manual unesp 2016

43

Upload: ricardo-bocci

Post on 18-Dec-2015

29 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Manual do Vestibulando 2016 da Unesp.

TRANSCRIPT

  • Ensino de Qualidade

    A Unesp ter grande satisfao em receb-lo (a) como aluno (a). Sabemos que prestar vestibular um grande desafi o no s para o (a) estudante, mas tambm para seus pais e familiares, que atuam muito neste perodo pr-vestibular para que a sonhada faculdade pblica seja uma realidade.

    Nossa Universidade, alm de pblica, com excelente qualidade e gratuita, tem caractersticas diferentes, pois est distribuda em todo Estado de So Paulo. Presente em 24 municpios, com 34 Unidades, somando 924.332.,76 metros quadrados de rea construda. So 49.082 alunos (as) matriculados (as), sendo 36.264 na graduao e 12.818 na ps-graduao (mestrado e doutorado). Temos ainda 299 alunos (as) matriculados (as) nos cursos de especializao.

    Oferecemos 130 cursos de graduao oferecidos nas reas de Biolgicas, Exatas e Humanidades e temos 129 programas de ps-graduao, que oferecem 101 doutorados e 119 mestrados acadmicos, alem de 13 mestrados profi ssionalizantes. Somos uma universidade reconhecida nacionalmente. No plano internacional, a Unesp a quarta universidade latino-americana e est classifi cada como a 102 melhor universidade do mundo com menos de 50 anos de idade.

    Estamos muito focados na manuteno do (a) aluno (a) dentro da instituio. Para isso, temos um Programa de Permanncia Estudantil. Trabalhamos muito dando condies para que o (a) aluno (a) carente no apenas entre na universidade, mas nela se mantenha durante todo o curso. Para isso, oferecemos bolsas por meio das diferentes pr-reitorias, como Graduao, Pesquisa e Extenso.

    Alm das bolsas oferecidas em parceria com rgos externos de fomento, como a Fapesp Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo e o CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfi co e Tecnolgico, h tambm a bolsa de mobilidade estudantil, que facilita a ida e manuteno do (a) estudante no exterior.

    Esperamos que voc tenha sucesso em nosso vestibular e possa aproveitar tudo o que a Unesp tem de melhor para oferecer, pois, com certeza, a vida universitria uma das melhores fases de nossa vida.

    Marilza Vieira Cunha RudgeVice-Reitora no Exerccio da Reitoria da Unesp, mdica especializada em Ginecologia

    e Obstetrcia e Professora Titular da Faculdade de Medicina, Cmpus de Botucatu

  • 3 Cidades, vagas e cursos de graduao deste vestibular

    CIDADES VAGAS CURSOS

    Araatuba 155 Medicina Veterinria e Odontologia.

    Araraquara 855Administrao Pblica, Cincias Econmicas, Cincias Sociais, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Qumica, Farmcia-Bioqumica, Letras, Odontologia, Pedagogia e Qumica.

    Assis 405 Cincias Biolgicas, Engenharia Biotecnolgica, Histria, Letras e Psicologia.

    Bauru 1.045Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Cincia da Computao, Cincias Biolgicas, Comunicao Social (Jornalismo, Radialismo e Relaes Pblicas), Design, Educao Fsica, Engenharia Civil, Engenharia Eltrica, Engenharia Mecnica, Fsica, Matemtica, Meteorologia, Pedagogia, Psicologia, Qumica e Sistemas de Informao.

    Botucatu 600Agronomia, Cincias Biolgicas, Cincias Biomdicas, Enfermagem, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal, Fsica Mdica, Medicina, Medicina Veterinria, Nutrio e Zootecnia.

    Dracena 40 Engenharia Agronmica.

    Franca 400 Direito, Histria, Relaes Internacionais e Servio Social.

    Guaratinguet 310 Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produo Mecnica, Engenharia Eltrica, Engenharia Mecnica, Fsica e Matemtica.

    Ilha Solteira 270 Agronomia, Cincias Biolgicas, Engenharia Civil, Engenharia Eltrica, Engenharia Mecnica, Fsica e Matemtica.

    Itapeva 80 Engenharia de Produo e Engenharia Industrial Madeireira.

    Jaboticabal 280 Administrao, Agronomia, Cincias Biolgicas, Medicina Veterinria e Zootecnia.

    Marlia 475 Arquivologia, Biblioteconomia, Cincias Sociais, Filosofi a, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Relaes Internacionais e Terapia Ocupacional.

    Ourinhos 90 Geografi a.

    Presidente Prudente

    640Arquitetura e Urbanismo, Cincia da Computao, Educao Fsica, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartogrfi ca, Estatstica, Fsica, Fisioterapia, Geografi a, Matemtica, Pedagogia e Qumica.

    Registro 40 Engenharia de Pesca.

    Rio Claro 490 Cincias Biolgicas, Cincias da Computao, Ecologia, Educao Fsica, Engenharia Ambiental, Fsica, Geografi a, Geologia, Matemtica e Pedagogia.

    Rosana 80 Engenharia de Energia e Turismo.

    So Joo da Boa Vista

    40 Engenharia de Telecomunicaes.

    So Jos do Rio Preto

    460 Cincia da Computao, Cincias Biolgicas, Engenharia de Alimentos, Fsica, Letras, Letras (Tradutor), Matemtica, Pedagogia e Qumica.

    So Jos dos Campos

    120 Engenharia Ambiental e Odontologia.

    So Paulo 185 Artes Cnicas, Arte-Teatro, Artes Visuais, Educao Musical e Msica (Canto, Composio ou Regncia e Instrumento).

    So Vicente 80 Cincias Biolgicas.

    Tup 120 Administrao e Engenharia de Biossistemas.

    TOTAL 7.260

  • 4Calendrio

    2014 INSCRIES E PROVAS

    SOLICITAO DE REDUO DE TAXA (LEI ESTADUAL N 12.782/07) 01 a 08.09 Exclusivamente pela internet (www.

    vunesp.com.br).SOLICITAO DE ISENO DE TAXA (CANDIDATOS SOCIOECONOMICAMENTE CARENTES) 01 a 08.09 Exclusivamente pela internet (www.

    vunesp.com.br).INSCRIES PARA ALUNOS DA REDE PBLICA ESTADUAL DE SO PAULO (SECRETARIA DA EDUCAO E CENTRO PAULA SOUZA) 15.09 a 10.10 - Exclusivamente pela internet.INSCRIES SEM SUBSDIO DE TAXA 15.09 a 10.10 - Exclusivamente pela internet.PROVA DA 1 FASE A partir de 24.10 Divulgao dos locais de exame. 16.11 - Prova de Conhecimentos Gerais. 03.12 - Divulgao do resultado e da lista de

    convocados para a segunda fase.PROVAS DE HABILIDADES 03.12 - Divulgao dos locais de exame. 07 a 13.12 - Provas (Cursos do Instituto de Artes de

    So Paulo). 07.12 - Provas (Cursos da Faculdade de Arquitetura,

    Artes e Comunicao de Bauru).PROVAS DA 2 FASE 03.12 - Divulgao dos locais de exame. 14.12 - Prova de Conhecimentos Especfi cos (Cincias

    Humanas, Cincias da Natureza e Matemtica). 15.12 - Prova de Conhecimentos Especfi cos

    (Linguagens e Cdigos) e Redao.

    2015 RESULTADOS, CONVOCAES E MATRCULAS

    RESULTADOS 28.01 (quarta-feira) Divulgao da lista geral de

    classifi cao.CONFIRMAO DE INTERESSE POR VAGAS 03 e 04.02 (tera e quarta-feira) Exclusivamente pela

    internet no site www.vunesp.com.br. Para todos os candidatos que obtiveram classifi cao na 2 fase.

    ATENO: As chamadas sero processadas exclusivamente com os candidatos que confi rmaram o interesse pelas vagas.PRIMEIRA CHAMADA 06.02 (sexta-feira) Divulgao da 1 lista de

    convocados. 11 e 12.02 (quarta e quinta-feira) Matrcula.SEGUNDA CHAMADA 14.02 (sbado) Divulgao da 2 lista de convocados. 19 e 20.02 (quinta e sexta-feira) Matrcula.TERCEIRA CHAMADA 23.02 (segunda-feira) Divulgao da 3 lista de

    convocados. 26 e 27.02 (quinta e sexta-feira) Matrcula.CONFIRMAO OBRIGATRIA DE MATRCULA 16 e 17.03 (segunda e tera-feira) Para todos os alunos

    matriculados.

  • 5Vagas

    O Vestibular ser realizado por dois sistemas de inscrio: Sistema Universal (SU) e o Sistema de Reserva de Vagas para Educao Bsica Pblica (SRVEBP).

    1. Sistema Universal (SU): sero oferecidas 5.397 vagas.Todos os candidatos que se inscreverem estaro concorrendo pelo Sistema Universal, independentemente de atenderem as condies de inscrio no Sistema de Reservas de Vagas para Educao Bsica Pblica.

    2. Sistema de Reserva de Vagas para Educao Bsica Pblica (SRVEBP): sero oferecidas 1.863 vagas.Em cada curso de Graduao sero destinadas, no mnimo, 25% das vagas oferecidas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Mdio em escolas pblicas ou a Educao de Jovens e Adultos em escolas pblicas.Das vagas destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas para Educao Bsica Pblica, 659 vagas (35%) sero destinadas aos candidatos que se autodeclararem Pretos, Pardos ou Indgenas, denominado Sistema de Reservas de Vagas para Educao Bsica Pblica mais autodeclarados Pretos, Pardos ou Indgenas (SRVEBP+PPI).Na inexistncia de candidatos autodeclarados Pretos, Pardos ou Indgenas classifi cados, as vagas por eles no ocupadas sero preenchidas, inicialmente, por candidatos que tenham cursado o Ensino Mdio integralmente em Escolas Pblicas. As vagas no preenchidas pelo Sistema de Reservas de Vagas para Educao Bsica Pblica, por inexistncia de classifi cados sero destinadas aos demais candidatos, ainda no convocados, do Sistema Universal, obedecendo-se ordem decrescente da nota fi nal.

    Sistema A quem se destina Forma de comprovao no ato da matrcula

    SUSistema Universal

    A todos os candidatos que se inscreverem, independentemente de atenderem as condies de inscrio no Sistema de Reservas de Vagas para Educao Bsica Pblica.

    -

    SRVEBPSistema de Reserva de Vagas para Educao Bsica Pblica

    A todos os candidatos que declararem ter cursado integralmente o Ensino Mdio em escolas pblicas (1) ou a Educao de Jovens e Adultos em escolas pblicas.

    Histrico Escolar completo do curso de Ensino Mdio ou equivalente constando ter cursado todo o ensino mdio em escolas pblicas (1).

    SRVEBP + PPISistema de Reserva de Va-gas para Educao Bsica Pblica mais autodeclara-dos Pretos, Pardos ou Ind-genas

    Preto

    Pardo

    A todos os candidatos que declararem ter cursado integralmente o Ensino Mdio em escolas pblicas (1) ou a Educao de Jovens e Adultos em escolas pblicas e se autodeclararem Pretos ou Pardos.

    Indgena

    A todos os candidatos que declararem ter cursado integralmente o Ensino Mdio em escolas pblicas (1) ou a Educao de Jovens e Adultos em escolas pblicas e se autodeclararem Indgenas.

    Histrico Escolar completo do curso de Ensino Mdio ou equivalente constando ter cursado todo o ensino mdio em escolas pblicas (1) e certido de registro administrativo expedida pela FUNAI.

    (1) - Considera-se escola pblica a instituio de ensino criada ou incorporada, mantida e administrada pelo Poder Pblico, nos termos do inciso I, do art. 19, da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. A gratuidade do ensino no indica, necessariamente, que a escola seja pblica. Escolas vinculadas a fundaes, cooperativas, Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC) etc., embora gratuitas, so consideradas particulares em funo de sua dependncia administrativa junto ao setor privado.

    ProTalentos UnespA Unesp desenvolver, a partir do ano letivo de 2015, o PROGRAMA DE CAPTAO DE TALENTOS DA EDUCAO BSICA PBLICA PROTALENTOS UNESP, que visa estimular jovens, que cursaram todo o ensino mdio em escolas pblicas e com alto desempenho acadmico, a se inscreverem no Vestibular da Unesp pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educao Bsica Pblica e, se aprovados, realizarem suas matrculas. Por meio desse Programa, a Unesp garantir, em cada curso, uma bolsa de iniciao pesquisa ao melhor classifi cado no sistema de inscrio entre as cinco melhores notas, alm de apoio especial para realizao de estgio de intercmbio no exterior.

  • 6Tabelas de cursos e distribuio das vagas por sistema

    rea de Cincias BiolgicasCURSO CIDADE SU SRVEBP SRVEBP + PPI TOTALAgronomia - integral Botucatu 60 13 7 80Agronomia - integral Ilha Solteira 30 6 4 40Agronomia - integral Jaboticabal 75 16 9 100Cincias Biolgicas - Bacharelado e Licenciatura - integral Assis 30 6 4 40Cincias Biolgicas Bacharelado e Licenciatura - integral Bauru 30 6 4 40Cincias Biolgicas - Licenciatura - noturno Bauru 30 6 4 40Cincias Biolgicas - Bacharelado e Licenciatura - integral Botucatu 30 6 4 40Cincias Biolgicas - Licenciatura - noturno Botucatu 30 6 4 40Cincias Biolgicas Bacharelado e Licenciatura - noturno Ilha Solteira 37 9 4 50Cincias Biolgicas - Bacharelado e Licenciatura - noturno Jaboticabal 30 6 4 40Cincias Biolgicas - Bacharelado e Licenciatura - integral Rio Claro 30 6 4 40Cincias Biolgicas - Bacharelado e Licenciatura - noturno Rio Claro 18 5 2 25Cincias Biolgicas - Bacharelado e Licenciatura - integral So Jos do Rio Preto 37 9 4 50Cincias Biolgicas - Bacharelado: Gerenciamento Costeiro ou Biologia Marinha - integral So Vicente 30 6 4 40

    Cincias Biolgicas - Licenciatura - noturno So Vicente 30 6 4 40Cincias Biomdicas integral Botucatu 30 6 4 40Ecologia - integral Rio Claro 22 5 3 30Educao Fsica Bacharelado e Licenciatura - integral Bauru 30 6 4 40Educao Fsica Bacharelado e Licenciatura - noturno Bauru 30 6 4 40Educao Fsica Bacharelado e Licenciatura - diurno Presidente Prudente 33 8 4 45Educao Fsica Bacharelado e Licenciatura vespertino/noturno Presidente Prudente 33 8 4 45Educao Fsica - Bacharelado e Licenciatura - integral Rio Claro 45 10 5 60Enfermagem - integral Botucatu 22 5 3 30Engenharia Agronmica integral Dracena 30 6 4 40Engenharia de Pesca integral Registro 30 6 4 40Engenharia Florestal - integral Botucatu 30 6 4 40Farmcia-Bioqumica - integral Araraquara 52 12 6 70Farmcia-Bioqumica - noturno Araraquara 22 5 3 30Fisioterapia - integral Marlia 30 6 4 40Fisioterapia - integral Presidente Prudente 33 8 4 45Fonoaudiologia - integral Marlia 26 6 3 35Medicina - integral Botucatu 67 15 8 90Medicina Veterinria - integral Araatuba 33 8 4 45Medicina Veterinria - integral Botucatu 45 10 5 60Medicina Veterinria - integral Jaboticabal 37 9 4 50Nutrio - noturno Botucatu 22 5 3 30Odontologia - integral Araatuba 60 13 7 80Odontologia - noturno Araatuba 22 5 3 30Odontologia - integral Araraquara 56 12 7 75Odontologia - integral So Jos dos Campos 37 9 4 50Odontologia - noturno So Jos dos Campos 22 5 3 30Terapia Ocupacional - integral Marlia 30 6 4 40Zootecnia - integral Botucatu 45 10 5 60Zootecnia - integral Jaboticabal 37 9 4 50

  • 7rea de Cincias ExatasCURSO CIDADE SU SRVEBP SRVEBP + PPI TOTALCincia da Computao - Bacharelado - integral Bauru 22 5 3 30Cincia da Computao - Bacharelado vespertino/noturno Presidente Prudente 26 6 3 35Cincia da Computao - Bacharelado - integral So Jos do Rio Preto 26 6 3 35Cincias da Computao - Bacharelado - integral Rio Claro 22 5 3 30Cincias da Computao - Bacharelado - noturno Rio Claro 22 5 3 30Engenharia Ambiental - integral Presidente Prudente 26 6 3 35Engenharia Ambiental - integral Rio Claro 22 5 3 30Engenharia Ambiental - integral So Jos dos Campos 30 6 4 40Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia integral Araraquara 30 6 4 40Engenharia Biotecnolgica - integral Assis 33 8 4 45Engenharia Cartogrfi ca - integral Presidente Prudente 30 6 4 40Engenharia Civil - integral Bauru 45 10 5 60Engenharia Civil - integral Guaratinguet 30 6 4 40Engenharia Civil - integral Ilha Solteira 30 6 4 40Engenharia de Alimentos - integral So Jos do Rio Preto 22 5 3 30Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - integral Botucatu 37 9 4 50Engenharia de Biossistemas integral Tup 30 6 4 40Engenharia de Energia integral Rosana 30 6 4 40Engenharia de Materiais - integral Guaratinguet 30 6 4 40Engenharia de Produo noturno Itapeva 30 6 4 40Engenharia de Produo Mecnica - integral Guaratinguet 22 5 3 30Engenharia Eltrica - integral Bauru 45 10 5 60Engenharia Eltrica - integral Guaratinguet 30 6 4 40Engenharia Eltrica - integral Ilha Solteira 30 6 4 40Engenharia Industrial Madeireira - integral Itapeva 30 6 4 40Engenharia Mecnica - integral Bauru 45 10 5 60Engenharia Mecnica - integral Guaratinguet 45 10 5 60Engenharia Mecnica - noturno Guaratinguet 22 5 3 30Engenharia Mecnica - integral Ilha Solteira 30 6 4 40Engenharia Qumica integral Araraquara 30 6 4 40Engenharia de Telecomunicaes integral So Joo da Boa Vista 30 6 4 40Estatstica - diurno Presidente Prudente 22 5 3 30Fsica Bacharelado em Fsica dos Materiais vespertino/noturno e Licenciatura em Fsica - noturno Bauru 45 10 5 60

    Fsica - Bacharelado e Licenciatura - noturno Guaratinguet 30 6 4 40Fsica - Licenciatura - noturno Ilha Solteira 22 5 3 30Fsica - Licenciatura - noturno Presidente Prudente 22 5 3 30Fsica - Bacharelado e Licenciatura - integral Rio Claro 30 6 4 40Fsica Bacharelado Fsica Biolgica e Licenciatura em Fsica - integral So Jos do Rio Preto 37 9 4 50Fsica Mdica - integral Botucatu 30 6 4 40Geologia - integral Rio Claro 26 6 3 35Matemtica - Licenciatura - noturno Bauru 30 6 4 40Matemtica - Licenciatura - noturno Guaratinguet 22 5 3 30Matemtica - Licenciatura - noturno Ilha Solteira 22 5 3 30Matemtica - Licenciatura - matutino Presidente Prudente 30 6 4 40Matemtica - Licenciatura - noturno Presidente Prudente 37 9 4 50Matemtica - Bacharelado e Licenciatura - integral Rio Claro 33 8 4 45Matemtica - Bacharelado e Licenciatura - diurno So Jos do Rio Preto 41 9 5 55

    Continua...

  • 8Continuao...

    CURSO CIDADE SU SRVEBP SRVEBP + PPI TOTALMatemtica Licenciatura - noturno So Jos do Rio Preto 33 8 4 45Meteorologia Bacharelado integral Bauru 30 6 4 40Qumica - Bacharelado em Qumica e em Qumica Tecnolgica - integral Araraquara 37 9 4 50Qumica - Licenciatura - noturno Araraquara 22 5 3 30Qumica - Bacharelado em Qumica Ambiental Tecnolgica noturno e Licenciatura em Qumica - noturno Bauru 30 6 4 40

    Qumica Licenciatura - noturno Presidente Prudente 30 6 4 40Qumica Bacharelado em Qumica Ambiental e Licenciatura em Qumica - integral So Jos do Rio Preto 37 9 4 50

    Sistemas de Informao - Bacharelado - noturno Bauru 30 6 4 40

    rea de HumanidadesVer informaes sobre as escolas e cursos deste vestibular.CURSO CIDADE SU SRVEBP SRVEBP + PPI TOTALAdministrao Bacharelado diurno Tup 30 6 4 40Administrao Bacharelado noturno Tup 30 6 4 40Administrao Pblica - Bacharelado - diurno Araraquara 37 9 4 50Administrao Pblica - Bacharelado - noturno Araraquara 37 9 4 50Administrao Bacharelado noturno Jaboticabal 30 6 4 40

    Arquitetura e Urbanismo 1 - integral Bauru 33 8 4 45Arquitetura e Urbanismo - integral Presidente Prudente 30 6 4 40Arquivologia - diurno Marlia 22 5 3 30

    Artes Cnicas 1 Bacharelado diurno So Paulo 22 5 3 30Arte-Teatro 1 - Licenciatura - noturno So Paulo 22 5 3 30Artes Visuais 1 Bacharelado e Licenciatura vespertino/noturno Bauru 30 6 4 40Artes Visuais 1 - Bacharelado e Licenciatura - diurno So Paulo 30 6 4 40Biblioteconomia - diurno Marlia 26 6 3 35Cincias Econmicas - Bacharelado - diurno Araraquara 37 9 4 50Cincias Econmicas - Bacharelado - noturno Araraquara 37 9 4 50Cincias Sociais - Bacharelado e Licenciatura - diurno Araraquara 37 9 4 50Cincias Sociais - Bacharelado e Licenciatura - noturno Araraquara 37 9 4 50Cincias Sociais - Bacharelado e Licenciatura - matutino Marlia 37 9 4 50Cincias Sociais - Bacharelado e Licenciatura - noturno Marlia 37 9 4 50Comunicao Social - Jornalismo - diurno Bauru 30 6 4 40Comunicao Social Jornalismo - noturno Bauru 37 9 4 50Comunicao Social - Radialismo - diurno Bauru 22 5 3 30Comunicao Social - Relaes Pblicas - noturno Bauru 37 9 4 50

    Design (Design Grfi co) 1 - diurno Bauru 22 5 3 30

    Design (Design Grfi co ou Design de Produto)1 - noturno Bauru 45 10 5 60Direito - matutino Franca 37 9 4 50Direito - noturno Franca 45 10 5 60

    Educao Musical 1 - Licenciatura - diurno So Paulo 15 3 2 20Filosofi a - Bacharelado e Licenciatura - noturno Marlia 26 6 3 35Geografi a Bacharelado e Licenciatura - diurno Ourinhos 33 8 4 45Geografi a Bacharelado e Licenciatura - noturno Ourinhos 33 8 4 45Geografi a - Bacharelado e Licenciatura - matutino Presidente Prudente 30 6 4 40Geografi a - Bacharelado e Licenciatura - noturno Presidente Prudente 33 8 4 45

    Continua...

  • 9Continuao...

    CURSO CIDADE SU SRVEBP SRVEBP + PPI TOTALGeografi a - Bacharelado e Licenciatura - integral Rio Claro 30 6 4 40Geografi a - Licenciatura - noturno Rio Claro 30 6 4 40Histria - Licenciatura - matutino Assis 33 8 4 45Histria - Licenciatura - noturno Assis 33 8 4 45Histria - Bacharelado e Licenciatura matutino Franca 37 9 4 50Histria - Bacharelado e Licenciatura - noturno Franca 37 9 4 50Letras - Bacharelado e Licenciatura - diurno Araraquara 45 10 5 60Letras - Bacharelado e Licenciatura - noturno Araraquara 45 10 5 60Letras - Licenciatura - matutino Assis 52 12 6 70Letras - Licenciatura - noturno Assis 52 12 6 70Letras - Licenciatura - diurno So Jos do Rio Preto 25 6 3 34Letras - Licenciatura - noturno So Jos do Rio Preto 29 7 3 39Letras - Tradutor - Bacharelado - integral So Jos do Rio Preto 24 5 3 32

    Msica 1 - Bacharelado - Habilitao em Canto - diurno So Paulo 3 2 - 5

    Msica 1 - Bacharelado - Habilitaes em Composio ou Regncia - diurno

    So Paulo 15 3 2 20

    Msica 1 Bacharelado - Habilitao em Instrumento: Cordas (Contra-baixo Acstico, Viola, Violino, Violoncelo) - diurno

    So Paulo 9 2 1 12

    Msica 1 - Bacharelado - Habilitao em Instrumento: Percusso - diurno So Paulo 3 1 - 4

    Msica 1 - Bacharelado Habilitao em Instrumento: Sopros (Clarineta) - diurno

    So Paulo 2 1 - 3

    Msica 1 - Bacharelado Habilitao em Instrumento: Sopros (Flauta) - diurno

    So Paulo 2 1 - 3

    Msica 1 - Bacharelado Habilitao em Instrumento: Sopros (Instru-mento Antigo Flauta Doce) - diurno

    So Paulo 2 1 - 3

    Msica 1 - Bacharelado Habilitao em Instrumento: Sopros (Obo) - diurno

    So Paulo 1 1 - 2

    Msica 1 - Bacharelado - Habilitao em Instrumento: Teclados - diurno So Paulo 6 2 1 9

    Msica 1 - Bacharelado - Habilitao em Instrumento: Violo - diurno So Paulo 3 1 - 4Pedagogia - Licenciatura - diurno Araraquara 37 9 4 50Pedagogia - Licenciatura - noturno Araraquara 37 9 4 50Pedagogia - Licenciatura - noturno Bauru 30 6 4 40Pedagogia - Licenciatura - matutino Marlia 30 6 4 40Pedagogia - Licenciatura - noturno Marlia 60 13 7 80Pedagogia - Licenciatura - vespertino Presidente Prudente 26 6 3 35Pedagogia - Licenciatura - noturno Presidente Prudente 33 8 4 45Pedagogia - Licenciatura noturno Rio Claro 33 8 4 45Pedagogia - Licenciatura - noturno So Jos do Rio Preto 30 6 4 40Psicologia - matutino/vespertino Assis 33 8 4 45Psicologia - vespertino/noturno Assis 33 8 4 45Psicologia - integral Bauru 26 6 3 35Psicologia - noturno Bauru 26 6 3 35Relaes Internacionais - vespertino Franca 37 9 4 50Relaes Internacionais - noturno Franca 37 9 4 50Relaes Internacionais - noturno Marlia 30 6 4 40Servio Social matutino Franca 30 6 4 40Servio Social - noturno Franca 37 9 4 50Turismo - diurno Rosana 30 6 4 40

    1 - Este curso exige prova de habilidades. As provas sero realizadas na cidade onde o curso oferecido, exceto para os cursos oferecidos pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicao de Bauru, quando o candidato poder fazer a opo, no ato da inscrio, pelas cidades de Bauru ou de So Paulo.

  • 10

    Inscrio

    Perodo e horrioAs inscries para o Vestibular sero realizadas exclusivamente pela internet, das 10h de 15 de setembro s 16h de 10 de outubro de 2014 (horrios de Braslia), no endereo www.vunesp.com.br, com o preenchimento e envio da fi cha de inscrio e o pagamento da taxa de R$ 140,00 por meio de boleto, em qualquer agncia bancria ou pela prpria internet.

    Modalidades de inscrio com subsdio de taxa:1. COM ISENO TOTAL DO VALOR DA TAXA DE INSCRIOPreenchimento da fi cha exclusivamente pela internet, no perodo de 01 a 08 de setembro de 2014 (Ver normas em www.vunesp.com.br).

    2. COM REDUO DE 50% DO VALOR DA TAXA DE INSCRIO (LEI ESTADUAL N 12.782/07)Exclusivamente pela internet, no perodo de 01 a 08 de setembro de 2014 (ver normas em www.vunesp.com.br).

    3. COM REDUO DE 75% DO VALOR DA TAXA DE INSCRIOExclusivamente para alunos de ltimo ano da rede estadual de Ensino Mdio e do Centro Paula Souza ou da Educao de Jovens e Adultos (EJA) de So Paulo, no perodo das 10h de 15 de setembro s 16h de 10 de outubro de 2014 (Consulte a secretaria da sua escola).

    4. COM REDUO DE 50% DO VALOR DA TAXA DE INSCRIO PARA CANDIDATO QUE SE AUTODECLARAR TREINEIROO candidato que objetiva adquirir experincia, sem inteno de matrcula, dever selecionar a opo de treineiro na relao de cursos disponveis e declarar a rea de interesse na fi cha de inscrio. expressamente proibido ao candidato efetivar mais de uma inscrio ao Vestibular, sob pena de anulao de todas que fi zer.No haver devoluo da taxa de inscrio.Os candidatos que no dispuserem de internet podero utilizar os seguintes locais pblicos de acesso:

    Infocentros do Programa Acessa So Paulo: Consulte o catlogo de postos em www.acessasaopaulo.sp.gov.br.

    Cmpus da Unesp, dias teis, das 9 s 18h: Araatuba

    Faculdade de OdontologiaRua Jos Bonifcio, 1193

    AraraquaraFaculdade de OdontologiaRua Humait, 1680

    AssisFaculdade de Cincias e LetrasAv. Dom Antonio, 2100

    BauruFaculdade de EngenhariaAv. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01

    BotucatuInstituto de BiocinciasDistrito de Rubio Jnior, s/n

    DracenaRodovia Comandante Joo Ribeiro de Barros (SP 294), km 651

    FrancaFaculdade de Cincias Humanas e SociaisAv. Eufrsio Monteiro Petrglio, 900

    GuaratinguetFaculdade de EngenhariaAv. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333

    Ilha SolteiraFaculdade de EngenhariaAv. Brasil, 56

    ItapevaRua Geraldo Alckmin, 519

    JaboticabalFaculdade de Cincias Agrrias e Veterinrias Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n

    MarliaFaculdade de Filosofi a e CinciasAv. Hygino Muzzi Filho, 737

  • 11

    OurinhosAv. Vitalina Marcusso, 1500

    Presidente PrudenteFaculdade de Cincias e TecnologiaRua Roberto Simonsen, 305

    RegistroRua Nelson Brihi Badur, 430

    Rio ClaroInstituto de Geocincias e Cincias ExatasRua 24-A, 1515

    RosanaAv. dos Barrageiros, s/n, Distrito Primavera

    So Joo da Boa VistaAvenida Dr. Octvio Bastos, 2.439 (Campus II da Unifeob)

    So Jos do Rio PretoInstituto de Biocincias, Letras e Cincias ExatasRua Cristvo Colombo, 2265

    So Jos dos CamposFaculdade de Odontologia Av. Eng. Francisco Jos Longo, 777

    So VicenteCmpus do Litoral PaulistaPraa Infante Dom Henrique, s/n

    SorocabaAv. Trs de Maro, 511

    TupAv. Domingos da Costa Lopes, 780

    Inscrio para Candidato com Defi cinciaCandidato que necessite de condies especiais para realizao das provas dever, alm de se inscrever pela internet e declarar a sua necessidade na fi cha de inscrio, enviar pelo correio, em um nico envelope postado at 10 de outubro de 2014, laudo emitido por mdico identifi cado pelo nome e o seu nmero de registro profi ssional, que descreva com preciso a natureza, o tipo e o grau da defi cincia, bem como as condies necessrias para a realizao das provas.Havendo necessidade de provas em tamanho ampliado, o candidato dever indicar o grau de ampliao.O atendimento fi car sujeito razoabilidade do pedido e anlise de viabilidade operacional.

    Escrever no envelope:Vestibular Unesp 2015Provas EspeciaisRua Dona Germaine Burchard, 515gua Branca05002-062 - So Paulo, SP

    A ausncia dessas informaes implica aceitao pelo candidato de realizar as provas em condies idnticas s dos demais candidatos. Preenchimento da fi cha de inscrioO preenchimento da fi cha de inscrio de responsabilidade exclusiva do candidato, que dever: Indicar a opo de curso; Indicar a cidade onde deseja realizar as provas; Indicar se cursou todo o Ensino Mdio em Escola Pblica

    e se atende as exigncias do Sistema de Reservas de Vagas para Educao Bsica Pblica - SRVEBP;

    Autodeclarar a sua cor ou raa (Preto ou Pardo ou Indgena);

    Fornecer seus dados pessoais; Fornecer endereo para correspondncia; Responder o questionrio socioeconmico.

    Nome do candidatoDigitar o nome completo. Se o espao no for sufi ciente, abreviar uma palavra de meio, sem usar ponto.

    Documento de identidadePreencher com o nmero da identidade.Se a identifi cao foi expedida pelas Foras Armadas, substituir a sigla do Estado pelos cdigos EX (Exrcito), AE (Aeronutica) ou MM (Marinha). Se estrangeiro no naturalizado, indicar o nmero do passaporte e preencher TT no campo correspondente sigla do Estado.

    CPF (Cadastro de Pessoas Fsicas)O candidato dever indicar o seu prprio nmero. Aquele que ainda no o possui dever consultar o site www.receita.fazenda.gov.br onde constam informaes de como obt-lo.

    Data de nascimentoPreencher com o dia, o ms e o ano de nascimento.

    EndereoO endereo deve ser completo, incluindo-se o nmero da casa e o CEP.

    TelefonePreencher o DDD e o nmero do telefone da residncia ou um nmero para recados. O campo referente ao telefone celular no obrigatrio.

    CursoSelecionar a opo de curso.

  • 12

    O candidato que objetiva adquirir experincia, sem inteno de matrcula, dever selecionar a opo de treineiro na relao de cursos disponveis e declarar a rea de interesse na fi cha de inscrio, conforme correspondncia a seguir:

    Medicina e demais reas da Sade: Cincias Biomdicas, Educao Fsica, Enfermagem, Farmcia-Bioqumica, Fsica Mdica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrio, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

    Engenharias: Agronmica, Ambiental, Biotecnolgica, Cartogrfi ca, Civil, de Alimentos, de Bioprocessos e Biotecnologia, de Biossistemas, de Controle e Automao, de Energia, de Materiais, de Pesca, de Produo, de Produo Mecnica, de Telecomunicaes, Eltrica, Florestal, Industrial Madeireira, Mecnica e Qumica.

    Direito e Relaes Internacionais: Direito e Relaes Internacionais.

    Licenciaturas e Bacharelados em Cincias Humanas: Administrao, Administrao Pblica, Arquivologia, Biblioteconomia, Cincias Econmicas, Cincias Sociais, Design, Educao Musical, Filosofi a, Geografi a, Histria, Letras, Letras Tradutor, Msica, Pedagogia, Servio Social e Turismo.

    Licenciaturas e Bacharelados em Cincias Exatas e Biolgicas: Cincia da Computao, Cincias Biolgicas, Educao Fsica, Estatstica, Fsica, Matemtica, Meteorologia, Qumica e Sistemas de Informao.

    Arquitetura, Artes e Comunicao: Arquitetura e Urbanismo, Arte-Teatro, Artes Cnicas, Artes Visuais, Comunicao Social (Jornalismo, Radialismo e Relaes Pblicas).

    Cincias Agrrias e Veterinrias: Agronomia, Ecologia, Geologia, Medicina Veterinria e Zootecnia.

    Local de formao do ensino mdio e autodeclarao de cor ou raa O candidato que declarar, no ato da inscrio, ter cursado

    integralmente o Ensino Mdio em Escolas Pblicas dever manifestar, na mesma ocasio, interesse pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educao Bsica Pblica (SRVEBP) e indicar o nome da(s) escola(s) que cursou cada srie do Ensino Mdio.

    O candidato, inscrito no Sistema de Reserva de Vagas para Educao Bsica Pblica, que se autodeclarar Preto, Pardo ou Indgena estar automaticamente inscrito no Sistema de Reserva de Vagas para Educao Bsica Pblica mais autodeclarados Pretos, Pardos e Indgenas (SRVEBP+PPI).

    Ateno: As informaes prestadas na fi cha de inscrio sero de inteira responsabilidade do candidato, e as condies a seguir devero ser comprovadas no ato da matrcula sob pena da perda da vaga:

    a) Ter cursado integramente o ensino mdio em escolas pblicas: A comprovao se dar por meio do histrico escolar completo do Ensino Mdio ou equivalente.

    b) Autodeclarados Indgenas: Alm da comprovao de ter cursado todo o ensino mdio em escolas pblicas,

    apresentar a certido do registro administrativo expedida pela FUNAI. O nmero do documento dever ser indicado no momento da inscrio.

    Cidades de aplicao das provas comunsAs provas do Vestibular sero aplicadas nas seguintes cidades:

    No Estado de So Paulo: Americana, Araatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Campinas, Dracena, Franca, Guaratinguet, Guarulhos, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Jundia, Marlia, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeiro Preto, Rio Claro, Rosana, Santo Andr, So Joo da Boa Vista, So Jos do Rio Preto, So Jos dos Campos, So Paulo, So Vicente, Sorocaba e Tup.

    Em outros Estados e no Distrito Federal: Braslia DF, Campo Grande - MS e Uberlndia MG.

    Cidades de aplicao das provas de HabilidadesO candidato que fi zer opo pelos cursos do Instituto de Artes de So Paulo dever realizar as provas na cidade de So Paulo. Para os cursos da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicao de Bauru o candidato poder fazer a opo, no ato da inscrio, pelas cidades de Bauru e So Paulo.

    ENEM 2014Para que seja utilizada a nota da parte objetiva da prova do Enem na nota da Prova de Conhecimentos Gerais da Unesp, indicar na fi cha de inscrio se realizou o exame. Ver regras no Artigo 12, 5, Resoluo Unesp 68/2014.A consulta para obteno das notas do ENEM na base de dados do INEP/MEC ser realizada exclusivamente pelo nmero do CPF (Cadastro de Pessoa Fsica) indicado no ato da inscrio. Na hiptese de o nmero do CPF cadastrado no ato da inscrio no ser localizado na base de dados do INEP/MEC, a nota do Enem no ser considerada.Ateno: Caso o INEP/MEC no disponibilize o percentual de acertos das provas objetivas do ENEM 2014 at 19 de janeiro de 2015, sero consideradas apenas as notas obtidas pelo candidato nas provas do Vestibular.

    Efetivao da inscrioA inscrio para o Vestibular somente ser efetivada aps o candidato: Preencher a fi cha de inscrio pela internet e envi-la. Efetuar o pagamento da taxa de inscrio utilizando o

    Boleto Bancrio impresso no ato da inscrio. O boleto bancrio tem a fi nalidade de dirimir dvidas quanto ao curso, local de prova, sistema de ingresso e a autodeclarao de cor e raa, todos indicados no ato da inscrio, alm da comprovao da efetivao do pagamento, portanto, de vital importncia que seja guardado o documento original at o fi nal do processo.

  • 13

    Principais motivos que causam a anulao ou a no efetivao da inscrioMotivo Forma de evitar

    Pagamentos efetuados: por meio de cheque sem provimento de fundos.

    Checar o saldo bancrio antes da emisso do cheque ou fazer o pagamento em dinheiro ou dbito direto em conta.

    fora do prazo.Fazer o pagamento at a data limite especifi cada no boleto ban-crio. No caso de feriados regionais o pagamento deve ocorrer no dia til anterior ao vencimento.

    por ordens de pagamento eletrnico, depsito em conta corrente, DOC ou por qualquer outro meio que no o cdigo de barra ou a sua representao numrica impressa no boleto bancrio.

    Sempre fazer o pagamento utilizando o cdigo de barra ou a sua representao numrica impressa no boleto bancrio.

    por agendamento de pagamento no efetivado por falta de saldo sufi ciente ou por falhas diversas no sistema bancrio.

    Dar preferncia para o pagamento em dinheiro ou dbito direto em conta.

    em valores inferiores ao especifi cado no boleto bancrio. Fazer o pagamento no valor exato impresso no boleto bancrio.

    Falta de informao de pagamento pelo sistema Ban-crio.

    Aguardar at 3 dias teis aps o encerramento das inscries e veri-fi car o link status das inscries pela internet no site da Vunesp. No caso de constar Inscrio no efetivada contatar o Disque Vunesp, no telefone (11) 3874-6300, em dias teis, das 08 s 20 horas.

    Questionrio socioeconmicoSe alguma pergunta possibilitar mais de uma alternativa, indicar a mais adequada.No deixar nenhuma resposta em branco.As informaes so confi denciais e no tero infl uncia na classifi cao do candidato.01. Qual o seu sexo?

    (1) Masculino.(2) Feminino.

    02. Qual ser sua idade em 31 de dezembro de 2014?(1) 17 anos ou menos.(2) 18 anos.(3) 19 anos.(4) 20 anos.(5) 21 a 24 anos.(6) 25 anos ou mais.

    03. Qual seu estado civil legal?(1) Solteiro.(2) Casado.(3) Separado ou divorciado.(4) Vivo.

    04. Em que estado mora sua famlia? (No indique sua residncia temporria.)(1) So Paulo.(2) Minas Gerais.(3) Paran.(4) Rio de Janeiro.(5) Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Gois, Distrito Federal.(6) Demais estados ou outros pases.

    05. Onde se localiza a residncia de sua famlia?(1) Na regio metropolitana de So Paulo.(2) No interior do estado de So Paulo.(3) No litoral do estado de So Paulo.(4) Na capital de outro estado.(5) No interior de outro estado.

    06. Onde voc cursou o ensino fundamental?(1) Todo em escola pblica.(2) Todo em escola particular.(3) Maior parte em escola pblica.(4) Maior parte em escola particular.

    07. Que tipo de curso de ensino mdio voc concluiu ou concluir?(1) Ensino mdio comum.(2) Ensino profi ssionalizante.(3) Magistrio.(4) Educao de jovens e adultos (EJA).(5) Outro.

    08. Em que estado voc concluiu ou concluir o ensino mdio? (1) So Paulo.(2) Minas Gerais.(3) Paran.(4) Rio de Janeiro.(5) Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Gois, Distrito Federal.(6) Demais estados ou outros pases.

    09. Onde voc cursou o ensino mdio?(1) Todo em escola pblica.(2) Todo em escola particular.(3) Maior parte em escola pblica.(4) Maior parte em escola particular.

    10. Em que turno voc cursou o ensino mdio?(1) Todo no diurno.(2) Todo no noturno.(3) Maior parte no diurno.(4) Maior parte no noturno.

    11. Em que ano voc concluiu ou concluir o ensino mdio?(1) 2010 ou antes.(2) 2011.(3) 2012.(4) 2013.(5) 2014.(6) 2015 ou aps.

    12. Onde voc estudou a lngua inglesa?(1) Nunca estudei essa lngua.(2) Estudei apenas no curso de ensino mdio ou equivalente.(3) Estudei no ensino mdio e tambm em cursos de lnguas.(4) Estudei apenas em cursos de lnguas.

  • 14

    13. Voc frequenta ou frequentou cursinho?(1) No.(2) Sim, menos de um semestre.(3) Sim, um semestre.(4) Sim, um ano.(5) Sim, mais de um ano.

    14. Qual o tipo de cursinho que voc frequenta ou frequentou?(1) Nunca frequentei cursinho.(2) Cursinho particular.(3) Cursinho comunitrio apoiado pela Unesp.(4) Cursinho comunitrio ou popular organizado por outra instituio.(5) Outro.

    15. Quantas vezes voc j prestou vestibular?(1) Nenhuma.(2) Uma.(3) Duas.(4) Trs.(5) Quatro ou mais.

    16. Voc j iniciou algum curso superior?(1) No.(2) Sim, mas o abandonei.(3) Sim, estou cursando.(4) Sim, e j o conclu.

    17. Qual o nvel de instruo de seu pai?(1) Analfabeto.(2) Ensino fundamental incompleto.(3) Ensino fundamental completo.(4) Ensino mdio completo.(5) Superior incompleto.(6) Superior completo.

    18. Qual o nvel de instruo de sua me?(1) Analfabeta.(2) Ensino fundamental incompleto.(3) Ensino fundamental completo.(4) Ensino mdio completo.(5) Superior incompleto.(6) Superior completo.

    19. Qual a profi sso de seu pai ou responsvel?(Se ele for falecido ou aposentado, indique aquela que exerceu na maior parte de sua vida.)(1) Proprietrio ou administrador de grande ou mdia empresa.(2) Proprietrio ou administrador de pequeno negcio.(3) Profi ssional liberal, professor ou tcnico de nvel superior.(4) Tcnico de nvel mdio.(5) Operrio com pouca qualifi cao.(6) No exerce atividade remunerada.

    20. Qual a profi sso de sua me ou responsvel?(Se ela for falecida ou aposentada, indique aquela que exerceu na maior parte de sua vida.)(1) Proprietria ou administradora de grande ou mdia empresa.(2) Proprietria ou administradora de pequeno negcio.(3) Profi ssional liberal, professora ou tcnica de nvel superior.(4) Tcnica de nvel mdio.(5) Operria com pouca qualifi cao.(6) No exerce atividade remunerada.

    21. Voc exerce atividade remunerada?(1) No.(2) Sim, regularmente, em tempo parcial.

    (3) Sim, regularmente, em tempo integral.(4) Sim, mas trabalho eventual.22. Qual sua participao na vida econmica da famlia?(1) No trabalho e meus gastos so pagos pela famlia.(2) Trabalho e recebo ajuda fi nanceira da famlia.(3) Trabalho e sou responsvel apenas pelo meu sustento.(4) Trabalho e sou o principal responsvel pelo sustento da famlia.

    23. Qual sua profi sso?(1) Proprietrio ou administrador de grande ou mdia empresa.(2) Proprietrio ou administrador de pequeno negcio.(3) Profi ssional liberal, professor ou tcnico de nvel superior.(4) Tcnico de nvel mdio.(5) Operrio com pouca qualifi cao.(6) No exero atividade remunerada.

    24. Em princpio, como pretende se manter durante o curso universitrio?(1) Com recursos de meus pais ou responsveis.(2) Trabalhando.(3) Com bolsa de estudo.(4) Com recursos prprios.(5) De outra maneira.

    25. Qual a renda total mensal de sua famlia?(Considere a soma de todos os salrios dos membros de sua famlia. SM = Salrio Mnimo Nacional)(1) At 1,9 SM ou at R$ 1.447,00.(2) De 2,0 a 4,9 SM ou de R$ 1.448,00 a R$ 3.619,00.(3) De 5,0 a 9,9 SM ou de R$ 3.620,00 a R$ 7.239,00.(4) De 10,0 a 14,9 SM ou de R$ 7.240,00 a R$ 10.859,00.(5) De 15,0 a 19,9 SM ou de R$ 10.860,00 a R$ 14.479,00.(6) 20,0 SM ou mais: R$ 14.480,00 ou mais.

    26. Quantas pessoas vivem da renda familiar indicada na pergunta anterior?(1) Uma.(2) Duas.(3) Trs.(4) Quatro.(5) Cinco.(6) Seis ou mais.

    27. Como voc classifi ca sua cor ou raa?(Categorias adotadas pelo Censo do IBGE.)(1) Branca.(2) Parda.(3) Preta.(4) Amarela.(5) Indgena.

    28. Neste ano, que vestibulares voc pretende prestar?(1) Da Unesp, apenas.(2) Da Unesp e da Fuvest, apenas.(3) Da Unesp e da Unicamp, apenas.(4) Da Unesp, da Fuvest e da Unicamp, apenas.(5) Da Unesp, da Fuvest, da Unicamp e de outra instituio pblica.(6) Da Unesp e de outra instituio no relacionada acima.

    29. Como soube do vestibular da Unesp?(1) Informaes de meu professor, escola ou cursinho.(2) Divulgao feita pela Unesp: palestra, folheto ou cartaz.(3) Amigos ou parentes.(4) Internet, jornal ou outros meios de comunicao.(5) Guia de Profi sses da Unesp.

  • 15

    Provas

    Convocao para as provas e calendrio

    1 FASE A partir de 24 de outubro de 2014, o carto de convocao estar disponvel para consulta e impresso no site da Vunesp, sendo este procedimento de inteira responsabilidade do candidato. O candidato tambm poder obter informao sobre o local de prova pela central de atendimento Disque Vunesp (11) 3874-6300, em dias teis, das 8 s 20 horas.Da convocao constaro os seguintes dados do candidato: nome; nmero de inscrio; nmero do documento de identidade; data de nascimento; telefone; rea de conhecimento, curso e sistema de ingresso escolhido; autodeclarao de cor e raa; endereo onde o candidato dever realizar a prova; data e horrio da prova.

    No haver envio da convocao pelos correios ou por quaisquer outros meios.O candidato responsvel pela conferncia de todos os dados. Se houver dado incorreto, o candidato dever corrigi-lo a partir de 24 de outubro at 19 de novembro no site www.vunesp.com.br, usando a senha informada na fi cha de inscrio.A correo refere-se a erros nos dados pessoais do candidato e no alterao de opo de curso e local de realizao das provas.

    2 FASEA partir de 03 de dezembro de 2014, seguindo os mesmos procedimentos adotados na 1 fase.

    Nmero de convocados para 2 faseEm cada curso, sero selecionados para a segunda fase os candidatos mais bem classifi cados, com base na nota da primeira fase, sem considerar o aproveitamento obtido pelo candidato na prova objetiva do Enem. O nmero total de candidatos selecionados para a segunda fase ser igual a at 10 vezes o nmero de vagas oferecidas no Concurso Vestibular Unesp 2015.A distribuio dos candidatos selecionados por curso depender da necessidade histrica de preenchimento de vagas, do desempenho dos candidatos inscritos em cada curso e da distribuio de vagas oferecidas no Sistema Universal (SU) e no Sistema de Reserva de Vagas para Educao Bsica Pblica (SRVEBP), incluindo o Sistema de Reservas de Vagas para Educao Bsica Pblica mais os autodeclarados Pretos Pardos ou Indgenas (SRVEBP+PPI).

    Nmero de Treineiros convocados para a 2 faseSero convocados os 3.000 mais bem classifi cados na 1 fase, sem considerar o aproveitamento obtido pelo candidato na prova objetiva do ENEM. Ser considerado treineiro o candidato que objetiva adquirir experincia, sem inteno de matrcula, e declarou essa situao na fi cha de inscrio.

    Provas comuns

    Fase DataHORRIO

    ProvaComparecimento Incio

    1 16.11.2014 (domingo) 13h 14h Conhecimentos Gerais

    214.12.2014 (domingo) 13h 14h Conhecimentos Especfi cos

    15.12.2014 (2 feira) 13h 14h Conhecimentos Especfi cos e Redao

    1 FASE: PROVA DE CONHECIMENTOS GERAISConstar de 90 questes objetivas, sob a forma de teste de mltipla escolha, com 5 alternativas cada. Sero 30 questes para cada uma das seguintes reas especifi cadas nos Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Mdio:

    Linguagens e Cdigos: elementos de Lngua Portuguesa e Literatura, Lngua Inglesa, Educao Fsica e Arte;

    Cincias Humanas: elementos de Histria, Geografi a e Filosofi a;

    Cincias da Natureza e Matemtica: elementos de Biologia, Qumica, Fsica e Matemtica.Durao: 4 horas e 30 minutos.

    2 FASE: PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS E REDAOConstar de 36 questes discursivas e uma redao em gnero dissertativo e ser realizada em dois dias:

    1 dia: 24 questes, sendo 12 de Cincias Humanas (elementos de Histria, Geografi a e Filosofi a) e 12 de Cincias da Natureza e Matemtica (elementos de Biologia, Qumica, Fsica e Matemtica).

    2 dia: 12 questes de Linguagens e Cdigos (elementos de Lngua Portuguesa e Literatura, Lngua Inglesa, Educao Fsica e Arte) e Redao.Durao: 4 horas e 30 minutos.

  • 16

    ProgramasOs programas para as provas encontram-se no Anexo II da Resoluo Unesp 68/2014.

    Critrio de Correo - redaoOs critrios de avaliao das redaes encontram na pgina 42 deste manual.

    Local e horrioAs provas comuns de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Especfi cos e Redao sero realizadas na cidade indicada pelo candidato na fi cha de inscrio.Recomenda-se comparecer ao endereo indicado uma hora antes do incio de cada prova, ou seja, s 13h, quando ter incio o ingresso no prdio.Os portes do prdio sero fechados s 14h.No sero admitidos retardatrios.A sada do prdio ser permitida somente depois de decorridas 3 (trs) horas e 30 (trinta) minutos do incio de cada prova.

    MaterialPara a realizao das provas o candidato dever levar: lpis preto n 2; apontador; borracha; caneta esferogrfi ca com tinta azul ou preta; rgua transparente.

    Identifi caoO candidato dever exibir, em todas as provas, original de um dos seguintes documentos de identifi cao: Cdula de Identidade (RG); Carteira Nacional de Habilitao, expedida nos termos

    da Lei Federal n 9.503/97; Certifi cado Militar; Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS); Passaporte; Carteiras de Identidade expedidas pelas Foras

    Armadas, Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares;

    Carteira de rgo ou Conselho de Classe.

    Observaes:1. Somente ser admitido na sala ou local de prova o

    candidato que apresentar um dos documentos citados desde que permita, com clareza, a sua identifi cao. No sero aceitos documentos expedidos na infncia que no permita identifi car a assinatura e a foto do candidato.

    2. Ser considerado ausente e eliminado o candidato que apresentar protocolo, cpia dos documentos, ainda que autenticada ou quaisquer outros documentos no citados, inclusive carteira funcional de ordem pblica ou privada.

    3. A Vunesp efetuar fi lmagem nas salas de provas, como recurso adicional para evitar fraudes. As imagens sero preservadas na forma da lei.

    4. A Vunesp reserva-se o direito de efetuar procedimentos adicionais de identifi cao, a fi m de garantir a plena integridade do processo.

    Restrio a relgios, outros aparelhos e vesturioDurante as provas no ser permitida a utilizao de nenhum aparelho eletrnico, tais como calculadora, telefone celular, relgio, reprodutor de udio de qualquer natureza ou de qualquer material que no seja o fornecido pela Fundao VUNESP, nem uso de protetor auricular, bon, gorro, chapu e culos de sol.Por medida de segurana, os candidatos devero manter as suas orelhas visveis observao do fi scal de sala. Portanto, no sero permitidos cabelos longos soltos, bandanas ou similares.Caso o candidato esteja portando qualquer material no permitido na sala de aplicao, estes devero ser mantidos em local visvel na respectiva sala de prova, devidamente, embalados e lacrados pelo fi scal de sala.O candidato dever manter seus equipamentos eletrnicos desligados at a sada do prdio onde estiver realizando as provas, evitando, portanto, o risco de sua eliminao do Vestibular.Ser excludo do Vestibular o candidato fl agrado portando qualquer equipamento eletrnico nas dependncias dos locais destinados aplicao das provas.O no atendimento s orientaes constantes deste manual acarretar a excluso do candidato no Vestibular.

    Detectores de metaisComo forma de garantir a lisura do Processo Seletivo, ser utilizado aparelho de deteco de metais durante toda a realizao das provas, em especial na entrada do prdio e no deslocamento dos candidatos ao banheiro.

    Atendimento de emergnciaSe o candidato se encontrar internado em hospital localizado na cidade onde realizar as provas, a Vunesp designar fi scal para aplicao, desde que autorizada pelo mdico e pela administrao hospitalar. Para isso, ser necessrio contatar a Vunesp com, no mnimo, quatro horas de antecedncia do incio de cada prova.No sero aplicadas provas a candidatos em residncia, nem em pronto-socorro, nem em ambulatrio, nem em hospital localizado fora da cidade indicada na fi cha de inscrio.

    Provas de habilidadesSomente faro estas provas os candidatos que tenham optado pelos cursos: Arquitetura e Urbanismo (Bauru), Artes Cnicas, Arte-Teatro, Artes Visuais, Design, Educao Musical e Msica.

    Programas e instruesOs programas, instrues, materiais necessrios e critrios para classifi cao nas provas de habilidades encontram-se no Artigo 14 e no Anexo III da Resoluo Unesp 68/2014.

    ConvocaoA partir de 03 de dezembro de 2014, seguindo os mesmos procedimentos adotados na 1 fase.O candidato far a prova de habilidades na cidade, nas datas e nos horrios indicados na convocao disponibilizada no site www.vunesp.com.br.O candidato dever se apresentar em todas as provas com o documento de identifi cao original, uma hora antes do horrio estabelecido nos quadros seguintes.

  • 17

    1. PARA OS CURSOS OFERECIDOS PELO INSTITUTO DE ARTES DE SO PAULO

    Curso Prova Data e hora do incio

    Arte-Teatro

    TeoriaGrupo 1 - 08.12 (2 feira) 8hGrupo 2 - 09.12 (3 feira) 8hGrupo 3 - 10.12 (4 feira) 8h

    Tcnica Artistico-relacionalGrupo 1 - 08.12 (2 feira) 10h15 e 14hGrupo 2 - 09.12 (3 feira) 10h15 e 14hGrupo 3 - 10.12 (4 feira) 10h15 e 14h

    Artes Cnicas

    TeoriaGrupo 1 - 11.12 (5 feira) 8hGrupo 2 - 12.12 (6 feira) 8hGrupo 3 - 13.12 (sbado) 8h

    Tcnico-InterpretativaGrupo 1 - 11.12 (5 feira) 10h15 e 14hGrupo 2 - 12.12 (6 feira) 10h15 e 14hGrupo 3 - 13.12 (sbado) 10h15 e 14h

    Artes Visuais 09.12 (3 feira) 14h

    Educao MusicalTeoria e Percepo Musical 07.12 (dom) 9hTcnico-Interpretativa 10.12 (4 feira) 9h

    Msica - ComposioTeoria e Percepo Musical 07.12 (dom) 9hTeoria Composio 07.12 (dom) 14h

    Msica - RegnciaTeoria e Percepo Musical 07.12 (dom) 9hTcnico Interpretativa - Regncia 10.12 (4 feira) 9h

    Msica - CantoTeoria e Percepo Musical 07.12 (dom) 14hTcnico-Interpretativa 08.12 (2 feira) 9h

    Msica - Instrumentos: Cordas, Percusso, Sopros, Teclados e Violo

    Teoria e Percepo Musical 07.12 (dom) 14h

    Tcnico-Interpretativa 08.12 (2 feira) 9h

    Observaes:a) Os candidatos ao curso de Artes Cnicas e Arte-Teatro devero comparecer no dia e nos horrios indicados de acordo

    com o Grupo a que pertencem.b) Os candidatos aos cursos de Educao Musical e de Msica (habilitaes em Canto e em Instrumento) devero comparecer

    nos dias indicados de acordo com a opo feita no ato da inscrio.c) Os candidatos ao curso de Msica (habilitao em Composio ou Regncia) devero comparecer no dia indicado de

    acordo com a habilitao indicada no ato da inscrio. Os candidatos que optarem pela Habilitao em Composio devero realizar as provas de Teoria e Percepo Musical e de Composio. Aqueles que optarem pela Habilitao em Regncia devero realizar as provas de Teoria e Percepo Musical e de Regncia.

    d) Candidato que necessite de atendimento especial por motivo religioso para realizao da prova de 13.12 (sbado) dever enviar pelo correio, em um nico envelope, postado at 04 de dezembro de 2014, a declarao da entidade religiosa a que pertence, atestando a sua condio de membro da igreja.

    2. PARA OS CURSOS OFERECIDOS PELA FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAO DE BAURU

    Curso Prova Data e hora do incio

    Arquitetura e Urbanismo 1 Parte Desenho de Observao 07.12 (dom), 13h

    Artes Visuais2 Parte Desenho de Criao 07.12 (dom), 16h

    Design

  • 18

    Notas, classifi cao e preenchimento de vagas

    Critrio para clculo das notas e da nota fi nal

    PROVA DE CONHECIMENTOS GERAISA nota da prova ser obtida por: (n de respostas certas x 100) 90. Nota mxima da prova: 100,000.Para o candidato que prestou o ENEM (Exame Nacional do Ensino Mdio) em 2014, o desempenho da parte objetiva desse exame poder ser aproveitado na nota da Prova de Conhecimentos Gerais do Vestibular da Unesp, de acordo com a seguinte frmula:

    NF = ((4 x CG) + (1 X ENEM)) 5 , se ENEM > CG ou NF = CG, se ENEM CG, onde

    CG: nota da Prova de Conhecimentos Gerais do Vestibular da Unesp (escala 0-100 pontos).ENEM: mdia do percentual de acertos da parte objetiva da prova.NF: nota fi nal da Prova de Conhecimentos Gerais da Unesp (escala 0-100 pontos).

    Observaes:

    1. Para efeito de convocao para 2 fase somente ser considerada a nota obtida na prova de Conhecimentos Gerais da Unesp, sem o aproveitamento da nota obtida no ENEM, quando for o caso.2. Caso o INEP/MEC no disponibilize o nmero de acertos nas provas objetivas do ENEM 2014 at 19 de janeiro de 2015, sero consideradas apenas as notas obtidas pelo candidato nas provas do Vestibular.

    PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS E REDAOPara correo das questes discursivas, as bancas estabelecero critrios para atribuir a seguinte pontuao s respostas dadas a cada questo: 0,00, 0,50, 1,00, 1,50 ou 2,00.A nota da prova ser obtida pela adio dos pontos atribudos a cada questo. Nota mxima das questes: 72,000. A prova de redao ter, na sua correo, a atribuio de nota de 0 a 28 pontos. Os critrios de avaliao encontram-se na pgina 42 deste manual.Nota mxima da prova: 100,000.A nota fi nal ser a mdia aritmtica simples das notas de todas as provas, dada por: [(Prova de Conhecimentos Gerais) + (Prova de Conhecimentos Especfi cos e Redao)] 2.Para os cursos que exigem prova de habilidades, sua nota dever ser computada no clculo da nota fi nal, conforme Artigo 18, Resoluo Unesp 68/2014.

    Classifi caoSer desclassifi cado o candidato que no comparecer a uma das provas ou que obtiver nota igual ou inferior a 20 na Prova de Conhecimentos Gerais, ou zero na prova de

    Conhecimentos Especfi cos ou zero na Redao.Ser considerado desclassifi cado o candidato que optar por curso que exija prova de habilidades e que, alm das condies acima, obtenha nota 0 (zero) em qualquer uma das avaliaes, no caso de curso oferecido pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicao de Bauru - FAAC e, nota inferior a 30 a qualquer uma das avaliaes no caso de curso oferecido pelo Instituto de Artes de So Paulo IA.Em caso de empate na nota fi nal, os critrios para desempate sero, pela ordem: maior nota na 2 fase; maior nota na Redao; maior nota no componente Cincias da Natureza e

    Matemtica da Prova de Conhecimentos Especfi cos; maior nota no componente Cincias Humanas da Prova

    de Conhecimentos Especfi cos; idade mais elevada (considerando-se os anos, meses e

    dias a partir do nascimento).No haver reviso, nem vista de provas.

    Preenchimento de vagasO preenchimento das vagas por curso e por sistema de inscrio obedecer ordem de classifi cao de todos os candidatos inscritos para o curso.

    Informao de desempenhoNo ms de fevereiro de 2015, a Vunesp disponibilizar no site www.vunesp.com.br, aos candidatos que realizaram todas as provas, suas notas e a classifi cao obtida.

    Desempenho dos Candidatos TREINEIROSPara os candidatos que se declararam nessa condio e que realizaram todas as provas, ser disponibilizada no site www.vunesp.com.br, as suas notas, a sua classifi cao entre os demais treineiros e as notas do primeiro e ltimo convocado dos demais cursos.

  • 19

    Divulgao de resultados, convocao e matrcula

    Os candidatos classifi cados por curso e por sistema de inscrio sero convocados por meio de chamadas, cujas listagens sero divulgadas pelos sites http://vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br e pelas Faculdades, Institutos e Cmpus da Unesp. A primeira lista constar de convocao para matrcula e lista de espera dos demais candidatos classifi cados que declararam interesse pela vaga.O candidato dever procurar o seu nome nas listagens referentes ao curso pelo qual tenha feito opo, tanto na convocao para matrcula, quanto na lista de espera.A divulgao ofi cial dos resultados consiste na divulgao das listagens pelos sites http://vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br e nas Faculdades, Institutos e Cmpus da Unesp.Escolas preparatrias (cursinhos) e veculos de comunicao escrita, falada e eletrnica podero divulgar os resultados e os procedimentos para matrcula, no todo ou em parte, mas nem a Vunesp nem a Unesp se responsabilizam pela exatido dessa divulgao.

    O calendrio o seguinte:

    RESULTADOS 28.01 (quarta-feira) Divulgao da lista geral de classi-fi cao.

    CONFIRMAO DE INTERESSE POR VAGAS 03 e 04.02 (tera e quarta-feira) Exclusivamente pela in-ternet no site www.vunesp.com.br. Para todos os can-didatos que obtiveram classifi cao na 2 fase.

    ATENO: As chamadas sero processadas exclusiva-mente com os candidatos que confi rmaram o interesse pelas vagas.

    PRIMEIRA CHAMADA06.02 (sexta-feira) Divulgao da 1 lista de convoca-dos.11 e 12.02 (quarta e quinta-feira) Matrcula.

    SEGUNDA CHAMADA14.02 (sbado) Divulgao da 2 lista de convocados.19 e 20.02 (quinta e sexta-feira) Matrcula.

    TERCEIRA CHAMADA23.02 (segunda-feira) Divulgao da 3 lista de convo-cados.26 e 27.02 (quinta e sexta-feira) Matrcula.

    CONFIRMAO OBRIGATRIA DE MATRCULA16 e 17.03 (segunda e tera-feira) Para todos os alunos matriculados.

    Lista Geral de Classifi caoA lista ser composta por todos os candidatos classifi cados, obedecendo-se a ordem decrescente da nota fi nal. O candidato cujo nome constar na lista dever confi rmar seu

    interesse pela vaga por meio do site www.vunesp.com.br, das 10 horas do dia 3, tera-feira, at as 23h59 de 4 de fevereiro de 2015, quarta-feira (horrios de Braslia).Os candidatos constantes da lista, que no confi rmarem seu interesse por vaga na data, horrio e forma estabelecidos, sero considerados desistentes do processo seletivo, fi cando excludos das convocaes.

    Convocaes para matrculaO candidato convocado dever comparecer seo de graduao da Faculdade, Instituto ou Cmpus onde funciona o curso (ver endereo em informaes sobre as escolas e cursos deste vestibular) nas datas indicadas nas respectivas chamadas, das 9 s 18h, para efetuar matrcula.Para o curso que voltar a apresentar vaga remanescente, aplicar-se- o previsto no Artigo 19, 4 ao 7 da Resoluo Unesp 68/2014.Para os cursos de Bacharelado em Msica e de Licenciatura em Educao Musical do Instituto de Artes do Cmpus de So Paulo, aplicar-se- o previsto no Artigo 20 da referida Resoluo.

    Documentos exigidosA matrcula dos candidatos convocados para os cursos de graduao e por sistema de inscrio depender da apresentao de duas fotos 3x4, recentes, e de duas cpias autenticadas em cartrio ou duas cpias acompanhadas dos originais, de cada um dos seguintes documentos: Certifi cado de Concluso do Ensino Mdio ou

    equivalente; Histrico Escolar completo do curso de Ensino Mdio

    ou equivalente; Certido de Nascimento ou Casamento; Cdula de Identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro

    - RNE (que comprove sua condio temporria ou permanente no pas) ou protocolo atualizado do RNE;

    Ttulo de Eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos; Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) ou protocolo de

    solicitao; Certido de registro administrativo expedida pela FUNAI,

    para os candidatos que se autodeclaram indgenas; Certifi cado que comprove estar em dia com o Servio

    Militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.

    O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Mdio, no todo ou em parte, no exterior, dever apresentar parecer de equivalncia de estudos da Secretaria de Educao. Os documentos em lngua estrangeira devero estar visados pela autoridade consular brasileira no pas de origem e acompanhados da respectiva traduo ofi cial, exceto para as lnguas inglesa, francesa, espanhola e italiana.

  • 20

    Matrcula reserva de vagas (SRVEBP e SRVEBP+PPI)O candidato convocado para matrcula inscrito pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educao Bsica Pblica (SRVEBP) dever apresentar, no ato da matrcula, o Histrico Escolar completo do curso de Ensino Mdio ou equivalente, com a expressa indicao de ter cursado todo o Ensino Mdio em escola pblica ou a Educao de Jovens e Adultos em escolas pblicas. O candidato que se autodeclarar indgena, dever, alm de comprovar ter cursado todo o ensino mdio em escola pblica, apresentar a certido de registro administrativo expedida pela FUNAI.O candidato que no comprovar ter cursado todo o ensino mdio em escola pblica ou, quando for o caso, no comprovar ser de etnia indgena no ter a sua matrcula deferida.

    Ateno: Considera-se escola pblica a instituio de ensino criada ou incorporada, mantida e administrada pelo Poder Pblico, nos termos do inciso I, do art. 19, da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. A gratuidade do ensino no indica, necessariamente, que a escola seja pblica. Escolas vinculadas a fundaes, cooperativas, Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC) etc., embora gratuitas, so consideradas particulares em funo de sua dependncia administrativa junto ao setor privado.

    Matrcula por procuraoA matrcula poder ser feita por procurao, com fi rma reconhecida em cartrio, na seguinte conformidade: por instrumento particular, se o outorgante for maior de 18 anos; por instrumento pblico e com assistncia de um dos genitores ou do responsvel legal, se o outorgante for menor de

    18 anos. Para os candidatos menores de 18 anos, a presena de um dos pais ou do responsvel legal dispensa procurao.

    Ateno:1. A ausncia nas datas e horrios fi xados para matrcula e para confi rmao de matrcula em qualquer sistema de inscrio,

    assim como a no confi rmao de interesse por vaga pelos nomes constantes da lista de espera, redundar na perda da vaga, fi cando o candidato excludo de qualquer convocao posterior.

    2. Os ingressantes nos cursos de graduao da Unesp que se ausentarem das aulas consecutivamente, durante os vinte primeiros dias letivos, tero sua matrcula cancelada.

    3. Em conformidade com o artigo 2 da Lei n 12.089, de 11 de novembro de 2009, fi ca expressamente proibido uma mesma pessoa ocupar, na condio de estudante, simultaneamente, no curso de graduao, duas vagas, no mesmo curso ou em cursos diferentes em uma ou mais de uma instituio pblica de ensino superior em todo o territrio nacional.

    4. Ingressantes que pretendam solicitar aproveitamento de estudos superiores j realizados devero providenciar histrico escolar e respectivos programas cumpridos, conforme instrues da Seo de Graduao da Unesp.

    5. ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: Conforme disposio do art. 5, 5, da Lei n 10.861/2004, o candidato dever estar ciente de que o exame componente curricular obrigatrio dos cursos de Graduao, sendo o registro de participao condio indispensvel para a emisso do histrico escolar e diploma.

  • 21

    Informaes sobre as escolas e cursos deste vestibular

    Cincias Econmicas Bacharelado noturno de 5 a 7 anos 50 vagas - 12,0 c/v.Cincias Sociais Bacharelado e Licenciatura diurno de 4 anos e 6 meses a 7 anos 50 vagas 6,1 c/v.Cincias Sociais Bacharelado e Licenciatura noturno de 4 anos e 6 meses a 7 anos 50 vagas 4,9 c/v.Letras Bacharelado e Licenciatura, com formao em Portugus e uma lngua estrangeira (Alemo ou Espanhol ou Francs ou Ingls ou Italiano) ou Bacharelado e Licenciatura, com formao em Portugus e Bacharelado com formao em uma lngua estrangeira (Grego ou Latim) diurno de 4 a 7 anos 60 vagas 5,5 c/v.Letras Bacharelado e Licenciatura, com formao em Portugus e uma lngua estrangeira (Alemo ou Espanhol ou Francs ou Ingls ou Italiano); ou Bacharelado e Licenciatura, com formao em Portugus e Bacharelado com formao em uma lngua estrangeira (Grego) noturno de 4 a 7 anos 60 vagas 4,7 c/v.A escolha da lngua estrangeira, em ambos os perodos, ser feita na matrcula inicial, de acordo com a classifi cao obtida no concurso vestibular.

    A habilitao nas lnguas estrangeiras Latim e Grego ser oferecida apenas na modalidade bacharelado.

    Pedagogia Licenciatura diurno de 4 a 7 anos 50 vagas 3,2 c/v.Pedagogia Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 50 vagas 3,6. c/v.Os cursos de Pedagogia visam formao de professores para atuar na educao infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental e para o exerccio de funes de apoio escolar (gesto, planejamento e coordenao de sistemas, unidades e experincias educacionais escolares).O aluno realizar estgios curriculares fora do perodo de aulas.

    FACULDADE DE CINCIAS FARMACUTICAS DE ARARAQUARARodovia Araraquara-Ja, km 1 tel. (16) 3301-6898/6899.Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia integral 5 a 8 anos - 40 vagas 7,3 c/v.Farmcia-Bioqumica integral de 5 a 8 anos 70 vagas 11,2 c/v.Farmcia-Bioqumica noturno de 6 a 9 anos 30 vagas 11,7 c/v.

    FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE ARARAQUARARua Humait, 1680 tel. (16) 3301-6440/6300.Odontologia integral de 5 a 8 anos 75 vagas 15,3 c/v.

    INSTITUTO DE QUMICA DE ARARAQUARARua Prof. Francisco Degni, s/n Bairro Quitandinha tel. (16) 3301-6600/6682.Engenharia Qumica integral 5 a 8 anos 40 vagas 50,0 c/v.Qumica Bacharelado de 4 a 7 anos e Bacharelado em

    1. Os cursos superiores ministrados nas Unidades da UNESP, relacionados nas Tabelas de Cursos deste Manual, conduzem: a diplomas profi ssionais (de cirurgio-dentista,

    de engenheiro, de fonoaudilogo, de mdico, de zootecnista etc.) que habilitam para o exerccio de uma profi sso.

    ao ttulo de Bacharel (Bacharelado) numa rea do conhecimento, de modo a preparar profi ssionais para diferentes ocupaes e, principalmente, para a pesquisa na rea especfi ca e para cursos de ps-graduao.

    ao ttulo de Licenciado (Licenciatura), que habilita para a docncia no ensino fundamental e mdio, possibilitando tambm o ingresso em cursos de ps-graduao e a docncia em nvel superior.

    Nos cursos que apresentam as duas modalidades (Bacharelado/Licenciatura), h mecanismos especfi cos que permitem ao aluno integralizar ambas.

    2. Perodos de aula:Integral aulas durante todo o dia e, eventualmente, noite.Diurno aulas distribudas ao longo do dia podendo ocorrer maior concentrao pela manh ou tarde.Matutino aulas no perodo da manh.Vespertino aulas no perodo da tarde.Noturno aulas no perodo da noite.

    Para cumprir a estrutura curricular, alguns cursos podero programar atividades obrigatrias fora do perodo de aulas ou aos sbados.

    ENDEREO CURSO PERODO DURAO VAGAS PARA 2015 E RELAO CANDIDATO/VAGA DO VESTIBULAR ANTERIOR.

    FACULDADE DE MEDICINA VETERINRIA DE ARAATUBARua Clvis Pestana, 793 tel. (18) 3636-3200/3636-3225.Medicina Veterinria integral de 5 a 8 anos 45 vagas 21,2 c/v.

    FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE ARAATUBARua Jos Bonifcio, 1193 tel. (18) 3636-3200.Odontologia integral de 5 a 9 anos 80 vagas 10,5 c/v Odontologia noturno de 6 a 9 anos 30 vagas 11,7 c/v.

    FACULDADE DE CINCIAS E LETRAS DE ARARAQUARARodovia Araraquara-Ja, km 1 tel. (16) 3301-6200/3334-6231.Administrao Pblica Bacharelado diurno de 4 a 7 anos 50 vagas 7,3 c/v.Administrao Pblica Bacharelado noturno de 5 a 7 anos 50 vagas 9,4 c/v.Cincias Econmicas Bacharelado diurno de 4 a 7 anos 50 vagas 15,1 c/v.

  • 22

    Qumica Tecnolgica de 4 anos e 6 meses a 7 anos integral 50 vagas 14,9 c/v.Anualmente so oferecidas 25 vagas para o Bacharelado em Qumica Tecnolgica. Podem se inscrever alunos do 2 ano do curso. O preenchimento das vagas feito por processo seletivo interno, dando-se prioridade ao aluno que tenha integralizado 100% dos crditos da sequncia aconselhada estabelecida para os 1 e 2 anos do curso.

    Qumica Licenciatura noturno de 5 a 7 anos 30 vagas 6,3 c/v.

    FACULDADE DE CINCIAS E LETRAS DE ASSISAv. Dom Antonio, 2100 tel. (18) 3302-5800 / 5806 / 5807.Cincias Biolgicas Bacharelado e Licenciatura integral de 4 a 7 anos 40 vagas 6,6 c/v.Engenharia Biotecnolgica integral de 5 a 9 anos 45 vagas 7,5 c/v.Histria Licenciatura matutino de 4 a 7 anos 45 vagas 3,3 c/v.Histria Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 45 vagas 3,0 c/v.Letras Licenciatura matutino de 4 a 7 anos 70 vagas 2,2 c/v.Letras Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 70 vagas 2,2 c/v.Tanto o matutino como o noturno oferecem habilitao em Portugus e em uma lngua estrangeira (Alemo, Espanhol, Francs, Ingls, Italiano ou Japons).

    Psicologia de 5 a 8 anos matutino/vespertino 45 vagas 13,0 c/v.Psicologia de 5 a 8 anos vespertino/noturno 45 vagas 12,3 c/v.

    FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAO DE BAURUAv. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa tel. (14) 3103-6000 /6056/6353.Arquitetura e Urbanismo integral de 5 a 9 anos 45 vagas 51,4 c/v.Artes Visuais Licenciatura e Bacharelado vespertino/noturno de 4 a 7 anos 40 vagas 6,0 c/v.No fi nal do quarto semestre, os alunos devero optar por uma das modalidades Bacharelado vespertino/noturno ou Licenciatura noturno.

    Comunicao Social Jornalismo diurno de 4 a 7 anos 40 vagas 18,2 c/v.Comunicao Social Jornalismo noturno de 4 a 7 anos 50 vagas 15,3 c/v.Comunicao Social Radialismo diurno de 4 a 7 anos 30 vagas 14,2 c/vComunicao Social Relaes Pblicas noturno de 4 a 7 anos 50 vagas 13,2 c/v.Design (Design Grfi co) diurno de 4 a 7 anos 30 vagas 16,5 c/v.Design (Design Grfi co ou de Produto) noturno de 4 a 7 anos 60 vagas 11,0 c/v.No quarto semestre do curso, os alunos devero optar por uma das habilitaes: Design Grfi co (diurno e noturno) ou Design do Produto (noturno).

    FACULDADE DE CINCIAS DE BAURUAv. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 tel. (14) 3103-6000 / 6076.Cincia da Computao Bacharelado integral- de 4 a 7 anos 30 vagas 24,6 c/v.Cincias Biolgicas Bacharelado e/ou Licenciatura integral de 4 a 7 anos 40 vagas 7,7 c/v.A opo para cursar bacharelado e/ou licenciatura ser feita no fi nal do 2 ano do curso.

    Cincias Biolgicas Licenciatura noturno de 5 a 8 anos 40 vagas 4,6 c/v.O Curso requer aulas aos sbados, no perodo da manh, do 1 ao 4 ano.

    Educao Fsica Bacharelado e Licenciatura integral de 4 a 7 anos 40 vagas 6,5 c/v.Educao Fsica Bacharelado e Licenciatura noturno de 5 a 9 anos 40 vagas 12,0 c/v.O estgio supervisionado do curso noturno ser realizado no perodo diurno.

    Fsica Bacharelado em Fsica dos Materiais vespertino/noturno e Licenciatura em Fsica noturno de 4 a 7 anos 60 vagas 2,4 c/v.A opo pela modalidade ser feita no fi nal do 1 ano do curso. O aluno que optar pelo Bacharelado dever realizar atividades tambm no perodo vespertino. O aluno poder fazer as disciplinas de ambas as modalidades, obtendo os dois diplomas.

    Matemtica Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 40 vagas 4,3 c/v.Meteorologia Bacharelado integral 4 a 7 anos 40 vagas 1,9 c/v.Pedagogia Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 40 vagas 5,8 c/v.O curso de Pedagogia visa formao de professores para atuar na educao infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como para a gesto educacional.

    Este curso requer aulas aos sbados, no perodo da manh. O Estgio Supervisionado ser realizado no perodo diurno.

    Psicologia de 5 a 8 anos e 6 meses integral - 35 vagas 34,0 c/v.Psicologia de 5 a 8 anos e 6 meses noturno - 35 vagas 28,5 c/v.O curso requer aulas aos sbado, no perodo da manh, do 1 ao 4 ano, e estgio supervisionado em perodo integral, no 5 ano.

    Qumica Bacharelado em Qumica Ambiental Tecnolgica noturno 5 a 7 anos e Licenciatura em Qumica noturno de 4 anos e 6 meses a 6 anos e 6 meses 40 vagas - 6,5 c/v.Haver aulas aos sbados, no perodo da manh e eventualmente no perodo diurno e a opo por bacharelado ou licenciatura, ser feita posteriormente, com a possibilidade de cursar ambas.

    Sistemas de Informao Bacharelado noturno de 4 a 7 anos- 40 vagas 8,7 c/v.Eventualmente poder haver aulas aos sbados.

    FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURUAv. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 tel. (14)

  • 23

    3103-6000 / 6106.Engenharia Civil integral de 5 a 9 anos 60 vagas 43,8 c/v.Engenharia Eltrica integral de 5 a 9 anos 60 vagas - 18,7 c/v.Engenharia Mecnica integral de 5 a 9 anos 60 vagas 30,8 c/v.

    FACULDADE DE CINCIAS AGRONMICAS DE BOTUCATURua Jos Barbosa de Barros, 1780 Fazenda Experimental Lageado tel. (14) 3811-7100 / 7133.Agronomia integral de 5 a 8 anos 80 vagas 8,9 c/v.Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia integral de 5 a 8 anos 50 vagas 4,3 c/v.Engenharia Florestal integral de 5 a 8 anos 40 vagas 6,3 c/v.

    FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATUDistrito de Rubio Jnior, s/n tel. (14) 3811-6000 / 6296.Enfermagem integral de 4 a 6 anos 30 vagas 18,9 c/v.Medicina integral de 6 a 9 anos 90 vagas 216,5 c/v.

    FACULDADE DE MEDICINA VETERINRIA E ZOOTECNIA DE BOTUCATUDistrito de Rubio Jnior, s/n tel. (14) 3880-2150.Medicina Veterinria integral de 5 a 8 anos 60 vagas 28,9 c/v.Zootecnia integral de 4 anos e 6 meses a 8 anos 60 vagas 6,6 c/v.

    INSTITUTO DE BIOCINCIAS DE BOTUCATUDistrito de Rubio Jnior, s/n tel. (14) 3811-6000 / 6275.Cincias Biolgicas Bacharelado e Licenciatura integral de 4 a 7 anos 40 vagas 11,7 c/v.Cincias Biolgicas Licenciatura noturno de 5 a 7 anos 40 vagas 3,7 c/v.Cincias Biomdicas integral de 4 a 7 anos 40 vagas 26,7 c/v.Fsica Mdica integral 4 a 7 anos 40 vagas 5,2 c/v.Nutrio noturno de 5 a 7 anos 30 vagas 25,1 c/v.

    CMPUS DE DRACENARodovia Comandante Joo Ribeiro de Barros (SP 294), km 651Engenharia Agronmica integral de 5 a 8 anos 40 vagas 6,7 c/v.

    FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE FRANCAAv. Eufrsia Monteiro Petrglia, 900 tel. (16) 3706-8828 / 29 / 31 / 32.Direito matutino de 5 a 8 anos 50 vagas 68,6 c/v.Direito noturno de 5 a 8 anos 60 vagas 39,7 c/v.Histria Bacharelado e Licenciatura matutino de 4 a 7 anos 50 vagas 7,5 c/v.Histria Bacharelado e Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 50 vagas 6,6 c/v.

    A opo por bacharelado ou licenciatura, em ambos os perodos, ser realizada posteriormente.

    Relaes Internacionais vespertino de 4 a 7 anos 50 vagas 14,6 c/v.Relaes Internacionais noturno de 4 a 7 anos 50 vagas 12,7 c/v.Servio Social matutino de 4 a 7 anos 40 vagas 3,8 c/v.Servio Social noturno de 4 a 7 anos 50 vagas 4,0 c/v.

    FACULDADE DE ENGENHARIA DE GUARATINGUETAv. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 tel. (12) 3123-2800 / 2815.Engenharia Civil integral de 5 a 9 anos 40 vagas 31,4 c/v.Engenharia de Materiais integral de 5 a 9 anos 40 vagas 12,6 c/v.Engenharia de Produo Mecnica integral de 5 a 9 anos 30 vagas 24,2 c/v.Engenharia Eltrica integral de 5 a 9 anos 40 vagas 15,8 c/v.Engenharia Mecnica integral de 5 a 9 anos 60 vagas 17,1 c/v.Engenharia Mecnica noturno de 6 a 9 anos 30 vagas 18,8 c/v.Fsica Bacharelado - de 5 a 7 anos e Licenciatura - de 4 a 7 anos - noturno - 40 vagas 4,6 c/v.Matemtica Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 30 vagas 3,3 c/v.

    FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRAAv. Brasil, 56 Centro tel. (18) 3743-1000 / 1007.Agronomia integral de 5 a 8 anos 40 vagas 9,4 c/v.Cincias Biolgicas Bacharelado e Licenciatura - de 5 a 7 anos noturno 50 vagas 4,7 c/v.Ao fi nal do 1 semestre o aluno dever optar pelas duas Modalidades ou por apenas uma delas.O aluno que optar pelo Bacharelado dever realizar atividades tambm no perodo diurno.

    Engenharia Civil integral de 5 a 9 anos 40 vagas 32,5 c/v.Engenharia Eltrica integral de 5 a 8 anos 40 vagas 14,0 c/v.Engenharia Mecnica integral de 5 a 8 anos 40 vagas 20,4 c/v.Fsica Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 30 vagas 1,7 c/v.Matemtica Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 30 vagas 1,7 c/v.A opo pela modalidade ser feita no fi nal do 1 ano do curso. O aluno que optar pelo Bacharelado dever realizar atividades tambm no perodo diurno.

    CMPUS DE ITAPEVARua Geraldo Alckmin, 519 tel. (15) 3524-9100 / 9106.Engenharia de Produo noturno de 5 a 8 anos 40 vagas 24,7 c/v.Engenharia Industrial Madeireira integral de 5 a 8 anos 40 vagas 2,9 c/v.

  • 24

    FACULDADE DE CINCIAS AGRRIAS E VETERINRIAS DE JABOTICABALVia de acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n tel. (16) 3209-2600 / 2693.Administrao Bacharelado - noturno de 4 anos e 6 meses a 8 anos 40 vagas 17,4 c/v.Agronomia integral de 5 a 8 anos 100 vagas 8,9 c/v.Cincias Biolgicas Bacharelado e Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 40 vagas 6,9 c/v.A opo por bacharelado ou licenciatura ser feita posteriormente. Aps concluir uma modalidade, o aluno poder reingressar na outra. As atividades de estgios curriculares da licenciatura sero realizadas no perodo diurno. Eventualmente ocorrero atividades no perodo diurno.

    Medicina Veterinria integral de 5 a 8 anos 50 vagas 22,2 c/v.Zootecnia integral de 5 a 8 anos 50 vagas 7,4 c/v.

    FACULDADE DE FILOSOFIA E CINCIAS DE MARLIAAv. Hygino Muzzi Filho, 737 tel. (14) 3402-1300 /1319/1393.Arquivologia diurno de 4 a 7 anos 30 vagas 1,8 c/v.Biblioteconomia diurno de 4 a 7 anos 35 vagas 2,0 c/v.Cincias Sociais Bacharelado e Licenciatura matutino de 4 a 7 anos 50 vagas 2,6 c/v.Cincias Sociais Bacharelado e Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 50 vagas 3,7 c/v.Filosofi a Bacharelado e Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 35 vagas 6,0 c/v.A opo por bacharelado ou licenciatura, nos cursos que tm as duas modalidades, ser realizada no 3 ano.

    Fisioterapia integral de 4 a 8 anos 40 vagas 15,8 c/v.Fonoaudiologia integral de 4 a 7 anos 35 vagas 7,7 c/v.Pedagogia Licenciatura matutino de 4 a 7 anos 40 vagas 2,6 c/v.Pedagogia Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 80 vagas 2,5 c/v.Os cursos de Pedagogia visam formao de professores para atuar na educao infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como para a gesto educacional. Professores para educao especial recebero formao complementar.

    Relaes Internacionais noturno de 4 a 7 anos 40 vagas 12,9 c/v.Terapia Ocupacional integral de 4 a 9 anos 40 vagas 5,1 c/v.

    CMPUS DE OURINHOSAv. Vitalina Marcusso, 1500. tel. (14) 3302-5704.Geografi a Bacharelado e Licenciatura diurno de 4 a 7 anos 45 vagas 2,1 c/v.Geografi a Bacharelado e Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 45 vagas 1,0 c/v..O aluno poder cursar a Licenciatura e o Bacharelado em Geografi a. Para apenas uma modalidade, a seriao ideal do curso de 4 anos, e para as duas modalidades, de 5 anos.

    FACULDADE DE CINCIAS E TECNOLOGIA DE PRESIDENTE PRUDENTERua Roberto Simonsen, 305 tel. (18) 3229-5331/5341/5388.Arquitetura e Urbanismo integral de 5 a 9 anos 40 vagas 24,2 c/v.Cincia da Computao Bacharelado vespertino/noturno de 4 anos e 6 meses a 8 anos 35 vagas 10,8 c/v.Educao Fsica Bacharelado e Licenciatura diurno de 4 a 7 anos 45 vagas 4,0 c/v.Educao Fsica Bacharelado e Licenciatura vespertino/noturno de 4 a 7 anos 45 vagas 6,4 c/v.Engenharia Ambiental integral de 5 a 9 anos 35 vagas 9,4 c/v.Engenharia Cartogrfi ca integral de 5 a 9 anos 40 vagas 5,2 c/v.Estatstica diurno de 4 a 8 anos 30 vagas 3,7 c/v.Fsica Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 30 vagas 2,1 c/v.Fisioterapia integral de 4 a 8 anos 45 vagas 12,0 c/v.Geografi a Bacharelado e Licenciatura matutino de 4 a 7 anos 40 vagas 2,0 c/v.Geografi a Bacharelado e Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 45 vagas 2,9 c/v.A opo por bacharelado ou licenciatura ser realizada posteriormente.

    Matemtica Licenciatura matutino de 4 a 7 anos 40 vagas 1,1 c/v.Matemtica Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 50 vagas 1,9 c/v.Pedagogia Licenciatura vespertino de 4 a 7 anos 35 vagas 1,4 c/v.Pedagogia Licenciatura noturno de 5 a 7 anos 45 vagas 3,2 c/v.Os cursos de Pedagogia visam formao de professores para atuar na educao infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como para a gesto educacional.

    Qumica Licenciatura noturno de 5 a 9 anos 40 vagas 2,8 c/v.

    CMPUS DE REGISTRORua Nelson Brihi Badur, 430 - tel. (13) 3828-2900.Engenharia da Pesca integral de 5 a 8 anos 40 vagas 3,0 c/v.

    INSTITUTO DE BIOCINCIAS DE RIO CLAROAv. 24-A, 1515, Bela Vista tel. (19) 3526-4100 / 4106.Cincias Biolgicas Bacharelado e Licenciatura integral de 4 a 6 anos 40 vagas 11,8 c/v.Cincias Biolgicas Bacharelado e Licenciatura noturno de 5 a 7 anos 25 vagas 8,8 c/v.Ecologia integral de 4 a 7 anos 30 vagas 4,5 c/v.Educao Fsica Bacharelado e Licenciatura integral de 4 a 7 anos 60 vagas 6,9 c/v.Aps o segundo ano, o aluno optar por uma das

  • 25

    modalidades (Licenciatura ou Bacharelado) sendo que o prazo mnimo de durao possibilita a concluso de apenas uma delas.

    Pedagogia Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 45 vagas 4,4 c/v.O curso de Pedagogia visa formao de professores para atuar na educao infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como para a gesto educacional. As atividades de estgios curriculares sero realizadas no perodo diurno.

    A opo para cursar bacharelado e/ou licenciatura, nos cursos que tm as duas modalidades, ser feita posteriormente, com possibilidade de cursar ambas as modalidades. O prazo mnimo de durao possibilita a concluso de apenas uma das modalidades (Licenciatura ou Bacharelado).

    INSTITUTO DE GEOCINCIAS E CINCIAS EXATAS DE RIO CLAROAv. 24-A, 1515, Bela Vista tel. (19) 3526-9029 / 9030.Cincias da Computao Bacharelado integral de 4 a 7 anos 30 vagas 14,4 c/v.Cincias da Computao Bacharelado noturno de 5 a 7 anos 30 vagas 10,4 c/v.Engenharia Ambiental integral 5 a 9 anos 30 vagas 15,3 c/v.Fsica Bacharelado e Licenciatura integral de 4 a 7 anos 40 vagas 7,0 c/v.Geografi a Bacharelado e Licenciatura integral de 4 a 7 anos 40 vagas 5,8 c/v.Geografi a Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 40 vagas 2,4 c/v.Geologia integral de 5 a 7 anos 35 vagas 22,3 c/v.Matemtica Bacharelado e Licenciatura integral de 4 a 7 anos 45 vagas 4,1 c/v.Nos cursos que tm as duas modalidades, bacharelado e licenciatura, a opo ser feita posteriormente e o cumprimento dos crditos de cada modalidade dar o ttulo correspondente.

    CMPUS DE ROSANAAv. dos Barrageiros, s/n, Distrito Primavera tel (18) 3284-9200 / 9208.Engenharia de Energia integral de 5 a 8 anos 40 vagas 2,4 c/vTurismo diurno de 4 a 7 anos 40 vagas 3,4 c/v

    CMPUS DE SO JOO DA BOA VISTAEngenharia de Telecomunicaes integral de 5 a 8 anos 40 vagas 6,2 c/v.

    INSTITUTO DE BIOCINCIAS, LETRAS E CINCIAS EXATAS DE SO JOS DO RIO PRETORua Cristvo Colombo, 2265 tel. (17) 3221-2200 / 2434.Cincia da Computao Bacharelado integral de 4 a 7 anos 35 vagas 13,0 c/v.Cincias Biolgicas Bacharelado e Licenciatura integral de 4 a 6 anos 50 vagas 7,0 c/v.A opo por bacharelado ou licenciatura ser realizada posteriormente.

    Engenharia de Alimentos integral de 5 a 9 anos 30 vagas 18,5 c/v.Fsica Bacharelado em Fsica Biolgica e Licenciatura em Fsica - integral de 4 a 8 anos 50 vagas 1,8 c/v.A fi nal do 1 ano do curso, o aluno deve optar entre as modalidades Bacharelado em Fsica Biolgica ou Licenciatura em Fsica, nas quais so atribudas at 25 e at 30 vagas, respectivamente.

    Letras Licenciatura, com habilitao em Portugus e Ingls ou Espanhol diurno de 4 a 7 anos 34 vagas 4,2 c/v.Letras Licenciatura, com habilitao em Portugus e Francs ou Ingls ou Italiano noturno de 5 a 8 anos 39 vagas 4,3 c/v.So oferecidas 17 vagas para a habilitao Portugus/Ingls e 17 para a habilitao Portugus/Espanhol.So oferecidas 13 vagas para a habilitao Portugus/Francs, 13 para a habilitao Portugus/Ingls e 13 para a habilitao Portugus/Italiano.

    O preenchimento dessas vagas obedecer ordem de classifi cao no vestibular, conforme perodo indicado na inscrio ao vestibular.

    As aulas do perodo diurno so concentradas no perodo da manh e, esporadicamente, no perodo da tarde.

    Letras Bacharelado, com habilitao de Tradutor em Lngua Inglesa ou Lngua Francesa, com Espanhol ou Italiano como segunda lngua estrangeira integral de 4 a 7 anos 32 vagas 11,9 c/v.A opo pela lngua estrangeira de habilitao (Ingls ou Francs, 16 vagas cada) ser feita na matrcula inicial, de acordo com a classifi cao obtida no concurso vestibular. A opo pela segunda lngua estrangeira (Espanhol ou Italiano, 16 vagas cada) tambm dever ser feita na matrcula inicial, de acordo com a classifi cao obtida no vestibular.

    Matemtica Bacharelado e Licenciatura diurno de 4 a 7 anos- 55 vagas 2,3 c/v.A opo entre bacharelado ou licenciatura ser feita no 3 semestre do curso.

    Matemtica Licenciatura noturno de 4 anos e 6 meses a 7 anos 45 vagas 2,7 c/v.No perodo noturno, a concluso do curso em 4 anos est condicionada realizao de estgios curriculares no perodo diurno.

    Pedagogia Licenciatura noturno de 4 a 7 anos 40 vagas 4,3 c/v.O curso de Pedagogia visa formao de professores para atuar na educao infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como para a gesto educacional.

    A partir do segundo semestre, o aluno dever ter disponvel uma tarde para atividades de estgio supervisionado.

    Qumica Bacharelado em Qumica Ambiental e Licenciatura em Qumica - integral de 4 a 7 anos 50 vagas 4,6 c/v.Ao fi nal do 1 ano do curso, o aluno dever optar entre as modalidades Bacharelado em Qumica Ambiental ou Licenciatura em Qumica, nas quais so atribudas at 25 vagas para cada modalidade.

  • 26

    FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE SO JOS DOS CAMPOSAv. Eng. Francisco Jos Longo, 777 tel. (12) 3947-9015/9000.Engenharia Ambiental integral de 5 a 8 anos 40 vagas 13,9 c/v.Odontologia integral de 4 a 9 anos 50 vagas 13,8 c/v.Odontologia noturno de 6 a 9 anos 30 vagas - 15,3 c/v.

    INSTITUTO DE ARTES DE SO PAULORua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 Barra Funda So Paulo tel. (11) 3393-8500.Artes Cnicas Bacharelado diurno de 4 a 6 anos 30 vagas 17,1 c/v.Arte-Teatro Licenciatura noturno de 4 a 6 anos 30 vagas 8,4 c/v.Artes Visuais Bacharelado e Licenciatura- diurno de 4 a 6 anos 40 vagas 18,2 c/v.A opo por bacharelado ou licenciatura ser realizada posteriormente.

    Educao Musical Licenciatura diurno de 4 a 6 anos 20 vagas 8,7 c/v.Msica Bacharelado Canto diurno de 4 a 6 anos 5 vagas 21,2 c/v.Msica Bacharelado Composio ou Regncia diurno de 5 a 7 anos 20 vagas 6,3 c/v.Msica Bacharelado Instrumento: Cordas (Contrabaixo Acstico, Viola, Violino, Violoncelo) diurno de 4 a 6 anos 12 vagas 7,3 c/v.Msica Bacharelado Instrumento: Percusso diurno - de 4 a 6 anos - 4 vagas 12,8 c/v.Msica Bacharelado Instrumento: Sopros (Clarineta) diurno de 4 a 6 anos - 3 vagas.Msica Bacharelado Instrumento: Sopros (Flauta) diurno de 4 a 6 anos - 3 vagas.Msica Bacharelado Instrumento: Sopros (Instrumento Antigo Flauta Doce) diurno de 4 a 6 anos - 3 vagas.Msica Bacharelado Instrumento: Sopros (Obo) diurno de 4 a 6 anos - 2 vagas.Msica Bacharelado Instrumento: Teclados diurno de 4 a 6 anos 9 vagas 4,3 c/v.Msica Bacharelado Instrumento: Violo diurno de 4 a 6 anos 4 vagas 21,3 c/v.O formado receber diploma com habilitao no instrumento cursado, e no em determinado naipe.

    CMPUS DO LITORAL PAULISTA SO VICENTEPraa Infante Dom Henrique, s/n Parque Bitaru tel. (13) 3569-9442/9443/9440.Cincias Biolgicas Licenciatura noturno 5 a 8 anos 40 vagas 3,9 c/v.Cincias Biolgicas Bacharelado (Gerenciamento Costeiro ou Biologia Marinha) integral de 4 a 7 anos 40 vagas 10,9 c/v.

    CMPUS DE TUPAv. Domingos da Costa Lopes, 780 tel. (14) (11) 3404-4200.

    Administrao Bacharelado Diurno de 4 a 7 anos 40 vagas 7,6 c/v.Administrao Bacharelado noturno de 4 a 7 anos 40 vagas 7,4 c/v.Engenharia de Biossistemas integral de 5 a 8 anos 40 vagas 1,9 c/v.

    REITORIARua Quirino de Andrade, 215, Centro, 01049-010 So Paulo, SP tel. (11) 5627-0245 / 7036 www.unesp.br.

    FUNDAO VUNESPRua Dona Germaine Burchard, 515 - gua Branca - SP - 05002-062 Disque Vunesp; tel. (11) 3874-6300, em dias teis das 8 s 20 horas www.vunesp.com.br.

  • 27

    Resoluo Unesp 68 de 22-8-2014

    (Publicada no DOE de 23.08.2014 Poder Executivo Seo I Pginas 63 a 65)

    Estabelece normas para o Concurso Vestibular Unesp 2015 e d outras providncias.

    O PR-REITOR DE ADMINISTRAO NO EXERCCIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Jlio de Mesquita Filho, a vista do deliberado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso Universitria, nos termos do Despacho n 257/2014-CEPE/SG, com fundamento no Artigo 24, inciso VIII, do Estatuto, expede a seguinte Resoluo:

    OBJETIVOS E CARACTERSTICASArtigo 1 - O Concurso Vestibular consiste na seleo e classifi cao de candidatos matrcula inicial nos Cursos de Graduao da Universidade e tem por objetivos:I - selecionar candidatos capazes de:a) articular ideias de modo coerente;b) compreender ideias, relacionando-as;c) expressar-se com clareza;d) conhecer o contedo do currculo