maria manuel seabra costa wrap up rio + 20 live connected lisboa

12
Maria Manuel Seabra da Costa Rio+20 Live Connected Lisboa - FINAL WRAP UP

Upload: ma-manuel-seabra-costa

Post on 23-Jan-2018

471 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Maria Manuel Seabra Costa Wrap Up Rio + 20 LIVE CONNECTED LISBOA

Maria Manuel Seabra da Costa

Rio+20 Live Connected Lisboa - FINAL WRAP UP

Page 2: Maria Manuel Seabra Costa Wrap Up Rio + 20 LIVE CONNECTED LISBOA

FINAL WRAP UP

A construção do futuro que todos pretendemos será alcançada através de uma concertação de esforços entre países, comunidades, empresas, pessoas…numa acção global em que todos assumem o importante desafio e a premência de agirem em prol de uma só agenda pois se a nossa acção é local, o impacto é global e as leis da natureza não se compadecem com questões de diplomacia ou política. Uma concertação que une num mesmo esforço governos e empresas, numa dinâmica em que muitas vezes são as empresas que lideram a acção e onde os governos criam os alicerces. Uma acção onde não colocamos o futuro das próximas gerações em risco, melhoramo-lo – no respeito da justiça entre gerações! Cabe a cada um de nós integrar em si e na sua acção esta agenda, este compromisso, reinventando a nossa cidadania e como Gandhi disse live simply so that others may simply live. Debatemos o papel de cada vertente da economia verde: alimentação, cidades, emprego, água, oceanos, desastres e energia. Falámos dos desafios e das soluções. Dos resultados que projectos e iniciativas recolhem.

Rio+20 Live Connected Lisboa

Page 3: Maria Manuel Seabra Costa Wrap Up Rio + 20 LIVE CONNECTED LISBOA

FINAL WRAP UP

Na alimentação nunca como antes foi tão urgente repensar e encontrar uma nova forma de estruturar o nosso sistema alimentar. Novas formas de cultivo, optimizando a utilização dos recursos hídricos e o consumo da energia necessário para o fazer e respeitando os solos. Para vencermos o combate à fome - que depende do contributo de todos - temos de transitar para um sistema alimentar sustentável. Encontrar um equilíbrio entre a capacidade produtiva e as necessidades de consumo, combatendo o desperdício e promovendo um maior equilíbrio em toda a cadeia. Mas mais uma vez este é um desafio tanto para produtores como consumidores – produziremos menos quando consumirmos menos. Enfrentamos no emprego desafios e mudanças sem paralelo. Educamos os nossos jovens para funções que ainda não conhecemos e onde a aprendizagem ao longo da vida é a nova premissa, onde todos os shareholders têm um papel activo e onde as organizações reinventam a forma como atraem e gerem talento. Mas é também importante salientar a necessidade de uma utilização adequada do talento respeitando a ideia do long life learning agora assente em novos conceitos de aprendizagem Talento que se reúne cada vez mais em torno das cidades, que estarão cada vez mais sob pressão com impacto na qualidade de vida, na saúde, na segurança ou mesmo de isolamento. É por isso importante que se saibam reinventar sob planeamento e integração dos seus vários sistemas se tornarão mais eficientes, reduzindo a sua pegada e energizando uma espiral virtuosa, capaz de impulsionar agendas e politicas nacionais. Surge por isso os conceitos de smart cities que tem na base smart infrastructurs desenhadas para smart habitants.

Rio+20 Live Connected Lisboa

Page 4: Maria Manuel Seabra Costa Wrap Up Rio + 20 LIVE CONNECTED LISBOA

FINAL WRAP UP

Numa agenda para o desenvolvimento sustentável debatemos também a questão da água. Constatamos que importantes progressos foram feitos mas que ainda não são suficientes para o cumprimento do acesso à água tal como consagrado nos direitos humanos. Reconhecemos a premência de uma concertação de esforços para uma acção mais eficaz que nos permita universalizar o acesso à água potável e às condições de saneamento básico. Nesta importante batalha na tecnologia encontramos novas formas de utilização e reutilização deste bem. De água são feitos os oceanos, o maior suporte de vida do planeta terra e o nosso maior património. É por isso fundamental fazer a sua gestão mais cuidada, que nos permita continuar a encontrar nos mares um regulador das dinâmicas ambientais, formas de subsistência e alimentação. Bem como potenciar novos recursos como a energia. E nesta discussão compreendemos também a importância de prevenir e antecipar cenários de emergência pois a capacidade de actuação nestes contextos é fundamental não só para mitigar os seus impactos com a consciência de que hoje está um risco riqueza numa dimensão acima da nossa capacidade atual de produção. É assim importante otimizar a capacidade de recuperação segundos novos padrões e corrigindo erros passados. Na energia encontramos várias respostas aos desafios colocados por cada uma das dimensões debatidas. Por isso o combate à exclusão eléctrica é essencial. O Acesso à energia é vital para a promoção do desenvolvimento social e económico, para a sustentabilidade ambiental e para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, uma vez que o acesso à energia potencia o acesso das populações em países em desenvolvimento a serviços básicos - como os de educação e saúde - fomenta o desenvolvimento de negócios locais, promove a agricultura, reforça a capacidade de auto-suficiência das famílias e estimula o empreendedorismo social, quebrando o ciclo de pobreza.

Rio+20 Live Connected Lisboa

Page 5: Maria Manuel Seabra Costa Wrap Up Rio + 20 LIVE CONNECTED LISBOA

FINAL WRAP UP

Sob o mote do Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, trabalhemos e concertemos esforços para que em 2030 -haja um acesso universal a serviços energéticos modernos; -Melhoremos a nossa capacidade de utilização da energia ; -Dupliquemos a quota de energias renováveis no mix energético global.   Que esta nossa reflexão energize o nosso comprometimento, a nossa acção pelo futuro que queremos. Neste últimos 20 anos colocamos estas preocupações nas nossas agendas o que representam um avanço significativo. Mas hoje é tempo de olhar para o futuro em que não podemos esperar mais 20 anos para agir de forma concertada – o que esta posto em causa no futuro das novas gerações não se compadece com um ritmo tão lento. É assim imperioso juntar esforços e agir. Cabe a cada um de nós começar o seu trabalho na convicção de que os nossos direitos só existem na sequencia do cumprimentos dos nossos deveres… e neste contextos é nosso dever agir na esfera de atuação de cada um.   Muito obrigada

Rio+20 Live Connected Lisboa

Page 6: Maria Manuel Seabra Costa Wrap Up Rio + 20 LIVE CONNECTED LISBOA

Combate à fome

Reinvenção do sistema alimentar: Climate – Smart Energy – Smart

Consumo sustentável

Regimes alimentares + saudáveis

Page 7: Maria Manuel Seabra Costa Wrap Up Rio + 20 LIVE CONNECTED LISBOA

Mobilidade Educacional

Educação ao longo da vida Emergência de novos perfis

Mercado Global

Energizado por novas tecnologias

Page 8: Maria Manuel Seabra Costa Wrap Up Rio + 20 LIVE CONNECTED LISBOA

Integração

Redução de emissões e consumo energético

Smart Cities: Sistema de saúde Segurança Infraestruturas

ESPIRAL VIRTUOSA Cidades impulsionadoras das agendas nacionais

Page 9: Maria Manuel Seabra Costa Wrap Up Rio + 20 LIVE CONNECTED LISBOA

Universalização: Acesso água potável Condições de saneamento básico

Potencial energético

Reutilização

Page 10: Maria Manuel Seabra Costa Wrap Up Rio + 20 LIVE CONNECTED LISBOA

Maior suporte de vida

Maior Património

Page 11: Maria Manuel Seabra Costa Wrap Up Rio + 20 LIVE CONNECTED LISBOA

Prevenção Resposta urgente

Page 12: Maria Manuel Seabra Costa Wrap Up Rio + 20 LIVE CONNECTED LISBOA

ENERGIA enquanto resposta aos desafios.