mascotch - serifa.com.br · tituiu o peoplesoft. “o workday é moderno, intuitivo, tem uma...

16
70 anos da 3M Brasil Confira as últimas ações programadas Flexibilizar e ir muito mais além Diversidade e inclusão Temas ganham força dentro da 3M Instituto 3M Uma década de dedicação ao próximo Edição 115 | Julho 2016 | Informativo dos funcionários da 3M do Brasil Mascotch Programa FlexAbility reforça o conceito de qualidade de vida na companhia

Upload: phamdiep

Post on 01-Oct-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mascotch - serifa.com.br · tituiu o Peoplesoft. “O Workday é moderno, intuitivo, tem uma linguagem simples e amigável ... compras os três funcionários mais bem colocados em

70 anos da 3M BrasilConfira as últimas ações programadas

Flexibilizar e ir muito mais além

Diversidade e inclusãoTemas ganham força dentro da 3M

Instituto 3MUma década de dedicação ao próximo

Edição 115 | Julho 2016 | Informativo dos funcionários da 3M do Brasil

Mascotch

Programa FlexAbility reforça o conceito de qualidade de vida na companhia

Page 2: Mascotch - serifa.com.br · tituiu o Peoplesoft. “O Workday é moderno, intuitivo, tem uma linguagem simples e amigável ... compras os três funcionários mais bem colocados em

2 | 3M Mascotch | Radar

Uma implementação global atrelada ao conceito do Business Transformation. Esse é o Workday, uma ferramenta que passou a ser o braço direito da equipe de Recursos Humanos e o principal parceiro dos gestores no gerenciamento de sua equi-pe, bem como dos funcionários na administração de seus dados pessoais. Desde 7 de março, a 3M utiliza esse sistema de admi-nistração de pessoal que subs-tituiu o Peoplesoft. “O Workday é moderno, intuitivo, tem uma

linguagem simples e amigável em uma plataforma digital na nuvem, podendo ser usado de qualquer lugar do mundo e até mesmo por meio de um smartphone”, explica Estephan Joia, gerente de RH. Os benefí-cios não param por aí: todos os funcionários poderão tirar pro-veito do sistema nos processos de carreira e desenvolvimento, já que agora é possível conectar o perfil do LinkedIn ao progra-ma, deixando as informações muito mais completas.

Há 18 anos, a 3M vem ofere-cendo a vacinação contra a gripe para seus funcionários. Neste ano, mesmo com a escassez de vacinas para com-bater o vírus H1N1, a empresa conseguiu organizar a sua campanha anual para todos os funcionários, estagiários, menores aprendizes e jovens do Formare que se inscreveram. Tudo de forma gratuita.

Segundo Josiane Magalhães, supervisora de Saúde Ocupacio-

nal, além da campanha contra a gripe, a 3M também mantém um programa de vacinação para viajantes. Esse programa garan-te que o funcionário possa tomar vacinas específicas em clínicas externas, seja reembolsado e viaje em segurança para locais de riscos, no país ou exterior.

Para saber mais sobre os serviços de vacinação da 3M, basta procurar o departamento de Serviços Médicos ou ligar no número (19) 7241-7187.

No dia 22 de maio, 1.900 pessoas correram em direção ao bem. Desses, 595 inscritos faziam parte de Equipe 3M, que anualmente marca presença na Corrida e Caminhada Mais Vida 3M Boldrini. Toda a renda do evento, que celebrou sua 11ª edição e aconteceu em Cam-pinas, foi destinada ao Centro Infantil Boldrini, considerado o maior hospital especializado em câncer pediátrico da América Latina. Atualmente, dez mil pacientes de todo o país são tratados pelo Centro.

Todos os participantes da corrida receberam medalhas

e os 100 primeiros inscritos na Equipe 3M receberam brindes, assim como outros 50 que foram sorteados dentre todos os inscritos. Além disso, a companhia presenteou com vale compras os três funcionários mais bem colocados em cada categoria (Corrida 6K e 10K, masculino e feminino), totalizan-do 12 tresemistas.

A 3M agradece o apoio de to-dos os funcionários e familiares à causa do Hospital Boldrini, numa ação saudável que une a nossa marca à maior corrida solidária de Campinas.

O trabalho dos facilitadores é essencial para o Sistema 3M de Manufatura. São eles os operadores treinados para garantir o ritmo e o padrão da produção. Diante de algum problema na fá-brica, ele é o primeiro a ser acionado para que o bom funcionamento da produção seja mantido.

Buscando capacitar e melhorar ainda mais o trabalho desses funcionários, recentemente ocorreu I Encontro de Facili-tadores em Itapetininga e Ri-beirão Preto, um dia repleto de atividades e simulações sobre o trabalho desenvolvido nas fábri-cas. Em breve, outros encontros deverão ocorrer também nas demais plantas no Brasil.

Workday chega para otimizar processos de RH

Vacinação na 3M: prevenir é sempre melhor

Correndo para o bem

I Encontro de Facilitadores da Manufatura

Diretor responsável: Fernando do Valle | Gerência: Lúcia Ziliotti (MTb: 22.901) | Coordenação: Elígio de Santis Júnior | Contato: (19) 3838 7740 – [email protected] | Correspondentes: Adriana Tambellini (Itapetininga/SP), Bianca Menezes (Manaus/AM), Simone Delevati (Bom Princípio/RS) , Fernanda Rosseto (Ribeirão Preto/SP) e Fernanda Rosa (São José do Rio Preto/SP) Redação e editoração: Serifa Comunicação – www.serifa.com.br Fotos: Arquivo 3M (exceto quando explicitamente creditadas)Publicação trimestral do departamento de Relações

Públicas para os funcionários da 3M no Brasil (Sumaré, Ribeirão Preto, Itapetininga, Mairinque, Manaus, São José do Rio Preto e Bom Princípio)

www.3m.com.br

Mascotch

RadarUm giro pelas principais novidades da 3M do Brasil

Evento Global Campanha Encontros e reuniões Solidariedade

Page 3: Mascotch - serifa.com.br · tituiu o Peoplesoft. “O Workday é moderno, intuitivo, tem uma linguagem simples e amigável ... compras os três funcionários mais bem colocados em

Acontece na fábrica | 3M Mascotch | 3

Em Mairinque, há um objetivo comum entre os funcionários que atuam na fábrica: a busca constante por melho-ria contínua e excelência operacional. E os bons resultados apresentados pela planta ao longo dos últimos anos são alcançados por meio de algumas atitudes que fazem toda a diferença, como união, comprometimento, criati-vidade e iniciativa.

Christiane Sipioni, engenheira de Pro-dução, embora fique em Itapetininga, assumiu a área também em Mairinque, em fevereiro. “Deparei-me com uma grande surpresa ao chegar lá. A forma com que o time da Manufatura trabalha é algo surpreendente. Eles entendem o valor do Sistema Lean de Manufatu-ra e abraçam a ideia. Coordenadores, facilitadores e operadores trabalham ativamente na manutenção e melhoria do sistema”, comemora.

Hoje, apenas a área de Micro-Klean™ possui Certificação Bronze – e é lá que os horistas estão mais enraizados ao modo de trabalho padronizado do sis-tema. Mas a vontade de serem cada vez

melhores espalha-se nas várias áreas da planta o que, segundo Christiane, faz toda a diferença. “Embora só tenhamos uma área certificada, os funcionários de todas elas convivem muito entre si. Assim, todo mundo acaba incorporando essa mentalidade”.

Criatividade em altaAlém de serem ativos quando o as-sunto é excelência operacional, os 30 funcionários que integram o time de manufatura são criativos. “Cada vez que vou para lá, vejo uma melhoria nova. Eles usam a criatividade para restaurar equipamentos e reaproveitar materiais que iam para o lixo, transformando-os em proteção de máquinas e acessórios”, revela Christiane.

Juntos e mais longeUm dos pontos destacados por Chris-tiane é a união da equipe. E Pedro Dea, coordenador de Produção da única área com Certificação Bronze, concor-da com ela. Para ele, “o engajamento e a união foram conquistados com a

mudança de velhos conceitos e quebra de paradigmas. Hoje, os funcioná-rios sentem-se parte fundamental do processo participando ativamente na solução de problemas e melhorias”.

Para manter o trabalho padrão e a melhoria contínua, existe também no Lean Manufacturing uma ferramenta chamada Auditoria Escalonada do Sis-tema, que é o registro de tudo o que foi conquistado agora. “Promovemos ainda treinamentos e reciclagem diários aos nossos horistas”, completa Pedro.

De olho no futuroE engana-se quem pensa que do jeito que está, está bom! O objetivo é ir muito além. A dedicação do time trouxe ganho de produtividade – o que precisa e será mantido. Então, para os próximos momentos, o objetivo, enquanto equi-pe, é expandir a Certificação Bronze para as demais áreas e conquistar o selo EHS, já que segurança é um pilar fundamental dentro da 3M.

A união faz a forçaTime comprometido, resultados positivos. Saiba como a equipe de Manufatura de Mairinque age em prol da excelência operacional

Page 4: Mascotch - serifa.com.br · tituiu o Peoplesoft. “O Workday é moderno, intuitivo, tem uma linguagem simples e amigável ... compras os três funcionários mais bem colocados em

4 | 3M Mascotch | Nossa Gente

Diversos somos todosDiversidade e inclusão são trazidos à 3M e reforçam a importância das discussões saudáveis sobre os temas

Diversidade. Qualidade daquilo que é diverso, diferente, varia-do. Palavra forte quando se fala de Brasil. Em um país diverso como poucos, unem-se raças, etnias, tradições, culturas. Tudo em uma só sociedade. Diversidade é força, é união. Mas ela só funciona quando é respeitada. E conviver com as diferenças resume-se em uma palavra: inclusão.

Recentemente, a 3M do Brasil assinou as cartas de Iniciativa Em-presarial para a Igualdade Racial e Iniciativa aos 10 Compromis-sos dos Direitos LGBT, assinadas também por outras 28 empre-sas, como Atento, PwC, Dow e IBM. “Essa é uma forma de firmar um compromisso e gerar ações com tais assuntos”, diz Cristiane Lo Re, gerente de Desenvolvimento de Talentos. Desde 2014, o tema Diversidade e Inclusão está sendo trabalhado dentro da companhia. No ano passado tomou mais forma e ganhou mais voz. E são eles que vêm promovendo uma transformação dentro da organização, ampliando o olhar para o que é diferente.

“Diversidade e inclusão representam também uma maneira de fazer negócios. Trabalhar com pessoas e perfis diferentes tor-na a empresa diversa, criativa, inovadora”, explica Cristiane. Pensando nisso e nos benefícios que esses conceitos trazem para as relações profissionais e interpessoais, a 3M vem tra-balhando em algumas frentes específicas: liderança feminina,

multigerações e diversidade cultural. Esse ano será ampliado o olhar para o tema LGBT. Cristiane acredita que na região de Campinas, a 3M pode se tornar referência quando o assunto é diversidade e inclusão.

Mulheres na liderançaPara abordar o tema, o workshop “Conversando com Lideran-ça Feminina” já vem trabalhando o conceito de preconceitos inconscientes, reforçando a questão do desenvolvimento de carreira das líderes mulheres. Além dos encontros, existe um trabalho de orientação (conhecido como mentoring) realizado com as gestoras da companhia.

Diversidade cultural“Como é lidar com a multiplicidade cultural, uma vez que temos a estratégia de trabalho com talentos diversos?”, questiona Cristiane. E é essa a pergunta que serve como base no pilar de diversidade cultural. Um workshop já foi realizado para a lide-rança e o objetivo é continuar a replicar a ideia aos liderados.

Page 5: Mascotch - serifa.com.br · tituiu o Peoplesoft. “O Workday é moderno, intuitivo, tem uma linguagem simples e amigável ... compras os três funcionários mais bem colocados em

Nossa Gente | 3M Mascotch | 5

Ações e números de participações em 2015

Lideranças diversas

Liderança Feminina

Outros

Fique ligado! Diariamente, são divulgados eventos e convites de forma segregada e direcionada ao público-alvo de cada ação. Não deixe de participar e aperfeiçoar-se.

Desenvolver os comportamentos de liderança e com-petências funcionais: esse é o objetivo final do Mês do Desenvolvimento, que acontece de 4 a 29 de julho. A iniciativa tem como base a diretriz da Internacional e é voltada às plantas da 3M na América Latina.

“Estabelecer uma cultura de desenvolvimento na orga-nização é muito importante. Por isso, durante um mês, realizaremos atividades focadas em pequenas e rápidas lições e atividades que envolvem o tema “desenvolvi-mento” em linhas gerais e, por fim, ações desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada localidade da América Latina”, explica Cristiane Lo Re, gerente de Desenvolvimento de Talentos. As ações serão focadas aos mensalistas e horistas, seguindo os temas mais relevantes para cada público.

Todos os dias haverá uma programação que contará com minitreinamentos, fóruns, vídeoaulas e palestras presen-ciais. O material on-line, disponível via web, será acessível a todos, sem a necessidade de inscrição.

“Queremos mostrar com esse mês especial como o crescimento individual é importante para a carreira. E não só isso: como esse tema é essencial para a organização como um todo”, completa Cristiane.

De olho na sua carreira: Mês do Desenvolvimento

Fórum de Diversidade e InclusãoTemas cada vez mais presentes no dia a dia, igualdade racial e LGBT serão abordados no Fórum de Diversidade e Inclusão, que acontece em julho. No geral, o evento falará da diversida-de como um todo, antes de introduzir esses dois temas.

Workshop Multigerações

Workshop Diversidade Cultural

87 pessoas

87 pessoas

40 mulheres

14 mulheres

51 mulheres

187 pessoas

Café com o Presidente

Mentoring Conversando sobre Liderança Feminina

Fórum sobre Diversidade e Inclusão

Page 6: Mascotch - serifa.com.br · tituiu o Peoplesoft. “O Workday é moderno, intuitivo, tem uma linguagem simples e amigável ... compras os três funcionários mais bem colocados em

6 | 3M Mascotch | Ciência 3M

Vídeo com depoimentos de funcionários e prevemistas

Com ajuda das fábricas e da área de Recursos Humanos, foram identificados funcionários que representam a diversidade da empresa: profissionais jovens e de longa data, prevemis-tas, pessoas da mesma família que trabalham na empresa e colaboradores que representam várias áreas da 3M, inclusive Vendas. A série visa compartilhar exemplos de pessoas que construíram e constroem todos os dias a história da 3M no Brasil.

Os vídeos estão sendo semanalmente divulga-dos nos canais internos até setembro e estão disponíveis no Canal do Youtube da 3M.

Dia da Família

A visita do Dia da Família está programada para acontecer entre os meses de agosto e setem-bro. Na ocasião, o funcionário e/ou estagiário poderá trazer seus dependentes ou, em caso de funcionário sem dependentes, até dois convida-dos. Na programação está previsto um tour pela fábrica e visita ao local de trabalho.

Sessões de teatro exclusivas aos funcionários: um momento cultu-ral para você e sua família

A partir de junho, funcionários de Manaus, Sumaré, Ribeirão Preto e Itapetininga poderão assistir peças de teatro patrocinadas pela 3M. Em breve, serão divulgadas informações a respei-to das peças e como os funcionários podem participar. Fique atento às comunicações no seu site!

Concurso de fotos

Os funcionários poderão enviar imagens que mostram como a 3M está presente em seu dia a dia, seja no trabalho, em casa, com os amigos e família. Esses registros devem ser enviados à 3M por meio do hotsite www.3m70anos.com.br.

Uma comissão interna formada por representan-tes de várias áreas escolherá as 15 fotos finalistas que serão publicadas no hotsite e nos canais de comunicação interna. Todos os funcionários da empre-sa poderão curtir as suas imagens preferidas e as três fotos mais votadas serão premiadas.

Este é um importante ano para funcionários da 3M! É em 2016 que celebramos sete décadas de atuação no Brasil, desenvolvendo produtos e soluções que facilitam a vida das pessoas, impulsionam a produti-vidade e a inovação das empresas, caminhando lado a lado com o crescimento do país.

Para celebrar essa data, algumas ações foram pro-gramadas e desenvolvidas especialmente para os nossos funcionários. Confira!

3M celebra 70 anos de Brasil

Page 7: Mascotch - serifa.com.br · tituiu o Peoplesoft. “O Workday é moderno, intuitivo, tem uma linguagem simples e amigável ... compras os três funcionários mais bem colocados em

Ideias de valor | 3M Mascotch | 7

Imagine esta situação: em casa ou no trabalho, você recebe um e-mail de alguém que você não conhece e que lhe faz uma cobrança inesperada. Embora desconfiado, você é orientado a clicar no link que está logo abaixo da mensagem para entender a cobrança e, sem pensar duas vezes, você clica. Essa cena é mais comum do que se pensa e comprova que, todos os dias, milhões de ameaças virtuais são espalhadas na Internet.

Essa prática não só compromete seus dados financeiros e pessoais mas, se realizada de algum computador do seu local de trabalho, acaba comprometendo também diversas informações sigilosas. O golpe é conhecido como phishing, uma fraude ele-trônica caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais de diversos tipos. Os golpistas, por meio de e-mails e até telefo-nemas, tentam fisgar suas vítimas passando-se por empresas ou instituições. O objetivo é induzir a pessoa a enviar informações sigilosas que facilitem o acesso de suas contas.

Além dos riscos pessoais, o phishing é algo extremamente perigoso para as companhias. “Um sujeito maldoso pode, por exemplo, por meio de um golpe, invadir o e-mail de um funcionário da 3M. Assim, ele terá acesso a várias informa-ções sigilosas. Isso pode prejudicar a reputação da empresa e também da própria pessoa, já que tudo o que esse golpista fizer estará registrado no nome dela”, explica Rafael Pestana, líder de Segurança da Informação, Risco e Compliance de IT.

Muitas vezes, o golpista sabe de informações específicas sobre a empresa e as utiliza para melhorar sua isca: passando-se, por exemplo, por um funcionário do banco conveniado com a empre-sa ou utilizando o sistema de e-mails da companhia. Portanto, para não ser enganado, tenha cautela: “tenha muito cuidado com todas as suas informações pessoais. Se você não tomar esse cuidado, será um forte candidato a ser fisgado”, alerta Rafael.

Cinco dicas para não ser fisgado

OLÁ!QUAL SEU

NOME e CPF?

Não faça senhas fáceis e iguais para todas as contas. Utilize números, símbolos e letras em caixa alta e cai-xa baixa. Lembre-se que sua senha é a chave para todas as suas informa-ções naquele determinado serviço.

Não passe seus dados pessoais de forma alguma, seja por e-mail, telefo-ne, redes sociais ou por qualquer outro meio. Apenas confirme as informações que aquela instituição já possui.

Não abra links estranhos ou de pessoas desconhecidas. E, antes de abrir qualquer link, sempre pas-se o mouse em cima do endereço (sem clicar) para conferir se você realmente será direcionado para aquele site. Tenha certeza que o e-mail é realmente da empresa que supostamente o enviou.

Especialmente com o com-putador da empresa, utilize redes wi-fi confiáveis e seguras.

Cuidado para não ser fisgado!

Cuidado com os cadastros em sites desconhecidos e com os downloads. Um simples clique pode permitir que um golpista tenha acesso a todas as informações de seu computador. Não execute nenhum programa que não tenha uma boa reputação.

Digite sua senha

X 1234U2h8jKy

xok

Page 8: Mascotch - serifa.com.br · tituiu o Peoplesoft. “O Workday é moderno, intuitivo, tem uma linguagem simples e amigável ... compras os três funcionários mais bem colocados em

8 | 3M Mascotch | Ideias de valor

Carga e descarga: mais segurança com um simples atoLockout de veículos chega à 3M trazendo bons resultados para a Logística

Uma ação simples que garante muito mais segurança na carga e descarga de caminhões nas plantas da 3M. É o lockout de veículos, sistema que bloqueia as chaves dos caminhoneiros antes do término das operações de lo-gística. O objetivo é evitar acidentes, meta que vem sendo cumprida à risca: desde fevereiro, quando o sistema foi implantado, não foi registrado nenhum incidente no processo. E a ideia de trazê-lo para a 3M partiu de um clien-te da companhia: a área de Logística faz, frequentemente, benchmarking em alguns deles e, em uma das visitas, foi encontrado o método de lockout.

O funcionamento do sistema é des-complicado: assim que o motorista de transportadora parceira chega nas do-cas para deixar ou pegar alguma carga, um responsável da 3M retém a chave do veículo e a coloca dentro do lockout (uma caixinha trancada por um cade-ado, cuja chave fica com o represen-tante da 3M). Dessa forma, o motorista só recebe a chave para deixar o local depois que o procedimento de carga ou descarga foi completamente finalizado.

Katerson Carlos, coordenador de Lo-gística, explica que essa simples atitude diminui muito a possiblidade de aciden-tes. “Antes, quando não ficávamos com a chave, o motorista poderia simples-mente ligar o caminhão e sair, sem ter certeza do encerramento do processo”.

O lockout é uma tendência e já está pre-sente em diversas outras empresas. Por isso, os motoristas estão acostumados, como explica Luiz Fernando de Castro, da Rapidão Cometa, uma empresa FedEx Express. “Essa é uma boa mudança, que traz segurança para todos. É uma pequena ação, além de não atrapalhar nosso trabalho, traz benefícios para todo mundo”, conta.

“Os funcionários da área de Logística já foram treinados nesse novo processo e o objetivo, agora, é replicar a ideia nos outros sites”, finaliza Katerson.

Page 9: Mascotch - serifa.com.br · tituiu o Peoplesoft. “O Workday é moderno, intuitivo, tem uma linguagem simples e amigável ... compras os três funcionários mais bem colocados em

Ideias de valor | 3M Mascotch | 9

Intercâmbio com a Universidade

... à academia

Gustavo Souza Consorte, coordenador de Parcerias da VIII SEPS, destaca que a 3M é uma antiga parceira na realização do evento. Para ele, a troca de experiências com os profissionais é fundamental para o aprendi-zado dos alunos. “Perceber que alunos de Engenharia de Produção no passado tornaram-se profissionais de renome da 3M no presente são exemplos mais que engajadores aos participantes e alunos ingressantes. Conectar essas histórias e mostrar a real possibilidade em atingir patamares de excelência demonstram cada vez mais a importância de parcerias como a que ocor-reu entre a SEPS e 3M mais uma vez”, relata.

Por mais um ano, a 3M marcou pre-sença na Semana de Engenharia de Produção de Sorocaba, realizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pela Faculdade de Enge-nharia de Sorocaba (Facens). O evento, que conta com palestras, workshops e visitas técnicas, busca contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. Nesta oitava edição, a 3M participou da Semana organizando visitas, apresentações e workshops mi-nistrados por funcionários da empresa.

No dia 19 de maio, os estudantes parti-ciparam de uma visita técnica ao site de Itapetininga, conhecendo suas áreas por meio dos funcionários que se disponi-bilizaram a dividir suas experiências de trabalho com os alunos. No dia seguinte, a 3M apresentou dois estudos de caso na universidade, com situações reais de

trabalho. O primeiro foi ministrado por Alexandre Alves, coordenador de Lean Manufacturing, que simulou um am-biente industrial em que os alunos eram funcionários de uma fábrica e tinham que aplicar o pensamento Lean à ma-

nufatura. Já o segundo foi liderado por André Luiz Teixeira, Black Belt e ex-aluno da Engenharia de Produção da UFSCar Sorocaba, que submeteu os estudantes à situações de decisão e negociação como se fossem engenheiros de processos.

Da fábrica...

Para André, esse tipo de evento é bastante importante para aproximar a 3M do mundo acadêmico e dos estu-dantes que, em breve, iniciarão suas carreiras. “Estreitar o relacionamento com essas instituições significa tornar a 3M mais conhecida e gerar interesse pela empresa. Além disso, contribuímos com o processo de aprendi-zado, levando a vivência prática que só a indústria pode oferecer”, explica.

“É vital que a 3M esteja sempre conectada às universi-dades, procurando mostrar seu valor e formando uma parceria com as instituições que façam com que os alunos enxerguem oportunidades de expandir seu potencial em nossa companhia”, completa Alexandre.

André e Alexandre apresentam os estudos de caso

Page 10: Mascotch - serifa.com.br · tituiu o Peoplesoft. “O Workday é moderno, intuitivo, tem uma linguagem simples e amigável ... compras os três funcionários mais bem colocados em

Trabalhar sim, mas ter qualidade de vida, ganhar em produ-tividade, em criatividade e ser mais feliz, também. Mirella Silva, gerente de auditoria da América do Sul, desempenha muitos papéis – inclusive o de mãe e, por isso, ter uma jornada de trabalho flexível. Poder trabalhar em horários móveis e em home office, transformou sua vida profissional e pessoal. “Por meio dessas opções, alcancei o equilíbrio entre carreira e família. Quando não tenho reuniões presen-ciais e opto por trabalhar de casa, sinto que meu trabalho rende muito mais, além de não perder tempo no trânsito”, declara ela que é uma das defensoras do FlexAbility dentro da companhia.

Lançado em 2015 globalmente, o projeto chegou para reforçar o conceito de diversidade e qualidade de vida. “Diversos pontos foram levados em consideração no início: as tendências do mundo corporativo; cenários e rotinas que pedem mais flexibilidade; o envelhecimento da população, que conta com o cuidado dos mais jovens aos mais velhos; a mulher no mercado de trabalho; a presença da geração Y e Z cada vez maior; e a busca constante por qualidade de vida”, explica Ricardo Ferreira, analista de Recursos Humanos.

Embora haja desafios a serem enfrentados na imple-mentação da ideia na subsidiária brasileira, o time de RH trabalha para entender quais são os anseios e ne-cessidades dos funcionários das fábricas no país.

10 | 3M Mascotch | Especial

Flexibilizar e ir muito mais além

Embora globalmente o programa atenda apenas o público administrativo, o Brasil foi além das outras subsidiárias para atender, também, os funcioná-rios que não estão aptos para praticarem o horário móvel ou o home office. A eles, outras facilidades foram trazidas para dentro do site, como os servi-ços da Alameda Saber Viver, em Sumaré. Desde setembro, os horistas também conquistaram outra comodidade, que é a permissão do uso de bermuda no trajeto de ida e de volta.

Page 11: Mascotch - serifa.com.br · tituiu o Peoplesoft. “O Workday é moderno, intuitivo, tem uma linguagem simples e amigável ... compras os três funcionários mais bem colocados em

Especial | 3M Mascotch | 11

Visite o portal do RH para saber mais! Veja se você está apto e converse com o seu gestor.

Quer trabalhar de casa? Saiba em quais pontos você precisa pensar.

Primeiro: você quer? Se sua resposta é sim, veja os itens abaixo.

X Analise se sua atividade é compatível com o exercício da função de forma remota. Converse com seu gestor sobre este assunto e veja se há a possibilidade de fazer home office;

X Verifique se você tem as ferramentas para realizar o trabalho em casa: notebook, telefone corporativo, ramal via computador e internet banda larga particular são alguns exemplos.

Atenção: por ser um programa voluntário, lembre-se que a 3M não arca com os custos de internet, ligações de seu telefone pessoal e nem com sua refeição do dia!

http://go.3M.com/flexability_brasil

Como, quando e onde o trabalho é feito

Com a filosofia de “flexibilizar como, quando e onde o trabalho é feito”, o FlexAbility é composto por dois pilares: horário móvel e home office. Cada funcionário precisa, antes de tudo, che-car se a função permite participar do programa e alinhar detalhes com o seu gestor, uma vez que cada área tem ca-racterísticas e necessidades diferentes.

E foi o que Mirella fez: buscou apoio da liderança para trazer a ideia para dentro de sua vida. “Como funcionária, vejo que um fator crucial para o sucesso da ideia é o apoio dos líderes. No meu caso, sempre tive o suporte dos meus dois (um nos Estados Unidos, outro no Brasil), o que demonstra a disseminação global do programa”, conta. E ela, como gestora, também incentiva seu time a participar. “Parte dele já utiliza e, para mim, isso acaba contribuindo para a retenção de talentos”.

Gabriela após voltar da mani-cure, uma das opções disponí-veis na Alameda Saber Viver

“Acredito que o segredo para o FlexAbility dar certo está em dar o exemplo e haver confiança entre os dois lados: líder e liderado”, diz Mirella Silva

Um passo por vez

“Sabemos que muitos funcionários já estão aplicando o horário móvel e o home office em suas rotinas, o que é muito bom. Mas ainda há muito que fazer. É preciso incentivar os líderes a se flexibilizarem e acreditarem no proje-to. Perceberem que a política também serve para aproximar o funcionário do gestor. Se o liderado está entregando o resultado esperado e se sua ativida-de permite flexibilização, porque não permitir que ele faça parte?”, questiona Gabriela Ferreira, especialista de RH.

É preciso entender que os pontos posi-tivos da flexibilização superam os nega-tivos: há maior criatividade, produtivi-dade, engajamento, ânimo e motivação. “O que vai ao encontro da psicologia positiva que a 3M do Brasil está im-plantando. A intenção é promover uma mudança de mentalidade e de cultura junto às diferentes gerações que existem dentro da 3M”, acrescenta Gabriela.

Page 12: Mascotch - serifa.com.br · tituiu o Peoplesoft. “O Workday é moderno, intuitivo, tem uma linguagem simples e amigável ... compras os três funcionários mais bem colocados em

12 | 3M Mascotch | Holofote

Brasil no prêmio Pirâmide de Excelência 2015

Diogo Haitmann, especialista em Serviços, Vendas e Marketing da 3M de Sumaré, tem bons motivos para co-memorar e se orgulhar! Ele foi o único funcionário da subsidiária brasileira a vencer o prêmio Pirâmide de Excelência 2015 globalmente, na categoria Cor-porate Individual Awards International. Esse prêmio reconhece iniciativas de destaque dentro da companhia. Mas, para participar e concorrer, é preciso ser indicado e, no ano passado, 35 tresemistas foram recomendados por colegas para as categorias Individual Nominees e Team Member Nominees.

E foi assim que Diogo chegou aonde chegou, pois no início do ano, seu gestor, Walid Radwan, o indicou pelo

projeto chamado INTEGRA, que consiste na coleta e exibição

das informações de ven-das que os distribui-

dores da 3M fazem para o cliente

final, tudo de for-ma eletrônica e automática. “As informa-

ções são coletadas com o objetivo

de ajudar a 3M a explorar melhor os

mercados onde ela vende por meio dos

distribuidores, fazendo com que eles

possam vender mais e melhor, sendo

assim, eles também comprarão mais da

3M. O projeto tem sido apresentado

por toda a 3M mas, por enquanto, es-

tão participando somente as áreas de

Home Care, PSD, DI, Hospitalar, Oral

Care e EMD. Nossa meta é ampliar a

atuação, beneficiando assim todo o

canal de distribuição da 3M”, explica o

vencedor.

Reconhecimento imediato

Assim que foi indicado, Diogo já sentiu

o peso do comprometimento. “Foi uma

honra poder representar minha área

(BSO) e a 3M do Brasil junto aos demais

indicados, mas também uma grande

responsabilidade”, relembra. Quando

saiu a listagem oficial dos premiados, os

reconhecimentos foram prestados des-

de seus colegas de trabalho, até líderes

regionais e globais.

Além do Corporate Individual Award International, brasileiros também foram contemplados na categoria Business Unit/Area – Individual. São eles: Aline Baeta, Gabriel Lucas, Walid Radwan, Heloisa Ruppert e Diogo Haitmann.

Page 13: Mascotch - serifa.com.br · tituiu o Peoplesoft. “O Workday é moderno, intuitivo, tem uma linguagem simples e amigável ... compras os três funcionários mais bem colocados em

Inspiração | 3M Mascotch | 13

Em abril de 2015, Antônia Layanne Alves de Jesus, de 18 anos, começou a mudar o seu futuro. Ela passou oito meses aprendendo com vários profissionais do ramo industrial e apenas 20 dias depois do fim das aulas, em janeiro deste ano, a jovem recebeu uma chance que “abra-çou com todas as forças”, como ela mes-ma define: foi chamada para trabalhar na 3M, como auxiliar de produção.

Antônia é um dos 18 jovens que conclu-íram o curso na primeira turma do For-mare em Ribeirão Preto, projeto apoiado pelo Instituto 3M que ministra cursos de formação geral e técnica para jovens em situação de desvantagem econômica e social. Além dela, dois outros adoles-centes da turma foram contratados pela empresa.

As aulas do Formare são ministradas por funcionários da 3M que passam um pouco da experiência adquirida ao longo dos anos aos jovens que buscam dar os primeiros passos na carreira. Um deles é Rafael Batista, black belt de Lean Six Sigma, um dos voluntários da turma no ano passado. Para ele, a experiência de ensinar os jovens gera aprendizado. “Aprendemos desde o preparo das aulas até na convivência com outra geração. Passamos a enxergar o mundo de outra maneira”, explica Rafael. Para Antônia, o curso em si, muito mais do que as aulas, é uma troca de experiências e o contato com os voluntários foi muito importante para sua formação.

Retribuição e incentivo

Rafael vê no Formare a oportunidade de devolver à sociedade o que essa um dia proporcionou, uma vez que é forma-do em faculdade pública. “Gosto de pensar que contribuo com a formação de adolescentes que realmente querem aprender e que precisam de pessoas interessadas em ajudá-los”.

Agora, como funcionária da 3M, Antônia também investe seu tempo no voluntariado. “Já sou voluntária no Formare, incentivando a iniciativa. No futuro, se eu tiver oportunidade, tam-bém gostaria de dar aulas”, conta.

Segunda turmaNo dia 3 de maio, começaram as aulas para a segunda turma do Formare de Ribeirão Preto. São 20 jovens inscritos e o curso terá duração de sete meses. E quem sabe, dessa turma, não saiam outros futuros funcionários para a 3M ou outras empresas da região!

Frutos de um trabalho bem feitoCom apoio do Instituto 3M, o programa Formare em Ribeirão Preto concluiu sua primeira turma no ano passado

Page 14: Mascotch - serifa.com.br · tituiu o Peoplesoft. “O Workday é moderno, intuitivo, tem uma linguagem simples e amigável ... compras os três funcionários mais bem colocados em

14 | 3M Mascotch | Atitude Sustentável

Uma década de dedicação ao próximoSão vidas transformadas por meio de uma importante iniciativa. Neste ano, o Instituto 3M de Inovação Social completa uma década de existência, sempre com o objetivo de contribuir para a transformação social, promovendo o empreendedorismo das futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cida-dania e de sustentabilidade. Criado em 2006, o Instituto apoia mais de 15 projetos e, atualmente, conta com 477 funcionários da 3M que atuam como voluntários em todo o país.

Massa do BemUm dos programas apoiados pelo Instituto desde 2008 é o Repartindo o Pão com a Massa do Bem, em parceria com a APAE Campinas. A ideia nasceu em 2003, quando uma equipe da Faculdade Metrocamp de Campinas, vencedora do primeiro Prêmio 3M para Estudantes Universitários, de-senvolveu uma receita de massa de pão que, posteriormen-

te, foi estudada pelo Instituto 3M e melhorada pelo ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), tornando-a mais nutritiva e saudável. Na parceria com a APAE, o objetivo é desenvolver habilidades específicas e atitudes profissionais nos beneficiários atendidos pela associação.

“Temos diversas turmas que produzem as cumbucas de pão, entregues semanalmente ao Santuário Nossa Senhora Desatado-ra dos Nós para acondicionar a sopa que alimenta cidadãos em situação de vulnerabilidade social em Campinas. Também pre-param o pão, distribuído junto com a sopa. Só no ano passado, produzimos 5.370 cumbucas da massa e 11.554 pães”, explica Eliane Nogueira, diretora pedagógica e administrativa da APAE.

Vale lembrar que o projeto Massa do Bem também existe no site de São José de Rio Preto, em parceria com o Instituto Edu-cacional Francisco de Assis (IEFA).

Voluntariado, um grande diferencial

Além do Repartindo o Pão com a Massa do Bem, o Instituto apoia vários outros projetos. Paulo Berbel, gerente de Engenharia de Em-balagem e do Programa de Trainees é voluntário no Instituto e atua em três frentes: ajudando na campanha das sacolas de Natal; como educador voluntário de matemática do Formare em Sumaré; e com os trainees em projetos e ações nas instituições sociais parceiras do Instituto 3M. “Acredito muito na transformação de vidas por meio da educação. Vemos jovens se desenvolvendo nos estudos e isso é muito bom”, explica.

Faça parte, faça o bem

Aos que ainda não estão envolvidos com o Instituto, Paulo dá o seu recado: “seja voluntário, você vai se surpreender! Quem alega falta de tempo, magicamente achará mais tempo; quem diz que a vida é difícil, verá que existem muitas histórias de supe-ração que ajudam a dar mais valor à sua. Quem diz que não ganha muito dinheiro, verá que muitas vezes o dinheiro não é o principal. O aprendizado e a evolução são grandes dos dois lados”, finaliza.

Page 15: Mascotch - serifa.com.br · tituiu o Peoplesoft. “O Workday é moderno, intuitivo, tem uma linguagem simples e amigável ... compras os três funcionários mais bem colocados em

Atitude Sustentável | 3M Mascotch | 15

O Bike Challenge já começouJá pensou em dar uma volta ao mundo com a 3M? Esse é o objetivo da compa-nhia no Bike Challenge, evento que une milhares de ciclistas ao redor do planeta. No desafio, cada participante computa a distância percorrida de bicicleta entre maio e setembro (meses em que dura o evento) e neste ano, a meta da 3M no Brasil é alcançar 40 mil quilômetros, o

que representa uma volta inteira no globo terrestre pela Linha do Equador. A com-panhia participa da competição global-mente e, no ano passado, foi a primeira

colocada na categoria entre empresas.

São muitos os benefícios em participar: além do desafio de vencer as outras companhias, o ciclismo ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas e mostra o quanto é possível reduzir a poluição por meio das pedaladas, já que 16,8 quilôme-tros pedalados representam a emissão de

um quilo a menos de CO₂ na atmosfera.

PontuaçãoPara participar do progra-ma basta se cadastrar no site https://nationalbike challenge.org e ir atuali-zando a quilometragem percorrida conforme for pedalando. Isso pode ser feito de duas maneiras: manualmente, pelo pró-

prio site; ou por meio de aplicativos de smartphones que registrem a distância percorrida, os quais podem ser sincroni-zados diretamente ao site oficial.

Ações que incentivamDaniela Fernandes Tolentino integra o time de trainees da 3M e, ao lado de Danielle Carreira, é uma das res-ponsáveis pela comunicação da ação. Segundo ela, durante os meses do Bike Challenge, a 3M, apoiada pelo progra-ma Saber Viver do RH, realizará várias ações de incentivo como panfletagens, distribuição de brindes e sorteios. Além disso, no dia 7 de agosto, a empresa re-alizará um circuito de bike na planta de Sumaré, aberto para todos os funcioná-rios e familiares. “Será um evento para toda a família. Passaremos por todas as ruas até chegar ao Clube. Teremos ainda espaços para alimentação e para a recreação das crianças”, explica Paulo Berbel, gerente de Engenharia de Em-balagem e do Programa de Trainee.

Até o fechamento dessa edição, 5.711 km foram percorridos.

Um apaixonado pelo ciclismo e grande entusiasta do desafio é Denis Barba, da área de Desen-volvimento de Marketing, Co-municação e Marca. Sua paixão começou na infância e, hoje, ele dedica-se ao ciclismo de estrada. “É uma experiência de liberdade. É aquela sensação de sentir o vento no rosto e sair para explo-rar o mundo. E no Bike Challenge, todos nós temos a oportunidade de investir nisso”, conta.

Equipe de trainnes do Bike Challenge

Page 16: Mascotch - serifa.com.br · tituiu o Peoplesoft. “O Workday é moderno, intuitivo, tem uma linguagem simples e amigável ... compras os três funcionários mais bem colocados em

Ajudar o meio ambiente é mais fácil do que você imagina.

PARCERIA

4As esponjas são recicladas

e transformadas em insumosO material reciclado é

usado na produção de novos produtos

3A 3M envia tudo para a Terracycle

Deposita nas urnas da 3M

Você traz suasesponjas

1 2

Deposite sua esponja usada em uma de nossas urnas. Cada esponja será convertida

em uma doação ao Instituto 3M, ajudando o meio ambiente e quem precisa.

Traga suas esponjas e participe.

AJUDAR O MEIO AMBIENTE PODE SER ALGO

TÃO SIMPLES QUANTO LAVAR

UM PRATO.

5

www.scotch-brite.com.br/sustentabilidade