(microsoft powerpoint - an\372ncios de oferta de emprego site)

29
Análise de Anúncios de Oferta de Emprego (Regime Legal) Serviço de Igualdade 2011

Upload: vantu

Post on 30-Jan-2017

217 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

Análise de Anúncios de Oferta de Emprego

(Regime Legal)

Serviço de Igualdade 2011

Page 2: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

Enquadramento Jurídico

O reconhecimento e o tratamento do direito à igualdade de oportunidades e não discriminação, e de tratamento relativamente ao acesso ao emprego, profissão ou postode trabalho encontram-se previstas na lei, em vários textos nacionais, comunitários e internacionais.

De uma forma genérica, estes diplomas consagram que as mulheres devem ter as mesmas oportunidades na escolha da profissão ou do trabalho e não podem ser discriminadas no acesso a quaisquer cargos ou categoria profissional.

Page 3: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

Direitos e deveres fundamentais

Artigo 9.º

(Tarefas fundamentais do estado)

h) Promover a igualdade entre homens e mulheres.

Artigo 13.º

(Princípio da igualdade)

1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ouisento de qualquer dever em razão de (…) sexo (…).

Constituição da República Portuguesa -

Lei Constitucional n.º 1/2005, de 12 de Agosto

(Sétima Revisão Constitucional)

Page 4: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

Constituição da República Portuguesa -

Lei Constitucional n.º 1/2005, de 12 de Agosto

(Sétima Revisão Constitucional)

Direitos e deveres económicos

Artigo 58.º

(Direito ao trabalho)

1. Todos têm direito ao trabalho.

2. Para assegurar o direito ao trabalho, incumbe ao Estado promover:(…) b) A igualdade de oportunidades na escolha de profissão ou género de trabalho e

condições para que não seja vedado ou limitado, em função do sexo, o acesso a quaisquer cargos, trabalho ou categorias profissionais (…)

Page 5: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

Igualdade e não discriminação

Artigo 24.º

(Direito à igualdade no acesso ao emprego e no trabalho)

(…) 4. O empregador deve afixar na empresa, em local apropriado, a informação relativaaos direitos do trabalhador em matéria de igualdade e não discriminação.

Artigo 30.º

(Acesso ao emprego, actividade profissional e formação)

A exclusão ou restrição de acesso de candidato a emprego ou trabalhador em razão do sexo a determinada actividade ou à formação profissional exigida para ter acesso a essa actividade constitui discriminação em função do sexo.

O anúncio de oferta de emprego e outra forma de publicidade ligada à pré-selecção ou ao recrutamento não pode conter, directa ou indirectamente, qualquer restrição, especificação ou preferência baseada no sexo.

Código do Trabalho

Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro

Page 6: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

Código do Trabalho

Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro

(…) 4. Constitui contra-ordenação muito grave a violação do disposto nos n.º s 1 ou 2.

Artigo 32.º

(Registo de processos de recrutamento)

1. Todas as entidades devem manter durante cinco anos o registo dos processos de recrutamento efectuados, devendo constar do mesmo, com desagregação por sexo, os seguintes elementos:

(…) g) Balanços sociais relativos a dados, que permitam analisar a existência de eventual discriminação de pessoas de um dos sexos no acesso ao emprego, formação e promoção profissionais e condições de trabalho.

2. Constitui contra-ordenação leve a violação do disposto neste artigo.

Page 7: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

Em suma:

É respeitado o direito à igualdade no acesso ao emprego quando:a) As ofertas de emprego feitas nos jornais ou por outros meios.* Não indicam qualquer preferência baseada no sexo;* Não formulam exigências físicas que não tenham relação com a profissão oucondições para o seu exercício.

b) Nas entrevistas ou outros contactos para o recrutamento nas empresas, as mulheres trabalhadoras não são sujeitas a perguntas feitas oralmente ou por escrito sobre se pensam ter filhos, se estão grávidas ou outros aspectos da sua vida privada ou familiar – o empregador não pode exigir testes ou exame de gravidez.

c) Os Instrumentos de Regulamentação Colectiva de Trabalho devem prever, sempre que possível, a participação do sindicato no recrutamento e selecção de pessoal, de modo a assegurar a aplicação efectiva do princípio da igualdade.

Page 8: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

Código da Publicidade

Decreto-Lei n.º 330/90, de 23 de Outubro

Artigo 7.º

(Princípio da licitude)

1. É proibida a publicidade que, pela sua forma, objecto ou fim, ofenda os valores, princípios e instituições fundamentais constitucionalmente consagrados.

2. É proibida, nomeadamente, a publicidade que:(…) d) contenha qualquer discriminação em relação à raça, língua, território de origem, religião ou sexo (…).

Page 9: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

União Europeia

A UE dispõe de um significativo corpo de legislação que promove o respeito pelo princípio

da igualdade de tratamento entre homens e mulheres no acesso ao emprego, onde se

destacam:

1. Directiva 2006/54/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de Julho de

2006, relativa à aplicação do princípio da igualdade de oportunidades e igualdade de

tratamento entre homens e mulheres em domínios ligados ao emprego e à actividade

profissional;

Resolução do Parlamento Europeu, de 15 de Janeiro de 2009, sobre a transposição

aplicação da Directiva 2002/73/CE relativa à concretização do princípio da igualdade de

tratamento entre homens e mulheres no que se refere ao acesso ao emprego, à formação

e promoção profissionais e às condições de trabalho.

Page 10: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

“1 – A aplicação do princípio da igualdade de tratamento implica a ausência de qualquer discriminação em razão do sexo, nos sectores público e privado, incluindo os organismos públicos, no que diz respeito:

a) Às condições de acesso ao emprego, ao trabalho independente ou à actividade profissional, incluindo os critérios de selecção e as condições de contratação, seja qual for o ramo de actividade e a todos os níveis da hierarquia profissional, incluindo a promoção (…)”

Parlamento Europeu

Page 11: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

A recomendação sobre eliminação do sexismo na linguagem, do Comité de Ministros, sublinha o papel fundamental que a linguagem desempenha na formação da identidade dos indivíduos, e a interacção existente entre a linguagem e as atitudes sociais:

“Persuadido de que o sexismo de que está impregnada a linguagem em uso na maior parte dos Estados Membros do Conselho da Europa – que faz prevalecer o masculino sobre o feminino – constitui um entrave ao processo de instauração da igualdade entre as mulheres e os homens, visto que oculta a existência das mulheres que são a maioria da população e nega a igualdade da mulher e do homem;

Notando, também, que a utilização do género masculino para designar as pessoas de ambos os sexos é geradora, dentro do contexto da sociedade actual, de uma indefinição quanto às pessoas, homens ou mulheres, em questão;

Consciente da importância do papel que a educação e os média representam na formação das atitudes e dos comportamentos.”

Conselho Europeu

Page 12: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

“Recomenda aos Governos dos Estados Membros que promovam a utilização de uma linguagem que reflicta o princípio da igualdade entre as mulheres e os homens e que para isso, tomem todas as medidas que julguem úteis a fim de:

1 – Incentivar a utilização, na medida do possível, de uma linguagem não sexista que tenha em consideração a presença, o estatuto e o papel das mulheres na sociedade, tal como acontece em relação ao homem, na prática linguística actual;

2- Harmonizar a terminologia utilizada nos textos jurídicos, na administração e na educação com o princípio da igualdade entre sexos;

3 – Encorajar a utilização de uma linguagem isenta de sexismo na Comunicação Social.”

Conselho Europeu

Page 13: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

Enquadramento Técnico

Para evitar discriminações e dar cumprimento ao que a Lei estabelece:

-Os anúncios e todas as formas de publicidade devem ser formulados de modo a abranger sempre inequívoca e explicitamente destinatários de ambos os sexos.

-As profissões ou postos de trabalho nos anúncios devem ser designados conjuntamente no masculino e no feminino, como por exemplo: Director/Directora; Enfermeiro/Enfermeira; Carpinteiro/Carpinteira, ou na forma mais abreviada: Director/a, Enfermeiro/a, Carpinteiro/a.

- Nos casos das profissões cuja designação abrange ambos os géneros, deve sempre ser acrescentada a sigla (M/F) à respectiva profissão, sigla que significa Masculino/Feminino, para explicitar a igualdade de oportunidades de acesso ao emprego e formação profissional para trabalhadores(as) e/ou candidatos(as) de ambos os sexos, como por exemplo: Economista (M/F), Analista (M/F) ou Jornalista (M/F).

Page 14: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

- A sigla (M/F) só deve porém ser utilizada nas designações profissionais que são comuns a ambos os géneros. A generalização indiscriminada de (M/F) nos anúncios, mantendo as tradicionais designações só no masculino – “Director”, “Serralheiro”, - ou só no sexo feminino como “Secretária” ou “Dactilógrafa”, desvirtua os objectivos que se pretendem obter e não contribui para desfazer eficazmente os preconceitos sociais ainda existentes de que haveria umas profissões só para homens e outras profissões só para mulheres.

- As grelhas de jornais e revistas relativas a ofertas que inserem anúncios de menor formato, devem adoptar títulos não discriminatórios nas suas rubricas.

Por exemplo, devem adoptar as designações de sectores como “Construção Civil”, “Ensino”, “Serviço de Escritório”, ou “Oferecem-se Cozinheiros/as”, “Precisam-se Empregados/as”. Podem ainda incluir referências, como por exemplo: “Estes anúncios destinam-se a homens e mulheres”.

Page 15: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

- Na divulgação de cursos de formação ou outras iniciativas, as acções devem ser designadas pelas respectivas áreas, como por exemplo:

“Desenho”, “Electrónica” ou “Serralharia”, explicitando-se em seguida que a acção se destina a candidatos de ambos os sexos, ou pelas profissões com referência expressa de ambos os géneros, como “Desenhador/a”, “Técnico/a de Electrónica” ou “Serralheiro/a”.

-A denominação das profissões ou postos de trabalho nos instrumentos classificativos, convenções colectivas, disposições legais, regulamentares ou administrativas devem adoptar critérios uniformes e não discriminatórios, já que são instrumentos de referência que exercem uma acção normalizadora e podem desempenhar um efeito pedagógico positivo junto dos utilizadores(as) e do público em geral.

Fonte: “Anúncios de Emprego e outras formas de Publicidade”, CITE, (1999), p. 10-11.

Page 16: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

Análise Estatística dos Anúncios de Oferta de Emprego publicados na

Imprensa Regional

Page 17: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

O universo de estudo para a análise estatística dos Anúncios de Oferta de Emprego

reporta aos anos de 2000 e 2010, tendo sido, a sua amostra extraída dos Anúncios

de Oferta de Emprego, publicados em dois dos jornais Diários da Região Autónoma

da Madeira – Jornal da Madeira e Diário de Notícias da Madeira, os quais se

encontram integrados num espaço reservado a pequenos anúncios classificados.

Metodologia

Page 18: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

Tendo como base de referência a legislação aplicável sobre esta matéria e as

particularidades da amostra, procedeu-se à tabulação dos Anúncios de Oferta de

Emprego segundo a sua tipologia, bem como à respectiva distribuição e contagem

de frequência de cada tipo de Anúncio.

Metodologia

Page 19: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

Foram divididos em:

a) Anúncios de Oferta de Emprego só para homens;

b) Anúncios de Oferta de Emprego só para mulheres;

c) Anúncios de Oferta de Emprego só para homens e só para mulheres;

d) Anúncios de Oferta de Emprego para profissões com designação neutra;

e) Anúncios de Oferta de Emprego NÃO DISCRIMINATÓRIOS.

Anúncios de Oferta de Emprego

Page 20: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

a) Anúncios de Oferta de Emprego só para homens;

Anúncios de Oferta de Emprego

Page 21: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

b) Anúncios de Oferta de Emprego só para mulheres;

Anúncios de Oferta de Emprego

Page 22: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

c) Anúncios de Oferta de Emprego só para homens e só para mulheres;

Anúncios de Oferta de Emprego

Page 23: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

d) Anúncios de Oferta de Emprego para profissões com designação neutra;

Anúncios de Oferta de Emprego

Page 24: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

e) Anúncios de Oferta de Emprego não discriminatórios

Anúncios de Oferta de Emprego

Page 25: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

Fonte: "Jornal da Madeira" e "Diário de Notícias".

3.139710382536641.330TOTAL

1763630154253Dezembro

1944334133470Novembro

2432752359102Outubro

10026802640Setembro

3794653783190Agosto

4914501911Julho

3526652489141Junho

3417813689155Maio

40212229070181Abril

2818326249121Março

2796735054123Fevereiro

34310245350143Janeiro

TOTALOferta de

Emprego sóp/ Homens

Oferta deEmprego sóp/ Mulheres

Oferta deEmprego só

p/ Homens e sóp/ Mulheres

Oferta deEmprego p/ profissões

c/ designaçãoneutra

Oferta deEmprego p/ Homense Mulheres

Análise dos Anúncios de Oferta de Emprego - 2010

Page 26: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

Evolução Mensal dos Anúncios de Oferta de Emprego

Segundo o tipo de anúncio - 2010

0

50

100

150

200

250

300

350

400

450

Jane

iroFe

vere

iroM

arço

AbrilM

aio

Junh

oJu

lhoAg

osto

Se

tem

bro

Out

ubro

Nove

mbr

oDe

zem

bro

Oferta de Emprego p/Homens e Mulheres

Oferta de Emprego p/Profissões c/Designação Neutra

Oferta de Emprego só p/Homens e só p/Mulheres

Oferta de Emprego só p/Mulheres

Oferta de Emprego só p/Homens

Fonte: "Jornal da Madeira" e "Diário de Notícias".

Page 27: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

Distribuição Percentual da Análise dos

Anúncios de Oferta de Emprego - 2010

42,4%

21,2%

1,7%

12,2%

22,6% Oferta de Emprego só p/Homens

Oferta de Emprego só p/Mulheres

Oferta de Emprego só p/Homens e só p/ Mulheres

Oferta de Emprego p/Profissões c/ DesignaçãoNeutra

Oferta de Emprego p/ Homens eMulheres

Fonte: "Jornal da Madeira" e "Diário de Notícias".

Page 28: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

Evolução dos Anúncios de Oferta de Emprego 2000 - 2010

1.8241.330

854664

4253

552382

1.078710

0 200 400 600 800 1.0001.2001.4001.6001.8002.000

Oferta de Emprego só p/ Homens

Oferta de Emprego só p/ Mulheres

Oferta de Emprego só p/ Homens e só p/ Mulheres

Oferta de Emprego p/ Profissões c/ Designação Neutra

Oferta de Emprego p/ Homens e Mulheres

2010

2000

Fonte: "Jornal da Madeira" e "Diário de Notícias".

Page 29: (Microsoft PowerPoint - An\372ncios de oferta de emprego site)

Linha Verde: 800 200 080Telefone n.º 291 215 070Fax n.º 291 215 088

Correio electrónico: [email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

Por correio: Rua Direita n.º 27 1.º andar, 9050 – 027 Funchal

Onde pode requerer informações?