metro sp, news, portugues, brasil

10
Salve o nosso campeão RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR O Jornal Metro é impresso em papel certificado FSC, garantia de manejo florestal responsável, e com tinta ecológica elaborada com matérias-primas bioderivadas e renováveis pela gráfica Plural. GANSO VOLTA E DESEQUILIBRA MURICY RAMALHO DESENCANTA {págs 02 e 09} NESTA EDIÇÃO, PÔSTER COM OS HERÓIS DO TÍTULO NEYMAR JOGA E PROVOCA NA NOITE DO TRI RODOLFO BUHRER/REUTERS RODOLFO BUHRER/REUTERS EDIÇÃO ESPECIAL Quinta-feira, 23 de junho de 2011 {pág 02} O CARA {pág 10} Com 2 a 1 em cima do Peñarol, no Pacaembu, Santos conquista o tri da Libertadores BRALTSANTOS_2011-06-23_1.qxp:BRAZIL 6/23/11 1:39 AM Page 1

Upload: portugues-do-brasil

Post on 30-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

metro sp, news, portugues, brasil

TRANSCRIPT

Page 1: metro sp, news, portugues, brasil

Salve o nossocampeão

REC

ICLE

A IN

FOR

MA

ÇÃO

: PA

SSE

ESTE

JO

RN

AL

PARA

OU

TRO

LEI

TOR

O Jo

rnal

Met

ro é

impr

esso

em

pap

el c

ertif

icad

o FS

C, g

aran

tia d

em

anej

o flo

rest

al r

espo

nsáv

el, e

com

tin

ta e

coló

gica

ela

bora

daco

m m

atér

ias-

prim

as b

iode

rivad

as e

reno

váve

is p

ela

gráf

ica

Plur

al.

GANSO VOLTAE DESEQUILIBRA

MURICY RAMALHODESENCANTA {págs 02 e 09}

NESTA EDIÇÃO,PÔSTER COM

OS HERÓIS DO TÍTULO

NEYMAR JOGA E PROVOCA NANOITE DO TRI

RODOLFO BUHRER/REUTERS

RODOLFO BUHRER/REUTERS

EDIÇÃO ESPECIALQuinta-feira, 23 de junho de 2011

{pág 02}

O CARA{pág 10}

Com 2 a 1 em cima do Peñarol, no Pacaembu, Santos conquista o tri da Libertadores

BRALTSANTOS_2011-06-23_1.qxp:BRAZIL 6/23/11 1:39 AM Page 1

Page 2: metro sp, news, portugues, brasil

O dia 22 de junho de 2011ficará marcado no coraçãode todos os santistas. Pas-sados 48 anos da primeiraconquista da Taça Liberta-dores, o Santos levantou ocaneco pela terceira vez,ao vencer o Peñarol por 2a 1 diante de um Pacaem-bu lotado. Se em 1962,também diante dos uru-guaios, Pelé resolveu parao alvinegro, desta vez foiNeymar quem infernizouo adversário.

Mas a vitória e o títuloforam bastante valorizadospelo time uruguaio. O téc-nico Diego Aguirre com-pactou seu time e apostavanos contra-ataques – sem-pre na base da velocidadede Martinuccio.

O Santos, como de costu-me, foi para cima desde oinício do confronto, empur-rado por uma torcida en-louquecida, que cantou docomeço ao fim do confron-to. Orquestrada pelo meiaPaulo Henrique Ganso –que retornou ao time após43 dias – a equipe santistacriava oportunidades, maspecava nas finalizações.

Para etapa final, o técni-co Muricy Ramalho pediumais tranquilidade à suaequipe, em especial paraArouca, que errava muitospasses, e Zé Eduardo, quedesperdiçava chances pre-ciosas de gol.

E essa calma foi facilita-da pelo talento do time.Com um minuto de bolarolando, Ganso deu lindopasse de calcanhar paraArouca, que rolou paraNeymar. O camisa 11 chu-tou forte, no canto de So-sa: 1 a 0.

Depois do gol, os uru-guaios se desequilibrarame passaram a distribuirpancadas. Aguirre gritavapara que o time se acal-masse e pensasse apenasem jogar bola.

Com a necessidade doempate, o Peñarol se man-dou para o ataque e, natu-ralmente, deixou espaçopara o time santista jogar.Aos 23 minutos, Danilo re-cebeu na entrada da área,cortou o zagueiro e chutoucom categoria para marcaro segundo.

O desespero do Peñarolsó não foi maior porque ZéEduardo perdeu dois golsinacreditáveis.

Quando o time da Vilaadministrava sua vanta-gem, entretanto, os visi-tantes conseguiram acharseu gol e botar fogo no jo-go. Aos 35 minutos, Dur-val desviou um cruzamen-to adversário e anotoucontra.

O Peñarol não teve for-ças para igualar o placar elevar a partida para a pror-rogação, e postariormen-te, pênaltis.

Santos campeão, ou me-lhor, tricampeão.

METRO

Com dribles e muita velocidade, Neymar atormentou os defensores do Peñarol

Nervosismo e pancadaria

especial02 www.metropoint.comQUINTA-FEIRA, 23 DE JUNHO DE 2011

Poucos segundos depois dofinal da partida, uma brigageneralizada entre jogado-res e integrantes das duasdelegações atrapalhou afesta alvinegra.

Inconformados com aderrota, os jogadores doPeñarol partiram para ci-ma dos santistas. A turmado “deixa disso” não con-seguiu conter os briguen-tos que, ainda mais insu-flados por alguns seguran-ças, revidavam cada agres-são. A Polícia Militar teveque intervir para acabarcom a briga. METRO

Meninos da AméricaSantos vence Peñarol por 2 a 1, com Pacaembu lotado, e conquista o tricampeonato da Taça Libertadores

Neymar e Danilo marcam para o Peixe Ganso retorna à equipe titular e desequilibra na finalíssimaMARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS

Peñarol: Sosa; González (Albín) (Estoyanoff),Valdez, G.Rodriguez e D.Rodriguez; Corujo , Frei-tas , Aguiar e Mier (Urretaviscaya); Olivera e Mar-tinuccio. Técnico: Diego Aguirre

• Gols: Neymar, a 1 minuto, Danilo aos 23 minutos e Durval (contra) aos35 minutos do 2o tempo • Arbitragem: Sergio Pezzotta, auxiliado por Ri-cardo Casas e Hernan Midana, todos da Argentina

Santos: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo(Alex Sandro); Adriano, Arouca, Elano e Paulo Hen-rique Ganso (Pará); Neymar e Zé Eduardo . Técnico: Muricy Ramalho

21

x

ExpedientePresidente: Cláudio Costa Bianchini. Diretor de Redação: Fábio Cunha (MTB: 22.269). Editor de Produtos Especiais: Guilherme Costa. Editor de Esportes: Wilson Dell'Isola. Editor de Arte: Vitor Iwasso. Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo Scappini. Diretora Financeira: Sara Velloso. Diretor de Operações: Luís Henrique Correa. Gerentes Comerciais: Elizabeth Silva e Tânia Biagio.

O jornal Metro é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. Está presente em 23 países e tem alcance diário superior a 20 milhões de leitores.

E-mail: [email protected] “A tiragem e distribuição desta edição de 50.000 exemplares é auditada pela BDO.” Editado e distribuído por SP Publimetro S/A. O jornal Metro é impresso na Plural Editora e Gráfica Ltda.

“Formamos umageração vencedora.É o melhormomento daminha carreira equero ter essesentimento muitasoutras vezes.”PAULO HENRIQUE GANSO

MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS

“O time começou o torneiopensando emguerra e por pouconão foi eliminado.Resolvemos apenasjogar bola, aíninguém segurou.”MURICY RAMALHO

WILLIAM VOLCOV/NEWS FREE/FOLHAPRESS

“É um orgulhopoder dar essetítulo à torcida doSantos. Nossosnomes estarãosempre ligados àessa conquista daLibertadores.”ELANO

MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS

6gols marcou Neymar na edição 2011 da Libertadores –artilheiro da equipe,ele só não fez mais gols do que Nanni e Wallyson, que anota-ram sete cada um.

SERGIO MORAES/REUTERS

Jogadores do Peñarol não se conformam com a

derrota na final e partem para cima dos santistas

BRALTSANTOS_2011-06-23_2.qxp:BRAZIL 6/23/11 1:39 AM Page 1

Page 3: metro sp, news, portugues, brasil

especial 03www.metropoint.comQUINTA-FEIRA, 23 DE JUNHO DE 2011

Avalanche brancaEmoção

Energia contagianteO que não faltou ontem no Pacaembu foi demonstraçãode amor ao time. Além dos gritos empolgantes duranteo jogo, após a conquista o estádio foi tomado pela emoção, com abraços e choros por todos os lados.

Caldeirão

Pacaembu em chamasCom sinalizadores e muita disposição, os santistas levaram o time à suada vitória. Com camisas brancas,os quase 40 mil torcedores fizeram o estádio balançar.

Na Baixada

Festa na Vila

Cerca de 15 mil pessoas assistiram à decisão emum telão instalado no estádio santista. Ao finalda partida, os torcedoresinvadiram o campo paracomemorar o título. Apósa festa no Pacaembu, osjogadores campeões fo-ram à Vila para celebrar avitória junto aos santistas.

Torcida santista fez bonito, lotou o Pacaembu e empurrou o time do começo ao fim Festa do tri varou a madrugada na capital e em Santos

Os 2.500 uruguaios que foram ao estádio voltaram para casa chorando

DANIEL MARENCO/FOLHAPRESS

NACHO DOCE/REUTERS

PIERRE DUARTE/FOLHAPRESS

BRALTSANTOS_2011-06-23_3.qxp:BRAZIL 6/23/11 1:21 AM Page 2

Page 4: metro sp, news, portugues, brasil

Coutinho recebe a bola nobico esquerdo da pequenaárea e toca para trás. Peléajeita a pelota no peito e en-che o pé para estufar as re-des do goleiro Maidana, doPenãrol. Estava selada a vi-tória por 3 a 0 do Santos,em Buenos Aires, que deu oprimeiro título da Liberta-dores para o Peixe em 1962.

E o caneco só veio no jo-go extra. Na primeira parti-da, em Montevidéu, o San-tos venceu por 2 a 1 comshow de Pelé. Na segundapartida, cerca de 30 miltorcedores se espremeramna Vila Belmiro e presen-ciaram o jogo que ficoueternizado como “Noitedas Garrafadas”.

O primeiro tempo ter-minou com vantagem san-tista: 2 a 1. Spencer empa-tou para o Peñarol logo noinício da etapa final. Foientão que uma garrafa ati-rada da arquibancadaacertou a cabeça do assis-tente Domingo Massaro.O jogo teve de ser parali-sado por quase uma horaporque o árbitro chilenoCarlos Robles exigia ga-rantias de segurança.

Quando, enfim, a bolarolou novamente, o mes-mo Spencer anotou o ter-ceiro do Peñarol. Outra pa-

ralisação aconteceu, minu-tos depois, quando os san-tistas pediam falta do uru-guaio Calbet. A partida foireiniciada e Pagão igualouo marcador. Assim que oPeixe empatou – placarque garantiria o título –,Robles apitou o fim do jo-go, mesmo com apenas 59minutos de bola rolando.

Os brasileiros festeja-ram o título – sem a pre-sença de Pelé, machucado.No dia seguinte, um dire-

tor da Confederação Sul-Americana informou que ojuiz havia colocado no rela-tório vitória do Peñarol por3 a 2, e só havia dado pros-seguimento até o empatesantista porque temia porsua integridade física.

A partida extra foi marca-da em campo neutro e Pelémarcou dois dos três tentos.

BicampeonatoA quarta edição da Copa Li-bertadores da América foi

disputada por clubes de oi-to países da América doSul. A equipe santista en-trou na competição de1963 apenas nas semifi-nais, por ter vencido a edi-ção anterior.

Pela primeira vez, o Bra-sil enviava mais de umaequipe à mesma edição dotorneio: Santos (campeãoda Libertadores e da TaçaBrasil de 1962) e Botafogo(vice-campeão da Taça Bra-sil de 1962).

E foi o próprio Botafogoo adversário do Peixe na fa-se. Após empate por 1 a 1na Vila Belmiro, o Santosfoi ao Maracanã e goleoupor 4 tentos a 0.

Na final, a vítima foi oBoca Juniors. Com des-taque para as belasatuações de Couti-nho – que marcou oseu nos dois jogosda disputa – o Peixebateu os argentinosno Brasil (3 a 2) e naArgentina (2 a 1).

Quase O tricampeonato da Liber-tadores – conquistado pelotime comandado por Ney-mar e Paulo HenriqueGanso – poderia ter sacra-mentado a geração dos jo-vens Diego e Robinho, háoito anos.

A safra de Robinhosó levantou duas ta-ças, mas deu ao clu-be seus únicos títu-los brasileiros(desconsideran-do a unificaçãoimposta pelaCBF). Teve achance defazer ape-nas

o que a equipe de Peléconseguiu e vencer a Li-bertadores, mas perdeu afinal de 2003 para o BocaJuniors.

O Peixe foi derrotado nosdois confrontos: por 2 a 0na Bombonera e 3 a 1 no es-tádio do Morumbi.

METRO

especial04 www.metropoint.comQUINTA-FEIRA, 23 DE JUNHO DE 2011

Santos conquistou o primeiro título da Taça Libertadores em 1962, após jogo extra realizado em camponeutro Bicampeonato do torneio veio logo no ano seguinte, após duas vitórias sobre o Boca Juniors

O início de tudo

Equipe campeã de 1962

DIVULGAÇÃO

Pelé foi artilheiro

da Libertadores

de 1965, com seis gols

BRALTSANTOS_2011-06-23_4-5.qxp:BRAZIL 6/23/11 1:24 AM Page 1

Page 5: metro sp, news, portugues, brasil

BRALTSANTOS_2011-06-23_9.qxp:BRAZIL 6/22/11 8:25 PM Page 2

Page 6: metro sp, news, portugues, brasil

BRALTSANTOS_2011-06-23_10.qxp:BRAZIL 6/22/11 8:26 PM Page 1

Page 7: metro sp, news, portugues, brasil

BRALTSANTOS_2011-06-23_4-5.qxp:BRAZIL 6/22/11 11:45 PM Page 2

Page 8: metro sp, news, portugues, brasil

Guerra das estrelas no Japão

Habilidade

Drible

Técnica

Passe

Finalização

Velocidade

Cabeceio

Visão de jogo

Super trunfoNeymar Messi

9 910 10

9 108 99 810 87 68 10

Jogo a jogo

Vitória

Empate

Derrota

15/02 02/03 06/04 14/04 20/04 27/04 27/04 11/0516/03

1ª Fase Oitavas Quartas

0 x 0Deportivo

Táchira Santos

1 x 1Santos Cerro

Porteño

3 x 2Colo Colo Santos

3 x 2Santos Colo Colo

1 x 2Cerro

PorteñoSantos

3 x 1Santos Deportivo

Táchira

1 x 0Santos América 0 x 0

América Santos

0 x 1Once Caldas

Santos

Na estreia, o time da Vila não foi bem. Mesmo contra um adversário fraco,

pouca criatividade e nada de gols na

Venezuela

No sufoco, o Peixe bateu o time chileno. Neymar acabou expulso após comemorar seu gol usando uma máscara

No jogo mais tranquilo do time na

Libertadores, Neymar só não faz

chover no Pacaembu. Show, golaço e

classificação assegurada

Na quarta-feira em que caíram três

brasileiros na Libertadores, o torcedor santista sofreu até o último minuto para ver o time classificado. O goleiro Rafael fez milagre

para evitar a vitória mexicana

Fator Muricy. Na estreia do técnico no

torneio, um jogo complicadíssimo onde mesmo sem Neymar, Elano e Zé Eduardo, o

Peixe mostrou sua força. Ganso deu show

e Danilo e Maikon Leite marcaram

Derrota que complicou a vida

santista na Libertadores, apesar da boa apresentação

da equipe. O resultado forçou o

Santos a vencer todas as partidas do returno

A vitória foi magra, mas o suficiente para dar a vantagem do empate para o jogo de volta, no México. Ganso deixou sua

marca

Contra um time perigoso, o Santos

conseguiu uma vitória importantíssima rumo

à semifinal. Alan Patrick fez o gol

Tropeço em casa na segunda rodada ligou sinal de alerta no time. Elano

fez o gol santista contra o até então

líder do grupo

08 especial

“Hoje, o melhoré Messi. Semdúvidas. Masestou seguro deque um diaentregarei oprêmio aoNeymar.”PELÉ

“Esse garoto[Neymar] é ummal-educado,não temrespeito, assimcomo Pelé.Messi éexcepcional eduvido quealguém possasuperá-lo.”MARADONA

O encontro entre as duasequipes mais talentosas dofutebol mundial já estámarcado. Se nenhuma ze-bra galopar no caminho deSantos e Barcelona, o dueloserá no dia 18 de dezem-bro, no Japão, na final doMundial de Clubes da Fifa.De um lado estará Neymar,que apesar do assédio dassuperpotências europeias,garantiu sua permanênciano Santos até o torneio. Dooutro estará Messi, o endia-brado argentino do Barça.

Antes disso, os dois cra-ques devem se encontrarem breve, na Copa Américada Argentina. Mas os santis-tas e os amantes do futebolquerem ver Neymar contrao supertime do Barça, quepara muitos é imbatível.

Dizer quem é melhor étarefa complicadíssima.Quem arriscaria dizer quea velocidade e a inteligên-cia de Neymar são mais efi-cientes que a visão de jogoe a capacidade de driblescurtos de Messi?

Outra disputa entre oscraques deve acontecer emjunho do ano que vem, naeleição de melhor jogadordo mundo pela Fifa. Pelaprimeira vez, um atleta po-de levar o prêmio por suasatuações fora do futeboleuropeu. METRO

Barcelona e Santos têm tudo para fazer a final do Mundial de Clubes,em dezembro Expectativa fica em torno do encontro entre os doismais talentosos jogadores do futebol mundial Quem leva a melhor?

BRALTSANTOS_2011-06-23_6-7.qxp:BRAZIL 6/23/11 1:15 AM Page 1

Page 9: metro sp, news, portugues, brasil

Elenco campeão

Bruno Aguiarzagueiro

Rafaelgoleiro

Parálateral

Possebonvolante

Keirrisonatacante

Neymaratacante

Bruno Rodrigozagueiro

Aranhagoleiro

Danilolateral

Elanomeia

Léolateral

Vladimirgoleiro

Aroucavolante

P. H. Gansomeia

Maikon Leiteatacante

Jonathanlateral

Edu Dracenazagueiro

Charlesvolante

Robsonmeia

Diogoatacante

Alex Sandrolateral

Durvalzagueiro

Adrianovolante

Alan Patrickmeia

Zé Eduardoatacante

11 1212 2424 2 66

1313 1414 3 4 161616

2121 2222 5 7 151515

1818 8 1010 2323 252525

9 1111 1717 1919 202020

11/05 25/05 01/06 15/06 22/06

Semi Final

1 x 0Santos Cerro

Porteño 3 x 3Cerro

PorteñoSantos

1 x 1Santos Once

Caldas

0 x 0Peñarol Santos

2 x 1Santos Peñarol

No primeiro jogo da decisão,

empate sem gols em Montevidéu. Poucas

chances de gol e muita raça marcaram

a partida

No Pacaembu lotado, e sem Ganso,

Neymar abriu o placar com um golaço, mas

os colombianos empataram e a

classificação veio de forma dramática

Mais uma parada duríssima contra os

paraguaios. Edu Dracena, de cabeça,

foi o autor do gol que deu vantagem para o

jogo de volta

Em um jogo emocionante, o

Santos garantiu a vaga na decisão

graças a uma ajudinha do goleiro

paraguaio

BicampeãoEm meio à campanha na Libertadores, o Santos conquistou seu 19º título paulista em cima do Corinthians

A campanhaFora

2vitórias

3empates

1derrota

Casa

4vitórias

3empates

0derrota

Não foi nada fácil. Principalmente no segundo tempo, o Peixe abusou de

perder gols – mas conseguiu a vitória

dramática e o tri histórico

09www.metropoint.comQUINTA-FEIRA, 23 DE JUNHO DE 2011

Até que enfim, Muricy!

Os heróis do tri

O grito de campeão da Li-bertadores estava entaladona garganta dos santistashá quase 50 anos. Mas paraMuricy Ramalho, a con-quista também teve um sa-bor mais do que especial.

Depois de cinco decep-ções no torneio, o vitoriosotreinador em pontos corri-dos finalmente chegou lá.E teve de aguentar muitascríticas até alcançar o obje-tivo. “Libertadores é impor-tante, mas todo campeona-to que entro também é.

Cheguei perto pelo SãoPaulo, mas o que importa éganhar campeonato”, disseele no início da competi-ção, ainda como técnico doFluminense. Aliás, com o ti-me carioca, Muricy não foibem na Libertadores 2011.Foram dois empates e umaderrota na primeira fase.

Ontem, porém, Muricylavou a alma. Teve partici-pação importante na cam-panha santista e pode che-gar ainda mais longe com otítulo mundial. METRO

2004 São CaetanoEliminado pelo Boca Juniors nas quartas de final

2006 São PauloVice-campeão, perdeu a final para o Internacional

2007 São PauloEliminado pelo Grêmio nas oitavas

2008 São PauloEliminado pelo Fluminense nas quartas

2009 São PauloEliminado pelo Cruzeiro nas quartas

Sai, zica!

Agora o rei dos pontos corridos também fez história na Libertadores

LUIZ FERNANDO MENEZES/FOTOARENA/FOLHAPRESS

BRALTSANTOS_2011-06-23_6-7.qxp:BRAZIL 6/23/11 1:17 AM Page 1

Page 10: metro sp, news, portugues, brasil

Cam

peão

da

Libe

rtad

ores

201

1

Sant

osH

omen

agem

do

Met

ro a

o

Em p

é: R

afae

l, Ed

u Dr

acen

a, B

runo

Agu

iar,

Alex

San

dro,

Pos

sebo

n,

Durv

al, B

runo

Rod

rigo

, Vla

dim

ir e

Gan

so; a

gach

ados

: Cha

rles

, Ar

ouca

, Zé

Edua

rdo,

Jona

than

, Ney

mar

, Dan

ilo, L

éo, E

lano

, Mai

kon

Leite

, Par

á, K

eirr

ison

, Ala

n Pa

tric

k e

Adri

ano.

DANIEL MARENCO/FOLHAPRESS

BRALTSANTOS_2011-06-23_8.qxp:BRAZIL 6/22/11 11:46 PM Page 1