitos basicos

11
Marco Lucas Moreira 11 OF conc basic historia 00 OFICINA DO FUTURO Conceitos Básicos Neste módulo, são abordados os principais NOVOS conceitos históricos relacionados a TI, bem como um breve panorama sobre a forma atual de interação da TI com os negócios. Você deve ficar atento a essa dimensão de TI x Negócios, pois ela permeia todo esse curso. Oficina do Futuro 1 / 11

Upload: samuel-hernandes

Post on 30-Nov-2015

12 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Modulo 1 - Conceitos Basicos

Marco Lucas Moreira

11 OF conc basic historia 00OFICINA DO FUTURO Conceitos Básicos

Neste módulo, são abordados os principais NOVOS conceitos históricos relacionados a TI, bemcomo um breve panorama sobre a forma atual de interação da TI com os negócios. Você deve ficaratento a essa dimensão de TI x Negócios, pois ela permeia todo esse curso.

Oficina do Futuro 1 / 11

Page 2: Modulo 1 - Conceitos Basicos

Marco Lucas Moreira

11 OF conc basic historia 01OFICINA DO FUTURO Conceitos Básicos - Unidade Instrucional CONCEITOS HISTÓRICOS

História da Computação Há várias referências quanto à história da computação e das gerações de computadores. Entre elas, podemos dizer que várias áreas do conhecimento humano, como matemática, lógica de programação eeletrônica digital, deram origem ao desenvolvimento da tecnologia da computação. Para traçar um panorama simplificado da era do Processamento de Dados, descrevemos abaixo alguns itens queforam marcantes nesta evolução:

Fonte:http://es.wikipedia.org/wiki/Imagen:Boulier1.JPG

ÁBACO - Surgiu há mais de 1500 anos, sendo o primeiroinstrumento utilizado pelo homem para calcular. Ainda hoje,encontramos instrumentos semelhantes nas lojas debrinquedos ou nas livrarias.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Arts_et_Metiers_Pascaline_dsc03869.jpg

PASCALINA – Outros instrumentos e técnicas foramdesenvolvidos para facilitar as operações aritméticas. Entreeles, podemos citar.John Napier, que em 1614 apresentou ao mundo oslogaritmos; Blaise Pascal, que em 1642 construiu uma máquina decálculos, a Pascaline ( pascalina), que consistia em rodas eengrenagens na qual o operador introduzia os algarismos aserem somados, acionando uma série de rodas dentadas comalgarismos de zero a nove, impressos de modo que osnúmeros a serem somados ficassem expostos num mostrador.

Mecanismo da Pascalina

Cartão Perfurado - Em 1801, o tecelão francês Joseph-Marie Jacquard, inventou uma interessante máquina detear comandada por cartões perfurados em fileiras. Os cartões perfurados tiveram uma finalidade ainda maisimportante na programação de computadores, na segunda metade do século XX. Em 1822, Charles Babbageprojetou o primeiro computador mecânico; contudo, o projeto em si foi mais uma contribuição para o futuro doscomputadores.

Cartão perfurado de 80 colunas da IBMFonte: www.sabbatini.com/renato/correio/cp970923.html

TOPO

Oficina do Futuro 2 / 11

Page 3: Modulo 1 - Conceitos Basicos

Marco Lucas Moreira

11 OF conc basic historia 02OFICINA DO FUTURO Conceitos Básicos - Unidade Instrucional CONCEITOS HISTÓRICOS

História da Computação

Foto do ENIACFonte:www.museudocomputador.com.br/enciteclado.php

ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer ouComputador e Integrador Numérico Eletrônico) - O PrimeiroComputador Eletrônico ocupava três salas e pesava 30toneladas, desenvolvido para fins militares, comfinanciamento do exército americano. O ENIAC só foiapresentado oficialmente em fevereiro de 1946.

Fonte:www.windoweb.it/edpstory_new/ep_neumann.htm

EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computerou Computador Eletrônico Automático de Variáveis Discretas)- Com ele surgiu a possibilidade de codificar as informaçõesem forma binária ao invés de decimal, o que reduziasignificativamente o número de válvulas necessárias ao seufuncionamento.

Fonte: www.firstscience.com/home/photos/chip_72.html

CHIP – Criado por volta de 1970, a pastilha de silício(microprocessador), pouco maior do que um grão de milho,foi a grande responsável pelo desenvolvimento docomputador pessoal anos depois.

Os Primeiros Modelos Comerciais de Computadores – Os modelos experimentais ENIAC e EDVAC não foramproduzidos comercialmente. Em 1951 surge o LEO, primeiro computador comercial, seguido do lançamento doIBM 701, nos Estados Unidos. Desta forma, as empresas começaram a produzir computadores em série. NaAlemanha, a SIEMENS, lança o SIEMENS 2002. O modelo da IBM 1401 foi o representante mais típico dessageração. Em 1959, surge o COBOL (Common Business Oriented Language), trazendo uma linguagem universal deprogramação para fins comerciais. Essa linguagem é utilizada até os dias de hoje.

IBM 701 Electronic Data Processing Machines lançado em 1953Fonte: www-03.ibm.com/.exhibits/701/701_intro.html

TOPO

Oficina do Futuro 3 / 11

Page 4: Modulo 1 - Conceitos Basicos

Marco Lucas Moreira

11 OF conc basic historia 03OFICINA DO FUTURO Conceitos Básicos - Unidade Instrucional CONCEITOS HISTÓRICOS

Gerações de Computadores Os primeiros computadores possuíam somente dois níveis de linguagem de programação: o nível dalinguagem de máquina, no qual toda a programação era feita, e o nível da lógica digital, onde osprogramas eram efetivamente executados. Por volta de 1951, surgiu a idéia de se projetar umcomputador de três níveis, com o intuito de se simplificar o hardware. Esta máquina tinha umprograma denominado interpretador, armazenado permanentemente, cuja função era executar osprogramas em linguagem de máquina. O hardware assim poderia ser simplificado: teria apenas queexecutar um pequeno conjunto de micro-instruções armazenadas, ao invés de todo o programa emlinguagem de máquina, o que exigia menos circuitos eletrônicos. A partir daí começaram a evoluiras linguagens e as arquiteturas das máquinas, impulsionadas, principalmente, pelo aparecimentode um novo conceito na História da Computação: os Sistemas Operacionais. As três primeirasgerações de computadores refletiam a evolução dos componentes básicos do computador(hardware) e um aprimoramento dos programas (software) existentes.

Oficina do Futuro 4 / 11

Page 5: Modulo 1 - Conceitos Basicos

Marco Lucas Moreira

11 OF conc basic historia 04OFICINA DO FUTURO

Oficina do Futuro 5 / 11

Page 6: Modulo 1 - Conceitos Basicos

Marco Lucas Moreira

Conceitos Básicos - Unidade Instrucional CONCEITOS HISTÓRICOS

Gerações de Computadores

Fonte: www.netangola.com/.computador/parte2.htmPrimeira geração (1945–1959) - Aconteceu depois do ENIAC e do EDVAC,que pertenceram a uma fase experimental. A primeira fase comercial secaracterizou pelas grandes dimensões e peso, quilômetros de fios, altogasto de energia, válvulas eletrônicas que queimavam com facilidade devidoa problemas de refrigeração. A velocidade de processamento era da ordemde milissegundos e a capacidade de memória de 2 a 4 kbytes.

Segunda geração (1959–1964) - Essa época caracterizou-se pela substituição das válvulas por transistores e dos fios de ligação por circuitosimpressos; sua programação passou a ser interna, a velocidade de processamento em microssegundos, e sua memória, expandida ate a ordem de 20megabytes. Isto tornou os computadores mais rápidos, menores e de custo mais baixo. Surgem os primeiros armazenadores externos deinformações: fitas magnéticas e discos. Em 1959, a IBM construiu um mainframe baseado em transistores, o IBM 1401, que utilizava cartõesperfurados. Ele se tornou um computador de propósito geral popular e 12.000 unidades foram vendidas, tornando-se a mais bem sucedida máquinana história dos computadores.

Sistema/360 – fitas 3420 – discos 3330 – impressoras 1403

Fonte: http://www.search.com/reference/Mainframe_computer

IBM Z890 mainframe (modelo atual) – Apesar do surgimento do mainframena 2ª geração, esta máquina atravessou gerações e atualmente ébem-sucedida.

Terceira geração (1964–1970) – Construída com circuitos integrados, velocidade de processamento em nanossegundos, multiprogramação,multiprocessamento, teleprocessamento, proporcionando maior compactação e redução de custos. Tem início a utilização avançada de sistemasoperacionais e as linguagens múltiplas de programação: Cobol, Pascal, Basic, Fortran, etc. Quarta Geração (de 1970 até hoje) - Utilização de circuitos integrados em larga escala, rede de computadores, bancos de dados, computaçãodistribuída, automação, caracterizando um aperfeiçoamento da tecnologia já existente. Houve uma otimização das máquinas, aumento daconfiabilidade, velocidade da ordem de nanossegundos (bilionésima parte do segundo), maior grau de miniaturização. Foi também marcada pelachegada do PC (Personal Computer).

Em 1976, Jobs e Wolzniak, criam o APPLE I (o primeiro computador pessoal) e o LISA (o primeiro computador com mouse). A IBM lançou afamília/370 e no fim da mesma década, a linha 4341.

Apple IFonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Apple_I.jpg

Apple Lisa, lançado em 1983Fonte: www.cuk.ch/articles/1364

Personal Computer (PC)Fonte: http://www.britannica.com/eb/art/print?id=72308&articleTypeId=0

O PIM/m-1, um dos poucos "computadores de quinta geração"que chegaram a ser realmente produzidosFonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_da_quinta_gera%C3%A7%C3%A3o

Quinta geração – Este termo foi criado pelos japoneses, devido a umprojeto gigantesco de pesquisa durante a década de 80 com o objetivo deconstrução, em meados da década de 90, de potentes computadores“inteligentes”. Posteriormente, o termo passou a referenciar diversas áreasde pesquisa, como inteligência artificial, linguagem natural e sistemasespecialistas. Outro foco da quinta geração é a conectividade, permitindoaos usuários conectarem seus computadores a outros computadores.

TOPO

Oficina do Futuro 6 / 11

Page 7: Modulo 1 - Conceitos Basicos

Marco Lucas Moreira

11 OF conc basic historia 05OFICINA DO FUTURO Conceitos Básicos - Unidade Instrucional CONCEITOS HISTÓRICOS

Cenário atual de TI

Mídia de DVD-ROMFonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:DVD-R_bottom-side.jpg

Temos Tecnologia da Informação por toda parte. As inovações no campotecnológico acontecem a todo o momento e a uma velocidadeimpressionante. Tome-se como exemplo o telefone celular: ele apresentouem 5 anos a mesma penetração de mercado que o telefone convencionalapresentou em 40 anos!!!Pensando nesta última década do milênio, podemos classificá-la comoGeração Atual, uma geração cercada por diversas inovações tecnológicas:a velocidade dos processadores utilizados em PCs, rompe a barreira do 1gigahertz; a capacidade de armazenamento de dados dos HDs supera os20 gigabytes; o surgimento do DVD, que pode armazenar dez vezes maisinformações do que um Cd-Rom, além de diversas outras inovações quesurgem a todo momento.

Oficina do Futuro 7 / 11

Page 8: Modulo 1 - Conceitos Basicos

Marco Lucas Moreira

11 OF conc basic historia 06OFICINA DO FUTURO Conceitos Básicos - Unidade Instrucional CONCEITOS HISTÓRICOS

Tendências Futuras

Comparação de biochip em relação a umamoeda.Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010110061006

Para uma Geração Futura, espera-se grandes revoluções. Incluem-se, aspesquisas associadas a chips biológicos, que consistem na criação de chipsque agirão sobre a saúde humana, podendo realizar computações como asque os neurônios são capazes de fazer. As pesquisas ainda não foramconcluídas, mas sugere-se que a capacidade de armazenamento de dadosnum sistema assim seria inimaginável.Fala-se muito também em um tipo de computação que tem como centro aspessoas, e não as máquinas. Michael L. Dertouzos, diretor do Laboratórioda Ciência e Computação do MIT, afirma que, após 40 anos de construçãode computadores, pouca coisa mudou. O cientista acredita que o futuro dacomputação se baseia em fazer os sistemas servirem aos humanos, e não ocontrário, como acontece nos dias atuais. Ele afirma: “Pervasivecomputing demanda muitos equipamentos, onde o foco está em váriosdispositivos que são os próprios computadores. Já a computação voltada aoindivíduo está focada nas pessoas. Hoje, os computadores são difíceis deusar. Se disseminarmos essa cultura ainda mais, isso se agravará. Mas senos concentrarmos nos sistemas "human-centered", estabelecemos quenossa meta é servir humanos.”

Oficina do Futuro 8 / 11

Page 9: Modulo 1 - Conceitos Basicos

Marco Lucas Moreira

11 OF conc basic historia 07OFICINA DO FUTURO Conceitos Básicos - Unidade Instrucional CONCEITOS HISTÓRICOS

LINKS - Artigos

http://idgnow.uol.com.br/mercado/2001/05/10/idgnoticia.2006-05-07.1309737186 Biochipshttp://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010110061006Arquitetura de computadoreshttp://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Arquitetura_de_computadoresQuinta geração de computadoreshttp://pt.wikipedia.org/wiki/Computação_da_quinta_geraçãoPODCAST: AUDIO - História dos Computadores

Oficina do Futuro 9 / 11

Page 10: Modulo 1 - Conceitos Basicos

Marco Lucas Moreira

12 OF conc basic mund negoc 01OFICINA DO FUTURO Página 1 de 2 Conceitos Básicos - Unidade Instrucional APLICAÇÃO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

Aplicação no mundo dos negócios No comércio e na indústria, nota-se que 75% da força de trabalho desempenha funções que podemser automatizadas, robotizadas ou terceirizadas, e a terceirização já avança para as atividadescentrais de produção. Analisando estes fatores, podemos afirmar que é impensável não levarmosem conta a TI, em função de questões como qualidade, velocidade e alto nível de desempenhorequerido pelos negócios. No Processamento Comercial, que envolve dados e informações financeiras, há uma grandeexigência de segurança, disponibilidade contínua, integridade, transações heterogêneas com dadosinter-relacionados, contabilização do uso de recursos, compatibilidade, programas aplicativoslongevos, impessoalidade, business continuance (continuação de negócios: cópias de volumes dedados utilizados no processamento em produção que permitem a execução simultânea de outrosaplicativos ou programas em paralelo à produção regular) e muito mais. Além disto, nestes sistemas comerciais, um grande volume de informações é processadacentralizadamente, atendendo milhares de usuários ao mesmo tempo, cada um com a percepção deter o sistema só para si, com a liberdade de fazer somente o que é permitido pelo sistema, paraatender seu negócio. Nestes sistemas, devem ser implementadas metodologias detalhadas e concisas, além de bonsprodutos de gestão. Devem ainda oferecer disponibilidade, processamento heterogêneo,desempenho diferenciado, escalabilidade, baixo custo total, segurança e integridade.

Oficina do Futuro 10 / 11

Page 11: Modulo 1 - Conceitos Basicos

Marco Lucas Moreira

12 OF conc basic mund negoc 02OFICINA DO FUTURO Página 2 de 2 Conceitos Básicos - Unidade Instrucional APLICAÇÃO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

Aplicação no mundo dos negócios No processamento que envolve Engenharia e Ciência, há a necessidade de velocidade, altadisponibilidade, pessoalidade, transações homogêneas por sistema descentralizado e pequenoconjunto de instruções customizadas. Com relação à terceirização, nota-se que atualmente asempresas estão mais maduras, com organizações de TI mais experientes e, assim, as decisõesdescem a um nível muito mais refinado de detalhe. O negócio e a área de TI vão definir com muitomaior precisão o que deve ser feito internamente ou externamente, e por quê será feito. Em váriosmódulos deste curso, você verá menções ao Outsourcing, com enfoques e níveis de detalhamentovariados. O mundo está menor. A evolução tecnológica encurtou distâncias e facilitou o acesso àsinformações. A qualidade não é mais um mero diferencial de mercado: é condição sine qua non, ouseja, sem a qual os negócios simplesmente não existiriam. A TI é um instrumento de produtividadee competitividade para todos os setores da economia, permitindo a geração de empregos de altovalor agregado.

PODCAST: AUDIO - Aplicação no mundo dos negócios

Oficina do Futuro 11 / 11