ministÉrio do meio ambiente - mma.gov.br · agreste de pernambuco e paraíba. "série...

16
Publicações do Departamento de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Outubro 2008

Upload: lephuc

Post on 23-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Publicações do Departamento de Conservação da Biodiversidadedo Ministério do Meio Ambiente

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Outubro 2008

República Federativa do BrasilPresidente: Luiz Inácio Lula da SilvaVice-Presidente: José Alencar Gomes da Silva

Ministério do Meio AmbienteMinistro: Carlos Minc Secretária-Executiva: Izabella Mônica Vieira Teixeira

Secretária de Biodiversidade e Florestas:Maria Cecília Wey de BritoDiretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade:Braulio Ferreira de Souza Dias

Arte GráficaMayko Daniel A. Miranda e Márcia Noura Paes

Fotos: www.sxc.hu

1

Este livreto traz os títulos das publicações apoiadas pelo Departamento de Conservação da Biodiversidade - DCBio, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente. Entre estes estão os que compõe a Série Biodiversidade, atualmente com 31 títulos.A série Biodiversidade é uma coleção de publicações com conteúdo relativo a gestão da biodiversidade, resultante da execução de subprojetos apoiados pelo DCBio.

A s p u b l i c a ç õ e s e s t ã o d i s p o n í v e i s n o e n d e r e ç o : www.mma.gov.br/portalbio, no menu publicações, no formato PDF, podem ser solicitadas via endereço [email protected] ou podem ser consultadas no seguinte endereço: Biblioteca de Referência sobre Gestão da BiodiversidadeMinistério do Meio Ambiente, Secretaria de Biodiversidade e Florestas, Departamento de Conservação da Biodiversidade.Avenida W2 Norte, Quadra 505, Bloco B, Ed.Marie Prendi Cruz, 1º subsolo.CEP.: 70.730-542 Brasília - DF.

A distribuição das publicações do MMA é gratuita e feita para pessoas físicas e jurídicas que atuem no campo da biodiversidade e que manifestem interesse em recebê-las, além de, regularmente, para as seguintes instituições: universidades públicas e privadas que possuem curso de Biologia ou afins; Centro Nacional de Formação Ambiental – CNIA/IBAMA; Unidades de Conservação Federais/ICMBio; gerências do IBAMA, centros de pesquisa da EMBRAPA, orgãos estaduais de meio ambiente, organismos internacionais, organizações não governamentais, Biblioteca Nacional - RJ e DF.

2

Fragmentação de Ecossistemas - Causas, Efeitos sobre a Biodiversidade e Recomendações de Políticas Públicas. 2ª edição.2003. 510 p.Organizadores: Denise Rambaldi e Daniela América Suárez de Oliveira. O livro apresenta resultados de 15 subprojetos que foram apoiados pelo PROBIO - Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira / MMA, entre 1997 e 2001, e que trataram da temática fragmentação de ecossistemas. "Série Biodiversidade Nº 6".

Política Nacional de Biodiversidade – Roteiro de Consulta para Elaboração de uma Proposta.2000. 48 p. Coordenação geral: Braulio Ferreira de Sousa Dias. Este roteiro foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente com o intuito de definir, na época, uma proposta de uma política nacional de biodiversidade por meio da promoção de uma consulta nacional. O roteiro mostra o processo pelo qual foi conduzida a consulta à nação; os setores envolvidos; os temas que foram estabelecidos como obrigatórios para constar na poítica nacional; tipos de atividades relacionadas com os temas sugeridos e uma série de exemplos ilustrativos para a elaboração das propostas. "Série Biodiversidade Nº 1".

Convenção sobre Diversidade Biológica - CDB. 2ª Edição.2000. 60 p. Esta publicação traz o Decreto Nº 2.519, de 1998, que promulga a Convenção sobre Diversidade Biológica; o Decreto Legislativo Nº2, de 1994, que aprova o texto da Convenção sobre Diversidade Biológica e o texto da própria convenção . "Série Biodiversidade Nº 2".

Coordenação geral: Braulio Ferreira de Sousa Dias.

Legislação Ambiental Brasileira - Grau de Adequação à Convenção sobre Diversidade Biológica.2000. 88 p. Autora: Simone Wolff. O estudo apresentado nesta publicação avalia quão abrangente é a legislação ambiental brasileira face ao delineamento geral da Convenção sobre Diversidade Biológica. "Série Biodiversidade Nº 3".

Saberes Tradicionais e Biodiversidade no Brasil.2001. 176 p. Organização: Antonio Carlos Diegues e Rinaldo S. V. Arruda.Este livro busca contribuir para que formuladores de políticas públicas, cientistas, estudiosos e a sociedade civil compreendam melhor os vários aspectos do conhecimento produzido por esses grupos, e se tornem parceiros permanentes na defesa e manutenção dessas tradições milenares, de inestimável valor. "Série Biodiversidade Nº 4".

Biodiversidade Brasileira - Avaliação e Identificação de Áreas e Ações Prioritárias para Conservação, Utilização Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira.2005. 404 p. Coordenação: Braulio Ferreira de Souza Dias. Organizadora: Cilúlia Maria Maury. Este livro consolida as informações referentes às avaliações do conhecimento das áreas e ações prioritárias para conservação, uso sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade nos biomas brasileiros. "Série Biodiversidade Nº 5".

3

Série Biodiversidade

Análise das Variações da Biodiversidade do Bioma Caatinga – Suporte a Estratégias Regionais de Conservação.2005. 445 p. Organizadores: Francisca Araújo, Mª Jesus Nogueira Rodal, Mª Regina Barbosa. O livro apresenta os resultados do desenvolvimento do projeto de mesmo nome apoiado pelo MMA (PROBIO). A partir de uma caracterização geral da repartição dos conjuntos florísticos no bioma Caatinga, são apresentados três estudos de caso sobre o estado atual da cobertura vegetal e análise das variações da biodiversidade em áreas consideradas prioritárias para conservação nos Estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. Acompanha CD com o canto das aves da Caatinga. "Série Biodiversidade Nº 12".

Segundo Relatório Nacional para a Convenção sobre Diversidade Biológica – Brasil (em português e em inglês).2004. 347p. Coordenação: Braulio Ferreira de Souza Dias. Consolidação das informações: Fátima Oliveira, Gabriela T. da Silva, Luciana Zago de Andrade, Mariana Cariello, Núbia B. da Silva e Saulo Andrade. Este relatório tem como objetivo apresentar o grau de implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica no país até dezembro de 2002. Contém informações acerca de iniciativas importantes para o atendimento aos objetivos e artigos da CDB, não somente as realizadas pelos governos federais e estaduais, como também aquelas realizadas pela sociedade brasileira. "Série Biodiversidade Nº 10".

Estratégias Nacionais de Biodiversidade na América do Sul - Perspectivas para Cooperação Regional (versões em inglês, espanhol e português).2004. 282 p. + CD-ROM. Consolidação das informações: Luciana Aparecida Zago de Andrade. Esta publicação é o resultado do Encontro para Identificação dos Temas de Biodiversidade para a Cooperação e Intercâmbio entre países da América do Sul, realizado no Rio de Janeiro de 14 a 17 de dezembro de 2003. "Série Biodiversidade Nº 11".

Evaluation of the State of Knowledge on Biological Diversity in Brazil - Executive Summary. 2003. 64 p. Coordenador geral e organizador da avaliação: Thomas Michael Lewinsohn.Esta publicação apresenta um resumo da avaliação do estado de conhecimento da diversidade biológica no Brasil. Esta tarefa apenas foi possível por meio do trabalho cooperativo entre o Ministério do Meio Ambiente e pesquisadores que compilaram informações dispersas em instituições, museus e coleções científicas. "Série Biodiversidade Nº 7".

Evaluación del Estado del Conocimiento sobre Diversidad Biológica de Brasil - Resumen Ejecutivo.2003. 64 p. Coordenador geral e organizador da avaliação: Thomas Michael Lewinsohn.Esta publicação apresenta um resumo da avaliação do estado de conhecimento da diversidade biológica no Brasil. Esta tarefa apenas foi possível por meio do trabalho cooperativo entre o Ministério do Meio Ambiente e pesquisadores que compilaram informações dispersas em instituições, museus e coleções científicas. "Série Biodiversidade Nº 8".

Brejos de Altitude em Pernambuco e Paraíba - História Natural, Ecologia e Conservação.2004. 324 p. Organizadores: Kátia C. Porto, Jaime J. P. Cabral e Marcelo Tabarelli. Este livro apresenta o resultado de quatro anos de pesquisas propiciadas pelo desenvolvimento do projeto “Recuperação e Manejo dos Ecossistemas Naturais de Brejos de Altitude da Paraíba e Pernambuco” apoiado pelo Ministério do Meio Ambiente no âmbito do PROBIO e que teve como objetivo promover a conservação dos remanescentes de brejos de altitude no agreste de Pernambuco e Paraíba. "Série Biodiversidade Nº 9".

4

Série Biodiversidade

Monitoramento dos Recifes de Coral do Brasil – Situação Atual e Perspectivas.2006. 120 p. e CD-ROM. Autores: Beatrice Padovani Ferreira e Mauro Maida. O livro aborda a importância do ecossistema formado pelos recifes de coral – no mundo e no Brasil e relata a história das primeiras pesquisas feitas no país. Expõe as preocupações com a saúde desse ecossistema e documenta os monitoramentos realizados em quatro Unidades de Conservação a partir de 2001. O livro está disponível também em CD Rom, em português e inglês. "Série Biodiversidade Nº 18".

Biodiversidade e Conservação da Chapada Diamantina.2005. 435 p. Organizadores: Flora Acuña Junca, Lígia Funch e Washington Rocha.Este livro é resultado da iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em suprir as lacunas de conhecimento e estabelecer os fundamentos para o planejamento da conservação da biodiversidade no Brasil por meio do fomento de estudos sobre biodiversidade em biomas brasileiros e traz o resultado de inventários de biodiversidade na região da Chapada da Diamantina. "Série Biodiversidade Nº 13".

Diversidade Biológica e Conservação das Florestas ao Norte do Rio São Francisco.2006. 363 p. Organizadores: Kátia Cavalcanti Porto, Jarcilene S. de Almeida-Cortez e Marcelo Tabarelli. Este livro é resultado da iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em suprir as lacunas de conhecimento e estabelecer os fundamentos para o planejamento da conservação da biodiversidade no Brasil por meio do fomento de estudos sobre biodiversidade em biomas brasileiros e traz o resultado de inventários de biodiversidade nas regiões da Floresta Atlântica ao norte do rio São Francisco, PE. "Série Biodiversidade Nº 14".

Avaliação do Conhecimento da Biodiversidade Brasileira.2006. Vols I (269 p.) e II (249 p.). Organizador: Thomas Michael Lewinsohn. Este documento avalia o conhecimento da biodiversidade brasileira e representa um importante instrumento de gestão que o Ministério do Meio Ambiente proporciona ao povo brasileiro em geral, aos tomadores de decisão, aos pesquisadores e instituições de pesquisa, organizações não governamentais e outros parceiros envolvidos com a conservação e o uso sustentável da biodiversidade. Disponível também em CD-ROM. "Série Biodiversidade Nº 15".

Bibliografia Brasileira de Polinização e Polinizadores.2006. 243 p. + CD-ROM interativo. Coordenador do Projeto Iniciativa Brasileira de Polinizadores – IBP: Bráulio Ferreira de Souza Dias. Equipe do IBP: Érica Pereira, Evelise Locatelli e Marina Landeiro. Esta publicação traz um levantamento detalhado da produção nacional sobre o tema polinização e polinizadores. "Série Biodiversidade Nº 16".

Cerrado e Pantanal - Áreas e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade.2007. 397 p. Organização de textos: Karla Yoshida, Marcus Alves e Cilulia Maury. O livro é dividido em três partes: Parte I - Fatores Bióticos; Parte II - Fatores de Pressão e Vulnerabilidade e Parte III - Síntese e Recomendações. "Série Biodiversidade Nº 17".

5

Biota Marinha da Costa Oeste do Ceará. 2004. 248 p. Organização: Helena Matthews-Cascon e Tito Monteiro Lotufo. Este livro é resultado da iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em suprir as lacunas de conhecimento e estabelecer os fundamentos para o planejamento da conservação da biodiversidade no Brasil por meio do fomento de estudos sobre biodiversidade em biomas brasileiros e traz o resultado de inventários de biodiversidade na costa oeste do Ceará. "Série Biodiversidade Nº 24".

Diretrizes e Prioridades do Plano de Ação para Implementação da Política Nacional de Biodiversidade – PAN-Bio.2006. 80 p. Consolidação das informações: Andreína Valva, Hélio Jorge da Cunha, Luciana Zago de Andrade e Pedro Davison. Este documento retrata a formulação das Diretrizes e Prioridades do Plano de Ação para Implementação da Política Nacional de Biodiversidade – PAN-Bio para que os objetivos da Política Nacional de Biodiversidade fossem de fato implementados e no intuito de suprir lacunas na gestão da biodiversidade no país. "Série Biodiversidade Nº 22".

Biodiversidade Marinha da Baía da Ilha Grande. 2007. 416 p. Organizadores: Joel C. Creed, Débora O. Pires e Márcia A. de O. Figueiredo. Este livro traz os resultados de subprojeto apoiado pelo MMA (PROBIO) e veio contribuir para o aumento do conhecimento da biota da baía da Ilha Grande - RJ, estudo este considerado de extrema prioridade para a conservação, utilização sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade da região. "Série Biodiversidade Nº 23".

Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. 2008. Vol I – 512 p.e Vol II – 908 p. Editores: Angelo Machado, Gláucia Drummond e Adriano Paglia. Publicação em dois volumes contendo textos padronizados para cada uma das espécies presentes nas Listas Nacionais das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, oficializadas por meio da Instrução Normativa nº 3, do MMA, de 27 de maio de 2003 (invertebrados terrestres, anfíbios, répteis, aves e mamíferos), e da Instrução Normativa nº 5, do MMA, de 21 de maio de 2004 (invertebrados aquáticos e peixes). "Série Biodiversidade Nº 19".

Agrobiodiversidade e Diversidade Cultural. 2006. 84 p. Coordenação da publicação: André Stella e Paulo Yoshio Kageyama. Este livreto além de retratar a execução de um dos programas do governo é fruto do trabalho de uma rede de colaboradores e de profunda mudança na compreensão da importância das comunidades no uso sustentável da agrobiodiversidade. "Série Biodiversidade Nº 20".

Terceiro Relatório Nacional para a Convenção sobre Diversidade Biológica: Brasil (versões em português e inglês).2006. 368 p. Coordenação: Braulio Ferreira de Souza Dias. Consolidação das informações: Gabriela T. da Silva, Andreína Valva, Hélio da Cunha, Luciana Zago de Andrade, Marília A. de Oliveira e Pedro Davison. Este relatório traz um apanhado geral das ações em curso no país, até 2005, que contribuem para a implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB. "Série Biodiversidade Nº 21".

6

Série Biodiversidade

Áreas Prioritárias para Conservação, Uso Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira: Atualização – Portaria MMA nº09, de 23 de janeiro de 2007.

2007. Vol I.300 p.e Vol.II: 8 mapas murais e 1 CD-ROM.(reeditado em em 2008).Este é composto pelas seguintes partes: Introdução ao Processo de Avaliação; Bioma Amazônia; Bioma Pantanal; Bioma Cerrado; Bioma Caatinga; Bioma Mata Atlântica; Bioma Pampa; Zona Costeira e Marinha; Resultados e Anexos.

2ª Edição.

"Série Biodiversidade Nº 31".

Biodiversidade - Regiões da Lagoa do Casamento e dos Butiazais de Tapes, Planície Costeira do Rio Grande do Sul.2007. 388 p. Organizadores: Fernando Becker, Ricardo Ramos e Luciano Moura. Este livro é resultado da iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em suprir as lacunas de conhecimento e estabelecer os fundamentos para o planejamento da conservação da biodiversidade no Brasil por meio do fomento de estudos sobre biodiversidade em biomas brasileiros e traz o resultado de inventários de biodiversidade nas regiões dos Butiazais de Tapes e Lagoa do Casamento, na Planície costeira do Rio Grande do Sul. "Série Biodiversidade Nº 25".

Mudanças Climáticas Globais e seus Efeitos sobre a Biodiversidade. 2007. 212 p. Autor: José A. Marengo. Este livro apresenta uma revisão atualizada dos estudos sobre alterações climáticas no século XX e projeções do clima futuro no século XXI considerando os impactos na biodiversidade e no meio ambiente do continente sul-americano, com particular ênfase no território brasileiro e seus ecossistemas.

2ª Edição.

"Série Biodiversidade Nº 26".

O Fogo no Parque Nacional das Emas.2007. 140 p. Autores: Helena França, Mário Barroso Ramos Neto e Alberto Setzer. Este livro traz recomendações baseadas em 30 anos de registro e observações da ocorrência do fogo no Parque Nacional das Emas e disponibiliza subsídios para indicações de manejo do Parque Nacional das Emas e demais unidades de conservação, considerando as particularidades de cada uma. "Série Biodiversidade Nº 27".

Inter-Relações entre Biodiversidade e Mudanças Climáticas.2007. 219 p. Tradução: Ana Lúcia Lemos de Sá. Contribuição para tradução de termos técnicos: Dra. Emiko Resende, Dr. José Marengo e Agnes Velloso. Esta publicação é resultante da tradução do relatório produzido pela Convenção sobre Diversidade Biológica que versa sobre as relações entre biodiversidade e mudanças climáticas, contendo recomendações para a integração de considerações sobre biodiversidade na implementação da Convenção sobre Mudança do Clima e seu Protocolo de Kyoto. "Série Biodiversidade Nº28".

Biodiversidade do Médio Madeira - Bases Científicas para Propostas de Conservação.2007. 244 p. Organizadores: Lúcia Rapp Py-Daniel, Cláudia Pereira de Deus, Augusto Loureiro Henriques, Daniel Mansur Pimpão e Ordilene Marinho Ribeiro. Este livro é resultado da iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em suprir as lacunas de conhecimento e estabelecer os fundamentos para o planejamento da conservação da biodiversidade no Brasil por meio do fomento de estudos sobre biodiversidade em biomas brasileiros e traz o resultado de inventários de biodiversidade na região do médio rio Madeira, AM. "Série Biodiversidade Nº 29".

7

Convenção sobre Diversidade Biológica e Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança – Principais Resultados COP8 e MOP3. 2006. 80 p. Reeditado em 2007. Esta publicação traz os principais resultados da COP8 e MOP3 que representaram uma oportunidade de recolocar a Convenção sobre Diversidade Biológica e Protocolo de Cartagena no trilho da implementação, com base no princípio da soberania dos Estados sobre seus recursos naturais no princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas, ambos consagrados na RIO 92.

A Convenção sobre Diversidade Biológica: Entendendo e Influenciando o Processo. Um Guia para Entender e Participar Efetivamente da Oitava Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8).2005. 70 p. Autores: Tony Gross, Sam Johnston & Charles V. Barber.

CDB Notícias – Edição Especial “A Convenção sobre Diversidade Biológica. Da Concepção a Implementação”.

2006. 38 p.

Outras PublicaçõesPrimeiro Relatório Nacional para a Convenção sobre Diversidade Biológica (português e inglês).1998. 283 p. O Primeiro Relatório Nacional para a Convenção sobre Diversidade Biológica foi publicado em 1998 em cumprimento ao artigo 6º da CDB e mostra um amplo conjunto de informações sobre o estado de conhecimento da diversidade biológica brasileira, a capacidade instituicional do país, uma caracterização da legislação, programas e políticas nacionais voltadas para biodiversidade, a participação do Brasil nos programas da CDB e a apresentação de perspectivas brasileiras em relação à CDB.

CONABIO - Comissão Nacional de Biodiversidade.2004. 24 p. Este livreto traz informações sobre a Comissão Nacional de Biodiversidade, instituída pelo Decreto nº 4.987/2004 e que tem um papel fundamental na implementação da Política Nacional da Biodiversidade.

Declaração dos Ministros de Meio Ambiente sobre Estratégia de Biodiversidade do Mercosul (versão bilíngüe: português e espanhol).2006. Esta publicação traz o conteúdo da Declaração dos Ministros e Secretários de Estado de Meio Ambiente dos Estados Partes do Mercosul, resultante de reunião em Curitiba em 29 de Março de 2006 onde foram estabelecidos os componentes, diretrizes e linhas de ação e os mecanismos operacionais da Estratégia de Biodiversidade do Mercosul.

8

Outras PublicaçõesAvaliação Ecossistêmica do Milênio - Ecossistemas e Bem-Estar Humano: Vivendo Além dos Nossos Meios.2006. 28 p. Ao avaliar o estagio dos 24 mais importantes serviços ambientais do planeta, este estudo científico da ONU indica um novo caminho, rompendo com um ciclo vicioso no qual a história da humanidade se confundiu com o processo contínuo de alteração dos sistemas naturais na busca de padrões de vida mais elevado.

Avaliação Ecossistêmica do Milênio - Ecossistemas e Bem-Estar Humano: Oportunidades e Desafios para Empresas e a Indústria.2006. 34 p. Coordenadores da equipe de síntese: Steve Percy e Jane Lubchenco.Ao avaliar o estagio dos 24 mais importantes serviços ambientais do planeta, este estudo científico da ONU indica um novo caminho, rompendo com um ciclo vicioso no qual a história da humanidade se confundiu com o processo contínuo de alteração dos sistemas naturais na busca de padrões de vida mais elevado.

Iniciativas Transversais do Governo Brasileiro sobre Biodiversidade, Alimentação e Nutrição (versões em português e inglês).2006. 24 p. Consolidação das informações: André Stella. Traz informaçãoes sobre o Programa sobre Diversidade Agricultural criado a partir da Convenção sobre Diversidade Biológica no âmbito do Departamento de Conservação da Biodiversidade, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.

New Patnerships of the Brazilian Ministry of the Environment with the Global Environment Facility for the Conservation and Sustainable use of Biodiversity.2008. 24 p. Esta publicação traz informações sobre cinco projetos apoiados pelo GEF e executados no âmbito da Secretaria de Biodiversidade e Florestas: Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade - PROBIO II; Projeto de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade de Manguezais em Áreas Protegidas no Brasil; Manejo Integrado de Recursos Aquáticos na Amazônia - AQUABIO; Conservação e Manejo de Polinizadores para uma Agricultura Sustentável através de uma Abordagem Ecossistêmica; e Iniciativa Cerrado Sustentável.

National Consultation Meeting for Creating a Scientific Advisory Mechanism Regarding Policy Decisions on the Scope of the Convention on Biological Diversity and the Brazilian Government.2008. 22 p. Reunião de Consulta Nacional a Comunidade Científica sobre Mecanismos de Avaliação Científica para Subsidiar a Tomada de Decisões Políticas no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica - CDB e do Governo Federal.

Esta publicação relata os procedimentos adotados na

Implementation of the CBD in Brazil: Issues on the Agenda of COP9.2008. 96 p. + CD-ROM. Esta publicação traz os temas da agenda da 9 ara implementação da CDB no Brasil e está dividida nas seguintes partes: Programas Temáticos (agrobiodiversidade; biodiversidade florestal; biodiversidade em áreas secas e sub-umidas; biodiversidade em águas continentais e biodiversidade costeira e marinha) e Iniciativas Transversais (metas de biodiversidade para 2010; estratégia global para conservação de plantas; acesso a recursos genéticos e repartição de benefícios; áreas protegidas; medidas de incentivo e abordagem ecossistêmica; espécies exóticas invasoras e biossegurança de OGMs; iniciativa global de taxonomia e cooperação científica).

ª Conferência das Partes - COP9 p

9

Metas Nacionais de Biodiversidade para 2010 (versões em português e inglês).2007. 13 p. Livreto que traz as metas Nacionais de Biodiversdade para 2010 estabelecidas pela resolução Nº3 da Comissão Nacional de Biodiversidade - CONABIO de 21 de dezembro de 2006 (reeditado em 2008).

Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade das Zonas Costeira e Marinha - Sumário Executivo.2002. 74 p + mapa mural + CD ROM. Texto: Fundação BIO-RIO. Esta publicação traz os resultados alcançados com a realização do workshop para o diagnóstico sobre a diversidade biológica marinha e costeira do Brasil, realizado no âmbito do Subprojeto Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade das Zonas Costeira e Marinha. Tal iniciativa foi financiada pelo Projeto de Conservação e Uso Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira – PROBIO. O CD-ROM traz o conteúdo completo de todos os relatórios elaborados.

Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Caatinga - Sumário Executivo.2002. 36 p. + mapa mural. Esta publicação traz os resultados alcançados com a realização do workshop para o diagnóstico sobre a diversidade biológica da caatinga, realizado no âmbito do Subprojeto Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da caatinga. Tal iniciativa foi financiada pelo Projeto de Conservação e Uso Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira – PROBIO.

Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica e Campos Sulinos - Sumário Executivo.2000. 44 p. + mapa mural. CI, SOS Mata Atlântica, Biodiversitas, IPE, SEMAD-SP e IEF. Esta publicação traz os resultados alcançados com a realização do workshop para o diagnóstico sobre a diversidade biológica da mata atlântica e campos sulinos, realizado no âmbito do Subprojeto Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade mata atlântica e campos sulinos. Tal iniciativa foi financiada pelo Projeto de Conservação e Uso Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira – PROBIO.

Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade do Cerrado e do Pantanal - Sumário Executivo. 2000. 32 p + mapa mural. FUNATURA, CI, BIODIVERSITAS e UnB. Esta publicação traz os resultados alcançados com a realização do workshop para o diagnóstico sobre a diversidade biológica do cerrado e do pantanal, realizado no âmbito do Subprojeto Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade do Cerrado e do Pantanal, financiado pelo Projeto de Conservação e Uso Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira – PROBIO.

Mapa de Cobertura Vegetal dos Biomas Brasileiros (versões em português e inglês).2007. 18 p. Consolidação das informações e elaboração do texto: Júlio Cesar Roma. Este livreto traz os produtos resultantes da execução dos subprojetos de mapeamento da cobertura vegetal dos biomas brasileiros, apoiados pelo Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira – PROBIO.

10

Outras Publicações

Biodiversidade da Caatinga: Áreas e Ações Prioritárias para a Conservação. 2004. 382 p. Organizadores: José Maria Cardoso da Silva, Marcelo Tabarelli, Mônica Tavares da Fonseca e Lívia Vanucci Lins. Este livro contém os textos que embasaram as indicações de áreas prioritárias para a conservação, de ações e de políticas públicas para a conservação da biodiversidade da Caatinga. Disponível também em CDRom.

Conservação e uso Sustentável em Áreas Protegidas e Corredores: uma Contribuição para a Superação da Pobreza nos Biomas Caatinga e Cerrado. Versão bilíngüe – português e inglês.2006. 40 p. A presente publicação é resultado do processo de entendimento entre o Ministério do Meio Ambiente da República Rederativa do Brasil e do Ministério do Meio Ambiente da República Federal da Alemanha, no sentido de contribuir para a promoção da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável no Brasil.

Cerrado: Ecologia, Biodiversidade e Conservação.2006. 412 p. Organizadores: Aldicir Scariot, José Carlos Souza-Silva, Jeanine M. Felfili. O livro traz a contribuição de 46 pesquisadores e outro tanto de revisores, todos eles empenhados em desvendar as peculiaridades, belezas e a diversidade biológica dos cerrados brasileiros.

Áreas Prioritárias para a Conservação, Utilização Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira.2003. Pasta com mapa mural + CD-ROM [reeditado em 2004 e novamente em 2006 em português e em inglês].

Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade e Repartição de Benefícios da Amazônia Brasileira - Sumário Executivo.2001. 144 p + mapa mural. ISA, IPAM, Grupo de Trabalho Amazônico - GTA, ISPN, IMAZON e CI Esta publicação traz os resultados alcançados com a realização do workshop para o diagnóstico sobre a diversidade biológica marinha e costeira do Brasil, realizado no âmbito do Subprojeto Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade das Zonas Costeira e Marinha. Tal iniciativa foi financiada pelo Projeto de Conservação e Uso Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira – PROBIO.

Priority Areas for the Conservation, Sustainable Use and Benefit Sharing of Brazilian Biological Diversity. 2008. Pasta com mapa mural + CD-ROM.

11

Micos Leões – Biologia e Conservação.2008. 568 p. Organização: Debra Kleiman e Anthony Rylands. A primeira parte do livro cobre a história e estrutura da pesquisa e conservação para as quatro espécies de mico-leão, destacando a importância dos esforços em grupo e individuais. A parte dois examina os principais estudos que tiveram um papel importante na contribuição para o manejo das espécies em cativeiro e na natureza.

Cem Anos de Devastação: Revisitada 30 anos depois.2005. 71 p. Organizadores Victor, Mauro Antônio Moraes, Antônio Carlos Cavalli, João Regis Guillaumon e Renato Serra Filho. Nesta publicação os autores realizaram um meticuloso trabalho ao descreverem a cobertura vegetal de São Paulo, como também as fases de destruição das florestas do estado. Graças a este profundo estudo sabemos o que ocorreu com a Mata Atlântica desde 130 anos atrás.

Atlas Ambiental da APA de Guaraqueçaba.2000. 48 p. Este livro traz os resultados do subprojeto apoiado pelo PROBIO/MMA e desenvolvido pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental e serve como subisídio base para atividades educativas e para o planejamento de ações na região de Guaraqueçaba, Paraná.

A Floresta com Araucária no Paraná: Conservação e Diagnóstico dos Remanescentes Florestais.2004. 236 p. Organizadores: Paulo Roberto Castela e Ricardo Miranda de Britez. O livro/Atlas contém informações sobre os remanescentes de florestas com Araucária no Paraná, seu diagnóstico e recomendações para sua conservação. Contém ainda 53 cartas com sua localização nos municípios e a descrição de cada um dos remanescentes florestais com Araucária no Paraná.

Relatório de Atividades de 1996-2002 do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira - PROBIO.2002. 75 p. Texto: Paul Elliott Little. Esta publicação documenta a atuação do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira - PROBIO – executado pelo Ministério do Meio Ambiente, no período de 1996-2002. Este projeto é o resultado do Acordo de Doação TF28309 firmado entre o Governo Brasileiro e o Banco Mundial que administrou os recursos doados pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente – GEF. O PROBIO apoiou o desenvolvimento de 144 subprojetos.

Relatório PROBIO 2002-2004. 2004. 58 p. Texto: Cilúlia Maury e Daniela Suárez de Oliveira. Esta publicação documenta a atuação do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira - PROBIO – executado pelo Ministério do Meio Ambiente, no período de 2002-2004. Este projeto é o resultado do Acordo de Doação TF28309 firmado entre o Governo Brasileiro e o Banco Mundial que administrou os recursos doados pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente – GEF. O PROBIO apoiou o desenvolvimento de 144 subprojetos.

12

Pollinating Bees – The Conservation Link Between Agriculture and Nature.2002. 313 p. Editores: Peter G. Kevan e Vera L. Imperatriz-Fonseca, com assistência dos editores associados: Gordon W. Frankie, Cristopher O’Toole, Richard Jones e Carlos H. Vergara. Este livro é resultante do Workshop Internacional para a Conservação e Uso Sustentável de Polinizadores na Agricultura com ênfase em Abelhas realizado em São Paulo de 7 a 9 de outubro de 1988. O livro está divido nas seguintes sessões: Principais Temas na Conservação de Polinizadores e Abelhas; O Estado da Arte na Conservação de Abelhas e Natureza; Metodologia para Diversidade e Abundância de Polinizadores; Polinização de Culturas Neo-Tropicais; Outras Contribuições e Iniciativa Internacional de Polinizadores: A Declaração de São Paulo.

Pollinators Management in Brazil.2008. 40 p. Organização e consolidação das informações: Carlos Alberto Benfica Alvarez e Marina Landeiro. Este livreto traz uma compilação dos subprojetos de polinizadores apoiados pelo Projeto de Conservação e Uso Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira – PROBIO/DCBio/SBF, dentro da iniciativa Brasileira de Polinizadores. Os estudos foram feitos com as seguintes plantas: açaí, cupuaçu, mangaba, murici, tomate, maracujá, manga e acerola.

Iniciativa Brasileira de Polinizadores no Âmbito da Iniciativa Internacional para Conservação e Uso Sustentável dos Polinizadores da Convenção sobre Diversidade Biológica.2004. 38 p. Iniciativa Brasileira de Polinizadores. + CD-ROM.

Ilhas Oceânicas Brasileiras – da Pesquisa ao Manejo. 2006. 298 p. Organizadores: Ruy José Válka Alves e João Wagner de Alencar Castro Este livro surgiu a partir das contribuições ao primeiro workshop “Ilhas Oceânicas Brasileiras – da Pesquisa ao Manejo” realizado no Museu Nacional, entre 5 e 7 de julho de 2005, promovido pelo Museu Nacional/UFRJ, IBAMA, MMA, com apoio do CNPq. Esta publicação é pioneira, no sentido de reunir o atual conhecimento sobre a pesquisa e manejo das ilhas oceânicas brasileiras e apresentar um ponto de partida para os estudos e manejo desses importantes ecossistemas.

Projeto Nacional de Acões Integradas Publico-Privadas para Biodiversidade PROBIO II.2008. 20 p. Este livro apresenta o Projeto Nacional de Acões Integradas Publico-Privadas para Biodiversidade - PROBIO II, do Departamento de Conservação da Biodiversidade – DCBIO. O acordo de doação TF 91515, firmado entre Banco Mundial, Caixa Econômica Federal (CEF) e FUNBio é o instrumento legal que viabilizará a implementação do PROBIO II. Este projeto será executado por uma parceria estabelecida entre o MMA, FUNBIO e a CEF e para sua implementação, tem como parcerias estratégicas: MAPA, MS, MCT, Fiocruz, ICMBIO, JBRJ e a Embrapa.

PROBIO - Dez Anos de Atuação.2006. 160 p. (em português e inglês). Texto: Paul Elliott Little. Esta publicação documenta os dez anos de atuação do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira - PROBIO – executado pelo Ministério do Meio Ambiente. Este projeto é o resultado do Acordo de Doação TF28309 firmado entre o Governo Brasileiro e o Banco Mundial que administrou os recursos doados pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente – GEF. O PROBIO apoiou o desenvolvimento de 144 subprojetos.

13

Outras Publicações

Educação Ambiental PROBIO.2006. 136 p. Organizador: Carlos Saito. Este trabalho é resultado do subprojeto "Educação Ambiental PROBIO - elaboração de material educativo sobre Biodiversidade Brasileira, Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, Fragmentação de Ecossistemas, Biomas Brasileiros, Unidades de Conservação, Espécies Invasoras", é produto do esforço de produção de um conjunto articulado de material didático impresso e digital sobre a conservação da biodiversidade brasileira. O material didático consta de: 45 pares de portifólios com foto na frente e texto no verso (seis de cada bioma mais três temas especiais), 1 livro do professor e 1 jogo educativo de tabuleiro.

Espécies Exóticas Invasoras: Situação Brasileira.2006. 24 p.Texto: Lídio Coradin e Danielle Teixeira Tortato. Este livreto traz uma compilação sobre o conhecimento da situação brasileira quanto a ocorrência de espécies exóticas invasoras. O MMA por meio do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira - PROBIO apoiou a produção de um informe nacional sobre Espécies Exóticas Invasoras no país, visando sistematizar e divulgar a informação já existente sobre o tema. Os informes foram feitos para Espécies Exóticas Invasoras que afetam os seguintes ambientes: terrestre, marinho, águas continentais, sistemas de produção e saúde humana.

Parentes Silvestres das Espécies de Plantas Cultivadas.2006. 44 p. Organização: Lídio Coradin. Esta publicação é resultante de uma iniciativa que vem sendo desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente que, por meio de uma ação de transversalidade, vem realizando um completo mapeamento das espécies de parentes silvestres de plantas cultivadas no Brasil. Os estudos foram feitos com as seguintes espécies de plantas: algodão, amendoim, arroz, abóbora, mandioca, milho e pupunha.

14