memorial descritivo Ægua - rio grande do sul · 0(025,$/ '(6&5,7,92 h[lvwhqwhv h rv...

4
MEMORIAL DESCRITIVO Proprietário: MUNICÍPIO DE CHAPADA Responsável Técnico: CÉSAR DOBLER FINK Engenheiro Civil CREA/RS 123.162-D PROJETO DA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL MEMORIAL DESCRITIVO ESTIMATIVA DE CUSTO PEÇAS GRÁFICAS Empreendimento: LOTEAMENTO RESIDENCIAL SOCIAL PROGRESSO VIA 01 Local: CHAPADA/RS MARÇO DE 2015. REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Upload: vuongtu

Post on 19-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MEMORIAL DESCRITIVO

Proprietário: MUNICÍPIO DE CHAPADA

Responsável Técnico: CÉSAR DOBLER FINK

Engenheiro Civil CREA/RS 123.162-D

PROJETO DA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL

MEMORIAL DESCRITIVO ESTIMATIVA DE CUSTO

PEÇAS GRÁFICAS

Empreendimento:

LOTEAMENTO RESIDENCIAL SOCIAL PROGRESSO

VIA 01

Local: CHAPADA/RS

MARÇO DE 2015. REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

MEMORIAL DESCRITIVO

REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL MEMORIAL DESCRITIVO Proprietário: MUNICIPIO DE CHAPADA-RS Empreendimento: LOTEAMENTO RESIDENCIAL SOCIAL PROGRESSO Localidade: CHAPADA/ RS 1. INTRODUÇÃO O presente memorial descritivo trata do projeto de abastecimento de água potável do Loteamento Residencial Social Progresso, localizado na Rua Jose Arno Ledur, no Bairro Progresso, na cidade de Chapada/RS. Com 70 lotes residenciais sendo que sera executado com tubos de PVC JEI, classe 15. O nível piezométrico é determinado através da soma da pressão disponível no ponto de tomada (68,00 m.c.a. – pressão mínima informada pela CORSAN) e a cota do terreno no referido ponto (441,00 m), que somados totalizam um nível piezométrico de 509,00 m.c.a. 2. PONTO DE TOMADA Em rede existente na Rua Duque de Caxias, em frente ao Poço CHA-04, diâmetro 100mm, com pressão disponível no ponto de 68 m.c.a. 3. ESTIMATIVA POPULACIONAL E PREVISÃO DE CONSUMO 3.1 OCUPAÇÃO Para estimar a população do local, apurou-se a quantidade de lotes existentes no loteamento, considerando a existência de uma economia para cada lote. A relação de habitantes por economia foi de 5 hab./lotes. 3.2 CONSUMO PER-CAPITA Atendendo recomendação da CORSAN, admitimos um consumo per-capita de 200 litros / pessoa dia ( [p]= 200 litros / pessoa . dia). 3.3 PARAMETROS BÁSICOS PARA O DIMENSIONAMENTO Por recomendação da CORSAN são os seguintes: REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA 4 K1 = 1,20 – para o dia de maior consumo; K2 = 1,50 – para a hora de maior consumo. 3.4 CÁLCULO DA VAZÃO UNITÁRIA

=× × ×

86400

=1,2 × 1,5 × 5 × 200

86400= 0,0208 ×

Logo: 70 × 0,0208 = 1,456

4. CONCEPÇÃO DO TRAÇADO A concepção do sistema partiu da diretriz de atender todos os lotes com redes assentadas na calçada do logradouro, medido a partir do meio fio ou lateral da via de acesso. Todas as tubulações utilizadas serão de PVC PBA JEI CL 15, conforme especificação técnica.

MEMORIAL DESCRITIVO

5. INTERLIGAÇÃO À REDE PÚBLICA As residências serão abastecidas por uma ramificação da rede pública que passa pela Rua Duque de Caxias, adentrando no arruamento do loteamento. 6. DIMENSIONAMENTO 6.1 MÉTODO DE DIMENSIONAMENTO A rede de distribuição foi dimensionada pelo Método Ramificado. 6.2 CRITÉRIOS DE DIMENSIONAMENTO A rede foi dimensionada de modo a: A) Não permitir grandes velocidades, não ultrapassando o limite dado por:

= 0,6 + 1,5∅ B) No dimensionamento de cada trecho foi adotada a vazão à montante, sendo a vazão máxima por bitola limitada pela velocidade máxima admitida, calculada pela fórmula anterior. C) De acordo com os padrões estabelecidos pela CORSAN, as pressões limites são:

pressão dinâmica mínima: 10 m.c.a. pressão estática máxima: 40 m.c.a.

6.3 PERDA DE CARGA UNITÁRIA As perdas de carga foram determinadas com o emprego da fórmula de Hazen-Willians:

=,

0,094 × , × ,

7. PLANILHAS DE CÁLCULO No anexo A serão apresentadas às planilhas de cálculo das vazões e pressões. 8. ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS As canalizações a serem empregadas serão em PVC rígido, do tipo PBA, com ponta e bolsa, junta elástica integrada, classe 15, simbolizadas por de PVC PBA JEI CL 15 DN. As conexões serão em ferro dúctil, linha KLIKSO PSA 1,6 MPa para PVC rígido tipo PBA. Os registros serão REGISTRO EURO 20, Saint Gobaint corpo e tampa em ferro dúctil, cunha em ferro fundido dúctil inteiramente sobremoldada com elástomero Tipo 24 (F.F.). Deverão estar protegidos em caixas de alvenaria de tijolos maciços, com tampa de laje de concreto, duplamente armada, de espessura igual ou superior à 12cm, e tampão articulável de ferro cinzento TD-5. Será utilizada uma válvula redutora de pressão (VRP) de ação direta que regulará a pressão para 41,00m.c.a, tendo seu corpo em bronze, internos e anel de assento em inox, com temperatura até 85° e pressa de trabalho de 0 a 25 Kgf/cm² com filtro interno. Diâmetro nominal de 2 polegadas, modelo 02-42-B, Marca BERMAD. Todas as canalizações e peças especiais da rede devem obedecer rigorosamente às normas técnicas vigentes e as solicitações de projeto, devendo ser apresentado certificado de garantia do fabricante. Durante o período que preceder o lançamento nas valas, devem ser observadas as recomendações do fabricante, quanto ao empilhamento, transporte e manuseio. No anexo B será apresentada a relação de peças e equipamentos, previstos no projeto. 9. ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS A obra será executada com acompanhamento da CORSAN, sendo iniciada após autorização, cujo pedido deverá ser formulado por escrito. As escavações, reaterros, aterros, remoções, esgotamentos e escoramentos, seguirão as prescrições da NBR 12266/92, executadas de acordo com cada canalização específica, controlando-se a erosão de modo a não danificar as vias

MEMORIAL DESCRITIVO

existentes e os demais serviços. Deverá ser descartada a camada superficial se esta apresentar alto teor de matéria orgânica. A base para assentamento da canalização e o preenchimento das valas deverá seguir as normas da CORSAN, sendo o material de preenchimento cuidadosamente selecionado, isento de pedras e corpos estranhos, adensado manualmente em camadas não superiores à 10cm de altura. O restante do reaterro será preenchido de maneira que apresente, aproximadamente, uma densidade igual à do solo contíguo, compactado mecanicamente, com material isento de pedras grandes ou de corpos estranhos de dimensões notáveis. A montagem deverá ser feita tomando-se o cuidado de não danificar os tubos ou conexões utilizando-se pasta lubrificante e evitando movimentos que possam danificar as juntas. A montagem poderá ser feita com auxílio de uma alavanca talha. A obra deverá ser entregue limpa e isenta de resíduos de materiais, com os devidos acabamentos, testada quanto a estanqueidade, e em condições de uso. Os locais de trabalho deverão ser devidamente sinalizados e isolados do acesso de pessoas e veículos estranhos ao trabalho. 10. COMPOSIÇÃO DOS QUANTITATIVOS   Escavação das valas para assentamento de tubulação conforme as dimensões apresentadas na figura baixa:

Escavação de caixas de registro: dimensões da vala de 2,00 x 2,00 x 1,20m; Escavação das interligações: dimensões da vala de 3,00 x 2,00 x 1,20m.

César Dobler Fink Engenheiro Civil

CREA RS 123162D