máquinas e equipamentos da mineração

14
1 Máquinas e Equipamentos Apresentação Numa actividade mineira é imprescindível o uso de máquinas e equipamentos para os trabalhos de mineração, desde o arranque até a descarga, completando assim um conjunto de operações necessárias para o bom andamento dos trabalhos. Neste trabalho seram apresentados três equipamentos importantes utilizados nos trabalhos de mineração.

Upload: joanna-priscila

Post on 05-Jul-2015

4.019 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Máquinas e Equipamentos da Mineração

1 Máquinas e Equipamentos

Apresentação

Numa actividade mineira é imprescindível o uso de máquinas e equipamentos para os trabalhos de mineração, desde o arranque até a descarga, completando assim um conjunto de operações necessárias para o bom andamento dos trabalhos.

Neste trabalho seram apresentados três equipamentos importantes utilizados nos trabalhos de mineração.

Page 2: Máquinas e Equipamentos da Mineração

2 Máquinas e Equipamentos

Introdução

A escavação de rocha a céu aberto constitui, em muitos casos, um complemento da terraplagem. Com frequência, ao longo de um trecho de estrada em implantação, encontram-se maciços rochosos cuja remoção exigirá técnicas específicas, inteiramente distintas daquelas da terraplanagem convencional. As jazidas de rocha, ditas pedreiras, ou grandes jazidas de minérios exigem a aplicação de técnicas específicas à produção do rachão, que deverá passar pelos britadores para produzir pedra britada ou minério. A escavação de rocha pelos processos convencionais é feita através de perfurações do maciço a distâncias predeterminadas, da introdução de explosivos nos furos, da detonação deste explosivo e da remoção da rocha assim demolida.

Examinando-se a execução de quaisquer serviços de terraplanagem, pode-se distinguir quatro oparações básicas que ocorrem em sequência ou, às veses, com simultaneidade:

Escavação;Carga do material escavado;Transporte;Descarga e Espalhamento;

Estas operações podem ser feitas pela mesma máquina ou por equipamentos diversos. Exemplificando, um trator de esteiras, provido de lâmina, que executa sozinho todas as operações acima indicadas, sendo que as três primeiras com simultaniedade.

Um conjunto de trator com “scraper” executa as executa, também, sem auxílio de outro equipamento, sendo que as duas primeiras são simultânes e as últimas vêm em sequência.

Já as máquinas escavocarregadoras executam as duas operações iniciais em sequência, e as duas últimas são feitas com equipamentos diferentes.

Page 3: Máquinas e Equipamentos da Mineração

3 Máquinas e Equipamentos

1. Descrisão dos equipamentos1.1. Unidades Escavotransportadoras

As unidades escavotranportadoras são as que escavam, carregam e transportam materias de consistência média a distâncias médias.

São representadas por dois tipos básicos: “Sraper” rebocado e “Scraper” automotriz ou também “Motoscraper”. Dois quais iremos apenas falar do motoscraper sendo o nosso objecto de estudo.

1.1.2- “Motoscraper”

É um “Scraper” com um único eixo que se apoia sobre um rebocador de um ou dois eixos, através do pescoço.

A razão desta montagem reside no ganho de aderência que as rodas motrizes do trator passam a ter, em consequência do aumento do peso que incide sobre elas.

Além disso, assegura grande imdependência de movimentos que entre os dois componentes do scraper, permitindo a execução de curvas e manobras com facilidade. O raio de giro é de cerca de 11 m e o ângulo entre os eixos dos componentes pode atingir os 90°.

O seu acionamento é feito por intermédio de pistões hidráulicos que permitem os movimentos de abaixar e levantar o scraper e o giro do rebocador em relação a este.

Vantagem do “Motoscraper” convencional relativamente a um “sraper”.

O motoscraper convencional apresenta a vantagem de possuir uma distribuição de cargas, melhorando o seu desepenho quanto a aderência entre as rodas motrizes e o solo. Com maior concentração de cargas nas rodas motrizes diminui a derrapagem na opração de carregamento do scraper.

Outra vantagem é a maior facilidade de giro entre o rebocador e o scraper, o que permiite ângulos até 90°. Entetanto por possuir apenas dois eixos, apresenta menor balanceamento, podendo ocorrer, em curvas fechadas feitas em alta velocidade, o tombamento do scraper.

Convém assinalar que estes tipos de convencionais de motoscraper não dispensam de um trator de esteiras que os auxilie no momento de

Page 4: Máquinas e Equipamentos da Mineração

4 Máquinas e Equipamentos

carregamento - denominado “pusher” ou empurrador, pois caso contrário, o motoscraper não consegue autocarregar-se num tempo razoável e sofrerá o patinamento das rodas e até mesmo a paralização do motor por falta de torque suficiente, devido as grandes resistências opostas pelo corte da terra e atritos gerados entre as partes do equipamento. Para resolução desta deficiência, os fabricantes têm procurado criar outros tipos denominados “autocarregáveis”, que sob condições favoráveis podem dispensar o “pusher” durante o carregamento.

2. Unidades Escavocarregadoras

São as que escavam e carregam o material sobre o outro equipamento que o transporta até ao local da descarga, de modo que o ciclo completo da terraplagem, compreendendo as quatro operações básicas é executado por duas máuinas distintas.

As máqinas assim denominadas são representadas pelas carregadeiras e escavadeiras que, embora de construção bastante diversa, executam as mesmas operaçães de escavação e carga.

2.1. Escavadeiras

São máuinas de escavação bastante antigas que surgiram nos meados do século passado, ainda movidas a vapor, nos Estados Unidos.

A Escavadeira também chamda pá mecânica, é um equipamento que trabalha parado, isto é a sua extrutura portante se destina apenas a lhe permitir o deslocamento, sem contudo participar no ciclo de trabalho.

Assim ela poderá ser montada por:

Esteiras;

Pneumáticos;

Trilhos;

Podemos ainda definir duas partes bem definidas nas escavadeiras: Infra – Extrutura e Superextrutura.

Page 5: Máquinas e Equipamentos da Mineração

5 Máquinas e Equipamentos

A infraextrutura compõe-se de um chassis, apoiado sobre as esteiras, que suporta a superextrutura móvel em torno de um eixo vertical.

A superextrutura, ou plataforma da máqina, está soldada à roda de giro, de modo que, pela rotação do pinhão, haverá a rotação da coroa de giro e, consequentemente, de toda extrutura e ele ligada.

As escavadeiras podem ser empregadas em trabalhos bastante diversos, dependendo do tipo de lança utilizado, mecanismo que pode ser colocado ou retirado da escavadeira e destinado a efectuar certos tipos de escavação, Dos quais iremos destacar apenas a Lança com caçamba de Arrasto ou “Drag-Line”

2.2. Drag-Line

A lança drag-line ou draga de arrasto é constituida por uma extrutura leve, em treliça metálica, em cuja extremidade a uma roldana pela qual passa o cabo de elevação da caçamba, acionado pelo cabrestante.

A lança é sustentado pelo cabo, permitindo a variação do ângulo entre 25°e 40°.

Para melhorar o raio de alcanse há possibilidade de aumentar a extenção da lança, intercalando-se uma secção intermediária.

A escavação faz-se pelo arrastamento da caçamba, devidamente posicionada, formando um ângulo de ataque favorável entre os seus dentes e o terreno.

Page 6: Máquinas e Equipamentos da Mineração

6 Máquinas e Equipamentos

O arrasto da caçamba é conseguido através da ulilização do cabo de arrasto, acionado por um cabrestante.

Conclui-se que o drag-line se destina a escavar em níveis abaixo do terreno em que a máquina se apoia.

De modo geral este equipameto é aplicado no corte de materias pouco compactos ou moles, mesmo que possuam altos teores de humidade.

Convém ainda salientar que é o único equipamento convencional de terraplagem que executa a escavação dentro da água e o que possui o maior raio de alcanse.

Page 7: Máquinas e Equipamentos da Mineração

7 Máquinas e Equipamentos

Page 8: Máquinas e Equipamentos da Mineração

8 Máquinas e Equipamentos

2.3. Retroescavadeiras.

A sua caçamba é voltada para baixo, o que permite a esvação abaixo do nível em que a máquina se encontra, propiciando a abertura de valas em profundidade ou em corte de altura elevada, do que resulta grande versatilidade desses equipamentos.

Podemos encontrar diferentes tipos de retroescavadeiras tais como:

Sob esteiras;

Pneumáticos;

Sob trilhos;

Assim ,o ciclo das mesmas compreende:

Carga da caçamba;

Giro carregado;

Descarga;

Giro vazio;

Page 9: Máquinas e Equipamentos da Mineração

9 Máquinas e Equipamentos

As figuras abaixo, demostram as retroescavadeiras.

Page 10: Máquinas e Equipamentos da Mineração

10 Máquinas e Equipamentos

Conclusão

As máquinas e equipamentos usados nas operações de mineração, são bastantes importantes para o bom andamento dos trabalhos, e quanto mais eficientes forem, maior seram os ganhos. Sem a sua utilização, os trabalhos de mineração seriam estariam ainda hoje num patamar muito baixo do que está hoje. Hoje os investidores mineiros procuram encontrar equipamentos que venham a dar uma maior mobilidade nas frentes de trabalho. O que se apresentou neste trabalho foi apenas um minúsculo num universo de muitas máquinas e equipamentos.

Page 11: Máquinas e Equipamentos da Mineração

11 Máquinas e Equipamentos

Bibliografia

Manual Prático de Escavação: R. H. de Sousa; C. Guilherme – Editora PIN – 2007.