melhor de todos 1500 questões lei 8.112 booklet

Upload: paulo-ricardo-pellegrini

Post on 06-Jul-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/17/2019 Melhor de Todos 1500 Questões Lei 8.112 Booklet

    1/8

    elyesley silva do n asciment o

    14

    Lei nº 8.112/90

    114. (Cespe Analista Judiciário Área Administrativa TRE-MA 2009) Não é permitida a prestação de serviços gratuitos, salvo nos casosprevistos em lei.

    115. (Cespe Analista Judiciário Área Administrativa TRE-MA 2009) Os cargos públicos são acessíveis a todos os brasileiros e criados por lei,com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos,com vistas ao provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    116. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MG 2009)  É vedado o acesso deestrangeiros a cargos, empregos e funções públicas, por se tratar deprerrogativa exclusiva de brasileiro nato ou naturalizado.

    117. (Cespe Analista Judiciário Área Administrativa TRT 17ª Região2009) Os cargos públicos para provimento em caráter efetivo ou emcomissão somente podem ser criados por lei.

    118. (Cespe Analista Finep 2009) A CF prevê que os cargos públicos sãoacessíveis aos brasileiros e aos estrangeiros, independentemente deregulamentação legal.

    119.

    (Cespe Técnico Judiciário Área Administrativa TRE-MA 2009) Oscargos, os empregos e as funções públicas são acessíveis apenas aosbrasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, nãohavendo qualquer acessibilidade aos estrangeiros.

    120. (Cespe Analista Administrativo Anac 2009) Apenas os brasileirosque preencham os requisitos estabelecidos em lei podem assumir cargos,empregos e funções públicas, os quais não são acessíveis a estrangeiros.

    121. (Cespe Analista Judiciário Análise de Sistemas TRE-PR 2009) Conforme a CF, o cargo em comissão somente poderá ser ocupado porpessoas que já ocupem cargo efetivo no âmbito da administração pública.

    122. (Cespe Analista Judiciário Análise de Sistemas TRE-PR 2009)  A CFpermite que alguns agentes públicos desempenhem as suas atividadesde forma gratuita.

    123. (Cespe Técnico Judiciário TRE-PR 2009)  É lícita a nomeação deadvogado sem qualquer vínculo com a administração pública paraexercer função de confiança e chefiar departamento jurídico no âmbitode autarquia federal.

    124. (Cespe Auditor do Estado ES 2009) Somente se legitima a fixação de limitede idade para inscrição em concurso público quando prevista em lei e possaser justificada pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

  • 8/17/2019 Melhor de Todos 1500 Questões Lei 8.112 Booklet

    2/8

    Cespe

    13

    Q  uestões

    Considere que o Estado de Pernambuco tenha editado lei autorizando acontratação, pelo período de 2 anos, de 20 procuradores do Estado, alegandoo excesso de serviço para o quadro atual da Procuradoria de Estado e ointeresse público na contratação por prazo determinado. Acerca dessasituação hipotética, julgue os itens a seguir.

    108. (Cespe Auditor TCDF 2002) O chefe do Poder Executivo tem inic iativa

    privativa para propor leis que disponham acerca do provimento decargos públicos, razão pela qual é inconstitucional a lei de iniciativaparlamentar que disponha sobre limite de idade para determinadacarreira.

    109. (Cespe Exame de Ordem OAB 2007.1) São características do regimejurídico estatutário:

    a) a admissão exclusiva por concurso público e a demissão após processo

    administrativo disciplinar;

    b) proibição de acumulação de cargos e a garantia da efetividade no serviço

    público;

    c)  a inexistência de direito adquirido à manutenção do regime jurídico

    vigente e a irredutibilidade de vencimentos;d)  a natureza legal e institucional do vínculo entre o servidor e a

    administração pública e a vedação à g reve.

    110. (Cespe Analista Judiciário Execução de Mandados STM 2011) Tanto os cargos com provimento em caráter efetivo quanto os cargosem comissão devem ser criados por lei, com denominação própria evencimento pago pelos cofres públicos.

    111. (Cespe Analista Administrativo Aneel 2010) No que se refere aosvocábulos cargo, emprego e função pública, é correto afirmar que oservidor contratado por tempo determinado para atender a necessidadetemporária de excepcional interesse público exerce função pública.

    112. (Cespe CFO PM-DF 2010)  Segundo a CF, os cargos, os empregos e asfunções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitosestabelecidos em lei, assim como, na forma da lei, aos estrangeiros.

    113. (Cespe Técnico Judiciário Área Administrativa TRE-BA 2010)  Oscargos podem ser agrupados em três categorias: vitalícios, efetivos eem comissão. Após a aquisição da estabilidade, o cargo de técnicojudiciário é considerado vitalício, pois a sua perda somente ocorre pormeio de sentença judicial ou processo administrativo, nos quais sejamobservados a ampla defesa e o contraditório.

  • 8/17/2019 Melhor de Todos 1500 Questões Lei 8.112 Booklet

    3/8

    elyesley silva do n asciment o

    12

    Lei nº 8.112/90

    99. (Cespe Agente Técnico MPE-AM 2008) Em determinado Município,foram realizadas contratações diretas de médicos, sob a alegação denecessidade do serviço. Decorrido um ano dessas contratações, oprefeito do referido Município editou decreto que efetivou os médicoscomo servidores do Município. Nessa situação, o prefeito agiu correta elegalmente, já que existia a necessidade do serviço.

    100. (Cespe Juiz Substituto TJ-TO 2007)  Observados os parâmetros

    estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, a remuneração dosservidores públicos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário é matériareservada à iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo.

    101. (Cespe Juiz Substituto TJ-TO 2007)  João ocupava exclusivamentecargo em comissão no Estado do Tocantins. Nessa situação, a Justiça doTrabalho será competente para dirimir os conflitos dessa relação jurídica.

    102. (Cespe Oficial de Chancelaria 2006) A Lei nº 8.112/1990 instituiu oregime dos servidores públicos civis da União, das autarquias, excetodaquelas constituídas em regime especial, e das fundações públicasfederais.

    103. (Cespe Escrivão de Polícia Civil ES 2006)  Entre a administraçãopública e os seus agentes existe um vínculo de direito público, previstoem lei, de forma que se permite a invocação de direito adquirido para amanutenção do regime jurídico a que se submetem os agentes.

    104. (Cespe Analista Censipam 2006) A instituição de regime estatutárioaos servidores públicos só é possível por lei de iniciativa privativa doPresidente da República.

    105. (Cespe Analista de Controle Externo TCU 2005)  Os empregados doBNDES (empresa pública federal) são servidores públicos federais e,portanto, a eles se aplica o regime jurídico estabelecido na Leinº 8.112/1990.

    106. (Cespe Juiz Substituto TJ-CE 2004)  Com as reformas constitucionaishavidas nos últimos anos, a disciplina jurídica dos agentes públicos seguiucaminho nitidamente privatista, como ocorreu com a abolição da exigênciade regime jurídico único para os servidores civis. Estes, no que concerne àsempresas públicas e às sociedades de economia mista, passaram a serintegral e exclusivamente regidos pela legislação trabalhista.

    107. (Cespe Agente de Polícia Federal 2004)  O DPF integra o governofederal e, portanto, os ocupantes de cargos comissionados nele lotadossão considerados agentes políticos.

    1

    Q   uestões

    Cespe

    1. (Cespe Analista Judiciário TJ-DFT 2013) A penalidade de demissãopode ser aplicada a servidor público que deixa de utilizar os avanços doconhecimento e da ciência para desempenhar, com mais qualidade, suasatribuições e responsabilidades.

    2. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013) A Lei nº 8.112/1990 aplica-seaos servidores temporários.

    3. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013) O ato de exoneração de umservidor público em estágio probatório depende apenas das formalidadeslegais de apuração de sua capacidade.

    4. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013) A sociedade empresáriaprivada em colaboração com o poder público constitui um exemplo deagente público.

    5. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013) Compreendem a categoriade servidores públicos, em sentido amplo, os servidores estatutários, osempregados públicos e os servidores temporários.

    6. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013) De acordo com a legislaçãovigente, a ascensão e a transferência são consideradas formas deprovimento de cargo público.

    7. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013) O servidor público estávelsó poderá perder o cargo em virtude de sentença penal transitada emjulgado e mediante processo administrativo em que lhe seja asseguradaampla defesa.

    8. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013) As universidades podemprover seus cargos com professores estrangeiros.

  • 8/17/2019 Melhor de Todos 1500 Questões Lei 8.112 Booklet

    4/8

    elyesley silva do n asciment o

    2

    Lei nº 8.112/90

    9. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013)  A idade mínima para ainvestidura em cargo público é dezesseis anos.

    10. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013)  A investidura em cargopúblico é concretizada com a publicação da nomeação no Diário Oficial.

    11. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013) Vinte por cento das vagasde todos os concursos públicos devem ser reservadas aos portadores de

    deficiência, vedada qualquer alegação de incompatibilidade entre adeficiência e o cargo.

    12. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013) Para ser investido em cargopúblico, o candidato deve ter, ao menos, o ensino fundamental completo.

    Considere que Lucas tenha tomado posse no seu primeiro cargo efetivo noserviço público federal e que esteja em exercício há seis meses. Com relaçãoà situação funcional de Lucas, julgue os itens à luz da Lei nº 8.112/1990.

    13. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013) Lucas poderá tirar licençapara tratar de assuntos part iculares pelo prazo de três anos consecutivos,

    sem direito à remuneração.14. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013)  Lucas irá adquirir

    estabilidade após dois anos de efetivo exercício no cargo.

    15. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013) Caso Lucas esteja cursandofaculdade e tenha de mudar de localidade no interesse da administração,ele terá direito a matrícula em instituição de ensino congênere, emqualquer época, independentemente de vaga.

    16. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013) Enquanto estiver no períodode estágio probatório, Lucas não poderá ocupar cargos em comissão.

    17. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013) Lucas poderá tirar licençapara desempenho de mandato classista.

    18. (Cespe Técnico Judiciár io TR E-MS 2013)  Ao funcionário públicofederal estável aprovado em novo concurso público, para outro órgão,mas não habilitado no estágio probatório desse novo cargo aplica-se,para que retorne ao cargo por ele anteriormente ocupado, o instituto dareintegração.

    19. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013) O afastamento do servidorpor motivo de doença profissional é considerado como efetivo exercício.

    Cespe

    11

    Q  uestões

    91. (Cespe Delegado Polícia Civil PB 2008) Considere a seguinte situaçãohipotética. O prefeito de determinado Município houve por bempromulgar lei de sua iniciativa que autoriza a contratação temporária,por meio de concurso público, de fiscais fazendários, diante danecessidade imperiosa e urgente do serviço de arrecadação e fiscalizaçãotributária. Nessa situação, não há qualquer irregularidade, já que aprópria CF autoriza essa forma de contratação temporária.

    92. (Cespe Defensor Público DPE-AL 2009)  Os DPs e os servidorespúblicos organizados em carreira devem ser, obrigatoriamente,remunerados por subsídios.

    93. (Cespe Defensor Público de Alagoas 2009)  A CF confere aos entesfederativos a competência para adotar, quanto aos agentes públicos,regimes jurídicos diversificados, com a ressalva das carreiras por elainstitucionalizadas.

    94. (Cespe Agente Administrativo MMA 2009) O fim do regime jurídicoúnico foi incluído na CF por meio de EC.

    95. (Cespe Analist a Técnico Administrat ivo MI 2009)  O primado

    constitucional da unicidade impõe-se aos servidores públicos da União,dos Estados e dos Municípios, sendo, atualmente, impraticável acoexistência de um regime de trabalho de base contratualista com outrode ordem estatutária em um mesmo ente federativo.

    96. (Cespe Agente Penitenciário Sejus-ES 2009) O servidor temporário,contratado por tempo determinado para atender a necessidadetemporária de excepcional interesse público, exerce função, sem estarvinculado a cargo ou emprego público, e se submete a regime jurídicoespecial a ser disciplinado em lei de cada unidade da Federação.

    97. (Cespe Analista Administrativo Anac 2009)  Os empregados públicos,pelo fato de serem contratados sob o reg ime da Consolidação das Leis do

    Trabalho, não se submetem às normas constitucionais referentes arequisitos para a investidura, acumulação de cargos e vencimentos,entre outros previstos na Constituição Federal de 1988 (CF).

    98. (Cespe Auditor Federal de Controle Externo EspecialidadeTecnologia da Informação TCU 2009)  Atualmente, em razão dedecisão do Supremo Tribunal Federal, a União, os Estados, o DistritoFederal (DF) e os Municípios devem instituir, no âmbito de suascompetências, regime jurídico único e planos de carreira para osservidores da administração pública direta, das autarquias e dasfundações públicas.

  • 8/17/2019 Melhor de Todos 1500 Questões Lei 8.112 Booklet

    5/8

    elyesley silva do n asciment o

    10

    Lei nº 8.112/90

    82. (Cespe Técnico em Procuradoria PGE-PA 2007)  Os particulares queeventualmente colaboram com o poder público, como os mesários e osjurados, não são considerados agentes públicos.

    83. (Cespe Ex ame de Ordem OAB 2007.1) Os particulares em colaboraçãocom o poder público são considerados servidores públicos.

    84. (Cespe Analista Anatel 2006)  Os dirigentes de concessionárias de

    serviço público são considerados agentes públicos.85. (Cespe Analista Especialista em Direito Inca 2010)  O recrutamento

    do pessoal a ser contratado temporariamente para atender a necessidadetemporária de excepcional interesse público será feito medianteconcurso público. Nos casos de contratação para atender às necessidadesdecorrentes de calamidade pública ou de emergência ambiental, serádispensado o processo seletivo.

    86. (Cespe A nalista Judiciário Área Judiciária TRE-MT 2010)  Osservidores contratados por tempo determinado para atender anecessidade temporária de excepcional interesse público, precisamentepor exercerem atividades temporárias, estarão vinculados a emprego

    público, e não a cargo público.

    87. (Cespe A nalista Judiciário Área Judiciária TRE-MT 2010)  Osservidores das fundações públicas, empresas públicas e sociedades deeconomia mista são contratados sob o regime da legislação trabalhista eocupam emprego público.

    88. (Cespe Analista Judiciário Taquigrafia TRE-BA 2010) Segundo a CF,a administração pública pode promover contratação de servidorespúblicos por tempo determinado, sem realização de concurso público,quando houver excepcional interesse público e para atender ànecessidade temporária.

    89. (Cespe Analista Técnico Administrat ivo MS 2010) Observadas asgarantias constitucionais, a elaboração de novos planos de carreira e ainovação no regime jurídico dos agentes administrativos estão sujeitas àvaloração de conveniência e oportunidade da administração pública,não possuindo o servidor a ela estatutariamente vinculado qualquersorte de direito adquirido a enquadramento diverso daquele determinadolegalmente, segundo os critérios discricionariamente normatizados.

    90. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MG 2009) A contratação por tempodeterminado para atender à necessidade temporária de excepcionalinteresse público afronta o princípio constit ucional do concurso público.

    Cespe

    3

    Q  uestões

    20. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013)  A licença-prêmio porassiduidade será concedida apenas aos servidores aprovados no estágio

    probatório.

    21. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013)  O servidor público

    convocado para o serviço militar obrigatório deverá, para que não fiqueconfigurado o abandono de cargo, requerer licença para tratar deassuntos particulares, devendo retornar ao serviço no prazo máximo de

    trinta dias após o término do período do serviço obrigatório.

    22. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013) O servidor pode ausentar-

    se do serviço por dois dias para votar em outro estado da Federação.

    23. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013) Ao servidor estudante seráconcedido horário especial, quando comprovada a incompatibilidade

    entre o horário escolar e o da repartição, independentemente decompensação de horário.

    24. (Cespe Técnico Judiciário TRE-MS 2013) Maria, que era servidorapública estável de um TRE, foi demitida do seu cargo em decorrência de

    um processo administrativo disciplinar, razão por que ajuizou açãojudicial para impugnar o ato de demissão. O Poder Judiciário analisou aprova dos autos e proferiu sentença que invalidou a demissão edeterminou a reintegração da servidora ao cargo anteriormenteocupado, com ressarcimento de todas as vantagens. Entretanto, logo

    após a demissão de Maria, José, que também era servidor estável, e queocupava outro cargo passou a ocupar a vaga dela. Nessa situaçãohipotética, José deveria ser reconduzido ao cargo de origem.

    25. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013)  O servidor público federalnão pode manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de

    confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil,sob pena de sofrer pena de advertência.

    26. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) O servidor penalizado comsuspensão pode optar por converter a pena em multa, na base de 50% dosalário por dia de vencimento ou remuneração e, assim, continuartrabalhando.

    27. (Cespe Analist a Judiciário TRE-MS 2013) A pena máxima previstapara o servidor que proceder de forma desidiosa é a suspensão por cento

    e vinte dias.

  • 8/17/2019 Melhor de Todos 1500 Questões Lei 8.112 Booklet

    6/8

    elyesley silva do n asciment o

    4

    Lei nº 8.112/90

    28. (Cespe Anal ista Judiciário TRE-MS 2013)  É vedado ao servidorpúblico federal exercer o comércio, inclusive na qualidade de acionistaou cotista.

    29. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) A pena disciplinar para aacumulação ilegal de cargos públicos é a de suspensão.

    Carlos, servidor público federal há onze meses, pretende disputar eleições

    para uma vaga de deputado federal. Para tanto, protocolou no órgão em queestá lotado um pedido de licença do cargo para o exercício de atividadepolítica. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens quanto àdisciplina da licença requerida por Carlos.

    30. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) O período em que Carlosestiver licenciado deve ser computado para fins de aposentadoria eestágio probatório.

    31. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Carlos tem direito à licençacom remuneração durante o período que mediar entre sua escolha comocandidato, em convenção partidária, e o registro de sua candidatura

    perante a Justiça Eleitoral.32. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Carlos não poderá obter

    essa modalidade de licença, porque ele está em estágio probatório.

    33. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Caso Carlos exerça cargode direção, chefia ou assessoramento na localidade onde pretende secandidatar, ele deverá ser afastado, a partir do dia imediato ao da suaescolha como candidato em convenção partidária.

    34. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Carlos tem direito a licençacom vencimentos integrais, a partir do registro da candidat ura na JustiçaEleitoral até o décimo dia seguinte ao pleito, desde que esse período não

    ultrapasse três meses.

    Considere que Luísa tenha sido aprovada em concurso público para o cargode auditora da Receita Federal, tendo sido nomeada para assumir o cargo emoutro estado da Federação. Com base nessa situação hipotética, julgue ositens que se seguem.

    35. (Cespe Ana lista Judiciário TRE-MS 2013)  Na hipótese de Luísatrabalhar horas extras, além da jornada regular de trabalho, no períodonoturno, ela terá direito ao acréscimo do adicional noturno que incidirásobre a remuneração do adicional por serviço extraordinário.

    Cespe

    9

    Q  uestões

    71. (Cespe Analista Judiciário Área Judiciária TRE-MT 2010) Não podem

    ser considerados agentes públicos os detentores de mandatos eletivos,

    pois, além de serem investidos nos cargos mediante eleição, e não por

    nomeação, eles desempenham funções por prazo determinado.

    72. (Cespe Analista Judiciário Área Judiciária TRE-MT 2010) Os particularesem colaboração com o poder público são considerados agentes públicos,

    mesmo que prestem serviços ao Estado sem vínculo empregatício e sem

    remuneração.

    73. (Cespe Analist a Técnico Administr ativo MS 2010)  O cargo de

    deputado federal pode ser exercido por brasileiro naturalizado.

    74. (Cespe Analist a Judiciário Taquigrafia TRE-BA 2010 adaptada) 

    Entre as diversas espécies de agentes públicos, os servidores vinculados

    às empresas públicas e às sociedades de economia mista são classi ficadoscomo particulares em colaboração com o Estado.

    75. (Cespe Agente Penitenciário Sejus-ES 2007)  O governador e osdeputados estaduais do Espírito Santo são agentes públicos.

    76. (Cespe Delegado de Polícia Civil TO 2007)  Todos aqueles que exercem

    função pública, independentemente de sua natureza, ainda que por

    período determinado, são considerados agentes públicos.

    77. (Cespe Técnico Judiciário TRE-PR 2009)  É considerado um agente

    político o cidadão que tenha sido nomeado, por concurso público, para

    ocupar o cargo de analista judiciário do TRE/PR.

    78. (Cespe Agente Administrativo MMA 2009) Na CF vigente, servidor

    público é o gênero, sendo espécies os civis e os militares.

    79. (Cespe Técnico Administr ativo An ac 2009) Não são consideradosservidores públicos aqueles que ocupam empregos nas empresas

    públicas e nas sociedades de economia mista.

    80. (Cespe Técnico Administrat ivo Anac 2009)  Diferentemente dos

    servidores estatutários e dos empregados públicos, os servidores

    temporários não são considerados servidores públicos.

    81. (Cespe Delegado de Polícia Civil TO 2007)  Os agentes políticos

    constituem categoria especial, pois gozam de prerrogativas diferenciadas e

    têm grandes responsabilidades com a sociedade, como é o caso dos prefeitos.

  • 8/17/2019 Melhor de Todos 1500 Questões Lei 8.112 Booklet

    7/8

    elyesley silva do n asciment o

    8

    Lei nº 8.112/90

    deputado estadual. Nessa situação hipotética, caso seja eleito, ele poderáreceber simultaneamente os proventos de sua aposentadoria e osvencimentos de deputado.

    65. (Cespe Analista Judiciário Área Administrativa CNJ 2013) Se umservidor público ocupar, em horários compatíveis, dois cargos deprofessor, ao se aposentar ele deverá optar pela remuneração de um doscargos, embora haja previsão constitucional acerca de acumulação

    remunerada de cargos públicos.

    66. (Cespe Analista Judiciário Área Administrativa CNJ 2013) Emboraseja vedado na CF o acesso de estrangeiros a cargos e funções públicas,não constitui requisito para a investidura nesses cargos e funções acondição de brasileiro nato.

    67. (Cespe Analista Judiciário Área Administrativa CNJ 2013)  Suponhaque um empregado público de uma empresa pública federal sejanomeado, após aprovação em concurso, para o cargo de analista do CNJ.Nessa situação hipotética, o provimento no novo cargo será derivado,devido ao vínculo anterior que o empregado mantinha com aadministração pública.

    68. (Cespe Analista Judiciário Análise de Sistemas CNJ 2013)  O vencimentodo cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, éirredutível, salvo nos casos de calamidade pública ou guerra externa.

    69. (Cespe Analist a Judiciário Análise de Sistemas CNJ 2013)  Sãopenalidades disciplinares a advertência, a suspensão e a destituição decargo em comissão.

    70. (Cespe Juiz Federal TFR 2ª Região 2013) Com base nas normas daLei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidorespúblicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais,assinale a opção correspondente à situação em que o indivíduo que for

    servidor público civil federal efetivo, se atender apenas ao requisitodescrito, poderá se aposentar com proventos integrais:a)  ao completar setenta anos de idade, independentemente do tempo decontribuição;

    b) ao completar trinta anos de efetivo exercício em funções de magistério, sefor homem;

    c) ao completar sessenta e cinco anos de idade, se for homem;

    d) ao completar sessenta anos de idade, se for mulher;

    e)  por invalidez permanente, se for acometido por qualquer doença graveincurável, independentemente do tempo de contribuição.

    Cespe

    5

    Q  uestões

    36. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Luísa poderá tirar fériasapós doze meses de exercício e converter um terço das férias em abonopecuniário.

    37. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Após cinco anos de efetivoexercício, Luísa fará jus ao adicional por tempo de serviço.

    38. (Cespe Anali sta Judiciário TRE-MS 2013)  Caso Luísa não possua

    imóvel no local de lotação, ela terá direito a auxílio-moradia.39. (Cespe Anali sta Judiciário TRE-MS 2013)  Se por necessidade do

    serviço Luísa trabalhar além da jornada de quarenta horas semanais, eladeve ser remunerada com acréscimo de cem por cento em relação à horanormal de trabalho.

    40. (Cespe Anali sta Judiciário TRE-MS 2013)  A prestação de serviçomilitar nas Forças Armadas suspende a contagem de tempo de serviço eo período não será considerado para efeito de aquisição de direitos ebenefícios previstos na Lei nº 8.112/1990.

    41. (Cespe Anali sta Judiciário TRE-MS 2013)  O servidor em estágio

    probatório não poderá licenciar-se para fins de atividade política.42. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) A remuneração do servidor

    público, incluindo-se as gratificações, adicionais e indenizações, éirredutível.

    43. (Cespe Analist a Judiciário TRE-MS 2013) É permitido ao servidorausentar-se do serviço por oito dias em razão de morte dos pais,madrasta, padrasto, enteados e irmãos.

    44. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) O afastamento de servidorpara servir em organismo internacional de que o Brasil part icipe ou como qual coopere dar-se-á sem prejuízo da remuneração do cargo.

    Maria, servidora pública federal, foi eleita para o cargo eletivo de vereadorado Município de seu estado natal, cidade onde já exerce cargo efetivo. Combase nessa situação hipotética, julgue os itens sobre a situação funcional deMaria à luz do que prevê a Lei nº 8.112/1990.

    45. (Cespe Analist a Judiciário TRE-MS 2013)  Maria deveránecessariamente optar pela remuneração do cargo efetivo.

    46. (Cespe Anal ista Judiciário TRE-MS 2013)  Maria terá que pedirexoneração, visto que os referidos cargos são inacumuláveis.

  • 8/17/2019 Melhor de Todos 1500 Questões Lei 8.112 Booklet

    8/8

    elyesley silva do n asciment o

    6

    Lei nº 8.112/90

    47. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Caso Maria seja transferidade ofício para outro estado, ela deverá renunciar ao mandato devereadora ou pedir exoneração do cargo efetivo.

    48. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Se houver compatibilidadede horário, Maria poderá receber as vantagens de seu cargo cumuladascom a remuneração do cargo de vereadora.

    49. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Ao ser diplomada em cargode mandado eletivo, Maria ficará automaticamente afastada do cargoefetivo.

    Manoel, servidor público estável de uma fundação pública, faltou ao serviçopor diversos dias sem qualquer justificativa, razão pela qual seu superiorhierárquico determinou que o fato fosse apurado, com posterior aplicação daLei nº 8.112/1990 no que se refere ao processo administrativo disciplinar.Uma comissão de sindicância, após regular processamento, ouvido o servidor,concluiu que as faltas de Manoel ao serviço eram habituais e sem qualquerjustificativa legal.

    Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

    50. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) A materialidade da infraçãode Manoel ficará caracterizada pela indicação dos dias de falta ao serviçosem justificativa, por período igual ou superior a sessenta diasintercalados, num prazo de doze meses.

    51. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) A inassiduidade habitualsomente fica caracterizada se for comprovado que Manoel faltou aoserviço de forma intencional por mais de trinta dias.

    52. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) A penalidade aplicada parao caso de inassiduidade habitua l é a advertência e desconto dos dias nãotrabalhados.

    53. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) A abertura de sindicânciasuspende o curso do prazo de prescrição até a decisão final da autoridadecompetente.

    54. (Cespe Analis ta Judiciário TRE-MS 2013)  A administração tem oprazo máximo de dois anos, a contar do conhecimento do fato, paraaplicar a penalidade a Manoel.

    55. (Cespe Analista Judiciário Tecnologia da Informação TRT 10ª Região2013) O servidor público civil que fizer jus aos adicionais de insalubridadee periculosidade acumulará ambos os acréscimos sobre seu vencimento.

    Cespe

    7

    Q  uestões

    56. (Cespe Analista Judiciário Tecnologia da Informação TRT 10ª Região2013) Ao servidor é facultado abater de suas férias as faltas injustif icadas,de modo a preservar a remuneração referente aos dias em que deixar decomparecer ao serviço.

    57. (Cespe Técnico Judiciário TRT 10ª Região 2013)  A acumulação lícitade cargos públicos por parte do servidor é condicionada à demonstraçãode compatibilidade de horários.

    58. (Cespe Técnico Judiciário TRT 10ª Região 2013)  Havendoconveniência para o serviço, a pena de suspensão pode ser convertidaem multa correspondente à metade por dia do vencimento ouremuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer no desempenhode suas atribuições.

    59. (Cespe Técnico Judiciário TRT 10ª Região 2013) Uma vez aplicadasao servidor faltoso, as penalidades de advertência e de suspensão ficarãopermanentemente registradas em seu assentamento funcional.

    60. (Cespe Técnico Judiciário Área Administrativa CNJ 2013) Considereque determinado cidadão tenha sido convocado como mesário em um

    pleito eleitoral. Nessa situação hipotética, no exercício de suasatribuições, ele deve ser considerado agente político e, para fins penais,funcionário público.

    61. (Cespe Técnico Judiciário Área Administrativa CNJ 2013) Considereque determinado servidor público tenha substituído seu chefe, afastadopara gozo de licença, pelo período de 3 meses. Nessa situação hipotética,pelo período da substituição, o servidor substituto fará jus à retribuiçãopelo exercício da chefia, inclusive se a titularidade for de unidadeadministrativa organizada em nível de assessoria.

    62. (Cespe Técnico Judiciário Área Administrativa CNJ 2013)  Além dovencimento, o servidor público pode receber vantagens, como

    indenizações, gratificações e adicionais, sendo que as duas primeirasvantagens citadas incorporam-se ao vencimento ou provento.

    63. (Cespe Técnico Judiciário Área Administrativa CNJ 2013) Considereque determinado servidor público, dentro de suas atribuições, tenha seafastado do interesse público e atuado abusivamente. Nessa situaçãohipotética, esta conduta estará sujeita à revisão judicial ou administrativa,podendo, inclusive, o servidor responder por ilícito penal.

    64. (Cespe Técnico Judiciário Área Administrativa CNJ 2013) Considereque determinado servidor público aposentado tenha se candidatado a