método guimond cubo 2x2x2

3
Método Guimond - 2x2x2 O Método Guimond, juntamente com o Ortega, é um dos mais utilizados e mais eficazes para aplicação no 2x2x2 modalidade speed. Também criado originalmente para resolver os cantos do 3x3x3, aqui ele será aplicado ao seu irmão caçula. Preparação Nesta etapa iremos trabalhar com o conceito de cores opostas. É muito importante que o cuber esteja familiarizado e sinta-se confortável com o reconhecimento das cores opostas. No cubo padrão essas cores são os pares branco/amarelo, verde/azul e vermelho/laranja (ou vermelho/rosa, nos Eastsheens). Então, durante o tempo de inspeção do cubo, tenta-se localizar alguma face em que já haja três adesivos de cores opostas. Podem ser três adesivos da mesma cor, ou dois de uma cor e um da cor oposta; tanto faz. Na grande maioria das vezes você irá encontrar essa configuração pronta em uma das faces. Quando não, provavelmente com apenas um movimento já será possível preparar o cubo. Completando as faces opostas Agora é a vez de orientar o quarto adesivo (aquele que não estava orientado na etapa anterior). Veja em qual dos dois padrões a seguir a face U se encontra, e siga a tabela correspondente, dando um giro x2 no cubo antes, de forma que o quarto adesivo fique posicionado em DBL. Talvez seja necessário girar a nova camada U (a que estava em D antes do giro x2) para encontrar um dos padrões na tabela. Obs.: O que aparece em cinza representa qualquer uma das cores opostas escolhidas, e o que aparece em branco, qualquer outra cor. Tabela 1 Tabela 2 Tabela 1 (y2) R U' R' (y') R' F' R R F2 U' R2 F U' F' R U' F2 U' R2 F2 U F F' L2 F L'2 U L' (x2) R U' B L'

Upload: georgehalves

Post on 03-Jan-2016

126 views

Category:

Documents


19 download

TRANSCRIPT

Page 1: Método Guimond Cubo 2x2x2

Método Guimond - 2x2x2 O Método Guimond, juntamente com o Ortega, é um dos mais utilizados e mais eficazes para aplicação no 2x2x2 modalidade speed. Também criado originalmente para resolver os cantos do 3x3x3, aqui ele será aplicado ao seu irmão caçula.

Preparação Nesta etapa iremos trabalhar com o conceito de cores opostas. É muito importante que o cuber esteja familiarizado e sinta-se confortável com o reconhecimento das cores opostas. No cubo padrão essas cores são os pares branco/amarelo, verde/azul e vermelho/laranja (ou vermelho/rosa, nos Eastsheens). Então, durante o tempo de inspeção do cubo, tenta-se localizar alguma face em que já haja três adesivos de cores opostas. Podem ser três adesivos da mesma cor, ou dois de uma cor e um da cor oposta; tanto faz. Na grande maioria das vezes você irá encontrar essa configuração pronta em uma das faces. Quando não, provavelmente com apenas um movimento já será possível preparar o cubo.

Completando as faces opostas Agora é a vez de orientar o quarto adesivo (aquele que não estava orientado na etapa anterior). Veja em qual dos dois padrões a seguir a face U se encontra, e siga a tabela correspondente, dando um giro x2 no cubo antes, de forma que o quarto adesivo fique posicionado em DBL. Talvez seja necessário girar a nova camada U (a que estava em D antes do giro x2) para encontrar um dos padrões na tabela. Obs.: O que aparece em cinza representa qualquer uma das cores opostas escolhidas, e o que aparece em branco, qualquer outra cor.

Tabela 1

Tabela 2

Tabela 1

(y2) R U' R' (y') R' F' R R F2 U' R2 F

U' F' R U' F2

U' R2 F2 U F F' L2 F

L'2 U L' (x2) R U' B L'

Page 2: Método Guimond Cubo 2x2x2

Tabela 2

(y) R' U R L U L' (x) U R' U' R

U2 R R' F U' F2

U (y2) R U2

R' F2 R2 U' R'

(y) L2 D' R R U' B L'

Orientação Esta etapa é para orientar as camadas opostas (as que foram escolhidas na primeira etapa) com cores sólidas. Ou seja, uma cor só de cada lado. O que aparece em cinza escuro é uma das cores escolhidas, e em cinza claro, a outra.

Camada U Camada D

Camada U Camada D

Camada U Camada D

R2 U2 F2 R2 U' R2' R2 U' R2 U' R2

Camada U Camada D

R2

Page 3: Método Guimond Cubo 2x2x2

Permutações (Se você já aprendeu o Método Ortega, trata-se dos mesmos algoritmos)

Esta é a última etapa do método, onde são feitas todas as permutações necessárias. O segredo aqui é o reconhecimento de cada caso. Para tal, você deverá procurar pares corretos na camada de baixo e na camada de cima. Junto a cada algoritmo aparece uma breve explicação sobre seu reconhecimento. Lembre-se que muitas vezes você precisará manipular o cubo pra chegar a um determinado padrão. Por exemplo, juntando dois pares através de U ou U2, ou, no terceiro caso, girando o cubo de ponta-cabeça, caso o par esteja na camada de baixo. Ao fim de alguns algoritmos talvez seja necessário também algum ajuste, novamente, através de U ou U2.

R U2 R’ U’ R U2 L’ U R’ U’ L R U' R' U' F2 U' R U R' D R2 R U' R F2 R' U R' Permutação apenas entre as peças

coloridas. Permutação apenas entre as peças

coloridas. Apenas um par correto na camada U. Nesse exemplo ele aparece em verde. Alinhe com a peça verde da camada de

baixo para formar esse mesmo padrão (L invertido).

R2 F2 R2 (R2 U R2 U) D (R2 U R2) Não há nenhum par nas duas

camadas, mas há pares verticais no cubo todo, opostos uns aos

outros.

Um par na camada U e outro na camada D, independente de suas

cores (podem ser iguais, adjacentes ou opostas).