ministÉrio do planejamento, desenvolvimento e … · como para reposição de peças para no...

6
1 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO Secretaria Executiva Diretoria de Administração Coordenação-Geral de Aquisições Processo: 03110.012500/2017-91 Interessado: Coordenação-Geral de Administração Predial - CGDAP. Assunto: Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva nos elevadores da SOF e blocos K e C do Ministério do Planejamento – Pregão Eletrônico nº 38/2017. Reportando-me à Impugnação interposta pela empresa THYSSENKRUPP ELEVADORES S.A, CNPJ nº 90.347.840/0006-22, contra o edital do Pregão Eletrônico nº 38/2017, cujo objeto visa a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva, com fornecimento de peças mediante ressarcimento em 18 (dezoito) elevadores de fabricação Thyssenkrupp, 01 (uma) plataforma de fabricação Thyssenkrupp e 01 (uma) plataforma fabricação COBER, instalados nas dependências do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – MP, temos a expor o que segue: 1. DA ALEGAÇÃO Em síntese, a Impugnante alega o que segue: DA GARANTIA CONTRATUAL O Edital prevê na cláusula 13 da minuta contratual que a contratada deverá apresentar garantia contratual no prazo de até 10 (dez) dias úteis, a contar da data da assinatura do contrato. A apresentação da garantia neste curto espaço de tempo, pode se mostrar inexequível dependendo da modalidade escolhida pela licitante vencedora. Para que a obrigação se torne viável, é razoável a concessão do prazo de 30 (trinta) dias, a contar da assinatura do instrumento contratual, para apresentação da garantia. DO TEMPO DE ATENDIMENTO DAS CHAMADAS EMERGENCIAIS Os prazos para atendimento dos chamados efetuados pela Contratante, consignando que, em caso de chamados emergenciais, em caso de acidentes ou da necessidade de retirada de pessoas retidas nas cabines dos elevadores o atendimento deverá ser realizado em no máximo 30 (trinta) minutos. Tal prazo mostra-se exíguo ao atendimento dos chamados, em virtude da necessidade de deslocamento da equipe técnica com os respectivos equipamentos até o local. Devem ser consideradas as possíveis dificuldades inerentes ao trânsito da equipe técnica, eis que a mobilização desse pessoal é efetuada de forma imediata após o chamado, em virtude da segurança dos usuários dos equipamentos de transporte vertical.

Upload: hoangdan

Post on 30-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E … · como para reposição de peças para no mínimo 48 horas, ... para retificar o edital nos itens impugnados, ... (polia, coroa

1

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO Secretaria Executiva

Diretoria de Administração Coordenação-Geral de Aquisições

Processo: 03110.012500/2017-91 Interessado: Coordenação-Geral de Administração Predial - CGDAP. Assunto: Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de

manutenção preventiva e corretiva nos elevadores da SOF e blocos K e C do Ministério do Planejamento – Pregão Eletrônico nº 38/2017.

Reportando-me à Impugnação interposta pela empresa THYSSENKRUPP ELEVADORES S.A, CNPJ nº 90.347.840/0006-22, contra o edital do Pregão Eletrônico nº 38/2017, cujo objeto visa a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva, com fornecimento de peças mediante ressarcimento em 18 (dezoito) elevadores de fabricação Thyssenkrupp, 01 (uma) plataforma de fabricação Thyssenkrupp e 01 (uma) plataforma fabricação COBER, instalados nas dependências do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – MP, temos a expor o que segue:

1. DA ALEGAÇÃO Em síntese, a Impugnante alega o que segue:

DA GARANTIA CONTRATUAL

O Edital prevê na cláusula 13 da minuta contratual que a contratada deverá apresentar garantia contratual no prazo de até 10 (dez) dias úteis, a contar da data da assinatura do contrato.

A apresentação da garantia neste curto espaço de tempo, pode se mostrar inexequível dependendo da modalidade escolhida pela licitante vencedora.

Para que a obrigação se torne viável, é razoável a concessão do prazo de 30 (trinta) dias, a contar da assinatura do instrumento contratual, para apresentação da garantia.

DO TEMPO DE ATENDIMENTO DAS CHAMADAS EMERGENCIAIS

Os prazos para atendimento dos chamados efetuados pela Contratante, consignando que, em caso de chamados emergenciais, em caso de acidentes ou da necessidade de retirada de pessoas retidas nas cabines dos elevadores o atendimento deverá ser realizado em no máximo 30 (trinta) minutos.

Tal prazo mostra-se exíguo ao atendimento dos chamados, em virtude da necessidade de deslocamento da equipe técnica com os respectivos equipamentos até o local. Devem ser consideradas as possíveis dificuldades inerentes ao trânsito da equipe técnica, eis que a mobilização desse pessoal é efetuada de forma imediata após o chamado, em virtude da segurança dos usuários dos equipamentos de transporte vertical.

Page 2: MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E … · como para reposição de peças para no mínimo 48 horas, ... para retificar o edital nos itens impugnados, ... (polia, coroa

2

Para que o objeto licitado possa ser atendido na integralidade, importante seja retificado o edital no ponto, com a dilação do prazo para o máximo de 60 minutos.

DOS PRAZOS PARA MANUTENÇÃO CORRETIVA E REPOSIÇÃO DE PEÇAS

O prazo máximo para manutenção corretiva e para reposição de peças será de 24 horas, tempo exíguo a ser atendido pela empresa contratada.

Ocorre que em que pese a empresa fornecedora tenha em estoque as peças usualmente utilizadas na manutenção dos equipamentos, nem todos os componentes possuem condições de pronta reposição. Assim, por vezes os reparos necessários nos equipamentos de transporte vertical poderão demandar a requisição da peça junto ao fabricante, tornando inviável a reposição de 24 horas para todos os componentes.

Requer sejam dilatados os prazos máximos para realização da manutenção corretiva, bem como para reposição de peças para no mínimo 48 horas, de forma que a execução dos serviços não reste prejudicada; alternativamente, requer seja admitida a reposição de determinados componentes em período superior, mediante justificativa técnica por parte da licitante vencedora.

DA (IN)APLICABILIDADE DO CDC À CONTRATAÇÃO

Observa-se dos itens 11. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA; 11.7; 16.7; e 22.CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA – DOS CASOS OMISSOS; 22.1, a previsão da aplicabilidade das disposições do Código de Defesa do Consumidor (CDC) à contratação.

Ocorre que os contratos administrativos submetem-se ao regime jurídico administrativo, onde o ente público coloca-se numa posição privilegiada em relação aos particulares na relação jurídica.

Nos contratos administrativos, o órgão ou entidade estatal contratante coloca-se, na relação, com inegável superioridade jurídica, sempre como forma de proteger o interesse público, assim, neste tipo de regime jurídico não há como sustentar a aplicabilidade do CDC, diploma legal que tem como intuito proporcionar o equilíbrio entre as partes contratantes.

A garantia dos direitos previstos no CDC em favor do ente contratante é absolutamente desmedida, portanto, por se tratar de relação jurídica sob a esfera do direito administrativo, onde já existem vantagens jurídicas definidas em favor da administração.

Requer a exclusão da previsão dos itens impugnados, com a retificação do edital no ponto.

DA RESPONSABILIDADE POR INTERVENÇÃO DE TERCEIROS CONTRATADOS PELA ADMINISTRAÇÃO LICITANTE

O edital é silente no que tange à responsabilidade por intervenção de terceiros contratados pela Contratante, durante o período da contratação e posterior garantia dos equipamentos/serviços, à execução de quaisquer serviços nos equipamentos que compõe o objeto do certame.

Esse item se mostra indispensável à segurança jurídica dos contratantes, à vista da responsabilidade terceira da Contratada sobre os equipamentos que compõe o contrato.

Page 3: MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E … · como para reposição de peças para no mínimo 48 horas, ... para retificar o edital nos itens impugnados, ... (polia, coroa

3

Ocorre que a intervenção de terceiros nos equipamentos configura hipótese de

exclusão de responsabilidade da empresa sobre os mesmos, visto que não pode sujeitar-se aos fatos decorrentes de atos sobre os quais não possui gerência ou previsão.

Nessa situação, é inviável a responsabilização administrativa, civil ou penal sobre incidentes envolvendo os equipamentos em que houvesse um terceiro interveniente realizando qualquer tipo de serviço.

A fim de evitar questionamentos futuros acerca do apontamento, inclusive litígios na via judicial, requer-se a inclusão de obrigação à Contratante, coibindo a contratação de outra empresa para efetuar qualquer tipo de serviço relacionado à engenharia dos equipamentos licitados, bem como a retirada ou colocação de peças sem a expressa autorização da Contratada.

DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA A contratação envolverá a prestação de serviços de reparos, tais como: troca de

cabos de tração, retirada de vazamento de óleo, entre outros que deverão ser executados por equipe técnica, pois as empresas fabricantes de elevadores não dispõem de colaborador especializado nessa área para essas atividades.

No entanto, o edital veda a terceirização de serviços relacionados à atividade fim: 11.30 A contratada não poderá delegar a terceiros relacionados à sua atividade fim.

Assim, caso os serviços mencionados sejam considerados pelo órgão contratante

como atividade fim, será necessária a alteração do edital, a fim de possibilitar a subcontratação desses serviços alheio à especialidade das fabricantes de elevadores, as quais comumente terceirizam essas atividades.

Portanto, necessário admitir – com as devidas exigências – a subcontratação dessas atividades inerentes à contratação, mas afastadas do objeto social das fabricantes de elevadores.

DA QUALIFICAÇÃO TÉCNICA Quanto a qualificação técnica, o edital exige a apresentação de atestados que

comprovem a manutenção em equipamentos com capacidade até 1200 Kg e velocidade até 120 m/min.

Ocorre que, os equipamentos licitados apresentam capacidade, velocidade e localização de casa de máquinas diferentes.

As cláusulas 8.7.3.1/8.7.3.2 do edital e 15.3.1/15.3.2 do termo de referência exigem a comprovação de capacidade técnica de até 1200kg e até 120m/min, além da manutenção em sistemas de monitoramento ou controlador de tráfego de elevadores.

Por ser um atestado muito específico, dificilmente as empresas licitantes conseguirão atender essas exigências. Assim, como os atestados devem guardar proporção com a dimensão e a complexidade do objeto, e não ser exatamente igual à quantidade do objeto licitado.

Requer-se a alteração do edital em relação à qualificação técnica, a fim de que sejam aceitos atestados com no mínimo 50% da equivalência do objeto.

DOS MATERIAIS O edital prevê que, no caso de substituição de peças, elas deverão ser entregues ao

fiscal. Por ser omissa, questiona-se sobre a possibilidade da empresa recolher as peças

substituídas, após aferição pelo fiscal, para devolução à fábrica para incineração. Além disso, a cláusula abaixo dispõe sobre o faturamento dos materiais e

serviços:

Page 4: MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E … · como para reposição de peças para no mínimo 48 horas, ... para retificar o edital nos itens impugnados, ... (polia, coroa

4

8.10 Sempre que se fizer necessária a substituição ou reposição de peças ou componentes, assim como programações e configurações, a empresa deverá efetuá-la com peças novas, genuínas e originais do fabricante, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, a contar da ocorrência registrada do fato. A empresa deverá entregar as peças retiradas ao fiscal para realizar o ateste de serviço executado na ordem de serviço.

Pelo texto, entende-se que deverá ser apresentada uma nota fiscal para serviços e matérias. Assim, questiona-se sobre a possibilidade de apresentar notas fiscais separadas, uma para material e outra para serviços, visto que não há impedimento na legislação.

2. DO PEDIDO Requer seja conhecida e acolhida a presente Impugnação, em todos os seus

termos, para retificar o edital nos itens impugnados, com a finalidade de preservar a integridade e harmonia lógica do certame, dentro da legislação aplicável as contratações realizadas pelos entes públicos.

3. DA TEMPESTIVIDADE DA IMPUGNAÇÃO.

A Impugnação é tempestiva, uma vez que atende ao requisito temporal previsto no item 20 do Edital do Pregão Eletrônico nº 38/2017 e no artigo 18, caput, do Decreto 5.450/2005.

4. DA ANÁLISE A presente Impugnação foi encaminhada à área técnica, que manifestou-se

conforme segue:

Impugnação Thyssenkrupp

Edital Pleito Parecer

DA GARANTIA CONTRATUAL

10 dias 30 dias

Não acatado, pois o prazo está de acordo com o disposto na Instrução Normativa nº 06, de 23 de dezembro de 2013, que veio a alterar a Instrução Normativa nº 02, de 30 de abril de 2008;

DA INAPLICABILIDADE DO CDC Á CONTRATAÇÃO

Aplicável Não aplicável

Não acatado, tendo em vista o que reza o Art. 54 da Lei nº 8.666/93, que se segue: art. 54. Os contratos

administrativos de que trata esta Lei regulam -se pelas

cláusulas e pelos preceitos de direito público,

aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da

teoria geral dos contratos e as disposições de direito

privado. Observa-se, portanto, perfeitamente possível ao órgão ou entidade pública contratante, a despeito de sua supremacia jurídica, resumida por lei, estar numa posição de vulnerabilidade técnica, científica, fática ou econômica perante o fornecedor.

DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

Veda terceirização

Solicita a autorização para terceirizar

Não acatado, pois, conforme consta no item 11.30 - "A contratada não poderá delegar a terceiros serviços relacionados à sua atividade fim." O MP não considera como atividade fim a simples substituição de peças ou ajustes que se façam necessários, mas sim a manutenção da disponibilidade dos elevadores por parte da contratada.

Page 5: MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E … · como para reposição de peças para no mínimo 48 horas, ... para retificar o edital nos itens impugnados, ... (polia, coroa

5

DA RESPONSABILIDADE POR INTERVENÇÃO DE TERCEIROS CONTRATADOS PALA ADM LICITANTE

Solicita a responsabilização de terceiros

Não acatado, pelo fato de entendermos estar inerente à contratação a não intervenção de terceiros pela contratante, salvo os empregados da empresa contratada, a qual cabe a responsabilização pelos serviços de seus empregados, incluindo todos os custos, seja: fiscal, previdenciário e com segurança do trabalho. Ressaltamos, ainda, que qualquer necessidade de manutenção ou serviços a empresa contratada será acionada pelo MP, ficando a cargo deste a realização da vistoria e gestão dos serviços objeto da licitação.

DO TEMPO DE ATENDIMENTO DAS CHAMADAS DE EMERGÊNCIA

Máximo 30 minutos

Máximo 60 minutos

Não acatado, pois o atendimento emergencial com prazo de 30 minutos ocorre no caso de acidente, ou da necessidade de retirada de pessoas retidas nas cabines dos elevadores. Nestas condições, temos como necessidade um atendimento mais eficiente em menor tempo possível. A retenção de passageiros em local pequeno e confinado gera condições de pânico e estresse nos indivíduos.

DOS PRAZOS PARA MANUTENÇÃO CORRETIVA E REPOSIÇÃO DE PEÇAS

Máximo de 24 horas

Mínimo de 48 horas

Não acatado, tendo em vista que consta no item 7.2 do TR o seguinte:- "Na situação em que a Contratada identifique que o prazo para executar o serviço não seja viável, deverá justificar e comunicar tal fato ao MP por escrito, antes do término do prazo pré-fixado de 24 horas para o restabelecimento operacional." Dessa forma, não há necessidade de alterar o Edital.

DOS PRAZOS PARA MANUTENÇÃO CORRETIVA E REPOSIÇÃO DE PEÇAS

Máximo de 24 horas

Mínimo de 48 horas

Não acatado, tendo em vista que consta no item 7.3 do TR - "Estão excetuadas do prazo previsto no item anterior as peças ou componentes cujo prazo de substituição ou reposição será fixado pelo fiscal em 1 (uma) semana, conforme dificuldade apurada e comprovada para a sua aquisição, do tipo: componentes da máquina de tração e motor de tração (polia, coroa e eixo sem fim); componentes do controle remoto on-line, enrolamento de motor de tração, transformadores ou fontes de energia, cabos de tração, cabos de manobra, tambor e lonas de freio, aparelho seletor e fita seletora, blocos de segurança, rolamentos de escora e válvulas de sinalização (dispositivos fora das linhas de montagem)." Dessa forma, não há necessidade de alterar o Edital.

DA QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

Até 1200 kg e até 120m/min

mínimo 50% da equivalência do objeto

Não acatado, pois a redação informa o limite máximo e não o mínimo. Assim, o percentual de 50% atenderia a exigência do Edital.

DOS MATERIAIS Entregar as peças retiradas ao fiscal

Recolher as peças substituídas

Não acatado, tendo em vista que as peças foram adquiridas pelo MP não podendo ser devolvidas para a empresa. O MP se responsabilizará pelo desfazimento do material. No que se refere a emissão de Nota Fiscal, deverá ser nota fiscal de serviço com aplicação de material. A nota de material é de remessa. É a mesma metodologia usada, inclusive, no contrato atual prestado pela empresa impugnante. Nota fiscal de serviço e nota fiscal de remessa de material

Corroborando com a manifestação da área técnica, entendemos não haver

qualquer obscuridade nas disposições mencionadas pela Impugnante que demandem ajustes e/ou retificações no instrumento convocatório, face às razões acima expostas.

Page 6: MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E … · como para reposição de peças para no mínimo 48 horas, ... para retificar o edital nos itens impugnados, ... (polia, coroa

6

5. DA CONCLUSÃO

Pelo exposto, com fundamento no artigo 18, §1º do Decreto 5.450/2005, recebo a Impugnação interposta, considerando ter sido apresentada de forma tempestiva, para no mérito negar-lhe provimento, em face de sua improcedência, e consequentemente mantendo-se inalterado os termos do Edital do Pregão Eletrônico n º 38/2017.

Brasília-DF, 13 de dezembro de 2017.

CELMA LUIZA PITA FERREIRA

Pregoeira