metricas para profissionais criativos

85
Métricas para profissionais criativos willian sertorio

Upload: willian-sertorio

Post on 11-Jan-2017

38 views

Category:

Marketing


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Metricas para profissionais criativos

Métricas para profissionais criativos

willian sertorio

Page 2: Metricas para profissionais criativos

Willian Sertório !

UX Designer / Empreendedor

Page 3: Metricas para profissionais criativos

UX Designer

Page 4: Metricas para profissionais criativos

Startups

Page 5: Metricas para profissionais criativos
Page 6: Metricas para profissionais criativos

</jabá> !

<história>

Page 7: Metricas para profissionais criativos

2011

Page 8: Metricas para profissionais criativos
Page 9: Metricas para profissionais criativos
Page 10: Metricas para profissionais criativos

único designer na equipe

Page 11: Metricas para profissionais criativos
Page 12: Metricas para profissionais criativos
Page 13: Metricas para profissionais criativos
Page 14: Metricas para profissionais criativos

!

Page 15: Metricas para profissionais criativos
Page 16: Metricas para profissionais criativos

Muito nervoso.

Page 17: Metricas para profissionais criativos

<! - - pause - ->

Page 18: Metricas para profissionais criativos

≠ !

métricas

Page 19: Metricas para profissionais criativos

Receita para o desastre

Page 20: Metricas para profissionais criativos

Receita para o desastre

!

1. Máx. de ferramentas

Page 21: Metricas para profissionais criativos

Receita para o desastre

!

1. Máx. de ferramentas

2. Meça tudo

Page 22: Metricas para profissionais criativos

Receita para o desastre

!

1. Máx. de ferramentas

2. Meça tudo

3. Analise tudo

Page 23: Metricas para profissionais criativos

Receita para o desastre

!

1. Máx. de ferramentas

2. Meça tudo

3. Analise tudo

Tempo e dinheiro perdido

Page 24: Metricas para profissionais criativos

Receita para o desastre

!

1. Máx. de ferramentas

2. Meça tudo

3. Analise tudo

Tempo e dinheiro perdido

Métricas de vaidade

Page 25: Metricas para profissionais criativos

Receita para o desastre

!

1. Máx. de ferramentas

2. Meça tudo

3. Analise tudo

Tempo e dinheiro perdido

Métricas de vaidade

Paralisia de análise

Page 26: Metricas para profissionais criativos

Receita para o desastre

!

1. Máx. de ferramentas

2. Meça tudo

3. Analise tudo

Tempo e dinheiro perdido

Métricas de vaidade

Paralisia de análise

Page 27: Metricas para profissionais criativos
Page 28: Metricas para profissionais criativos

Métricas são perigosas?

Page 29: Metricas para profissionais criativos

!

!

paradoxo da criatividade

Page 30: Metricas para profissionais criativos

“Se você não pode medir, você não pode melhorar.” !

Peter Drucker

Page 31: Metricas para profissionais criativos

Uma boa métrica

Page 32: Metricas para profissionais criativos

Uma boa métrica

!

1. Fácil de entender

Page 33: Metricas para profissionais criativos

Uma boa métrica

!

1. Fácil de entender

2.Comparativa

Page 34: Metricas para profissionais criativos

Uma boa métrica

!

1. Fácil de entender

2.Comparativa

3.Deve ser uma Razão

Page 35: Metricas para profissionais criativos
Page 36: Metricas para profissionais criativos
Page 37: Metricas para profissionais criativos

#1 #2

visitantes 1202 960

Page 38: Metricas para profissionais criativos

#1 #2

visitantes 1202 960

usuários 225 195

Page 39: Metricas para profissionais criativos

#1 #2

visitantes 1202 960

usuários 225 195

conversão 18% 20%

Page 40: Metricas para profissionais criativos

#1 #2

visitantes 1202 960

usuários 225 195

conversão 18% 20%

Page 41: Metricas para profissionais criativos

#1 #2

visitantes 1202 960

usuários 225 195

conversão 18% 20%

Page 42: Metricas para profissionais criativos

Como é o meu funil de conversão?

Page 43: Metricas para profissionais criativos

Métricas AARRR – Dave McLure

Aquisição Ativação Retenção

Receita Recomendação

Page 44: Metricas para profissionais criativos

Métricas AARRR – Dave McLure

Aquisição Ativação Retenção

Receita Recomendação

%

%

%%

Page 45: Metricas para profissionais criativos

Métricas AARRR – Dave McLure

Aquisição Ativação Retenção

Receita Recomendação

1202 960 18% 20%

campanhas de mkt

Page 46: Metricas para profissionais criativos

Métricas AARRR – Dave McLure

Aquisição Ativação Retenção

Receita Recomendação

Page 47: Metricas para profissionais criativos

Qual o motor de crescimento do meu negócio?

Page 48: Metricas para profissionais criativos

Motores de Crescimento – Eric Ries

Modelos de negócio diferentes: padrões de crescimento sustentável diferentes

Page 49: Metricas para profissionais criativos

Motores de Crescimento – Eric Ries

1. Viral [Coefieciente viral]

Page 50: Metricas para profissionais criativos

Motores de Crescimento – Eric Ries

1. Viral Coeficiente viral > 1 = crescimento

Page 51: Metricas para profissionais criativos

Motores de Crescimento – Eric Ries

100 usuários 10 amigos por usuário 30% taxa de conversão 300 novos usuários

Page 52: Metricas para profissionais criativos

Motores de Crescimento – Eric Ries

100 usuários 10 amigos por usuário 30% taxa de conversão 300 novos usuários !

300 / 100 = 3 > 1. É viral!

Page 53: Metricas para profissionais criativos

Motores de Crescimento – Eric Ries

Aquisição Ativação Retenção

Receita Recomendação

Page 54: Metricas para profissionais criativos

Motores de Crescimento – Eric Ries

2. Pago [Quanto mais barato o canal, melhor]

Page 55: Metricas para profissionais criativos

Motores de Crescimento – Eric Ries

2. Pago LTV > CPA = crescimento

Page 56: Metricas para profissionais criativos

Motores de Crescimento – Eric Ries

Netflix Lifetime Value !

R$18/mês 19 meses LTV = 18 * 19 = R$342

Page 57: Metricas para profissionais criativos

Motores de Crescimento – Eric Ries

Netflix Cost Per Aquisition !

R$5.000.000 104.166 novos clientes CPA = 5mi / 104.166 = R$48

Page 58: Metricas para profissionais criativos

Motores de Crescimento – Eric Ries

Netflix !

LTV > CPA = crescimento !

342 > 48 = crescimento

Page 59: Metricas para profissionais criativos

Motores de Crescimento – Eric Ries

Aquisição Ativação Retenção

Receita Recomendação

Page 60: Metricas para profissionais criativos

Motores de Crescimento – Eric Ries

3. Recorrente [Fidelização]

Page 61: Metricas para profissionais criativos

Motores de Crescimento – Eric Ries

3. Recorrenteativação > churn = crescimento

Page 62: Metricas para profissionais criativos

Motores de Crescimento – Eric Ries

Aquisição Ativação Retenção

Receita Recomendação

Page 63: Metricas para profissionais criativos

Será que devo focar em crescimento agora?

Page 64: Metricas para profissionais criativos

Startup Pyramid – Sean Ellis

Page 65: Metricas para profissionais criativos

Startup Pyramid – Sean Ellis

1) Como você se sentira se não pudesse mais usar o meu produto? !

40%: Muito desapontado

Page 66: Metricas para profissionais criativos

Startup Pyramid – Sean Ellis

2) Transição: !

Melhorar recursos-chave Modelo de negócio Otimização para escala

Page 67: Metricas para profissionais criativos

Startup Pyramid – Sean Ellis

Growth!

Page 68: Metricas para profissionais criativos

Tá, mas como trabalhar e otimizar métricas no dia-a-dia?

Page 69: Metricas para profissionais criativos

Experimentos orientados a hipóteses e números.

Page 70: Metricas para profissionais criativos

Planilha de experimentos - Neue Labs

Page 71: Metricas para profissionais criativos

1º Definir objetivo

Page 72: Metricas para profissionais criativos

Melhorar ativação.

Page 73: Metricas para profissionais criativos

Melhorar ativação em 20% dentro de uma semana.

Page 74: Metricas para profissionais criativos

2º Escreva sua hipótese

Page 75: Metricas para profissionais criativos

_____________ vai melhorar ativação em 20% dentro de uma semana.

Page 76: Metricas para profissionais criativos

Trocar a cor do botão para azul vai melhorar ativação em 20% dentro de uma semana.

Page 77: Metricas para profissionais criativos

3) Documente o aprendizado

Page 78: Metricas para profissionais criativos

Trocar a cor do botão para azul não melhorou a ativação em 20% em uma semana. Ficamos em 5% apenas.

Page 79: Metricas para profissionais criativos

4) Defina os próximos passos

Page 80: Metricas para profissionais criativos

Baixe a planilha de experimentos: !http://goo.gl/INtRdh

Page 81: Metricas para profissionais criativos

<começo do fim da história>

Page 82: Metricas para profissionais criativos
Page 83: Metricas para profissionais criativos

fracasso

Page 84: Metricas para profissionais criativos

"Numbers alone won’t tell you the answer; instead you must think critically about the qualitative characteristics of your business.” !

Peter Thiel, fundador do PayPal

Page 85: Metricas para profissionais criativos

Obrigado!

willian sertorio [email protected]