mine rio

3
 NOTAS DE AULAS: PLANIFICAÇÃO MINEIRA I  2015 INTRODUÇÃO À PLANIFICAÇÃO MINEIRA 1.1. Conside raç ões Gera is ENGENARIA DE MINA! é o ra mo da en ge nharia qu e se oc up a da pe sq ui sa, da  prospecção, da extracção e do aproveitamen to de recursos m inerais. O ramo da Engenharia de minas tem um desenvolvimento considerável, seguindo um rumo  próprio e fomentando a evolução de técnicas espe cíficas. ssim, actualmente, a com plexidade dos ramos e especiali!aç"es da Engenharia de #inas, envolvem actividades de prospecção,  pesquisa e extracção $%esenvolvime nto e &avra'  céu aberto e subterr âne a(, )em como actividades acessórias $serviços de apoio(. *am)ém, tem sido desenvolvidas outras áreas de actividade, em especial no que se refere ao estudo dos impactos am)ientais causados pela mineração. P"ani#i$aç%o é o fa ct or fund amental na conc ep çã o de qu al qu er empr ee ndimento .  planificação mineira e a utili!ação dos métodos apropriados de exploração, são factores  primordiais na implantação de um a empresa mineira, permitindo aos diferentes espec ialistas a adopção de alternativas e critérios de exequi)ilidade. +ara que estes métodos cumpram os seus desígnios, é fundamental que seam executados por ge ólo gos , en gen he iro s de mi nas , geo fís ico s e técnic os compe ten tes e exp erientes, qu e garantam qualidade ao tra)alho mineiro. Con$ei&os' 1. Min era " ' -u)st nci a ino rg nic a, nat ura l, com com pos ição quí mic a determ ina da e apresentand o propriedades físicas específicas. (. Ro$)a' gregado de minerais de ocorr/ncia natural. *. Minera"+Min,rio' O mineral que pode ser economicamente aproveitado para a produção. -. Gana' #inerais presentes num agregado $rocha( de minerais, os quais não possuem valor econ0mico. /. Min ,r io' é um agr ega do de min era l1minério mai s ga nga que ap res enta via )il idade tecnológica e econ0mica para aproveitamento industrial. 0. Es&,ri" ' agregado de minerais presentes nos contornos de uma mina mas que não possui valor econ0mico, em)ora, muitas ve!es, tenha que ser removido para permitir o acesso ao minério. 1

Upload: davisson-monteiro-francisco

Post on 06-Oct-2015

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

curso de engenharia de minas

TRANSCRIPT

NOTAS DE AULAS: PLANIFICAO MINEIRA I

NOTAS DE AULAS: PLANIFICAO MINEIRA I2015

INTRODUO PLANIFICAO MINEIRA1.1. Consideraes GeraisENGENHARIA DE MINAS o ramo da engenharia que se ocupa da pesquisa, da prospeco, da extraco e do aproveitamento de recursos minerais. O ramo da Engenharia de minas tem um desenvolvimento considervel, seguindo um rumo prprio e fomentando a evoluo de tcnicas especficas. Assim, actualmente, a complexidade dos ramos e especializaes da Engenharia de Minas, envolvem actividades de prospeco, pesquisa e extraco (Desenvolvimento e Lavra: cu aberto e subterrnea), bem como actividades acessrias (servios de apoio).Tambm, tem sido desenvolvidas outras reas de actividade, em especial no que se refere ao estudo dos impactos ambientais causados pela minerao.Planificao o factor fundamental na concepo de qualquer empreendimento. A planificao mineira e a utilizao dos mtodos apropriados de explorao, so factores primordiais na implantao de uma empresa mineira, permitindo aos diferentes especialistas a adopo de alternativas e critrios de exequibilidade. Para que estes mtodos cumpram os seus desgnios, fundamental que sejam executados por gelogos, engenheiros de minas, geofsicos e tcnicos competentes e experientes, que garantam qualidade ao trabalho mineiro.Conceitos:1. Mineral: Substncia inorgnica, natural, com composio qumica determinada e apresentando propriedades fsicas especficas.

2. Rocha: Agregado de minerais de ocorrncia natural.

3. Mineral-Minrio: O mineral que pode ser economicamente aproveitado para a produo.

4. Ganga: Minerais presentes num agregado (rocha) de minerais, os quais no possuem valor econmico.

5. Minrio: um agregado de mineral-minrio mais ganga que apresenta viabilidade tecnolgica e econmica para aproveitamento industrial.

6. Estril: agregado de minerais presentes nos contornos de uma mina mas que no possui valor econmico, embora, muitas vezes, tenha que ser removido para permitir o acesso ao minrio.

7. Benefcio Lquido: a receita suficiente para cobrir os custos de produo, o pagamento de royalties e remunerar o capital investido porporcionada por uma tonelada produzida de minrio.

8. Empresa Mineira: um empreendimento humano cuja principal finalidade a busca de lucratividade, atravs da produo e comercializao de bens minerais (minrio) ou alguma substncia com valor econmico (agregado).9. Galerias Mineiras: so escavaes artificiais com formas determinadas, executadas na crosta terretre com objectivo de atingir o corpo de minrio no subsolo. Existem diferentes tipos de galerias mineiras:a) Galerias principais: so aquelas usadas para carregamento do minrio, circulao de pessoas, materiais, maquinaria e ajudam para a ventilao, electrificao, assim como, desempenham outras funes que no estejam ligadas ao transporte do minrio.

b) Galerias auxiliares: so todas aquelas que garantem a realizao efectiva dos trabalhos das galerias principais.

c) Galerias de sondagem: so aquelas escavadas na etapa de sondagem do jazigo que servem para obter dados de exposio das camadas das rochas, suas propriedades fsicas, a qualidade do minrio, etc.

d) Galerias de abertura: so todas aquelas que do acesso ao jazigo e permitem uma ligao a superfcie terrestre. Ex: Tnel, poo, canal de drenagem.

e) Galerias de preparao: aquelas que servem para dividir o campo mineiro para a sua explorao.

f) Galerias de corte: servem para a montagem de maquinaria de extraco nos blocos ja preparados. Ex: chamins de minrio.

g) Galerias de extraco: servem para a extraco de minrio.

INTRODUO PLANIFICAO DE MINASEstratgias de MineraoA indstria de minerao passa por ciclos directamente influenciados pelo desempenho econmico mundial. Ainda que no necessariamente bruscas as quedas so certas e quem exergam antes e se prepara pode garantir melhor a sua permanncia no mercado.Diante disto, cada empresa segue uma estratgia diferente para enfrentar a crise e seus efeitos, imediatos e futuros:

Algumas empresas mineiras apostam em aquisies importantes que as vezes passam despercebidos (agregados de construo civil);

necessrio ter o minrio estocado para alimentar a planta no perodo de chuvas;

Fortalecimento da competetividade das empresas mineiras e dos arranjos produtivos;

Promoo agressiva dos investimentos orientados pela agregao de valores;

Aumento do contedo tecnolgico e qualidade das empresas e produtos;

Ampliao do acesso ao mercado consumidor; Busca constante pela melhoria de um ambiente favorvel para negcios;

Outras empresas contam com planos de conteno de gastos mais fortes ou ainda anunciam vendas de activos que consideram pouco estratgicos em relao a sua actuao no mercado.O que sempre motiva grandes empresas a vender, reorganizar ou adquirir activos basicamente a busca de ganhos de maior escala, aumento de participao em mercados especficos, entrada em reas de interesse, reduo de despesas administrativas, etc.

O segredo e que vlido para todas as empresas guardar um pouco dos lucros justamente quando os accionistas querem que eles sejam distribuidos para utiliz-los nos momentos de crise.

1