métodos dinâmicos de análise financeira - aula 02

18
1 AULA 02 - PRESSUPOSTOS PARA A ANÁLISE FINANCEIRA AULA 02 PRESSUPOSTOS PARA A ANÁLISE FINANCEIRA MÉTODOS DINÂMICOS DE ANÁLISE FINANCEIRA

Upload: cead-virtual-materiais

Post on 23-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

TRANSCRIPT

Page 1: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

1AULA 02 - PRESSUPOSTOS PARA A ANÁLISE FINANCEIRA

AULA 02 PRESSUPOSTOS PARA A ANÁLISE FINANCEIRA

MÉTODOS DINÂMICOS DE ANÁLISE FINANCEIRA

Page 2: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

2 MÉTODOS DINÂMICOS DE ANÁLISE FINANCEIRA

CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS DAS EMPRESAS

EMPRESAS INDUSTRIAIS

Pordefinição,umaindústriafabricaumprodutoparavendê-lo.Algumasindústriascompramamatériaprimaemudamsua forma.Umaempresade ferramentariaassimo fazquandocomprametaleo transformaemparafusos.Outras indústriascompramcomponentes, como os parafusos, emanufaturam o produto final, como os aviões eautomóveis.

O ciclo operacional das indústrias inicia-se com o caixa, juntamente com oscréditos comerciaisdisponibilizadospelosbancosparaa compradasmatérias-primas.Comautilizaçãodestasmatérias-primas,oprodutofinaléfabricadoevendidoparagerarduplicatas(contasareceber).Comacobrançadascontasareceber,háageraçãodecaixaqueéusadaparaacompradenovasmatérias-primasreiniciando-se,assim,ociclo.

Page 3: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

3AULA 02 - PRESSUPOSTOS PARA A ANÁLISE FINANCEIRA

Paraaindústriaobterlucro,ocaixageradopeloprodutodeveexcederoscustosparaproduzi-loeasdespesasparavendê-lo.Otrabalhodoanalistaédeterminarquantodecaixaégeradoeoqueficadisponívelaolongodociclooperacionalparapagarosdébitosdaempresa.Deve-setambémlevaremconsideraçãoqualquerfatorquepossainterromperofluxonormaldociclooperacionale,consequentemente,ofluxodecaixa.

Agroindústrias

A indústria agrícola merece aqui menção especial devido à sua crescenteimportânciaparaaeconomia.Sobaproteçãodotermo“indústriaagrícola”,seagrupaminúmerasempresasquepodemserconsideradascomoindústrias,atacadistas,varejistasoudeprestaçãodeserviços.Nessecontexto,otermoéempregadoespecificamentecomreferênciaàlavouraeàpecuária,istoé,àproduçãodesafraseàcriaçãodeanimaiseàtransformaçãodessasmercadoriasagregando-lhesvalor.Porexemplo,oóleodesoja,osempanadosdefrangoouaproduçãodasedaapartirdobicho-da-seda.

O ciclo operacional de uma agroindústria é basicamente omesmodode umaindústria comum.O caixa éusadopara adquirir sementes, fertilizantes, equipamentose outros materiais para a produção de estoques. O produto é vendido nomercado,gerandoduplicatasque,depoisdepagas,geramcaixa.Ocaixaéusadoparaopróximociclooperacional.

Osprincipaisativoscirculantesparaosagricultoreséodinheirodocaixaououtrosativosquese tornarãocaixanodecorrerdoano, tais comosafras, criaçãodeanimaisnegociáveisnomercado,produtosgranjeiros,odinheiroinvestidonocusteiodassafras.

Osativospermanentesconsistem,geralmente,emimplementosagrícolas,criaçãodeanimaisemdesenvolvimento,imóveiseterra.

Nooutroladodobalançodosagricultores,estãoospassivoscirculanteseoexigívellongoprazo.Ospassivoscirculantesincluemtodasascontasapagareospagamentosdo principal e dos juros vencidos durante o ano sobre o débito sazonal ou a longoprazo.Amaioriadosexigíveisalongoprazoconsistedeempréstimosparaaquisiçãodeimplementosagrícolas,melhoriasnaspropriedadesagrícolas,hipotecasecontratosdeaquisiçãodeterras.

Deummodogeral,asindústriassãoempresasdecapitalintensivo,istoé,exigemelevadovolumedecapitalparalevaravantesuasoperações.Asindústriasdetêmamaiorpartedeseusativosemestoques,duplicataseativospermanentes(imobilizado).

Page 4: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

4 MÉTODOS DINÂMICOS DE ANÁLISE FINANCEIRA

Existe alguma diferenciação na composição percentual dos ativos e passivosentre as indústrias. Entretanto, para praticamente todas elas, duplicatas, estoquese ativos permanentes constituemos ativos principais, ficando cada umnamédia, emaproximadamente,20a40%dototaldosativos.

Bomsensodapartedoanalistaeumacomparaçãocomospadrõesdosegmentodemercadoseráamelhormedidaaadotarparaavaliarseacomposiçãodosativosdeumaempresasitua-se,ounão,dentrodosparâmetrosaceitáveis.

Verifiqueobalanço a seguir. Elepertence auma indústriade conservas e suascontas estão representadas em percentuais indicando a proporção de cada uma emrelaçãoaototaldoAtivoedoPassivo.

Observe a maior representatividade (em vermelho) dos valores operacionais(estoques e contas a receber) e permanentes (imobilizado). No Passivo, as principaisfontes de recursos vêmdo capital próprio (Patrimônio Líquido) e dos financiamentos(DividasdeLongoPrazo).

FABRICANTE DE CONSERVAS

Balanço Patrimonial - 2001

ATIVO % PASSIVO %

Caixaebancos 4,3 Contasapagar(curtoprazo) 17,3

Contas a receber 22,1 SalárioseEncargos 10,2

Estoques 28,9 Contasapagar(fornecedores) 15,1

Outrosativoscirculantes 2,3 Impostoderendaapagar 0,6Realizávellongoprazo 8,5 Dívidas a longo prazo 20,9

Ativospermanentes 33,9 Outrosexigíveisalongoprazo 4,5

Patrimônio líquido 34,6TOTAL DO ATIVO 100,0 TOTAL DO PASSIVO 100,0

EMPRESAS DE COMÉRCIO ATACADISTA

Diferentementedasindústrias,osatacadistasnãofabricamseusprópriosprodutos.A finalidade de seu negócio consiste, na maioria das vezes, em adquirir produtoscomercializáveiserevendê-loscomlucro.Emessência,osatacadistassão“gerentesdeestoques”eoperamcomointermediáriosentreosfabricanteseosdistribuidoresfinaisdoproduto(varejistas).

Page 5: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

5AULA 02 - PRESSUPOSTOS PARA A ANÁLISE FINANCEIRA

Ociclooperacionaldeumatacadistacomeçacomousodocaixaparaadquirirestoquesdosfabricantes(observeafiguraaseguir).Quandoosestoquessãovendidos,sãogeradasduplicatasasquais,quandopagas,sãoconvertidasemcaixacompletando-seassimociclo.

Uma importante característica do ciclo operacional dos atacadistas é a grandequantidade de estoques que é comprada e vendida. Com este índice elevado derotatividadedosestoques,olucrocomopercentagemdevendaségeralmentebaixo.

No que diz respeito aos fabricantes, o analista deve estar sempre atento paraobservar qualquer ocorrência quepossa impedir o fluxonormal do ciclo operacional.Naavaliaçãodeumasituação,digamosparaumatacadistadeconservasdepeixe,umaconcentraçãodeduplicataseofatodosestoquesserembensfacilmenteperecíveis,bemcomosuasazonalidade,tantoemrelaçãoàcompracomoàvenda,constituemaspectosquedevemmerecerconsideração.

CICLO OPERACIONAL DE UMA EMPRESA DE COMÉRCIO ATACADISTA

Umapartesignificativadosativosdeumatacadistaérepresentadaporduplicataseestoquesepartedeseupassivopelascontasapagarafornecedores.Tambémagrandemaioria dos atacadistas possuimenos ativos permanentes do que os industriais, quefabricamseusprópriosprodutos.

Page 6: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

6 MÉTODOS DINÂMICOS DE ANÁLISE FINANCEIRA

Paraodistribuidordeconservasalimentícias,asduplicataseosestoquestotalizavammaisde50%detodososativos.Opercentualdeativospermanentesparaessetipodeatividade, emparticular, é bastante elevado, emparte devido ao fato de que se essetipodesegmentodemercadoexigeequipamentosdispendiosos.Paraosatacadistas,emgeral,amédiadeativospermanentesficaemcercade23%dototaldeativos,quandoseconsideraqueasprincipaisnecessidadesemtermosdeativospermanentes,sãoartigoscomoequipamentosdeescritórioeguinchosparaarmazénsealgumasempilhadeiras.

Observecomoosestoqueseascontasarecebertêmrepresentatividadeemsuasoperações( juntos,57,3%dosativos)eimportânciadocréditodosfornecedores(contasapagarde28%).

ATACADISTA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS EM CONSERVA

Balanço Patrimonial em 2001

ATIVO % PASSIVO %

Caixaebancos 8,2 Contasapagar(curtoprazo) 16,8

Contasareceber 35,6 SalárioseEncargos 3,3

Estoques 21,7 Contasapagar(fornecedores) 28,0

Outrosativoscirculantes 1,6 Impostoderendaapagar 17,5Realizávellongoprazo 9,8 Dívidasalongoprazo 4,5Ativospermanentes 23,1 Patrimôniolíquido 29,0TOTALDOATIVO 100,0 TOTALDOPASSIVO 100,0

EMPRESAS DE COMÉRCIO VAREJISTA

Osvarejistascompramprodutosacabadospormeiodosatacadistasoudiretamentedos fabricantes e depois os vendem para os consumidores finais. Seus negócios sãobastantediversificados.

Damesmaformaqueosatacadistas,ovalordocapitalexigidoparafinanciarumaoperaçãonovarejoéfunçãodovolumedevendasedotipodesegmentodemercado.

Page 7: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

7AULA 02 - PRESSUPOSTOS PARA A ANÁLISE FINANCEIRA

Uma empresa que apresenta um volume de vendas elevado, geralmente detém umasignificativaquantidadedeestoquesecontacommuitospontosdevenda,oqueexigeumgrandevolumedecapitaldegiro.

CICLO OPERACIONAL DE UMA EMPRESA DE COMÉRCIO VAREJISTA

Oproprietáriodeumaempresadearmazenamentoalugaespaçodearmazenagem,prestandoumserviçopeloqualcobra.Quandoaconta(duplicatas)relativaaesseserviçoforpaga,hágeraçãode caixaparaa empresadearmazenagem, aqual é empregadaparapagarascontasdeenergiaelétricaesalários,expandirasinstalaçõesepagaroutrasdespesasemqueoproprietáriodoarmazémincorreuparaforneceroserviço.Observeoesquemadociclooperacionalacima.

Aoanalisarociclooperacionaldeumaempresadeprestaçãodeserviços,deve-sefocaraatençãosobreoaspectodasduplicatas.

Page 8: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

8 MÉTODOS DINÂMICOS DE ANÁLISE FINANCEIRA

SERVIÇOS GERAIS DE ARMAZENAGEM E ESTOCAGEM

Balanço Patrimonial em 2001

ATIVO % PASSIVO %Caixaebancos 9,1 Contasapagar(curtoprazo) 17,0Contasareceber 17,0 SalárioseEncargos 5,9

Estoques 4,1 Contasapagar(fornecedores) 7,6Outrosativoscirculantes 3,4 Impostoderendaapagar 2,6Realizávellongoprazo 11,2 Dívidasalongoprazo 32,5

Ativospermanentes 34,1 Outrosexigíveisalongoprazo 2,5

Patrimôniolíquido 32,0TOTAL DO ATIVO 100,0 TOTAL DO PASSIVO 100,0

Sobcertosaspectos,obalançomostradoésemelhanteaodamaioriadasempresasdeprestaçãodeserviços:caixaeduplicatassignificativoseestoquesbaixosemaiorvolumedeimpostosapagar.Entretanto,diferentementedamaioriadasempresasdeprestaçãodeserviços,osativospermanentesdasempresasdearmazenagemsãoelevados,umfatoquesepodeatribuiraosseusinvestimentoseminstalaçõesparaestocagem.

Empresa Características Operacionais Reflexos nos Balanços

Indústria

• Necessidadedecapitaldegiro• Investimentos elevadosemequipamentos• Necessidade de recursosprópriosedeterceiros

• Grande volume derecursosaplicadosemestoques,contasarecebereimobilizado.• Grandevolumederecursospróprios(patrimôniolíquido)edeterceirosespecialmentealongoprazo(dívidasexigíveisalongoprazo).

Atacadista

• Volumedeestoquespararevenda(gestordeestoques).• Volume de duplicatas areceber resultante das vendas aprazo,principalmenteavarejistas

• Grande necessidade derecursos para financiar capitaldegiro(estoqueseduplicatasareceber)oriundo,especialmentedecréditodefornecedores.

• Boa participação dosrecursos próprios (patrimôniolíquido) no financiamento da

atividade.

Page 9: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

9AULA 02 - PRESSUPOSTOS PARA A ANÁLISE FINANCEIRA

Varejista

• Disponibilidade de recur-sosemcaixaresultantesdaven-daavista,• Quantidade de estoqueselevada para atender ao consu-midorfinal,• Imobilizaçãodependendodaatividadevarejista.

• Créditodefornecedores,• Capitalpróprio comosu-

porteàatividade.

Serviços

• Disponibilidade de recur-sosemcaixa,• Contas a receber de ter-ceiros,• Tributação.

• Maiorimpostoderendaapagar,• Poucos recursos aplica-dosnaatividade,excetonaquelaemquehajanecessidadedeumgrandevolumedeimobilização.

CARACTERÍSTICAS LEGAIS DAS EMPRESAS

Oqueémelhor:umaempresacompostaporsóciosdeterminadoseidentificadosouumaempresaondehajamilharesde sócios (chamadosacionistas) em suamaioriadesconhecidosunsdosoutros?

Ambas as formas têm suas vantagens e desvantagens, especialmente quandofocamosaspectosrelativosaosriscosdoempreendimento.Vamosanalisarasduasformasetirarconclusões.

SOCIEDADES LIMITADAS

Nassociedadeslimitadasàresponsabilidadedossócios,érestritaaovalordesuasquotas,mastodosossóciosrespondemsolidariamentepelaintegralizaçãodocapital.

Quantoaocontratosocialdevemconstar:

• Denominaçãooufirmasocial,objetosdaempresa,suasedeeprazodeduraçãodasociedade.

• Ocapitaldeveráserexpressoemmoedacorrenteouemqualquerespéciedebenssuscetíveisdeavaliaçãopecuniária.

• Aquotadecadasócionocapitaleaformaderealizá-la.

• As pessoas físicas responsáveis pela administração (gerência) e seus poderes eatribuiçõestambémdevemserexplicitados.

Page 10: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

10 MÉTODOS DINÂMICOS DE ANÁLISE FINANCEIRA

• Devem,ainda,serdefinidasaparticipaçãonoslucroseperdasearesponsabilidadedossócios.

Como o capital social divide-se em quotas, é aconselhável a determinação donúmerodequotasdeformaqueseuvalorsejaigualaumaunidademonetária,nonossocaso,R$1,00.

Umaempresalimitadaé,teoricamente,relativamentefácildeseorganizar.

Dopontodevistadoscredoreséindispensávelqueexistaumcontrato,jáqueesteregistraformalmentequaisquercláusulasestipuladas,equepodemserimportantesparaaavaliaçãoderiscodecrédito,porexemplo.

SOCIEDADES ANÔNIMAS

A sociedade anônima é uma entidade jurídica que tem existência própria,independentemente de seus proprietários. As sociedades anônimas pagam impostos,compramevendemativos,assumemobrigaçõesepodemprocessarouserprocessadasjudicialmente. Diferentemente da empresa de propriedade individual e da sociedadelimitada,asociedadeanônimaéamplamenteregulamentada.

Já que a sociedade anônima é reconhecida como uma entidade independentede seusproprietários, temdireito a todoo lucro líquidogerado.No casodegrandessociedades anônimas de capital aberto, uma parte significativa do lucro líquido édistribuídaaosacionistasnaformadedividendos.

AmaioriadassociedadesanônimasqueumAnalistavaiencontrarédenaturezaprivadaedecapitalfechado.Oslucrosgeradosporessassociedadessãoretidoscomocapitaldentrodaempresa,oudistribuídosaosproprietáriosnaformadedividendosoubonificações.

Umadasvantagensoferecidasporumaempresanaformadesociedadeanônimadizrespeitoaofatodequeessetipodeestruturaprotegeseusproprietáriosdaexposiçãopessoalaoendividamento.

Seumaempresadepropriedadeindividualouumasociedadelimitadadeixardecumprirsuasobrigaçõesquantoaopagamentodedívidas,osativospessoaisesocietáriosdeseusproprietáriosestarãocorrendorisco.Numasociedadeanônima,aresponsabilidadedosproprietáriosestálimitadaàsuaparticipaçãoacionárianaempresa.

Nocasodefalência,osacionistasperdemtodooinvestimento,masnãoháperigode perderem seus bens pessoais. Este risco limitado de responsabilidade é essencialparaocrescimentodaempresa;osacionistasrelutariammuitoeminvestiremqualquersociedade anônima se a posse das ações acarretasse uma responsabilidade ilimitadaquantoaosdébitosdaempresa.

A não existência de uma responsabilidade pessoal do proprietário quanto aosdébitospode,emcertoscasos,dificultaracapacidadedasociedadeanônimadeobtercapital na formade dívida.Quando avalia o grau de credibilidade de uma sociedade

Page 11: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

11AULA 02 - PRESSUPOSTOS PARA A ANÁLISE FINANCEIRA

anônima,ocredorpoderáapenasconsiderarasituaçãofinanceiradaempresa.

Por essa razão,muitos empréstimos feitos a sociedades anônimasdepequenoporteedecapitalfechadosãosujeitosàgarantiapessoaldodébitopelosproprietários.Deoutraforma,emprestaraumasociedadeanônimadecapitalfechado,principalmentequandoseencontraemfaseinicialdeoperações,compoucosativosesemhistóricodecrédito,podeserumapropostabastantearriscada.

Aoabordarumbancocomercial,uminvestidorderiscoouqualqueroutrocredorcomafinalidadedeobterfinanciamentos,osproprietáriosdeumasociedadeanônimarecém-constituída devem estar preparados para apresentar um plano de negócioscompleto.

Nafaltadeativossuficientesoudeumhistóricodecréditoconsolidado,oplanodenegóciospodeforneceraocredorbasesparaaavaliaçãodaspossibilidadesdepagamentododébito.Obtercapitalemformadedívidaé,obviamente,umatarefamaisfácilparaasgrandessociedadesanônimas,conhecidasemtodoopaísecomreputaçãoestabelecidainclusiveanívelinternacional.

Associedadesanônimasdiferemdasempresasdepropriedade individualedassociedadeslimitadasemmuitosoutrosaspectos:

• Mantêmsuaexistêncialegalapesardemudançasnoquadroacionário.

• Seumgrupodeacionistasvendersuasaçõesouseosprincipaisdiretoresdeixaremaempresa,mesmoassim,asociedadeanônimacontinuaaexistir.

• Umaempresadepropriedade individualouumasociedade limitadadeixamdeexistircomamortedeseusproprietáriosousócios,enquantoasociedadeanônimacontinuaaoperarsejaqualforodestinodequalquerdeseusacionistas.

As característicasoperacionaisdeumaempresaexercemumpeso considerávelsobresuaestruturapatrimonialesobreseusresultados.Aquiloquepodeserconsideradoaceitávelparaumaempresadeprestaçãodeserviçoscomoumvalorsignificativodosativosrepresentadoporduplicatas,podeserpreocupanteseocorrernumaempresadevarejo.Outradiferenciaçãoútilentreasempresasrefere-seàsuacondiçãojurídica.Amaiorpartedaspessoasjurídicaséconstituídadeempresasdesociedadelimitadaoudesociedadeanônima.Cadaumadessascategoriasrecebetratamentolegal,creditícioeoperacionaldiferenciado.Poressarazão,aidentificaçãodacondiçãojurídicaéfundamentalnaanálisedasaúdefinanceiraedodesempenhoeconômicodaempresa.

As sociedades anônimas, por exemplo, pagam mais impostos, por outro ladosãomaissegurassobreoaspectodetomadadecréditosbancáriosoucomerciais(comfornecedores).Umaempresalimitadadeveapresentarpadrõesdiferentesdecapitalização

Page 12: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

12 MÉTODOS DINÂMICOS DE ANÁLISE FINANCEIRA

emrelaçãoaumasociedadeanônima.Claroqueissoserefletediretamentenaestruturae condições de endividamento e da lucratividade da empresa, na medida em queendividamentoelucratividadesãomedidasrelativasaoníveldecapitalizaçãodamesma.

Penseumpoucosobreessasafirmações.Elasvãoserdefundamentalimportânciadoravante.

VANTAGENS DESVANTAGENS

Sociedades Limitadas

• Fácildeorganizar,compoucasdespesaseexigências

governamentais.• Limitaçãoquantoa

distribuiçãodoslucros.• Usualmente,émaisfácil

deseconseguircapital.• Atomadadedecisãoé,geralmente,maisflexíveldoquenumasociedadeanônima.

• Aresponsabilidadepelasdívidaséilimitada.

• Emmuitoscasos,aeliminaçãodeumdossócios,

dissolveasociedade.• Asociedadedependedasaçõesdeumapessoa,que

funcionecomoagente.• Édifícildesfazer-seda

participaçãosocietária.

Sociedades Anônimas

• Aresponsabilidadedosacionistasélimitadaaovalordo

investimento.• Apropriedadeé

prontamentetransferível.• Aexistênciaéestável

relativamentepermanente.• Émaisfácilobter-secapitaltantodecredorescomo

deinvestidores.• Possibilidadedecontar

commuitaspessoas,comrelaçãoaoconhecimentodo

negócio

• Asatividadessãolimitadasporlicençaseleis.

• Sujeitaàvolumosalegislaçãolocal,estaduale

federal.• Adistribuiçãoindireta

doslucrosrepresentaummenorincentivoao

desempenhodaequipedegerenciamentodaempresa.

• Sãonecessáriasdespesasconsideráveisemuitotrabalhoburocráticoparaa

organização.• Geralmente,sãosujeitos

aumamaiortaxação.

Page 13: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

13AULA 02 - PRESSUPOSTOS PARA A ANÁLISE FINANCEIRA

ASPECTOS PRELIMINARES DE ANÁLISE

O PAPEL DA ANÁLISE FINANCEIRA

AAdministraçãoFinanceiradasempresastemporobjetivomaioramaximizaçãodopatrimôniodosacionistas,quotistas.Nessecontexto,podemosverificarqueafunçãodoadministradorfinanceiroéorientarasdecisõesdeinvestimentosefinanciamentosaseremtomadaspelosdirigentesdaempresa.Issoéfeitocombasenotrabalhodocontadorque forneceeanalisaasdemonstraçõescontábeisparaosacionistas, administradoresfinanceirosedirigentes.

A análise financeira das demonstrações financeiras ou balanços propicia asavaliações do patrimônio da empresa e das decisões tomadas, tanto em relação aopassado,comoconstanessasdemonstrações,quantoemrelaçãoaofuturo,espelhadonasprevisõesdoorçamento.Representaumapoderosaferramentaqueestáàdisposiçãodaspessoasfísicasejurídicasrelacionadasàempresa,comoacionistas,bancos,clientes,dirigentes,fornecedores,funcionários,governoeoutros.

Asdemonstraçõesfinanceiras,tambémchamadasdepeçascontábeis,fornecemumasériededadossobreaempresa,deacordocomasregrasqueregemacontabilidade.AAnáliseFinanceiratransformaessesdadoseminformaçõeseserátantomaiseficientequantomelhoresinformaçõesproduzir.

Necessáriosetorna,noentanto,diferenciarostermos“dados”de“informações”.

• Dadossãonúmerosoudescriçãodeobjetosoueventosque, isoladamentenãoprovocamnenhumareaçãoemquemoslê.

• Informações representam, para quem as recebe, uma comunicação que podeproduzirreaçãooudecisão.

Asdemonstraçõesfinanceirasmostram,porexemplo,queaempresa tem$XXXmilharesemdívidas.Issoéumdado.Aconclusãodequeadívidaéexcessivaouénormal,dequeaempresapodeounãopagaréinformação.

As demonstrações financeiras publicadas de uma empresa podem apresentarcentenas de números, isto é, de dados. Em média são 40 cifras no Balanço, 20 naDemonstração de Resultado, 20 na Demonstração das Origens e Aplicações deRecursos e 40 na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, perfazendoaproximadamente120valores.Nasempresasdecapitalaberto(S.A.s),épossívelquesetenhaaproximadamente240númerospublicadosemvistadacomparaçãocomoexercícioanteriorequandopublicadasasdemonstraçõescomplementarescomoDemonstraçãodeOrigenseAplicaçõesdeRecursos,DemonstraçãodasVariaçõesdoPatrimônioLíquidopode-seaumentarmaisaindaaquantidadedenúmeros.Com isso,podemosverificarqueháumexcessodevaloresparaquemmuitasvezesdesejaapenassaberseaempresapodeounãocaptarrecursosprovenientesdeempréstimos.

Page 14: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

14 MÉTODOS DINÂMICOS DE ANÁLISE FINANCEIRA

RELATÓRIOS

AspectosGerais:Opapelbásicodoanalistaémanipulartecnicamenteosnúmerosdas demonstrações contábeis preparadas pelo contador e tirar conclusões sobre odesempenhoeconômico-financeirodaempresanoperíodoemanálise.

Pormeiodoseutrabalho,oanalistairáavaliaratendênciadosindicadoresenúmerosdaempresa.Comissopoderáconcluirsobreoaumentooureduçãodalucratividade,porexemplo,ousobreareduçãodoendividamento,quedanacapacidadesolvência(liquidez)daempresa,etc.

Otrabalhodeanálisetemlinguagemprópria,eospareceresdevemserredigidosdeformaacessívelsendo,namedidadopossível, transparentesàformaçãodapessoaqueoestiverlendo.Deveconteraindatodasasinformaçõesrelevantesapresentadasnasdemonstraçõesfinanceiras.Obomtrabalhodeanálisesempredescartaráasinformaçõessem relevância das demonstrações contábeis, conseguindo com isso objetividade eclareza.

Conteúdo

Umrelatóriodeanálisepodeserconsideradocompletosecontiverosseguinteselementos:

• Avaliaçãodasuasituaçãoeconômicaevidenciandoodesempenhooperacionaleocomportamentodoslucros.

• Avaliaçãodasituaçãofinanceiramostrandoclaramenteasrelaçõesentrecapitaisprópriosedeterceirosecomoessasrelaçõesestãoafetandoasituaçãopatrimonial.

• Autilizaçãodosrecursoseaadequaçãodestesàsatividadeseaosinvestimentos.

• Capacidadedepagamentoesuadependênciadavendadeestoquesparapagarcompromissos.

• Tendênciadosnúmeroseindicadores.

• Nocasoderelatóriosgerenciaisparatomadadedecisão,aanálisedeveráconteraavaliaçãodascausasdasocorrênciasconstatadasealternativasdesolução.

Método

Aanáliseeconômico-financeiradevepartirdepelomenos trêsdemonstraçõescontábeisconsecutivas,reclassificadasdentrodeumpadrãopreviamentedefinido.

Opassoseguinteéaseleçãodosindicadoresrelevantesparaoobjetivodaanálise

Page 15: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

15AULA 02 - PRESSUPOSTOS PARA A ANÁLISE FINANCEIRA

quesevairedigir.Seaanáliseforparaservirdebaseàdecisãoaumaoperaçãodecréditodecurtoprazo,porexemplo,oanalistairápreferiravaliarosindicadoresdeliquidezedeendividamentodecurtoprazo.Jánocasodeumaanálisedeinvestimento,oenfoqueseráemindicadoresdelongoprazocomorentabilidadeeendividamentoalongoprazo.

Nopassoseguinte,oanalistairáavaliaroconceitodetempoeoconceitodeespaço.Noprimeiro,eleirábuscarcomparaçõescominformaçõesdeempresasdomesmoramoeporteeobservarocomportamentodesses indicadoresdestasnomesmoespaçodetempo,depoisobservaráarepresentatividadedessasmesmasempresasemseuramodeatividade.

Finalmente,faráumdiagnósticoeconcluirá.

O sistema bancário tem sido o principal responsável pela evolução da AnáliseFinanceiracombasenasdemonstraçõescontábeis,comseusprimeirosregistros,nofinaldoséculoXIX.

Obviamente,asdemonstraçõescontábeiseram,noinício,peçassuperficiaisequerevelavamdeformaclaraapenasacapacidadedaempresaempagarsuasdívidas(liquidez).Comopassardotempooutrosaspectosforamsendoincluídos,especialmenteapartirdodesenvolvimentodaciênciacontábil,quandosedividiuademonstraçãocontábilbásicaemgruposdecurtoprazo(circulantes)edelongoprazo.

Com o transcorrer dos anos e o aprimoramento do processo de se elaborarbalançoscontábeis,desenvolveu-seanoçãodecomparaçãodediversositens,sendoamaiscomumadoAtivoCirculantecomoPassivoCirculante.

Jánoiníciodosanos10,osíndicesquemediamrelaçõesdeendividamentotinhamsetornadosobrigatóriosparaaanálisedecréditoaempresas.Apartirdosanos20,criou-seaanálisedecoeficientesencadeadoscombaseemumperíodoouvalordereferência.Apareceuentãoaanáliseverticaleaanálisehorizontal.

Administração Financeira Contabilidade Analista FinanceiroMaximizaçãodopatrimôniocomdecisõesapartirdeinformaçõesobtidasdos

relatórios

Fornecedadossobreaempresa

Transformadadoseminfor-mações,emitindorelatóriossobreasituaçãoeconômi-co-financeiradaempresa

Page 16: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

16 MÉTODOS DINÂMICOS DE ANÁLISE FINANCEIRA

CONCLUSÃO

Amaioriadasempresaspodeserenquadradanumadascincoclassificaçõesqueapresentamos: indústrias, atacadistas, varejistas, empresas de prestação de serviços eindústria agrícola. Juridicamente, se enquadram em sociedade limitada ou sociedadeanônima.

Vimos ainda como são estruturadosos relatórios de análise e as formas comopodemserapresentadosconsiderandoosaspectosvistosatéaqui.

Vocêachouinteressantetudoisso?

Então,seprepare,porqueapartirdeagoracolocaremosa“mãonamassa”.Vamos

Poucas empresas dispõem de capital suficiente para operar inteiramente, com base em seus próprios recursos, sem necessitar da existência de outras fontes. É imprudente do ponto de vista financeiro que uma indústria aguarde até que possa acumular capital patrimonial suficiente antes de construir uma nova fábrica ou comprar novos equipamentos. De fato, não é possível acumular capital se não houver lucros porque o equipamento industrial está obsoleto. O melhor caminho a seguir é comprar novos equipamentos e financiar a aquisição por meio de financiamentos de longo prazo que pode ser pago com a utilização do lucro extra, gerado pela capacidade e eficiência de produção decorrentes da expansão da indústria. Isto é, o que se denomina “parceria de risco”. O banco é um dos principais parceiros de risco. Os bancos teriam dificuldades em permanecer ativos se não existissem empresas às quais conceder crédito. Os bancos ganham dinheiro por meio de seus financiamentos e investimentos e uma parcela significativa destes é concedida a clientes pessoas jurídicas. Essa atividade só se viabiliza porque os bancos têm depositantes, pessoas físicas e jurídicas que, em confiança, aplicam seus recursos em troca de rentabilidade. O terceiro parceiro de risco importante no processo é o do fornecedor que, ao vender sua mercadoria para outra empresa, concedendo-lhe prazo para pagar por meio de uma duplicata, está na verdade cedendo uma pequena parte de seu capital de giro em troca de sua devolução a curto prazo. Com isso, a empresa que compra o produto do fornecedor a prazo, tem tempo de produzir, vender e receber o seu produto para pagar a duplicata referente ao produto comprado. Como podemos ver, a parceria capital empreendedor (sócio/acionista) + capital financeiro (banco) + capital produtivo (fornecedor) é a grande responsável pelo sucesso empresarial de muitas empresas, bem como pelo crescimento econômico e pela geração de emprego e renda.

Autor: Paulo Schulz

Page 17: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

17AULA 02 - PRESSUPOSTOS PARA A ANÁLISE FINANCEIRA

manipular e classificar informações contábeis e avaliá-laspara você entender a lógicadaestruturaçãodasdemonstraçõescontábeisemais.Poderá tentar fazerasprimeirasanálises.Émelhorcomeçarmoslogo!

Sucessoparavocê!

Page 18: Métodos Dinâmicos de Análise Financeira - aula 02

18 MÉTODOS DINÂMICOS DE ANÁLISE FINANCEIRA

ASSAFN.,Alexandre,Finanças Corporativas e Valor,SãoPaulo,EditoraAtlas,2004.

GITMAN,Lawrence,Princípios de Administração Financeira,Lisboa,EditoraHarbra.2002.

IUDÍCIBUS,Sérgio,Contabilidade Introdutória,SãoPaulo,EditoraAtlas,1998.

JOHNSTON,Kenneth,Contabilidade e Administração; SãoPaulo, EditoraMacGraw-Hill,1991.

RUTH,George,Análise de Crédito,SãoPaulo,EditoraIBCB,1994.

WESTON, Fred, Fundamentos de Administração Financeira, São Paulo, EditoraMakron,2003.