maternidade x

5
Maternidade e Paternidade Trabalho realizado por : Luís Campos, nº17 Tiago Campinho, nº22

Upload: luis-campos

Post on 05-Aug-2015

323 views

Category:

Spiritual


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Maternidade x

Maternidade e Paternidade

Trabalho realizado por:Luís Campos, nº17

Tiago Campinho, nº22

Page 2: Maternidade x

Índice

•O que é?•Mãe• Pai

Page 3: Maternidade x

O que é?Maternidade e Paternidade é todo o

amor que uma mãe e um pai nos pode dar. São estes dois factores que dão início à nossa vida; o pai e a mãe marcam-nos a vida toda. Eles dão-nos todo o amor, carinho e educação. Se eles não existissem nós nunca tínhamos vindo ao Mundo.

Page 4: Maternidade x

MãeMãe é o ser do sexo feminino que

dá origem a uma vida no seu útero como consequência de fertilização.

Mãe também é, para todos os efeitos, aquela pessoa do sexo feminino que adopta, cria, e cuida de uma criança gerada por outrem. Encontra-se com frequência casos em que uma mãe desempenha o papel de mãe e de pai em simultâneo, e outros casos (mais raros) em que o pai cumpre o papel de pai e de mãe.

Em sua homenagem, todos os anos, no primeiro domingo de Maio (em Portugal), é celebrada uma homenagem às mães, conhecida por Dia das mães.

Page 5: Maternidade x

PaiPai é a figura masculina de uma família que

tem um ou mais filhos e assume o primeiro grau de uma linha ascendente de parentesco. A paternidade dá-se pela ancestralidade biológica (isto é, a partir da fertilização), proveniente do casamento, da união estável e/ou da relação monoparental como estado de parentesco.

Todos os anos, em pelo menos treze países, é celebrado o Dia dos Pais. A comemoração se originou nos Estados Unidos, em 1910, partida da ideia de Sonora Louise Smart Dodd.

Numa família típica, o pai torna-se responsável pela educação e criação de seus filhos e o sustento da família. Esta responsabilidade provém do século XIX, onde assumia inteiramente o poder económico.

No século XX, já o cenário familiar se alterara, dando espaço para as mães assumirem parte do controle financeiro, baseado em um modelo capitalista, individualista.