mecanica - slideauto

22
M ecân ic a B á sic a C o n h e cim en to b ásico d o fu n cio n am en to d o ve ícu lo e d o s seu s eq uipam entos. P rin cip a is e q u ip am en to s d e seg urança: D ire çã o , freio s, su sp en são , p n eu s, lu zes, lim p ad o r d e p ára-b ris a e b u zin a. MOTOR S IS T E M A E LÉ TR IC O S IS T E M A D E TRANSMISSÃO S IS T E M A D E D IR EÇ Ã O S IS T E M A D E SUSPENSÃO S IS T E M A D E FR EIO S ESTRUTURA C o nh ecen d o seu veícu lo : M ecân ic a B á s ic a 0 1

Upload: joao-pedro

Post on 28-Jul-2015

118 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

M ecânica B ás ica

C onhec imento bás ico do func ionamento do veículo e dos s eus equipamentos .

P rinc ipais equipamentos de s egurança:

D ireção , freios , s us pens ão , pneus , luzes , limpador de pára-bris a e buzina.

M O TO R S IS TE M A E L É TR IC OS IS TE M A DE TR A N S M IS S Ã OS IS TE M A DE D IR E Ç Ã OS IS TE M A DE S U S P E N S Ã OS IS TE M A DE F R E IO SE S TR U TU R A

C onhecendo s eu veículo :

M ecânica B ás ica 01

M oto r

Faz o veículo s e movimentar.P ara func ionar utiliza uma mis tura de ar e combus tível. C ada c ic lo de func ionamento do moto r tem 4 tempos .

M ecânica B ás ica 02

O s 4 Tempos do M oto r

M ecânica B ás ica 03

Diferença entre força ( Torque ) e potência

• Em palavras simples TORQUE é a força que um motor disponibiliza, e POTÊNCIA é a capacidade ( velocidade ) com que transforma o combustível em energia mecânica.

Mistura “ Rica “ e mistura “ Pobre “

• Combustível + Oxigênio

Obs.: Ver Sonda Lambda

M otor

P rinc ipais recomendações :

Fazer revis ões periód icas .U s ar lubrificantes recomendados e trocar no prazo determinado .N ão fo rçar o moto r.U s ar combus tível co rreto .Trocar o filtro de combus tível dentro do prazo .Verificar o nível do ó leo e a troca do filtro .Verificar vazamentos .L impar ou s ubs tituir filtros de ar em mau es tado .M anter carburador ou injeção eletrônica regulados .

F iltro s ujo ou em mau es tado e carburador ou injeção des regulados , caus am aumento de cons umo, perda de po tênc ia, func ionamento irregular, des gas te prematuro e aumento na emis s ão de po luentes .

M ecânica B ás ica 04

A rrefec imento ou R efrigeração do M oto r

Dis s ipa o calo r gerado pelo moto r, através do rad iador e da vento inha.P rinc ipais caus as de pane:

C o lméia do rad iador s uja ou entup ida.C orreia partida ou frouxa.Vazamentos nas mangueiras .Termos tato danificado .Fus ível da vento inha queimado .

M ecânica B ás ica 05

Recomendações:

Não abrir a tampa do radiador.Não tentar colocar água.Obs.: O Manômetro, é o aparelho que indica o nível da água do radiador

Se ferver:

Verificar regularmente o nível da água.Completar o nível da água com o motor frio.

E s capamento

R ecomendações :

Verificar os componentes em cas o de barulho exces s ivo .M anter as caracterís ticas o rig inais em cas o de s ubs tituição .

M ecânica B ás ica 06

Elimina os gases provenientes da queima do combustível.

S is tema E létrico

R es pons ável pelo func ionamento de d ivers os d is pos itivos do veículo ,inc lus ive do moto r e equipamentos de s egurança.

B ateria:

A cumula e fo rnece energ ia para o moto rde partida e demais equipamentos elétricos .

M ecânica B ás ica 07

S is tema E létrico

É ac ionado pela chave de ignição . Dá o movimento inic ial para func ionar o moto r do veículo .

M oto r de P artida:

F iltro s ujo ou em mau es tado e carburador ou injeção des regulados , caus am aumento de cons umo, perda de po tênc ia, func ionamento irregular, des gas te prematuro e aumento na emis s ão de po luentes .

B obina ou Ignição E letrônica:

Trans fo rma a co rrente elétrica que vem do alternador, aumentando a vo ltagem.

M ecânica B ás ica 08

S is tema E létrico

Dis tribui a co rrente elétrica para cada c ilindro em momentos prec is os .

D is tribuido r:

F iação :

C onduz a eletric idade para os d ivers os pontos do veículo .

Fus íveis :

P ro tegem os equipamentos elétricos em cas o de s obrecarga ou curto -c ircuito .M anter fus íveis de res erva.

M ecânica B ás ica 09

Produzem a faísca que detona a mistura ar-combustível.

Velas:

Luzes do painel de instrumentos

S is tema de Trans mis s ão

Trans mite o movimento do moto r até as rodas .

C âmbio :

P os s ib ilita s elec ionar a veloc idade adequada e aproveitar melho r a fo rça do moto r.

Diferenc ial:R eduz a ro tação do moto r e do câmbio e d is tribui a fo rça para as rodas motrizes .

R ecomendações :

Verificar vazamentos , o nível e o período de troca do ó leo do câmbio e d iferenc ial.

M ecânica B ás ica 10

Embreagem: ( Debrear e Embrear )

Desacopla e acopla o câmbio ao motor.

S is tema de D ireção

E m carros equipados com d ireção hidráulica ela ficará mais dura s e o moto r apagar, po rtanto , mais d ifíc il de fazer manobras e curvas .

Trans mite o movimento do vo lante até as rodas d ianteiras .

M ecânica B ás ica 11

R evis ar o s is tema s empre que a d ireção começar a “puxar”, apres entar fo lga, trep idar, fazer ruídos es tranhos ou provocar des gas te irregular dos pneus .

R ecomendações

S is tema de S us pens ão

A jus ta os pontos de contato do veículo com o s o lo , compens ando as irregularidades .

M olas :

R aramente prec is am de manutenção .

B raços de S us pens ão :

Devem s er verificados s empre que apres entarem ruídos .A geometria deve s er realizada a cada 25 mil km ou quando a rodas o frer uma batida.

M ecânica B ás ica 12

Amortecedores:

Têm vida útil de 25 a 35 mil km.

S is tema de F reios

A c ionam os mecanis mos que freiam as rodas po r atrito ,podendo s er do tipo “tambor e lona” ou “d is co e pas tilhas ”.

M ecânica B ás ica 13

Cuidados básicos:

Verificar o nível de fluido de freios. ( Tempo de troca )Verificar o desgaste das pastilhas ou lonas ( sapatas) regularmente.

S is tema de F reios

Des acelerar antes de frear, us ando o moto r como freio .M anter os elementos do s is tema em perfeito es tado .

H idrovácuo :

C uidado! F rear com o moto r apagado fica muito d ifíc il.

M ecânica B ás ica 14

Freios ABS:

Evitam o travamento das rodas em frenagens

de emergência.

Obs.: Ver Sangria

P neus

O s freios param as rodas , mas s ão os pneusque realmente param o veículo .

R ecomendações de s egurança:

C alibrar os pneus regularmente.R ealizar balanceamento .Fazer rod ízio dos pneus period icamente.Trocar os pneus com pro fund idade de s ulcos inferio r a 1,6 mm.M anter o es tepe em perfeito es tado .

M ecânica B ás ica 15

M ecânica B ás ica 16

Esqueleto ou base de sustentação do automóvel.Os veículos modernos têm estrutura que absorveos impactos e proporciona mais segurança aos ocupantes em caso de acidente.

Estrutura ( Carroceria ou carroçaria )

Equipamentos obrigatórios ou de Segurança ( Resol. 14/98)

EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS OU DE SEGURANÇA

Nos veículos automotores• 1) para-choques, dianteiro e traseiro; 2) protetores das rodas traseiras dos caminhões; 3)

espelhos retrovisores, interno e externo; 4) limpador de para-brisa; 5) lavador de para-brisa;6) pala interna de proteção contra o sol (para-sol) para o condutor; 7) faróis principais dianteiros de cor branca ou amarela; 8) luzes de posição dianteiras (faroletes) de cor branca ou amarela; 9) lanternas de posição traseiras de cor vermelha; 10) lanternas de freio de cor vermelha; 11) lanternas indicadoras de direção: dianteiras de cor âmbar e traseiras de cor âmbar ou vermelha; 12) lanterna de marcha à ré, de cor branca; 13) retrorrefletores (catadióptrico) traseiros, de cor vermelha; 14) lanterna de iluminação da placa traseira, de cor branca; 15) velocímetro, 16) buzina; 17) freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes; 18) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança; 19) dispositivo de sinalização luminosa ou refletora de emergência, independente do sistema de iluminação do veículo; 20) extintor de incêndio; 21) registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo, nos veículos de transporte e condução de escolares, nos de transporte de passageiros com mais de dez lugares e nos de carga com capacidade máxima de tração superior a 19t; 22) cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo; 23) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor, naqueles dotados de motor a combustão; 24) roda sobressalente, compreendendo o aro e o pneu, com ou sem câmara de ar, conforme o caso; 25) macaco, compatível com o peso e carga do veículo; 26) chave de roda; 27) chave de fenda ou outra ferramenta apropriada para a remoção de calotas; 28) lanternas delimitadoras e lanternas laterais nos veículos de carga, quando suas dimensões assim o exigirem; 29) cinto de segurança para a árvore de transmissão em veículos de transporte coletivo e carga;

Para os cilclomotores:• 1) espelhos retrovisores, de ambos os lados; 2) farol dianteiro,

de cor branca ou amarela; 3) lanterna, de cor vermelha, na parte traseira; 4) velocímetro; 5) buzina; 6) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança; 7) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.

Para as motonetas, motocicletas e triciclos:

• 1) espelhos retrovisores, de ambos os lados; 2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela; 3) lanterna, de cor vermelha, na parte traseira; 4) lanterna de freio, de cor vermelha 5) iluminação da placa traseira; 6) indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiro e traseiro; 7) velocímetro; 8) buzina; 9) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança; 10)dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.

Para os quadricíclos:• 1) espelhos retrovisores, de ambos os lados; 2) farol dianteiro,

de cor branca ou amarela; 3) lanterna, de cor vermelha na parte traseira; 4) lanterna de freio, de cor vermelha; 5) indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiros e traseiros; 6) iluminação da placa traseira; 7) velocímetro; 8) buzina; 9) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança; 10) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor; 11) protetor das rodas traseiras.

Extintores de incêndio

• Classes A, B e C

1. A ( Água ) – Materiais infalamáveis. Ex.: madeira, tecido, plástico, etc.

2. B ( Pó químico seco) – Líquidos inflamáveis ou gás.

3. C ( Gás carbônico – co2) – Materiais elétricos

Obs.: Ver validade