ministÉrio da educaÇÃo - ifpb · 2018. 10. 16. · 2.1 sociologia e sociedade: entre a ordem e...

4
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO: TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGIA I ANO/SÉRIE: 1 o ano CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas CARGA HORÁRIA TOTAL: 67 horas DOCENTE RESPONSÁVEL: Adolfo Wagner, Alexandre Santos Lima, Gekbede Dantas Targino, Maria Salete Rodrigues da Silva, Maria Suely Paula da Silva, Paula Oliveira Adissi EMENTA Natureza e Cultura. Identidade e Cultura: a construção da identificação e as mediações sociais. O contexto histórico de emergência da sociologia. A formação da sociedade capitalista. A Sociologia em Durkheim, Weber e Marx. Indivíduo e sociedade em Durkheim, Weber e Marx. Alienação e ideologia. Identidade cultural: o pertencimento e a construção das identificações de gênero, raça, etnia e nacionais. Cultura e Etnocentrismo. Raça e Etnicidade. Sexualidade e Gênero. Estrutura e Estratificação social. Instituições sociais: escolar e familiar. Cultura popular e indústria cultura: cultura material e imaterial. Juventude e consumo. Formação social e cultural brasileira. Fundamentos da Desigualdade Social no Brasil. OBJETIVOS Geral Discutir, sob uma perspectiva Sociológica, a inserção do nosso aluno no contexto societário a partir das mediações que lhes são mais imediatas e próximas, a fim de permitir a construção de uma visão crítica da realidade social na qual se encontra imerso. Específicos Discutir as diferenças entre natureza e cultura, tratando das especificidades do humano. Apreender o contexto histórico do surgimento da Sociologia e suas primeiras manifestações. Apreender a relação indivíduo-sociedade como aparece na obra de Durkheim, Weber e Marx. Permitir a reflexão crítica em torno do preconceito e suas manifestações. Abordar as características e mecanismos de sustentação das instituições sociais e discutir as suas diferenças em relação aos agrupamentos sociais. Discutir os conceitos de cultura popular, cultura erudita e indústria cultural, Página 1 de 4

Upload: others

Post on 19-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - IFPB · 2018. 10. 16. · 2.1 Sociologia e sociedade: entre a ordem e sua transformação; 2.2 A relação indivíduo-sociedade em Durkheim, Weber e Marx;

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E

TECNOLÓGICA

CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

PLANO DE ENSINO

IDENTIFICAÇÃO

CURSO: TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

NOME DA UNIDADE ACADÊMICA:

COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGIA I ANO/SÉRIE: 1o ano

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas CARGA HORÁRIA TOTAL: 67 horas

DOCENTE RESPONSÁVEL: Adolfo Wagner, Alexandre Santos Lima, Gekbede Dantas Targino, Maria Salete Rodrigues da Silva, Maria Suely Paula da Silva, Paula Oliveira Adissi

EMENTA

Natureza e Cultura. Identidade e Cultura: a construção da identificação e as mediações sociais. O contexto histórico de emergência da sociologia. A formação da sociedade capitalista. A Sociologia em Durkheim, Weber e Marx. Indivíduo e sociedade em Durkheim, Weber e Marx. Alienação e ideologia. Identidade cultural: o pertencimento e a construção das identificações de gênero, raça, etnia e nacionais. Cultura e Etnocentrismo. Raça e Etnicidade. Sexualidade e Gênero. Estrutura e Estratificação social. Instituições sociais: escolar e familiar. Cultura popular e indústria cultura: cultura material e imaterial. Juventude e consumo. Formação social e cultural brasileira. Fundamentos da Desigualdade Social no Brasil.

OBJETIVOS

Geral

Discutir, sob uma perspectiva Sociológica, a inserção do nosso aluno no contexto

societário a partir das mediações que lhes são mais imediatas e próximas, a fim de permitir a construção de uma visão crítica da realidade social na qual se encontra imerso.

Específicos

Discutir as diferenças entre natureza e cultura, tratando das especificidades do humano.

Apreender o contexto histórico do surgimento da Sociologia e suas primeiras manifestações. Apreender a relação indivíduo-sociedade como aparece na obra de Durkheim, Weber e Marx. Permitir a reflexão crítica em torno do preconceito e suas manifestações. Abordar as características e mecanismos de sustentação das instituições sociais e discutir as suas diferenças em relação aos agrupamentos sociais. Discutir os conceitos de cultura popular, cultura erudita e indústria cultural,

Página 1 de 4

Page 2: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - IFPB · 2018. 10. 16. · 2.1 Sociologia e sociedade: entre a ordem e sua transformação; 2.2 A relação indivíduo-sociedade em Durkheim, Weber e Marx;

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E

TECNOLÓGICA

CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

enfatizando as diferenças entre cultura material e imaterial. Abordar criticamente os aspectos da formação social e cultural brasileira.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 Unidade I: Natureza e Cultura: a emergência das ciências sociais

1.1 Natureza e Cultura; 1.2 Identidade e Cultura: a construção da identificação e as mediações sociais; 1.3 O século XVIII e as transformações políticas e econômicas na Europa; 1.4 A consolidação do capitalismo e a “ciência da sociedade”.

2 Unidade II: Indivíduo e sociedade

2.1 Sociologia e sociedade: entre a ordem e sua transformação; 2.2 A relação indivíduo-sociedade em Durkheim, Weber e Marx; 2.2.1 História e sociedade; 2.2.2 As questões sociais; 2.2.3 O papel dos indivíduos na história.

3 Unidade III: Agrupamento, estrutura e instituições sociais. 3.1 Agrupamentos sociais; 3.2 Estrutura e estratificação social; 3.3 Instituições sociais; 3.3.1 A Família; 3.3.2 A Escola.

4 Unidade IV: Cultura e diversidade

4.1 Alienação e ideologia; 4.2 Cultura e Etnocentrismo; 4.3 Cultura material e imaterial; 4.4 Cultura popular e cultura erudita; 4.5 Indústria cultural.

5 Unidade V: Identidade e alteridade: o pertencimento e a construção da identidade 5.1 Raça e Etnicidade; 5.2 Sexualidade e Gênero. 5.3 Juventudes

6 Unidade VI: Formação social e cultural brasileira

6.1 A formação nacional brasileira em suas primeiras interpretações;

Página 2 de 4

Page 3: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - IFPB · 2018. 10. 16. · 2.1 Sociologia e sociedade: entre a ordem e sua transformação; 2.2 A relação indivíduo-sociedade em Durkheim, Weber e Marx;

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E

TECNOLÓGICA

CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

6.2 A formação nacional brasileira em perspectiva crítica; 6.3 Diversidade cultural Brasileira; 6.4 Fundamentos da desigualdade social no Brasil.

AÇÕES INTEGRADORAS

METODOLOGIA DE ENSINO

Como procedimentos de aprendizagem serão utilizados: aulas expositivas e dialógicas; debates em sala de aula; seminários; leitura e análise de textos sociológicos.

RECURSOS DIDÁTICOS Quadro branco; data show; livro didático; apostilas; aparelho de som.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Avaliação deverá ser contínua, combinando resumos, provas, trabalhos e a participação em debates, através dos quais serão observados os aspectos qualitativos do desenvolvimento do aluno, tais como assiduidade, interesse e responsabilidade na realização e entrega das tarefas em sala e extra-classe.

BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica: SILVA, A. et ali. Sociologia em Movimento. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2016. Bibliografia Complementar: BARROS, C.R.; AMORIM, H.; MACHADO, I. J. R. Sociologia Hoje. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2016. FREIRE-MEDEIROS, B. et ali. Tempos Modernos,Tempos de Sociologia. 3ª ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2016. MOTIM, L. B.; BRIDI, M. A.; ARAÚJO, S. M. Sociologia. 2ª ed. São Paulo: Scipione, 2016.

Página 3 de 4

Page 4: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - IFPB · 2018. 10. 16. · 2.1 Sociologia e sociedade: entre a ordem e sua transformação; 2.2 A relação indivíduo-sociedade em Durkheim, Weber e Marx;

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E

TECNOLÓGICA

CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

OLIVEIRA, L. F. e COSTA, R. C. R. da. Sociologia para Jovens do Século XXI. 4ª ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016.

OBSERVAÇÕES

Página 4 de 4