memorial descritivo - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - instalaÇÃo de canteiro - o canteiro de obras...

18

Click here to load reader

Upload: ngodat

Post on 13-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

MEMORIAL DESCRITIVO

TÍTULO DO PROJETO : Reforma e Adaptação de prédio para abrigar CJUS

LOCAL: Rua Alagoas, 519 – Centro - CATANDUVA/SP

1

Page 2: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

1- SERVIÇOS PRELIMINARES

1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO

- O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará de alojamento e depósito de materiais e ferramentas. - A despesa proveniente da sua manutenção correrá por conta exclusiva da empreiteira, a qual deverá se responsabilizar quanto aos aspectos de ordem, segurança e higiene nas dependências do canteiro.

1.2 - SEGURANÇA

-A empreiteira será responsável pela segurança dos trabalhadores e terceiros, devendo-se ter todo o cuidado nas operações com máquinas e aspectos construtivos em geral de forma a garantir a integridade física dos envolvidos.

-A fiscalização poderá exigir, quando achar conveniente, a implantação de medidas adicionais com o objetivo de evitar riscos desnecessários.

1.3 - PROJETO E NORMAS

-Todos os serviços a serem executados deverão obedecer rigorosamente aos respectivos projetos executivos e seus complementos (caso existentes) e em casos omissos serão obedecidas as normas da ABNT e outras pertinentes, inclusive internacionais, adotando-se sempre o critério mais rigoroso e seguro.

1.4 - LOCAÇÃO DA OBRA

-As locações topográficas da obra deverão ser executadas através de equipamentos específicos e adequados para cada tipo de serviço, os quais deverão estar em verdadeira obediência aos projetos.

-A equipe técnica deverá ser composta de profissionais competentes com grande experiência no campo de forma a se obter locações precisas. -A empreiteira deverá informar a fiscalização através de documentos, quaisquer divergências relativas à locação da obra que por ventura possa ocorrer.

1.5 - LIMPEZA DO TERRENO

DESCRIÇÃO

- Limpeza do terreno, incluindo raspagem de vegetação rasteira e retirada de entulho e de outros materiais, se for o caso, a critério da fiscalização.

APLICAÇÃO

- Será executada na área da edificação, incluindo os pátios e calçadas externas.2

Page 3: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

EXECUÇÃO

- Na limpeza, deverão ser regularizadas as áreas não previstas para movimento de terra, com desníveis de até 20 cm, visando fácil escoamento de águas pluviais. - Todo material proveniente desta limpeza e capinagem deverá ser removido para bota-fora.

2 - MOVIMENTO DE TERRA

2.1 - ESCAVAÇÃO E COMPACTAÇÃO DE ATERRO

DESCRIÇÃO

- Espalhamento manual. - Aterro e compactação manuais e/ou mecanizadas. - Acerto e acabamentos manuais.

APLICAÇÃO

- Na área da construção do imóvel deverá ser feita a terraplanagem de acordo com os níveis do projeto. - Nas valas das vigas baldrames e blocos de apoio das áreas a construir de acordo com o projeto.

EXECUÇÃO

- Deverão ser obedecidos as cotas e perfis previstos em projeto, permitindo fácil escoamento das águas superficiais, devendo a empreiteira comunicar à fiscalização quando tal não for possível.- O aterro deverá ser executado em camadas de 20 cm, com terra de boa qualidade, proveniente de jazida aprovada pela fiscalização.- A compactação deverá ser executada por camadas de 20 cm com maquinário específico obedecendo a um grau de compactação de 95% do proctor normal, consagrado para o tipo de edificação com as atividades estabelecidas em projeto.

3 - FUNDAÇÃO

Conforme e de acordo com projeto de estrutura.

4 - ESTRUTURA DE CONCRETO

Conforme e de acordo com projeto de estrutura.

3

Page 4: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

5 - VEDOS

5.1 - EMBASAMENTO E ALVENARIA

DESCRIÇÃO

- Bloco cerâmico, textura homogênea, duros, sonoros e não vitrificados:- Arestas definidas, sem falhas ou fendas.- Dimensões: 14 x 19 x 39 cm.

- Tijolo maciço de argila, de massa homogênea, isenta de fragmentos calcários; recozidos, leves, duros e sonoros, não vitrificados; arestas vivas, faces planas, sem fendas ou falhas:

- Dimensões: 5 x 10 x 20 cm.- Argamassa de assentamento: traço 1:4, cal hidratada e areia com adição de 100 kg de cimento por m3

de argamassa.

EXECUÇÃO

- Deverão ser assentados em juntas desencontradas (em amarração).- A espessura máxima das juntas deverá ser de 1,5 cm: recomenda-se 1,0 cm.- Deverá ser respeitado rigorosamente o alinhamento e a prumada das paredes.

5.2 – DIVISÓRIA DE GESSO

DESCRIÇÃO

Composta de duas placas de gesso acartonado (gesso natural com aditivos, revestido por cartão duplex), aplicadas sobre a estrutura de aço carbono galvanizado. A largura das placas varia conforme o fabricante.

EXECUÇÃO

Deve ser executada através de mão-de-obra especializada, obedecendo às recomendações do fabricante.

6 - FORRO E COBERTURA 6.1- FORRO DE PVC

DESCRIÇÃO

- Forro fixo composto por chapas fabricadas industrialmente.

EXECUÇÃO

Deve ser executada através de mão-de-obra especializada, obedecendo às recomendações do fabricante.4

Page 5: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

7 - IMPERMEABILIZAÇÃO

7.1 - ARGAMASSA COM ADITIVO IMPERMEABILIZANTE

DESCRIÇÃO

Argamassa: traço 1:3, cimento e areia, com adição de hidrófugo a 3% do cimento:

⇒ cimento de fabricação recente.⇒ areia lavada e peneirada (granulometria até 3 mm).⇒ baixo fator água - cimento.

OBS.: Seguir recomendações do fabricante prescrita na embalagem do produto

APLICAÇÃO

- Impermeabilização contra água de percolação, de chuvas e contra umidade do solo: alvenarias e estruturas em contato com o solo (evitar umidade do lado exposto) e, respaldo de alicerces e marquise.

EXECUÇÃO

- Deverá ser aplicado o chapisco na superfície previamente molhada, aguardando-se a pega desta camada; em seguida deverão ser aplicadas a argamassa e impermeabilizante em espessura maior ou igual a 1 cm.- O chapisco e a argamassa deverão ser reaplicados até atingir-se a espessura final mínima de 3 cm.- A última demão deverá ser desempenada com desempenadeira de madeira deverão ser aplicadas 3 demãos de tinta betuminosa, à brocha ou vassourão, no respaldo de fundação, estruturas e alvenarias em contato com o solo e marquise após a argamassa estar completamente seca.- Os respaldos de fundação, a menos de orientação contrária da fiscalização, deverão ser impermeabilizados na face superior das alvenarias de embasamento, descendo até as sapatas e/ou blocos em cada uma das faces laterais.

7.2 - PINTURA COM TINTA BETUMINOSA

DESCRIÇÃO

- Tinta Betuminosa tipo Neutrol

OBS.: Seguir recomendações do fabricante prescrita na embalagem do produto. APLICAÇÃO

- Impermeabilização contra água de percolação, de chuvas e contra umidade do solo: alvenarias e estruturas (Baldrame) em contato com o solo (evitar umidade do lado exposto) e, respaldo de alicerces e marquise.

5

Page 6: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

EXECUÇÃO

- Deverá ser aplicado no mínimo duas demãos, aguardando-se a pega de cada camada de demão para sobrepor a alvenaria.

8 - REVESTIMENTO DE PAREDE

8.1 - CHAPISCO

DESCRIÇÃO

- Argamassa: traço 1:3, cimento e areia, com as seguintes características:

⇒ areia isenta de torrões de argila, gravetos, mica, impurezas orgânicas, cloreto de sódio etc; granulometria média (D máx =2,4 mm)

⇒ água limpa isenta de óleos, ácidos, alcalinizada, materiais orgânicos, etc.

APLICAÇÃO

- Base para execução de revestimentos nas alvenarias de tijolos, tetos e superfícies lisas de concreto.

EXECUÇÃO

- A superfície deverá ser limpa com vassoura e molhada posteriormente. - Os materiais da mescla deverão ser dosados a seco. - A argamassa deverá ser utilizada no máximo em 2,5 horas a partir do contato da mistura com a água e desde que não apresente quaisquer vestígios de endurecimento.

8.2 - EMBOÇO DESEMPENADO DESCRIÇÃO

- Argamassa mista: traço 1:4, cal hidratada e areia com adição de 158 kg de cimento/m³ de argamassa, com as seguintes características:

⇒ areia isenta de torrões de argila, gravetos, mica, impurezas orgânicas, cloreto de sódio etc; granulometria média (D máx=2,4mm).

⇒ cal hidratada.⇒ água limpa isenta de óleos, ácidos, alcalinizada, materiais orgânicos, etc

- Acabamento desempenado com desempenadeira de madeira.

6

Page 7: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

APLICAÇÃO

- Nas alvenarias de tijolos, tetos e superfícies lisas de concreto que já tenham recebido chapisco, muros e muretas dos gradis de ferro.

EXECUÇÃO

- Antes da execução deverá ser verificado se foram colocados todos os embutidos. - A superfície deverá ser molhada. - Inicialmente deverá ser preparada mistura de cal e areia na dosagem 1:4, que deverá ficar em repouso para queima de eventuais detritos de calcáreo ainda não calcinados; somente na hora do seu emprego, deverá ser adicionado o cimento, na proporção de 158 kg/m³ da mistura previamente preparada. - A argamassa deverá ser utilizada no máximo em 2,5 horas a partir do contato com a água e desde que não apresente qualquer sinal de endurecimento. - Deverão ser utilizadas guias para sarrafeamento, espaçadas no máximo de 2m. - A argamassa deverá ser aplicada em camada uniforme de espessura nivelada, fortemente comprimida sobre a superfície a ser revestida, atingindo a espessura máxima de 20 mm. - Cuidado especial deverá ser tomado em relação ao prumo do revestimento no ponto de transição entre a parte executada, com e sem andaimes. - A superfície não deverá ser desempenada, apenas sarrafeada, de modo a facilitar a aderência do reboco.

8.3 - IMPERMEABILIZAÇÃO

DESCRIÇÃO

- Impermeabilização de tijolos aparentes com produto adequado, incolor, que garanta a integridade e a homogeneidade do material.

APLICAÇÃO

- Nas alvenarias de tijolos aparentes na parte externa do prédio conforme anotações em projeto.

EXECUÇÃO

- Aplicar produto de acordo com as indicações do fabricante.

8.4 – AZULEJOS e B.I.

DESCRIÇÃO

7

Page 8: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

- Peças vitrificadas, lisas, de 1a qualidade, coloração uniforme, vitrificação homogênea, arestas bem definidas, esmalte resistente a ponta de aço, com tamanhos de acordo com projeto; não devendo apresentar deformações, empenamentos, escamas, rachaduras, fendas, trincas, bolhas ou lascas.- Deverá ser utilizada argamassa tipo cimento-cola, seguindo-se as instruções do fabricante.- Cor: BRANCA.

APLICAÇÃO

- Revestimentos internos de paredes dos sanitários e demais áreas “molhadas” de acordo com o especificado em projeto;

EXECUÇÃO

- As peças deverão ser classificadas por dimensões e aplicadas, num mesmo ambiente, peças de uma única classe. - As peças deverão ser assentadas com juntas de espessura constante, não superior a 5mm, recomendado 3mm, considerando prumo para juntas verticais e nível para juntas horizontais. - Para a passagem de instalações, os azulejos deverão ser recortados e nunca quebrados; as bordas de corte deverão ser esmerilhadas de forma a se apresentarem lisas e sem irregularidades.- Os cantos externos deverão ser arrematados com cantoneira de alumínio. - Após 5 dias de assentamento, as peças deverão ser rejuntadas com rejunte pré-fabricado existente no mercado, aplicado com espátula de borracha; o excesso deverá ser retirado com pano úmido.- Após a cura da pasta, a superfície deverá ser limpa com pano seco ou esponja macia.

8.5 – PASTILHAS

DESCRIÇÃO

- Pastilhas, coladas em placas de papel, esmaltadas (acetinadas ou brilhantes), conforme especificação do projeto; com arestas bem definidas.

APLICAÇÃO

- Revestimentos internos de piso e paredes nos locais especificados em projeto.

EXECUÇÃO

- Controle de fornecimento: não devem apresentar rachaduras, base descoberta por falta do vidrado (esmal-tadas), depressões, crateras, bolhas, furos, pintas, manchas, cantos despontados, lados lascados, incrustações de corpos estranhos, riscados ou ranhurados, bem como diferença de tonalidade e dimensão dentro do mes-mo lote. Além das condições acima, os produtos devem atender aos requisitos mínimos de qualidade prescri-tos nas normas da ABNT. - Argamassa pré-fabricada para assentamento e rejuntamento, adequada tanto ao assentamento quanto ao rejuntamento de pastilhas de porcelana.

8

Page 9: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

9 - REVESTIMENTO DE PISO

9.1 - PISO CERÂMICO

DESCRIÇÃO

- Piso conforme pede as normas regentes, seguindo as especificações de projeto.- Rodapés do mesmo material, h = 7 à 10 cm.-Cores: padrão conforme descrito em projeto.

OBS: as cores e acabamentos dos pisos que não estiverem descritas em projeto deverão ser definidas pelo arquiteto responsável através de amostras apresentadas pela empresa contratada.

APLICAÇÃO

- Nos ambientes internos indicados em projeto;

EXECUÇÃO - Deverão ser seguidas as recomendações e manuais técnicos do fabricante quanto aos cuidados especiais para a aplicação e etapas de execução.- O piso deverá ser aplicado diretamente sobre base de regularização e deverá ser lançado sobre contrapiso.- A espessura mínima da argamassa mais a espessura da argamassa de regularização deverá ser de 30 mm.

- Os pisos deverão ter juntas de dilatação alinhadas e prumadas, formando painéis aproximadamente quadrados.- Os rodapés, do mesmo material, deverão formar um conjunto com o piso.

9.2 – PISO CONCRETO

DESCRIÇÃO

- Considera-se material e mão-de-obra para a construção de piso de concreto "tipo" vassourado;- Execução e regularização da base;- Execução de juntas de dilatação para evitar trincas e fissuras;- Fornecimento do concreto.

APLICAÇÃO

- Nas áreas especificadas em projeto.

9

Page 10: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

EXECUÇÃO

- Deverão ser obedecidos as cotas e perfis previstos em projeto, permitindo fácil escoamento das águas superficiais, devendo a empreiteira comunicar à fiscalização quando tal não for possível;- A base a ser pavimentada deverá ser bem compactada para que não ocorra afundamentos no piso executado;- A superfície deverá ficar regularizada obedecendo os níveis previstos em projeto.

9.3 – PISO DE SINALIZAÇAO TÁTIL E FAIXAS DE ESCADA

DESCRIÇÃO

- A sinalização tátil de alerta consiste em um conjunto de relevos tronco-cônicos padronizados pela ABNT, cujo objetivo principal é sinalizar as situações de risco ao deficiente visual e às pessoas com visão subnormal.- Devem ter no mínimo 25cm de largura e cor contrastante com o piso geral do local (o mais utilizado tem cor amarela).

APLICAÇÃO

- Aplicar o piso antes do início e após o término de cada segmento de rampa e escada. Conforme especificado em projeto.- As faixas de sinalização devem ser aplicadas próximo as bordas dos degraus conforme especificado em projeto.

EXECUÇÃO

-Seguir critérios da NBR-9050 para execução do serviço.

9.4 – SOLEIRAS DE GRANITO

DESCRIÇÃO

- Soleira em granito levigado (e = 2cm) com cor a definir pelo arquiteto responsável pelo projeto.- Argamassa de assentamento.

APLICAÇÃO

- Em portas entre ambientes com desnível e na separação entre ambiente “molhados” (sanitários, copas e áreas de serviço) e os demais.

EXECUÇÃO

10

Page 11: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

- A superfície deverá estar limpa, seca e regularizada.- Execução e instalação de acordo com as especificações do fabricante e/ou fornecedor, devendo ser executado por profissional habilitado.

10 - ESQUADRIAS

10.1 - ESQUADRIAS DE FERRO

DESCRIÇÃO

- Requadros dos vidros em perfis de ferro. - Batentes em perfis de ferro. - Tipo: conforme especificado em projeto. - Pintura: esmalte sintético sob base antioxidante;

APLICAÇÃO

- Instalação nos locais especificados no projeto arquitetônico.

10.2 - ESQUADRIAS DE MADEIRA – PORTAS DE ABRIR

DESCRIÇÃO

- Espécies de madeira para construção leve interna - utilidade geral. - Porta de madeira com enchimento sarrafeado, semi-ôca, encabeçamento em todo o perímetro, com traves-sas de amarração embutidas, revestida em ambas as faces com painel de madeira compensada.- Batente de madeira maciça (3,5x14cm) com chapuz de madeira ou com parafusos e buchas. - Guarnições de madeira maciça (5cm). - Complemento do batente destinado a ajustar as dimensões entre a parede acabada e o batente. Utilizar ma-deiras desempenadas e lixadas com as mesmas características do batente. - Reforço para fechadura .

Acessórios

- Dobradiças tipo média, em aço cromado, com pino e bolas, de 3 1/2” x 3”- Fechadura de embutir, tipo externa, em aço, distância de broca = 55mm. - Maçaneta tipo alavanca, maciça, bordas arredondadas, acabamento cromado. - Roseta com acabamento cromado, acompanha as maçanetas.

Acabamentos

- Porta: pintura esmalte sintético sobre fundo para madeira, na cor especificada em projeto.

APLICAÇÃO

11

Page 12: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

- Em ambientes internos, conforme indicação em projeto.

10.3 - ESQUADRIAS DE MADEIRA – PORTAS DE CORRER

DESCRIÇÃO

- Espécies de madeira para construção leve interna - utilidade geral. - Porta de madeira, sarrafeada maciça de 35mm, 111cm x2 11cm, revestida em ambas as faces com painel de madeira compensada (e=3mm).-Cantoneira em aço galvanizado (2”x2”x1/8”).- Trilho: chapa dobrada em aço galvanizado a fogo, 50x60mm e=1,9mm.- Batente: chapa 14, dobrada, galvanizada, fixado com grapas.

Acessórios

- Fechadura tipo externa ou tipo sanitário, com trinco tipo bico de papagaio, de aço, distância de broca 45mm ou 55mm, roseta com acabamento cromado e acompanhadas de chaves em duplicata (para halls de elevador, o segredo deve ser único para todos os andares).

- Puxadores verticais em latão cromado ou aço inox polido (2 unidades com 30cm); diâmetro de 7/8” ou 1”, afixado com parafusos auto-atarraxantes, d = 4 a 6mm, com cabeça tipo panela ou chata e compri-mento máximo de 25mm.

- Chapa em aço inoxidável polido para proteção contra choques mecânicos, nº 22 (espessura aproxi-mada de 0,79 mm), afixada com parafusos auto-atarraxantes de cabeça tipo panela, d = 4mm, comprimento de 9,5mm.

- Rodizio duplo, de aço, 1 1/2”.- Canaleta guia e pino guia, em latão ou alumínio, 1/2”.

Acabamentos

- Porta: pintura esmalte sintético sobre fundo para madeira, na cor especificada em projeto.- Batente, trilho e cantoneira: pintura esmalte sintético sobre fundo para galvanizados.

APLICAÇÃO

- Em ambientes internos, conforme indicação em projeto.

10.4 - ESQUADRIAS DE VIDRO

DESCRIÇÃO

- Portas e/ou janelas em vidro temperado com espessura mínima de 8mm, podendo ser totalmente transparentes ou conter película protetora na cor verde ou fumê (a definir com arquiteto responsável antes da instalação).

12

Page 13: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

APLICAÇÃO

- Nos tamanhos e locais definidos no projeto arquitetônico.

EXECUÇÃO

- A instalação deverá ser feita por profissional habilitado de acordo com as especificações do fornecedor.

11 - VIDROS

DESCRIÇÃO

- Vidro, plano, transparente, liso, incolor, espessura 3 a 6 mm, em placas isentas de bolhas, ranhuras, empenos, defeitos de corte e outros. - Massa dupla de assentamento tipo “de vidraceiro”(à base de óleo de linhaça), plástica (sintética) ou de vedação de borracha.

APLICAÇÃO

- Em todas as esquadrias de ferro indicadas em projeto. EXECUÇÃO

- As placas de vidro não deverão apresentar folga excessiva em relação ao requadro de encaixe. - A placa deverá ser assentada em um leito elástico ou de massa e em seguida executado os reforços externos de fixação. - Não deverão ser empregados 2 ou mais tipos de massas de qualidades químicas diferentes.

12 - PINTURA

12.1 - TINTA – ESMALTE SINTÉTICO

DESCRIÇÃO

- Tinta à base de óleo; acabamento liso, brilhante; lavável. - Diluentes: água-raz ou óleo de linhaça puro. - Cor: a definir.

APLICAÇÃO

- Portas de compensado de madeira, batentes, rufos, portões e gradis externos.- Nos rufos e demais elemento, deverá ser aplicado uma base antioxidante antes da pintura a óleo.

13

Page 14: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

- Em outros elementos metálicos desprovidos de pré-pintura ou pintura eletrostática executadas pelos fabricantes.

EXECUÇÃO - A superfície deverá ser preparada e receber uma demão primária seladora de acordo com o material a ser pintado. - Após secagem de base, deverão ser aplicadas 2 a 3 demãos de tinta a óleo, com espaçamento mínimo de 12 horas entre cada uma. - A superfície já pintada deverá ser lixada levemente com lixa d’água e seca antes da nova demão.

12.2 - TINTA LÁTEX

DESCRIÇÃO

- Tinta plástica, à base de PVA.- Cor: a ser definida pelo arquiteto responsável pelo projeto. - Diluente: água. - Primer: selador de fundo, à base de PVA. -Boa resistência a intempéries e à abrasão.

APLICAÇÃO

- Em toda a extensão das lajes de forro, paredes rebocadas muros e muretas dos gradis, conforme indicação em projeto.

EXECUÇÃO

- Deverá ser aplicada uma demão de líquido selador, a base de PVA, recomendando-se sua mistura com um pouco de tinta de acabamento. - Após secagem do fundo aplicar 2 demãos de tinta à base de PVA, (látex) espaçadas de no mínimo 2 horas.

13 - DIVERSOS

13.1 CORRIMÃO TUBULAR DUPLO LATERAL

DESCRIÇÃO - Guia de balizamento.- Corrimão:

- Tubo de aço carbono, tipo industrial, Ø=2”, esp.: 2,25mm;- Tubo de aço carbono, tipo industrial, Ø=1 1/2”, esp.: 2,25mm;- Tubo de aço carbono em curva de raio = 3cm, tipo industrial, Ø=1 1/2”, esp.: 2,25mm;

14

Page 15: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

- Barra chata de ferro de 1 1/2” x 1/4”;- Barra chata de ferro galvanizado de 1 1/2”x1/8”;- Chapa de ferro de 100 x 100 x 6.3mm.

Acessórios

- Parafusos de aço zincado Ø=8mm (5/16”), cabeça sextavada, com porca.- Chumbador de aço galvanizado de 3/8”, comprimento mínimo de 10cm, de expansão através de tor-

que.

Acabamentos

- Corrimão: Tubos, barras e chapas: pintura esmalte sintético sobre fundo para galvanizados;- Pontos de solda e corte: galvanização a frio, fundo para galvanizado e pintura esmalte sintético.- Guia de balizamento: acabamento conforme projeto.

APLICAÇÃO

- Em rampas, onde não haja necessidade de guarda-corpo, conforme orientação em projeto, seguindo as me-didas básicas especificadas pela NBR 9050 e com as adaptações e detalhes necessários para cada situação específica.

13.2 BANCADAS EM GRANITO POLIDO

DESCRIÇÃO

- Peças de pedra natural polida de cor indicada, dimensões conforme projeto e espessura de 3,0 cm uniformes, não devendo apresentar trincas, manchas ou fendas. - Os cantos deverão ser chanfrados ou boleados, conforme especificado pelo arquiteto responsável pelo projeto.

APLICAÇÃO

- Nos sanitários e demais locais conforme especificado em projeto;

EXECUÇÃO - Instalação por profissional habilitado, segundo especificações do fornecedor.

14 - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

15

Page 16: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

- Deverão ser executadas conforme projeto elétrico e arquitetônico.

15 - INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS

- Executadas de acordo com o projeto hidráulico e arquitetônico.

15.1 - LAVATÓRIO INDIVIDUAL COM COLUNA

DESCRIÇÃO

- Lavatório individual, com dimensões e especificações de aplicação conforme especificado pela NBR 9050.

APLICAÇÃO

- No W.C acessível conforme indicação de projeto.

EXECUÇÃO

- A tubulação de saída deverá ser ventilada ou ligada a ralo sifonado. - Altura média de instalação, 80 cm. - A peça deverá ser rejuntada à parede com argamassa de cimento branco e gesso.

15.2 BACIA SANITÁRIA

DESCRIÇÃO

- Bacia sanitária com volume de descarga reduzido - VDR (6 litros), auto-aspirante, de cerâmica esmaltada, na cor branca, em conformidade com as normas da ABNT e atendendo as seguintes características:

- Ausência de defeitos visíveis como: empenamento da superfície de fixação e do plano de transborda-mento, gretamento, trinca, rachadura, ondulação, bolhas, acabamento opaco (esmaltado mal acabado) e cor-po exposto (porção não esmaltada), em todas as partes da peça (NBR 15097);

- Dimensões (NBR 15099 e NBR 9050);- Verificação do funcionamento (NBR 15097):

» volume de água consumido por descarga;» reposição do fecho hídrico;» remoção de sólidos;» lavagem de parede» transporte de sólidos;» resistência do fecho hídrico à retropressão.

- Inclui:» assento com tampa, em resina poliéster, na cor branca;» parafusos zincados cromados para sanitários com buchas plásticas tipo S-8;

16

Page 17: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

» tubo de ligação com canopla, cromado;» conexão de entrada de água;» anel de vedação para saída de esgoto.

- Válvula de descarga de 1 1/2” ou 1 1/4”, com registro incorporado, em latão ou bronze, acabamento simples cromado liso, conforme fi cha H2.07 (ver Fichas de Referência).

- Inclui:» adaptadores com rosca para tubulações em PVC;» tubo de descarga (descida) em PVC.

OBS: Para os sanitários acessíveis utilizar também: barras de apoio em latão cromado ou em aço inox polido, Ø=30 a 35 mm, comprimento mínimo 80cm e máximo 90cm (entre eixos), com elementos de fi-xação, que sustentem carga mínima de 1,5 Kn (NBR 9050).

Acessórios

- Parafusos auto-atarraxantes em aço inoxidável, cabeça sextavada com buchas de nylon (Fischer FU).- Fita veda-rosca de politetrafluoretileno.

APLICAÇÃO

- Nos sanitários de acordo com o especificado no projeto arquitetônico.

15.3 – TAMPO DE GRANITO E CUBA PARA COPA

DESCRIÇÃO

- Tampo de granito polido (tamanho de acordo com projeto), com moldura perimetral (3,5x2cm), cinza an-dorinha ou cinza corumbá.- Placa de granito cinza andorinha ou cinza Corumbá, para apoio da cuba.- Suporte metálico em perfil trefilado L, 32 x 3,2mm, de ferro galvanizado.- Cuba de lavagem de aço inoxidável de 500x400x250mm, chapa 20, aço AISI 304.- Alvenaria de apoio em tijolos comuns de barro cozido.- Azulejos brancos para revestimento da alvenaria de apoio, com argamassas de assentamento e rejuntamen-to, conforme descrito em projeto.- Sifão tipo copo de latão cromado - Ø=1 1/2” x 2”.- Válvula de latão cromado, sem ladrão - Ø=3 1/2”.- Torneira de parede com mecanismo cerâmico ou cilíndrico com vedante de borracha, acionamento por ala-vanca com 1/4 de volta, com arejador articulado, acabamento cromado, Ø=1/2” ou Ø=5/8”.

Acessórios

- Fita veda-rosca de politetrafl uoretileno, para vedação das tubulações.- Trava química anaeróbica, para travamento das torneiras.- Parafusos galvanizados e buchas de nylon S8.

17

Page 18: MEMORIAL DESCRITIVO - catanduva.sp.gov.br · 1.1 - INSTALAÇÃO DE CANTEIRO - O canteiro de obras deverá ser instalado em local previamente determinado pela fiscalização e constará

Acabamentos

- Perfis de ferro com tratamento de galvanização a fogo, galvanização a frio nos pontos de solda, fun-do para galvanizado e pintura esmalte sintético, cor grafite.

16 - REDE COLETORA DE ESGOTO e ÁGUAS PLUVIAIS

DESCRIÇÃO

- A rede coletora de esgoto é ligada ao ramal público de coleta de esgotos;- As águas pluviais de todo o prédio são coletadas por calhas, condutores e grelhas que as conduzem até a guia.

Obs.: Verificar projeto de hidráulica e arquitetônico

17 - INSTALAÇÕES DE LÓGICA

- Deverão ser executadas conforme projeto de lógica e arquitetônico.

18 - LIMPEZA DA OBRA

DESCRIÇÃO

- Limpeza geral de pisos, paredes, vidros, equipamentos (louças, metais, etc.) e áreas externas.

APLICAÇÃO

- Em toda área construída, além das áreas externas.

EXECUÇÃO

- Para a limpeza deverá ser usado de modo geral água e sabão neutro; o uso de detergentes, solventes e removedores químicos deverá ser restrito e feito de modo a não causar danos nas superfícies ou peças. - Todos os respingos de tintas, argamassas, óleos, graxas e sujeiras em geral deverão ser raspados e limpos. - O entulho, restos de materiais, andaimes e outros equipamentos da obra deverão ser totalmente removidos.

18