modelo p004 acao preventiva e corretiva 1 ed iso 27001.doc

7
MODELO PROCEDIMENTO “AÇÃO CORRETIVA OU PREVENTIVA” PÁGINA 1 de 5 P004 1 a EDIÇÃO DISTRIBUIDOR: Direção, Vendas, Aquisição, Planejamento, Produção, Financeiro, Expedição e Qualidade ED. DATA DESCRIÇÃO DA REVISÃO ELAB. VERIF. APR. 10/01/ 07 Edição Inicial Flávio Márcia Márcia 1. OBJETIVOS Definir sistemática para identificação e implantação de ações corretivas, visando eliminar causa reais de não-conformidades; Definir sistemática para determinação e implantação de ações preventivas, visando eliminar causa potenciais de não- conformidades; Estabelecer sistemática para desenvolvimento de novos processos ou alteração de processos existentes. 2. REFERÊNCIAS Manual da Qualidade seção 14 Norma NBR ISO 9002, 1994 requisito 4.14 Procedimento “Controle de Produto Não Conforme” – P001 Formulário “ Relatório de Não Conformidades” – F003 Formulário “Relatório de Ações Corretivas e Preventivas” – F004 3. PROCEDIMENTO 3.1 Introdução Todas as áreas são responsáveis por identificar e tratar não conformidades potenciais e reais para eliminar suas causas para que não ocorram ou não voltem a ocorrer, por meio de Ação Preventiva e Corretiva, utilizando o formulário “Relatório de Ações Corretivas e Preventivas – F004. O Gerente da Qualidade ou responsável por ele designado é responsável por apoiar as diversas áreas na análise das não conformidades reais ou potenciais identificadas e na decisão

Upload: alexsandre-michels

Post on 19-Jan-2016

18 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Modelo P004 Acao Preventiva e Corretiva 1 ed ISO 27001.doc

MODELOPROCEDIMENTO

“AÇÃO CORRETIVA OU PREVENTIVA”

PÁGINA1 de 5

P0041a EDIÇÃO

DISTRIBUIDOR: Direção, Vendas, Aquisição, Planejamento, Produção, Financeiro, Expedição e

Qualidade

ED. DATA DESCRIÇÃO DA REVISÃO ELAB. VERIF. APR.1ª 10/01/07 Edição Inicial Flávio Márcia Márcia

1. OBJETIVOS

Definir sistemática para identificação e implantação de ações corretivas, visando eliminar causa reais de não-conformidades;

Definir sistemática para determinação e implantação de ações preventivas, visando eliminar causa potenciais de não-conformidades;

Estabelecer sistemática para desenvolvimento de novos processos ou alteração de processos existentes.

2. REFERÊNCIAS

Manual da Qualidade seção 14 Norma NBR ISO 9002, 1994 requisito 4.14 Procedimento “Controle de Produto Não Conforme” – P001 Formulário “ Relatório de Não Conformidades” – F003 Formulário “Relatório de Ações Corretivas e Preventivas” – F004

3. PROCEDIMENTO

3.1 Introdução

Todas as áreas são responsáveis por identificar e tratar não conformidades potenciais e reais para eliminar suas causas para que não ocorram ou não voltem a ocorrer, por meio de Ação Preventiva e Corretiva, utilizando o formulário “Relatório de Ações Corretivas e Preventivas – F004.

O Gerente da Qualidade ou responsável por ele designado é responsável por apoiar as diversas áreas na análise das não conformidades reais ou potenciais identificadas e na decisão por realizar o tratamento das mesmas através de ações corretivas e preventivas. Nem todas as não conformidades necessitam necessariamente de tratamento por meio de ações corretivas ou preventivas, a decisão pelo tratamento da não conformidade depende do impacto que esta causa no produto / serviço ou no sistema de gestão da qualidade e dos recursos necessários para sua eliminação versus recursos necessários para seu controle.

Page 2: Modelo P004 Acao Preventiva e Corretiva 1 ed ISO 27001.doc

MODELOPROCEDIMENTO

“AÇÃO CORRETIVA OU PREVENTIVA”

PÁGINA2 de 5

P0041a EDIÇÃO

O Gerente da Qualidade ou responsável por ele designado tem a responsabilidade pela análise crítica dos resultados decorrentes das Ações Preventivas e Corretivas (verificação da eficácia), através de auditorias de follow up.

As não conformidades reais são identificadas e tem sua disposição (controle) determinado através das orientações dadas no Procedimento “Controle de Produto Não Conforme” – P001. A definição de quais ações preventivas devem ser implementadas é realizada através das fontes de informações apropriadas e relacionadas a seguir, mas não se limitam a estas:

Fonte de Informação

Alterações nas sistemáticas atuais de operação, processos a serem implantados ou modificados.Observações realizadas durante as Auditorias Internas da Qualidade as quais indicam problemas potenciais que não se caracterizaram como uma não conformidade a ser tratada como ação corretiva.Análise Crítica de Contrato, principalmente nas atividades diárias de análise e controle de estoque.Relatórios de Visita.Reclamações/Solicitações dos Clientes, que não estejam previstas como não conformidade. Contratação, Acompanhamento e Avaliação de Recursos Humanos.Cronogramas e Relatórios de Manutenção PreventivaPlano de Treinamento.Observações Durante Visitas e Participação em Seminários, Cursos e Eventos Diversos.Indicadores numéricos para avaliação do cumprimento das políticas e objetivos para a qualidadePlano de Ação elaborado como resultado da Análise Crítica do Sistema da Qualidade pela Administração.FMEA – Análise do Modo e Efeitos de Falhas Potenciais

Observação: a seqüência de ações necessárias para documentar as não conformidades, identificar suas causas e determinar ações a serem realizadas, responsável e prazo estão claramente definidas no formulário F004

Page 3: Modelo P004 Acao Preventiva e Corretiva 1 ed ISO 27001.doc

MODELOPROCEDIMENTO

“AÇÃO CORRETIVA OU PREVENTIVA”

PÁGINA3 de 5

P0041a EDIÇÃO

3.2 Sistema de Controle de Ações Preventivas e Corretivas

Periodicamente o Gerente da Qualidade ou responsável por ele designado elabora/revisa a “Programação de Atividades para o Sistema da Qualidade”, onde consta a programação das reuniões mensais para acompanhamento de “Ações Corretivas e Preventivas” e envia uma cópia para todas as lideranças.

É função de todas as lideranças abrir espaço para seus colaboradores e solicitar a todos que contribuam dando sugestões de melhoria, buscando sempre colher dados com seus subordinados, a fim de contribuir com o sistema da qualidade. Havendo alguma sugestão por parte dos subordinados o líder deve analisá-la e, sendo viável, auxiliar na sua efetiva implantação, levando a sugestão para a reunião.

Mensalmente o Gerente da Qualidade ou representante por ele designado efetua a convocação, e todos os participantes têm o compromisso de trazer para as reuniões informações pertinentes aos processos de trabalho, principalmente situação de ações corretivas e preventivas e não conformidades potenciais em novas/alterações de atividades, a serem analisadas.

O redator deverá ser escolhido pelo grupo no início da reunião e ficará responsável por elaborar a ata da reunião e distribuir para todas as lideranças, que tenham ou não participado da reunião.

Na reunião devem ser discutidas as ações preventivas e corretivas já implantadas ou em implantação, deve ser evidenciado sua eficácia, isto é deve-se evidenciar se as não conformidades não estão re-incidindo ou não estão ocorrendo, caso contrário novas ações devem ser pesquisadas e implantadas.

A cada reunião as pendências devem ser mantidas e os novos itens acrescentados, os itens implantados e eficazes devem ser mantidos por pelo menos três meses após a verificação da eficácia, a fim de garantir que foi correta sua finalização.

3.3 Ações preventivas nos processos de trabalho

Novos processos ou alterações nos processos existentes devem ser desenvolvidos e definidos na reunião de ações preventivas, para garantir que possíveis não conformidades sejam evitadas e que todo processo seja perfeitamente definido, abrangendo quando aplicável:

Método de trabalho;

Page 4: Modelo P004 Acao Preventiva e Corretiva 1 ed ISO 27001.doc

MODELOPROCEDIMENTO

“AÇÃO CORRETIVA OU PREVENTIVA”

PÁGINA4 de 5

P0041a EDIÇÃO

Método e registro de inspeção e ensaio; Equipamento de medição, inspeção e ensaios; Sanidade do local de trabalho; Preparo/contratação de recursos humanos; Aquisição de recursos materiais; Elaboração/revisão da documentação necessária; Atendimento a normas e legislação.

3.4 Preparação das lideranças para a reunião

As lideranças devem efetuar levantamento e análise dos dados e/ou informações;

Havendo dados estes devem ser preliminarmente trabalhados, devendo ser utilizada, se possível, técnicas específicas como: DIAGRAMA DE PARETO, CARTA DE CONTROLE, DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO (espinha de peixe) etc.;

A utilização destas técnicas no auxílio do processo de investigação de causas potenciais / reais de não-conformidade e busca de soluções com sua efetiva implementação, passa a ser uma Ação Preventiva / Corretiva.

3.5 Pauta orientativa para a reunião de ações corretivas e preventivas

1ª ETAPA

1. Verificação das pendências da ata do mês anterior com relação a não conformidades e ações corretivas.

2. Apresentação pelo coordenador do sistema de não conformidades das não conformidades ocorridas no período, ações corretivas definidas dentro do prazo para implantação e com prazo vencido (efetivas/não efetivas);

3. Definição de novas ações corretivas e cobrança das pendentes (responsável e prazo);

4. Definição de recursos necessários para ações corretivas;

Page 5: Modelo P004 Acao Preventiva e Corretiva 1 ed ISO 27001.doc

MODELOPROCEDIMENTO

“AÇÃO CORRETIVA OU PREVENTIVA”

PÁGINA5 de 5

P0041a EDIÇÃO

2ª ETAPA

1. Verificação de pendências da ata do mês anterior com relação a ações corretiva;

2. Identificação de novos processos ou alteração de processos existentes, determinando se houver:

Método de trabalho; Método e registro de inspeção e ensaio; Equipamento de medição, inspeção e ensaios; Sanidade do local de trabalho; Preparo/contratação de recursos humanos; Aquisição de recursos materiais; Elaboração/revisão da documentação necessária; Atendimento a normas e legislação.

3. Questionamento ao grupo de novas oportunidades de melhoria, seguindo a orientação fornecida pela tabela da página 2 deste procedimento;

4. Se houverem oportunidades de melhoria e forem aprovadas: identificar recursos necessários;

5. Revisão da ata.