mini teste som 2015

3
Lê atentamente cada uma das frases incompletas e escolhe a opção correta: 1. Uma campainha toca e, passados 3 s, o som é ouvido a 1000 m de distância. A velocidade de propagação do som é, neste caso: A – v = 333 m/s. B – v = 3000 m/s. C – v = 340 m/s D – v = 1500 m/s 2. Ouviu-se um som 5,0 s depois de emitido. Se a velocidade de propagação do som for de 340 m/s, a distância a que a fonte sonora se encontra é: A – 0,17 km B – 1,7 km C – 17 km D - 68 km 3. A frequência de uma fonte sonora que realiza 500 vibrações completas em 2 s é: A – 1000 Hz B – 250 Hz C – 0,004 Hz D – 500 Hz 4. O som é a sensação auditiva produzida pela vibração dos corpos. Por isso, para haver som: A – é necessário que um corpo vibre junto ao ouvido. B – basta que um corpo vibre. C – é necessário um meio onde as vibrações de um corpo se propaguem até ao ouvido. D – é necessário haver uma fonte sonora. 5. Numa onda mecânica, o afastamento máximo dos corpúsculos que vibram, em relação à posição de equilíbrio, corresponde: A – à distância a que a onda se propaga. B – à amplitude da onda. C – à frequência da onda. D – à velocidade da onda 6. Numa onda mecânica, o número de vibrações de cada corpúsculo por segundo chama-se: A – velocidade da onda. B – período da onda. C – ângulo da onda. D – frequência da onda. 7. De várias ondas observadas na água, aquela cujas cristas estão mais próximas umas das outras tem: A – maior amplitude. B – maior frequência. C – maior período. D – maior velocidade. 8. Numa onda mecânica, o número de vibrações de cada corpúsculo por segundo chama-se: A – período da onda. B – amplitude da onda. C – frequência da onda. D - velocidade da onda. 9. O período e a frequência de uma onda cujos corpúsculos efetuam 5 vibrações completas em 1 s são, respetivamente: A – 1 s; 5 Hz B – 2s; 10 Hz C – 5 s; 0,2 Hz D – 0,2 s; 5 Hz 10. Relativamente às ondas representadas na figura, pode dizer-se que a onda 1: A – tem menor amplitude e menor período do que a onda 2. B – tem maior amplitude, mas menor período do que a onda 2. II. SOM

Upload: celia-lopes

Post on 29-Jan-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Ficha de FQ de 8ºano

TRANSCRIPT

Page 1: Mini Teste Som 2015

Lê atentamente cada uma das frases incompletas e escolhe a opção correta:

1. Uma campainha toca e, passados 3 s, o som é ouvido a 1000 m de distância. A velocidade de propagação do som é, neste caso:

A – v = 333 m/s. B – v = 3000 m/s. C – v = 340 m/s D – v = 1500 m/s

2. Ouviu-se um som 5,0 s depois de emitido. Se a velocidade de propagação do som for de 340 m/s, a distância a que a fonte sonora se encontra é:

A – 0,17 km B – 1,7 km C – 17 km D - 68 km

3. A frequência de uma fonte sonora que realiza 500 vibrações completas em 2 s é: A – 1000 Hz B – 250 Hz C – 0,004 Hz D – 500 Hz

4. O som é a sensação auditiva produzida pela vibração dos corpos. Por isso, para haver som: A – é necessário que um corpo vibre junto ao ouvido. B – basta que um corpo vibre. C – é necessário um meio onde as vibrações de um corpo se propaguem até ao ouvido. D – é necessário haver uma fonte sonora.

5. Numa onda mecânica, o afastamento máximo dos corpúsculos que vibram, em relação à posição de equilíbrio, corresponde:

A – à distância a que a onda se propaga. B – à amplitude da onda. C – à frequência da onda. D – à velocidade da onda

6. Numa onda mecânica, o número de vibrações de cada corpúsculo por segundo chama-se: A – velocidade da onda. B – período da onda. C – ângulo da onda. D – frequência da onda.

7. De várias ondas observadas na água, aquela cujas cristas estão mais próximas umas das outras tem: A – maior amplitude. B – maior frequência. C – maior período. D – maior velocidade.

8. Numa onda mecânica, o número de vibrações de cada corpúsculo por segundo chama-se: A – período da onda. B – amplitude da onda. C – frequência da onda. D - velocidade da onda.

9. O período e a frequência de uma onda cujos corpúsculos efetuam 5 vibrações completas em 1 s são, respetivamente: A – 1 s; 5 Hz B – 2s; 10 Hz C – 5 s; 0,2 Hz D – 0,2 s; 5 Hz

10. Relativamente às ondas representadas na figura, pode dizer-se que a onda 1:

A – tem menor amplitude e menor período do que a onda 2. B – tem maior amplitude, mas menor período do que a onda 2. C – tem a mesma amplitude e o mesmo período que a onda 2. D – tem menor amplitude, mas maior período do que a onda 2.

11. Na onda de pressão da figura as letras x e y assinalam, respetivamente:

A – o período e a frequência da onda.B – o período e a amplitude da onda.C – a amplitude e o período da onda.

12. Para a mesma onda da questão anterior,

II. SOM

Page 2: Mini Teste Som 2015

A – o ponto 1 refere-se a um instante em que a pressão do ar é zero.B – o ponto 2 refere-se a um instante em que a pressão do ar é menor do que a pressão de equilíbrio.C – o ponto 3 refere-se a um instante em que a pressão do ar está a diminuir.

13. A velocidade de propagação do som na água do mar é aproximadamente de 1530 m/s. Seleciona o par de valores adequado para a velocidade do som no ar e no ferro, respetivamente.

A – (345 m/s; 150 m/s)B – (150 m/s; 345 m/s)C – (3400 m/s; 5130 m/s)D – (345 m/s; 5130 m/s)

Parte II

1. Estabelece a relação correta entre os elementos da COLUNA I e os elementos da COLUNA II:

COLUNA I COLUNA II

1. É uma onda eletromagnética.

(A) Luz ______

(B) Som _____

2. Propaga-se apenas em meios líquidos, sólidos ou gasosos.

3. É uma onda mecânica longitudinal que se propaga no ar.

4. Propaga-se no vácuo.

5. Propaga-se a 300 000 km/s no ar e no vácuo.

6. É uma onda transversal.

2. Estabelece a correspondência entre as grandezas físicas, na coluna I, e a sua unidade do Sistema Internacional, na coluna II.

A- _________B- _________C- _________D- _________

3. A figura seguinte representa uma onda em função do tempo.

3.1. Relativamente à onda representada, entre as seguintes afirmações, seleciona as verdadeiras e as falsas.

(A) A frequência da onda é representada por (1).

(B) O período é representado por (2).

(C) O ponto B corresponde a uma crista.

(D) O ponto C corresponde a um ventre.

(E) O ponto D encontra-se na posição de equilíbrio.

(F) Os pontos A e D encontram-se na mesma fase de vibração.

(G) Os pontos B e D encontram-se desfasados.

(H) A onda tem um período de 0,4 s.

4. Num dia de janeiro, a ondulação marítima em Leça da Palmeira é tal que as ondas se sucedem à taxa de 6 por minuto, e a distância entre as cristas de ondas sucessivas é 30 m. Uma boia flutuante executa, devido à ondulação, oscilações verticais, subindo e descendo 4 m em cada ciclo.

4.1. Indica: i) o comprimento de onda; ii) a frequência; iii) o período; iv) a amplitude.

4.2. Determina a velocidade de propagação destas ondas do mar.

4.3. Representa graficamente a onda originada.

Page 3: Mini Teste Som 2015

5. Dois trabalhadores encontram-se a 1500 m de distância, junto a uma linha férrea.

5.1. Se um dos trabalhadores bater no carril, passado quanto tempo ouve o outro a pancada, sabendo que em cada segundo, naquelas condições, o som percorre a distância de 5130 m?

5.2. Se em vez de bater no carril, o trabalhador falar através de um megafone, o tempo que o outro trabalhador demora a ouvir a sua voz é:

(A) maior. (B) menor. (C) igual.

Seleciona a opção correta, justificando a tua escolha.

6. Durante uma trovoada o João conseguiu ouvir o trovão 6 segundos depois de ter observado o relâmpago. Qual a distância a que se encontrava a trovoada, sabendo que a velocidade de propagação do som é de 340 m/s?

7. Um barco, em alto mar emitiu através do sonar um som e voltou a recebê-lo 0,3 segundos depois, sabendo que a velocidade de propagação do som na água é de 1500 m/s, qual a profundidade do mar naquele local?