martin buber – wikipédia, a enciclopédia livre

3
Martin Buber, ca. 1945 Martin Buber Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Martin Buber (hebraico: מרטין בובר; Viena, 8 de fevereiro de 1878 - Jerusalém, 13 de junho de 1965) foi um filósofo, escritor e pedagogo austríaco, de origem judaica e inspiração sionista . Poliglota, em casa, aprendeu ídiche e alemão ; na escola, estudou hebraico, francês e polonês. Sua formação universitária se deu em Viena. Índice 1 Trajetória 2 Filosofia 2.1 Intersubjetividade 3 Publicações 4 Referências 5 Obras publicadas em português Trajetória Nascido em uma família de judeus observantes, uma crise pessoal leva-o a romper com os costumes religiosos judaicos, para prosseguir os estudos seculares de filosofia. Começa a ler Immanuel Kant, Søren Kierkegaard e Friedrich Nietzsche, inspirando-se especialmente nos dois últimos . Em 1896, Buber vai estudar em Viena , dedicando-se a filosofia, história da arte, estudos germânicos e filologia. Em 1898, ingressa no movimento sionista , participando de congressos e das atividades de organização do movimento. Em 1899, quando estudava em Zurique, Buber conhece sua futura esposa, Paula Winkler, uma escritora de Munich, sionista e não judia. Mais tarde, ela iria converter-se ao judaísmo. Em 1902, torna-se editor do semanário Die Welt, órgão central do movimento sionista. Mais tarde, porém, abandonaria as atividades de organização do movimento. Em 1923, escreve seu famoso ensaio sobre a existência, Ich und Du ( Eu e Tu). Em 1925, inicia a tradução da Bíblia Hebraica para o idioma alemão. Em 1930, torna-se Honorarprofessor (professor em tempo parcial) da Universidade de Frankfurt de Ética e Religião, demitindo-se logo depois da ascensão de Adolf Hitler ao poder, em 1933. Em 1935, é excluído da Reichsschrifttumskammer ("Câmara de Cultura do Reich"). Em seguida, Buber cria o Gabinete Central para a Educação de Adultos Judeus, que se tornou muito importante quando o governo alemão proibiu os judeus de frequentarem o ensino público. Em 1938, Buber finalmente deixa a Alemanha e se estabelece em Jerusalém (à época, Palestina mandatária ), ingressando na Universidade Hebraica - onde lecionaria antropologia e sociologia até 1951. Nesse período torna-se muito próximo de alguns intelectuais sionistas, como o filósofo Felix Weltsch, o escritor Max Brod e políticos como Chaim Weizmann e Hugo Bergman, pessoas que Buber conhecera ainda na Europa, nas cidade 1 2 Martin Buber – Wikipédia, a enciclopédia livre http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Buber 1 de 3 14-May-15 10:22

Upload: thiago-ponce-de-moraes

Post on 25-Sep-2015

20 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Verbete, em português, sobre Martin Buber, retirado do Wikipédia.

TRANSCRIPT

  • Martin Buber, ca. 1945

    Martin BuberOrigem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

    Martin Buber (hebraico: ; Viena, 8 de fevereiro de 1878 - Jerusalm, 13de junho de 1965) foi um filsofo, escritor e pedagogo austraco, de origem judaica einspirao sionista . Poliglota, em casa, aprendeu diche e alemo ; na escola, estudouhebraico, francs e polons. Sua formao universitria se deu em Viena.

    ndice

    1 Trajetria2 Filosofia

    2.1 Intersubjetividade3 Publicaes4 Referncias5 Obras publicadas em portugus

    Trajetria

    Nascido em uma famlia de judeus observantes, uma crise pessoal leva-o a romper com os costumes religiososjudaicos, para prosseguir os estudos seculares de filosofia. Comea a ler Immanuel Kant, Sren Kierkegaard eFriedrich Nietzsche, inspirando-se especialmente nos dois ltimos . Em 1896, Buber vai estudar em Viena ,dedicando-se a filosofia, histria da arte, estudos germnicos e filologia.

    Em 1898, ingressa no movimento sionista , participando de congressos e das atividades de organizao domovimento. Em 1899, quando estudava em Zurique, Buber conhece sua futura esposa, Paula Winkler, umaescritora de Munich, sionista e no judia. Mais tarde, ela iria converter-se ao judasmo.

    Em 1902, torna-se editor do semanrio Die Welt, rgo central do movimento sionista. Mais tarde, porm,abandonaria as atividades de organizao do movimento.

    Em 1923, escreve seu famoso ensaio sobre a existncia, Ich und Du ( Eu e Tu). Em 1925, inicia a traduo daBblia Hebraica para o idioma alemo. Em 1930, torna-se Honorarprofessor (professor em tempo parcial) daUniversidade de Frankfurt de tica e Religio, demitindo-se logo depois da ascenso de Adolf Hitler ao poder,em 1933. Em 1935, excludo da Reichsschrifttumskammer ("Cmara de Cultura do Reich"). Em seguida,Buber cria o Gabinete Central para a Educao de Adultos Judeus, que se tornou muito importante quando ogoverno alemo proibiu os judeus de frequentarem o ensino pblico.

    Em 1938, Buber finalmente deixa a Alemanha e se estabelece em Jerusalm ( poca, Palestina mandatria ),ingressando na Universidade Hebraica - onde lecionaria antropologia e sociologia at 1951. Nesse perodotorna-se muito prximo de alguns intelectuais sionistas, como o filsofo Felix Weltsch, o escritor Max Brod epolticos como Chaim Weizmann e Hugo Bergman, pessoas que Buber conhecera ainda na Europa, nas cidade

    1

    2

    Martin Buber Wikipdia, a enciclopdia livre http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Buber

    1 de 3 14-May-15 10:22

  • de Praga, Berlim e Viena. Essa amizade permaneceria at a dcada de 1960.

    Filosofia

    Em suas publicaes filosficas, deu nfase a sua ideia de que no h existncia sem comunicao e dilogo, eque os objetos no existem sem que haja uma interao com eles. As palavras-princpio, Eu-Tu (relao),Eu-Isso (experincia), demonstram as duas dimenses da filosofia do dilogo que, segundo Buber, dizemrespeito prpria existncia.

    Intersubjetividade

    O homem nasce com a capacidade de interrelacionamento com seu semelhante, ou seja, a intersubjetividade.Intersubjetividade a relao entre sujeito e sujeito e/ou sujeito e objeto. O relacionamento, segundo o filsofoMartin Buber, acontece entre o Eu e o Tu, e denomina-se relacionamento Eu-Tu. A interrrelao segundoMartin Buber, envolve o dilogo, o encontro e a responsabilidade, entre dois sujeitos e/ou a relao que existeentre o sujeito e o objeto. Intersubjetividade umas das reas que envolve a vida do homem e, por isso, precisaser refletida e analisada pela filosofia, em especial pela Antropologia Filosfica.

    Publicaes

    Eu e Tu (1923)

    Moiss (1946)

    Entre homem e homem (1947)

    O eclipse de Deus (1952)

    RefernciasMADEIRA, Robert. Martin Buber's Ontology: An Analysis of I and Thou (http://books.google.com.br/books?id=JJSCasqZ7iQC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false). [S.l.: s.n.]. ISBN 978-0-8101-0650-5

    1.

    The Existential Primer. Martin Buber (http://www.tameri.com/csw/exist/buber.shtml) (dados biogrficos).2.

    Obras publicadas em portugus

    BUBER, Martin. O caminho do homem: segundo o ensinamento chassdico. So Paulo, SP: Realizaes, 2006, 63 p.BUBER, Martin. Do dilogo e do dialgico. So Paulo, SP: Perspectiva, 1982. 171p. (Coleo Debates;v. 158).BUBER, Martin. Eclipse de Deus: considerao sobre a relao entre religio e filosofia. Traduo deCarlos Almeida Pereira. Campinas, SP: Versus, 2007. 153 p. (Verus Sapientia). ISBN 9788576860150(broch.).BUBER, Martin; ZUBEN, Newton Aquiles von. Eu e tu. So Paulo, SP: Centauro. 170 p. ISBN8588208164 (broch.).BUBER, Martin. O socialismo utpico. Traduo de Pola Civelli. 2. ed. So Paulo, SP: Perspectiva,

    Martin Buber Wikipdia, a enciclopdia livre http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Buber

    2 de 3 14-May-15 10:22

  • 2007. 200 p. (Coleo Debates; v. 31).BUBER, Martin. Sobre comunidade. So Paulo, SP: Perspectiva, 1987. 136 p. (Coleo Debates; v. 203).

    Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Martin_Buber&oldid=40777582"

    Categorias: Acadmicos da traduo Fenomenlogos Filsofos do sculo XX Filsofos da ustriaFilsofos de Israel Judeus da ustria Escritores de Israel Educadores de Israel Mortos em 1965Sionistas

    Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 11h43min de 5 de dezembro de 2014.Este texto disponibilizado nos termos da licena Creative Commons - Atribuio - Compartilha Igual3.0 No Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Para mais detalhes,consulte as Condies de Uso.

    Martin Buber Wikipdia, a enciclopdia livre http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Buber

    3 de 3 14-May-15 10:22