ministério da educação herbicida

2
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGIA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CAMPUS LUZIÂNIA LICENCIATURA EM QUIMICA QUIMICA INORGÂNICA PROF.: JEFFERSON Resenha: COMPLEXOS METÁLICOS COM O HERBICIDA GLIFOSATO: REVISÃO Artigo COMPLEXOS METÁLICOS COM O HERBICIDA GLIFOSATO: REVISÃO de oito paginas elaborado por Cláudia F. B. Coutinho e Luiz Henrique Mazo (Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, CP 780, 13560-970 São Carlos-SP), é um artigo de caráter cientifico que apresenta em seu conteúdo como principal foco a utilização do herbicida glifosato com complexos metálicos, onde foram realizados estudos em suas sínteses, identificando sua estabilidade e propriedade estrutural. O glifosato é um herbicida de larga utilização na agricultura, pertencente ao grupo químico dos aminoácidos fosfanados. Este herbicida é um privilegiado, pois pode se coordenar fortemente como um ligante tridentado. Em pH abaixo de 2.0 o glifosato apresenta uma boa adsorção a argila e matéria do solo. O grande numero de estudos do glifosato se relaciona a complexos de química ambienta (cultura dos transgênicos), porem poucas pesquisas estão ligadas a formação de complexos com outros íons metálicos são encontrados. Muitos complexos estão sendo estudados com o glifosato, são eles: Complexos de Cobre (II) Complexos de Manganês (II) Complexos de Cádmio (II) Complexos de Chumbo (II) Complexos de Ferro (III) Complexos de Níquel (II)

Upload: marcos-santos

Post on 27-Jul-2015

29 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ministério da educação herbicida

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOSECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGIAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁSCAMPUS LUZIÂNIALICENCIATURA EM QUIMICAQUIMICA INORGÂNICAPROF.: JEFFERSON

Resenha: COMPLEXOS METÁLICOS COM O HERBICIDA GLIFOSATO: REVISÃO

Artigo COMPLEXOS METÁLICOS COM O HERBICIDA GLIFOSATO: REVISÃO de oito paginas elaborado por Cláudia F. B. Coutinho e Luiz Henrique Mazo (Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, CP 780, 13560-970 São Carlos-SP), é um artigo de caráter cientifico que apresenta em seu conteúdo como principal foco a utilização do herbicida glifosato com complexos metálicos, onde foram realizados estudos em suas sínteses, identificando sua estabilidade e propriedade estrutural.

O glifosato é um herbicida de larga utilização na agricultura, pertencente ao grupo químico dos aminoácidos fosfanados. Este herbicida é um privilegiado, pois pode se coordenar fortemente como um ligante tridentado. Em pH abaixo de 2.0 o glifosato apresenta uma boa adsorção a argila e matéria do solo.

O grande numero de estudos do glifosato se relaciona a complexos de química ambienta (cultura dos transgênicos), porem poucas pesquisas estão ligadas a formação de complexos com outros íons metálicos são encontrados.

Muitos complexos estão sendo estudados com o glifosato, são eles: Complexos de Cobre (II) Complexos de Manganês (II) Complexos de Cádmio (II) Complexos de Chumbo (II) Complexos de Ferro (III) Complexos de Níquel (II) Complexos de íons Alcalinos Terrosos Complexos de Cromo (III) Complexos de Cobalto (III) Complexos de Amonio Complexos de Lítio Complexos de Sódio Complexos de Prata (II) Complexos de Lantanídeos

Os estudos do herbicida glifosato são de grande importância para compreensão dos seus efeitos nas plantas e nos solo.O artigo e de difícil compreensão e necessita de um embasamento de química inorgânica muito abrangente para sua total compreensão.

Page 2: Ministério da educação herbicida

Resenha elaborada por Marcos Antonio de Souza Santos, acadêmico do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Campus Luziânia.