marxismo e educaÇÃo - prof. dr. paulo gomes lima - ufgd

7

Click here to load reader

Upload: paulo-gomes-lima

Post on 10-Jun-2015

1.809 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

A relação do marxismo com a educação - pontos centrais para compreender a educação na abordagem de Marx.

TRANSCRIPT

Page 1: MARXISMO E EDUCAÇÃO - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

1

MARXISMO E EDUCAÇÃO

[email protected]

Prof. Dr. Paulo Gomes LimaProf. Dr. Paulo Gomes Lima Professor Adjunto da Faculdade de Educação

( ) - FAED Universidade Federal da Grande – ( ) .Dourados UFGD MS200 9

Page 2: MARXISMO E EDUCAÇÃO - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

2Prof. Dr. Paulo Gomes Lima

MARXISMO E EDUCAÇÃO• Marx concebe o homem como um ser construído nas relações de trabalho, sendo sobretudo um ser social, portanto seu processo educacional deve ser entendido à luz da realidade de como produz sua existência, a este respeito diz o próprio Marx:

•“O modo pelo qual os homens produzem seus meio de vida depende, antes de tudo, da natureza dos meios de vida já encontrados e quer têm de reproduzir. Não se deve considerar tal modo de produção de um único ponto de vista, a sabe: a reprodução da existência física dos indivíduos. Trata-se, muito mais, de uma determinada forma de atividade dos indivíduos, determinada forma de manifestar sua vida, determinado modo de vida dos homens.”

[Marx & Engels, 1987, p. 27 – A ideologia alemã]

Page 3: MARXISMO E EDUCAÇÃO - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

3

• Neste sentido o marxismo se opõe à uma educação burguesa, que vê somente o desenvolvimento do intelecto como o mais importante. Assim, conclui que não são as idéias que movem o mundo, mas elas são determinadas pelas condições materiais da existência humana.

MARXISMO E EDUCAÇÃO

• A educação formal encontra-se na dependência das forças econômicas, daí a importância do posicionamento social e político das classes oprimidas em busca de uma educação emancipadora.

• São as condições de produção de sua existência que solicitam uma educação condizente do homem como ser histórico que se mobiliza na história e se mobiliza com a história.

Page 4: MARXISMO E EDUCAÇÃO - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

4Prof. Dr. Paulo Gomes Lima

MARXISMO E EDUCAÇÃO• A educação deve acompanhar o processo revolucionário, preparando por meio da conscientização aqueles que querem instaurar uma nova sociedade.

• O marxismo enfatiza a importância de uma escola unitária em que todos tenham o mesmo tipo de escolarização e não haja separação entre trabalho intelectual e trabalho braçal. Nesta escola o sujeito como ser social toma consciência das relações entre a força de trabalho e os meios de produção.• A educação deve ser entendida e discutida à luz da dialética materialista histórica, uma vez que é historicamente situada e, conseqüentemente, determinada por meio de das condições materiais da existência humana.

Page 5: MARXISMO E EDUCAÇÃO - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

5Prof. Dr. Paulo Gomes Lima

MARXISMO E EDUCAÇÃO• O saber deve estar voltado para a transformação do mundo do trabalho, para a desmistificação da alienação e da ideologia/conscientização da classe oprimida.

• Para Marx seria necessário mudar as condições sociais para se criar um novo sistema de ensino, por outro lado, um novo sistema de ensino contribuiria para a transformação das condições sociais.• A escola unitária, proposta pelo marxismo, envolvendo o trabalho produtido e a educação deveria compreender 3 momentos:1. Educação intelectual,

2. Educação corporal – ginástica/exercícios físicos

3. Educação tecnológica – princípios gerais e científicos de todos os processos de produção

Page 6: MARXISMO E EDUCAÇÃO - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

6

MARXISMO E EDUCAÇÃO• Cambi (1999, p.555-556) sintetiza em cinco pontos os

aspectos específicos da pedagogia marxista:

1.Uma conjugação dialética entre educação e sociedade, segundo a qual todo o ideal formativo e de prática educativa implica valores e interesses ideológicos, ligados à estrutura econômico-política da sociedade que os exprime e aos objetivos práticos das classes que a governam;

2. Um vínculo, muito estreito, entre educação e política, tanto em nível de interpretação de várias doutrinas pedagógicas, quanto em relação as estratégias educativas voltadas para o futuro que recorrem (devem recorrer) explícita e organicamente à ação política, à práxis revolucionária;

Prof. Dr. Paulo Gomes Lima

Page 7: MARXISMO E EDUCAÇÃO - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

7

MARXISMO E EDUCAÇÃO

3. A centralidade do trabalho na formação do homem e o papel prioritário que ele vem assumir no interior de uma escola caracterizada por finalidades socialistas;

4. O valor de uma formação integralmente humana de todo homem, que recorre explicitamente à teorização marxista do homem “multilateral”, libertado de contradições, inclusive culturais, de submissão e de alienação;

5. A oposição, quase sempre decisivamente frontal, a toda forma de espontaneísmo e de naturalismo ingênuo, dando ênfase, pelo contrário, à disciplina e ao esforço, ao papel de “conformação” que é próprio de toda educação eficaz.

Prof. Dr. Paulo Gomes Lima