material narrativa

2
COMO AS HISTÓRIAS SÃO CONTADAS? – Material de apoio CONTAR HISTÓRIAS É PARTE DO SER HUMANO Segundo o antropólogo Claude Levi-Strauss, uma das coisas que define a vida em sociedade é a capacidade humana de contar histórias: http://bit.ly/14YRGUE . QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO O livro “Quem conta um conto, aumenta um ponto”, de João Winck, fala sobre estrutura narrativa dos filmes. O texto é centrado em obras de ficção, mas é uma leitura superinteressante para perceber como obras completamente diferentes usam os mesmos recursos narrativos, como pontos de giro e clímax. É possível ler parte do livro na internet. O capítulo “O roteiro linear em três atos” começa na página 41: http://bit.ly/15Fc8wj . FILMES Amnésia Leonard Shelby sofre de um tipo de amnésia que o impede de adquirir novas memórias. A última coisa de que ele se lembra é de sua mulher, que foi assassinada, e agora ele quer vingar sua morte. O longa é interessante porque sua narrativa é estruturada de uma forma bastante inusitada: de trás pra frente. Cada cena termina onde a anterior começou. Trailer: http://bit.ly/16ZIqgs . 500 dias com ela Uma comédia romântica que aborda os sentimentos do sonhador Tom pela bela Summer. O interessante é que é uma narrativa não- linear. A primeira cena, por exemplo, mostra o dia 488, em que Tom e Summer estão em um parque, mas não é possível saber o contexto, se eles estão namorando ou não. O vai e volta da narrativa dá um ritmo interessante ao filme e brinca com as expectativas do público. Trailer: http://bit.ly/18lEtFO . Ilha das Flores

Upload: claudio-gomes

Post on 15-Jan-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

narrativa no documentario

TRANSCRIPT

Page 1: Material Narrativa

COMO AS HISTÓRIAS SÃO CONTADAS? – Material de

apoio

CONTAR HISTÓRIAS É PARTE DO SER HUMANOSegundo o antropólogo Claude Levi-Strauss, uma das coisas que define a vida em sociedade é a capacidade humana de contar histórias: http://bit.ly/14YRGUE.

QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTOO livro “Quem conta um conto, aumenta um ponto”, de João Winck, fala sobre estrutura narrativa dos filmes. O texto é centrado em obras de ficção, mas é uma leitura superinteressante para perceber como obras completamente diferentes usam os mesmos recursos narrativos, como pontos de giro e clímax. É possível ler parte do livro na internet. O capítulo “O roteiro linear em três atos” começa na página 41: http://bit.ly/15Fc8wj.

FILMES

AmnésiaLeonard Shelby sofre de um tipo de amnésia que o impede de adquirir novas memórias. A última coisa de que ele se lembra é de sua mulher, que foi assassinada, e agora ele quer vingar sua morte. O longa é interessante porque sua narrativa é estruturada de uma forma bastante inusitada: de trás pra frente. Cada cena termina onde a anterior começou. Trailer: http://bit.ly/16ZIqgs.

500 dias com elaUma comédia romântica que aborda os sentimentos do sonhador Tom pela bela Summer. O interessante é que é uma narrativa não-linear. A primeira cena, por exemplo, mostra o dia 488, em que Tom e Summer estão em um parque, mas não é possível saber o contexto, se eles estão namorando ou não. O vai e volta da narrativa dá um ritmo interessante ao filme e brinca com as expectativas do público. Trailer: http://bit.ly/18lEtFO.

Ilha das FloresO documentário “Ilha das Flores” é um clássico brasileiro e grande parte de seu sucesso se deve às escolhas narrativas do diretor Jorge Furtado. Em vez de estruturar o filme com entrevistas e cenas de cobertura, como muitos documentários, ele trata uma história real como ficção, com cenas produzidas e narração em off. Confira: http://bit.ly/GzvI1Z.

Jogo de CenaUm filme sobre o próprio ato de narrar. O documentário não traz uma história, mas várias, todas contadas por mulheres. São relatos pessoais e emocionantes, mas em alguns casos elas são contadas por mais de uma pessoa. Assim, não se tem certeza se a pessoa que relata a história é uma atriz ou alguém que realmente viveu aquilo. Trailer: http://bit.ly/1hg6MHF.

Page 2: Material Narrativa

Paulinho da Viola – Meu tempo é hoje Documentário que conta a história do músico e compositor Paulinho da Viola. O destaque fica por conta da forma como o filme é construído, à maneira de seu personagem: calmo, de fala mansa, detalhista. Assista: http://bit.ly/19cMujn.