midea carrier e você juntoshhdigital.com.br/portfolio/sn1.pdf · 2014-11-28 · com tecnologia,...

7
1 notícias no ar Midea Carrier e você juntos Ano 19 - maio de 2014 FIQUE POR DENTRO Midea Carrier no clima da Copa PÁG. 3 NOSSO NEGÓCIO Filial São Paulo de casa nova PÁG. 5 PESSOAS Conheça o planejamento de RH para 2014 PÁG. 10 PERFIL A construção de uma parceria PÁG. 12 O desenvolvimento da Midea Carrier nas mãos de todos e de cada um VENCER Crescer para comunicação interna

Upload: nguyenkien

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

notícias no arMidea Carrier e você juntos

Ano 19 - maio de 2014

FIQUE POR DENTROMidea Carrier no clima da CopaPÁG. 3

NOSSO NEGÓCIOFilial São Paulode casa novaPÁG. 5

PESSOASConheça o planejamento de RH para 2014PÁG. 10

PERFILA construção deuma parceriaPÁG. 12

O desenvolvimento da Midea Carrier nas mãos de todos e de cada um

VENCERCrescer para

comunicação interna

2 3

fique por dentro fique por dentro

Henrique MascaranhasDiretor de Marketing e Pós-Vendas

O clima é de Copa do Mundo no país do futebol e a Midea Carrier já está entrando nesse ritmo contagiante. A nossa empresa proporcionará a clientes e colaboradores uma experiência única: assistir a partidas da Copa do Mundo no Brasil com toda a mordomia. Dessa forma, a companhia realizará uma série de ações, ao longo dos próximos meses, para engajar os colaboradores e clientes e trazer o espírito da Copa para dentro da nossa “grande área”.Se o momento é de Copa do Mundo, nada melhor do que uma injeção de motivação para que todos estejam prontos para a grande festa. Pensando assim, a empresa lançou a campanha Midea no Clima da Copa, que irá distribuir para os colaboradores 16 “experiências Copa do Mundo”. Cada experiência é composta por ingressos para um jogo em espaço VIP no estádio, com direito a comida e bebida, além de brindes exclusivos e

surpresas de tirar o fôlego. Para concorrer, os colaboradores produziram fotos suas no espírito da Copa com as cores da seleção canarinho e postaram no hotsite noclimadacopa.com.br. As fotos que atenderam o regulamento foram publicadas no hotsite e automaticamente concorreram ao sorteio. Esse espaço, além de mostrar as fotos dos colegas que estão participando, irá disponibilizar conteúdos relacionados aos estádios, partidas e curiosidades sobre a nossa participação no mundial da FIFA. Outras ações estão previstas para acontecer nos dias que

antecedem a Copa, como a distribuição de kits personalizados e brindes, promovendo ainda mais a torcida brasileira rumo ao Hexa. Dos 16 ingressos disponíveis para os colaboradores, 14 foram exclusivos para sorteio entre aqueles lotados em sedes da Copa (Manaus, Canoas, São Paulo e Rio) e dois foram sorteados entre todos os colaboradores da Midea Carrier no Brasil (que enviaram suas fotos). Um dos ingressos será para o jogo Brasil x Croácia (abertura da Copa), no dia 12 de junho em São Paulo, e o outro para a grande final que acontecerá no dia 16 de julho no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Os sortudos que ganharam esses dois mega prêmios, além de todo o conforto do espaço VIP no estádio, terão as despesas pagas.

Além-mar

2

editorial

A Midea Carrier cada vez mais é uma empresa focada em levar soluções que garantam conforto para o dia a dia das pessoas. Seja em shopping centers – estamos presentes em mais de uma centena pelo país –, hospitais, estádios de futebol ou em lares de milhões de brasileiros, seguimos firmes para proporcionar qualidade de vida, com tecnologia, design e a experiência de quem inventou o ar-condicionado, aliada à capacidade de produção do maior fabricante de eletrodomésticos do mundo.

Nesta edição da revista, trazemos excelentes notícias. O time da Midea Carrier demonstrou mais uma vez seu alto grau de comprometimento e desempenho, enfrentando todos os desafios de um ano difícil, como o de 2013. O atingimento das metas propostas possibilitou o pagamento, a título de participação nos resultados, de 1,62 salários, no início de março, para cada um dos nossos colaboradores. Este foi o terceiro maior PAR, desde 2000, em nossa empresa. O ano de 2014 começa com várias incertezas e novos desafios, mas sabemos que o nosso time vencedor irá superar.

Exemplos do nosso crescimento não faltam no dia a dia das Operações e são motivos de comemoração. A Copa do Mundo – na qual estamos presentes com climatização em 9 dos 12 estádios-sede –, aliada ao lançamento do primeiro micro-ondas fabricado fora da Ásia pela Midea, nos dará a visibilidade e o cartão de visitas para a entrada no competitivo mercado de eletrodomésticos. Esta história é contada na matéria especial sobre a fantástica ampliação da fábrica de Manaus e do nicho de mercado que Canoas absorveu com pleno êxito e alto valor agregado.

Entre outros temas, a Notícias no Ar também conta a história do novo escritório de São Paulo, além de destacarmos os desafios que a área de Recursos Humanos tem para garantir que esse crescimento seja sustentado por pessoas capacitadas e engajadas nos nossos grandes projetos em todos os níveis. Resultado disso tudo: um único caminho, o do sucesso.

Boa leitura!

Maiores e melhores Copa do Mundo: a festa é no

Já a promoção para os clientes busca fortalecer o relacionamento da empresa com seus públicos. “A ideia é presentear nossos principais clientes, estratégicos para a Midea Carrier, com ingressos e tornar essa parceria ainda mais sólida, o que aumenta, em longo prazo, as vendas”, explica o diretor de marketing, Henrique Mascarenhas. Ao todo, serão distribuídos 236 ingressos para assistir a partidas em Manaus, Porto Alegre, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.Para sustentar a premiação, nossas equipes criaram ações de comunicação que irão engajar e divertir. Entre elas haverá uma blitz, em que casais de promotores visitarão os clientes convidados para assistir aos jogos, farão brincadeiras relacionadas à Copa e divulgarão nossos produtos.

Promoção

Você sabia?Embora não seja uma das patrocinadoras do

evento, a Midea Carrier, através de seus parceiros estratégicos,

é a marca responsável pela climatização de 9 dos 12 estádios

da Copa, incluindo o Itaquerão e o Maracanã, palcos da

abertura e da final do mundial.

A SUA COOPERAÇÃO É ESSENCIAL PARA FAZER DE 2014 UM

ANO INESQUECÍVEL PARA TODOS NA MIDEA CARRIER.

Não é de hoje que a Midea Carrier é fornecedora de soluções de climatização para a Petrobras. A maioria das refinarias desta que é uma das maiores empresas do mundo conta com produtos desenvolvidos em nossas fábricas.

De acordo com o engenheiro de produto João Paulo Oliveira, atualmente, a Midea Carrier trabalha em grandes projetos. “Estamos produzindo soluções de climatização para as plataformas P74, P75, P76 e P77 que, em 2015, estarão em funcionamento no pré-sal da Bacia de Santos (SP)”, diz.

É a primeira vez que a Midea Carrier desenvolve produtos totalmente novos para offshore (alto-mar). O trabalho mobiliza toda a empresa, principalmente as áreas de Engenharia de Produto, Compras, Produção e Qualidade. “Há quatro anos, criamos em Canoas uma célula para atender projetos especiais e estamos superando, com dedicação e comprometimento da equipe, grandes desafios”, destaca João Paulo.

A participação da Midea Carrier nessas obras da Petrobras ocorreu por meio do parceiro Healting&Cooling, contratado do consórcio responsável pela construção das plataformas. “Estamos na etapa de produção. São equipamentos diferenciados, com especificações totalmente diferentes dos produtos de nossa linha padrão, feitos especialmente para atender às necessidades do cliente”, finaliza João Paulo.

4 55

nosso negócio

Um espaço novo, mais amplo e melhor estruturado. Assim é o escritório da Midea Carrier em São Paulo, que mudou a sua sede, desde 17 de março, para integrar ainda mais as equipes e trazer benefícios para a companhia como um todo. Com uma localização privilegiada, na Avenida do Café, Vila Guarani, a nova casa tem fácil acesso e fica ao lado da estação Conceição do metrô. Além de oferecer um restaurante dentro do próprio prédio, o entorno conta com diversas opções, como centro comercial, bancos e lojas, entre outras facilidades.

“A importância dessa mudança para os colaboradores será muito grande em vários aspectos, que vão desde um ambiente inovador e agradável até a facilidade e a segurança em sua localização”, comenta o diretor comercial, Marcos Torrado. A nova filial possibilitará um maior envolvimento entre as equipes, pois reúne os mais de 80 colaboradores da antiga sede de Indianópolis a uma parte da equipe que ocupava o escritório da Barão de

Limeira. Além disso, a intenção da empresa é abrir mais 25 vagas, resultando num total de 130 colaboradores. Com um cenário funcional, a companhia só tem a ganhar em qualidade nas relações de trabalho, tanto pelo melhor ambiente quanto pela maior interação de todos.

De acordo com o diretor de marketing, Henrique Mascarenhas, a novidade tem dois significados: “o primeiro carrega o simbolismo das grandes e boas mudanças. Desde a criação da nossa Midea Carrier Joint Venture, a empresa não para de crescer. Nesse contexto, o escritório da Avenida Café reflete a nossa realidade de expansão e posicionamento em um mercado cada vez mais competitivo e profissional”. O outro significado, é a importância para as pessoas. O lugar foi sugerido por um comitê de colaboradores, e terá um espaço planejado para a integração dos times, com salas de reuniões e local de convivência.

DE CASA NOVA, FILIAL SÃO PAULO OFERECE MELHORESTRUTURA AO TIME DE COLABORADORES

Mudança na terra da garoa

Rosalvo Oliveira Comercial Totaline

“A mudança proporcionou aos colaboradores conforto e segurança. Melhores condições para quem utiliza o metrô e um ambiente que aproxima mais as pessoas. Ou seja, temos no novo endereço uma melhor estrutura, o que reflete em melhores condições de trabalho.”

A partir desta edição, a Revista Notícias no Ar vai percorrer diversas regiões do Brasil para mostrar como são as unidades da Totaline, a maior rede mundial de lojas de peças e equipamentos de refrigeração e ar-condicionado, do Grupo Midea Carrier.

Nossa primeira parada é no Rio de Janeiro, onde excelência no atendimento a clientes, ambiente de trabalho descontraído e foco em resultados são características marcantes. Nesse cenário, a unidade terminou o ano de 2013 como a primeira loja da rede, com faturamento anual superior a R$ 30 milhões.

Situada no bairro de São Cristóvão, oferece peças originais Springer, Carrier e Midea. Em função da sua movimentação de clientes, como instaladores, revendedores e consumidor final, a unidade contribuiu para a formação de um polo de climatização na região, atraindo atacadistas e outros comerciantes especializados.

“A chegada destes concorrentes deu uma oxigenada na equipe comercial, nos tornou mais agressivos nas negociações e ainda mais cordiais no atendimento, o que se torna um diferencial no mercado”, destaca o coordenador da Totaline, Thiago Machado.

Em busca de crescimento da participação na rede e no mercado como um todo, a empresa trabalha fortemente a expansão de revendas e o relacionamento com instaladores. Eles acabam se tornando vendedores externos, ampliando o leque de negócios e oportunidades.

4

Rio de Janeiro

Totaline campeã de faturamento tem sotaque carioca

• A equipe é composta por 21 pessoas, entre vendedores, administrativos, almoxarifes e serviços gerais.

• Em média, são cerca de 10 mil ligações de clientes por mês.

• Na loja são atendidos consumidor final, instaladores, empresas de engenharia, revendas, entre outros.

“Em abril, completei 16 anos na empresa, com muita alegria. Aqui estou realizando minhas maiores conquistas pessoais e profissionais.

Com esta equipe, da qual me orgulho de fazer parte, conseguimos vencer grandes

desafios! Gosto muito da minha profissão, e é muito gratificante poder exercê-la numa

empresa que me dá condições para isso.”

Heron Queiroz, vendedor na Totaline RJ

Vanessa Gaitkowski Planejamento Comercial

“A nova sede está proporcionando um ambiente de trabalho mais agradável com uma maior aproximação e integração

das áreas. A infraestrutura da região oferece mais aos colaboradores da Midea Carrier, com opções de faculdades,

escolas de idiomas, restaurantes e também o metrô ao lado.”

6 76

especial

A Midea Carrier, maior fabricante de equipamentos para climatização na América Latina, está aumentando a casa para trazer ainda mais soluções, conforto e qualidade de vida ao dia a dia dos clientes. Para isso, a nossa empresa está passando por um processo de ampliação e otimização da fábrica de Manaus, responsável pela produção das linhas de climatização residenciais e comerciais de pequeno porte, além dos novos projetos de eletrodomésticos, como o Micro-ondas Liva (primeiro fabricado pela Midea fora da Ásia).

O projeto de ampliação da fábrica de Manaus está alinhado à estratégia de crescimento da companhia em todos os seus mercados atuais e na entrada no mercado de eletrodomésticos. Ou seja, o objetivo da Midea Carrier é concentrar a fabricação dos produtos residenciais em Manaus e manter a produção das linhas de grande porte em Canoas. O gerente de recursos humanos da planta Manaus, Flávio Zimmermann, explica que, além dessa estratégia, a ampliação está diretamente relacionada com o crescimento do mercado. “Seguindo as expectativas meteorológicas de temperaturas elevadas, acreditamos ser um mercado potencial, no qual há espaço para mais casas serem climatizadas. E um novo e enorme segmento também nos espera: o de eletrodoméstico”, complementa.

A produção de Manaus vem crescendo ano após ano, acompanhando principalmente o desenvolvimento do mercado de splits no Brasil. Além do crescimento do mercado, a Joint Venture formada pela Midea e Carrier em 2011 contribuiu muito para o aumento da

produção, pois a partir de 2012, além das marcas Carrier e Springer, os splits da marca Midea também passaram a ser produzidos em Manaus. Com isso, a fábrica vem conquistando recordes seguidos de volume de produção, saindo de pouco mais de um milhão de produtos fabricados em 2011 para mais do que o dobro desse volume em 2013.

De acordo com Flávio, a grande quantidade de volume fabricado trouxe um bom momento para a empresa em vendas. “É importante destacar que a operação trabalha totalmente alinhada à área Comercial e de Marketing, pois cada decisão de crescimento passa pela previsão e confirmação das expectativas dos números em vendas”, afirma.

Com a ampliação de Manaus, Canoas passou a produzir exclusivamente para atender à demanda, também crescente, de comercial de grande porte e projetos, como o dos estádios- sede da Copa do Mundo 2014. Em outras palavras, enquanto uma fábrica passa a atender à demanda de varejo

que exige alto volume com margens de mercado, a outra está concentrada na manufatura de produtos específicos de alto valor agregado. Uma complementa a outra e todos saem ganhando.

O sucesso das mudanças realizadas nas nossas operações se deve, principalmente, à dedicação das equipes de colaboradores em absorver as novas tecnologias necessárias para esse desenvolvimento. “Nossas pessoas merecem destaque pela sua capacidade de adaptação aos novos cenários, sempre mantendo a qualidade e o foco no trabalho”, finaliza Flávio.

“Não teríamos condições de atender à demanda

dos clientes sem o crescimento da fábrica. Ela é fundamental para

as nossas perspectivas de vendas para este ano.”

Evandro Burgel, diretor industrial da Midea Carrier

Colaboradores na fábrica

• Até 2011, a Midea importava quase 100% da sua

linha residencial da China. Desde 2012, a fábrica de

Manaus incorporou essa produção.

• Para atender ao volume de mercado e à

demanda dos clientes, estamos ampliando a planta Manaus.

• Desde agosto de 2013, algumas linhas comercial

leve da planta Canoas migraram para Manaus, em

função da adequação dos processos e proximidade dessas linhas com as residenciais.

• A fabricação de produtos de grande capacidade

permanece em Canoas.

• Além do prédio atual da planta Manaus, dois novos pavilhões estão sendo construídos e

devem entrar em funcionamento até a metade de 2014.

• Para absorver o aumento de volume de produção, a

empresa terá cerca de 40 mil metros de área construída

em Manaus. É o dobro da área atual.

• Com o aumento da produção a expectativa é de que mais colaboradores

sejam incorporados ao time em 2014.

• Além do aumento de capacidade de produção,

novos processos estão sendo implantados na fábrica de

Manaus para garantir a disponibilidade de componentes,

gerando mais postos de trabalho e reduções de custos para a operação no Brasil.

ESTRATÉGIA DA EMPRESA BUSCA O DESENVOLVIMENTO DA COMPANHIA E A AMPLIAÇÃO

DAS FÁBRICAS DA MIDEA CARRIER NO BRASIL

Nosso futuro é o crescimento

Entenda melhor os fatores que contribuem

para o nosso

CRESCIMENTO

8 99

pessoas

Fazer da Midea Carrier uma empresa cada vez melhor. Esse é o objetivo da companhia quando ouve o público interno. Após a realização da edição 2013 da Pesquisa de Clima, em parceria com o Hay Group, a empresa criou o Comitê de Clima, que, com base nos resultados obtidos, identificou as oportunidades de melhorias e deu início à construção do Plano de Ação Corporativo Brasil. A ideia proposta pelo Comitê é elencar e priorizar as ações de melhoria que serão implantadas no ano de 2014.

“Esse grupo é constituído por pessoas de diferentes áreas da Midea Carrier, nomeadas pelos membros do Comitê Executivo, que serão as vozes dos demais colegas de equipe”, explica a controller regional ABC JV, Maria Noel Wosiack. Assim, o Plano de Ação Corporativo será a união de ideias multidisciplinares, garantindo que represente 100% do interesse de todos.

Como a empresa no Brasil é composta por operações em diversos estados, foram criados subcomitês com a intenção de debater as diversas ideias sem deixar nenhuma oportunidade de fora. “Concluímos essa primeira etapa para validarmos o Plano e submetermos à chancela da diretora de recursos humanos, que é a principal patrocinadora do Comitê”, destaca Maria.

Todas as áreas estão representadas no Comitê de Clima. “Uma das nossas principais metas com o Plano de Ação Corporativo, além de promover o clima interno e tornar a Midea um excelente lugar para se trabalhar, é focar em ações integradas às necessidades dos nossos clientes, compartilhando as demandas do mercado com os colaboradores”, ressalta Lucas Silva, gerente de pós-vendas. A ideia é de que a integração entre as necessidades dos clientes com os desejos de um clima melhor para os colaboradores resulte em sinergia, tanto dentro quanto fora da companhia, e as ações de melhoria propostas sejam implementadas com o apoio de todos.

Outro ponto importante destacado pelo Comitê é que a empresa cresceu muito nos últimos anos e, cada vez mais, um ambiente bom de trabalho colabora para o desenvolvimento e preparação das pessoas para esse crescimento.

Cooperação Qualidade e foco do cliente

Gestão de desempenho Oportunidades de desenvolvimento

Engajamento Clareza e direcionamento

Trabalho, estrutura e processos

Estruturar e colocar em prática um programa de integração entre áreas e operações

Revisar e realinhar o processo de Gestão de Desempenho com os demais processos de RH

Redesenhar o sistema de Comunicação Interna

Mapear e divulgar os processos e a estrutura organizacional

PLANO DE AÇÃOCORPORATIVO

pessoas

De 12 a 22 de março, a Midea Carrier recebeu a visita do vice-presidente de estratégia e de recursos humanos da divisão internacional da Midea, Kaiser Chen. O executivo conheceu de perto a operação da América do Sul, visitando as unidades industriais de Canoas e Manaus, e os escritórios de São Paulo e Buenos Aires, onde se reuniu com líderes e teve oportunidade de visitar as instalações, conhecendo um pouco mais sobre a nossa realidade.

Com a visita, foi possível entender o momento de internacionalização da Midea e a estratégia de crescimento agressivo do Grupo Midea para os próximos anos. “Eles estão buscando executivos de outras nacionalidades e abertos a trocas com profissionais das joint ventures. É uma mudança grande e, com isso, teremos mais oportunidades de desenvolvimento para profissionais de todas as áreas”, diz Adriana Assis, diretora de recursos humanos da região. SINERGIAComo um dos principais legados da integração, já está em fase de desenvolvimento um sistema comum de Recursos Humanos que irá permitir o compartilhamento das informações nos diferentes processos (como recrutamento e seleção,

cadastro dos colaboradores, avaliação de performance e remuneração). Além disso, está sendo criada uma plataforma de desenvolvimento para os diferentes segmentos do negócio, do ponto de vista técnico e comportamental. Outro projeto importante é a criação de um quadro global de aprendizagem, mapeando e provendo instrumentos de capacitação das equipes nos conhecimentos considerados críticos para o negócio. Nos próximos anos, veremos mais e mais profissionais se deslocando para as diferentes unidades do grupo com objetivo de desenvolvimento profissional, mas também para apoiar as iniciativas estratégicas do Grupo Midea.

Na opinião do executivo, a visita superou suas expectativas. As pessoas com quem teve contato se mostraram engajadas e muito bem preparadas. Para ele, a junção da experiência da Carrier com a inovação da Midea já é uma conquista que merece ser celebrada.

Visita estratégica Gestão do Clima Organizacional:a importância dotrabalho em equipe

FATORES AÇÕES

Visita às plantas Manaus e Canoas

10 11

Pescar alimenta sonhosOlhar parao futuro Os resultados da turma de 2013

do Projeto Pescar são motivo de comemoração na Midea Carrier. Dos 20 jovens que participaram do programa no ano passado, oito ingressaram na empresa, como colaboradores, estagiários ou terceiros.“Este ano, tivemos a colocação de jovens em três áreas que, até então, nunca tinham passado por essa experiência”, celebra a coordenadora do Projeto Pescar, Vanessa Dadalt. Ela explica que o projeto não tem o objetivo de preparar o jovem para ingressar na empresa, mas para os desafios do mercado de trabalho como um todo. No entanto, em função de uma proposta pedagógica moderna em termos de educação e desenvolvimento, a qualidade do curso oferecido pela Midea Carrier está cada vez maior. Diante dos resultados positivos, a empresa teve mais interesse em abrir as portas da vida profissional para os participantes. Uma das áreas que contratou jovens do Pescar pela primeira vez é a Engenharia Industrial, na qual

Guilherme dos Santos Dorneles, 18 anos, é estagiário. Ele não imaginava que, ao dar atenção a um cartaz que estava no mural da sua escola, convidando para o Projeto Pescar na Midea Carrier, teria acesso a tantas oportunidades.“A mensagem que o projeto me passou é que a gente precisa batalhar e acreditar nos sonhos. A empresa proporciona crescimento profissional e educação. É muito bom ter esse reconhecimento”, elogia Guilherme, que hoje cursa técnico em Mecânica.Quem também conquistou uma oportunidade foi Nicholas Richard Meirelles Geyer, 17 anos. Ele relata que se dedicou para ser selecionado no projeto e, após a conclusão dos nove meses de curso, foi chamado para entrevistas na área de Logística Internacional, onde se tornou estagiário. “Deu tudo certo. O Projeto Pescar nos mostra que nada é impossível. Quero continuar disposto, nunca parar de estudar e construir um futuro”, planeja o jovem, que está no último ano do ensino médio.

pessoasresponsabilidade social

10

Os jovens contratadosAmanda Silva de Carvalho SGMC

Guilherme dos Santos Dornelles Engenharia Industrial

Jackson Giuliano Navarro Rodrigues Totaline

Lucas de Souza Fidelwein Totaline

Mycael Pereira de Oliveira Manufatura

Nicholas Richard Meirelles Geyer Logística Internacional

Rúbia Franciele Pires Martins BSS

Sabrina da Conceição Baldes BSS

Alunos da turma de 2013 do Projeto Pescar

Durante mais de seis anos, Adriana Assis conduziu a equipe de RH da empresa na região e viveu de perto a formação da parceria com a Midea. Em 2013, saiu em busca de novos ares em sua carreira, mas foi convidada a retornar, em janeiro deste ano, voltando com o olhar renovado e ainda mais vontade de apoiar os desafios na gestão de pessoas.

Quais as suas expectativas neste momento?

São duas empresas que uniram esforços na América do Sul no final de 2011 e, desde então, estão aprendendo a trabalhar juntas. O momento é de rever a forma como atuamos em todas as frentes, tornando nossos processos ainda mais eficazes e mantendo o foco no cliente para assegurar resultados crescentes e sustentáveis. A minha expectativa é atuar cada vez mais no desenvolvimento das competências comportamentais, conceituais e técnicas dos nossos colaboradores, gerando condições para obtenção de resultados superiores.

A MISSÃO PRINCIPAL DO RH É ORIENTAR E QUALIFICAR OS LÍDERES E SUAS EQUIPES, DE MANEIRA A PREPARÁ-LOS

PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DOS NEGÓCIOS

Posicionamento do RH da Midea Carrier

Principais projetos da área

RH como parceirodo negócio

Premissas que norteiam o plano de RH para 2014

Conexão com as prioridades do negócio.

Construção de fora para dentro, com informações pertinentes de mercado e cliente, mas também com base nos feedbacks de colaboradores.

Atendimento a todas as partes interessadas: colaboradores, comunidade, acionistas, fornecedores e cliente.

Contribuição no sentido de fazer acontecer as mudanças necessárias.

Orientação para a superação de resultados.

Líderes comoextensão do RH

Apoio do RH aos líderes em suas atuações

como planejadores, mediadores, agentes

da mudança, coletores de resultados e

reconhecedores de iniciativas diferenciadas.

Atuar na definição de políticas e processos de RH capazes de apoiar o

negócio, através da atração, desenvolvimento e retenção de pessoas com capacidade

de atender e superar as metas da MC ABC JV.

Integrador

Inovador

Alinhado

Focado

O foco está em captar, gerenciar e reter talentos?

Somos reconhecidamente uma empresa com ótimo ambiente de trabalho e benefícios comparáveis aos das melhores companhias, mas sempre existirão oportunidades de sermos ainda melhores. Graças a isso, enfrentamos poucos problemas de retenção. No RH, estamos trabalhando em diversas frentes, mas a proposta é ter dentro de casa um balanço entre a experiência e a inovação, colocando simultaneamente a bordo jovens profissionais, através dos programas de estagiários e trainees, desenvolvendo os colaboradores que vêm navegando conosco há mais tempo e convidando profissionais com experiência a juntarem-se a nós nessa viagem.

Gestão da mudança com foco na cultura organizacional. Desenvolvimento de líderes focados na Manufatura. Sistema de Capacitação Industrial e Comercial. Revitalização da Comunicação Interna. Programa de Trainees para profissionais de diversas áreas.

perfil

EXPEDIENTE: publicação interna gratuita, dirigida aos colaboradores da Midea Carrier • Ano 19 • Maio/14 Coordenação: Hipólito Francisco • Produção e execução: HappyHouse Brasil • Coordenação Editorial: Kerlin Dutra (MTB 10.584) Jornalista Responsável: Daniela Bohrer (MTB 13.923) • Colaboração: Denise Waskow (MTB 14.331) • Design: pC Brusque • Revisão: Patrícia Coelho

Ele cresceu junto com a empresa

O colaborador é um dos mais antigos do time de Manaus, iniciando ainda na planta Coroado. Em 1999, passou a integrar a equipe da Springer Carrier e, posteriormente, a Midea Carrier.

“Entrei como montador, quando era uma empresa pequena, só com uma linha de produção. Era para passar só três meses com um contrato temporário, mas após esse tempo, fui contratado”, recorda Marcos.

Na época, ele trabalhava perto de um posto de solda e, diante da sua curiosidade sobre a função, o colega decidiu ensiná-lo. Aos poucos, aprendeu a nova atividade, que exerce até hoje. Agilidade e atenção são as características que ele considera fundamentais para realizar um bom trabalho.

Enquanto ele aproveitava as oportunidades de desenvolvimento profissional, a empresa também se expandia. Não foram apenas a área física e o número de colaboradores que aumentaram, mas toda uma nova cultura que passou a ser instalada, com

orientações éticas e de comportamento para balizar a postura dos colaboradores.

Na condição de veterano e conselheiro dos mais novos, Marcos costuma incentivar quem está chegando à empresa a estudar e trabalhar com dedicação. Já o tempo livre é dedicado para a família, especialmente os finais de semana, quando ele pode curtir o lar com tranquilidade.

“Gosto de brincar de pipa e jogar bola com os meus filhos, de 12 e 14 anos”, destaca o paizão, que também curte a companhia da esposa e da mãe.

Vontade de aprender, interesse e dedicação são os elementos que fizeram o soldador Marcos Silva Costa, 47 anos, se desenvolver na carreira. A trajetória dele se mistura com a história de crescimento da planta Manaus

“A gente tem de acompanhar o crescimento da empresa,

sempre procurando aprender mais e se aprimorar. Aqui só não cresce quem não quer.”