manutenção de bomba e bico injetor ctzdps

Upload: ismael-de-jesus-andrade

Post on 07-Jul-2018

232 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 Manutenção de bomba e bico injetor ctzdps

    1/1

    BOMBA INJETORA DPS- SAIDAS AXIAIS 

    ARTICULAÇÃODO GOVERNADOR

    CONEXÃODE RETORNO

    BRAÇODO REGULADOR

    EIXO DEACIONAMENTO

    GAIOLADOS CONTRAPESOS

    CONTRAPESOSPISTÕES

    BOMBEADORESSAPATA EROLETE

    MECANISMODE AVANÇO

    ROTOR DOCABEÇOTE

    VÁLVULA DEDOSAGEM OU

    DE PRESSURIZAÇÃOSAIDA DE

    ALTA PRESSÃOPISTÃO

    REGULADOR

    FILTRODE NYLON

    ENTRADA DOCOMBUSTÍVEL

    BOMBA DE TRANSFERÊNCIA

    VÁLVULADOSIFICADORA

    MOLA DERETORNODA PLACA

    PARAFUSO DEROTAÇÃOMÁXIMA

    ANEL DERESSALTOS

    PARAFUSO DEMARCHA LENTA

    MANCAL TRASEIRO

    SOLENÓIDE

    PLACAS DERESSALTOS

    ALAVANCA DECORTE MANUAL

    PLACA DEARTICULAÇÃO

    ALAVANCA DOACELERADOR

    MOLA DEMARCHA LENTA

    MANCALDIANTEIRO

    PARAFUSODE AJ USTE DADOSAGEM MÁXIMA

    MOLA DOREGULADOR

    FASE DE ALIMENTAÇÃO

    Após a entrada da bomba, o combustível tem sua pressãoaumentada pela bomba de transferência e controlada pela válvulareguladora. Esta pressão é chamada de PRESSÃO DE TRAN SFERÊN CIA . O combustíve l atinge então a válvuladosificadora e sua pressão é reduzida para a PRESSÃO

    DOSIFICADA, que varia de acordo com a posição da válvula.Através dos canais de admissão do rotor, o combustível chegaaos pistões bombeadores forçando-os para fora e admitindo ocombustível requerido.Nesta condicão o canal de distribuição está fechado.

    FASE DE INJEÇÃO

    Em seguida à admisão do combustível a ser bombeado, os canaisde admisão se fecham e o canal de distribuição do rotor coincidecom uma das saidas de alta pressão. Simultaneamente os pistõesbombeadores são comprimidos para dentro pelo contato doconjunto sapatas e roletes com o perfil interno do anel de ressaltos,produzindo a alta pressão de injeção.

    MECANISMO DE CONTROLE DO COMBUSTÍVELDuas placas de ressaltos, montadas uma de cada lado doanel de ressaltos, controlam o máximo afastamento dosroletes. Como mostrado, na condição de partida do motor odispositivo de débito máximo de partida desloca a placa dearticulação totalmente ao lado oposto ao do parafuso deajuste de óleo. Nesta posição o perfil das placas de ressaltospermitem maior afastamento dos roletes durante a fase deadmissão do combustível.Quando o motor parte em marcha lenta, o dispositivo dedébito máximo de partida desarma (veja descrição do dispositivode débito máximo de partida) e o combustível é reduzido para onível de marcha lenta pela ação do regulador sobre a válvuladosificadora. Quando aceleramos totalmente, a válvuladosificadora abre e o combustível máximo é disponivel.O combustível máximo de marcha é determinado pelaabertura das placas de ressaltos, cujo ajuste é feito pelaplaca de articulação através do parafuso de ajuste decombustível. Para motores turbinados, um limitador de fumaçapode ser montado em lugar do parafuso de ajuste. Umdiafragma opera o dispositivo e varia o combustível máximo,modificando os níveis conforme a pressão do turbo.

    DISPOSITIVO DE DÉBITO MÁXIMO DE PARTIDA

    Na rotação de partida, a válvula esta fechada e o canal Ccoberto, isolando a passagem do combustível. A mola mantémas placas de ressaltos na posição de débito máximo de partida.O combustível flui para o interior da válvula e retorna à carcaçaatravés dos orifícios A eB. A pressão intermediária criada entre

    os dois orifícios mais a pressão da mola mantêm a válvula fechada.Quando o motor parte, a pressão de transferência aumenta, vencea carga da mola e levanta a válvula.O orifício A fecha passagempara o retorno, a pressão intermediária é vencida e a válvula abretotalmente, permitindo que o combustível atue no pistão do débitomáximo de partida e supere a carga da mola. Com o deslocamentodo pistão as placas de ressaltos são levadas à posição dedosagem normal, através da placa de articulação.Nas rotações normais a pressão de transferência mantém a válvulade bloqueio aberta. Quando o motor para , a pressão diminui e aválvula fecha, armando automaticamente o débito máximo e oretardo de avanço para a próxima partida.

    MOTOR EM MARCHA

    PARA DISPOSITIVODE AVANÇO

    DISPOSITIVO DE AVANÇO AUTOMÁTICO

    Na rotação de partida do motor, a mola de retardo mantem o pistãode avanço totalmente retardado, conforme mostra a figura.Quando o motor parte, a válvula de bloqueio abre ( veja descriçãodo dispositivo de débito máximo de partida) admitindo combustívelpara o pistão de avanço e fazendo com que o mesmo supere a

    carga das molas montadas do lado oposto. O pistão do avanco deslocao anel de ressaltos,através do parafuso, no sentido contrário ao darotação da bomba e avança progessivamente a injeção, de acordo como aumento de rotaçnao do motor.

    DURANTE A PARTIDA PISTÃO DEDÉBITO MÁXIMO

    VÁLVULADE BLOQUEIO

    PARA DISPOSITIVODE AVANÇO

    PLACA DEARTICULAÇÃO

    PRESSÃO DE IN J EÇÃO

    PRESSÃO DE TRANSFERÊNCIA

    PRESSÃO DE ALIMENTAÇÃO

    PRESSÃO DOSIF ICADA

    PRESSÃO DA CARCAÇA

    PRESSÃO INTERMEDIÁRIA

    PISTÃODO AVANÇO

    MOLADE RETARDO

    PLACADA MOLA

    BUJÃODO AVANÇO

    MOLASDO AVANÇO

    PARAFUSO DEAVANÇO