métodos científicos

16
Métodos Científicos Diego Brunhera Rodrigo Dall Agnol

Upload: unimed-planalto-medio

Post on 05-Jul-2015

236 views

Category:

Science


6 download

DESCRIPTION

Métodos científicos, é "... um conjunto de procedimentos por intermédio dos quais (a) se propõe os problemas científicos e (b) colocam-se à prova as hipóteses científicas" (Bunge, 1974a:55)

TRANSCRIPT

Page 1: Métodos Científicos

Métodos Científicos

Diego Brunhera

Rodrigo Dall Agnol

Page 2: Métodos Científicos
Page 3: Métodos Científicos
Page 4: Métodos Científicos

Conceitos sobre Método

• ...é o "caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão de modo refletido e deliberado“ (Hegenberg, 1976:11-115);

• "Método é o conjunto coerente de procedimentos racionais ou prático-racionais que orienta o pensamento para serem alcançados conhecimentos válidos" (Nérici, 1978:15);

• é "um conjunto de procedimentos por intermédio dos quais (a) se propõe os problemas científicos e (b) colocam-se à prova as hipóteses científicas" (Bunge, 1974a:55).

Page 5: Métodos Científicos

Cabe à Tecnologia, a realização de pesquisas que visam colocar as

descobertas científicas ao alcance do grande

público.

Page 6: Métodos Científicos

• Todo cientista deve desenvolver um ideal moral que lhe indique a maneira correta de utilizar os meios fornecidos pela Ciência e pela Tecnologia.

Page 7: Métodos Científicos
Page 8: Métodos Científicos

Nem sempre o mais importante é resolver aquele problema inicial, como dizia Einstein:

• "A formulação de um problema é muito mais importante que a sua solução. Esta pode ser apenas uma questão de habilidade matemática ou experimental. Propor problemas novos e encarar os velhos sob um novo ângulo é que requer imaginação criadora e promove o progresso da Ciência". "Quando as perguntas são feitas oportunamente as idéiassurgem mais facilmente."

Page 9: Métodos Científicos
Page 10: Métodos Científicos

Métodos

Page 11: Métodos Científicos

Método científico é a teoria da investigação. Esta alcança seus objetivos, de forma científica, quando cumpre ou se propõe a cumprir as seguintes etapas:

Page 12: Métodos Científicos

Método Dedutivo e Indutivo

• Dedutivo– é a modalidade de raciocínio lógico que faz uso da dedução para

obter uma conclusão a respeito de determinada(s) premissa(s).

• Indutivo– é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de

casos particulares, conclui uma verdade geral. A indução, ao contrário da dedução, parte da experiência sensível, dos dados particulares

– .– .

Page 13: Métodos Científicos

Método hipotético-dedutivo

• Proposto por Popper, consiste na adoção da seguinte linha de raciocínio: “quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge o problema. Para tentar explicar a dificuldades expressas no problema, são formuladas conjecturas ou hipóteses.

• Das hipóteses formuladas, deduzem-se conseqüências que deverão ser testadas ou falseadas. Falsear significa tornar falsas as conseqüências deduzidas das hipóteses. Enquanto no método dedutivo se procura a todo custo confirmar a hipótese, no método hipótetico-dedutivo, ao contrário, procuram-se evidências empíricas para derrubá-la” (GIL, 1999, p.30).

Page 14: Métodos Científicos

Método dialético

• Fundamenta-se na dialética proposta por Hegel, na qual as contradições se transcendem dando origem a novas contradições que passam a requerer solução. É um método de interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Considera que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social, político, econômico, etc. Empregado em pesquisa qualitativa (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 1993).

Page 15: Métodos Científicos

Método fenomenológico

• Preconizado por Husserl, o método fenomenológico não é dedutivo nem indutivo. Preocupa-se com a descrição direta da experiência tal como ela é. A realidade é construída socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado. Então, a realidade não é única: existem tantas quantas forem as suas interpretações e comunicações. O sujeito/ator é reconhecidamente importante no processo de construção do conhecimento (GIL, 1999; TRIVIÑOS, 1992). Empregado em pesquisa qualitativa.

Page 16: Métodos Científicos

Obrigado!

Diego Brunhera

Rodrigo Dall Agnol