metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · ciclo trigonométrico.p

20
COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD Professor (a): Maristela Medeiros Vendramini Disciplina: Matemática Ano:2ºC Bimestre: Primeiro CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: Grandezas e Medidas, Funções CONTEÚDO BÁSICO CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS AVALIAÇÃO Trigonometria Razões trigonométricas no triângulo retângulo. Arcos e ângulos. Seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo. Circunferência trigonométrica. Seno, cosseno e tangente de um arco trigonométrico. Relação fundamental da trigonometria. Equações trigonométricas. Aplicar os conceitos de seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo de um triângulo retângulo. Conhecer e aplicar, na resolução de problemas as relações fundamentais entre razões trigonométricas. Expressar a medida de um ângulo em graus e radianos. Converter a medida de um ângulo em graus para radianos e vice- versa. Entender os conceitos de seno, cosseno e tangente para arcos trigonométricos e ângulos não-agudos. Encaminhamento metodológico - Atividade envolvendo a construção das relações trigonométricas no triângulo retângulo. - Resolução de problemas envolvendo as relações fundamentais. - Trabalho individual envolvendo a construção da circunferência trigonométrica. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em sala de aula e extraclasse. - Correção das atividades no * Critérios de avaliação: Verificação dos conhecimentos que os alunos possuem a respeito do conteúdo promovendo atividades (orais ou escritas) a respeito do tema. Acompanhamento da compreensão dos conteúdos pelos alunos, através de atividades individuais ou em grupo em sala e extraclasse. Observação e análise da apreensão dos conceitos através de atividades como: leitura e interpretação de textos propostos, atitudes (confiante, hesitante, etc) na resolução de problemas e atividades, participação e empenho nas atividades e trabalhos propostos (individuais ou em grupo).

Upload: dokhanh

Post on 10-Nov-2018

245 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

Professor (a): Maristela Medeiros Vendramini Disciplina: Matemática Ano:2ºC Bimestre: Primeiro

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: Grandezas e Medidas, Funções

CONTEÚDO

BÁSICO

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS

AVALIAÇÃO

Trigonometria

Razões

trigonométricas no

triângulo retângulo.

Arcos e ângulos.

Seno, cosseno e

tangente de um

ângulo agudo.

Circunferência

trigonométrica.

Seno, cosseno e

tangente de um arco

trigonométrico.

Relação fundamental

da trigonometria.

Equações

trigonométricas.

Aplicar os conceitos de seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo de um triângulo retângulo.

Conhecer e aplicar, na resolução de problemas as relações fundamentais entre razões trigonométricas.

Expressar a medida de um ângulo em graus e radianos.

Converter a medida de um ângulo em graus para radianos e vice-versa.

Entender os conceitos de seno, cosseno e tangente para arcos trigonométricos e ângulos não-agudos.

Encaminhamento metodológico

- Atividade envolvendo a construção das relações trigonométricas no triângulo retângulo. - Resolução de problemas envolvendo as relações fundamentais. - Trabalho individual envolvendo a construção da circunferência trigonométrica. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em sala de aula e extraclasse. - Correção das atividades no

* Critérios de avaliação: Verificação dos conhecimentos que os alunos possuem a respeito do conteúdo promovendo atividades (orais ou escritas) a respeito do tema. Acompanhamento da compreensão dos conteúdos pelos alunos, através de atividades individuais ou em grupo em sala e extraclasse. Observação e análise da apreensão dos conceitos através de atividades como: leitura e interpretação de textos propostos, atitudes (confiante, hesitante, etc) na resolução de problemas e atividades, participação e empenho nas atividades e trabalhos propostos (individuais ou em grupo).

Page 2: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

Função Trigonométrica

Função seno

Função cosseno

Função tangente

Resolver equações trigonométricas.

Identificar as funções seno, cosseno e tangente e suas representações gráficas.

Aplicar, na resolução de problemas, as funções seno, cosseno e tangente.

quadro.

Recursos didáticos Transferidor e régua. Gravuras e desenhos. Livro didático. Quadro escolar Projetor Multimídia. Ciclo trigonométrico.P

Encaminhamento metodológico

- Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em duplas com tira-dúvidas, caso necessário. - Utilização de simuladores para a observação dos gráficos das funções trigonométricas.

Recursos didáticos

Gravuras e desenhos. Livro didático.

Análise do raciocínio lógico e precisão do cálculo mental através de atividades orais, expositivas e escritas. Verificação da capacidade do aluno comunicar-se matematicamente, oral ou por escrito utilizando recursos como: lousa, materiais manipuláveis, computador e calculadora. Avaliação das produções escritas observando as dificuldades e facilidades dos alunos. Verificação da capacidade do aluno de compreender, elaborar um plano, buscar diversas soluções e realizar o retrospecto da solução de um problema. * Instrumentos de avaliação: Atividades com recursos audiovisuais.

Page 3: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

Quadro escolar Projetor Multimídia.

Atividades com textos do livro didáticos e paradidáticos. Pesquisa de campo e/ou bibliográfica. Trabalhos individuais e/ou em grupo com apresentação oral e/ou escrita. Simulados e testes. Prova escrita com questões objetivas e discursivas. Debates e Seminários. Avaliação oral com apresentação de atividades na lousa. Os instrumentos de avaliação, de acordo com o Regimento Escolar, totalizarão 10,0 (dez) pontos em caráter somatório assim subdivididos: - 7,0 (sete) pontos de provas e testes. - 3,0 (três) pontos de pesquisas, trabalhos, produções e demais atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do bimestre. Os alunos que na soma das

Page 4: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

avaliações realizadas no bimestre não tenham atingido média 7,0 (sete) farão obrigatoriamente uma nova avaliação com peso 10.0 (dez). Após isso, será feira a média aritmética entre a nota bimestral e a nota obtida nesta avaliação e, sendo superior, substituirá a nota anterior. Caso contrário, será desconsiderada. * Recuperação de estudos: A recuperação de estudos ocorrerá na medida em que, ao proceder a avaliação utilizando os critérios acima definidos, identificar-se a necessidade de retomada do conteúdo. Sendo assim, serão dados encaminhamentos metodológicos conforme as dificuldades e necessidades dos alunos.

Referências:

DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Editora Ática, 2003.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas, SP: UNICAMP, 2004.

Page 5: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PAIVA, M. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2013.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Matemática. Curitiba, 2008.

PAVANELO, R. M. ; NOGUEIRA, C. M. I. Avaliação em Matemática: algumas considerações. Avaliação Educacional. 2006, v. 17, n. 33. Disponível em:

www. fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1275/arquivoAnexado.pdf. Acesso em: 21 jan 2008.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SMOLE, K.S., DINIZ, M. I. Matemática – Ensino Médio – vol 03.São Paulo: Saraiva, 2005.PAIVA, M. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2013.

Observações: i) Os conteúdos referentes a História e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 11645/08). Prevenção ao uso indevido de drogas,

sexualidade humana; educação ambiental; educação Fiscal; enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente L.F. Nº 11525/07; Educação Tributária Dec. Nº 1143/00, Portaria nº 413/03, Educação Ambiental nº 9795/99; Dec. Nº 4201/02, serão trabalhados na disciplina na medida em que se encontrarem relacionados com o conteúdo em questão e em projetos desenvolvidos pela escola. Desta forma, pretende-se desenvolver a capacidade de pensar, compreender e interpretar adequadamente a problemática cotidiana da sociedade atual, assegurando aos estudantes o direito de inserção e formação integral como cidadão.

ii) Os alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou defasagem de conteúdos terão encaminhamentos e atividades diferenciadas conforme for verificado no dia a dia da sala de aula e/ou laudo médico apresentado pelos responsáveis pelos mesmos. A adaptação curricular será de acordo com as necessidades do aluno. Assim como, os alunos que possuem altas habilidades serão instigados a desenvolver suas potencialidades através de atividades orientadas pelo professor e de acordo com a área que ele se identifica.

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

Page 6: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

Professor (a): Maristela Medeiros Vendramini Disciplina: Matemática Ano:2ºC Bimestre: Segundo

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: Números e Álgebra

CONTEÚDO

BÁSICO

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS

AVALIAÇÃO

Matrizes

Conceito de matriz

Tipos de matrizes

Igualdade de matrizes

Operações com

matrizes

Multiplicação de um

número real por uma

matriz

Multiplicação de

matrizes

Matriz inversa

Representar

geometricamente uma

matriz.

Construir uma matriz a

partir de sua lei de

formação.

Reconhecer os tipos de

matrizes.

Dominar as operações

com matrizes.

Obter a inversa de uma

matriz.

Resolver problemas

envolvendo matrizes.

Encaminhamento metodológico

- Problemas com situações do cotidiano envolvendo o uso de matrizes. - Planilhas eletrônicas e matrizes. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em sala de aula e extraclasse. - Correção das atividades no quadro.

Recursos didáticos Livro didático.

* Critérios de avaliação: Verificação dos conhecimentos que os alunos possuem a respeito do conteúdo promovendo atividades (orais ou escritas) a respeito do tema. Acompanhamento da compreensão dos conteúdos pelos alunos, através de atividades individuais ou em grupo em sala e extraclasse. Observação e análise da apreensão dos conceitos através de atividades como: leitura e interpretação de textos propostos, atitudes (confiante, hesitante, etc) na resolução de problemas e atividades, participação e empenho nas atividades e trabalhos propostos (individuais ou em grupo).

Page 7: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

Sistemas Lineares

Determinantes

Sistemas de equações

lineares no dia a dia.

Equação linear.

Sistema linear.

Resolução de um

sistema linear.

Determinante de uma

matriz de 2ª ordem

Determinante de uma

Reconhecer um sistema

linear e suas aplicações

no dia a dia.

Resolver um sistema

linear, quando possível.

História de

determinantes.

Quadro escolar Projetor Multimídia. Laboratório de Informática

Encaminhamento metodológico

- Atividade com situações envolvendo o conceito de sistemas lineares no dia a dia. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em sala de aula e extraclasse. - Correção das atividades no quadro.

Recursos didáticos Livro didático. Quadro escolar Projetor Multimídia. Laboratório de Informática

Análise do raciocínio lógico e precisão do cálculo mental através de atividades orais, expositivas e escritas. Verificação da capacidade do aluno comunicar-se matematicamente, oral ou por escrito utilizando recursos como: lousa, materiais manipuláveis, computador e calculadora. Avaliação das produções escritas observando as dificuldades e facilidades dos alunos. Verificação da capacidade do aluno de compreender, elaborar um plano, buscar diversas soluções e realizar o retrospecto da solução de um problema. * Instrumentos de avaliação: Atividades com recursos audiovisuais. Atividades com textos do livro

Page 8: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

matriz de 3ª ordem

Discussão e

resolução de um

sistema linear através

do cálculo dos

determinantes.

Calcular o determinante

de uma matriz de ordem

2 e 3.

Discutir e resolver

sistemas lineares através

do cálculo dos

determinantes.

Encaminhamento metodológico

- Texto sobre a história dos determinantes. - Atividades Planilhas eletrônicas e o cálculo de determinantes. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em sala de aula e extraclasse. - Correção das atividades no quadro.

- Trabalho envolvendo o uso das tecnologias para a resolução de problemas envolvendo os conceitos de matrizes, sistemas lineares e determinantes.

Recursos didáticos

Gravuras e desenhos. Livro didático. Quadro escolar Projetor Multimídia. Laboratório de Informática.

didáticos e paradidáticos. Pesquisa de campo e/ou bibliográfica. Trabalhos individuais e/ou em grupo com apresentação oral e/ou escrita. Simulados e testes. Prova escrita com questões objetivas e discursivas. Debates e Seminários. Avaliação oral com apresentação de atividades na lousa. Os instrumentos de avaliação, de acordo com o Regimento Escolar, totalizarão 10,0 (dez) pontos em caráter somatório assim subdivididos: - 7,0 (sete) pontos de provas e testes. - 3,0 (três) pontos de pesquisas, trabalhos, produções e demais atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do bimestre. Os alunos que na soma das avaliações realizadas no bimestre

Page 9: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

-

não tenham atingido média 7,0 (sete) farão obrigatoriamente uma nova avaliação com peso 10.0 (dez). Após isso, será feira a média aritmética entre a nota bimestral e a nota obtida nesta avaliação e, sendo superior, substituirá a nota anterior. Caso contrário, será desconsiderada. * Recuperação de estudos: A recuperação de estudos ocorrerá na medida em que, ao proceder a avaliação utilizando os critérios acima definidos, identificar-se a necessidade de retomada do conteúdo. Sendo assim, serão dados encaminhamentos metodológicos conforme as dificuldades e necessidades dos alunos.

Referências:

DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Editora Ática, 2003.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas, SP: UNICAMP, 2004.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Page 10: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

PAIVA, M. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2013.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Matemática. Curitiba, 2008.

PAVANELO, R. M. ; NOGUEIRA, C. M. I. Avaliação em Matemática: algumas considerações. Avaliação Educacional. 2006, v. 17, n. 33. Disponível em:

www. fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1275/arquivoAnexado.pdf. Acesso em: 21 jan 2008.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SMOLE, K.S., DINIZ, M. I. Matemática – Ensino Médio – vol 03.São Paulo: Saraiva, 2005.PAIVA, M. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2013.

Observações: i) Os conteúdos referentes a História e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 11645/08). Prevenção ao uso indevido de drogas,

sexualidade humana; educação ambiental; educação Fiscal; enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente L.F. Nº 11525/07; Educação Tributária Dec. Nº 1143/00, Portaria nº 413/03, Educação Ambiental nº 9795/99; Dec. Nº 4201/02, serão trabalhados na disciplina na medida em que se encontrarem relacionados com o conteúdo em questão e em projetos desenvolvidos pela escola. Desta forma, pretende-se desenvolver a capacidade de pensar, compreender e interpretar adequadamente a problemática cotidiana da sociedade atual, assegurando aos estudantes o direito de inserção e formação integral como cidadão.

ii) Os alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou defasagem de conteúdos terão encaminhamentos e atividades diferenciadas conforme for verificado no dia a dia da sala de aula e/ou laudo médico apresentado pelos responsáveis pelos mesmos. A adaptação curricular será de acordo com as necessidades do aluno. Assim como, os alunos que possuem altas habilidades serão instigados a desenvolver suas potencialidades através de atividades orientadas pelo professor e de acordo com a área que ele se identifica.

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

Page 11: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

Professor (a): Maristela Medeiros Vendramini Disciplina: Matemática Ano:2ºC Bimestre: Terceiro

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: Tratamento da informação, Geometrias.

CONTEÚDO

BÁSICO

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS

AVALIAÇÃO

Análise

Combinatória

Princípio

fundamental da

contagem

Arranjo simples

Permutação simples

Combinação simples

Fatorial

Números binomiais

Desenvolver técnicas de

contagem.

Compreender o

princípio da contagem e

utilizá-lo na resolução

de problemas.

Resolver problemas de

contagem utilizando

diagrama de árvore,

tabela de dupla entrada e

diagrama de Veen.

Calcular o fatorial de um

número natural.

Resolver equações

envolvendo fatorial.

Compreender os

conceitos de arranjos,

permutação e

combinação.

Compreender o conceito

Encaminhamento metodológico

- Atividade com situações envolvendo o conceito de sistemas lineares no dia a dia e os conhecimentos prévios dos alunos. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em sala de aula e extraclasse. - Correção das atividades no quadro.

Recursos didáticos Gravuras e desenhos. Livro didático. Quadro escolar

* Critérios de avaliação: Verificação dos conhecimentos que os alunos possuem a respeito do conteúdo promovendo atividades (orais ou escritas) a respeito do tema. Acompanhamento da compreensão dos conteúdos pelos alunos, através de atividades individuais ou em grupo em sala e extraclasse. Observação e análise da apreensão dos conceitos através de atividades como: leitura e interpretação de textos propostos, atitudes (confiante, hesitante, etc) na resolução de problemas e atividades, participação e empenho nas atividades e trabalhos propostos (individuais ou em grupo).

Page 12: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

Binômio de Newton

Probabilidades

Triângulo de Pascal

Binômio de Newton

Experimentos

aleatórios

Espaço amostral

Evento

Probabilidade

Probabilidade da

reunião de dois

eventos.

Probabilidade da

intersecção de

eventos

independentes.

de expansão binomial.

Aplicar a fórmula do

Binômio de Newton ao

cálculo de potências.

Conhecer o triângulo de

Pascal e utilizá-lo na

resolução de problemas.

Conhecer o princípio

fundamental da

probabilidade.

Desenvolver o conceito

de probabilidade

condicional.

Calcular probabilidade

por diferentes

procedimentos.

Compreender a união e

intersecção de eventos e

calcular probabilidade

que envolvam esses

conceitos.

Projetor Multimídia.

Encaminhamento metodológico

- Jogo das probabilidades (jogo do par ou ímpar). - Situações do dia a dia que envolvem experimentos aleatórios e o cálculo das probabilidades. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em duplas com tira-dúvidas, caso necessário. - Correção das atividades no quadro.

Análise do raciocínio lógico e precisão do cálculo mental através de atividades orais, expositivas e escritas. Verificação da capacidade do aluno comunicar-se matematicamente, oral ou por escrito utilizando recursos como: lousa, materiais manipuláveis, computador e calculadora. Avaliação das produções escritas observando as dificuldades e facilidades dos alunos. Verificação da capacidade do aluno de compreender, elaborar um plano, buscar diversas soluções e realizar o retrospecto da solução de um problema. * Instrumentos de avaliação: Atividades com recursos audiovisuais.

Page 13: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

Geometria Plana

Poliedros:

elementos,

nomenclatura,

relação de Euler.

O plano.

O espaço e seus

elementos.

Posições relativas

entre duas retas.

Determinação de um

plano.

Posições relativas

entre reta e plano.

Posições relativas

entre dois planos.

Perpendicularidade.

Projeção ortogonal

sobre um plano.

Ângulos no espaço.

Poliedros.

Reconhecer figuras

planas e não planas.

Reconhecer retas

paralelas, concorrentes e

reversas.

Reconhecer a posição

relativa entre reta e

plano.

Encontrar a medida de

ângulos determinados

por duas retas reversas.

Identificar e classificar

um poliedro.

Recursos didáticos

Gravuras e desenhos. Livro didático. Quadro escolar Projetor Multimídia. Laboratório de Informática.

Encaminhamento metodológico

- Pesquisa bibliográfica com apresentação oral dos grupos. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em sala de aula e extraclasse. - Correção das atividades no quadro.

Recursos didáticos

Gravuras e desenhos. Livros didático e paradidáticos.

Atividades com textos do livro didáticos e paradidáticos. Pesquisa de campo e/ou bibliográfica. Trabalhos individuais e/ou em grupo com apresentação oral e/ou escrita. Simulados e testes. Prova escrita com questões objetivas e discursivas. Debates e Seminários. Avaliação oral com apresentação de atividades na lousa. Os instrumentos de avaliação, de acordo com o Regimento Escolar, totalizarão 10,0 (dez) pontos em caráter somatório assim subdivididos: - 7,0 (sete) pontos de provas e testes. - 3,0 (três) pontos de pesquisas, trabalhos, produções e demais atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do bimestre. Os alunos que na soma das

Page 14: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

Quadro escolar Projetor Multimídia. Laboratório de Informática.

avaliações realizadas no bimestre não tenham atingido média 7,0 (sete) farão obrigatoriamente uma nova avaliação com peso 10.0 (dez). Após isso, será feira a média aritmética entre a nota bimestral e a nota obtida nesta avaliação e, sendo superior, substituirá a nota anterior. Caso contrário, será desconsiderada. * Recuperação de estudos: A recuperação de estudos ocorrerá na medida em que, ao proceder a avaliação utilizando os critérios acima definidos, identificar-se a necessidade de retomada do conteúdo. Sendo assim, serão dados encaminhamentos metodológicos conforme as dificuldades e necessidades dos alunos.

Referências:

DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Editora Ática, 2003.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas, SP: UNICAMP, 2004.

Page 15: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PAIVA, M. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2013.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Matemática. Curitiba, 2008.

PAVANELO, R. M. ; NOGUEIRA, C. M. I. Avaliação em Matemática: algumas considerações. Avaliação Educacional. 2006, v. 17, n. 33. Disponível em:

www. fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1275/arquivoAnexado.pdf. Acesso em: 21 jan 2008.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SMOLE, K.S., DINIZ, M. I. Matemática – Ensino Médio – vol 03.São Paulo: Saraiva, 2005.PAIVA, M. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2013.

Observações: i) Os conteúdos referentes a História e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 11645/08). Prevenção ao uso indevido de drogas,

sexualidade humana; educação ambiental; educação Fiscal; enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente L.F. Nº 11525/07; Educação Tributária Dec. Nº 1143/00, Portaria nº 413/03, Educação Ambiental nº 9795/99; Dec. Nº 4201/02, serão trabalhados na disciplina na medida em que se encontrarem relacionados com o conteúdo em questão e em projetos desenvolvidos pela escola. Desta forma, pretende-se desenvolver a capacidade de pensar, compreender e interpretar adequadamente a problemática cotidiana da sociedade atual, assegurando aos estudantes o direito de inserção e formação integral como cidadão.

ii) Os alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou defasagem de conteúdos terão encaminhamentos e atividades diferenciadas conforme for verificado no dia a dia da sala de aula e/ou laudo médico apresentado pelos responsáveis pelos mesmos. A adaptação curricular será de acordo com as necessidades do aluno. Assim como, os alunos que possuem altas habilidades serão instigados a desenvolver suas potencialidades através de atividades orientadas pelo professor e de acordo com a área que ele se identifica.

Page 16: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

Professor (a): Maristela Medeiros Vendramini Disciplina: Matemática Ano:2ºC Bimestre: Quarto

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: Grandezas e Medidas, Geometrias

CONTEÚDO

BÁSICO

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS

AVALIAÇÃO

Geometria Plana

Geometria Espacial

Medidas de área

Medidas de volume

Prisma: definição,

elementos,

nomenclatura, área e

volume.

Prismas

quadrangulares

(paralelepípedo e

cubo): área, volume e

diagonal.

Pirâmide: elementos,

área e volume.

Cilindro: elementos,

área e volume.

Cone circular:

elementos, área e

volume.

Esfera: volume, área

da superfície e secção

de uma esfera.

Reconhecer e analisar

prismas e pirâmides bem

como suas propriedades

e seus elementos.

Calcular diagonais de

faces de um prisma.

Calcular altura,

apótema, área e volume

da pirâmide e do tronco

de pirâmide.

Identificar e construir

planificações para

cilindros e cones e

perceber a

impossibilidade e

planificar a esfera.

Relacionar os

conhecimentos da

geometria plana com o

Encaminhamento metodológico

- Atividade envolvendo a planificação dos sólidos geométricos.

- Cálculo da área e do volume dos sólidos geométricos utilizando material concreto.

- Atividades envolvendo situações do dia a dia. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em duplas com tira-dúvidas, caso necessário.

* Critérios de avaliação: Verificação dos conhecimentos que os alunos possuem a respeito do conteúdo promovendo atividades (orais ou escritas) a respeito do tema. Acompanhamento da compreensão dos conteúdos pelos alunos, através de atividades individuais ou em grupo em sala e extraclasse. Observação e análise da apreensão dos conceitos através de atividades como: leitura e interpretação de textos propostos, atitudes (confiante, hesitante, etc) na resolução de problemas e atividades, participação e empenho nas atividades e

Page 17: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

Geometria não-

euclidiana

Geometria Fractal.

Noções de geometria

elíptica e hiperbólica.

estudo de sólidos

geométricos

Identificar, conceituar e

comparar as geometrias

Euclidiana e Não-

Euclidiana

- Correção das atividades no quadro.

Recursos didáticos Gravuras e desenhos. Sólidos Geométricos. Livro didático. Quadro escolar Projetor Multimídia.

Encaminhamento metodológico

- Pesquisa bibliográfica com apresentação oral dos grupos. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em sala de aula e extraclasse. - Correção das atividades no quadro.

Recursos didáticos

Gravuras e desenhos. Livro didático.

trabalhos propostos (individuais ou em grupo). Análise do raciocínio lógico e precisão do cálculo mental através de atividades orais, expositivas e escritas. Verificação da capacidade do aluno comunicar-se matematicamente, oral ou por escrito utilizando recursos como: lousa, materiais manipuláveis, computador e calculadora. Avaliação das produções escritas observando as dificuldades e facilidades dos alunos. Verificação da capacidade do aluno de compreender, elaborar um plano, buscar diversas soluções e realizar o retrospecto da solução de um problema. * Instrumentos de avaliação: Atividades com recursos

Page 18: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

Quadro escolar Projetor Multimídia. Laboratório de Informática.

audiovisuais. Atividades com textos do livro didáticos e paradidáticos. Pesquisa de campo e/ou bibliográfica. Trabalhos individuais e/ou em grupo com apresentação oral e/ou escrita. Simulados e testes. Prova escrita com questões objetivas e discursivas. Debates e Seminários. Avaliação oral com apresentação de atividades na lousa. Os instrumentos de avaliação, de acordo com o Regimento Escolar, totalizarão 10,0 (dez) pontos em caráter somatório assim subdivididos: - 7,0 (sete) pontos de provas e testes. - 3,0 (três) pontos de pesquisas, trabalhos, produções e demais atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do bimestre.

Page 19: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

Os alunos que na soma das avaliações realizadas no bimestre não tenham atingido média 7,0 (sete) farão obrigatoriamente uma nova avaliação com peso 10.0 (dez). Após isso, será feira a média aritmética entre a nota bimestral e a nota obtida nesta avaliação e, sendo superior, substituirá a nota anterior. Caso contrário, será desconsiderada. * Recuperação de estudos: A recuperação de estudos ocorrerá na medida em que, ao proceder a avaliação utilizando os critérios acima definidos, identificar-se a necessidade de retomada do conteúdo. Sendo assim, serão dados encaminhamentos metodológicos conforme as dificuldades e necessidades dos alunos.

Referências:

DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Editora Ática, 2003.

Page 20: metodológico trigonométrico. - tooluizrego.seed.pr.gov.br · Ciclo trigonométrico.P

EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas, SP: UNICAMP, 2004.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PAIVA, M. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2013.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Matemática. Curitiba, 2008.

PAVANELO, R. M. ; NOGUEIRA, C. M. I. Avaliação em Matemática: algumas considerações. Avaliação Educacional. 2006, v. 17, n. 33. Disponível em:

www. fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1275/arquivoAnexado.pdf. Acesso em: 21 jan 2008.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SMOLE, K.S., DINIZ, M. I. Matemática – Ensino Médio – vol 03.São Paulo: Saraiva, 2005.PAIVA, M. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2013.

Observações: i) Os conteúdos referentes a História e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 11645/08). Prevenção ao uso indevido de drogas,

sexualidade humana; educação ambiental; educação Fiscal; enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente L.F. Nº 11525/07; Educação Tributária Dec. Nº 1143/00, Portaria nº 413/03, Educação Ambiental nº 9795/99; Dec. Nº 4201/02, serão trabalhados na disciplina na medida em que se encontrarem relacionados com o conteúdo em questão e em projetos desenvolvidos pela escola. Desta forma, pretende-se desenvolver a capacidade de pensar, compreender e interpretar adequadamente a problemática cotidiana da sociedade atual, assegurando aos estudantes o direito de inserção e formação integral como cidadão.

ii) Os alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou defasagem de conteúdos terão encaminhamentos e atividades diferenciadas conforme for verificado no dia a dia da sala de aula e/ou laudo médico apresentado pelos responsáveis pelos mesmos. A adaptação curricular será de acordo com as necessidades do aluno. Assim como, os alunos que possuem altas habilidades serão instigados a desenvolver suas potencialidades através de atividades orientadas pelo professor e de acordo com a área que ele se identifica.