modelo de auto

6
Práticas e Modelos de Auto – Avaliação Das Bibliotecas Escolares O Modelo de Auto – Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Parte I) Sessão 4:23 a 29 de Novembro A Formanda Francisca Monteiro

Upload: franciscamonteiro

Post on 04-Jul-2015

324 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Modelo De Auto

Práticas e Modelos de Auto – AvaliaçãoDas Bibliotecas Escolares

O Modelo de Auto – Avaliação dasBibliotecas Escolares: metodologias de

operacionalização (Parte I)

Sessão 4:23 a 29 de Novembro

A FormandaFrancisca Monteiro

Page 2: Modelo De Auto

IntroduçãoO texto da sessão revelou-se muito importante e esclarecedor, na medida que através dele se compreende qual a filosofia da avaliação proposta pelo MAA, bem como apresenta as metodologias a seguir na sua aplicação.

A aplicação do MAA pressupõe o conhecimento e envolvimento no processo por parte de toda a comunidade educativa.É fundamental o apoio do Órgão de Gestão, a apresentação do MAA e todo o processo ao Conselho Pedagógico, para que todos os agentes educativos compreendam a forma como irão participar. Disto depende o seu sucesso.

A avaliação da Biblioteca Escolar deve integrar o Modelo de avaliação interna da escola/agrupamento e estar incluída no seu relatório final, de forma a ser objecto de análise por parte dos agentes que realizam a avaliação externa.

O MAA, ainda não foi aplicado na BE que coordeno. Tive conhecimento do documento através da coordenadora inter - concelhia, no início do ano lectivo , e desta formação. O plano que se segue resulta da análise feita aos vários documentos que têm sido disponíveis pela formação.

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Campo Maior

Plano de AvaliaçãoDiagnóstico

(Alguns pontos da Base de Dados da RBE)

Pontos Fortes Pontos fracos ● Equipa multidisciplinar incluindo os três níveis de ensino ( Pré-Escolar,1º Ciclo e 2ºCiclo).● Espaço amplo, organizado e funcional.● Horário de funcionamento igual ao da escola.● Professor Bibliotecário a tempo inteiro.● Funcionário a tempo inteiro.● Apoio do Órgão de Gestão.● Boa receptividade da comunidade educativa à BE.●O acervo da BE está todo informatizado.

●A BE está integrada na RBE, desde 2008.● Reduzido Fundo documental.● Ausência de orçamento próprio.● Inexistência de uma política documental.● Formação da equipa na área das TIC.● Fraca articulação entre os docentes e a BE.● Falta de professores colaboradores.● Falta de catálogo online.● Os alunos apresentam poucos hábitos de leitura.

Page 3: Modelo De Auto

Objecto da Avaliação

Domínio a avaliar B. Leitura e Literacia

Indicadores B.1. Trabalho da BE ao serviço da promoção da leitura na escola/agrupamento.B.3. Impacto do trabalho da BE nas atitudes e competências dos alunos, no âmbito da leitura e da literacia.

Justificação da escolha Todos os professores do 1º Ciclo estão envolvidos no PNEP, o qual tem vindo a desenvolver, desde o ano lectivo 2008/2009, actividades e projectos de promoção da leitura. Também os professores do 2º Ciclo estão a frequentar a formação sobre o PPEB, onde a leitura e escrita são domínios a trabalhar. Todo o agrupamento está envolvido em projectos no âmbito do PNL.Assim, importa avaliar de que forma estas acções têm contribuído para alterar e melhorar os hábitos de leitura dos alunos.

Page 4: Modelo De Auto

Operacionalização do Processo de avaliação

Acções Calendário1- Identificação do problema 1ºPeríodo

2- Selecção do domínio a aplicar1º Período

3- Apresentação do MAA em Conselho Pedagógico

1º Período

4. Elaboração do Plano de Acção e apresentação em Conselho Pedagógico

1º Período

5. Definição da amostragem dos inquéritos e grelhas de observação: 20% dos alunos em cada ano lectivo(5º e 6ºano); 10% dos professores; 2 turmas (5º e 6ºano);

1º Período

6. Recolha de evidências. Aplicação dos inquéritos e grelhas de observação.

2º Período

7. Reflexão sobre os dados da avaliação.Comunicação dos resultados em Conselho Pedagógico.

3º Período

8. Identificação do nível de desempenho da BE. Registar a auto-avaliação, no quadro síntese referente ao domínio seleccionado, apontando para acções de melhoria de desempenho

3º Período

9.Integração do relatório final na avaliação do Agrupamento 3º Período

Page 5: Modelo De Auto

IndicadorB.1

(indicador de processo)

Trabalho da BE ao serviço da promoção

da leitura na escola/agrupamento

● O que se pretendeAvaliar

. Colecção

. Actividades de promoção da leitura. Leitura em diversos suportes, com diversos fins: lúdicos, informativos e curriculares.. Articulação da BE com outras instituições e departamentos;. Actividades que promovam a leitura em ambiente digital.Articulação com actividades orientadas pelo PNL.

● Evidências . Questionários aos docentes - QD2.. Questionário aos alunos – QA2.. Grelha de Observação - 03/O4. Estatísticas de requisição domiciliária..Estatística de ocupação e utilização dos recursos.. Planificações. PAA do Agrupamento; PAA da BE;. Projectos no âmbito do PNL.Registos / relatórios de actividades:- Encontro com o Escritor;- Hora do conto;- O Natal na BE;- Semana da Leitura;- Dia da Poesia;- leitor do mês;- Livro do mês- Escritor do mês;- feira do Livro

Page 6: Modelo De Auto

IndicadorB.3

( indicador de impacto) Impacto do trabalho da BE nas atitudes e

competências dos alunos, no âmbito da leitura e da literacia.

● O que se pretende avaliar

. Utilização da BE para leitura recreativa.. Desenvolvimento de competências nos alunos ao nível da leitura.. Participação dos alunos em actividades de promoção da leitura.

● Evidências . Estatísticas da BE para actividades de leitura.. estatística de requisição domiciliária.. Questionários: QD2 /QA2. Grelha de Observação: 03.. Trabalhos realizados pelos alunos em actividades desenvolvidas pela BE na promoção da leitura.

Documentos consultados:

.Textos da sessão

. MAA