maracatu

12
Influência, história, fotos e curiosidades Grupo: André Lapa, Katarina Assef, Lara Gama, Laura Miranda e Diana Navarro Lins.

Upload: diana-lins

Post on 09-Jul-2015

2.753 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Maracatu

Influência, história, fotos e curiosidades

Grupo: André Lapa, Katarina Assef, Lara Gama, Laura Miranda e Diana Navarro Lins.

Page 2: Maracatu

O que é? • Maracatu é uma manifestação cultural da música

folclórica pernambucana afro-brasileira.

• Formada por uma percussão que acompanha um cortejo real.

• É como a maioria das manifestações populares do Brasil, uma mistura das culturas indígena, africana e europeia. Surgiu em meados do século XVIII.

Xilogravura com o tema do Maracatu

Page 3: Maracatu

A História

No Carnaval, em Pernambuco, é comum nos depararmos com os batuques do maracatu. Mas na verdade o que hoje nos parece tão comum ainda traz

muitas dúvidas.

Considera-se que o Maracatu surgiu onde hoje é o estado de Pernambuco, principalmente nas cidades de Recife, Olinda e Igarassu,

durante o período escravocrata entre os séculos XVII e XVIII.

Page 4: Maracatu

As raízes do MaracatuO Maracatu é, entre outras coisas, marcado por ser um movimento popular que sofreu uma grande resistência cultural. Possui uma matriz africana, tendo origem especialmente do Banto, fazendo diversas vezes referências à Corte Portuguesa.

Negros eram trazidos da África para o Brasil, para realizarem o trabalho escravo, sendo obrigados a batizar-se como católicos, mas isso não acontecia de fato. Afinal, religiões africanas não deixaram de ser praticadas, mesmo que ocultamente.

Mesmo que na África as religiões e culturas fossem divididas por povos ou grupos familiares, houve uma mistura dessas etnias ao serem levados para o Brasil. Dessa forma, houve uma grande mistura de religiões africanas, onde tradições e cultos foram sendo desenvolvidos sendo também uma forma de expressar suas origens.

Page 5: Maracatu

As raízes do MaracatuNa África, o culto tinha um caráter familiar eera exclusivo de uma linhagem, clã ou grupode sacerdotes. Com a vinda ao Brasil e aseparação das famílias, nações e etnias, essaestrutura se fragmentou. Mas os negroscriaram uma unidade e partilharam cultos econhecimentos diferentes em relação aossegredos rituais de sua religião e cultura.

As religiões afro-brasileiras constituem umfenômeno relativamente recente na históriareligiosa do Brasil. O Candomblé, a maistradicional e africana dessas religiões, seoriginou no Nordeste.

Page 6: Maracatu

Maracatu na atualidade

Page 7: Maracatu
Page 8: Maracatu

Ritmo, passos e dança

O ritmo do maracatu cearense é marcado por um grupo de percussão, noqual incluem-se caixas, surdos, bumbos, ganzás, chocalhos e triângulos,também chamados de ferros, confeccionados com molas de transportepesado, o que lhes dá um timbre característico, os destacando dos outrosinstrumentos.

Os temas ligados à cultura, à religião e à história da África e do Brasil são,geralmente, o foco no maracatu.

Page 9: Maracatu

Instrumentos tradicionais do Maracatu Nação•Gonguê: Instrumento com o formato aproximado de um sino de ponta a cabeça ou um agogô de uma só boca. As frases ritmicas do gonguê são geralmentes formadas por contratempos e síncopes com grande liberdade de improviso.

•Alfaias: Também chamada de bombos. São tambores graves, originalmente feito de barris de madeira. São responsaveis pelas características principais de cada toque ou baque. Muitas vezes dividem-se em grupos pelo seu tamanho ou afinação tendo cada grupo uma função rítmica diferente.

•Caixa de Guerra: Tambor agudo que possiu na pele um bordão produzido com um som rufado e característico. São as caixas de guerra, juntamente com os taróis, que dão a chamada para a entrada dos outros instrumentos.

•Tarol: Mais agudo que a Caixa de Guerra e com som mais rufado. Seguem basicamente a linhas das caixas porém com maior número de variações rítmicas.

•Ganzá: Também chamado de mineiro. Chocalho cilíndrico, responsável pelos registros mais agudos do conjunto. Um dos instrumentos mais versáteis da nossa cultura. Possui inúmeras possibilidades de sutis variações rítmicas.

Page 10: Maracatu

Organização do CortejoGeralmente, os cortejos são organizados da seguintes maneiras:

• Primeiramente, se apresenta o Porta-Estandarte, caminhando à frente do cortejo.

• Em seguida vem a dama do paço, a qual carrega a Calunga (de extrema importância religiosa no cortejo, considerada detentora do axé do Maracatu).

• Assim, as próximas personagens são as Catirinas, também chamadas de Damas de Frente ou Baianas Ricas.

• O cortejo é finalizado com a passagem do rei e da rainha.

Page 11: Maracatu

Curiosidades• Mário de Andrade, no capítulo Maracatu de seu livro Danças Dramáticas do Brasil II, indica diversas possibilidades de origem da palavra maracatu.Maracá= instrumento ameríndio de percussão; catu= bom, bonito em tupi; marã= guerra, confusão; marãcàtú, e depois maràcàtú valendo como guerra bonita.

Page 12: Maracatu

Fontes e créditos

• www.maracatu.org.br

• www.pt.wikipedia.org/wiki/Maracatu_Nação

• http://www.nacaofortaleza.com/bra/marace.htm

•http://www.recife.pe.gov.br/fccr/cadastro/generico_29.php

•http://www.encontro2012.nne.abrapso.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=640

•http://www.flickr.com/photos/koalaeu/2253490726/sizes/m/in/photostream/