meu amigo guerreiro, - geracaobenjamim.com · meu amigo guerreiro, ... que os homens da nossa...

83
1

Upload: hamien

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

2

Meu amigo guerreiro, Esta apostila é resultado de seis meses que os homens da nossa igreja se juntaram para conversar e estudar o livro “Coração Selvagem” escrito por John Eldredge. Tenho que confessar que esse livro tem impactado minha vida como poucos livros têm. É uma verdadeira jornada para entender como Deus criou o homem e o que Ele espera de nós. Interessante, a maioria de nós estamos trilhando “sozinho” nessa vida, mesmo quando essa nunca foi a intenção de Deus. Somos “nós”. Ou como uns dos meus amigos falam, “É nóis” . De qualquer jeito é uma aventura a ser curtida junto com os homens mais próximos a você. As nossas reuniões foram momentos de confronto, momentos de vergonha, momentos de risadas, momentos em que houve uma fila para o banheiro, pois tudo mundo tinha uma vontade de mijar ou qualquer coisa além de ficar sentado no meio da galera e chorar, mas, mais do que tudo, foi um tempo em que Deus falou para nós que estava tudo bem em sermos homens doidos com sonhos, pois foi Ele que nos fez assim e foi Ele que nos deu aqueles sonhos. Eu posso falar que aqueles seis meses não somente nos mudou individualmente, mas também nos fez um “Band of Brothers”. E essa é nossa esperança pra você e sua galera, que Deus use os estudos achados nessa apostila para levar vocês a um lugar mais profundo com Deus como homens, guerreiros e irmãos. Deus te abençoe! Jeff

3

A Jornada para ser um Homem de Verdade Espectador ou Jogador?

Hoje em dia o mundo está precisando mais do que nunca de pessoas que estejam no jogo ao invés de estarem no sofá. E mais de uma vez a Bíblia usa esportes como um exemplo da vida cristã.

1 Co 9:24-27; Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio. Todo atleta que está treinando agüenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre. Por isso corro direto para a linha final. Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe.

2 Ti 2:5; O atleta que toma parte numa corrida não recebe o prêmio se não obedecer às regras da competição.

Hb 12:1-2; Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.

Se paramos para pensar bem, podemos tirar uma boa lição espiritual quando consideramos a diferença entre o espectador na bancada e o jogador no campo.

Qual é a diferença entre um espectador e um jogador?

• O espectador assiste o jogo...mas o jogador entra no jogo.

• O espectador critica a ação...mas o jogador cria a ação.

4

• O espectador prefere o conforto pessoal do seu assento...mas o jogador aceita as dores que acontecem entre as linhas brancas.

• O foco do espectador está nele mesmo...mas o foco do jogador está no alvo,

no gol.

• O espectador é mole e fofo...mas o jogador é forte e sarado.

• O espectador respeita o técnico...mas o jogador sangra por ele.

• O espectador tem orgulho de não ter faltado nenhum jogo...mas o jogador tem orgulho das vitórias que ele ajudou a ganhar.

• O espectador aplaude a vitória...mas o jogador saboreia ela.

• O espectador admira o troféu...mas o jogador o levanta no ar.

“Num jogo de futebol há 22 jogadores no campo precisando desesperadamente descansar, rodeado por 60.000 pessoas precisando desesperadamente de exercício.” E isto não é somente verdadeiro no mundo do futebol, mas também no mundo de cristianismo. Na maioria das igrejas hoje, conforto é o negócio, compromisso não é.

Jesus não pediu desculpas quando ele, diante de uma multidão, falou aquelas palavras duras achadas em Lc 9:23, "Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me." Em outras palavras, seguir a Jesus requisita mais do que simplesmente marcar presença ou concordar com Seu ministério. Ao contrário, ser um discípulo verdadeiro de Jesus exige um alto compromisso e um sacrifício profundo, não na bancada, mas no campo da vida real. Infelizmente, muitos crentes escolhem a ser espectadores quando Cristo os tem chamado para serem jogadores.

A pergunta é: “Qual deles você é?”

5

6

A Jornada para ser um Homem de Verdade 1 “O Senhor é Guerreiro.”

• Êx. 15:3; Is. 42:3; Jr. 20:11; Sl. 24:7-8

Deus é guerreiro e nós fomos criados a sua imagem.

I. A Identidade do Homem foi Roubada a. O que os meninos ouvem hoje em dia dos adultos, principalmente

mulheres: “Fique quieto! Não se mexa! Sente-se! Se comporte! Não lute!” b. Em outras palavras, “SEJA UMA MENINA!”

II. Resultado dos Homens sem Identidade a. Frouxos, efeminados e sem coragem. b. Em vez de correr para as batalhas e confrontos, eles corram deles. c. Fazendo o papel de Adão e cedendo a sua autoridade e lugar as

mulheres. i. Em casa ii. Na igreja iii. No emprego

d. Contente de deixar as mulheres liderar e chamar elas de Jezabel. i. Lembra-se: Cada Jezabel precisa de um Acabe.

III. O Plano de Deus para o Homem a. Gn. 1:28 b. Sujeitar – Dominar

i. O que Deus quer dizer com isso? ii. Vai precisar de esforço.

c. Você sente que está sendo dominando ou se sujeitando a algo? d. Você se sente mais dominado e sujeito do que dominando e sujeitando?

IV. Voltando ao propósito de Deus para nossas vidas. a. Junto – tem que ser como um grupo de irmãos; soldados b. Nós precisamos de exemplos.

i. Seu Pai – Ele era um bom exemplo de homem? Ausente? 1. Você quer ser como ele? 2. Você quer ser comparado com ele?

ii. Por que a maioria dos homens falam, “Eu não quero ser como meu pai”?

iii. Por que uma das coisas piores que uma mãe pode falar ao seu filho é “Você é igual seu pai”?

V. Chamado para ser um Guerreiro a. Independente de quem ou como seu pai era, Deus te chamou pra algo e

esse algo começa com você reconhecendo que é guerreiro.

7

8

A Jornada para ser um Homem de Verdade 2 “Entrando na selva somente com uma mapa.”

• Pra trás está a vida que você tinha, na frente está o seu destino.

• O que estamos querendo não são parceiros de contabilidade, mas irmãos para

dividir a jornada, pra lutar lado a lado. Estamos verdadeiramente numa revolução.

• A única regra do grupo: O que rola aqui, fica aqui. Qualquer um que

comentar algo fora deste grupo, está fora!!!

• “Não é a opinião da crítica que é importante, não do homem que comenta quando um homem forte atropeça, ou aquele que faz menção que ele podia ter feito melhor. O credito pertence ao homem na arena, de qual o seu rosto está marcado por poeira, suar e sangue; quem se esforça valentemente... quem conhece o grande entusiasmo, as grandes devoções; quem se gasta numa causa digna; quem no melhor cenário conheço no fim o triunfo de ter conseguido, e no pior, se ele falha, no mínimo ele falha arriscando, e o seu lugar nunca seria está com aquelas almas frias e timidas que nunca conheceram nem a vitória, nem a derrota.” (Teddy Roosevelt –general e presidente dos EUA)

• “A vida espirtitual não é algo que pode ser classificada ou achada na suburbia.

Ela sempre é da selva, e nós que vivemos nela temos que aceitar ela assim e até celebrar que ela continuar não domesticada.” (Howard Macey)

• Nós vivemos num tempo em que não temos muitos exemplos de homens de

verdade. Um tempo com poucos pais para nos mostrar o caminho. O que nós precisamos não são mais regras, princípios, ou fórmulas, mas, um caminho já marcado por homens que passaram antes de nós.

• O que nós precisamos é de um mapa. Algo para que nós possamos olhar, e

conversar sobre qual seria o melhor caminho. O que é bom num mapa, é que no fim você pode escolher o caminho que você quer.

• Eu e a minha filha Taylor indo para uma conferência no Espírio Santo para

ministrar fomos por um caminho passando por Minas Gerais e voltamos num outro que passou pela costa oeste e Rio de Janeiro.

• Um mapa é um guia, não uma fórmula. Ele não oferece todas as respostas

sobre o caminho, mas ele oferece opções, direções, e liberdade.

• O que é liberdade? Você se sente mais confortável com regras te cercando ou com liberdade?

9

10

A Jornada de ser um Homem de Verdade 3 “Encarando e vencendo o seu medo”

“Todo homem morre, mas nem todo homem realmente vive.”

b. O que você pensa dessa frase? c. O que ela quer dizer? d. O que é que impede os homens de viver?

Medo A maioria das pessoas estão pensando em segurança ao invés de oportunidades. Parece que estão com mais medo da vida do que da morte.

• Quem tem um medo aqui? • Qual é seu medo?

O medo impede a gente de fazer tudo que podiamos e ser tudo que sonhamos.

• Quem tem sonhos não realizados a culpa de não ter a coragem de tentar?

• Quem tem medo de falhar. “O maior impedimento ao sucesso, é o medo de fracassar.” “Nossas dúvidas são traidores que nos fazem perder as coisas boas que poderíamos alcançar, através do medo de tentar.”

• Eu – 400m – Eu era um bom atleta quando era jovem e a minha corrida preferida era a de 400m. Podia fazer ela em 52 segundos, quando tinha somente 14 anos de idade. Fui convidado para participar de um campeonato de corridas. No primeiro, eu estava animado e sonhei em ganhar. Mas depois de pensar um pouco e me lembrar de que quase todos os outros participantes iam ter entre17 a 18 anos de idade e cabelo nos seus corpos, eu começei a ter medo, medo de fracassar e de me envergonhar. Então, em vez de correr risco de falhar, eu liguei para meu técnico a noite antes do evento e menti, falando que estava doente e não podia ir. E assim, eu não fui. Até hoje fico pensando de como eu poderia ter me saído. Mas, eu nunca vou saber. Meu medo de fracassar me impediu de tentar.

11

Meu medo de fracassar era maior do que o meu desejo de vencer.

Eu tinha um problema sério na minha vida. Desistia de tudo, até de relacionamentos, antes de ter uma possabilidade de fracassar. Eu não achava que eu poderia lidar com uma falha. E assim eu protegia uma falsa imagem de vencedor dentro de mim. Para vencer, você tem que lutar, não correr. “Coragem não é a ausência de medo mas a habilidade de encarar ele.” Se nós queremos chegar a algum lugar em nossas vidas e até aqui mesmo como um grupo, nós vamos precisar vencer os nossos medos. Pra alguns, vai ser simplesmente o medo de se abrir e deixar os outros te verem como um ser humano ao invés de um super-heroí.

12

13

A Jornada para ser um Homem de Verdade 4 “A Necessidade de Sonhos”

Todos os homens sonham, mas não igualmente. Aqueles que sonham durante a noite nas areas mais distantes nas suas mentes acordam na manha para achar que era tudo vaidade; mas os sonhadores de dia são homens perigosos, pois eles agem nos seus sonhos com olhos abertos para poder fazer eles possíveis. T.E. Lawrence (Soldado Inglês conhecido como "Lawrence of Arabia")

• Quem vive sem um sonho não vive. • Sonhos são o tempero da vida.

Quais eram os seus sonhos quando você era pequeno? “Quem” ou “o quê” você queria ser? Tem algum sonho que você já enterrou? Por quê?

• Quais são os seus sonhos hoje? • O que você está fazendo para realizar ele? • Quais são as dificuldades que você tem que enfrentar para poder

realizar ele? • Você está disposto a morrer para poder ver ele realizado?

William Wallace – Braveheart - Sonho de ver Escócia livre.

Guarda: Senhora.

(Eles entram na cela. A princesa está triste ao ver a cena.)

Guarda: Fique em pé seu sujo.

(A guarda chega perto de William, sentado no chão, e chuta ele.)

Isabella: Pare. Saia daqui. (gritando). Eu falei para sair.

(O guarda sair.)

William: Minha Senhora.

Isabella: Senhor, eu vim para implorar a você, confesse tudo e prometa fidelidade ao Rei para que ele possa ter misericórdia de ti.

William: Mas ele mostrará misericórdia ao meu país?

Isabella: Misericórdia, é morrer rapidamente, talvez até viver numa torre. E com tempo, quem sabe o que poderia acontecer. Se você pudesse somente viver.

14

William: Se eu jurar fidelidade a ele, então tudo que eu sou já está morto.

Isabella: (começando chorar) Você vai morrer. E vai ser terrível.

William: Todo homem morre, mas nem todo homem realmente vive.

(Ela se aproxima dele e puxa um frasco.)

Isabella: Beba isso. Vai te ajudar agüentar a dor.

William: Não. Vai tirar a minha sensibilidade e eu preciso ter ela. Pois se eu estiver inconsciente ou se eu gritar, então o Longshanks teria me vencido.

Isabella: (agora com lágrimas caíndo e quase não podendo falar) Eu não consigo agüentar nem o pensamento de que você vai ser torturado. Toma.

William: (olhando pra ela com tristeza ) Tudo bem.

(Ela coloca o frasco nos seus lábios e ele bebe. Eles se beijam. Depois que ela sai e a porta está trancada, William cospe fora o que estava no frasco.)

A morte de William Wallace

(Wallace resiste. Depois de vários segundos, o magistrado decide que William não será morto por este meio. Sinaliza a seus homens para derrubá-lo outra vez. Então põem William numa cruz pesada, prendendo os seus braços e pernas. Sua camisa está cortada, ele é aberto com uma lâmina enganchada numa asa longa. Seu rosto agora mostra que está com muita dor, quando começam a cortar ele. Ele ainda não grita.)

Magistrado Royal: (Inclinando sobre William para cochichar) Tudo pode acabar, agora mesmo. Paz. Felicidade. Somente diga-o. Clame por misericórdia.

(Na multidão, Hamish e Stephen sofrem junto com William, enquanto ao redor deles as mulheres começam gritar "misericórdia.")

Magistrado Royal: (Ainda inclinado sobre Wallace) Clame. Somente diga-o. Misericórdia.

Hamish: Misericórdia, William, misericórdia.

Stephen: Jesus, somente diga-o.

Magistrado Royal: (À multidão) O prisioneiro deseja dizer uma palavra.

William: (Depois de muita luta, com todas suas forças, ele grita) LIBERDADE!!!

15

Os Mártires • Qual é o sonho deles?

o O evangelho espalhado pelo mundo.

Jesus • Qual é o seu sonho?

o Homens salvos.

Gn. 37:1-20 – José e seu sonho

“Arrisque mais do que os outros acham que é seguro. Se importe mais do que os outros acham que é sábio. Sonhe mais do que outros pensam que é prático. Espere mais do que os outros pensam que é possível.” Claude Thomas Bissel "Há pessoas que colocam os seus sonhos numa pequena caixa e dizem 'Sim, tenho sonhos, claro que tenho sonhos.’ Depois eles colocam a caixa afastada e trazem tudo uma de só vez e durante algum tempo olham para aquilo, e sim, eles estão ainda ali. Estes são excelentes sonhos, mas eles nunca saem da caixa. Precisa de muita garra mesmo para colocar seu sonhos na linha, e dizer 'Quão bom ou quão defeituoso sou Eu?' Este é o lugar onde a coragem entra." Erma Louise Bombeck “Você nunca é velho demais para criar mais um alvo ou ter mais um sonho.” CS Lewis “Daqui a vinte anos, você vai ser mais desapontado pelas coisas que você não fez do que por aquelas que fez.” Mark Twain Pra viver seu sonho, você vai precisar arriscar.

16

17

A Jornada para ser um Homem de Verdade 5 Coração Selvagem Capítulo 1

Quem eu sou? Do que sou feito? Para o quê estou destinado?

• Perguntas que todo homem quer ter respondidas. • Quais são seus filmes prediletos?

o Os filmes que um homem gosta, revelam o que queima no seu coração. O que ele deseja.

• O que eles despertam no seu coração? O que você sente? • Quem você gostaria de ser num filme? Por quê?

O que você pensou do Capítulo 1? Algo fez seu sangue bombar? Algo te frustrou? Algo te irritou? Você descobriu algo sobre você mesmo? Fez você querer fazer algo? O que te faz sentir vivo? Três desejos escritos no coração do homem:

1. Uma Batalha para Lutar 2. Uma Aventura para Viver 3. Uma bela Mulher para Resgatar

Uma Batalha para Lutar • Quais foram suas brincadeiras quando era criança? (Guerra, Cowboy, polícia e

ladrão, espadas) • Quais eram seus heróis? (um atleta, superhomem, batman) • Todo homem quer ser um herói num sentido ou em outro na sua vida. • Todo homem quer ser reconhecido como herói.

• Existe um lado agressivo em você? (quando alguém te corta na estrada ou fura a

fila na sua frente, ou quando está brincando em algum esporte ou jogo)

• Se um ladrão entra na sua casa hoje a noite e ameaça sua família, o que você faria? Se você tivesse armado, usaria a arma? Você sente algo agressivo em você só pensando nisso?

• Isto é bom.

Uma Aventura para Viver • Eva foi criada no jardim, Adão fora, e existe algo nele que sempre quer voltar. • Você está mais feliz num escritrório ou sala de aula, ou num lugar fora?

o Por quê? • Meninos naturalmente procuram aumentar os riscos do jogo na procura de uma

aventura. • Qual é uma aventura que você gostaria encarar ou já encarou?

o A aventura requisita algo de nós. Ela nos prova. • Existe um certo medo na prova, mas algo em nós deseja ser provado. O homem

quer saber que ele é capaz.

18

• O homem que não tem esse desejo ou fala que não tem e não quer ser provado, age assim porque ele não tem certeza que é capaz e não quer falhar.

• Você gosta de aventuras, desafios? o Isto é bom.

Uma Linda Mulher para Resgatar • Homens tem feito coisas doidas simplesmente pelo amor de uma mulher. • Nos filmes, eles encaram gigantes, dragões, exércitos inteiros, etc • Todo homem quer ser o herói de alguém. • A mulher chama nossa atenção, sem dúvida, e muitas vezes de uma maneira

que não é a correta, mas isso não tira o fato de que Deus fez a mulher linda exatamente para nos chamar atenção. O que nós fazemos com a beleza da mulher é nossa decisão e separa quem é quem no mundo dos homens.

• Reconhecendo a beleza da mulher desperta algo em nós que quer resgatar ela de qualquer dificuldade que possa estar na sua vida. Nós queremos ser o herói dela.

O Mundo • O mundo enche tanto a agenda do homem, que ele quase nem tem tempo de

sonhar com batalha, com a aventura e com a mulher linda que precisa ser resgatada.

• Você já parou de sonhar? • O aventureiro em você morreu?

• Complete a frase:

o Um homem deve ser__________. (responsável, gentíl, disciplinado, fiel, diligente, etc)

o Esse é o que um bom ___________ deve fazer. (marido/pai/crente/membro de igreja)

• Você sente pressão de ser alguma coisa?

o na sua casa? o no seu trabalho? o na sua igreja?

• Seu sonho de infância era de ser um rapaz bonzinho ou bem educado? • Isto é o que você quer que as pessoas falem de você? “Conheço sim, ele é bem

doce” ou “Conheço sim, ele é doido, perigoso...num bom sentido.” • Será que não tem mais? Algo além do normal, do enjoado? • Onde está sua maior batalha? • Onde está sua aventura? Tem algo além de esportes ou filmes / televisão? • Quem é a linda Mulher? Existe alguém na sua vida que te deixa doido e pronto a

encarar um país inteiro de canibais para resgatar ela? Resgatar o Coração Selvagem em nós não vai ser fácil devido o fato de que ele tem sido esmagado por anos, mas é possível e este é nosso propósito, resgatar ele e viver a vida que Deus prôpos pra nós.

19

20

A Jornada para ser um Homem de Verdade 6

Coração Selvagem Capítulo 2

Como o simples fato de pedir às pessoas que sejam boas umas as outras poderia levar alguém a ser crucificado? Que governo executaria o Capitão America? (Philip Yancey) O que você pensou do Capítulo 2? Algo fez seu sangue bombar? Algo te frustrou? Algo te irritou? Você descobriu algo novo? (Não tente ser espiritual ou macho com suas respostas.) Se um menino será um homem e se um homem reconhecerá que ele é mesmo, ele vai precisar saber de onde ele vem e do que ele está feito.

• Muitas vezes o homem pensa que ele é feito da mesma maneira que seu pai foi feito. Acha que será a mesma coisa que seu próprio pai foi. “O fruto não cai longe da árvore.” Mas, ainda assim, nós somos mais do que os filhos dos nossos pais, nós somos filhos de Deus e fomos criados na imagem Dele.

Vamos pensar primeiramente nos nossos pais e como eles eram. (Questionário) Agora, vamos falar do nosso Pai Celestial.

• Muitas vezes a imagem que nós temos de Deus, está influenciada pela imagem que temos do nosso próprio pai.

Qual é a imagem que você tem de Jesus como homem?

• Você já viu um dos retratos de Jesus numa igreja? • Como você descrevaria ele devido o retrato? Manso? Gentil? Ou como o feroz

Leão do Tribo de Judá? • Esse cara no retrato é alguém que você gostaria de seguir numa batalha ou

numa aventura? • Pra você, Jesus é mais como a Madre Teresa ou William Wallace?

Na sua opinião, o que é ser como Deus?

• Tipo, você ouça que um cara é um “homem de Deus”. Como você imagine ele? “O Senhor é um cavaleiro.” Já ouviu isso?

• Será que Jesus estava muito preocupado em sendo educado e gentil? (chutando mesas, chamando líderes religiosos de filhos do diabo e hipócritas)

• Será que ele ia evitar uma conversa para preservar unidade na igreja? Quando Sansão fez os seus estragos santos sempre foi acompanhado com as palavras, “O Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele”.

• Será que podemos atribuir esses atos a Deus? A maioria de nós vive tentando diminuir os riscos as nossas vidas.

• Numa escala de 1 a 10, onde você se acha em relação a vontade de arriscar? A Palavra que meninos mais ouvem é “NÃO”. Não suba naquilo, não faça isso, não quebre nada, não faça barulho, não faça bagunça, não arrisque tanto. Mas Deus criou os meninos não somente para arriscar, mas para procurar situações arriscadas. VAI!

21

Questionário - Seu Pai Como que é (era) seu pai?

Qual tipo de homem ele é (era)?

Qual é (foi) seu trabalho?

O que ele gosta(gostou) de fazer?

Como ele era emocionalmente? (divertido, sério, depremido, engraçado)

Ele tinha um pavil curto? Como ele lidou com sua ira?

Como ele lidou com problemas e dificuldades?

Quais eram as grandes batalhas na vida dele? Ele tinha um senso de uma grande missão pessoal? Se sim, o que era? Se não, porque não?

Você vê ele como um homem de grande coragem? Se não corajoso, qual seria o

adjetivo que você usaria para descrever ele? Bravo? Inseguro? Tímido?

Ele contou pra você as aventuras dele quando jovem?

Seu pai vivia a sua vida como uma grande aventura, como um homem pronto a

arriscar?

Quais são cinco palavras que você usaria para descrever seu pai?

Se você ouivisse uns dos seus amigos falando sobre você e eles de repente

falam, “Ele é igual o seu pai.” Como você ia se sentir? Por quê?

22

23

A Jornada para ser um Homem de Verdade 7 Coração Selvagem Capítulo 3

O que você pensou do Capítulo 3? O que se destacou? “A maioria dos homens leva uma vida de silencioso desespero.” Henry David Thoreau

• O que essa frase significa pra você? - Quando você olha pra dentro do seu coração, você acha coragem, alguma coisa heróica ou ira, lascívia, e medo? - Se pudesse fazer qualquer coisa ou qualquer mudança na sua vida sem se preocupar com as conseqüências, responsabilidades, obrigações, o que você faria?

A ira de todo homem. “Sem uma grande batalha em que o homem possa viver e morrer, a parte forte da sua natureza fica encoberta sob uma ira dissimulada, que parece não ter razão de ser.”

• Você já sentiu isso em você? • Tem um exemplo de algo que te irritou recentemente? O que era? O que fez?

“Existe uma ira em cada homem e a maioria de nós não sabe porque.”

• Isso não é totalemente ruim. • Ira não é sempre pecado. (Ef 4.26 “Irai-vos e não pequeis”.)

o É possível ser irado sem pecar, raro, mas possível. • No mínimo, sua ira mostra que existe algo vivo dentro de você querendo lutar.

Os homens tem algo neles que deseja aventuras, desafios, e riscos.

• Por que você acha que existem tantos homens viciados em esportes? Ou o seu trabalho? Ou com lascívia?

Lascívia

1. desejo intenso ou sem controle por sexo 2. de ter um desejo intenso ou obsessivo, especialmente um que é sexual.

• Como você está nessa area? Seus olhos, seus pensamentos? • Numa escala de 1 a 10 como tem sido as suas tentações por isso nessa semana? • Tem se achado olhando para onde não devia ou pensando algo que não devia? • Quando sua luta com lascívia ou porngrafia ou masturbação é mais dificil?

� Quando está ligado com desapontamento, estresse, pressão de trabalho ou em casa?

“Se um homem não descobre as coisas para quais seu coração foi feito, ele vai procurar elas de uma outra maneira.”

• A maioria dos homes que traem as suas esposas dizem que não era por causa de sexo, mas pela aventura, por um risco. O que você diria?

24

25

A Jornada para ser um Homem de Verdade 8 Coração Selvagem Capítulo 3 – Parte 2

Impostor “O medo mais profundo do homem é de ser exposto, ser encontrado, ser descoberto como impostor, e não como um homem de verdade.”

• Você reconhece isso em você? • Como você se acha como homem? Forte, apaixonado, perigoso? • Como você se mostra como homem? • Você tem a coragem de perguntar aqueles mais perto de você de como eles te

ver como homem? • Quais são as palavras que você tem medo que eles iam usar para te descrever?

Perguntas que você pode fazer para as pessoas na sua vida: Amigos:

• Como que é trabalhar comigo, ser meu amigo, congregar comigo? • Como você me descrevaria como homem?

Eu sou o tipo de homem que... você ia seguir para uma batalha? você ia convidar para uma aventura? você queria como um sócio de negócios?

você procuraria conselhos para seu casamento ou para criação de seus filhos? você gostaria escutar por horas falando de coisas espirituais?

Eu sou um dos melhores homens que você conhece?

Sua família e esposa: • Como que é viver comigo? • Você pode compartilhar seu coração comigo e confia que eu não iria feri-lo? • Nosso casamento é tudo que você esperava que seria?

Adão e Eva

• Eva agiu erradamente e Adão se travou. • Você já se achou paralisado numa situação sem saber o que fazer e com medo

que não daria conta? • Você já ficou calado quando devia ter falado?

AsBatalhas “Escolhemos apenas aquelas batalhas que temos certeza de que venceremos, aquelas aventuras que coseguiremos controlar e as donzelas que podemos resgatar.”

26

Desde Adão o homem lida com sua força em duas maneiras: como homens violentos ou como homens passivos (covardes).

• O violento vai no excesso de tudo, trabalho, esportes, etc. • Ele procura a batalha tentando provar que ele é um homem.

o “Os rudes que estão sempre prontos para uma briga na rua são covardes em um campo de batalha aberto.”

• “A violência, não importa de que forma, é uma máscara para o medo.”

• O covarde é passivo, legal, e se esconde pra trás de espiritualidade. Ele evita a batalha. Ele fala que não tem que brigar para se mostrar homem. Seu nível “mais alto” também é uma máscara do seu medo.

• Você se acha como qual?

“Quando você conhece um homem hoje em dia, você encontra uma fachada, uma elaborada folha de figueira, um disfarce brilhante.”

• Já percebeu isso? • Meus primos sempre usavam uma voz mais grossa do que normal quando

cumprimentava alguém e apertavam a sua mão com muita força. No fim de tudo, todos de nós tememos a mesma coisa.

• Será que sou capaz? • Será que o farei? • Será que não vou ser achado como uma farsa?

Somente Deus e a vida vai poder nos responder essas perguntas.

27

28

A Jornada para ser um Homem de Verdade 9 Coração Selvagem Capítulo 4 – A Ferida

O que você pensou do Capítulo 4? O que se destacou? A pergunta que permanece. “Tenho o que é necessário? Sou capaz?”

• Até que um homem tenha plena consciência de que é homem, tentará provar isso constantemete, enquanto isso, fugirá de qualquer coisa que possa revelar que ele não é.

• A maioria dos homens passa toda a vida se sentindo perseguidos pela pergunta,

ou deformados pela resposta que receberam. * O alvo dessa semana é descobrir a ferida. Todo homem carrega uma ferida. Você tem que descobrir como você foi ferido, entender de onde veio a ferida, e como ela tem influenciado a sua vida – até esse momento hoje. Chegou o momento em que simplesmente temos de enfrentar os desafios de nossas vidas e pararmos de recuar.

• Você se lembra de uma vez quando você foi desafiado além do que achava que era capaz, mas você conseguiu? O que isso significava para você?

o Era um momento em que a pergunta: “Será que sou capaz?” entrou na história.

• Descreva uma vez em que você ouviu as palavras como Jesus ouviu do seu Pai,

“Você é meu filho em que eu tenho prazer; você é capaz.” • Qual era área da sua vida que você recebeu elogios? Escola, esportes, sendo um

bom menino? o Essas áreas responderam a pergunta pra você, “Sou capaz”?

Descreva seu relacionamento com sua mãe durante seus anos crescendo.

• 0-5 anos: • 6-12 anos: • 13-18 anos:

• Sua mãe tinha um apelido pra você? (meu bebêzihno, docinho???) • Ela ainda te chama isso? • Sua mãe te deixava fazer aventuras ou arriscar? (Muitas mães castram seus

filhos)

29

Existe uma hora na vida de todo rapaz, que é quando ele sai do lado da sua mãe e entra no mundo dos homens.

• Como foi sua separação da sua mãe? o Você falava coisas que não devia, teve atitudes ou ações erradas? o Ela te deixou ir, te encorajou de entrar no mundo do seu pai? o Ela tornou a separação dificil? o Ela entendeu?

• Como está seu relacionamento com ela agora?

A mãe tem que soltar e o pai tem que levar. • Quais são algumas das suas melhores lembranças de você com seu pai?

o Porque elas são suas melhores? • Você se lembra de querer estar por perto do seu pai, lutando, brincando,

sentindo a barba dele no seu pescoço? • Você tinha contato carinhoso com seu pai? Era regular? • Você está confortável sendo carinhoso com seus filhos, se você é carinhoso com

eles? O que seu pai te ensinou quando você era menor? Alguma coisa? Como você somaria a grande lição de vida dada a você pelo seu pai?

• “Rala muito e um dia vai sair na frente.” • “Sempre preocupe com a prioridade número um, você.” • “Você não pode confiar em ninguém.”

A Ferida

• Todo homem tem uma ferida. • Mas, pelo fato a ferida raramente ser discutida e ainda mais curada, todo

homem carrega uma ferida, e esta é quase sempre feita pelo seu pai. No caso de pais violentos, a “pergunta” está respondido numa maneira cruel.

• “Sou capaz?, Eu sou homem pai?” “Não, você é um filhinho da mamãe, um idiota, um efeminado, um zé ninguém.”

• Essas frase podem definir a vida de um homem. É um choque na pessoa dele. • A ferida de pais violentos é mais fácil de reconhecer.

o Como você experimentou a ira do seu pai? • O que seu pai te chamava? Qual era a identidade que ele te deu (campeão,

cabeça de merda, gordo, boióla)? As feridas de um pai passivo não são tão óbvios porque não vieram num tapa, mas na ausência; palavras não faladas, carinho não dado.

• O silêncio fala. “Pai, sou homem.” O silêncio: “Não sei...duvído...você terá que descobrir por si mesmo...provavelmente não.”

• Não receber uma benção do seu pai é tão ruim quanto receber uma maldição.

30

Uma outra maneira de descobrir a ferida, é perguntando a si mesmo, “Qual é a coisa que tenho medo que alguém vai achar em mim?”

• Quais são as lutas que você evita? • Por quê? Onde está a origem disso?

Qual é a sua ferida?

o Você pode colocar em palavras? o Você se lembra de como recebeu ou quando (pode ser em um momento, algo

falado ou feito, ou algo não falado ou feito)? Cada ferida, seja causada por ataques, ou mesmo passivamente, traz consigo uma mensagem.

o Qual era a mensagem da sua ferida? o O que isso falava de você?

O Voto

o Você se lembra de ter feito um voto quando você era mais jovem – talvez depois de ser ferido?

o Qual era o voto? (Jamais confiar em alguém, eu consigo sozinho.) o Você pode ver esse voto te efeitando hoje?

o Como já falamos, os homens se tornam, violentos ou covardes, todos os dois efeitos da ferida.

O que você gostaria de ouvir do seu pai? Vamos imaginar que seu pai morreu e depois você estava limpando o escritório dele e acha uma carta com seu nome no envelope escrito por seu pai. Pensando em abrir a carta, o que você gostaria de ler na carta? Um pedido de perdão? Uma afirmação? O que você quer mais do que tudo que ele falasse para você?

31

32

A Jornada para ser um Homem de Verdade 10 Coração Selvagem Capítulo 5

O que você pensou do Capítulo 5? O que se destacou? Certa vez um menino da nossa antiga igreja estava batendo direto no meu filho Jordan. Um dia ele chegou perto de mim depois de ter levado mais um soco na cabeça, e estava mais uma vez com lágrimas nos seus olhos. Tem que entender que para fazer meu filho chorar tem que ter doído mesmo. Então, parei pra conversar com ele e descobrir o que aconteceu. Ele me falou que o cara bateu na cabeça dele quando ele estava de costas. Então, falei para ele que na próxima vez que o menino mexesse com ele, ele tinha a minha permissão para dar o troco, bater nele. Mas tinha que fazer questão de bater pra valer mesmo. Tinha que ver o brilho nos olhos dele naquele momento. Eu tinha dado permissão para ele ser homem e se defender. Tudo o que um mundo comandado por mulheres ia falar que é errado, era tudo o que meu filho homem precisava ouvir, que estava tudo bem em ser homem e agir como um.

• O que você sentiu quando ouviu o que eu falei para o meu filho? • Gostou ou achou errado? Por quê? • A sua reação te pegou de surpresa? De onde veio? • A sua reação é diferente do que seria a reação da sua esposa ou mãe?

Existe uma batalha pelo coração do homem, uma luta constante. É guerra. E às vezes, nós temos que lutar literalmente.

• Como você acha que Jordan se sentiu antes? E depois? • Alguém já te deu permissão para ser perigoso?

Isso é algo para o qual o mundo em geral dá aquele olhar esquisito. A sociedade tem castrado os meninos deixando homens que não produzem. A essência masculina tá quase extinta. A escola está totalmente estruturada para o sexo feminino. A maneira de ensinar e de se comportar. Aquela energia achada nos meninos, a força, é o que os torna heróis. Quais são as feridas que você recebeu na sua escola?

• Como isso afetou a sua força masculina? • A outras crianças zoavam você? • Eles tinham um “apelido” pra você?

A Sua Vida Com seus amigos - eles são leais e te afirmam? No seu trabalho - as pessoas te vêem como um homem forte?

• Qual preço você tem pago para continuar no seu trabalho? o “Sim, sim.” E se calou?

33

Na sua igreja - eles te reconhecem como um guerreiro?

• Eles te encorajam a viver na contra-mão, de questionar o sistema, independente de quem você seja?

• Ou existe uma pressão para se comportar, para não balançar o barco? • O que acontece com aqueles que balançam o barco?

No seu Casamento – Sua esposa te encoraja a ser perigoso, de procurar aventuras, de arriscar?

• A sua esposa tem tentado te domesticar durante os anos? Como? Deus fez os homens como eles são, porque é assim que Ele precisa deles. Às vezes perigo faz parte do pacote. Se uma faca não é bem afiada, ela não faz seu trabalho. E assim o perigo faz a faca útil. O que você vê nas vidas dos homens no seu redor, eles tem uma paixão por liberdade?

• Quantos homens você conhece que desistiram da vida e estão simplesmente sobrevivendo e esperando morrer?

• Você vê a vida com uma batalha? • Você já percebeu que você está sob um ataque violento constante do inimigo?

O que suas feridas tem te impedido de fazer na sua vida?

• Você tem seguido seus sonhos? • Você está fazendo com sua vida o que você sempre esperava quando era mais

jovem? As suas feridas não eram acidentes. O inimigo mirava bem e soltou a flecha.

34

35

A Jornada para ser um Homem de Verdade 11 Coração Selvagem Capítulo 5 – Parte 2

No fim de tudo, ainda existe a necessidade de saber quem eu sou e se eu sou capaz; a coisa que a maioria de nós precisávamos ouvir do nosso pai mas nunca ouvimos. Onde você está procurando a resposta?

• Nos seus amigos? • Em uma moça? • Na sua esposa?

Muitos homens vão para a mulher procurando a resposta da sua pergunta. Como tem sido sua história com moças?

• Quem caçou quem? • Quem iniciou o relacionamento? • Como foi o relacionamento? • Ela te fez sentir como “homem”? Como? • Qual nota ela te deu como homem ou você se deu por causa dela? • Quem terminou com quem? • Você ainda pensa nela(s)? • Você procurou a resposta da sua pergunta nela? • Achou a resposta?

Muitos homens tem medo das suas esposas. Ela sabe quem ele é de verdade. E se ele tem dado a ela o poder de validar ele como homem, ela também tem o poder de não validar. É perigoso.

• Qual é a nota que acha que está recebendo da sua esposa agora? • O que isso te levar a querer fazer?

Pornografia • Fruto do desejo de ser validado.

• Pornografia vai além de um corpo lindo e sexo. Ela vai até o fundo do nosso coração necessitando ser validado.

• Quando você olha para uma mulher numa pose pornográfica, o que você senta que ela está falando pra você?

• Ele te leva a se sentir como homem? • Depois seu caso com ela, como você se sente?

o Satisfeito, num sentido de que você nunca ia precisar voltar porque ela respondeu sua pergunta?

O que nós precisamos nunca vai ser achado numa mulher.

• Você se sente confortável com esse fato ou frustração?

36

A sociedade tem nos esinado que sexualidade e conquistas sexuais estão ligados com masculinidade. Cada propaganda direcionada ao homem sempre tem uma mulher linda esperando ser conquistada por ele. A mensagem é que você pode ser um homem e resgatar ela. E assim descobrimos que isso vai além de sexo, pois nós queremos ser afirmados como homens. Se você leva sua pergunta a Eva, ela quebrará seu coração. Você nunca achará sua reposta lá, nem nas coisas desse mundo e nas coisas que a maioria dos homens está correndo atrás. A feminilidade nunca pode trazer ou afirmar a masculinidade. A resposta só pode ser achada em um lugar só.

37

38

A Jornada para ser um Homem de Verdade 12 “The Kid” / “Duas Vidas” Estudo

Assista o filme “Duas Vidas” com Bruce Willis com seu grupo. No filme nós vemos Bruce Willis como um adulto sendo tudo o que a maioria de nós sonhamos em ser. Ele tem tudo, sucesso, dinheiro, clientes importantes, um carrão e roupas chiques. Mas na sua corrida para ser um sucesso, ele colocou a sua imagem, a sua carreira e a sua avereza, no lugar dos sonhos que tinha como uma criança e acabou sendo uma pessoa solitária e chata. No filme, ele como criança não está nenhum pouco impressionado.

• Queria ser piloto. • Queria ser casado. • Queria ter um cachorro.

Acabou não tendo nada disso. O confronto:

Criança: Chester! Cadê meu cachorro? Adulto: Eu não tenho um cachorro. Criança: Por quê? Adulto: Não posso porque viajo muito. Criança: Eu sou um piloto, não é? Adulto: Não. Criança: Não deveria ter uma moça aqui? Adulto: Moro sozinho. Criança: Tenho 40 anos. Não sou casado. Não sou piloto e não tenho um cachorro. Eu sou um fracassado.

Interessante de ver a ponta de vista da criança vendo o que se tornou versus o que sonhava em ser. Para ele, realizar os seus sonhos significava sucesso, não ter tudo que esse mundo oferece.

• Como você ia se ver se fosse ao seu próprio lado com 8 anos de idade olhando para quem você é agora?

• Ficaria feliz ou desapontado?

• O que tirou ele do caminho para realizar os seus sonhos? • O que aconteceu para mudar ele e como ele pensava?

39

As feridas: • Crianças na escola • Pai: “Você está matando sua mãe! Pare de chorar! Cresça!”

o Pense no peso que uma criança levaria se sentindo responsável pela morte da sua própria mãe.

o Será que teria efeito na vida dela? o Quem e como ela seria quando adulta?

A Cura:

“Foi culpa minha?” “Não. Não era sua culpa.”

Na hora da ferida houve alguém lá para desviar a flecha e evitar a ferida.

“Papai estava falando aquelas coisas porque está com medo. Ele tem que criar você sozinho e ele não sabe como.”

Para maioria de nós não houve ninguém lá para falar a verdade e assim acabamos sendo feridos. Nada, em relação as feridas, é culpa nossa.

“Pensei que você nunca chorasse?” “Não desde meu aniversário de oito anos. Acho que estou começando de novo.”

• Quantos homens não choram por causa de uma ferida? • Homens de verdade não tem medo de mostrar suas emoções

veraddeiras, Jesus chorou.Lembra? “Eu não sou um fracasso!!!”

• O maior medo de todo homem é de ser achado como um fracassado. • Ainda tendo tudo, ele reconheceu que era um fracasso. • O menino chamou Bruce de fracasso no meio do filme, mais no fim

eles descobriram que não seriam um fracasso. • Quem tem esse medo, que você é ou será um fracasso? • O que determina se você é ou não é? • Quem pode afirmar se você é ou não é?

40

41

A Jornada para ser um Homem de Verdade 13 Coração Selvagem Capítulo 6

O que você pensou do Capítulo 6? O que se destacou? Nenhum homem, em qualquer período considerável de tempo, pode usar uma face para si mesmo e outra para a multidão sem, no final, se confundir sobre qual seria verdadeira.

–Nathaiel Hawthorne Já viu alguém assim? Era no espelho? Iniciação – o processo no qual um menino se torna um homem.

• Todos de nós precisamos ser iniciados, mas a maneira que Deus usa para nos iniciar é bem diferente do que pensamos ou esperamos.

• Ele frustra nosso falso “eu”, nosso plano de redenção, e nos leva a nossa ferida.

Para descobrir o verdadeiro “eu”, preciso deixar o falso. Assista o filme “Gladiador” com o seu grupo. A conversa entre Commudus e Maximus (Gladiador) Commodus: Você tem um nome? Maximus: Meu nome é Gladiador. (ele se vira a vai embora) Commodus: Como você ousa virar as costas para mim?! Escravo! Tire o capecete e diga-me o seu nome. Maximus: (levanta o capacete devagar e vira-se para encarar o seu inimigo) Meu nome Maximus Decimus Meridius; Comandante dos Exércitos do Norte; General das Legiões Félix, servo leal do verdadeiro imperador, Marco Aurélio, pai de um filho assassinado, marido de uma mulher assassinada; e me vingarei nessa vida ou na outra. Você poderia responder assim? Gostaria de poder?

• Nós desesperadamente precisamos conhecer o nosso nome como Maximus conheceu dele. Tudo depende disso, nossa percepção de missão, nosso propósito de vida, nossa habilidade de lutar pelos outros, e especialmente nosso impacto naqueles que amamos mais.

42

Quem você é?

• Qual é o seu nome, o seu apelido?

• Esse é quem você é ou quem você tem se tornado?

• Muitas vezes o nome que foi dado a nós durante a nossa vida está muito longe da realidade de quem nós somos e como Deus nos vê.

• O processo de achar nosso nome verdadeiro envolve deixar a nossa velha

identidade, nosso falso eu, para uma nova identidade e com isso uma nova missão, um novo propósito de vida, um entendimento de si mesmo dado por Deus.

A iniciação envolve uma jornada e uma série de testes, através dos quais descobrimos nosso verdadeiro nome e nosso real lugar na história.

43

44

A Jornada para ser um Homem de Verdade 14 Coração Selvagem Capítulo 6 – Parte 2

Sua Vida Nos últimos tempos, o que você tem visto Deus fazendo na sua vida? Ele tem sido ativo ou inativo? Quais tem sido suas perguntas a Deus? (“Por quê...?”) Quais tem sido os seus pedidos de oração? Onde você pode ir pra aprender responder como Maximus respondeu; de saber seu nome verdadeiro, um nome que nunca pode ser tirado de você?

• Somente Deus através de iniação pode te dar isso. • Você tem a coragem de deixar Deus te iniciar?

Temos que mudar as nossas perguntas: “O que você está tentando me ensinar aqui? O que você está tentando me mostar? O que você está pedindo pra eu deixar?” Seu Mundo Minimizando a ferida – as maneiras normais do homem de lidar com suas ferídas:

1. Negar (“nada assim já aconteceu comigo” ou “minha vida tem sido boa”) 2. Deixar no passado (“foi a muito tempo atrás e já superei” ou “eu não lembro

muito da minha infância”) 3. Minimizar o impacto da ferida (“não era muito importante para mim” ou “muitas

coisas dificeis acontecem nas vida das pessoas...então?” 4. Tomar a culpa sobre si (“Sim, foi terrível, mas eu mereci.”) 5. Dar razão para a ferida (“Mas,o que ele falou era a verdade.”) 6. Tomar sobre si a mentalidade de vítima e deixar a ferida definir quem você é,

abraçando ela ao ponto de precisar dela. (“Eu sou fraco...cuide de mim.”). E nunca requerer que eu seja homem.

Como você tem lidado com sua ferida?

• A maioria de nós nega a ferida, nega o que aconteceu, nega que doeu, e certamente nega que está influenciando a maneira que vive hoje.

• Por isso para nos iniciar, Deus tem que nos tocar bem na ferída. Lisa no início do nosso casamento olhou para mim durante uma discussão e falou, “Eu não preciso de você.”

• Bem na ferida; na minha necessidade de se sentir necessário e importante. • O que eu ouvi era, “Você não é necessário ou importante.”

Deus tem que frustrar nosso falso “eu” para poder nos levar a ferida, sarar ela e começar soltar o nosso verdadeiro “eu”.

45

Ele vai tirar tudo o que você confia, para que Ele possa ser a sua razão de viver.

• Como você se sente ao ouvir isso? • O que você tem medo que Deus tire de você? • Essa idéia de te frustrar pra poder te salvar, ajuda você entender uma luta ou

provação na sua vida? Tem um exemplo? A jornada verdadeira começa quando o falso “eu” fracassa. Você pode matar o falso “você” ou deixar que Deus mata ele. Mas ele tem que morrer. O que você precisa é desistir de fazer, deixar de ser para Deus poder começar te iniciar?

46

47

A Jornada para ser um Homem de Verdade 15 Good Will Hunting / Gênio Indomável

A personagem principal no filme é Will Hunting, um jovem problemático de 20 anos de idade com um passado de abuso e sem ambição, mas ele não é um fracassado típico. Ele tem uma memória fotográfica e ele gosta de brincar escrevendo teorias complexas de matemática no seu espelho no seu tempo livre. Não somente matemática complexa, sabe, mas o tipo tão avançado que faz um nó na cabeça dos mais considerados na área de matemática nos EUA. Uma noite, Will, vê uma equação no quadro negro no corredor de MIT, a faculdade mais conceituada no mundo na área de matemática e ciências, onde ele trabalha como zelador. Sem quase parar, ele escreve a solução e o professor chocado procura ele. E aqui é onde existe a hora da decisão, do conflito na vida dele: Até agora, Will estava feliz bebendo com seus amigos e brigando com seus inimigos, mas agora ele se acha num campo minado psicológico, forçado a encarar o seu passado e escolher seu futuro, a decidir entre responsabilidade e desejo.

• Qual era a ferida do Will? o Como ele tentou esconder a sua ferída? o Quem era o falso “eu” dele? o Quem e como ele era na verdade?

• Existe algo em você que é bom, mas ninguém sabe? o Tipo: Você sempre faz o papel de palhaço enquanto você é inteligente

para não ser chamado de CDF? o Canta bem, mas não na frente de ninguém? o Artista? o Gosta de teatro?

• Existe algo que você enterrou por causa de uma ferida? • Will descobriu que ele não precisava viver com a ferida.

o Ele precisava de alguém para libertar ele, tocar na ferida, sarar ele, e falar pra ele quem ele era

—Dons e Talentos (Mt. 7:21–23; 25:14–28; Fp. 2:3–5)

—Como o medo pode enterrar e a mágoa pode alejar. (Pv. 15:18; 19:11; 29:11; Hb. 13:6; 1Jo. 4:18; 1Co. 13:11; 14:20)

— O Poder de curar e amor sem condições. (Sl. 103:2–5; Mt. 11:28–30; 1Co. 13; Fp. 2:1–7; 2Ts. 3:13)

48

49

A Jornada para ser um Homem de Verdade 16 Coração Selvagem Capítulo 7

O que você pensou do Capítulo 7? O que se destacou? Esse capítulo levou você a querer fazer algo? “O desejo mais fundo dos nossos corações é para a união com Deus. Deus criou-nos para a união Consigo: Isto é o propósito original de nossas vidas.” Brennan Manning Você precisa de Deus desesperadamente?

• É uma pergunta primeiro, não uma declaração. • Você sente isso mesmo, ou você acha que pode se dar razoavelmete bem sem

ele? (Seja honesto.) • Nossa natureza masculina não curte muito essa idéia de necessitar de alguém.

Isso voa na cara do nosso espírito independente. • Você sente que a sua necessidade Dele é um sinal de fraqueza? • O que sua carne te fala?

Você precisa Dele desesperadamete – você foi feito pra viver num relacionamento com Ele profundamente dependente Dele. A cura não vem através de desprezar ou ignorar sua ferída, mas encarar ela e se lembrar que não foi culpa sua. (Gênio Indomável) Vergonha

• A maioria dos homens tem vergonha do vazio que sente e pelo fato que está ferido.

• Nós temos vergonha de não sermos mais fortes, mais completos, ou numa etapa mais alta na vida.

• Como você se sente sobre sua ferida? • Você tem medo de coisas na vida? • De onde vem esse medo?

Ajuda

• Como você se sente admitindo que precisa de ajuda? • Imagine se receber ajuda fosse algo normal para um homem e não tivesse nada

a ver com nossas falhas ou fraquezas. Seria mais fácil. • Nós olhamos para “ajuda” como se fosse algo pior do que uma eternidade no

inferno. • Já se perdeu? Parou para pedir informações? Depois de quanto tempo? • Já se sentiu perdido no caminho da vida? Parou de pedir ajuda? • Pra quem podemos pedir ajuda, parece que tá tudo mundo perdido?

o E assim enterramos nossa ferida para nunca mais falarmos dela. Deus sabe do caminho no qual você deve andar, você foi feito pra viver num relacionamento com Deus profundamente dependente Dele.

50

51

A Jornada para ser um Homem de Verdade 17 Coração Selvagem Capítulo 7 –Parte 2

A cura não vem através de você desprezar ou ignorar a sua ferida, mas encarando ela e se lembrando que não foi culpa sua. (Gênio Indomável) Cura

• Para ser curado, Cristo tem que nos tocar, e onde mais dói, na ferida. • Doutor: “Isso dói?” Claro que dói, acabei de falar que estava doendo. • Deus já tirou algo de você, algo que fez parte da sua falsa identidade? • Deus alguma vez já não deixou algo acontecer para poder entrar na sua ferida?

Como John no livro, tenho tido problemas com raiva. De onde vem, quem sabe? Mas existia algo em mim que se levantava cada vez que alguém me questionava ou não concordava comigo. Essa raiva me levou a parar para considerar o “por quê?”. Por que me sinto frustrado? Por que me sinto irritado? O que está por trás desses sentimentos?

• Um filme já te levou a chorar? Qual? Por quê? Quebrando o Voto

• Você lembra do voto que fez por causa da sua ferida? o Tem que renunciar ele, porque ele deixa você concordando com a mentira

que está na ferida. o “Não posso contar com ninguém. Nunca vou pedir ajuda de ninguém.”

• É um tipo de aliança com Satanás através da ferida. • Quebrar o voto, é nossa maneira de cancelar qualquer acordo que temos feito

com a mentira e tomarmos de volta a “terra” em nossas vidas que Satanás tomou, por causa da mentitra.

O Convite Temos que convidar Jesus para entrar na nossa ferida, para encontrar conosco lá e nos fazer completos. Toda nossa cura e força vem da nossa união com Ele.

• Isto não é fácil. Muitos de nós nunca temos nos deixado sentir a dor de perda ou decepção e assim não validamos a ferida.

o Ela é real e tem que ser reconhecida e admitida. Isso é honestidade. o Ao sentirmos a dor, admitimos a verdade. E algumas coisas realmente

doem. o Lágrimas trazem cura.

• Temos que perdoar nossos pais ou as figuras de homem que nos feriram. o Todas as falhas, todas as palavras, o que ele não falou, o que ele fez, o

que ele não fez.

• Perdão é muito mais do que simplesmente falar: “Eu te perdôo”, sem pensar naquilo que aconteceu.

o “Tá bom, tá bom, já perdoei.”

52

• Perdão é falar: “O que aconteceu era errado, foi ruim e difícil para mim, mas eu te perdôo. Eu te liberto, você não deve nada a mim.”

• Temos que confiar em Deus independente de tantas decepções na vida que nos

levam a ter dificuldade em confiar em qualquer pessoa.

• Chegamos ao ponto de deixar Deus ser nosso Pai e falar para nós o que Ele pensa de nós.

o “Deus, o que você pensa de mim? Quem eu sou?” � Tem que ficar nessa pergunta até receber uma resposta.

o Quem é o cara que você quer que eu seja? o Qual é a minha batalha?

• O que você gostaria ouvir de Deus? Geralmente o que nós somos é o oposto do que a ferida falou. Lembra o inimigo atacou a área da nossa força para nos castrar desde pequeno. Sua ferida é a chave da sua força. Bem aí você vai achar quem você é de verdade.

53

54

A Jornada para ser um Homem de Verdade 18 Coração Selvagem Capítulo 8 - Parte 1

O que você pensou do Capítulo 8? O que se destacou? Um território ocupado pelo inimigo – isso é o que esse mundo é. C.S. Lewis Até agora tudo tudo foi voltado para sarar o coração masculino. De hoje em diante vamos começar soltar seu coração na Batalha, na Aventura e na busca pela Bela que precisa ser resgatada. Vamos começar com a batalha. Por quê?

1. Esse é o lugar onde a maioria dos homens perdem a vida. 2. Se você quer a Aventura e a Bela, você vai precisar lutar por elas.

Se alguém ainda duvida da natureza guerreira do homem, eu quero te encorajar a olhar para os filmes, os esportes, e os tipos de entretenimento que a maioria dos homens gostam.

• Quais são? Um homem precisa de uma batalha para lutar, de um lugar para o que o guerreiro interior possa vir à tona a fim de ser afiado, treinado e aprimorado. Nós temos que despertar o guerreiro que está em nós. Nossas vidas dependem disso. Se pudermos “re-despertar” essa feroz qualidade do homem e ligá-la a um propósito maior, então o menino poderá crescer e se tornar verdadeiramente um homem. Vamos pensar no filme Coração Valente, principalmente na cena em que William Wallace entra com a sua espada levantada e começa com o seu discurso famoso. Wallace: Filhos da Escócia, eu sou William Wallace. Soldado: William Wallace tem mais do que dois metros. Wallace: Sim, ouvi. Mata homens pelas centenas. E se estivesse aqui, derrotaria os ingleses com bolas de fogo dos seus olhos e com relâmpagos do seu traseiro! Wallace: EU SOU William Wallace! E diante de mim eu vejo um exército inteiro de homens do meu país, aqui, desafiando a tirania. Vocês vieram para lutar como homens livres, e homens livres vocês são. O que você fará com essa liberdade? Lutará? Soldado: Contra isso? Não, fugiremos, e viveremos. Wallace: Lutem e vocês poderão morrer, corram e vocês viverão... ao menos um pouco. E vão morrer nas suas camas, daqui a muitos anos, querendo trocar todos os seus dias, deste dia e diante, por uma chance, apenas uma chance, de voltar aqui e dizer aos nossos inimigos que eles podem tirar as nossas vidas, mas eles nunca tomarão... A NOSSA LIBERDADE!

• Quantos de nós sentimos como William Wallace com uma espada nas nossas mãos?

• Quantos de nós sentimos como o cara na quarta fileira com uma enxada?

55

• A maioria dos homens se sente como o cara com a enxada no começo da jornada, vendo o que quer ser, o guerreiro, mas as vozes do medo, dúvida e confusão têm um jeito de gritar mais alto do que a voz do guerreiro.

No fundo, você acredita que você é um guerreiro, um William Wallace?

• Se você respondeu “sim”, quem colocou isso em você? • Se você diz que “não” ou duvida disso, quem colocou isso em você?

A razão pela qual o inimigo tentou tirar isso de você quando você era mais jovem, é porque ele teme você.

• Por um minuto se deixe acreditar que isso é a verdade e que as dúvidas são nada mais do que mentiras.

• Agora, quais são as possibilidades que isso desperta em você? Todo homem é guerreiro no seu interior. Mas lutar é uma decisão de cada um.

• William Wallace queria ser um fazendeiro, ter uma família e viver em paz. Ele escolheu lutar.

Pensando nos filmes que você gosta, quantos deles tem um cara que não tem nenhuma possiblilidade de vencer mas acha uma maneira e no fim consegue?

• É um tema bem repitido na bíblia (Gideão, Davi, etc). Na sua vida, sua história, você é William Wallace. Não pode ser ninguém mais. Não tem ninguém que pode tomar seu lugar na sua vida, na sua arena da vida. Se você abandonar o seu lugar, ele vai ficar vazio. Ninguém pode tomar o seu lugar como pai ou marido sem deixar o próprio lugar dele na linha.

• Quem lutaria por sua família como você? • Quem lutaria por seus filhos se não você?

O próximo passo da jornada de iniciação é quando Deus chama um homem para a linha de frente. Os homens do mundo podem ser divididos em três categorias:

1. Homens que não tem uma batalha (aquele na quarta fila com enxada) 2. Homens que tem uma batalha, mas é uma batalha errada (Saul tentando matar

Davi) 3. Homens que sabem do seu lugar na batalha

• Em qual categoria você colocaria os homens que você conhece? • E você mesmo?

Nós precisamos de algo maior do que nós para dar sentido as nossas vidas.

• Já sentiu isso? “A qualidade de um verdadeiro guerreiro é colocar-se a serviço de um propósito maior do que se mesmo.” Bly

56

Um mercenário luta por pagamento, pelo seu próprio benefício; sua vida é devotada a si mesmo.

• Eles estão lutando a batalha errada pelas razões erradas. (Saulo que acabou sendo o Apóstolo Paulo)

• Você se acha numa batalha? • É a batalha certa? • Está lutando pelas razões certas? • O que é? • O que está em jogo?

Um homem precisa de uma batalha para lutar, uma grande missão para sua vida se envolver, mas também vai além da sua casa e família; algo que leva ele até o ponto de perder sua própria vida. Isto está escríto no seu interior. VOCÊ TEM! Por esta razão Deus te criou, para ser Seu aliado íntimo; para se juntar com Ele na Grande Batalha. E por isso é essêncial que você ouve Dele a respeito do seu nome, quem você é, pois ali você descobre sua missão de vida. Quais são as coisas que chamam a sua atenção, que te levam a bater seu punho na mesa? Qual a causa que queima em você e se alguém levanta o assunto, você está ligado?

• O que essa coisa ou “causa” representa para você? • Por que isso te perturbe e mexe com suas emoções?

Nosso lugar na Batalha de Deus e na nossa missão de vida são coisas que crescem e ficam mais esclarecidas com tempo. Não se desanime se tudo ainda não está claro. A clareza em si é algo pelo qual temos que lutar. E com o tempo, vamos entender o nosso lugar nessa batalha.

57

58

A Jornada para ser um Homem de Verdade 19 Coração Selvagem Capítulo 8 -Parte 2

“Não importa quão forte um castelo possa parecer, se dentro dele residir alguém traiçoeiro (pronto para trair na primeira oportunidade), o castelo não poderá estar a salvo do inimigo. Traidores ocupam os nossos corações, prontos para aparecer com qualquer tentação e nos fazer sucumbir.” John Owen – Sin and Temptation Desde Adão, naquele dia fatal, todos nós temos a possibilidade de repetir o mesmo erro, ou seja, ao invés de nos levantar e mostrar a nossa força, recuarmos e corrermos.

• Você já teve uma boa idéia, mas por incerteza não divulgou? • Você falaria se tivesse certeza que ia dar certo? • Quantos de nós somos assim, querendo uma garantia de sucesso antes de abrir

nossa boca? Você gosta de desafios, ou prefire tomar o caminho de menos resistência? Se decidir encarar a batalha, não será fácil e vai ser cheia de resistência e inimigos.

1. A carne – o traidor interior 2. O mundo 3. O diabo

A Carne • Já sentiu que você é seu maior inimigo? • Você sente que a qualquer hora ela está pra te trair? Como?

Leia Romanos 7.15-25 – Você se identifica com Paulo? 7.24; Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?

• Você as vezes sinta assim? 7.25; Que Deus seja louvado, pois ele fará isso por meio do nosso Senhor Jesus Cristo! Portanto, esta é a minha situação: no meu pensamento eu sirvo à lei de Deus, mas na prática sirvo à lei do pecado.

• Que situação depressiva. • Entenda que o pecado não é você, é o traidor, o falso “eu”. • Muitas vezes nós achamos que o pecado é quem nós somos de verdade, mas

não é isso o que as Escrituras nos falam.

Ro 7.7; E isso mostra que, de fato, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz.

59

Ro 8.1-3; Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que pertencem a Cristo Jesus. 2 E pelo fato de vocês pertencerem a ele, o poder do Espírito que dá a vida tem libertado vocês do poder do pecado que leva à morte. 3 A lei de Moisés não era capaz de nos salvar porque a nossa natureza pecaminosa era fraca. Então Deus fez o que a lei não podia fazer. Ele enviou seu próprio Filho como um sacrifício pelos nossos pecados.

2Co 5.17; Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. Ez 11.19; Eu lhes darei um coração novo e uma nova mente. Tirarei deles o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração humano, obediente. Ez 36.26; Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente.

• O que esses verscículos significam para você? • Se você tem um espírito, mente, e coração novo, como explica as coisas erradas

que faz? • Você vê que existe um traidor dentro de você que quer que você pense que é

você mesmo? • Na realidade você é novo. O traidor é um impostor.

Se nós acreditarmos que ainda somos o “velho homem”, que o nosso coração num tem nada mais do que pecado, desanimaremos rapidamente. Por quê lutar?

• A batalha está perdida antes de começar. Já acreditou nisso? Como nós vamos acabar com a carne, o homem velho?

• Crucificar ele. Enterrar ele. Diariamente. É uma decisão Col 3.5; Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria. Sabotagem

• Já abriu mão da sua força? • Já se recusou a confrontar alguma coisa porque se você ficasse calado ia se

beneficiar? • Já se recusou a confrontar alguém ou a se defender? • Já devolveu algo num restuarante porque não era “o quê” ou “como” você

queria? • Já falou o que você pensou numa reunião de trabalho, escola, igreja, ou em

casa? Masturbação é uma sabotagem, pois nos rouba da nossa força. Homens viciados em masturbação se sentem os caras mais fracos no mundo.

60

Os vícios do homem são o resultado de se recusar usar sua própria força. • Existe uma área na sua vida que você gostaria de soltar sua força e vencer?

Nós podemos vencer carne se confrontarmos as áreas onde o traidor trabalha e sabota e deixarmos a nossa força sair. Já pensou de como seria se você de repente começasse a falar o que você pensa e deixasse a sua força ser exibida?

• Lembra que sua força é feroz e selvagem. • Tem medo disso?

O Mundo “Lute para chegar ao topo e você se sentirá um verdadeiro homem.”

• Isso é o que o mundo nos fala. Mas porque aqueles que chegam ao topo sempre são os mais vazios, mais assustados, mais orgulhosos e os maiores impostores à nossa volta?

• É uma mentira. O mundo oferece aos homens um falso senso de poder e uma falsa sensação de segurança.

• De onde vem o seu senso de poder? • De uma esposa linda, do seu conhecimento, do seu salário, do que os outros

pensam de você, ou de como eles te tratam? • De sua posição, do seu título, de um púlpito ou de um jaleco branco? • Onde você acha seu valor pessoal?

Como se sentiria se Deus te falasse agora para desistir de tudo? O que você pensaria sobre si mesmo se amanhã perdesse todas as recompensas que o mundo lhe deu? O mundo é um inimigo que finge se importar com o seu interesse em primeiro lugar.

• Ele nos oferece muitas coisas se nós simplesmente obedecermos aos homens ao invés de Deus, ficarmos calados quando devemos falar, e não vivermos segundo nossa confissão de fé, mas sim, segundo os padrões desse mundo.

• O mundo está cheio de impostores vivendo mentiras, falando o que os outros querem ouvir e se calando quando sabem que os outros não querem ouvir; pessoas que tomam decisões baseados em o que os outros vão pensar.

Bem aí achamos uma grande batalha, mas dentro de nós existe uma grande força que o mundo não quer ver.

• O mundo de impostores é sacudido por um homem de verdade. Eles farão qualquer coisa para passá-lo para trás – assustá-lo, suborná-lo, seduzi-lo, miná-lo até matá-lo. Lembra de Jesus?

61

Deixa sua força aflorar! Deixe o mundo sentir o peso de um homem de verdade.

• O que você acha que as reações dos outros vão ser? o Emprego? o Casa? o Igreja?

O Diabo Você lembra da história no capítulo sobre uma discussão entre John e Stasi quando o diabo começou lançar pesamentos na cabeça do John e ele achava no início que foi ele mesmo?

• Já passou por algo similar? De repente você estava tendo pensamentos doidos que não tinham a ver com nada?

• É possível que era o diabo lançando isso lá ou você geralmente se condena por essas coisas?

• Pensando bem, existem tentações ou pensamentos que você reconhece vieram dele recentemente?

2Co 10.5; levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo

62

63

A Jornada para ser um Homem de Verdade 20 Coração Selvagem Capítulo 9 (Part 1)

Como parte do exército deCristo, você marcha nas fileiras dos espíritos nobres. Cada um dos seus companheiros soldados é filho do Rei. Alguns como você, estão no meio da batalha, cercados por todos os lados pela aflição e pela tentação. Outros, depois de muitos ataques, rejeições e zombarias de sua fé, já se erguem sobre as muralhas dos céus como vencedores. Posso até imaginar eles nos incentivando a subir a colina e bradando: “Lutem até a morte e a cidade será sua, do mesmo modo que agora é mossa!”

--William Gurnall Assista o Matrix como grupo. No filme vemos a Batalha nitidamente em três fases.

1. Neo não sabe que a Matrix existe, ele pensa que o mundo “real” é tudo. 2. Quando ele acorda da verdade da Matrix, os agentes tentam intimidar ele a

voltar. 3. Quando ele resiste, eles tentam negociar com ele, fazer um acordo.

O ataque é sempre contra o seu verdadeiro nome. “Mister Anderson!”, “Não! Meu nome é Neo!”, tentando lembrar de “quem ele realmente é”. Na jornada masculina, o homem precisa de três coisas:

1. Ele precisa conseguir seu coração de volta 2. Ele precisa saber seu lugar na batalha 3. Ele precisa saber como lutar

Esta semana a gente vai entender a batalha, como o inimigo luta, e as suas estratégias.

• Um lutador de boxe passa horas assistindo filmes das lutas daquele com quem vai lutar. Por quê? Para ver as tendências dele, como ele luta e tentar descobrir uma falha, fraqueza, nele. Não é diferente para nós. Se pudermos entender como nosso inimigo luta, é mais fácil de se defender e atacar.

Primeiro Estágio: “Eu não estou aqui.” “Você não pode lutar uma batalha se não acredita que ela existe.” O que você pensou da história da Segunda Guerra Mundial sobre os homens que estavam naquela casa bebendo e festejando como se nenhuma guerra estivesse acontecendo e como se nenhum perigo os cercasse.

• É perigoso se recusar a agir de acordo com a situação. Negar a batalha seria perigoso demais.

64

A Batalha existe e também o inimigo. • Você acredita que existe um inimigo? • Como você lida com ele? • Ora contra ele ou ignora?

Quando você ignora o inimigo, ele vence. Ele simplesmente gosta de jogar a culpa em nós. 1 Pe. 5:8-9; Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Tiago 4:7; Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

• O que Deus está nos falando através desse versículos acerca da nossa batalha com o diabo?

• É algo passivo ou agressivo? • Tem como resistir passivamente?

A primeira coisa que o inimigo tenta é detonar as linhas de comumicação.

• No seu casamento ou na sua casa tem horas que quando você fala as pessoas entendem o que você falou num sentido totalmente diferente do que você queria dizer ?

• Nas suas amizades? Você já falou algo, mas a outra pessoa ouviu uma outra coisa totalmente diferente?

• Durante seu tempo com Deus, parece que às vezes você não consegue se concentrar?

• Já chegou ao um ponto de questionar a existência de Deus, “Cadê Deus?” • Quem você acha que é o responsável por isso? • Você às vezes chega a conclusões sobre o que alguém está pensando ao seu

respeito sem falar nada com você? o Sua esposa: “Eu sei que ela pensa que eu sou um preguiçoso e que vou

falhar.” o Seu patrão? o Seus amigos?

Ap. 12:10; Pois o acusador dos nossos irmãos, que estava diante de Deus para acusá-los dia e noite, foi jogado fora do céu.

• Não é por acaso que João chama Satanás de “acusador dos nossos irmãos”.

Enquanto um homem não é uma ameaça ao inimigo, o inimigo o chama diz pra ele :“Você está legal.” Mas na hora em que o homem decide lutar, as acusações vem, “Seu coração é podre e você sabe disso. Está tentando enganar a quem?”

65

• O que você ouve na sua cabeça quando pisa na bola ou erra? • “Eu sou um idiota. Eu sempre faço isso. Eu nunca vou conseguir.” • Quais são as frases que você tem concordado com o inimigo sobre a sua pessoa

quando você erra, o que você tem pensado que os outros pensam de você? “Você é uma idiota.”

• Essa frase não é nada mais do que uma desculpa dada pelos seus erros e falhas. • “Claro que você fez aquilo, você é um idiota mesmo.” • Tem que descobrir que quem está falando “você” para você não é você, mas ele. • É uma acusação.

Temos que estar muito atentos, em especial no começo da tentação, pois é aí que o Inimigo é mais facilmente derrotado. Não devemos permitir que ele entre em nossos corações, mas devemos resistir-lhe enquanto ele ainda estiver do lado de fora, em seu primeiro ataque.” Thomas À Kempis Pai de Robert de Bruce: Todos os homens traem; todos os homens perdem a coragem. Robert: (gritando) Não quero perder a coragem! Quero acreditar como Wallace; nunca mais estarei do lado errado outra vez. É o ponto decisivo da sua vida... e da nossa. A hora em que paramos de aceitar tudo que o inimigo fala e brigamos. No Matrix Neo começa como um homem normal, um programador de computadores, nada especial. Ele é simplesmente Thomas Anderson, ninguém mais. Mas ele descobre que o mundo real é bem maior do que ele pensava e que ele está no meio de uma batalha sobrenatural contra as forças malignas (os agentes) que controlam o que ele achava que era o mundo “real” através da decepção e intimidação. Ele recebe um novo nome, Neo, uma nova identidade e um papel bem mais perigoso na história. O começo do fim para os agentes acontece numa briga no metrô. Até esse ponto todo mundo tinha corrido dos agentes. Neo estava para correr, mas de repente ele se vira para confrontar eles. Assistindo de fora do Matrix um dos seu parceiros vira chocado para perguntar ao seu líder:“O que ele está fazendo?” , sorrindo o seu líder fala: “Ele está começando acreditar.”

• Acreditar no que? Acreditar em quem ele é. A briga começa e vai longe e durante ela o agente sempre está chamando ele de “Mr. Anderson”, um tipo de “Quem você acha que é?”. Quando parece que o inimigo vai vencer o herói chama o que sobra da sua força e fala, “Meu nome é Neo”, e com isso dá o soco que vence. Nós respondemos ao inimigo no Primeiro Estágio com, “Você está aqui e estou cansado de você me culpando por tudo. Eu conheço seus esquemas.” Existem dois erros que a igreja comete lidando com o diabo: culpando ele por tudo ou culpando ele por nada. Não faz nenhum dos dois. C.S.Lewis

66

Segundo Estágio: Intimidação Quando começamos a questionar o inimigo, a resistir as suas mentiras e ver a mão dele nas coisas que muita das vezes nós achamos são normais nas nossas vidas, ele aumenta o ataque; ele tenta com intimidação e medo.

• Ele vai tentar te intimidar a não tomar uma posição. • O que era sutíl se torna um ataque declarado. • Tudo começa dar errado, pensamentos vem e sua fé parece ter a grossura de

papel higiênico. • Por que você acha que tantos filhos de pastores se rebelam na vida? • Você acha que isso é uma coincidência? • A estratégia dele é de atacar primeiro e esperar que nós fiquemos com medo e

fujamos. O que você pensa quando a bíblia nos fala que “Deus está conosco”?

• É mais do que um encorajamento, tipo consolador ao nosso lado. • É um guerreiro ao nosso lado que vai lutar por nós. • Deus falou para Josué para não temer pois Ele estaria com ele.

Nossa resposta a Satanás no Segundo Estágio é: “Eu não estou desistindo e não vou embora. Você é aquele que tem que fugir.” Terçeiro Estágio: Não fazer qualquer acordo. Depois de você resistir ao engano e a intimidação, o inimigo vai tentar fazer um acordo contigo.

• Rei Jeú; o inimigo veio três vezes para perguntar, “Há Paz?” o Não, não há paz, não há um acordo, haverá guerra.

• O inimigo tem te oferecido um acordo? • Uma tentação de curtir um pecado pequeno mas fugir das graves? • Olhar para pornografia, mas não trair sua esposa. • Se masturbar mais não transar fora do casamento?? • Exagerar, mas não mentir? • Não declarar tudo no seu imposto de renda? • Tem um acordo na sua vida hoje?

A queda total começa com o acordo. Deixando o inimigo visitar nos sábados acaba com ele tomando posse da casa.

• Alguém que cai em adultério nunca pensa em cair. • O acordo está feito com o entendimento que isso toma o lugar da queda. • É uma mentira.

A resposta ao Inimigo no Terceiro Estágio é: “Eu não faço acordos. Meu coração e minha lealdade pertencem a Deus. Eu estou aqui até o fim.”

67

68

A Jornada para ser um Homem de Verdade 21 Coração Selvagem Capítulo 9 (Part 2)

“Não sei o que vai passar por aqueles portões, mas, nós temos uma possibilidade melhor de sobreviver se trabalharmos juntos.”

--Maximus Decimus Meridius Nossas Armas de Guerra Ap 2.10; Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Não pode desisitir. Lembra do filme Matrix e daquele cara, o Cifer, o compatriota de Neo que cansou da batalha, se sentiu enganado por Morfeu e acabou sendo seduzido pelo agente que levou ele para jantar e prometeu fazer dele um homem rico e famoso? No fim, Cifer decidiu deixar a guerra e trair seus amigos. Aquela cena é triste. É mais triste ainda quando percebemos que isto acontece todo dia nas vidas dos homens ao nosso redor. Eles cansam e desistem da batalha.

• Estamos numa guerra e nessa guerra vamos precisar de armas. Intimidade com Deus

• A maioria dos homens tem um tempo difícil tentando manter uma vida devocional, e isso acontece porque ela não tem uma importância vital para recuperar e proteger as suas forças, para eles.

• Parece ser tão importante quanto usar o fio dental. • Numa escala 1-10, (1 sendo usando fio dental e 10 sendo um orgasmo), onde

você colocaria sua vida devocional? • Temos que entender que estamos fritos sem esse tempo e pensando assim, ao

invés de fazer porque devemos. • Temos que deixar as linhas de comunicação abertas.

o Como qualquer guerra, a primeira coisa que o inimigo tenta destruir são as linhas de comunicação.

Maneiras de ficar ligado com Deus (existem várias)

1. orar 2. ler a bíblia 3. ler um livro 4. escutar música 5. cantar 6. sentar e ficar quieto

• Você lembra de uma vez que você estava bem ligado com Deus? • O que você estava fazendo naquela época?

69

Intimidade com Outros • Nem pensar em entrar na batalha sozinho, é suicídio. • Quando eu falo para estar junto não quer dizer grupos de contabilidade ou

cobrança. o Nós precisamos de mais guerreiros não babás.

• Precisamos de um grupo de caras perigosos e não doces e educados. Tem alguns caras que você gostaria que entrasse na batalha contigo?

• Homens com os quais você quer lutando uns pelos o outros? • Por que não se aproxima eles com essa idéia? • Ou, todos os homens que você conhece são “posers”(pousers, impostores,

falsos)?

• Quando se juntarem, façam algo legal, normal, saiam juntos, joguem bola, assistam um filme ou jogo, falem de seus sonhos, mas saiam de baixo do véu religioso, a atmosféra sufocante de posers fingindo ser espirituais.

Sejam honestos, sejam homens. Você lembra da cena em Gladiador antes da primeira briga no Coliseu quando Maximus falou para os seus homens: “Não sei o que vai passar por aqueles portões, mas nós temos uma possibilidade melhor de sobreviver se trabalhamos juntos.” Os caras que tentavam lutar sozinhos morreram, mas aqueles que ficavam juntos lutando ganhavam quando não havia esperança. Fp 1.27; Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica; O Armadura de Deus Ef 6.10-17 A Autoridade de Cristo Todas as nossas vitórias vem através do que Cristo tem feito por nós na sua morte, resurreição e ascensão.

• A Sua Cruz: Nos lava do pecado, tira nossa velha natureza. (Gal 2,20; Col 2.13-15)

• A Sua Resurreição: Nos traz uma nova vida, uma vida vitoriosa e uma nova natureza. (Ro 5.17; 6.5-11)

• A Sua Ascenção: Nos dá autoridade no Nome de Jesus Cristo que tem toda a autoridade nos céus e na terra. (Mt 28.18; Ef 2.4-6)

“O Reino do Céu tem sido atacado com violência, e as pessoas violentas tentam conquistá-lo.” (Mt 11.12)

• Olhando para os homens que você conhece, essa é uma coisa boa ou ruim? • Você vê a coisa boa e santa na achada agressão e força do homem?

70

71

A Jornada para ser um Homem de Verdade 22 Coração Selvagem Capítulo 10

O que você pensou do Capítulo 10? O que se destacou? Os seus olhos foram abertos em relação da mulher e os desejos dela? A beleza não é apenas algo impressioante, é também algo misterioso. Deus e o Diabo lutam por soberania e o campo é o coração do homem. Fyodor Dostoyevski A tema do universo e a natureza humana, gira em torno da relação do homem e a mulher, tem sempre um homem forte vindo resgatar uma linda mulher.

• Você já percebeu isso? • Pode pensar num filme que não trata desse assunto?

Nesse “filme” chamado de “vida”, existem dois papéis principais, o papel do homem e o papel da mulher. Temos que entender os dois lados para poder fazer nosso papel certo. A maioria de nós vai ter uma mulher em nossas vidas. Deus chama uns para não casar, mas eles são poucos.

• Para muitos de nós a batalha pela a donzela é o centro da nossa jornada masculina.

o Esta vai ser a batalha mais difícil que já encaramos. o Vai levar tempo e garra. o Invadir a Normândia e morrer numa explosão se torna tentador

comparado a ter que conquistar sua esposa e ela te rejeitar ou rir na sua cara.

o Por isso a maioria de nós temos evitado essa guerra. Quantos casais você conhece que parecem ter vidas separadas?

• Moram juntos, mas quase nunca conversam? Se queremos casamentos felizes, vamos precisar encarar uma cruz.

• “por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz” Hb 12.2

• Ele encarou a cruz por causa da alegria que virá. E nós também temos que colocar sempre diante de nós a promessa da alegria que virá.

Eva O que é o desejo de toda mulher?

• Que alguém lute por ela. • Ser desejada. • Ser procurada. • Uma aventura para dividir. • Ser amada. • Ter alguém que deleita nela. • Ter alguém que acha ela bonita.

72

Quantas mulheres que você conhece mostram esses desejos? • Quantas delas tem desistido em ter esses desejos realizados? • O que elas tem feito com esses desejos?

Como você descrevaria sua esposa ou a mulher com quem você pretenda casar?

• Atraente? Vulnerável? • Ou, ocupada? Distante? Controladora? • Ou pegajosa? Exigente?

Se ela fosse ser a mulher do seus sonhos, como ela seria?

• Descreva ela? • O que é uma mulher linda na sua opinião? • Como ela seria...

o No seu quarto? o Fora do seu quarto, em público?

A Ferida da Eva Assim como cada menino está fazendo uma pergunta, cada menina tem sua.

• Sou adorável? • Você vai me procurar? • Você se deleita em mim? • Você lutará por mim?

Isso nos levar a conhecer o caminho ao coração da mulher e também descobrimos onde está sua ferida. Cada mulher carrega uma ferida no ponto central da beleza do seu coração e vem com uma mensagem, “Não, você não é bonita e ninguém lutará por você.”

• A ferida dela como a sua provavelmente veio do seu pai. • Seja um homem violento ou passivo a mensagem era a mesma, “Você não é

desejada.” • Por isso as moças procuram nos rapazes o carinho e afirmação que não

receberam dos seus pais. • Como o rapaz procura na mulher a afirmação da sua força, a mulher procura no

homem a afirmação do seu valor. • Por isso o namoro é um lugar muito perigoso; duas pessoas necessitando de

algo negligenciado pelo pai em alguém que não pode suprir. Para lutar pela sua esposa, você vai precisar saber das feridas dela.

• Você tem ferido ela? Como? • O que você tem feito em relação ao desejo do coração dela de saber que ela

está adorável (e não somente quando você quer sexo)? • Suas palavras e ações tem falado para ela que ela é desejável e que vale a pena

lutar por ela? • O que os anos com você tem feito com ela e o coração dela? • Tem sido uma boa experiência pra ela ou uma difícil?

73

!!!Advertência!!! A torre que segura o coração da sua esposa, e as defesas que ela tem adicionado, se desmonta um tijolo de cada vez. Você não pode desfazer anos de estrago num dia.

• Lembre-se que essa batalha não é sobre a sua Pergunta. Eva nunca vai poder te afirmar. Ofereça a ela suas palvras de encorajamento e ela vai amá-las...mas elas não vão encher ela. Nunca vai ser “suficiente”. Por isso você não pode deixar ela te dar uma nota. Leve a sua Pergunta a Deus e deixa Ele te falar de como você está indo.

Oferecendo a ela a Sua Força Sua esposa deseja suas palavras, ou seja, as conversas com você.

• Quantas vezes por semana você fala para sua esposa que a ama? • Quantas vezes por semana você fala para sua esposa que ela é linda e que você

gosta do que ela está vestindo (fora quando você quer transar)? • Quantas conversas você tem com ela por semana, sobre sua vida ou a vida dela,

que duram mais do que 5 minutos? (Se você não faz isso todo dia, você está matando ela de fome.)

• Você dá atenção física para ela sem estar querendo sexo? • Você senta no sofá com ela e segura na mão dela, abraça, beija sem nada mais

na mente? • Você dá flores e a leva para jantar fora por nenhuma razão, além de querer

estar a sós com ela? • Quais são os sacrifícios que você tem feito para mostrar para sua esposa que ela

é uma prioridade na sua vida?

Conhecendo a Mulher Porque as mulheres caem em adultério?

• 17% admitem de ter cometido adultério. (25% dos homens) • Mulheres, particularmente, deixam seus maridos devido razões emocionais.

Quais são as necessidades de uma esposa.

1. Afeto: Para a maioria das mulheres, isso simboliza segurança, proteção, conforto e aprovação. Quando um marido mostra afeto a sua esposa ele está enviando as seguintes mensagens:1) Vou cuidar e proteger você; 2) Eu me importo com os seus problemas e estou contigo; 3) Eu acho que você tem feito um bom trabalho e tenho orgulho de você.

a. Não existe como fazer isso “demais”. b. Para uma mulher isto é o ponto central de um relacionamento. c. Pode ser um abraço, um beijo, flores, bombons, um jantar fora, segurar

as mãos dela, massagens, ligações durante o dia e etc. 2. Conversas: Esposas precisam que seus maridos conversem com elas e as

escutem também. Antes de casar a maioria dos casais mostravam muito afeto e conversavam bastante. Isso não deve parar depois casar.

3. Honestidade e transparência: Uma esposa precisa confiar no seu marido totalmente. Se um homem não é honesto ou transparente com sua esposa, ele mata a sua confiança e destrói a sua segurança. Para se sentir

74

segura, uma esposa precisa confiar que seu marido vai ser honesto com ela sobre seu passado, presente e futuro. Se ela não confiar nos sinais que ele está mandando, ela não tem um alicerce para poder construir um relacionameto sólido. E em vez de crescer na direção dele, ela cresce na outra direção.

4. Compromisso financeiro: Ela precisa saber que você vai cuidar dela. Indepedente se ela já tem uma carreira, ela precisa saber que o seu marido vai fazer questão que eles nunca passarão necessidade.

5. Compromisso de família. Uma esposa precisa que seu marido seja um bom pai e que esteja compromissado com sua família. A maioria das mulheres quando casam querem ter um lar e filhos. Acima de tudo, esposas querem que seus maridos tomem um papel de liderança na família e comprometam-se com o desenvolvimento moral e educacional de suas crianças.

Se você não oferece a sua esposa o que ela quer e precisa, fique sabendo que existem muitos homens prontos a oferecer. A decisão e responsabilidade de proteger ela e seu casamento é sua.

• A bola está no seu lado do campo. • Você tem que agir. • Conversa com ela. • Pergunte a ela como você tem ferido ela e deixe ela falar e depois peça perdão. • Resgate ela. • Faça algo, mas não desista. • Ela ainda precisa ser resgatada.

Não vai ser fácil, mas a cruz de Jesus também não era. Podemos ser felizes porque ele não desistiu quando viu a dificuldade na sua frente. “Não vou a lugar nenhum. Este é meu lugar na batalha. É neste monte que vou morrer.”

75

76

A Jornada para ser um Homem de Verdade 23 Coração Selvagem Capítulo 11

O que você pensou do Capítulo 11? O que se destacou? O que levou você a querer fazer alguma coisa? “A vida não é um problema a ser resolvido; é uma aventura que deve ser vivida.”

• Se eu pudesse fazer com a minha vida o que eu mais gosto, faria... Complete a frase.

• Você precisa decidir se está disposto a trocar uma vida de controle nascido em

medo, por uma vida de risco nascida em fé. “Não pergunte a si mesmo do que o mundo precisa. Pergunte a si mesmo o que lhe mantém vivo e ativo, e vá fazer isso; porque o que o mundo precisa é de pessoas vivas e ativas.”

• Essa foi a pergunta que te levou a viver o que está vivendo agora? • Qual foi a pergunta que você fez a si mesmo que te levou você a ter a vida que

tem agora? • Já sentiu que você estava vivendo uma vida escrito por alguma outra pessoa? • Já sentiu como se tivesse pedindo que o mundo te falasse o que você deveria

fazer? • Vivemos querendo ser livres, mas muitas vezes preferimos ser mandados. Por

que você acha? Muitas vezes nós queremos que alguém nos fale o que fazer, não somente dando opiniões ou conselhos, nos livrando da responsabilidade e de qualquer risco.

• Você já quis que uma outra pessoa te falasse o que fazer? • Você já se achou precisando tomar uma decisão que tinha dois caminhos

possíveis, um sendo um caminho responsáve, oferecendo segurança e nenhuma surpresa, e o outro um sonho a seguir?

• Qual você escolheu? • Isso é o que seu coração queria fazer?

Quatro grupos de homens baseado em como eles abraçam Deus e o risco.

1. Cauteloso ou Medroso com Deus: Homens, às vezes espirituais, que vivem num mundo controlado e seguro. Homens hesitantes que justificam sua cautela a chamando de espiritual. Podem ser também homens controladores que praticam sua religião com dicas e técnicas que ajudam eles controlar seu mundo.

77

2. Cauteloso ou Medroso sem Deus: Homens que vivem “seguros” mas se disfarçam sem espiritualidade. Eles se escondem por trás do jornal ou seu trabalho.

3. Arriscar sem Deus: Podem ser empresários, apostadores, viciados em esportes radicais. São homens com vidas cheias de aventura, mas, aventuras sem Deus.

4. Arriscar com Deus: Homens como o Rei Davi ou o Apóstolo Paulo. Homens que embarcam numa aventura porque estão andando com Deus.

Em qual grupo você se colocaria? Por quê? Muitos homens desistem dos seus sonhos porque eles não estão dispostos a arriscar, têm medo de que não dão conta do desafio ou nunca ouviram que aqueles desejos, no fundo do seus corações, são bons.

• O que faz você viver? • Para arriscar com Deus, você quer saber como que aconteceria? • O “como” pertence a Deus. • A seu lado é “o que”. O que está escrito no seu coração? O que te faz viver?

Muitas vezes as dicas estão em nosso passado, nos momentos em que nos encontramos amando o que estávamos fazendo.

• Quais são as coisas que você gostou na escola? (A matérias, lembranças). • Quando entra numa livraria, qual é a area para que você vai primeiro? • Qual foi o emporego que você realmente gostou, ou melhor, tarefas que você

gostou no seu emprego? Faça uma lista de todas as coisas que você deseja fazer na sua vida, coisas grandes e pequenas, para a semana que vem. Coloque elas em ordem de urgência, “essa eu gostaria fazer, mas essa eu morro se nunca fizer”.

• Se Deus te chamasse você iria? • Tem esperança que ele chamaria você para fazer algo louco ou assustador?

Eu quero encontrar uma vida que vale a pena ser vivida.

78

79

A Jornada para ser um Homem de Verdade 24 “Anjos da Vida” Estudo

Você está num barco com quatro pessoas, um advogado, um médico, uma criança aleijada e alguém que cata papelão. O barquinho só agüentará quatro pessoas e a decisão é sua de quem vai ser jogada fora. Quem você jogaria? Por quê? Assim nós vemos o que nós valorizamos na sociedade. No filme “Anjos da Vida”, eles estão treinados a dar as suas vidas “para que os outros possam viver”. Então, quem você escolheria para jogar fora do barco? A decisão correta é você mesmo. Você sai para que os outros possam viver. Não é uma decisão fácil. E com certeza não é uma decisão natural. Mas é a decisão correta. Nossa tendência é fazer tudo para sobreviver; não morrer para que uma outra pessoa possa viver. Isto é o que Jesus fez. Ele deu a sua vida para que nós pudessemos viver. Ele se sacrificou. Marcos 10.45; Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. João 15.13; Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. A verdade é que muitas vezes o herói morre.

80

81

A Jornada para ser um Homem de Verdade 25 O Final

“A vida não é um problema a ser resolvido; é uma aventura que deve ser vivida.” Em ordem de urgência, “este eu gostaria de fazer, mas este eu morro se eu nunca fizer”, como que ficou a sua lista de todas as coisas que você deseja fazer durante sua vida? Os desejos de Deus para sua vida e os seus desejos. Davi - “tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu” Atos 13:36

• Davi fez exatamente o que Deus queria que fizesse. • Mas, qual foi a sua própria percepção da sua vida?

“Ó SENHOR Deus, o rei está muito feliz porque lhe deste força; está muito contente porque o tornaste vitorioso.Cumprist-lhe o desejo do seu coração, e não desatendeste as súplicas dos seus lábios.” Sl. 21:1-2

• O motivo pelo qual Deus chamou a Davi era exatamente o que Davi queria fazer. • Deus não é o inimigo do desejo. Ele os coloca em nossos corações e os cumpre

também. Enquanto você fica diante de duas estradas, você vai achar dois obstáculos para abraçar a aventura, medo e mistério (o não conhecido). “O preço da nossa vitalidade é a soma de todos os nossos medos.” David Whyte Antes de embarcar na sua aventura, quais são seu medos? O que você faria com esses medos e o desconhecido? Existem três escolhas:

1. recuar – muitos de nós já temos feito isso nas nossas vidas, e rejeitaram a Aventura.

2. tentar achar uma fórmula que daria um senso de controle 3. simplesmente ir em frente com Deus

Um homem nunca será mais o mesmo depois de ter abraçado uma aventura que esteja além do seu controle, ou depois de ter entrado em uma batalha que não estava certo de vencer. Você pensa em fazer o que com sua vida?

• O que seu “falso eu”, seu ego, te fala para fazer? • Nosso falso eu exige fórmulas e garantias de sucesso antes de agir. Tudo que

ninguém encontrará.

82

Uma coisa que sabemos é que Deus nunca removerá o elemento de fé das nossas vidas. Andar com Ele sempre envolve risco. Por isso, seguindo Deus na Grande Aventura, se resume nesta pergunta, “Você confiará em mim?”. Pois o que Ele nos oferece não é nada menos do que Ele. O problema com as fórmulas e os métodos do Cristianismo de hoje, é que eles removem as conversas reais com Deus.

• Faça o que o método te fala e tudo dará certo. • Pra o que precisamos de Deus então? • Você sente que a sua vida espiritual é mais ligada com regras ou com um

relacionamento pessoal com Deus? A única forma de viver essa aventura – com todos os seus perigosos e riscos (que são imensos e imprevisíveis) – é através de um relacionamento íntimo e contínuo com Deus.

• O controle que desejamos tanto é uma ilusão. • É melhor que entreguemos tudo a Deus em troca da companhia que Ele oferece. • Não existe fórmula nenhuma que vai te levar a intimidade com Deus.

Assim como rolou com Moisés e Abraão, ainda existe uma amizade real que pode ser experimentada com Deus.

• Você crê nisso? Aprender a ouvir a voz de Deus e reconhecer a Sua mão numa situação, são coisas que levam tempo.

• O inimigo gosta de imitar a Deus e para quem não está acustomado a ouvir a voz Dele existe um risco.

• Mas não deixe que as tentativas do inimigo de te enganar te impedir de cultivar algo especial com Deus.

Nós não nos tornamos aliados de Deus durante uma noite, mas sim, durante uma vida.

• Quando você começar buscar Ele, deixe a sua agenda no altar. • É muito difícil ouvir a voz Dele quando você se recusa a ouvir qualquer resposta

além daquela que quer ouvir. • Para ouvir um “sim” de Deus com clareza, temos que está dispostos a ouvir um

“não”. Talvez começando essa jornada, tudo não é tão claro, mas com tempo, as coisas se esclarecerão. O que falta é mais intimidade com Deus. E não se esquenta se você não sabe como alcançar. Deus nunca revela tudo para ninguém. A vida é algo que você tem que viver um dia em sua vez. “Não é a opinião da crítica que é importante, não do homem que comenta quando um homem forte tropeça, ou aquele que faz menção que ele podia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem na arena, de qual o seu rosto está marcado por poeira, suor e sangue; quem se esforça valentemente... quem conhece o grande entusiasmo, as grandes devoções; quem se gasta numa causa digna; quem no melhor cenário

83

conhece no fim o triunfo de ter conseguido, e no pior, se ele falha, no mínimo ele falha arriscando, e o seu lugar nunca seria estar com aquelas almas frias e tímidas que nunca conheceram nem a vitória, nem a derrota.” (Teddy Roosevelt –general e presidente dos EUA)