mensagem do coordenador do - wordpress.comatividades culturais e de continuadas ações de...

20

Upload: others

Post on 09-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -
Page 2: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

2

Mensagem do Coordenador do Compromisso Eleitoral, Luís Artur Quando o Lúcio Pinto me convidou a coordenar o Compromisso Eleitoral do MAI disse-lhe que o faria, mas que o mesmo teria que ser um compromisso de Todos e por isso com o contributo dos Povoenses.

E assim foi. Este é o Compromisso do MAI - Movimento Alternativo Independente que contou com ideias e propostas dos Povoenses. É um compromisso de Todos.

Feito com alma e ambição, assenta sua matriz estratégica na identidade da Póvoa de Lanhoso. É assim um compromisso de e para o concelho.

Um compromisso que valoriza a relação de proximidade entre os eleitos e os eleitores, que requer nas suas propostas a participação dos Povoenses e pretende contribuir decisivamente para a cidadania e influência dos Povoenses na gestão da Póvoa de Lanhoso.

Um compromisso orientado para a criação de emprego com um novo impulso económico e captação de investimento. Que priorize o emprego de base local, criando condições políticas e económicas para a defesa das empresas no concelho, para o fomento do empreendedorismo e para a captação de empresas e investimento. Que tenha na criação da Agência de Desenvolvimento Económico uma aposta estratégica.

Um compromisso pela valorização do património material e imaterial da Póvoa de Lanhoso e por uma aposta ambiciosa na atração e desenvolvimento do Turismo. Que pense a criação de uma marca identitária da Póvoa de Lanhoso como fator estruturante.

Um compromisso pela cultura, como aposta política e estratégica da nossa identidade, porque a cultura é o nosso modo de pensar e será também o nosso modo de fazer e de criar.

Um compromisso com a coesão territorial, prosseguindo uma política de verdadeira descentralização de competências e meios financeiros para as Freguesias, valorizando a unidade do Concelho. Com o MAI não há Freguesias de primeira e de segunda. Com o MAI só há Povoenses.

Um compromisso pelo desenvolvimento sustentável do concelho, promovendo uma política ambiental e de coesão.

Um compromisso voltado para a coesão social, apostando em políticas para as crianças, para os jovens e para os mais velhos, com uma particular atenção à educação, ao desporto, ao associativismo, à proteção social e à saúde.

Um compromisso, por um novo modelo de governo, de proximidade, de inovação, de participação e promoção da cidadania.

Um compromisso que assume um novo projeto. Pelo empreendedorismo e emprego, pela cultura, pela liberdade e democracia, numa visão humanista tão própria da nossa Póvoa.

Um compromisso pelos Povoenses. Um abraço a todos.

Luís Artur

O Nosso Compromisso

Page 3: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

3

Índice1. Um novo impulso económico, a competitividade e o emprego local a) Captar investimentob) Dinamizar a criação de emprego localc) Promover o turismo d) Valorizar uma nova política de empreendedorismo

2. Coesão territoriala) Espaço público e a paisagem urbanab) Mobilidade e acessibilidadesc) Ambiented) Unidade das Freguesiase) Instrumentos de planeamento e gestão do territóriof) Proteção Civil

3. Coesão social - construir um concelho socialmente solidárioa) Idososb) Crianças c) Jovensd) Igualdade de género

4. A cultura como aposta político-estratégica e identidade da Póvoa de Lanhosoa) Filigranab) Artesc) Associativismod) Educaçãoe) Desportof) Indústrias criativas 5. Promover a proximidade: presença e pertença por um exercício de cidadaniaa) Um exercício de cidadaniab) Novo modelo de governo c) Orçamento participativo (temático)d) Provedor do Munícipee) Conselhos Municipais

6. Uma Póvoa de Lanhoso de oportunidades

Page 4: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

4

A Póvoa de Lanhoso é, hoje, um concelho triste e sem vida.

A candidatura do MAI - Movimento Alternativo Independente é baseada num compromisso, com ambição, alma e ao serviço de uma Póvoa de Lanhoso orgulhosa da sua forte identidade, de um concelho de trabalho e de rigor, promotor da cidadania, capaz de incentivar uma mais exigente participação e influência dos povoenses, capaz de valorizar as suas instituições, a sua história, o seu património natural e cultural.

Envolver os povoenses e as instituições num desígnio comum, o da cidadania, da criação de emprego, da inovação, da cultura, do desenvolvimento sustentado, da coesão social e territorial.

A proximidade entre eleitores e eleitos será um fator decisivo na forma de governar a Póvoa de Lanhoso com mais agilidade e maior partilha de informação, maior eficiência e rigor na gestão dos dinheiros públicos.

No fim deste novo ciclo autárquico, queremos que a Póvoa de Lanhoso seja um concelho com mais investimento, mais emprego, mais sustentável e que os Povoenses estejam mais orgulhosos da sua Identidade.

No fundo dar vida à Póvoa de Lanhoso. Este é um Projeto e um Compromisso de Todos e para Todos. Um abraço para todos.

Lúcio Pinto

Mensagem do Candidato a Presidente da Câmara Municipal, Lúcio Pinto

Page 5: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

55

UM NOVO IMPULSOECONÓMICO

A COMPETITIVIDADE E O EMPREGO LOCAL

Page 6: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

6

Captar Investimento

É crucial, a captação de investimento estrangeiro, nacional e local, pelo que criaremos, no âmbito da Câmara Municipal, uma Agência de Desenvolvimento Económico que, pela sua importância, funcionará estrategicamente na dependência direta do Presidente da Câmara Municipal, visando a promoção da Póvoa de Lanhoso e da sua economia.

Elaborar um Código de Investimentos da Póvoa de Lanhoso tendo em conta o território, benefícios fiscais locais, como o IMI e taxas municipais, o nível de qualificação local e regional, a valorização da qualidade de vida na Póvoa de Lanhoso, o enquadramento territorial entre duas cidades e centros universitários como Braga e Guimarães, a proximidade de autoestradas.

Captar investimentos para o Concelho, através de uma permanente diplomacia económica.

Atrair para a Póvoa de Lanhoso representações comerciais e ou industriais ligadas ao setor tradicional do têxtil, da nova economia, e da inovação social.

Criar, em conjunto com o meio empresarial, espaços de exibição e exposição orientado para a economia do Concelho.

Fomentar a participação do empreendedorismo local em feiras nacionais e internacionais, divulgando todo o potencial da Póvoa de Lanhoso.

Dinamizar a Criação de Emprego Local

Promover e incentivar um centro municipal de incubador de empresas para acolher “startups e coworking”. Este espaço dará estabilidade aos projetos, constituídos por jovens e desempregados, nomeadamente na fase de arranque, potenciando a sua autonomia e os apoios públicos nacionais e comunitários;

Criar uma plataforma, exclusivamente dedicada às questões em que o Município pode fazer a diferença, no serviço efetivo de apoio às empresas e ao emprego.

Uma equipa que recolha e reflita informação especializada para preparar uma estratégia renovada para as empresas, o empreendedorismo e o investimento.

Apostar num atendimento especializado aos desempregados, lançando-lhes desafios à medida das suas ideias e, em conjunto com as instituições financeiras e com as empresas, criar um instrumento municipal que permita apoiar projetos de autoemprego, com impacto no concelho, promovendo iniciativas empreendedoras com potencial de sucesso.

Reabilitar o espaço da feira semanal tornando-o mais funcional e potenciando-o para uma frequência mais assídua dos produtores locais.

O município promoverá as condições necessárias à presença dos povoenses junto do comércio tradicional e de atração turística, através de atividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos espaços públicos e limpeza urbana.

Dinamizar as praças e jardins e outros espaços concelhios com eventos que animem o concelho e revitalizem a economia, e que poderão passar por manifestações de música, dança, folclore, artesanato ou outras ações.

Criar um espaço/mercado de produção e comércio de produtos artesanais, combinando a experiência de artesãos tradicionais e jovens criativos, potenciando as tradições da Póvoa de Lanhoso com a criação de valor acrescentado e postos de trabalho.

Promover o Turismo

Elaborar o plano turístico estratégico do concelho e a criação da marca Póvoa de Lanhoso tendo em conta a identidade e a tipicidade de intervenção dos eixos: património edificado e imaterial, artesanato, filigrana, festas e romarias, gastronomia, religioso, ambiental e natureza.

O Plano estratégico será a base do desenvolvimento de toda a política de turismo do concelho e que será coordenada pela Agência de Desenvolvimento Económico e donde não poderão deixar de constar iniciativas que promovam:

Page 7: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

7

- Um “grande” evento anual identitário da Póvoa de Lanhoso, ligado à sua história, como um dos marcos culturais e que seja de forte atração turística e de divulgação nacional e internacional da Póvoa de Lanhoso;

- Os principais focos da agenda identitária das Terras de Lanhoso: o Castelo de Lanhoso, o seu Núcleo Museológico, a história da fundação da nacionalidade e Maria da Fonte;

- A gastronomia da Póvoa de Lanhoso, também como um fator cultural e identitário de toda uma região;

- As festas de S. José, e a sua atração turística que terá de ser de dimensão nacional;

- A romaria de Porto D AVE e todas as suas tradições ligadas à economia local, à religiosidade e à cultura eminentemente popular;

- As romarias do Concelho, identitárias de uma cultura popular ancestral;

- Do turismo de natureza e de todo o potencial paisagístico e de natureza, bem como as infraestruturas existentes ou a construir;

- O turismo religioso, divulgando as festas religiosas do Concelho, bem como a criação de um circuito turístico das nossas igrejas;

Valorizar uma nova Política de Empreendedorismo

Protocolar com as entidades públicas um fundo de investimento de capital de risco, de gestão local e descentralizado, associando à Câmara Municipal, as instituições financeiras e empresários, para potenciar a criação de pequenas e médias empresas e a concretização de negócios que criem valor e emprego.

Instalar uma ampla e democrática rede de banda larga nos espaços públicos.

Page 8: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

8

COESÃO TERRITORIAL

8

Page 9: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

9

Espaço Público e a Paisagem Urbana

Promover a requalificação dos espaços públicos tornando-os mais atrativos, versáteis e animados e, assim, incentivar o aparecimento de iniciativas privadas de requalificação de edifícios.

Incentivar a participação dos povoenses através de debates públicos ou em espaços de intervenção para recolha de contributos, e salvaguarda, do interesse social do espaço público.

Mobilidade e Acessibilidades

Requalificar a rede viária municipal e apoiar as juntas de freguesia na requalificação da rede vicinal mais degradada.

Elaborar, em colaboração com as empresas de transporte de passageiros, uma carta da rede de transportes no concelho de forma a otimizar circuitos que possibilitem uma melhoria do serviço aos povoenses, que seja socialmente equilibrada e garanta também a rendibilidade económica às empresas.

Implementar gradualmente trajetos de uma futura ciclovia concelhia colocando a enfase na segurança e em impactos ambientais, turísticos, desportivos e de saúde e bem-estar.

Ambiente

De uma vez por todas cobrir todo o Concelho com uma rede de abastecimento de água pública e aumentar significativamente a cobertura territorial abrangida pela rede de saneamento básico, colocando o nosso município no patamar dos mais desenvolvidos nestas redes estruturais.

Articular o sistema de abastecimento de água com os municípios limítrofes para uma maior rapidez e eficácia no abastecimento de água nas “freguesias fronteiras”.

Promover a sustentabilidade ambiental através da valorização do território e da coerência e da eficiência de ordenamento territorial.

Olhar para o espaço florestal, para as linhas de água e todo o mais existente como património essencial que deve ser preservado, respeitado e cuidado.

Iremos desenvolver os mecanismos necessários à implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, que permita desenvolver uma política ambiental e objetivos de sustentabilidade.

Unidade das Freguesias

Defendemos um modelo de governação do Concelho, apostando no aproveitamento e desenvolvimento de um Capital Social: as Pessoas e as Instituições, que sustente a criação de verdadeiras redes. Adotar uma mentalidade nova, um modelo que incentive a participação das juntas de freguesia e, assim, de todos os povoenses, valorizando a ligação com a comunidade e a influência das Instituições em cada freguesia.

As juntas de freguesia terão neste novo modelo de governação, um papel privilegiado, dada a sua ação no terreno e a sua proximidade com as Pessoas, complementando assim a componente de gestão do Município.

Seremos exigentes na construção de soluções de participação e influência das juntas de freguesia na vida autárquica, pelo que prosseguiremos uma política de verdadeira descentralização de competências e meios financeiros para as freguesias, para encontrar as melhores soluções e resolver as carências das pessoas.

Instrumentos de Planeamento e Gestão do Território

Incentivar e valorizar a reabilitação do edificado público ou privado criando novas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU’s), que proporcione aos investidores benefícios fiscais, nomeadamente na taxa reduzida do IVA, de redução de IMI e de taxas municipais.

Monitorizar o PDM aprovado, de forma a enquadrar os resultados dessa monitorização feita localmente, para melhor o adequar às reais necessidades do Concelho, em sede de futura revisão do PDM e no tempo próprio.

Dinamizar os instrumentos de planeamento e gestão do território, nomeadamente Propostas de Operação de Reabilitação Urbana (ORU) e Planos de Pormenor.

Page 10: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

10

Proteção Civil

Dentro da linha estratégica deste programa, o reforço da ligação aos atuais e potenciais parceiros deste sector devem ser as linhas mestras da atuação da Câmara Municipal.

Prever, planear e operacionalizar as medidas necessárias para dar a resposta aos possíveis incidentes, em parceria muito próxima com todas as Entidades – Bombeiros Voluntários, GNR, Cruz Vermelha, Juntas de Freguesia, IPSS, ANPC e outras – deve ser a prioridade, nunca esquecendo que a CM é a 1ª responsável pela Proteção Civil no nosso concelho.Criar uma Equipa de Sapadores Florestais.

Abertura de novos caminhos florestais e manutenção dos caminhos existentes.

Implementar as medidas previstas na nova política florestal que se adequem à realidade do nosso Concelho.

Reforçar o apoio ao voluntariado e investir mais na prevenção, como forma eficaz de evitar a necessidade do combate.Uma atitude pró-ativa e de liderança é o que se espera da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

Queremos que o nosso Concelho seja inclusivo, com um lugar para cada um pelo que teremos políticas de apoio social e saúde dirigidas para as crianças e para os idosos e uma política de família que promova a natalidade.

Protocolar com a Plataforma Europeia de Luta contra a Pobreza, a realização do diagnóstico e estudos das causas da pobreza no Concelho e medidas de intervenção direcionadas e de recuperação para a vida ativa dos que hoje são excluídos.

Page 11: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

11

COESÃO SOCIAL CONSTRUIR UM CONCELHO SOCIALMENTE SOLIDÁRIO

11

Page 12: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

12

Idosos

Queremos uma Póvoa amiga dos idosos e potenciadora da sua sabedoria, assim promoveremos:

Programas em parceria com as instituições de solidariedade social e as empresas de forma a garantir um melhor acesso à saúde, ao bem-estar e ao desenvolvimento de competências para uma boa qualidade de vida.

A criação de uma Comissão no âmbito da Câmara Municipal de Prevenção e Proteção dos Idosos em Risco.

A Câmara Municipal, através desta Comissão, agirá em rede com as Instituições, designadamente com as juntas de freguesia, instituições de solidariedade social, GNR, Bombeiros, Delegação da Saúde, Segurança Social, tendo como objetivo sensibilizar todos para os problemas, as oportunidades e desafios do envelhecimento ativo e para as intervenções mais urgentes sustentadas na proximidade e na cooperação interinstitucional e interprofissional.

Identificar e acompanhar os idosos considerados em risco e nos casos de isolamento involuntário apoiar o acompanhamento dos idosos em casa, através das instituições e do voluntariado. A melhoria das acessibilidades e a mobilidade dos idosos, a remoção de barreiras arquitetónicas nas casas próprias e no espaço público.

Crianças

Apoiar ao nível local medidas que ajudem a promover a natalidade, incentivando medidas de ajuda às famílias povoenses que tenham por base um contributo de bem-estar para as crianças.

Apoiar a educação na medida financeira que a Câmara Municipal possa suportar, regulamentando e protocolando com as escolas, empresas e associações, a oferta dos manuais e material escolar durante a escolaridade obrigatória, feita de forma gradual ao longo do mandato e no que não é comparticipado pelo Estado Central.

Adotar uma política de incentivos fiscais municipais a famílias numerosas e às empresas instaladas ou que se venham a instalar no Concelho e que assumam políticas amigas da família.

Possibilitar programas de envolvimento da família, através da criação de salas de estudo familiares para o período letivo, em colaboração com as escolas, e programas desportivos, culturais, de ocupação de tempos livres nomeadamente nas férias escolares.

Jovens

Promover uma política de juventude integrada no concelho, proporcionando aos jovens uma cidadania interventiva pela Póvoa de Lanhoso.

Dar particular atenção a medidas complementares na educação e associadas às novas tecnologias, às línguas estrangeiras, à educação para o empreendedorismo, à ocupação de tempos livres, à cultura e ao desporto.

Igualdade do Género

Adotar na Câmara Municipal políticas inclusivas para todos os povoenses e de não descriminação sexual.

Apoiar medidas pedagógicas ao Nível das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s), no pré-escolar e ensino básico e secundário.

Saúde Inserir a área da Saúde na agenda política municipal é audaz, mas consideramos fazer todo o sentido no apoio aos Povoenses nomeadamente a grupos de risco como as crianças e os idosos e aos mais desfavorecidos.

Regulamentar e apoiar a vacinação não abrangida pelo Serviço Nacional de Saúde, que seja fundamental para a prevenção da saúde das crianças, jovens e idosos.

SOS Medicamentos - Apoiar a compra de medicamentos “críticos” e de forma controlada, à população mais carenciada e em particular às crianças e aos idosos, e na parte não comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde.

Page 13: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

13

A cultura como aposta político-estratégica e identidade da Póvoa de Lanhoso

Pretendemos valorizar a forte identidade cultural da Póvoa de Lanhoso, porque a cultura é a maior riqueza humana: é o nosso modo de pensar, o nosso modo de fazer, o nosso modo de criar.

Criar no âmbito da estrutura da Câmara Municipal, na dependência do vereador que detenha o pelouro da cultura, um núcleo municipal de cultura, que coordenará a dinamização e incentivo da atividade cultural na Póvoa de Lanhoso e assegurará a gestão dos espaços públicos culturais e dos protocolos e contratos programa a realizar com as entidades do concelho.

Esta equipa elaborará a carta de cultura do Concelho tendo em conta os seguintes eixos:

- Criação de uma rede municipal de criatividade e de “clusters” de especialização de cultura popular;

- Defesa dos monumentos e das tradições comu-nitárias que aprofunde a identidade, e difunda a oferta cultural do Concelho;

- Ter como focos principais da agenda identitária o Castelo de Lanhoso, o seu Núcleo Museológico, a história da fundação da nacionalidade e do período medieval, bem como a Maria da Fonte;

- O incentivo a uma programação com iniciativas descentralizadas a uma programação de referência que se imponha no plano regional, com os con-teúdos artísticos que deverão ser na sua maioria, produção própria da Póvoa de Lanhoso como ato de expressão da individualidade dos povoenses;

- Estabelecer uma programação anual garantida pela coordenação de um programador profissional que permita o cabal aproveitamento dos espaços existentes, assim como proporcionar uma multipli-cidade de espetáculos e realizações culturais.

Filigrana

Sendo a filigrana um dos maiores ex-libris concelhio e potencial catalisador de promoção económica pretendemos dinamizar o projeto “Por um Fio de Ouro”, como vista à valorização económica, patrimonial e cultural da arte e da ourivesaria da

filigrana da Póvoa de Lanhoso. É também neste sentido que entendemos dever ser promovida e divulgada nacional e internacionalmente a criação da Marca Filigrana – Póvoa de Lanhoso.

Estudar a criação de um centro interpretativo destinado à nossa ourivesaria que poderá desenvolver projetos de mostra/venda, bem como funcionar com espaço para desenvolver a promoção, parcerias e apoio aos nossos empresários e artesãos do setor.

Estabelecer parcerias e projetos de dinamização e divulgação desta arte com instituições de ensino que ministrem o curso de Ourivesaria, beneficiando do saber e da experiência e da rede de contactos que o estatuto/parceria concede.

Artes

Incentivar em colaboração com as Juntas de Freguesia e Associações, a criação de “Laboratórios de Experimentação” artística e de cultura popular com orientadores de diferentes expressões artísticas.

Criar uma “academia” a institucionalizar no Centro Interpretativo Maria da Fonte, comportando atividades práticas e de ensino na representação teatral, dança, música, pintura, filigrana, tecnologias em rede e plataformas eletrónicas, entre outros.

Promover e Dinamizar:

Música

Concertos (com especial envolvimento das bandas de música e escolas de música).

Reconstituição das nossas tradições populares mais características: cantar as janeiras, cantar os reis, cantar ao desafio, tambores.

Realização de eventos anuais em diferentes áreas musicais e formato que possam servir de atração e divulgação.

Page 14: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

14

Dança

Integrar com regularidade na agenda cultural a possibilidade de encontro com diversas formas de dança.

Criar espaços de formação, tertúlia e oficina para promover a dança.

Relançar o folclore como expressão etnográfica de relevo no Concelho.

Realizar anualmente um Festival Internacional de Folclore.

Teatro

Sendo o teatro amador uma das fortes tradições culturais da nossa terra iremos dinamizar a relação municipal com as associações do concelho, celebrando um protocolo de colaboração para a constituição de um espaço de oficina e apoio no domínio das artes performativas bem como o apoio à programação teatral no Theatro Club.

Literatura

Dar uma projeção supramunicipal ao “Prémio António Celestino” permitindo que funcione com um embaixador das artes literárias da Póvoa de Lanhoso.

Estabelecer com critério a fomentação de produção literária de autores povoenses, bem como de obras promotoras do nosso concelho.

Incentivar atividades pedagógicas inclusivas, nomeadamente em braille e linguagem gestual.

Promover anualmente a realização de uma feira do livro, integrada numa semana cultural com conferências, leituras, apresentação de livros e espetáculos.

Cinema

A Póvoa de Lanhoso possui diversas salas capazes de integrar na agenda cultural, ciclos de cinema temático, que promoveremos com regularidade.

Artes Plásticas

Divulgar os artistas plásticos povoenses e apoiar a sua participação em eventos que se considerem relevantes para a divulgação da Póvoa de Lanhoso.

Proporcionar o contacto através de tertúlia e oficina entre os artistas plásticos povoenses e o público.

Proporcionar exposições que gerem alianças entre elementos etnográficos ou artesanais e representações artísticas.

Associativismo

O associativismo povoense atravessa uma delicada crise de atividade, e como é essencial, a uma autarquia que queremos próxima e parceira iremos apoiar as associações do Concelho através de incentivos diretos de apoio a projetos, atividades e funcionamento.

Criar o evento “dia do associativismo povoense” com a realização de um fórum anual.

Educação

Prosseguir o programa de modernização da rede escolar, das salas de aula aos espaços de convívio, bibliotecas, salas de estudo, dos espaços desportivos e culturais aos equipamentos didáticos e desportivos.

Rever os protocolos de apoio à cooperação com os agrupamentos de escolas privilegiando as suas efetivas e reais necessidades e invertendo a tendência de reduções da comparticipação financeira da Câmara Municipal nos últimos anos.

Valorizar e qualificar a EPAVE-Escola Profissional, e incentivar a colaboração e articulação com a comunidade educativa e o tecido empresarial, para dar resposta às reais necessidades do Concelho.

Incentivar em cooperação com as Escolas a formação de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) culturais.

Incentivar um programa educativo com ações de estímulo à criatividade e sensibilização cultural, em todos os ciclos do Ensino Básico e Secundário e apoiar a implementação de uma área curricular

Page 15: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

15

ligada ao património local, promovendo junto dos jovens a história da Póvoa de Lanhoso e a sua Identidade.

Incentivar a criação de oficinas para estudantes (expressão plástica, fotografia, literatura, teatro, dança, ciência, culinária, tradições).

Incentivaremos em cooperação com os Diretores dos Agrupamentos e Escolas, a libertar espaços nos horários que permitam uma maior envolvência dos alunos numa cidadania ativa: ida a atividades culturais, ao teatro, a um museu, a prática do desporto escolar, a visita a uma empresa ou a uma sessão pública da Câmara ou da Assembleia Municipal, o acesso a formações complementares como línguas estrangeiras ou expressões artísticas e desportivas.

Desporto

Integrar e promover sinergias entre coletividades e clubes, modalidades, escolas, juntas de freguesia, num projeto integrado e diretor do desporto no município, assente na comunicação e divulgação dos projetos e incentivando a partilha de recursos e o aproveitamento de estruturas numa perspetiva integradora.

Criar uma rede de trilhos pedestres e de bicicletas (BTT) que possibilitem a atividade física e a promoção ambiental, incluindo pela sua natureza a limpeza dos espaços florestais circundantes.

Respeitar e incentivar o associativismo desportivo no concelho, nomeadamente do apoio à prática desportiva das crianças e jovens bem como de população sénior.

Dignificar o associativismo, as coletividades e clubes das freguesias e do desporto amador.

Em colaboração com as entidades responsáveis e com o movimento associativo, estudar a criação de uma infraestrutura de apoio aos desportos aquáticos na barragem da andorinha, que queremos promover e valorizar.

Protocolar uma colaboração com as juntas de freguesia e as coletividades, a gestão dos espaços bem como, o planeamento das atividades e a utilização das instalações.

Desenvolver um programa com recursos técnicos e em articulação com a ação social para a

comunidade sénior, nos espaços municipais e/ou nas instalações específicas destinadas a esta população.

Definir e aplicar uma estratégia de intervenção junto das populações com necessidades especiais, promovendo a inclusão através do desporto.

Promover e desenvolver atividades desportivas que funcionem também como acontecimentos desportivos que promovam e valorizem o desporto e os desportistas povoenses. Que especificamente se estabeleçam mecanismos criteriosos de apoio camarário aos nossos desportistas de competição.

Indústrias Criativas

Desenvolveremos um projeto âncora para a Economia criativa, com a construção de um espaço físico que permita desencadear uma especialização inteligente e incentivar as indústrias criativas, nomeadamente ligadas às artes, à moda e “design”, joalharia e filigrana. Este polo ligado à criatividade pretende também ser um novo lugar para a criação de micro e pequenas empresas, através do aluguer dos espaços e logística subjacente a custos controlados.

Promoveremos uma “Rede Municipal da Póvoa de Lanhoso Criativa”, que terá a Câmara Municipal como dinamizadora e capaz de incentivar as dinâmicas em rede, com mecanismos de cooperação e de corresponsabilização, gerando sinergias entre instituições, empresários, associações, empreendedores e criativos, com autonomia na rede criada. Esta rede municipal deverá criar sinergias no plano regional e nacional.

Page 16: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

16

PROMOVER A PROXIMIDADE PRESENÇA E PERTENÇA POR UM

EXERCÍCIO DE CIDADANIA

16

Page 17: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

17

A Câmara Municipal deve ser de todos os povoenses. Seremos exigentes, na construção de soluções de participação e influência dos povoenses na vida autárquica.

Promover a proximidade deve ser sentido pelos povoenses como algo efetivo e não como um mero exercício de retórica. Para que isso seja possível assentaremos este propósito de promoção da proximidade em cinco vetores:

Um Exercício de Cidadania

Este domínio é estrutural para a promoção efetiva da proximidade. A presença da ação da Câmara Municipal, em todas as vertentes, deve ser uma constante no dia-a-dia dos povoenses.

Esta presença assídua e positiva servirá para aumentar o sentimento de pertença dos povoenses ao seu Concelho.

A transmissão direta, por diferentes canais, das sessões públicas das reuniões da Câmara Municipal e Assembleia Municipal.

A realização de sessões em direto, trimestrais, onde o Presidente da Câmara e os Vereadores responderão a questões colocadas pelos munícipes.

Queremos que os povoenses tenham o maior orgulho em si, na sua terra, no seu património, no seu Concelho.

Novo Modelo de Governo

Implementar um modelo de governação na Póvoa de Lanhoso, que aposte no aproveitamento e desenvolvimento de um Capital Social, da marca Póvoa de Lanhoso: os povoenses e todas as instituições do concelho. Todos seremos um. Ligados em verdadeiras redes de coesão e desenvolvimento. Para isso é necessário adotar novas mentalidades e desafiar a participação dos povoenses valorizando a sua colaboração, incentivando as suas iniciativas e promovendo a ligação entre todos: município, povoenses e instituições.

Promoveremos uma gestão amiga dos povoenses, eliminando burocracias, simplificando os processos administrativos, reduzindo prazos e potenciando na relação com o munícipe as novas tecnologias.

Orçamento Participativo (Temático)

O orçamento anual da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso será elaborado de acordo com uma metodologia base zero. Pretende-se questionar constantemente a despesa a efetuar, de forma a diminuir anualmente a despesa de funcionamento, libertando verbas para mais investimento sustentado.

A combinação de rigor orçamental com a realização criteriosa de investimentos permitirá ajudar a alavancar o desenvolvimento socioeconómico tão necessário ao nosso Concelho.

Uma Póvoa de Lanhoso inteligente e participada pelos cidadãos, que queremos promover, terá foco na elaboração do orçamento de investimentos, reservando uma verba deste orçamento para discussão pública e decisão dos cidadãos, de acordo com uma temática anual.

Provedor do Munícipe

Será instituída a figura do “Provedor do Munícipe”.

Com a criação da Provedoria do Cidadão temos o propósito de dar dimensão prática à ideia da promoção da proximidade. Queremos ter uma personalidade independente, de referência, a quem os povoenses, todos os povoenses, possam colocar as suas dúvidas, problemas e inquietações naquilo que à sua relação com o município diz respeito. Queremos um município que aproxime, integre acolha e não que distancie e afaste.

Conselhos Municipais

Temos que dar voz aos povoenses, temos que os ouvir. É nesse sentido que nos propomos realizar com a periodicidade adequada os Conselhos Municipais e associá-los a órgãos de consulta e de aconselhamento da Câmara Municipal.

Page 18: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

18

UMA PÓVOA DE LANHOSO DE OPORTUNIDADES

18

Page 19: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -

19

É tempo de assumirmos um novo projeto para a Póvoa de Lanhoso.

Lúcio Pinto liderará a Póvoa de Lanhoso, como uma terra de oportunidades, de empreendedorismo e emprego, com uma visão cultural, de liberdade e democrática afirmando o primado do personalismo e do humanismo muito próprio das nossas gentes. Ideias, projetos e sonhos, que serão concretizados com a energia, a sua liderança, e a participação de Todos.

Esta é a Póvoa de Lanhoso que queremos construir. Um Futuro com respeito pelos nossos valores e pela História deste Povo e desta Póvoa.

Este é o nosso compromisso.

Page 20: Mensagem do Coordenador do - WordPress.comatividades culturais e de continuadas ações de animação, bem como através do tratamento dos ... terá de ser de dimensão nacional; -