meliponicultura - divulgacao.pr.gov.br · a meliponicultura, diferentemente da apicultura, pode ser...

2
Meliponicultura Criação Racional de Abelhas Nativas sem Ferrão O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia - CPRA promove curso de Abelhas Nativas sem Ferrão, são 32 horas de conteúdo sobre a Meliponicultura, denominação dada à atividade, o qual abordará a diferença entre a Apis melífera e a Meliponidae; sua distribuição geográfica, tipos de ninho, estrutura das colônias de meliponídeos, técnicas de captura, transferência e divisão de colônias, instalação de meliponários, predadores das ASF, os produtos, funções e o aproveitamento do mel das abelhas, entre outros aspectos. A Criação Racional de Abelhas Nativa sem Ferrão constitui-se em uma eficiente atitude para resgatarmos e preservarmos estas espécies, responsáveis direta ou indiretamente pela polinização de 65% dos vegetais consumidos pela espécie humana. Importante também ressaltar a potencialidade que esta atividade representa para as propriedades de agricultura familiar de base agroecológica, pois é mais uma alternativa de agregação ou obtenção de renda em perfeita consonância com o uso racional e sustentável de recursos naturais, compatível com quaisquer outras atividades produtivas, turismo rural e educação ambiental. A meliponicultura, diferentemente da apicultura, pode ser desenvolvida em propriedades situadas em regiões de maior concentração populacional, próximo às residências e até de centros urbanos, desde que existam remanescentes de matas ou espécies florísticas como fonte de alimento para as abelhas. Com o objetivo de capacitar os interessados em aprofundar seus conhecimentos nesse tema, o CPRA em parceria com o SENAR-PR, oferece o Curso de Criação Racional de Abelhas Sem Ferrão. Institutos de pesquisa, vinculados a agricultura e meio ambiente de vários países, apontam para a drástica diminuição da população de abelhas, o que justifica voltarmos nossa atenção ao fato e principalmente tomar atitudes diferentes. "SE AS ABELHAS DESAPARECEREM DA FACE DA TERRA, A HUMANIDADE TERÁ APENAS MAIS QUATRO ANOS DE EXISTÊNCIA. SEM ABELHAS NÃO HÁ POLINIZAÇÃO, NÃO HÁ REPRODUÇÃO DA FLORA, SEM FLORA NÃO HÁ ANIMAIS, SEM ANIMAIS NÃO HAVERÁ RAÇA HUMANA" A citação do físico alemão Albert Einstein, falecido em 1955, nos dá bem a dimensão da importância de preservarmos estas espécies. Gostaríamos de contar com sua colaboração na divulgação desta oportunidade aos agricultores, professores, estudantes, ambientalistas, enfim, a todas as pessoas dispostas a contribuir na preservação desta espécie polinizadora, cuja atividade também pode representar fonte de renda, tendo em vista o valor nutricional e medicinal do mel que produz. A próxima edição será dias 11, 12, 13 e 14 de novembro de 2013. Entre em contato conosco, faça sua inscrição através do e-mail [email protected]

Upload: ngodieu

Post on 31-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Meliponicultura

Criação Racional de Abelhas Nativas sem Ferrão

O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia - CPRA promove curso de Abelhas Nativas sem Ferrão, são 32 horas de conteúdo sobre a Meliponicultura, denominação dada à atividade, o qual abordará a diferença entre a Apis melífera e a Meliponidae; sua distribuição geográfica, tipos de ninho, estrutura das colônias de meliponídeos, técnicas de captura, transferência e divisão de colônias, instalação de meliponários, predadores das ASF, os produtos, funções e o aproveitamento do mel das abelhas, entre outros aspectos. A Criação Racional de Abelhas Nativa sem Ferrão constitui-se em uma eficiente atitude para resgatarmos e preservarmos estas espécies, responsáveis direta ou indiretamente pela polinização de 65% dos vegetais consumidos pela espécie humana.Importante também ressaltar a potencialidade que esta atividade representa para as propriedades de agricultura familiar de base agroecológica, pois é mais uma alternativa de agregação ou obtenção de renda em perfeita consonância com o uso racional e sustentável de recursos naturais, compatível com quaisquer outras atividades produtivas, turismo rural e educação ambiental. A meliponicultura, diferentemente da apicultura, pode ser desenvolvida em propriedades situadas em regiões de maior concentração populacional, próximo às residências e até de centros urbanos, desde que existam remanescentes de matas ou espécies florísticas como fonte de alimento para as abelhas.

Com o objetivo de capacitar os interessados em aprofundar seus conhecimentos nesse tema, o CPRA em parceria com o SENAR-PR, oferece o Curso de Criação Racional de Abelhas Sem Ferrão.

Institutos de pesquisa, vinculados a agricultura e meio ambiente de vários países, apontam para a drástica diminuição da população de abelhas, o que justifica voltarmos nossa atenção ao fato e principalmente tomar atitudes diferentes.

"SE AS ABELHAS DESAPARECEREM DA FACE DA TERRA, A HUMANIDADE TERÁ APENAS MAIS QUATRO ANOS DE EXISTÊNCIA. SEM ABELHAS NÃO HÁ POLINIZAÇÃO, NÃO HÁ REPRODUÇÃO DA FLORA, SEM FLORA NÃO HÁ ANIMAIS, SEM ANIMAIS NÃO HAVERÁ RAÇA HUMANA"

A citação do físico alemão Albert Einstein, falecido em 1955, nos dá bem a dimensão da importância de preservarmos estas espécies. Gostaríamos de contar com sua colaboração na divulgação desta oportunidade aos agricultores, professores, estudantes, ambientalistas, enfim, a todas as pessoas dispostas a contribuir na preservação desta espécie polinizadora, cuja atividade também pode representar fonte de renda, tendo em vista o valor nutricional e medicinal do mel que produz.A próxima edição será dias 11, 12, 13 e 14 de novembro de 2013.Entre em contato conosco, faça sua inscrição através do e-mail [email protected]