memorial news - ediçao 02

4
Memorial News JORNAL INTERNO DO HOSPITAL MEMORIAL SÃO JOSÉ | EDIÇÃO 02 | 2011 1 corpo, distúrbios na fala e na compreen- são, dificuldade para deglutir alimentos, paralisia de músculos da face, dificulda- de para movimentar olhos e convulsões. A equipe especializada do Memorial São José, formada por cinco neurologistas, age de acordo com normas mundiais de controle e tratamento do AVC e com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. "A inicia- tiva de disponibilizar na urgência uma equipe especializada para tratar esse tipo de paciente é adotada em grandes hospitais de centros desenvolvidos em todo o mundo", explica a Dra. Silvana. José Luis Inojosa, Paula Maciel, Álvaro Moreira e Mauricea Pereira, além da Dra. Silvana Sobreira (na foto), se reve- zam 24h na urgência do Hospital para prestar o atendimento. O Hospital Memorial São José (HMSJ) passou a disponibilizar, em tempo integral, uma equipe especializada para atender à pacientes que sofrem Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), doença causada por uma súbita falta de sangue em determinada região do cérebro. O novo protocolo, que prioriza o tempo de vida do paciente, preconiza que a realização de todos os procedimentos e manobras devem levar, no máximo, uma hora. Quando não leva à morte, o AVCI deixa sequelas graves em cerca de 30% dos casos. "A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que, anualmente, mais de cinco milhões de pessoas morrem em consequência do AVC. No Brasil, esta é a principal causa de morte e incapacida- de física hoje. Portanto, devemos tratar essa patologia de forma precisa e eficaz, com uma equipe capacitada e bons equipamentos", comenta a Dra. Silva- na Sobreira, coordenadora da equipe designada para atender a pacientes de AVCI no HMSJ. A causa básica do AVCI é a aterosclerose, processo caracterizado pelo estreita- mento das artérias e que leva à falta de sangue no cérebro. Dependendo do lado lesado do órgão, o paciente pode apre- sentar vários tipos de sequelas, como paralisia dos membros de um lado do O Hospital Memorial São José cria novo protocolo de atendimento de AVCI, o tipo mais comum de Acidente Vascular Cerebral, em que prioriza o tempo de vida do paciente. Memorial News JORNAL INTERNO DO HOSPITAL MEMORIAL SÃO JOSÉ | EDIÇÃO 02 | 2011 AVC Dr. João B.L.Lampropulos CRM - 6667 Atendimento Especializado aos pacientes com AVCI Fotos: Bruna Pontual

Upload: memorial-sao-jose

Post on 23-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Memorial News - Ediçao 02

TRANSCRIPT

Page 1: Memorial News - Ediçao 02

Memorial News JORNAL INTERNO DO HOSPITAL MEMORIAL SÃO JOSÉ | EDIÇÃO 02 | 2011 1

corpo, distúrbios na fala e na compreen-são, dificuldade para deglutir alimentos, paralisia de músculos da face, dificulda-de para movimentar olhos e convulsões. A equipe especializada do Memorial São José, formada por cinco neurologistas, age de acordo com normas mundiais de controle e tratamento do AVC e com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. "A inicia-tiva de disponibilizar na urgência uma equipe especializada para tratar esse tipo de paciente é adotada em grandes hospitais de centros desenvolvidos em todo o mundo", explica a Dra. Silvana. José Luis Inojosa, Paula Maciel, Álvaro Moreira e Mauricea Pereira, além da Dra. Silvana Sobreira (na foto), se reve-zam 24h na urgência do Hospital para prestar o atendimento.

O Hospital Memorial São José (HMSJ) passou a disponibilizar, em tempo integral, uma equipe

especializada para atender à pacientes que sofrem Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), doença causada por uma súbita falta de sangue em determinada região do cérebro. O novo protocolo, que prioriza o tempo de vida do paciente, preconiza que a realização de todos os procedimentos e manobras devem levar, no máximo, uma hora. Quando não leva à morte, o AVCI deixa sequelas graves em cerca de 30% dos casos. "A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que, anualmente, mais de cinco milhões de pessoas morrem em consequência do AVC. No Brasil, esta é a principal causa de morte e incapacida-de física hoje. Portanto, devemos tratar essa patologia de forma precisa e eficaz, com uma equipe capacitada e bons equipamentos", comenta a Dra. Silva-na Sobreira, coordenadora da equipe designada para atender a pacientes de AVCI no HMSJ. A causa básica do AVCI é a aterosclerose, processo caracterizado pelo estreita-mento das artérias e que leva à falta de sangue no cérebro. Dependendo do lado lesado do órgão, o paciente pode apre-sentar vários tipos de sequelas, como paralisia dos membros de um lado do

O Hospital Memorial São José cria novo protocolo de atendimento de AVCI, o tipo mais comum de Acidente Vascular Cerebral, em que prioriza o tempo de vida do paciente.

Memorial News

JORNAL INTERNO DO HOSPITAL MEMORIAL SÃO JOSÉ | EDIÇÃO 02 | 2011

AVC

Dr.

Jo

ão B

.L.L

amp

rop

ulo

s C

RM

- 6

66

7

Atendimento Especializado aos pacientes com AVCI

Foto

s: B

run

a Po

ntu

al

Page 2: Memorial News - Ediçao 02

JORNAL INTERNO DO HOSPITAL MEMORIAL SÃO JOSÉ | EDIÇÃO 02 | 20112 Memorial News

Foto

: Bru

na

Pon

tual

É cada vez maior a preocupação

das instituições de saúde com

a segurança do paciente em

todas as fases do cuidado

assistencial

ARTIGO

por Sylvia Lemos Hinrichsen

O HMSJ implanta a cultura da qualidade e segurança do paciente

Desde o ano de 2008, o Hospital Memorial São José(HMSJ) vem desenvolvendo um trabalho

de qualidade e segurança do paciente como fundamento para a implantação de uma cultura sustentável de gestão de riscos(clínicos e não clínicos), segundo padrões internacionais de excelência assistencial.

Nos dias atuais, é cada vez maior a preocupação das instituições de saúde com a segurança do paciente em todas as fases do cuidado assistencial. Uma cultura de qualidade é necessária para que se tenha uma política institucional introspectada por todos os profissio-nais de equipes multidisciplinares.

Sabe-se o quanto é difícil definir quali-dade, que de um modo geral, significa trabalhar baseado em evidências cientí-ficas e ter certeza de se estar seguindo as melhores práticas, seja na compra de equipamentos ou insumos ou mesmo na forma como se provê cuidados ao pacien-te. Qualidade é, portanto, certificar-se de que o resultado obtido é o melhor para o paciente, e que o que se está fazendo por ele é o mais eficaz e eficiente.

Hoje, fala-se muito em processos de acreditação(certificação de excelência).Entretanto, a acreditação não é um evento, não é algo que se consegue uma vez e pronto. Para se ter uma excelência assistencial na saúde, não se deve traba-lhar esperando o dia em ser acreditado. Deve-se, sim, buscar, incansadamente,

uma rotina focada na sistematização de processos, assumidos de forma contí-nua, como melhoria da qualidade do cuidado do paciente, dos serviços e da segurança. A certificação será apenas, uma consequência.

O HMSJ, através da metodologia pesquisa-ação, que auto-diagnostica e auto-transforma, e de técnicas construtivistas(Piaget), em que são respeitados o conhecimento individu-al e incentivada a discussão coletiva das realidades existentes, estabeleceu fundamentos para um aprendizado de novos conceitos e mudanças, começa a colher frutos de seu trabalho multidisci-plinar no qual o foco é o paciente, o seu cuidado e a sua segurança.

Já é uma realidade no HMSJ a cultura da qualidade e segurança do paciente

Médica Infectologista/ Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente

como uma política institucional, conse-guida através da implantação de planos de melhorias que buscam a sistema-tização dos processos assistencias e segurança do paciente, visitantes, fami-liares, colaboradores e meio ambiente. A rotina assistencial está baseada em evidências científicas, protocolos clíni-cos gerenciados da Biblioteca Interna-cional da Joint Commission, bem como em pacotes de medidas/bundles de segurança do IHI(Institute for Health-care Improvement).

A governança clínica do HMSJ é susten-tada por conceitos de gestão segundo padrões da ANAHP(Associação Nacio-nal de Hospitais Privados) e a sua gestão empresarial segue métodos e técnicas do INDG(Instituto de Desenvolvimento Gerencial), sem esquecer que o HMSJ é “Humano como Você”.

Page 3: Memorial News - Ediçao 02

Memorial News JORNAL INTERNO DO HOSPITAL MEMORIAL SÃO JOSÉ | EDIÇÃO 02 | 2011 3

URGÊNCIA

Mais qualidade para o Memorial Urgência

Desde o início do ano, sob o comando do médico Alexandre Cunha, uma série de reformu-

lações estão sendo implantadas no Memorial Urgência, com objetivo de aumentar ainda mais o padrão de qua-lidade do Hospital Memorial São José. A unidade conta com atendimento que prioriza a classificação de risco e a pa-dronização do atendimento. "A partir de agora, o paciente assim que chega ao Memorial passa por uma triagem. Por meio dela, aqueles que possuem riscos maiores são atendidos primeiro. Essa classificação de risco evita filas de espera, transformando-as em filas de prioridades", explica Alexandre Cunha, coordenador da unidade.

Depois que passa pelo setor de acolhi-mento, o paciente classificado como alto risco recebe atendimento ime-diato. "Por exemplo, se você se dirige a uma urgência é porque procura um atendimento rápido, não pode ficar esperando. No Memorial Urgência,

o paciente é atendido na hora e já encaminhado para um especialista de plantão", explica Cunha. Outro ponto importante nas inovações do Memorial Urgência é a padronização do serviço.

"Instalamos um modelo de padronização que permite existir um jeito único de ser atendido no Memorial. Não existe o jeito desse ou daquele médico. Todos devem seguir o mesmo procedimento, o que torna o Hospital mais seguro e eficaz",

conta. No Memorial Urgência o paciente encontra todas as especialidades médicas disponíveis 24 horas, inclusive ortopedia, também uma inovação do Hospital.

Além disso, a unidade de saúde conta com centro de diagnóstico por imagens. Para os casos mais graves, também está à disposição o centro cirúrgico, devida-mente equipado para qualquer tipo de cirurgia e assistência em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Foto

: Bru

na

Pon

tual

Alexandre Cunha é o coordenador do

Memorial Urgência

O Memorial São José conta com reforço na equipe de ortopedia. Sob o comando do médico especializado no setor, Dr. Júlio Arraes, a clínica Memorial Ortopedia busca incrementar o atendimento de traumato-ortopédico em 10 subespecialidades. “Contamos com consultó-rios, ambulatórios e toda a infraestrutura de atendimento médico para casos de urgência e emergência de baixa até os de elevado nível de complexidade, tanto em trauma como em ortopedia", comentou Dr. Júlio Arraes. A clínica oferece assistência qualificada e imediata aos politraumatismos e quaisquer outras interocor-rências relacionadas à especialidade médica. En-tre as várias especialidades que a clínica oferece, estão a de traumatologia, ortopedia pediátrica, coluna vertebral, joelho, mão, punho, ombro, cotovelo, pé e tornozelo, tratamento e prevenção de osteoporose e tumores ósseos.

Reforço na equipe de ortopedia

O Hospital Memorial São José está investindo forte no setor de Cardiologia, o MCor, que passou a contar com uma nova equipe. O Memorial Coração reúne consultórios e área para diagnósticos de cardiologia, disponibili-zando atendimento especializado ao paciente cardiopata que segue as principais referências em atendimento. A equipe conta, ao todo, com quase 50 profissionais entre os cardiologistas que atendem em plantão e nos consultórios. Para liderar esse grupo, foi convidado pelo Hospital o médico Audes Feitosa, especialista em cardiologia. Para ele, o Memorial Coração (MCor) passou a ser um espaço integrado para o paciente cardiopata. "Ele vai ter disponível desde o consultório médico à cirurgia, passan-do pelo atendimento em caráter de emergência, exames ambulatoriais, hemodinâmica e UTI Coronária", explica Audes.

Cardiologia no HMSJ

Laparoscopia é um tipo de procedimento cirúr-gico que permite olhar dentro do abdômen, demaneira minimamente invasiva. Indicada paradiagnosticar e tratar doenças do intestino grossoe cólon, a primeira laparoscopia colorretal foifeita em 1991, nos EUA e um ano depois no Brasil. No Recife, quem iniciou este tipo de procedimento foi o Dr. Maurício Matos, em 1997. O médico do Hospital Memorial São José afirma que é um procedimento que exige muito treina-mento. “O número de cirurgias por este tipo de procedimento aqui no HMSJ é bem frequente. Temos uma média de 3 a 4 por semana.” A cirur-gia feita por laparoscopia é menos complicada do que a convencional e o tempo de internamen-to do paciente também é menor. Hoje , o Memorial São José, no Recife, é umareferência nesse procedimento.

HMSJ é uma referência em laparoscopia colorretal

NOTAS

Page 4: Memorial News - Ediçao 02

JORNAL INTERNO DO HOSPITAL MEMORIAL SÃO JOSÉ | EDIÇÃO 02 | 20114 Memorial News

ARTHRO

GALERIA

O Memorial News é uma publicaçãodo Hospital Memorial São José

Conselho editorialAugusto Gitirana- Diretor Executivo- CEO João Lampropulos - Diretor MédicoRomualdo Almeida - Diretor ClínicoIane Maia - Assessora da Direção

Participação especialSylvia Hinrichsen

Coordenação editorial e de comunicaçãoExclusiva!BR

Jornalista responsávelLuciana Lewis DRT 46551995 – Paraná

EdiçãoFernando de Albuquerque [email protected]

ReportagemFelipe Dias

GOTCentro médico especializado em doenças de joelho, a clínica abriga alguns dos mais renomados especialistas do setor. Aqui, o paciente tem serviço completo nessa especialidade, além de tratamento humanizado. Na clínica são tratados, ainda, todas as doenças relacionadas ao joelho, como as reumáticas, fraturas, lesões meniscais e ligamentares, deformidades angulares, entre outras.TELEFONE: 081 3032-1414

O Grupo de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Memorial São José é uma clínica especializada no diagnóstico e tratamento dos distúrbios ortopédicos e de traumatologia. Dispõe de consultórios especializados e totalmente equipados, bem como salas de imobilização, salas de pequenas cirurgias, sala de radiografia e ampla recepção. Possui ainda um auditório onde são realizados eventos de educação médica continuada como reuniões científicas e palestras. TELEFONE: 081 3231-2888

O Hospital Memorial São José conta com nova urgência pediátrica. A unidade, localizada no térreo do edifício principal do Complexo Hospitalar, disponibiliza especialistas em pediatria 24h, além de todo o atendimento para crianças e adolescentes. A unidade dispõe, ainda, de decoração e ambientação diferenciados e TV de LCD, o que garante o pleno entretenimento infantil durante a estada na unidade.TELEFONE: 081 3216-2216

URGÊNCIA PEDIÁTRICA

Editora de artePaula K. Santos

Designers Isabela Freire e Rafaela Sarinho

ImpressãoBagaço

Tiragem1 mil exemplares

Médicos durante paletra no Centro de

Estudos do HMSJ

Tibério Moreno durante palestra no Centro de

Estudos do HMSJ

Silvana Sobreira, Eduardo Sad(BH/MG),

Sylvia Hinrichsen e Marconi MeiraAugusto Gitirana, Sylvia Hinrichsen e

Romualdo Almeida no congresso da ANAHP

Os colegas Carlos Brito (esquerda) e Filipe

Lima (direita) do Santa Joana prestigiaram

a apresentação de Sylvia Hinrichsen no

congresso da ANAHP

Sarita Pessoa de Melo e Audes Feitosa

durante o Sarau MCor

SERVIÇOS

Foto

s: B

run

a Po

ntu

al