“mas lutou sÓ pelo bem” -...

4
Boletim Informativo da Paróquia São Sebastião - Ponte Nova/MG . Edição de Janeiro . 2019 . Nº 152 . Distribuição Gratuita “...MAS LUTOU SÓ PELO BEM...” Assim afirma um trecho de um dos hinos dedicados a São Sebastião, logo em sua primeira estrofe. “Foi soldado, foi guerreiro, mas lutou só pelo bem.” Acho bonito esse verso porque nos ajuda a entender que na vida de São Sebastião, a partir do momento que ele conheceu Jesus e assumiu o compromisso de segui-lo, procurou lutar e fazer o bem, usando sempre as “armas” da paz e da não-violência. É pensando nisso que em reunião do Conselho Paroquial de Pastoral foram escolhidos os temas da novena e festa de São Sebastião a partir dos temas propostos para o Dia Mundial da Paz, celebrado desde 1968, no primeiro dia do ano, por inciativa do Papa São Paulo VI. A intenção é que nossa festa de São Sebastião, celebrada ainda nos primeiros dias do ano, seja uma oportunidade para refletirmos e pensarmos sobre a paz e o que é importante para que ela seja uma realidade em nosso meio. O tema principal da festa será o da mensagem escrita pelo Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz referente a 2019: “A boa política está a serviço da Paz”. Eis um dos trechos da mensagem: “A paz parece-se com a esperança de que fala o poeta Carlos Péguy; é como uma flor frágil, que procura desabrochar por entre as pedras da violência. Como sabemos, a busca do poder a todo o custo leva a abusos e injustiças. A política é um meio fundamental para construir a cidadania e as obras do homem, mas, quando aqueles que a exercem não a vivem como serviço à coletividade humana, pode tornar-se instrumento de opressão, marginalização e até destruição.” Seja nossa festa de São Sebastião um tempo de paz! Seja 2019 um ano de paz! Mas sobretudo, seja nosso coração, um lugar de paz! Palavra do Pároco Pe. Wander Torres Costa

Upload: lamnhi

Post on 01-May-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Boletim Informativo da Paróquia São Sebastião - Ponte Nova/MG . Edição de Janeiro . 2019 . Nº 152 . Distribuição Gratuita

“...MAS LUTOU SÓ PELO BEM...”

Assim afirma um trecho de um dos hinos dedicados a São Sebastião, logo em sua primeira estrofe. “Foi soldado, foi guerreiro, mas lutou só pelo bem.” Acho bonito esse verso porque nos ajuda a entender que na vida de São Sebastião, a partir do momento que ele conheceu Jesus e assumiu o compromisso de segui-lo, procurou lutar e fazer o bem, usando sempre as “armas” da paz e da não-violência.

É pensando nisso que em reunião do Conselho Paroquial de Pastoral foram escolhidos os temas da novena e festa de São Sebastião a partir dos temas propostos para o Dia Mundial da Paz, celebrado desde 1968, no primeiro dia do ano, por inciativa do Papa São Paulo VI.

A intenção é que nossa festa de São Sebastião, celebrada ainda nos primeiros dias do ano, seja uma oportunidade para refletirmos e pensarmos sobre a paz e o que é importante para que ela seja uma realidade em nosso meio.

O tema principal da festa será o da mensagem escrita pelo Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz referente a 2019: “A boa política está a serviço da Paz”. Eis um dos trechos da mensagem: “A paz parece-se com a esperança de que fala o poeta Carlos Péguy; é como uma flor frágil, que procura desabrochar por entre as pedras da violência. Como sabemos, a busca do poder a todo o custo leva a abusos e injustiças. A política é um meio fundamental para construir a cidadania e as obras do homem, mas, quando aqueles que a exercem não a vivem como serviço à coletividade humana, pode tornar-se instrumento de opressão, marginalização e até destruição.”

Seja nossa festa de São Sebastião um tempo de paz! Seja 2019 um ano de paz! Mas sobretudo, seja nosso coração, um lugar de paz!

Palavra do Pároco

Pe. Wander Torres Costa

2w

ww.

saos

ebas

tiaop

n.co

m.b

r

.

P

aróq

uia

São

Seba

stiã

o - P

onte

Nov

a/M

GFO

RM

ÃO

Expediente

Pároco: Pe. Wander Torres CostaVigário Paroquial: Pe. Leandro Marcos CostaColaborador: Pe. Mauro Lúcio CarvalhoMichel Felipe GomesGraciana Maria Mendes

Secretaria: Praça Getúlio Vargas, 92 - Centro - Ponte Nova - MGTelefones: (31) 3881-1401 - (31) 98888-6796 WhatsAppE-mail: [email protected]

Produção:

Impressão: Gráfica Dimensão (31) 3616-2599

INÍCIO DE UMA CAMINHADA

No dia 04 de novembro completei um ano de ordenação sacerdotal. No dia 17 de dezembro completei um ano que estou exercendo o ministério presbiteral na querida paróquia de São Sebastião em Ponte Nova. Duas datas significativas para minha história. Neste primeiro ciclo pude perceber como Deus é generoso. Generoso porque ele derrama toda sua benção e força para que possamos, apesar de nossas limitações, abençoar, aconselhar, amparar, cuidar e conduzir o seu rebanho. Deus é generoso e tem confiança em nós, grandes responsabilidades

ele nos delega. Cada sacramento celebrado renova em mim as forças para missão. Deus foi muito bom para comigo. Nos primeiros

meses ele me cercou de cuidado e proteção, como que um jardineiro que cuida com muito carinho daquele broto que acabou de germinar. Cada missão carrega também seus desafios. Muitas coisas preciso aprimorar para servir melhor. Não obstante os desafios e dificuldades de cada tempo, vejo que eles nos fortalecem e nos melhoram. Nem tudo foi rosa, mas os espinhos nos ajudam na proteção e no fortalecimento interior.

Neste pouco tempo como padre muitas histórias compartilhei, outras escutei, chorando e sorrindo pude entrar no campo mais precioso da vida das pessoas: o coração. E percebo que a realização do ministério sacerdotal se dá nas pequenas coisas, nos gestos simples, mas cheio de ternura, presença e irmandade.

E para os próximos anos de ordenação, que se Deus quiser virão, quero orar assim: Meu Pai, eu me abandono a Ti, faz de mim o que quiseres. O que fizeres de mim, eu Te agradeço. Amém!

Pe. Leandro Costa

NÓS, O NATAL E O RIO PIRANGA

No primeiro domingo do advento, a liturgia da palavra apresentou o texto bíblico da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses, capítulo 3, 12s. Neste, Paulo recomenda que o amor entre os moradores da cidade de Tessalônica cresça e transborde sempre mais. Quando li esse texto, preparando-me para as missas, o verbo “transbordar” despertou minha atenção e me pus a pensar quando o rio Piranga transborda. O rio transborda e muda a rotina da cidade; causa um reboliço na cidade, vira assunto nacional. Mas o que uma coisa tem com a outra!? Tentei encontrar um nexo entre a recomendação do Apóstolo Paulo e o transbordamento do rio. Nas divagações do pensamento, conclui que se o amor entre nós transbordasse nosso ritmo de vida seria outro.

As notícias não seriam de violência, mas de cuidado, ternura e respeito. Todos os dias seriam Natal. Esse é o nexo entre os dois fenômenos: o rio e o texto bíblico proclamado no advento. Comecei a me perguntar se não seria o nascimento de Jesus Cristo um transbordamento de amor Divino? E minha resposta foi afirmativa.

O Natal existe porque o Criador nos amou primeiro e Seu amor transbordou; tornou-se fato histórico e célebre

nos quatro cantos do universo. Esse transbordamento Encarnado deu um reboliço, tornou-se notícia em Belém, aqui e acolá. O Natal existe porque Deus quis se fazer homem e habitar no meio de nós. Entendo o Natal como reflexo do amor de Deus que brilha em nós e através de nós. Natal não é o Papai Noel, mas, manifestação do amor que o Papai do Céu tem por mim e por você.

Estamos no final do advento e continuo pensando na carta aos Tessalonicenses; penso no quanto é necessário que o amor cresça entre nós e transborde. Natal é isso: acolher o amor de Deus feito carne; encher-se, como Maria, da graça de Deus que nos visita em Jesus Cristo. Natal é tempo de nos sentirmos visitados por Deus. Natal é tempo de, no amor, pedir e dar o perdão. Em família contemplemos e vivemos o amor Divino feito Menino para nos abençoar.

Pe. Mauro Lúcio de Carvalho

3w

ww.saosebastiaopn.com

.br . Paróquia São Sebastião - Ponte Nova/M

G

DIA 01Matriz – 19:30

DIA 06Santinha do Vau Açu –15:00

DIA 27Festa de São Sebastião - Vau Açu - 17:00

MATRIZDOMINGO07:00 e às 19:30

QUARTA-FEIRA07:00

QUINTA-FEIRA18:30

SEXTA-FEIRA07:00

SÁBADO19:00

COMUNIDADE PACHECODOMINGO08:30

HORÁRIOS DE MISSAS FIXOS

ATIVID

AD

ES

MISSAS

Passada a Jornada Mundial da Juventude na Polônia em 2016, agora é a vez do Panamá se entregar ao fulgor da juventude católica entre os dias 22 a 27 de janeiro de 2019. Uma JMJ que nos apresentará as virtudes de Maria, que devem estar presentes em nossas vidas: o serviço, o diálogo, a escuta e a coragem.

Iluminados pelo trecho bíblico retirado do Evangelho de São Lucas 1,38; “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”, a JMJ 2019 faz o convite para que todos, a exemplo de Maria, possam realizar uma profunda reflexão da vida, buscando em Deus as respostas necessárias que darão sentido à nossa existência e vocação, reconhecendo dessa forma que a intimidade com

o Senhor é o “primeiro passo para sermos felizes e tornar felizes outras pessoas.”Para esse tempo de JMJ, convido a você, fiel paroquiano, sobretudo os jovens a refletir esse trecho do Evangelho de São

Lucas entre 10 a 20 minutos. A cada fim de reflexão, faça-se a pergunta “Senhor que quereis de mim?”. Em seguida, anote o que vem em seu coração e em sua oração e ao final da semana leia, reflita, reze e se possível, vá a uma igreja dedicada à Nossa Senhora e consagre todo esse exercício espiritual, respondendo “Sim” ao projeto que Deus tem para você. “Deixai que o Senhor vos fale, e vereis a vossa vida transformar-se e encher-se de alegria.”

O Senhor nos abençoe e nos guarde.Michel Felipe

PROCLAMAS Com a bênção de Deus, querem-se casar:

• Leonardo Soares Barbosa e Débora Hercília da Silva Moreira• André Marcellani Montani e Clariana Valadares Xavier

Caso alguém saiba de qualquer impedimento, favor comunicar ao pároco.

4w

ww.

saos

ebas

tiaop

n.co

m.b

r

.

P

aróq

uia

São

Seba

stiã

o - P

onte

Nov

a/M

G

AC

ON

TEC

EU

CRIANÇAS DA CATEQUESERECEBEM BÍBLIA

A Catequese da Paróquia de São Sebastião vivenciou momentos importantes nos meses de Outubro e Novembro com a entrega de bíblias aos catequizandos durante as celebrações eucarísticas nas comunidades Centro, Copacabana, Fazenda da Serra, Esplanada, Dioguinho (foto), Massangano, Pacheco, Rio Acima, São Geraldo, Sesmaria, Sumaré, Vau Açu e Vila Alvarenga. A entrega da Bíblia faz parte do roteiro catequético Vinde a Mim 3, chamada de “Conhecendo Jesus”. É nessa etapa que as crianças vão se familiarizar com a Bíblia e os pais assumem o compromisso de ajudá-los a conhecer a Palavra de Deus.

ORATÓRIO DE NATAL

Nossa paróquia acolheu no domingo dia 02/12, após a missa que aconteceu excepcionalmente às 18h, o Coral Nossa Senhora do Rosário, de Padre Viegas, distrito de Mariana, que belamente contam e cantam a história do nascimento de Cristo. “Algo nunca visto antes entre nós”, assim foi feito o convite para este momento especial de abertura do Advento na paróquia, que se confirmou pelo encantamento e emoção visíveis em toda a assembleia durante a apresentação. A peça é inspirada na obra de José Acácio Santana, músico catarinense referência em Canto Coral Litúrgico no Brasil e tem por objetivo transmitir a espiritualidade do Natal. Aproximadamente 60 pessoas compõem o grupo e tivemos entre elas,a presença do pequeno paroquiano Arthur, da comunidade Sesmaria, representando o Menino Jesus.

PREPARAÇÃO PARAO NATAL DO SENHOR

As comunidades da Paróquia São Sebastião celebraram a partir do dia 15/12, a Novena de Natal em família que neste ano trouxe como tema “Ele vem nos ensinar a ser sal da terra e luz do mundo” (cf. Mt 5,13-14). Em preparação para este tempo, aconteceu no dia 04/12 no Centro Paroquial de Pastoral, estudo do material produzido pela Arquidiocese de Mariana. O encontro que contou com a presença de mais de 100 pessoas foi conduzido pelo Vigário Paroquial, Padre Leandro Marcos Costa.

FESTA DE SANTA LUZIA

A Comunidade Santa Tereza celebrou com alegria a festa da padroeira, Santa Luzia, no dia 13 de dezembro, com caminhada pelas ruas do bairro e celebração eucarística na Escola Municipal Coronel CantídioDrumond, localizada na própria comunidade. Em preparação para este dia houve tríduo a partir do dia 10, com oração do terço pela manhã, celebração e reflexões a cada noite. A coordenadora comunitária, Adriana Macedo, comemorou a valorização e vivência da profunda espiritualidade na comunidade durante este período.