matéria - só subversivo ou mais do que isso? por bruno mantovanni

1
6 SÁBADO, 22 DE JUNHO DE 2013 6 www.ovale.com.br viver & BRUNO FERREIRA MANTOVANNI COLABORAÇÃO PARA O VALE Não se tem conhecimento sobre a sua identidade, nem se ele seria de fato uma única pessoa ou talvez um grupo atuando sob um pseudônimo. Só se sabe que ativismo políti- co, obras sarcásticas e retratos sociais são marcas característi- cas do seu trabalho, que está espalhado por diversas partes do mundo e têm causado fris- son no circuito internacional de artes. Essa façanha é mérito de Banksy, grafiteiro inglês que adota uma postura anárquica e fez sua criação artística ser consumida por preços milioná- rios em algumas das galerias mais importantes do mundo. É relevante considerar que o seu prestigio junto às celebri- dades no mundo da arte foi incomensuravelmente maior por seu anonimato. A ausência de uma face é parte do personagem, não pelo marketing próprio, mas sim pe- la justa causa que se é propos- ta, já que em um mundo obce- cado por celebridades, é alen- tador que Banksy não seja jul- gado pela suas atitudes, como se veste, como pensa. Pela sua importância no ce- nário da cultura urbana, Banksy se colocou no papel de cineasta e dirigiu o documen- tário “Exit Trough The Gift Shop”, que mostra o habitat natural dos artistas, o proces- so de criação e a execução do grafite em alturas inima- gináveis. O documentário ga- nhou o Spirit Awards em 2011. Hoje, o filme será exibido no espaço Mário Covas, em São José, como parte do 17º Cultura Inglesa Festival. Na ocasião, após a exibição do documentário, haverá um bate-papo streaming com Nick Walker, um dos grafiteiros sus- peitos de ser Banksy. O editor de cultura e variedade de O VALE, Filipe Manoukian, será mediador do debate em São José, junto ao público e artis- tas do grafite de São José. Identidade. Nick Walker é o Banksy? Essa é uma pergunta ainda não respondida. Contu- do, considerando os estilos de ambos arte, a origem (Bristol, nos anos 1980), a suspeita exis- te. Apesar disso, é impossível assegurar se Nick Walker é Banksy, apenas um amigo ou mesmo um rival do artista que revolucionou a arte de rua, fa- zendo com que ela deixasse de ser vista como vandalismo. Hoje, então é dia de tentar a sorte. Nick, quem é Banksy? O convite está feito. O bate-papo é imperdível. Bate-papo com Nick Walker, hoje, às 15h. Gratuito. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. Espaço Cultural Mario Covas (Praça Afonso Pena, 29). Bruno Ferreira Mantovanni é gestor do Movimento Bonanza Alguns dos famosos grafites de Banksy, normalmente feitos em Bristol e Londres; além dos desenhos em paredes, o artista trabalha com objetos, como a cabine telefônica ferida ao ser atingida por um machado (no canto superior direito) ARTE DE RUA SÓ SUBVERSIVO OU MAIS DO QUE ISSO? Nick Walker discute Banksy, MBW e a arte de rua na Cultura Inglesa DOCUMENTÁRIO ‘Exit Trought The Gift Shop’ mostra um cara alucinado por filmagens que faz de tudo para encontrar Banksy FOTOS: DIVULGAÇÃO

Upload: movimento-bonanza

Post on 08-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Matéria - Só subversivo ou mais do que isso? por Bruno Mantovanni

6 SÁBADO,22DEJUNHODE20136 www.ovale.com.br viver &

BRUNOFERREIRAMANTOVANNI

COLABORAÇÃOPARAOVALE

Não se tem conhecimentosobre a sua identidade, nem seele seria de fato uma únicapessoa ou talvez um grupoatuando sob um pseudônimo.Só se sabe que ativismo políti-co, obras sarcásticas e retratossociais são marcas característi-cas do seu trabalho, que estáespalhado por diversas partesdo mundo e têm causado fris-son no circuito internacionalde artes.

Essa façanha é mérito deBanksy, grafiteiro inglês queadota uma postura anárquica efez sua criação artística serconsumida por preços milioná-rios em algumas das galeriasmais importantes do mundo.

É relevante considerar queo seu prestigio junto às celebri-dades no mundo da arte foiincomensuravelmente maiorpor seu anonimato.

A ausência de uma face éparte do personagem, não pelomarketingpróprio, mas sim pe-la justa causa que se é propos-ta, já que em um mundo obce-cado por celebridades, é alen-tador que Banksy não seja jul-gado pela suas atitudes, comose veste, como pensa.

Pela sua importância no ce-nário da cultura urbana,Banksy se colocou no papel decineasta e dirigiu o documen-tário “Exit Trough The GiftShop”, que mostra o habitatnatural dos artistas, o proces-so de criação e a execução dografite em alturas inima-gináveis. O documentário ga-nhou o Spirit Awards em 2011.

Hoje, o filme será exibidono espaço Mário Covas, emSão José, como parte do 17ºCultura Inglesa Festival.

Na ocasião, após a exibiçãodo documentário, haverá umbate-papo streaming com NickWalker, um dos grafiteiros sus-peitos de ser Banksy. O editorde cultura e variedade de O

VALE, Filipe Manoukian, serámediador do debate em SãoJosé, junto ao público e artis-tas do grafite de São José.

Identidade. Nick Walker é oBanksy? Essa é uma perguntaainda não respondida. Contu-do, considerando os estilos deambos arte, a origem (Bristol,nos anos 1980), a suspeita exis-te. Apesar disso, é impossívelassegurar se Nick Walker éBanksy, apenas um amigo oumesmo um rival do artista querevolucionou a arte de rua, fa-zendo com que ela deixasse deser vista como vandalismo.

Hoje, então é dia de tentar asorte. Nick, quem é Banksy? Oconvite está feito. O bate-papoé imperdível. l

Bate-papo com Nick Walker, hoje, às 15h. Gratuito. Retirada deingressos com 1h de antecedência. Espaço Cultural Mario Covas(PraçaAfonsoPena,29).BrunoFerreiraMantovanniégestordoMovimentoBonanza

Alguns dos famosos grafites de Banksy, normalmente feitosem Bristol e Londres; além dos desenhos em paredes, o artistatrabalha com objetos, como a cabine telefônica ferida ao seratingida por um machado (no canto superior direito)

DARTEDERUA

SÓSUBVERSIVOOUMAISDOQUE ISSO?NickWalkerdiscuteBanksy,MBWeaartederuanaCultura Inglesa

DOCUMENTÁRIO

‘ExitTroughtTheGiftShop’mostraumcaraalucinadoporfilmagensquefazdetudoparaencontrarBanksy

FOTOS:DIVULGAÇÃO