métodos contraceptivos

13
Método Descrição Modo de Ação Duas Vantagens Duas Desvantagens Espermicidas Gel, cremes, spray, colocados no canal vaginal antes da relação, podem ser usadas com outros métodos, por exemplo, camisinha ou diafragma Essas substâncias matam os espermatozóide s -Não tem efeitos colaterais -É relativamente barato e facilmente obtido -Deve ser colocado antes da relação, pode interferir no clima - Não evita DST (doenças sexualmente transmissíveis, incluindo AIDS) Coito Interrompido É um método de contracepção durante a relação sexual. O pênis é removido da vagina logo antes da ejaculação, impedindo a deposição de sêmen no interior da vagina. -Pode ser utilizado por qualquer pessoa que tiver vontade ou não tiver acesso a outras formas de contracepção. - Este método não tem custos, não requer dispositivos artificiais, não têm efeitos colaterais físicos, e pode ser - O coito interrompido não é eficiente na prevenção de DSTs, como HIV, já que o pré-ejaculado pode carregar partículas de vírus ou bactérias que podem infectar o parceiro se este fluido entrar em contato com membranas

Upload: lodigabriel

Post on 14-Jun-2015

1.007 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

Uma lista de métodos anticoncepcionais.

TRANSCRIPT

Page 1: Métodos Contraceptivos

Método Descrição Modo de Ação Duas Vantagens Duas DesvantagensEspermicidas Gel, cremes,

spray, colocados no canal vaginal antes da relação, podem ser usadas com outros métodos, por exemplo, camisinha ou diafragma

Essas substâncias matam os espermatozóides

-Não tem efeitos colaterais-É relativamente barato e facilmente obtido

-Deve ser colocado antes da relação, pode interferir no clima- Não evita DST (doenças sexualmente transmissíveis, incluindo AIDS)

CoitoInterrompido

É um método de contracepção durante a relação sexual.

O pênis é removido da vagina logo antes da ejaculação, impedindo a deposição de sêmen no interior da vagina.

-Pode ser utilizado por qualquer pessoa que tiver vontade ou não tiver acesso a outras formas de contracepção.- Este método não tem custos, não requer dispositivos artificiais, não têm efeitos colaterais físicos, e pode ser praticado sem a prescrição ou consulta médica.

- O coito interrompido não é eficiente na prevenção de DSTs, como HIV, já que o pré-ejaculado pode carregar partículas de vírus ou bactérias que podem infectar o parceiro se este fluido entrar em contato com membranas mucosas.- Este método pode ser difícil para alguns homens utilizar. A interrupção da relação sexual pode deixar os parceiros insatisfeitos, como alguns homens relataram que o ato é análogo a sair de um cinema um pouco antes do grande final de um bom

Page 2: Métodos Contraceptivos

filme.

Tabelinha É um processo contraceptivo que consiste em estimar a data da ovulação, por forma a evitar contactos sexuais durante o período fértil.

Observa-se a duração dos oito últimos ciclos menstruais e anota-se o número de dias do maior e do menor ciclo. Do número de dias do menor ciclo, diminuem-se 18 dias. Do número de dias do maior ciclo, diminuem-se 11 dias. O espaço de dias compreendido entre esses dois números é o período fértil.

-Não apresenta efeitos colaterais -Retorno imediato da fertilidade

- Em mulheres que têm um ciclo menstrual irregular (em que os intervalos entre a menstruação variam bastante) é especialmente arriscado usar o método da "tabelinha".-Além do risco de gravidez, existe também o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

Diafragma O diafragma é um pequeno anel flexível recoberto por uma película de borracha ou silicone que é colocado pela mulher dentro da

O papel do diafragma é obstruir completamente o colo (entrada) do útero, impedindo que os espermatozóides

- Ao contrário da camisinha, que só pode ser utilizada uma vez, o diafragma pode ser reutilizado diversas vezes.- Se forem seguidas as recomendações de uso regularmente, um

- A eficácia do diafragma não é muito alta, podendo ter um índice de falha de mais de 10%- Riscos de:

Odor fétido; Corrimento vaginal;

Page 3: Métodos Contraceptivos

vagina até cinco horas antes da relação sexual.

atinjam o órgão e conseqüentemente fertilizem o óvulo.

diafragma pode durar até dois anos.

Aumento do risco para infecção do trato urinário.

CamisinhaMasculina

Este é o método contraceptivo mais utilizado em todo o mundo, que ajuda não só no planejamento familiar como também evita a transmissão de diversas DSTs. É feito de látex ou poliuretano e geralmente vem já lubrificado, existindo em várias cores, aromas e tamanhos.

Deve estar presente durante todo o ato sexual: deve colocar-se antes de iniciar a penetração e retirar-se depois da ejaculação, antes que o penis perca a ereção.

-De fácil aquisição, é o método ideal para relações ocasionais ou imprevistas. - Pode ser utilizado sem contra-indicações, e é o único método contraceptivo que reduz a incidência grandemente de doenças venéreas como a AIDS, a gonorréia, entre outras. Porém pode falhar contra o HPV (Efetividade do preservativo Contra DSTs, WHO, 2004).

-Diminui a sensibilidade dos órgãos genitais, sendo referida mais freqüentemente a perda de sensibilidade no penis. -Como é de utilização única o custo de cada preservativo não é um fator desprezável, apesar de que no Brasil os postos de saúde da rede pública fornecem gratuitamente preservativos, sendo estes da largura padrão (52 mm).

CamisinhaFeminina

É uma bolsa de poliuretano de dezessete centímetros que se ajusta na vagina. É um método contraceptivo de barreira que pode

Existe um anel flexível na extremidade fechada da bolsa. Um anel ligeiramente maior está na extremidade

-O preservativo feminino protege contra gravidez quase tão bem quanto o diafragma. Sua porcentagem de falha é de 21%. -O preservativo feminino dá às mulheres uma

- Cada preservativo feminino pode ser usado uma vez só e custa entre R$5,00 e R$10.00.- O anel exterior é um pouco incômodo.

Page 4: Métodos Contraceptivos

também proteger contra várias doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

aberta. O anel na extremidade fechada mantém o preservativo na posição correta na vagina. O anel da extremidade aberta fica fora da vagina. Quando o preservativo estiver em posição durante a relação sexual, não há nenhum contato da vagina e da cérvice com a pele do pênis ou suas secreções.

maneira de se proteger contra algumas doenças sexualmente transmissíveis. Da mesma forma que preservativos de látex para homens, nem o vírus da AIDS (HIV) nem o vírus da hepatite B podem penetrar o poliuretano do preservativo para mulheres.

Pílula É uma combinação de estrogênio e progestágeno administrada oralmente para inibir a fertilidade normal da mulher.

A pílula funciona através da ingestão diária de uma pequena quantidade dos hormônios que são produzidos nos ovários.Esta ingestão diária de

-Menstruações: As cólicas são reguladas, e geralmente mais leves e menos dolorosas-Diminuição do risco de câncer no ovário e endométrio.

-Não protege contra DST- Risco de aumento de TVPs, derrames, câncer de mama

Page 5: Métodos Contraceptivos

hormônios, iguais aos que a mulher normalmente tem, acaba enganando o sistema de regulação do seu organismo que imagina estar à mulher grávida.Com isto é inibida a ovulação. Os óvulos não são mais liberados pelos ovários e a mulher não engravida.

Adesivos É um adesivo transdérmico aplicado à pele que libera os hormônios estrógeno e progestina sintéticos para prevenir a gravidez.

Funciona do mesmo modo que a que a pílula contraceptiva, liberando hormônios e enganando o sistema de regulação da mulher.

-A vantagem do anticoncepcional adesivo é que os hormônios (estrogênio e progestagênio) caem diretamente na corrente sangüínea.-A mulher não precisará tomar a pílula todo dia e nem esquecerá.

-Podem ocorrer, também, pequenos sangramentos fora do intervalo, no início.-Em estudos realizados em ambientes úmidos e com usuárias praticantes de natação, sauna e hidromassagem, somente 1,1% dos adesivos deslocaram totalmente. Se o adesivo deslocar totalmente por menos de 24 horas, deve-se colocar outro e manter o dia de troca.

Page 6: Métodos Contraceptivos

Injeções O médico prescreve uma injeção de progesterona, que é aplicada no tecido muscular do braço ou nos glúteos.

A injeção impede a ovulação.

- Geralmente não há menstruações a partir da segunda injeção- Redução do risco do câncer endometrial.

-Não protege contra DSTs- Redução da densidade óssea; possível risco de câncer de mama, câncer cervical.

Anel intravaginal É um anel plástico flexível que administra uma pequena dose de progesterona e um estrógeno durante o decorrer de 3-4 semanas.

É colocado na vagina no 5º dia da menstruação, permanecendo nesta posição durante três semanas.

-As menstruações não começam enquanto o anel está inserido. -Fácil instalação e remoção, somente requer uma ação a cada 1-3 semanas.

-Não protege contra DSTs.-Há ganho de peso.

Implante É um método de contracepção de longa duração. É constituído por um pequeno bastonete que é inserido no braço sob a pele.

Um hormônio que evita a ovulação é libertada lentamente do implante. Este hormônio evita, também, que o esperma alcance o útero

- O implante contraceptivo tem uma eficácia comparável, ou mesmo superior, aos contraceptivos orais- Pode ser considerada uma alternativa à esterilização, tendo a vantagem de ser reversível;

- Pode ocorrer acne, cefaléias, aumento do peso e sensibilidade mamária.- Verifica-se alterações do ciclo menstrual, podendo-se tornar irregular.

Page 7: Métodos Contraceptivos

Pílula do diaSeguinte

São drogas que atuam impedindo a ovulação ou fertilização e possivelmente uma implantação de um blastocisto depois da fertilização.

A pílula de contracepção de emergência deve ser tomada até no máximo três dias (72 horas) após a relação sexual desprotegida (entretanto, sua eficácia é maior quanto mais precoce for o seu uso)

- Se tomada em até 72 horas depois da relação sexual impede a fecundação do óvulo.

-Não protege contra DSTs- Podem afetar o período menstrual por alguns dias.

DIU (dispositivo intra uterino)

É um dispositivo anticoncepcional que é inserido no útero, por um médico.

O seu mecanismo de ação depende da interferência com a migração dos espermatozóides, com o transporte do óvulo e com a fertilização. Ele impede o processo de nidação, onde o ovo gruda no endométrio.

- Não-necessidade de realizar uma ação diária.-Contracepção de emergência se inserido em cinco dias.

- As menstruações podem ser mais abundantes e dolorosas- Pequeno risco temporário de doença inflamatória pélvica nos primeiros 20 dias após a sua inserção

Laqueadura Consiste no método de esterilização feminina

As trompas impedem a passagem do óvulo e os

- Contracepção permanente-É um método muito eficaz

-É um método irreversível-Não é um método simples de ser utilizado

Page 8: Métodos Contraceptivos

caracterizado pelo corte e/ou ligamento cirúrgico das trompas uterinas, que fazem o caminho dos ovários até o útero.

espermatozóides não o encontram, não havendo fecundação.

Vasectomia É um método contraceptivo através da ligação dos canais deferentes no homem.

Interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos através do epidídimo (tubo em forma de novelo que se localiza na parte superior dos testículos) para os canais deferentes que desembocam na uretra.

-Método seguro para evitar a gravidez.-Não é necessário que se tome nenhum tipo de pílulas ou outras substâncias.

-É irreversível e permanente, portanto a decisão por vasectomia precisa ser bem pensada pelo casal; -Não oferece proteção imediata por isso é necessário utilizar, por um tempo, outros métodos até que os espermatozóides armazenados sejam expelidos (30 ejaculações);

BIBLIOGRAFIA:-Wikipédia (http://pt.wikipedia.org) -Saúde e Vida Online (http://www.saudevidaonline.com.br) -Google Imagens (http://images.google.com.br)

Page 9: Métodos Contraceptivos

Gabriel Alessandro Marinho Lodi

No 08, 2o Ano, Turma 222

Trabalho de Biologia

Os Métodos Contraceptivos

Trabalho apresentado para a área de bio-exatas, na disciplina de Biologia, sob a responsabilidade da professora Selma Santini Bonetti

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS