menu cultural

9
Arte e cultura ao alcance de todos

Upload: secult-ceara

Post on 24-Jul-2016

232 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Arte e cultura ao alcance de todos

É um projeto de divulgação e democratização do acesso aos equipamentos culturais e acervos, mantidos pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), e de incentivo a que mais pessoas frequentem e apreciem a variada programação cultural que estes espaços ofertam, todos os dias, com entrada franca. É, ainda, um guia de opções gratuitas de lazer e cultura nos equipamentos da Secult. O Menu Cultural oferta aos gestores escolares, professores, dirigentes e associações e entidades, coletivos, dentre outros, um conjunto de programas de visitação em grupos aos equipamentos culturais, através de agendamento com programação especialmente desenvolvida para esse público. Cada equipamento cultural destaca dias e horários específicos para as atividades do Menu Cultural, de modo a garantir atendimento a esse público específico e a fomentar a criação de novas plateias para a programação cultural de nosso Estado, atraindo mais e mais pessoas de diferentes bairros e municípios, democratizando, assim, o acesso à produção artística e cultural.

O que é o Menu Cultural

Conheça aqui os programas

de visitação aos equipamentos e acervos da

Secult

Agende a visita de seu

grupo e deguste um pouco

da arte, da história e da

cultura cearense

Escola no Cinema!A experiência inesquecível de uma sessão no Cineteatro São Luiz

Programa da visita: recepção no belíssimo hall do Cineteatro, todo revestido em mármore e adornado pelos célebres lustres de cristal. Após breve apresentação sobre o histórico do cineteatro, são exibidas sessões especiais de filmes de acordo com o perfil do grupo. Dias e horários: terça a quinta-feiras, às 9h e 14h30min. Público: Todas as faixas etárias. Duração: 1h30min. Capacidade: De 100 a 300 participantes.

Outros olhares sobre o Theatro José de AlencarVisita guiada ao teatro-monumento

Programa da visita: mais simbólico monumento arqui-tetônico da cultura do Ceará, o Theatro José de Alencar é um encanto ao olhar. Neste programa, o visitante poderá conhecer os diversos setores que integram este grande complexo cultu-ral, com informações sobre os mais de 100 anos de história do prédio, além do jardim assinado por Burle Marx. Dias e horários: terças-feiras às 9h e Quintas-feiras às 14h. Público: Todas as faixas etárias. Duração: 1h. Capacidade: Grupos de até 40 participantes

1

2

Memória Sempre Viva1 na Casa de Juvenal GalenoVisita guiada com história e arte

Programa da visita: fundada em 1919, a Casa de Juvenal Gale-no é um convite a uma viagem no tempo. Um dos espaços culturais mais antigos da história do Ceará, seus ambientes, documentos, móveis e obras de artes contam aos visitantes capítulos marcantes de nossa história literária. Dias e horários: quartas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Público: todas as faixas etárias. Duração: 1h30min. Capacidade: grupos de até 80 participantes. 1 Este nome faz referência ao primeiro jornal literário do Ceará, fundado por Juve-nal Galeno aos 13 anos

Arte e história no Sobrado Dr. José LourençoVisita guiada a um centro de artes visuais

Programa da visita: um dos espaços mais ativos da cena artística contemporânea no Ceará, o Sobrado Dr. José Lourenço abriga um espaço cultural multiuso, marcado pela exposição de novos talentos das artes plásticas no Estado. O visitante poderá conhecer a história do imóvel, apreciar as exposições em cartaz e refletir sobre o papel e a importância deste espaço para a história da cidade. Dias e horários: de terça-feira a sábado, das 9h às 11h e das 13h às 16h. Público: todas as faixas etárias. Duração:1h-30min. Capacidade: grupos de até 60 participantes.

Oficinas de IsogravuraPrograma de visita: também no Sobrado, o visitante participará de oficinas para aprender a técnica de gravura em isopor, tema-tizando a importância da gravura no Brasil. Facilitadora: Geórgia Mara. Dias e horários: quartas-feiras, das 10h às 11h30min e das 13h30min às 15h. Público: todas as faixas etárias. Duração: 1h30min. Capacidade: grupos de até 20 participantes.

3

4

5

Visita guiada e vivência teatral no Carlos CâmaraDesperte o artista que há em você!

Programa da visita: por meio das dinâmicas propostas nesta vivência teatral, os visitantes terão oportunidade de passar por uma experiência básica de teatro, com jogos dramáticos e visita guiada no teatro. Dias e horários: segundas-feiras, das 9h às 11h. Público: alunos de escolas públicas, jovens encaminhados por instituições e entidades, estudantes em geral. Duração: 2h. Capacidade: grupos de até 30 participantes.

Ceará: uma história no pluralExposição permanente no Museu do Ceará

Programa da visita: passeio lúdico pelos temas de maior in-teresse para a história e a cultura cearenses. Nas exposições são encontrados temas relacionados aos povos indígenas do Estado, questões relacionadas às elites políticas e econômicas cearenses e suas formas de dominação e poder, a determinação de homens e mulheres para mostrar a força da escrita cearense, as origens da capital Fortaleza, o horror da escravidão negra e o pioneirismo cearense na abolição, a força da fé e suas implicações políticas e sociais. Dias e horários: de terça a sábado, das 9h às 17h. Públi-co: alunos de escolas públicas, maiores de 16 anos e grupos de composições diversas. Duração: 60 minutos. Capacidade: grupos de até 20 participantes.

Conheça o Memorial Frei TitoPrograma da visita: também no Museu do Ceará, o Memorial traz informações acerca da vida e da luta de Frei Tito de Alencar, dominicano cearense, que se destacou na luta contra a Ditadura Militar brasileira. Dias e horários: de terça a sábado, das 9h às 17h. Público: todas as faixas etárias. Duração: 40minutos. Capa-cidade: grupos de até 30 participantes.

6

7

8

Oficina de Digitalização de Documentos Conheça o histórico Arquivo Público do Ceará

Programa da visita: ao participar da oficina, o visitante poderá entender como são restaurados e arquivados importantes capítulos da história cearense. Criado em 1916, o Arquivo Público guarda a documentação histórica e de caráter permanente produzida pela administração pública estudual nas esferas do Executivo, Legislativo e Judiciário. Dias e horários: de terça a quinta feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Público: alunos de escolas públicas, maiores de 16 anos. Duração: 4h por turno. Capacidade: grupos de até 10 participantes.

Mergulho nos livros e Contação de HistóriasLeitura e fantasia na Biblioteca Pública Espaço Estação

Programa da visita: a Biblioteca Pública do Estado do Ceará passa por ampla reforma. A maior parte do seu acervo está disponível no Espaço Estação, localizado nos históricos pavilhões da RFFSA, na Praça da Estação, em Fortaleza, que empresta gratuitamente os volumes e realiza atividades culturais. Dias e horários: De terça a quinta, das 9h às 11h e das 14h às 15h. Público: alunos de escolas públicas. Duração: 30 minutos. Capacidade: grupos de até 30 participantes

RPG no Espaço EstaçãoPrograma de visita: jovens se reúnem no Espaço Estação para oficinas de jogos como o RPG (Role Playing Game).Dias e horários: sexta-feira, das 9h às 17h e nos 2º e 4º sábados de cada mês, de 14h às 17h. Público: alunos de escolas públicas. Duração: 3h. Capacidade: grupos de até 20 participantes.

9

11

10

Uma viagem pelas origens da vida no Planetário Rubens de AzevedoCentro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Programa da visita: um tour inesquecível em que os visitan-tes são apresentados aos detalhes e curiosidades sobre o sistema solar, astros e a galáxia, no Planetário Rubens de Azevedo.Dias e horários: quartas-feiras, 9h e 14h. Público: todas as faixas etárias. Crianças acompanhadas por responsáveis. Duração: 30 minutos. Capacidade: grupos de até 60 participantes.

Noite das EstrelasPrograma da visita: no pátio do Planetário, das 19h às 21 horas, nas fases de Quarto Crescente Lunar, é possível observar crate-ras da lua, planetas, estrelas e outros fenômenos. Local: pátio do Planetário Rubens de Azevedo. Dias: sob consulta no setor do planetário. Horário: 19 h. Duração da visita: 60 minutos. Capaci-dade: grupos de até 60 pessoas.

Visitas mediadas ao Museu da Cultura CearensePrograma da visita: em um dos mais importantes centros culturais do Nordeste, o Dragão do Mar, os visitantes conhecem as obras expostas no Museu, aprofundando sua criticidade e percepção em relação à arte e à cultura cearense. Dias e horá-rios: sextas-feiras, 9h e 15h. Duração: até 90 minutos. Público: pessoas de 14 a 18 anos. Capacidade: 60 participantes por visita.

13

14

12

Agendesua visita

ligando para 3101.6742/3101.6767

ou pelo e-mailmenucultural

@secult.ce.gov.br

Secretaria da Cultura do Estado do CearáRua Major Facundo, 500 - Centro, Fortaleza-CE

www.secult.ce.gov.brwww.facebook.com/secult.ce