mestres da educaÇÃo 2013

30
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO AUDIOCOMUNICAÇÃO EVÂNIA CÂMARA VILAR PEREIRA PROJETO: Blog Oficina de Linguagens- Espaço dedicado à criação literária dos alunos da EEEFM Audiocomunicação.

Upload: evaniacamaravilar

Post on 23-Dec-2015

30 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Eu sou um caso sério...

TRANSCRIPT

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO AUDIOCOMUNICAÇÃO

EVÂNIA CÂMARA VILAR PEREIRA

PROJETO: Blog Oficina de Linguagens- Espaço dedicado à criação literária dos alunos da EEEFM Audiocomunicação.

JOÃO PESSOA

2013

Evânia Câmara Vilar Pereira

Blog Oficina de Linguagens- Espaço dedicado à criação literária dos alunos da EEEFM Audiocomunicação.

Projeto estimulado pelo Prêmio Mestres da Educação oferecido pela Secretaria de Estado de Educação da Paraíba e teve como objetivo de inserir a comunidade discente da EEEFM AUDIOCOMUNICAÇÃO na sociedade de informação.

João Pessoa

2013

2

Resumo

As novas tecnologias na sala de aula são ações que privilegiam a inclusão sócio-digital elevando a autoestima, promovendo à cidadania e provocando verdadeiras mudanças para a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Educar significa, entre outras formas, preparar para desempenhar funções numa sociedade cada vez mais tecnológica. Assim novas competências e habilidades são exigidas do trabalhador do século XXI, cuja lista referendada pela Unesco, coincide com as necessidades da educação para este século, dentre os quais: empreendedorismo, sociabilização, flexibilidade, a criatividade, responsabilidade, informação, comunicação e tecnologia. Portanto, familiarizar-se com as novas tecnologias é fundamental para se inserir na Sociedade da Informação, independente da idade, nível cultural e condição social.

Palavras chave : sala de aula -inclusão digital - sociabilização- cidadania

3

Sumário

Introdução ..................................................................................................... 5

Desenvolvimento............................................................................................ 7

Conclusão....................................................................................................... 8

Apêndices....................................................................................................... 9

4

Introdução

O ano de 2013 começou com muitas surpresas, entre elas o passar no concurso público para Educação no Estado. Mas o melhor estava por vir: conhecer a EEEFM Audiocomunicação! Essa escola atende à comunidade do Condomínio Esperança, o famoso “Gadãe”, como os alunos chamam. Foi um encontro de amor! No início foi um terror, confesso! Trabalhava só em rede privada (Colégio Geo) e o impacto foi profundo no primeiro dia de aula quando vi alunos se xingando ininterruptamente, numa ferocidade incontida, agressões físicas (as famosas “mancadas”).E os palavrões? Coisas impensáveis! No entanto, o mais grave eram as declarações de que pertenciam a grupos à margem da sociedade, isso dito em tom de ameaças. A turma do 6º Ano B concentrava maior tensão, embora pequena em quantidade de alunos (apenas12). Eram totalmente hostis, com raras exceções. Saí da escola no primeiro dia de aula com a impressão de que sairia sem vida em breve. Risos. Levei-os para uma aula de vídeo no auditório com o filme Madre Teresa de Calcutá, espera levar esperança, mostrar que Deus olha pelos pobres também. O filme passava na tela quando a inspetora Anne me chama à parte e avisa para não liberar ninguém porque no portão da escola três traficantes tentavam entrar para matar meu aluno do 7º Ano. Não processei de imediato de tão fora da realidade que isso me parecia, então me acalmei, liguei para minha família avisando o que estava acontecendo e segurei a turma. A Patrulha Escolar foi acionada e os elementos se evadiram do local sem realizar a façanha. Nosso aluno, de apenas 15 anos, ficou um mês sem frequentar a escola por segurança.

Diante de um ambiente tão inóspito à vida onde vivem, como fazer da escola um lugar propício à aprendizagem? Alguns dos meus alunos são traficantes e tem pais, irmãos ou parentes envolvidos no crime organizado e na prostituição, essa é a realidade enfrentada em grande parte de nossas escolas públicas e , caso essas declarações sejam veiculadas, solicito preservação de minha identidade, pois o X9 não fica vivo para contar mais histórias...

Percebi que havia muita dificuldade por parte da gestão em se comunicar com o corpo discente, e posteriormente com o corpo docente, o tom de voz utilizado tinha efeito bumerangue, eles não temem nada, nem ninguém, são terra sem lei...Meus primeiros contatos foram através do gênero autobiografia, meu coração se comovia com os dramas narrados, daí surgiu uma história de amor da Prof. Vida Lôka, como me chamam, pois passei a utilizar suas linguagens para entendê-los!Criamos então um Blog para registrar nossa história e a sala de informática, até então nunca usada, passou a ser o palco de grandes transformações.

Link: http://desafioslinguisticos.blogspot.com.br/

- As Novas Tecnologias na sala de Aula

O computador no contexto educativo nos permite pesquisar, simular situações, testarconhecimentos específicos, descobrir novos conceitos, lugares, ideias. Nesta nova conjuntura, o educador passa a ser crítico-reflexivo e não age mais de forma

5

isolada. Precisa interagir com os alunos, criando condições para que articulem, questionem, escrevam, leiam, discutam. Precisa considerar o conhecimento e as experiências prévias de seus educandos, incitando-os à curiosidade, à dúvida, à pesquisa, à investigação, à criação de um ambiente colaborativo, no qual o professor, além de ensinar, aprende, e o aluno, além de aprender, ensina. Portanto, na educação contemporânea há necessidade de se pesquisar alternativas didáticas e metodológicas com o apoio da tecnologia que possam nos auxiliar , não a ensinar computação e sim de pensarem em metodologias para serem utilizadas nas escolas com o uso inteligente do computador.

6

Desenvolvimento

Nossas aulas na sala de informática tiveram estreia no mês de julho com cinco turmas do Ensino Fundamental II no turno vespertino e provocaram um intenso movimento entre os alunos, os que costumavam faltar passaram a frequentar com mais assiduidade as aulas na expectativa do uso dos computadores. No primeiro dia liberamos jogos, acesso a vídeos no Youtube ( eles são muito cantantes e dançantes) e redes sociais para que os que nunca tocaram num mouse pudessem iniciar o processo. Nosso laboratório consta de apenas 12 máquinas e precisávamos dividi-los para que todos fossem beneficiados. Tivemos dificuldades no início, mas aos poucos fomos negociando tempo e uso de forma socializadora.

Nas aulas seguintes criamos o blog para postagem das produções que faríamos na escola em todas as disciplinas que quisessem usar o espaço criado. Eles visualizavam o blog na escola, pois não dispõem em seus domicílios de internet para tal, embora alguns acessem as redes sociais pelos celulares.

Foram realizadas pesquisas literárias, sequência didática em HQ e produção de textos argumentativos. Nesse ínterim, devido o uso contínuo do laboratório pelas cinco turmas , ocorreram situações que dificultaram a continuidade do projeto, uma delas foi a interpretação por parte da gestão de que as aulas tradicionais com o uso do quadro são as mais eficientes, sendo o laboratório fechado sob o pretexto de conserto das máquinas, apesar de minhas tentativas de explicar-lhe minha experiência como corretora do Enem e o significado de gêneros textuais em sequências didáticas.

7

Conclusão

Os resultados atingidos superaram as expectativas, houve melhoria significativa na autoestima, os alunos mostraram-se mais disciplinados, mais concentrados e comunicativos interagindo com os demais colegas, exercitando o autocontrole, a confiança, a determinação, a disciplina, a fraternidade, o respeito, a responsabilidade, a solidariedade, a cooperação dentre outras atitudes.

Diante da realidade em que nossos alunos se encontram inseridos, promover inclusão tecnológica é um recurso lúdico de extrema importância, pois o mundo em que habitam e por quem são habitados é altamente paralisante e assustador, de uma violência esmagadora, vivem sem a certeza do amanhã. Que possamos ser a luz de um novo alvorecer em cada ação pedagógica de amor.

8

Apêndice A- Fotos

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

3. DIPLOMAS

25

DOCUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO

8.ÓTIMO

O uso de tecnologias em rede é a base da economia vigente, todas as ações humanas estão conectadas à Rede Mundial Virtual numa grande matrix, portanto, criar um ambiente que desenvolva essas competências e habilidades é de suma importância no processo educacional, uma vez que a comunidade em questão vive na mais profunda miséria no Condomínio Boa Esperança, onde o tráfico e o roubo que o mantém são os principais meios de sobrevivência dos seus moradores, nossos alunos, envolvidos diretamente ou indiretamente.

9.ÓTIMO

O contato no ambiente da informática permitiu um contato mais lúdico com os alunos, tornando-os acessíveis e abertos à aprendizagem. O mundo virtual, uma vez que é intensamente envolvente, permite catarses, naqueles momentos eles deixavam de ser as crianças sob o efeito da violência e da miséria em que vivem para o mundo mais rico em cores e sons, promovendo assim motivação no aprender.

10.ÓTIMO

Observados os dons e aptidões naturais dos alunos, selecionamos os gêneros que se adequavam à realidade e que poderiam ser motivo de validações e estímulos. Há um grande número de alunos com habilidades para desenho, então os HQs fizeram sucesso entre eles. Um aluno do 6ºAno A, agressivo e indomável, fez um desenho incrível participando efetivamente da aula e tendo seu comportamento modificado nas aulas fora do ambiente da informática(atualmente ele não está vindo mais à escola, soube que a mãe o deixa abandonado e está vendendo drogas...)

11.BOM

O projeto foi divulgado na escola e postado no grupo de professores em rede social, o Facebook : https://www.facebook.com/groups/641454865871570/ . Muitos pais respondem positivamente aos pedidos de presença e participação na vida dos seus filhos, temos visto um crescimento consciente por parte deles.

26