moção global de estratégia | renovar compromissos - avançar à esquerda!

36
Moção Global de Estratégia XVIII Congresso da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista 19 de Dezembro de 2015 Primeiro Subscritor: Paulo Tomaz, militante n.º 80210

Upload: avancar-a-esquerda

Post on 24-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Moção Global de Estratégia ao XVIII Congresso da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista Primeiro Subscritor: Paulo Tomaz

TRANSCRIPT

Page 1: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

Moção Global de Estratégia XVIII Congresso da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista

19 de Dezembro de 2015

Primeiro Subscritor: Paulo Tomaz, militante n.º 80210

Page 2: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

2 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda!

O XVIII Congresso da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista marca o início de um novo mandato no qual renovamos os compromissos que assumimos perante a nossa organização e, sobretudo, perante os cidadãos do distrito de Aveiro, particularmente os mais jovens. Este congresso tem lugar num momento sem precedentes na História da nossa Democracia, que surge depois de uma governação de direita ideologicamente radical, que tanto durante quanto depois da implementação do programa de resgate financeiro da troika, insistiu em políticas de austeridade, desqualificando, desmembrando e privatizando boa parte dos recursos e serviços públicos.

Foi a concretização do sonho da direita portuguesa: uma Maioria, um Governo e um Presidente, que tudo fizeram por comprometer e transformar contra a vontade dos portugueses os pilares fundamentais da nossa organização social, num constante ajuste de contas com as conquistas do caminho que iniciámos em Abril de 1974. Conjugaram-se, então, as condições para que as forças políticas de direita levassem à prática uma agenda ideológica ainda mais radical do que seria de prever, condições sem as quais a direita jamais teria tido força para implementar tais medidas.

Foi um combate árduo e desigual. O Povo português sofreu medidas penosas e o País empobreceu, aumentando os obstáculos ao seu próprio desenvolvimento. Tantos sacrifícios depois, tantas oportunidades perdidas depois, e após centenas de milhar de portugueses se terem visto forçados a

Page 3: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

3 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

abandonar o seu país, mas finalmente a direita perdeu a maioria na Assembleia da República e foi derrubada por uma grande maioria de portugueses que rejeitaram o caminho cego da austeridade e da submissão acrítica aos interesses da alta finança internacional.

Vivemos um período novo, no qual se derrubaram muros com quatro décadas, que durante esse tempo diminuíram a capacidade política transformadora da esquerda e favoreceram tantas vezes os interesses da direita. Este é o tempo em que, mais do nunca, exige-se que os socialistas prossigam todos os esforços necessários para a criação de condições que mantenham esta convergência política e social. Na verdade, todos estamos cientes que este é um caminho inovador, desafiante, repleto de dificuldades e incertezas, mas imperativo para estancar a destruição económica, estrutural e social do nosso país, mas tenhamos presente que é também este, possivelmente, o governo do Partido Socialista que até hoje reuniu a maior base de apoio de forças políticas, sindicais e sociais.

É neste contexto que a Juventude Socialista terá de conseguir, no quadro da sua actuação fraterna e solidária, mas também autónoma, face ao Partido Socialista ir mais além na sua afirmação como actor principal na luta contra a exploração, liderando o debate político jovem em Portugal. É hora de defendermos com todas as forças os nossos ideais e modelo de sociedade que propomos, empenhando esforços para influenciar as opções da governação socialista, nomeadamente através da nossa acção junto dos restantes órgãos da Juventude Socialista e do Partido Socialista.

Page 4: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

4 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

Por outro lado, urge reforçar as pontes do diálogo com a esquerda política e com entidades representativas dos vários sectores da sociedade. Este é um período em que o diálogo e o compromisso são instrumentos preciosos na busca de soluções para recolocar Portugal no caminho do progresso, da dignidade e da justiça.

Continuaremos na linha da frente do combate político e social, defendendo uma agenda progressista, tanto no campo das entidades públicas, quanto da economia e da sociedade e, para isso, temos na actuação política autárquica um instrumento privilegiado de reconhecimento dos problemas e anseios dos nossos concidadãos e de defesa dos seus direitos.

Temos presente que nós, jovens socialistas do distrito de Aveiro fazemos parte da maior e mais transformadora organização política de juventude do nosso país. O legado da Juventude Socialista na defesa da liberdade, da igualdade, da justiça e do aprofundamento da nossa democracia, é vasto e responsabiliza-nos. Também nós, herdeiros do percurso e conquistas do passado, estamos à altura das nossas responsabilidades e tudo faremos para responder aos actuais desafios. O nosso futuro colectivo joga-se a cada dia, seja no quadro da decisão nacional, seja ao nível europeu, numa Europa que atravessa alguns dos maiores desafios de sempre na sua constante evolução política, económica e social, hoje tão abalada pelos resultados de uma pesada crise e pela instabilidade originada em conflitos com consequências desumanas que trazem enormes tragédias humanas às portas e ao próprio seio da Europa.

Page 5: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

5 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

Se é verdade que podemos afirmar que a Europa só terá sucesso perante os tamanhos desafios com que hoje se depara se unir de forma mais forte e eficaz a acção dos seus Estados Membros, é também incontornável que este reforço e coesão dependem de um aprofundamento da construção e representação democráticas na Europa. Podemos também afirmar que a nossa geração só será vencedora enquanto uma verdadeira geração europeia, guiada pelos valores da igualdade e solidariedade.

Durante o mandato a que nos propomos, Portugal enfrentará ainda dois momentos decisivos: o das eleições Presidenciais de 2016, para o qual todos os Socialistas são convocados a envolver-se, numa primeira fase, no apoio a uma das candidaturas que se posicionam na nossa área política; e as eleições Autárquicas de 2017, cuja preparação constituirá um verdadeiro fio condutor do nosso trabalho.

É pois, no desígnio de constituirmos um instrumento de acção da Juventude, que a traga à construção do nosso futuro, e no quadro de uma organização mais forte e renovada, que se impõe reforçar os nossos laços de camaradagem, unindo pontos comuns num constante apoio mútuo, promovendo uma perspectiva e uma acção jovem socialista comuns no distrito de Aveiro.

Os militantes e as estruturas do nosso distrito contarão sempre com o apoio próximo e permanente dos órgãos da nossa Federação Distrital.

Esta Moção Global de Estratégia surge da continuidade do ciclo que iniciámos há cerca de dois anos, no qual enfrentamos fortes desafios mas fomos capazes de numerosas conquistas, e preconiza uma Juventude Socialista

Page 6: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

6 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

que lute pelos ideais socialistas no desafiante contexto político, económico e social do presente.

Renovamos os nossos Compromissos, por um distrito de Aveiro e um País que possam “Avançar à Esquerda!”.

Page 7: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

7 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

Organização e Comunicação

A actuação da nossa estrutura organizativa tem como base as suas estruturas locais, cabendo-nos, em primeira linha, assegurar uma estrutura política com relevo no plano das comunidades do nosso Distrito. É também missão da Federação Distrital garantir a indispensável articulação com os diferentes órgãos da estrutura nacional da Juventude Socialista de modo a que possamos consubstanciar uma estrutura distrital que, partindo da realidade da acção política local, possa influir na definição do caminho da Juventude Socialista, e com esta do Partido Socialista, no plano nacional.

Um dos factores cruciais para a eficácia desta acção permanece, sem dúvida, a coesão. Assim, uma parte do nosso campo de acção liga-se à articulação da actividade dos nossos Camaradas espalhados pelo nosso território e que promovem os ideais e princípios da Juventude Socialista. Nesse sentido, continuaremos a reunir periodicamente com os Presidentes das Concelhias e com os jovens autarcas socialistas do distrito de Aveiro, em estreita colaboração com todos os órgãos da Federação Distrital. De facto, sabemos que as dinâmicas inter-concelhias são imprescindíveis.

O apoio à militância, elemento essencial e verdadeira razão de ser da nossa estrutura, continuará a contar com os nossos maiores esforços, tanto na promoção do alargamento da sua base quanto na valorização de cada militante como elemento precioso. Continuaremos o apoio em proximidade e o esforço de articulação da actividade dos militantes e simpatizantes que, em

Page 8: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

8 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

todo o nosso distrito e em todas as frentes empenham em nome da Juventude Socialista. Cada militante deverá continuar a contar ter na nossa Federação Distrital um apoio próximo e acessível em tempo útil à sua acção.

Entre outros desígnios ligados à área da organização e comunicação, propomos elaborar um kit destinado a cada novo camarada, constituído particularmente por variados recursos informativos acerca da nossa História e valores, das nossas formas de organização e funcionamento e das principais lutas políticas da JS na actualidade.

Este nosso propósito cumpre-se, então, sob dois desígnios fundamentais: o fortalecimento da capacidade de acção de cada representante da JS e a articulação e coesão da nossa actividade possibilitando a sua eficácia.

A coesão da nossa Federação Distrital passa também pelo contínuo esbatimento das assimetrias no que diz respeito à implantação da Juventude Socialista no nosso distrito. É missão e, mais do que isso, dever da Federação Distrital empenhar-se na manutenção da acção de todas as Concelhias, assim como no esforço de auxílio a essa actividade, com o intuito de fortalecer o posicionamento que cada estrutura concelhia tem na sua respectiva área territorial.

Há ainda que ter com conta a promoção de todas as estruturas autónomas que fortaleçam a presença da Juventude Socialista junto de franjas específicas da população do distrito de Aveiro, já que promovem o nosso enraizamento.

Page 9: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

9 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

A este propósito, releva, em primeira linha, o apoio aos Núcleos de Estudantes Socialistas (NES) cuja criação e manutenção continuará a ser um esforço que redobraremos já no início do mandato a que nos propomos.

Sabemos também que a imediação ao movimento associativo do distrito possibilitou uma maior compreensão das preocupações e anseios dos jovens, tarefa que prosseguiremos no próximo mandato.

Por seu turno, é dever da nossa estrutura fomentar uma relação firme e próxima com os órgãos da Federação Distrital de Aveiro do Partido Socialista, que seja leal e fraterna mas que preserve sempre a nossa autonomia, para que possamos representar, no seio da organização do PS, a sua consciência crítica e a voz da Juventude, oferecendo a visão da nossa geração acerca dos mais variados assuntos e sendo o interlocutor obrigatório quando se fale de Juventude. Temos hoje uma posição reafirmada junto do PS, que pretendemos reforçar e fazer valer na construção de medidas políticas no actual quadro de uma governação socialista e de uma maioria de esquerda no Parlamento, que será também mobilizada na construção dos projectos e programas durante o próximo processo eleitoral autárquico.

Em estreita articulação com o que foi dito até agora, a eficácia da acção da Federação Distrital depende, em grande medida, do reforço de um plano de comunicação que possibilite, por um lado, a afirmação da agenda política da Juventude Socialista de Aveiro junto da sociedade civil e, por outro, a disponibilização a todos os militantes da informação relativa à nossa organização. Este é um campo que merecerá renovados esforços e dedicação

Page 10: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

10 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

no mandato a que nos propomos, de modo a que possamos ir mais além nos recursos de comunicação e na nossa visibilidade nos órgãos de comunicação social.

A Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista entende como indispensável garantir que todos os militantes tenham acesso a informação que proporcione o seu maior envolvimento em toda a acção da Juventude Socialista, quer no âmbito distrital, quer no âmbito concelhio, ou mesmo nacional. Não é mais que assumir a função de divulgação de todas as informações que as Concelhias entendam dever chegar a todos os Camaradas do distrito de Aveiro. O funcionamento de um instrumento de informação no âmbito interno constitui um importante passo na aproximação das Concelhias e na interligação entre o plano político local e o nacional.

Apostaremos na publicação, em formato digital e físico, de uma publicação periódica da autoria da nossa Federação, que divulgue iniciativas realizadas e agendadas e que possa servir de veículo de difusão de recursos políticos, destinado, não apenas, aos nossos militantes. Bem sabemos que no actual quadro os nossos meios são tantas vezes diminutos ou inexistentes, mas também nesse campo desejamos alcançar um outro patamar organizativo e de autonomia.

Lançada que foi a página da nossa Federação na internet, como meio divulgação, “porta entrada de novos militantes” e de promoção de uma agenda política comum, que constituirá o principal suporte de comunicação da nossa estrutura, a par do agora mais favorável e útil revigoramento da nossa

Page 11: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

11 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

presença nas redes sociais. Procuraremos, com estes novos recursos e outros em que investiremos o nosso empenho, manter a plena abertura para com os nossos militantes e simpatizantes, mas também com a restante sociedade.

Alcançar maiores instrumentos de comunicação é, sem dúvida, um desafio que assumimos como central numa Federação dinâmica, rejuvenescida e afirmada. A presença da Juventude Socialista na comunicação social deverá ser fortalecida e pautar-se pela transmissão da informação de forma inteligível e consequente. É essencial ampliarmos o nosso espaço de visibilidade na comunicação social, de modo a irmos mais além na nossa presença no debate político.

A Comunicação permanecerá também presente em contextos sociais como são o das instituições de ensino, de trabalho, nas entidades públicas, espaços de diversão e lazer, entre muitos outros, nos quais a nossa Federação Distrital manterá a sua presença, comunicando, primordialmente, “olhos nos olhos” com os cidadãos, como tivemos oportunidade de fazer nestes dois anos, em múltiplos contextos, em todos os Concelhos do nosso distrito.

É nosso desafio levar a nossa voz cada vez mais longe, a cada vez mais pessoas!

Page 12: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

12 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

Formação e Debate Ideológico

A formação política e ideológica foi uma das principais apostas durante os nossos dois últimos anos de actividade, já que aqui está a base do nosso posicionamento e o alicerce para que sejamos activos portadores dos nossos valores. Continuaremos, portanto, a promover acontecimentos de formação de todos os militantes, criando momentos de debate e esclarecimento.

A tão importante renovação da base de militância e de dirigentes que temos registado obriga a um particular cuidado no que toca à formação política dos nossos quadros. Em simultâneo, o mandato a que nos propomos tem como um dos seus desafios principais a preparação das eleições autárquicas de 2017.

É neste contexto que concentraremos o nosso plano de formação federativo, com particular proximidade face aos camaradas com responsabilidades autárquicas, na capacitação das nossas estruturas para os temas e desafios do Poder Local.

Esta conveniente e necessária dedicação à formação e debate de temas de política autárquica não deverá afectar a abordagem política ampla de temáticas centrais como são as que determinam as condições de emancipação dos cidadãos, em especial, dos mais jovens, no que refere particularmente à igualdade no acesso à educação, no acesso à habitação e ao direito ao emprego e suas condições ou, noutro prisma de actuação, o esclarecimento,

Page 13: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

13 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

debate e tomada de posição quanto a transformações civilizacionais que tragam em vários campos um novo reconhecimento e protecção de Direitos Liberdades e Garantias.

O percurso de debates e formações que tivemos ocasião de realizar será agora densificado e elevado a um novo patamar de robustez, pois é com militantes ideologicamente sólidos e esclarecidos que estamos à altura de cumprir as nossas responsabilidades e contribuir para a construção de novas vias de progresso para o distrito de Aveiro e para Portugal.

Page 14: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

14 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

Emancipação: o desafio de uma geração

A emancipação dos jovens portugueses, à semelhança do que acontece com a já maioria dos restantes jovens europeus, tem vindo a ser dramaticamente posta à prova, tal como revelam, por exemplo, os dados relativos à saída cada mais vez tardia dos jovens de casa dos seus pais, já que uma crescente maioria vê-se claramente impossibilitada de prosseguir com os seus intentos pessoais, especialmente devido à falta de emprego ou de remunerações adequadas, de estabilidade no trabalho e de grandes dificuldades no acesso à habitação. Por aqui têm de passar as prioridades do nosso novo governo.

As dificuldades são de tal monta que este problema revela uma dimensão inter-geracional inarredável e, de facto, encontrar soluções para este problema implica dar resposta a questões que ultrapassam a emancipação jovem considerada em exclusivo.

A crise internacional despoletada pelo sistema financeiro em 2008, nos E.U.A., logrou raízes devastadoras em território europeu. Entre outros factores, a necessidade de acorrer às dificuldades das entidades do sistema financeiro, provocou um maior endividamento dos Estados. Esta realidade, aliada à prossecução de políticas de austeridade, tuteladas pela União Europeia, degenerou num processo de sucessiva contracção económica, empobrecimento das classes média e baixa da população e à imigração de milhares de cidadãos, contendo dentro desta uma enorme fuga de cérebros dos países do

Page 15: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

15 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

sul da Europa para os países do centro. Este foi, portanto, o cenário propício para se gerar um sentimento de forte instabilidade social, medo, total incerteza e ausência de esperança acerca do futuro.

Assim sendo, estamos convictos que qualquer tentativa de alterar o estado em que nos encontramos implica a reorientação dos objectivos estratégicos da União Europeia em termos de política económica, bem como a assunção de compromissos assentes primordialmente em princípios de solidariedade e co-responsabilidade entre Estados igualmente soberanos. Ainda neste âmbito, entendemos que o desenvolvimento de esforços no âmbito internacional, pela defesa da harmonização em matérias como as de âmbito social, ambiental e de segurança, é absolutamente fundamental, a tal ponto que a globalização seja positiva para todos, ao invés do que temos hoje: um fenómeno de acelerada concentração de poder negocial e riqueza em muito poucos, de uma forma que foge cada vez mais à capacidade de acção dos Povos.

Se assim não for, continuaremos a constatar que a evolução do desemprego jovem teimará em manter-se acima dos 30% em Portugal, chegando mesmo em Espanha e Chipre a superar os 50%. Não podemos também ignorar a evolução da precariedade entre os mais jovens, hoje mais de 1/5 dos trabalhadores portugueses são precários, constituindo-se os jovens como a sua grande maioria. Entre aqueles que não são precários, teremos de ter presente que o número de trabalhadores que aufere o salário mínimo nacional é esmagador. Nos últimos nove anos, a percentagem de assalariados com o ordenado mínimo aumentou de 5% para 12.9% dos trabalhadores

Page 16: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

16 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

portugueses, não sendo de descorar o elevadíssimo número de trabalhadores inseridos nos escalões de rendimentos imediatamente mais próximos. Por isso, a Federação de Aveiro da Juventude Socialista estará ao lado daqueles que defendem o aumento do Salário Mínimo Nacional para níveis que retirem milhares de trabalhadores da pobreza ou do seu limiar. Só assim poderemos reverter os dolorosos e crescentes índices da pobreza infantil e juvenil que se acentuam também no distrito de Aveiro.

E, neste novo quadro político e governativo, a adequada regulamentação e utilização dos programas de estágio, até então levados ao extremo de se substituir generalizadamente mão-de-obra empregada por estagiários, tem de ser uma prioridade para a nossa acção. De facto, o combate às múltiplas formas de exploração e de precariedade tem de ser preocupação primeira de todos os socialistas. Precisamos de um país com reais oportunidades de emprego estável e com direitos, que respeite a dignidade de cada cidadão que tem de trabalhar para prover à subsistência do seu agregado.

Nesse sentido, prosseguiremos o contacto com estruturas representativas dos trabalhadores e também dos estudantes, assegurando um diálogo permanente e capacitante para a defesa dos direitos daqueles que estão ou que irão entrar a breve trecho no mundo do trabalho.

Apesar de a resolução dos problemas ligados ao mundo do trabalho residir largamente na dimensão nacional da governação, bem como no plano europeu, esta questão merece especial atenção no nosso distrito, a qual deve ter em conta as características de cada Município.

Page 17: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

17 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

Enquanto as políticas económicas (orçamental e monetária) não se alteram, existirá, ainda assim, necessidade de garantir condições para que os jovens possam prosseguir com os seus objectivos de vida. Neste ponto, não podemos deixar de referir um dado que nos parece importante: existem mais habitações do que famílias em Portugal – cifrou-se essa diferença, em 2012, em 1.8 milhões.

Este desajustamento deve merecer a nossa atenção pois, segundo a própria Constituição da República Portuguesa, todos os cidadãos têm direito à habitação. Note-se que existem as condições para se avançar para a completa salvaguarda desse direito, nomeadamente, através de programas de regeneração habitacional, de programas de municipalização de imóveis e de programas de arrendamento a baixo custo, entre outros mecanismos. O direito ao acesso à habitação continua a ser um desafio do nosso regime democrático, que tem que contar com um papel determinante dos agentes públicos locais.

Outra via a ter em conta é a promoção do empreendedorismo. De facto, enquanto modo de cada indivíduo ou grupo introduzir factores dinâmicos e inovadores na evolução económica e social, deve ser valorizado, tanto no quadro do sistema educativo quanto no quadro de programas públicos de incentivo. Tal não pode significar, claro está, que se exija ou espere que cada jovem crie o seu próprio emprego, antes devemos estar atentos, fomentando e apoiando os jovens que o pretendam. Este é um dos instrumentos à disposição dos órgãos do poder local, para atacar o problema do desemprego e dinamizar a economia. A Juventude Socialista estudará propostas de criação

Page 18: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

18 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

de bolsas de empreendedores, onde se encontrem as entidades que possuem negócios inovadores nas mais diversas áreas. O que se pretende é que o Estado faça o papel de impulsionador inicial, tantas vezes fundamental para fazer crescer um negócio. Vários são os exemplos de sucesso desta prática, nas mais diversas áreas da economia.

A Juventude Socialista tem ainda em atenção a necessidade de proceder-se à alteração da legislação em torno de um fenómeno financeiro cada vez mais relevante para as organizações de economia social: o crowdfunding. Esta modalidade de financiamento partilhado permite que muitas ideias inovadoras do ponto de vista social sejam colocadas em prática, revertendo-se em positivos fenómenos de fortalecimento de camadas populacionais que se encontrem em espirais de desvalorização pessoal, económica e social, ao mesmo tempo que criam possibilidades de emprego para técnicos qualificados.

A Juventude Socialista rege a sua acção pela defesa de reais oportunidades de desenvolvimento pessoal para todos os cidadãos, sendo que o nosso contributo não pode ser desligado do de outros agentes que lutam no mesmo campo no nosso distrito, muito particularmente dentro do actual quadro social e político, onde se impõe o reforço do diálogo com outras organizações.

É com energia redobrada que renovamos o compromisso e a responsabilidade de lutar, ao lado dos menos podem e mais precisam, por efectivas condições de emancipação plena de cada indivíduo!

Page 19: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

19 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

Educação e Formação

A centralidade estratégica da Educação na acção reformista do novo governo confere a esta matéria estatuto de grande importância na agenda política e na acção da nossa Federação.

O momento actual deve representar uma inversão das políticas de desinvestimento levadas a cabo ao longo dos últimos quatro anos, sendo de priorizar os graves problemas do abandono e do insucesso escolar.

É mérito do Partido Socialista o alargamento da escolaridade obrigatória até ao 12.º ano. É, contudo, fundamental, assegurar que as famílias conseguem suportar os encargos decorrentes da frequência escolar, sendo necessário recuperar garantias e mecanismos de acção social escolar, de forma e em grau a assegurar a frequência da escolaridade obrigatória por todos os jovens portugueses.

À Federação Distrital cabe empenhar-se, intransigentemente, na garantia de que, no distrito de Aveiro, nenhum estudante deixa de frequentar o ensino por impossibilidade financeira!

O papel da Federação Distrital neste âmbito não é menor! Se é verdade que grande parte das soluções é de âmbito nacional, também é verdade que, sobretudo no que diz respeito à acção social, o poder político autárquico pode e deve ter uma relevante palavra a dizer. Esse é o campo privilegiado da acção da Federação Distrital.

Page 20: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

20 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

Essa responsabilidade viu-se adensada face aos recentes fenómenos de municipalização da educação. À Federação distrital cabe manter uma monitorização contínua do exercício das competências por pare dos municípios por via a assegurar: (i) que todos os serviços são efectivamente prestados; (ii) que os municípios se empenham na garantia de uma oferta pedagógica de qualidade; (iii) que as infra-estruturas recebem as melhorias devidas; (iv) que o exercício das competências pelos municípios não fomenta práticas administrativas adversas e indesejadas.

Ainda na dimensão infra-estrutural, é necessário retomar o percurso interrompido em 2011. A Federação Distrital deve reivindicar a intervenção imediata nos muitos espaços escolares que viram a sua reabilitação impedida.

No que diz respeito ao plano curricular, a prioridade orienta-se para dois aspectos fundamentais, sem prejuízo das novas exigências decorrentes dos fenómenos de municipalização: (i) o primeiro associado à defesa de programas alargados de educação para a cidadania; (ii) em segundo lugar, o fomento do empreendedorismo através sua promoção nas escolas, incluindo conteúdos curriculares, mas também da promovendo actividades extracurriculares que possam colocar os estudantes em contacto com experiências enriquecedoras.

Além disso, a dignificação da aposta no ensino profissional deve assumir lugar central, sendo uma oportunidade de ajustamento da oferta educativa das escolas às necessidades do mercado de trabalho na região em que essas escolas se inserem, fomentando assim a empregabilidade dos cursos ministrados.

Page 21: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

21 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

Por último, é devida particular atenção ao ensino artístico. A alteração dos programas dos apoios da União Europeia não pode significar a impossibilidade de manutenção da oferta de ensino educativo, acessível a todos em todo o distrito. O novo governo do Parido Socialista é ainda uma oportunidade para encetar a necessária e ansiada reforma do ensino artístico, nomeadamente em matéria de conteúdos programáticos.

O ensino superior é também de grande importância para a nossa região, atendendo à influência que a Universidade de Aveiro apresenta. A abordagem dos problemas do ensino superior deve considerar, por um lado, a importância do poder político mas também a autonomia das Universidades que se estabelece em termos muito latos.

Assim, em matéria de acção social escolar, espera-se um reforço do seu financiamento e a remodelação de alguns dos seus critérios de acesso, sempre numa linha de actuação que defenda o direito dos estudantes ao ingresso e frequência digna das instituições de Ensino Superior Público. Cada estudante, independentemente da sua concreta situação económico-social deve sentir-se apoiado e seguro na sua decisão de ingresso no ensino superior.

Por outro lado, há um número significativo de questões, além da acção social, cuja abordagem depende, em exclusivo da Universidade. É disso exemplo a preocupação com os estatutos especiais de frequência do ensino superior e o ensino pós-laboral.

A manutenção da estrutura do NES, associada ao desenvolvimento de amplas plataformas de diálogo com associações de estudantes, as instituições

Page 22: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

22 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

de ensino superior, mas também com as plataformas sindicais, enquanto representativas dos trabalhadores constará entre as prioridades da Federação Distrital por via a alcançar os desígnios acima referidos.

Em último lugar, a Federação Distrital assume o compromisso de mobilizar-se em torno da recuperação dos programas de aprendizagem ao longo da vida, associando-se ao governo do Parido Socialista nesse seu importante desígnio: é determinante prosseguir um caminho de revitalização e recondução das competências dos cidadãos portugueses.

Page 23: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

23 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

Saúde, Desporto e Bem-estar

A adopção de comportamentos de risco, perigos para o desenvolvimento e socialização, continua a ser muito comum entre os mais jovens. As áreas mais salientes são as da toxicodependência, abuso do álcool, tabagismo, distúrbios alimentares, diminuta ou inexistente actividade física e saúde sexual.

A Juventude Socialista defende há muito a promoção alargada de informação que promova a educação para a saúde e hábitos e estilos de vida saudáveis. Defendemos a implementação de planos de prevenção adequados, já que um maior conhecimento face a estes fenómenos, acompanhado de uma educação que transmita exemplos de bons hábitos, será uma arma para que cada indivíduo melhor possa fazer as suas opções de vida e a sua conduta.

A promoção do direito à saúde pública, conjugado com a educação para a saúde e a promoção de comportamentos saudáveis têm um impacto estruturante no crescimento dos jovens e na sociedade como um todo. Também neste plano assenta o favorecimento de uma Juventude mais capaz.

Esta valorização parte da defesa de soluções no plano da educação para a saúde, com maior ligação entre as escolas e as USF que permita um melhor acompanhamento, tanto em casos de debilidades físicas quanto psicológicas, favorecendo-se a detecção e acompanhamento de problemas de saúde.

Queremos reforçar os esforços de imediação e contacto com jovens que sejam afectados por fenómenos como os referidos e com jovens que possam

Page 24: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

24 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

ser exemplo de estilos de vida saudáveis. A acção conjunta com as estruturas concelhias e com os nossos autarcas será de extremo relevo, seja na detecção de bons e maus exemplos no plano local, seja na proposta de medidas que favoreçam a criação de condições para a prática desportiva e sua promoção perante as autarquias locais.

Por outro lado, batemo-nos pela defesa de uma rede universal de serviços de saúde pública de qualidade, acessíveis a todos os cidadãos do nosso distrito, defendendo a valorização do Estado Social e, com ele, do Serviço Nacional de Saúde. Este é, sem dúvida, um dos grandes desafios no novo governo do Partido Socialista.

São também fundamentais os apoios à criação de infra-estruturas de índole municipal que promovam a prática desportiva e o lazer são, bem como a aposta na formação para uma vida saudável, nomeadamente através do desporto, nas escolas, bem como o apoio ao movimento associativo que, com naturezas e em contextos diversos, são pilares estruturantes nestes objectivos.

A melhoria e criação de ferramentas que garantam o efectivo direito à saúde e a promoção de uma vida saudável e com qualidade, que permitam um desenvolvimento harmonioso e pleno de cada cidadão e das nossas comunidades são desafios fundamentais e permanentes.

Page 25: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

25 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

Poder local – O Desafio Autárquico 2017

A Juventude Socialista continuará a encarar o poder local como uma peça determinante na construção do Estado de Direito Português, dando um enfoque ainda maior a este tema durante um mandato em que trataremos da preparação das Eleições Autárquicas 2017. No distrito de Aveiro a questão adquire maior centralidade advinda da coexistência de múltiplas dinâmicas intermunicipais, provenientes de enquadramentos socioeconómicos, geográficos e culturais distintos, nomeadamente a Norte com a proximidade à Área Metropolitana do Porto, a Noroeste com a ligação à região do Tâmega e a Sul, por influência da atracção exercida por Coimbra.

Importa ter em conta que o Poder Local assume especial relevância nas regiões mais afastadas do poder central, por um lado, por constituir-se como particular elo de ligação entre os cidadãos e as instituições democráticas e, por outro lado, por garantir a necessária aproximação das tomadas de decisão política daqueles que por estas são directamente afectados.

É imperativo que a nossa estrutura federativa prossiga esforços no sentido de uma estratégia comum que vise a coesão no plano dos nossos municípios por via da diminuição de assimetrias territoriais e socioeconómicas.

Temos uma visão do distrito de Aveiro, possuidor de realidades tão distintas, um todo regional de simultânea unidade e pluralidade, que deve aproveitar e potenciar as vantagens da sua diversidade e colocar as suas

Page 26: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

26 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

potencialidades em articulação na construção de políticas de carácter supra municipal.

O desafio central no plano organizativo tem de continuar a passar pela promoção das relações inter-concelhias, pela articulação de pontos comuns, assim garantindo a coesão da acção da Juventude Socialista, resultando num maior suporte a cada camarada que aja nos mais variados campos de acção local. É também por esta via que devemos ser especialmente interventivos, ademais num período em que caminharemos para a definição dos projectos e programas autárquicos, a trazer para a agenda do Partido Socialista e para o debate publico os temas que mais estreitamente se referem à Juventude.

Não ignoramos que uma visão supra concelhia não tem todas as suas possibilidades esgotadas nas fronteiras do distrito de Aveiro, o que faz com que quando se mostrar útil, a Federação estabeleça contactos que propiciem a conveniente articulação com as estruturas limítrofes.

Deste modo, importa continuar a investir no desenvolvimento de iniciativas, conforme tem vindo a ocorrer no anterior mandato, que permitam aos jovens autarcas em particular, bem como a todos os demais camaradas em geral, elevar as suas competências nesta matéria.

Os nossos jovens autarcas são um parceiro fundamental da acção da nossa estrutura, pelo que a proximidade aos eleitos locais deve permanecer uma prioridade e a parte principal da nossa actividade deverá continuar sempre direccionada para as questões que se colocam à população jovem do nosso distrito. Neste sentido, continuaremos a dar todo o apoio necessário aos

Page 27: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

27 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

nossos camaradas, para que possam ter plenas condições para o exercício das suas funções e serem portadores dos nossos ideais e propostas. Os nossos autarcas são uma mais-valia fundamental e um dos principais meios de comunicação entre a Federação e os municípios, pelo que renovamos o compromisso de contribuir com o esforço renovado para a sua qualificação.

Assim, a adesão formal à Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas (ANJAS), através da já ponderada activação da sua delegação regional no nosso distrito, será um tópico que merecerá a maior atenção da Federação, enquanto estrutura de partilha de experiências e desenvolvimento mútuo.

Os jovens, por diversos factores, tendem ainda a estar excessivamente afastados das tomadas de decisão em matérias que lhes dizem directamente respeito. A construção de um Manifesto Autárquico Jovem Distrital, que reúna um manancial de propostas nas áreas que mais directamente se referem à Juventude, pretenderá servir como base de envolvimento de mais jovens e de apoio ao trabalho de cada Concelhia neste processo eleitoral.

Por outro lado, os Conselhos Municipais da Juventude, importantes órgãos consultivos de implementação obrigatória, continuam a não ser uma realidade em muitos dos nossos municípios e em alguns casos subsistem com uma actividade que ultrapassa em pouco a mera formalidade, tantas vezes não se valorizando o contributo que dali poderia retirar-se. A implementação e dinamização dos Conselhos Municipais da Juventude em todos os nossos municípios representam desafios e ferramentas de actuação para a defesa das

Page 28: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

28 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

nossas propostas das quais não podemos abdicar, pelo que, num primeiro plano, redobraremos os esforços de sensibilização dos executivos camarários, reivindicando nos casos em que se insista em vedar aos jovens este importante canal de comunicação e influência perante os órgãos autárquicos. Por seu turno, desenvolveremos o estudo de uma proposta legislativa de reformulação da orgânica de funcionamento e das competências que a lei determina para os Conselhos Municipais da Juventude.

A Federação Distrital de Aveiro pautará a sua intervenção na defesa do Poder Local evocando as múltiplas vantagens das regiões administrativas e estimulando o desenvolvimento de dinâmicas intermunicipais. Ora por considerar que se encontra por cumprir a construção de uma parte fundamental do edifício do poder local, alicerçado no princípio da descentralização administrativa, ora por entender que as Comunidades Intermunicipais, ainda que úteis, carecem de uma reorganização estrutural que parta de uma legitimidade democrática directa.

Será oportuna a realização de um amplo diagnóstico ao distrito de Aveiro, identificando as potencialidades e dificuldades de cada região envolvida e possíveis sinergias a promover entre estas. Pretende-se, pois, impulsionar o distrito como um todo, respeitando as suas especificidades regionais.

Após a infeliz forma de concretização do processo de reorganização administrativa das freguesias que teve lugar durante o último governo de direita, importa analisar o actual quadro, defendendo a liberdade de as populações poderem optar por um desenho distinto daquele que não raramente

Page 29: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

29 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

foi imposto contra a sua vontade. É neste contexto que urge defender, após um debate alargado, o reforço das competências, não só dos municípios, mas das freguesias, que são tantas vezes o primeiro e por vezes o único ente público para o qual as populações podem apelar.

Importa, por outro lado, analisar os resultados de alguns dos processos de delegação de competências operadas pelo anterior governo de direita, nomeadamente no campo da Educação, razão pela qual realizaremos uma série de encontros com os autarcas e outras entidades envolvidas.

Ao mesmo tempo, a Federação continuará a apontar os bons exemplos da governação local, em matérias como a modernização administrativa, simplificação e desmaterialização de processos, e tantas outras que facilitam a relação do cidadão com as autarquias locais.

A participação cívica directa nos assuntos da comunidade será estimulada, pelo que valorizaremos e defenderemos a difusão de práticas que o potenciem, tais como, a título de exemplo os Orçamentos Participativos Jovens e o apoio ao associativismo e representação juvenis.

Continuaremos a lutar pelo fim de obstáculos que limitam o nosso desenvolvimento distrital, de modo a que possamos impulsionar o nosso desenvolvimento colectivo e tornar o distrito de Aveiro cada vez melhor enquadrado na União Europeia. Estamos convictos que, com a implementação destas opções programáticas, contribuiremos para que sejamos um distrito cada vez mais dinâmico, próspero e voltado para um futuro mais promissor.

Page 30: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

30 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

Renovar Compromissos com as nossas Causas

A História da nossa organização define-se pela resposta, a cada momento, às principais preocupações da Juventude portuguesa. Estivemos sempre ao lado dos jovens na defesa de causas que contribuíram para a construção de uma sociedade livre e democrática.

Hoje, mais do que nunca, é imperativo defender os direitos de quem trabalha, seja no acesso ao emprego, no combate à precariedade que atingiu níveis imorais, ou nas condições de trabalho dos portugueses. É através do direito ao emprego que pode ser possível a emancipação de cada cidadão, pelo que este complexo tema deverá continuar a ocupar o lugar de maior destaque na nossa agenda política, dado que o acesso ao trabalho estável, e justamente renumerado é condição primeira para a emancipação dos cidadãos jovens, em quaisquer das vertentes económica, social, política ou cultural.

Prosseguiremos a defesa intransigente do Estado Social, enquanto Estado de bem-estar que combata a desigualdade estrutural e “de fundo”, ou seja, indo além de uma linha recuada de salvaguarda de um punhado de direitos. Dentro deste, o acesso ao ensino e à formação é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de toda a sociedade, para o potenciar das capacidades de cada indivíduo e melhoria das suas condições de vida.

Continuaremos a luta por um ensino público universal que enfrente o abandono e o insucesso escolar, onde a acção social escolar tenha condições

Page 31: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

31 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

para uma resposta efectiva, com uma organização que respeite as necessidades e estatuto dos trabalhadores estudantes, onde se favoreçam as condições para um associativismo estudantil enraizado e dinâmico, como verdadeira manifestação democrática e representativa dos cidadãos estudantes.

Noutro prisma, prosseguiremos a defesa de medidas que reforcem a participação cívica e política dos cidadãos, em especial dos mais jovens, aprofundando, entre outros, o debate quanto ao direito ao voto aos 16 anos, promovendo também a instalação e dinamização dos Conselhos Municipais de Juventude e Orçamentos Participativos, enquanto instrumentos democráticos de índole local.

Não deixaremos de continuar a tomar parte no debate acerca da construção europeia e dos desafios e perigos que a União Europeia tem hoje perante si. A JS estará, como sempre esteve, na defesa de uma ordem internacional que coloque a liberdade, a igualdade, e a dignificação do Homem como valores e objectivos basilares.

No presente, apesar de não estarem esgotadas várias das nossas causas estruturantes, também apelidadas fracturantes, é em larga medida graças à iniciativa e acção da JS que a legalidade da interrupção voluntaria da gravidez é uma realidade, tal como a possibilidade de casamento e adopção por casais do mesmo sexo. Continuaremos, claro está, a ter as questões ligadas à orientação sexual e ao género, bem como a actualização do conceito de família, como preocupações concretas e centrais da Juventude Socialista. Esta realidade inclui-se na defesa alargada que a Juventude

Page 32: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

32 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

Socialista dedica à defesa dos direitos das minorias e à efectivação da igualdade.

Como se disse, nenhuma das causas referidas tem o seu tratamento esgotado e devemos permanecer atentos e sensíveis a novas abordagens. Na verdade, bem sabemos que todos os direitos adquiridos dependem da sua vigilância e afirmação constantes.

A nossa Federação Distrital continuará a contribuir em todas as frentes de combate da Juventude Socialista como um todo, ao lado das outras estruturas na defesa dos nossos princípios, carregando todo o património histórico da JS.

O mandato a que nos propomos acontece no contexto de um quadro parlamentar inédito em que uma maioria que integra todas a forças políticas de esquerda suporta o governo do Partido Socialista. Importa ter presente que esta é uma realidade que rasga quatro décadas de petrificação de um muro entre as forças políticas de esquerda, o qual tantas vezes limitou as possibilidades da acção política de esquerda em Portugal. A divisão da esquerda acabou tantas vezes por favorecer a direita.

É neste quadro que temos a possibilidade de alcançar a devida protecção social para milhares de cidadãos, legislando a regulamentação da prostituição, cujos contornos deverão merecer um cuidadoso debate.

É no quadro desta maioria política e social de esquerda que se impõe, dentro de uma agenda transformadora progressista, com a legalização e regulamentação adequada da venda e cultivo de drogas leves, a bem da

Page 33: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

33 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

salvaguarda da saúde, do bem-estar social e da não estigmatização de tantos milhares de jovens portugueses que se vêem, na actualidade, empurrados para contextos de clandestinidade. De facto, está hoje ultrapassada a ideia segundo o qual o consumo de canábis é um primeiro passo para uma escalada de dependência em drogas duras. É chegado o momento, em nome da saúde pública e do eliminar de fenómenos estigmatizantes – estes sim, desviantes e nefastos para o desenvolvimento de qualquer jovem cidadão –, de controlar a qualidade regulamentando convenientemente o mercado dos canabinóides. Estas são bandeiras que têm de passar a constar do rol de conquistas da JS e de todos os jovens portugueses.

Por outro lado, continuaremos a defender sistemas de prevenção eficazes, com informação particularmente direccionada aos cidadãos mais jovens, que quebrem o desconhecimento, que é tantas vezes o risco mais pesado da fase mais jovem da vida.

Não esqueceremos os cidadãos detentores de incapacidades psíquicas ou motoras, que viram as suas condições de realização pessoal tão atacadas durante o governo da coligação de direita e promoveremos um estudo e tratamento político relativo aos jovens que em múltiplos contextos passam pelo sistema penal. Também eles merecerão a nossa atenção, porque no combate pela dignidade não cedemos em quaisquer frentes.

Exigimos o direito a um ambiente saudável. É também chegado o tempo em que impera realizar-se uma transformação civilizacional absoluta na forma como encaramos a ética animal e ambiental, e esta Federação Distrital

Page 34: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

34 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

também neste particular realizará o estudo de propostas legislativas, que proponham, designadamente, a proibição das práticas de abate sistemático de animais abandonados. A consciencialização ambiental, as medidas que salvaguardam a qualidade e identidade ambientais, que permitam um desenvolvimento cuidado e harmonioso, que respeite e permita valorizar o património ambiental continuam a ser prioridades cuja urgência se agudiza para salvaguarda de um futuro sustentável.

Estas causas, a par de outras aqui não expressamente mencionadas, contam com o compromisso empenhado da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista, que desenvolverá redobrados esforços para colocá-las no debate e agenda políticos.

Propomos manter a ambição de participar na abordagem nacional da agenda política pela JS. Como sabemos, grande parte dos problemas que atingem as nossas populações e os jovens do nosso distrito têm cariz nacional, ou mesmo europeu. Ora, além do contributo nas acções das estruturas nacionais, devemos também fazer valer perante estas as dificuldades e preocupações que atingem a juventude aveirense. Tenhamos sempre presente que a nossa força no combate aos problemas do nosso distrito resulta largamente da credibilidade e capacidade de intervenção da nossa Federação Distrital junto da JS como um todo.

Renovamos o compromisso com o ideal do Socialismo. Renovamos a vontade e o compromisso de agir em proximidade, junto dos núcleos e concelhias, partilhando preocupações e apoiando a sua actividade.

Page 35: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

35 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

Renovamos o compromisso, neste contexto inédito, difícil, desafiante, mas não menos repleto de oportunidades de transformação e progresso, de estar, a partir do distrito de Aveiro, este triângulo de sucesso tão importante para o todo nacional, na luta pela evolução social, por uma sociedade de progresso inclusivo onde todos os cidadãos possam emancipar-se e ter reais oportunidades de realização.

Por um Distrito e um País em que o desenvolvimento não deixe ninguém para trás, “Renovamos Compromissos” para “Avançar à Esquerda!”.

Primeiro Subscritor: Paulo Tomaz, Militante nº 80210

Page 36: Moção Global de Estratégia | Renovar Compromissos - Avançar à Esquerda!

36 Renovar Compromissos – Avançar à Esquerda! Moção Global de Estratégia

avanç[email protected]