micro e macro regiões de minas gerais - disaster-info.net · micro e macro regiões de minas...

4

Click here to load reader

Upload: lykhue

Post on 07-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Micro e Macro Regiões de Minas Gerais - disaster-info.net · Micro e Macro Regiões de Minas Gerais Com origem nos povoados que se formaram em torno da exploração do ouro e pedras
Page 2: Micro e Macro Regiões de Minas Gerais - disaster-info.net · Micro e Macro Regiões de Minas Gerais Com origem nos povoados que se formaram em torno da exploração do ouro e pedras

Micro e Macro Regiões de Minas Gerais

Com origem nos povoados que se formaram em torno da exploração do ouro e pedras preciosas, a criação das três primeiras vilas em Minas Gerais datam do começo do século 18: Rio do Carmo, Vila Rica e Sabará (as duas primeiras receberam a denominação de Mariana e Ouro Preto, posteriormente). Hoje, o estado tem 853 municípios. O crescimento demográfico e a extensão territorial explicam o número elevado – o maior em todo o País.A área média municipal é de 690 km2, sendo que sete municípios têm área superior a 5.000 km2, e outros 41, menos de 100 km2. Na área mineira da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) estão 165 municípios, que enfrentam baixas condições socioeconômicas.Os 853 municípios foram agrupados nas seguintes regiões para fins de planejamento:

Central Zona da Mata Sul de Minas Centro-Oeste de Minas Alto Paranaíba Triângulo Noroeste de Minas Norte de Minas

Page 3: Micro e Macro Regiões de Minas Gerais - disaster-info.net · Micro e Macro Regiões de Minas Gerais Com origem nos povoados que se formaram em torno da exploração do ouro e pedras

Jequitinhonha e Mucuri Rio Doce.

O Estado de Minas Gerais ficou conhecido como a caixa d’água brasileira, numa referência à relevância das suas bacias hidrográficas. É produtor de água em seus 58,6 milhões de hectares. As principais bacias que compõem a rede hidrográfica do Estado são as dos rios São Francisco, Doce, Grande, Pardo-Mucuri, Jequitinhonha, Paraíba do Sul e Paranaíba. A seguir, breve descrição de cada uma.

Bacia do rio São Francisco – É a terceira bacia hidrográfica do Brasil e abrange uma área de 2,3 bilhões de km2 no Estado. A cabeceira do Velho Chico, nome popular do rio, fica na Serra da Canastra, em Minas, e a foz, no oceano Atlântico, entre os Estados de Sergipe e Alagoas.

Bacia do rio Doce – Está localizada a sudeste de Minas Gerais compreendendo uma área 715 milhões dekm2 no Estado

Bacia do rio Grande – Pertence à bacia brasileira do rio Paraná. Possui uma área total em Minas de 863 milhões de km2.

Page 4: Micro e Macro Regiões de Minas Gerais - disaster-info.net · Micro e Macro Regiões de Minas Gerais Com origem nos povoados que se formaram em torno da exploração do ouro e pedras

Bacia do rio Jequitinhonha – Abrange grande parte do nordeste do Estado e uma pequena parte do sudeste da Bahia. Em Minas, totaliza uma área 650 milhões de km2.

Bacia dos rios Pardo-Mucuri – O rio Pardo nasce em Rio Pardo de Minas. O Mucuri é formado pela junção dos rios Mucuri do Sul, que nasce em Malacacheta, e o Mucuri do Norte, cuja nascente fica em Ladainha. A área total da abrangência da bacia no Estado é 149 milhões de km2.

Bacia do rio Paraíba do Sul – Atinge 280 milhões de km2. O rio Paraíba do Sul nasce na Serra da Mantiqueira e é o principal curso d'água desta bacia, cuja extensão total é de 708 milhões de km2. Ela é responsável, juntamente com a bacia do rio Grande, por grande parte da energia elétrica gerada no Estado.

Fonte: Divisão de Sistema da Informação do Setor de Geoprocessamento do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam)

2004 - Governo de Minas Gerais - Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades