manual tecnico caldeira 2006

124
NR-13 Manual Técnico de Caldeiras e Vasos de Pressão Brasília 2006 Edição Comemorativa 10 anos da NR-13 (da Portaria nº 23/94)

Upload: lael20021181

Post on 23-Nov-2015

92 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

  • NR-13

    Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    Braslia 2006

    Edio Comemorativa 10 anos da NR-13

    (da Portaria n 23/94)

  • 1996 Ministrio do Trabalho

    permitida a reproduo parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte.

    1a edio: 5.000 exemplares 1996

    Edio Comemorativa 10 anos da NR-13: 3.000 exemplares 20041 Reimpresso: 2.000 exemplares Maio/2006

    Edio e Distribuio:Secretaria de Inspeo do Trabalho (SIT)Departamento de Segurana e Sade no Trabalho (DSST)Esplanada dos Ministrios Bloco F, Anexo, Ala B, 1 Andar, Gabinete CEP: 70059-900 Braslia/DFTels.: (061) 3317-6767/6689/6625 Fax: 3317-8261/8262

    Impresso no Brasil / Printed in Brazil

    Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP)Biblioteca. Seo de Processos Tcnicos MTE

    N851 NR-13 : Manual tcnico de caldeiras e vasos de presso. Edio comemorativa 10 anos da NR-13. 1. reimpresso. Braslia : MTE, SIT, DSST, 2006.

    124 p.

    Contm Anexos.

    1. Norma regulamentadora, Brasil. 2. Caldeiras a vapor, instalao, Brasil. 3. Caldeiras a vapor, inspeo de segurana, Brasil. 4. Vasos de presso, instalao, Brasil. 5. Vasos de presso, inspeo de segurana, Brasil. I. Brasil. Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE). II. Brasil. Secretaria de Inspeo do Trabalho (SIT). III. Brasil. Depar-tamento de Segurana e Sade no Trabalho (DSST).

    CDD 341.617

  • Sumrio

    Apresentao ............................................................... 5

    13.1. Caldeiras a vapor disposies gerais ......... 7

    13.2. Instalao de caldeiras a vapor ...................27

    13.3. Segurana na Operao de Caldeiras .........35

    13.4. Segurana na Manuteno de Caldeiras ....43

    13.5. Inspeo de Segurana de Caldeiras ..........49

    13.6. Vasos de Presso Disposies Gerais .....67

    13.7. Instalao de Vasos de Presso ..................79

    13.8. Segurana na Operao de Vasos de Presso ..........................................................85

    13.9. Segurana na Manuteno de Vasos de Presso ..........................................................93

    13.10. Inspeo de Segurana de Vasos de Presso ..........................................................99

  • Elaborao

    O Manual Tcnico sobre a Norma Regulamentadora n 13 (NR13) Caldeiras e Vasos de Presso, aprovada pela

    Portaria n 23, de 27 de dezembro de 1994, foi elaborado pelo Grupo Tcnico Tripartite, em 1996, composto pelos tcni-cos abaixo nominados, a convite da Secretaria de Segurana e

    Sade no Trabalho (SSST), do Ministrio do Trabalho (MTb).

    Aldo Cordeiro DutraCEPEI/IBP

    Almir Augusto ChavesSSST/MTb

    Ftima Leone MartinsDINPQ/INMETRO

    Jos Augusto da Silva FilhoFORA SINDICAL

    Luiz A. Moschini de SouzaABIQUIM/IBP/PETROQUMICA UNIO

    Marcelo Salles IBP/PETROBRAS REDUC

    Nilton B. B. FreitasDIESAT/SINDIC. QUMICOS/SP

    Roberto Odilon HortaSINDIPETRO RJ/CUT

    Rui de Oliveira MagriniDRT/SP (Coordenador Tcnico)

    Wlcio Cracel do Rego MonteiroSENAI/CNI

  • Apresentao

    A reviso do texto da Norma Regulamentadora (NR-13) Caldeiras e Vasos de Presso , em 1994, um marco histrico no Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) em seu processo de elaborao e reviso nas Normas Regulamen-tadoras (NR). A composio tripatite na reviso da NR-13, por meio de representantes de governo, trabalhadores e empregadores, foi uns dos pontos de partida para a institui-o, em 1996, da Comisso Tripartite Paritria Permanente (CTPP), hoje, instncia de participao da sociedade na ela-borao e reviso de NR.

    A publicao desta edio do Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso, comemorativa de 10 anos da Norma Regulamentadora n 13, elaborado tambm de manei-ra tripartite (1 edio 1996), representa simbolicamente o reconhecimento para com todos que participaram do proces-so de sua reviso, na sua implementao e aperfeioamente durante estes 10 anos e desejando que este Manual continue a ser sendo um instrumento estratgico de informao e es-

  • clarecimento para ser utilizado por aqueles profissionais de inspeo, manuteno, operao, projeto, segurana e sade, treinamento, cipeiros, sindicalistas, auditores fiscais do trabalho, dentre outros que laboram para a preveno de acidentes com caldeiras e vasos de presso e para a me-lhoria das condies de trabalho.

    DEPARTAMENTO DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO

    SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

  • 13.1. Caldeiras a vapor disposies gerais

    13.1.1. Caldeiras a vapor so equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob presso superior atmosfrica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.

    O vapor pode ser usado em diversas condies tais como: baixa presso, alta presso, saturado, superaqueci-do, etc. Ele pode ser produzido tambm por diferentes ti-pos de equipamentos nos quais esto includas as caldeiras com diversas fontes de energia.

    Para efeito da NR-13, sero considerados, como caldeiras todos os equipamentos que simultaneamente geram e acumulam vapor de gua ou outro fluido. Unidades instaladas em veculos como caminhes e navios devero respeitar a esta Norma Regulamentadora nos itens que fo-rem aplicveis e para os quais no exista normalizao ou regulamentao mais especfica.

  • 8NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    No devero ser entendidos como caldeiras os se-guintes equipamentos:

    1. Trocadores de calor do tipo Reboiler, Kettle, Refervedores, TLE, etc., cujo projeto de cons-truo governado por critrios referentes a vasos de presso.

    2. Equipamentos com serpentina sujeita a chama direta ou gases aquecidos e que geram, porm no acumulam vapor, tais como: fornos, gera-dores de circulao forada e outros.

    3. Serpentinas de fornos ou de vasos de presso que aproveitam o calor residual para gerar ou superaquecer vapor.

    4. Caldeiras que utilizam fluido trmico, e no o vaporizam.

    13.1.2. Para efeito desta NR, considera-se Profissional Habi-litado (PH) aquele que tem competncia legal para o exerccio da profisso de engenheiro nas atividades referentes a projeto de construo, acompanhamento de operao e manuteno, inspeo e superviso de inspeo de caldeiras e vasos de presso, em conformidade com a regulamentao profissional vigente no Pas.

    Com relao aos itens da NR-13, em que se faz meno ao profissional habilitado, na data de elaborao deste documento, tem-se que:

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    9

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    1. Conselhos federais, tais como o Conselho Fe-deral de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) e o Conselho Federal de Qumica (CFQ) so responsveis pela definio, nas suas respectivas reas, da competncia e es-clarecimento de dvidas referentes regula-mentao profissional.

    2. A Resoluo n 218, de 29 de junho de 1973, do CONFEA, a deciso Normativa n 29/88 do CONFEA e a deciso Normativa n 45/92 do CONFEA estabelecem como habilitados os profissionais da rea de Engenharia Me-cnica e de Engenharia Naval bem como os engenheiros civis com atribuies do art. 28 do Decreto Federal n 23.569/33 que tenham cursado as disciplinas de Termodinmica e suas Aplicaes e Transferncia de Calor ou equivalentes com denominaes distin-tas, independentemente do nmero de anos transcorridos desde sua formatura.

    3. O registro nos conselhos regionais de profis-sionais a nica comprovao necessria a ser exigida do PH.

    4. Os comprovantes de inscrio emitidos ante-riormente para esse fim pelas DRT/MTE, no possuem mais validade.

    5. Engenheiros de outras modalidades no ci-tadas anteriormente devem requerer ao res-pectivo conselho regional, caso haja interesse pessoal, que estude suas habilidades para

  • 10

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    inspeo de caldeiras e vasos de presso, em funo de seu currculo escolar.

    6. Laudos, relatrios e pareceres somente tero valor legal quando assinados por PH.

    7. Conforme estabelecido pelo CONFEA/CREA, s empresas prestadoras de servio que se propem a executar as atividades prescritas neste subitem so obrigadas a se registrar no respectivo conselho regional, indicando res-ponsvel tcnico legalmente habilitado.

    8. O PH pode ser consultor autnomo, empre-gado de empresa prestadora de servio ou empregado da empresa proprietria do equi-pamento.

    9. O art. 188 da CLT foi escrito quando os con-selhos profissionais faziam parte da estrutu-ra do MTE. Atualmente, so entidades inde-pendentes.

    10. Na elaborao da NR-13, previa-se que o PH atuasse como a referncia tcnica para o proprietrio da caldeira. Quase sempre o proprietrio carece de conhecimentos tcni-cos necessrios para as tomadas de deciso necessrias segurana da caldeira. O PH tomar essas decises, responsabilizando-se por elas.

    Por Exemplo: O proprietrio necessita forne-cer o curso de segurana para os operadores, mas no sabe quais cursos esto disponveis

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    11

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    na praa e quais so adequados e de boa qua-lidade. O PH poder avaliar a qualidade dos cursos oferecidos com muito mais facilidade que o proprietrio da caldeira.

    11. A Habilitao referenciada nos 2, 4 e 5 a requerida ao PH para os servios de inspeo. De acordo com o item 13.1.2, as atividades de projeto de construo, e acompanhamento de operao e manuteno devem de ser exerci-das por engenheiros dotados das respectivas atribuies (em construo civil, eletrnica, qumica, e assim por diante).

    12. O PH, no exerccio das atividades descritas no item 13.1.2, em algumas situaes, pode dele-gar a execuo de uma determinada atividade para um preposto, tcnico especializado. Entre-tanto, a responsabilidade e a assinatura pelos servios especializados ser sempre do PH.

    13.1.3. Presso Mxima de Trabalho Permitida (PMTP), ou Presso Mxima de Trabalho Admissvel (PMTA), o maior valor de presso compatvel com o cdigo de projeto, a resistncia dos materiais utilizados, as dimenses do equipamento e seus parmetros operacionais.

    Esta NR no inclui regras para projeto e pressupe que os equipamentos so construdos de acordo com nor-mas e cdigos de reconhecimento internacional.

  • 12

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    A PMTA calculada ou determinada utilizando-se frmulas e tabelas disponveis no cdigo de projeto da cal-deira. Essas fontes levam em considerao:

    1. As dimenses e geometria de cada parte es-pecfica da caldeira (por exemplo: dimetro, espessura, etc.).

    2. Resistncia dos materiais (valores de tenso mxima admissvel dependentes da tempera-tura).

    3. Outros fatores especficos para cada situa-o.

    importante destacar que o valor da PMTA pode al-terar-se ao longo da vida da caldeira em funo da reduo da resistncia mecnica dos materiais, reduo de espessuras dos diferentes componentes, etc. A atualizao dos valores da PMTA deve ser feita, em conformidade com procedimentos escritos existentes no pronturio da caldeira.

    O procedimento escrito deve conter:

    1. Roteiro de clculo da PMTA, ou

    2. Cdigo de projeto aplicvel, ou

    3. Indicao de programa computacional para di-mensionamento da caldeira.

    Quando ocorrer alterao no valor da PMTA da cal-deira devero ser executados os ajustes necessrios nas presses de abertura das vlvulas de segurana, na placa de identificao e outros elementos de controle dependen-tes deste valor.

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    13

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    13.1.4. Constitui risco grave e iminente a falta de qualquer um dos seguintes itens:

    a) Vlvula de segurana com presso de aber-tura ajustada em valor igual ou inferior PMTA.

    b) Instrumento que indique a presso do vapor acumulado.

    c) Injetor ou outro meio de alimentao de gua, independentemente do sistema principal, em caldeiras a combustvel slido.

    d) Sistema de drenagem rpida de gua, em caldeiras de recuperao de lcalis.

    e) Sistema de indicao para controle do nvel de gua ou outro sistema que evite o supera-quecimento por alimentao deficiente.

    As vlvulas de segurana, mesmo que ajustadas para abertura na PMTA, devero:

    1. Ser adequadamente projetada.

    2. Ser adequadamente instaladas.

    3. Ser adequadamente mantidas.

    Para casos onde estas premissas no forem aten-didas, a vlvula de segurana ser considerada como ine-xistente.

    A quantidade e o local de Instalao das vlvulas de segurana devero atender aos cdigos ou normas tc-nicas aplicveis.

  • 14

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    O acrscimo de presso, permitido durante a des-carga da vlvula de segurana, deve ser no mximo o reco-mendado no cdigo de projeto do equipamento.

    No caso especfico do cdigo ASME, Seo I, caldei-ras com superfcie de aquecimento superior a 47m2 devem possuir duas vlvulas de segurana. Nesse caso, permiti-do acrscimo de presso durante a descarga, com as duas vlvulas abertas de no mximo 6% da PMTA.

    A existncia de pelo menos um instrumento que indique a presso do vapor acumulado pressupe que este esteja corretamente especificado, instalado e mantido.

    O mostrador do instrumento indicador de presso pode ser analgico ou digital e poder ser instalado na pr-pria caldeira ou na sala de controle.

    Entende-se por sistema de indicao de nvel de gua qualquer dispositivo com funo equivalente aos viso-res de coluna de gua. Caso a coluna de gua no consiga ser lida corretamente por problemas de vazamento ou blo-queio, dever ser imediatamente acionado o procedimento de paralisao da caldeira.

    13.1.5. Toda caldeira deve ter afixada em seu corpo, em local de fcil acesso e bem visvel, a placa de iden-tificao indelvel com, no mnimo, as seguintes informaes:

    a) Fabricante.

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    15

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    b) Nmero de ordem dado pelo fabricante da caldeira.

    c) Ano de fabricao.d) Presso Mxima de Trabalho Admissvel.e) Presso de teste hidrosttico.f) Capacidade de produo de vapor.g) rea da superfcie de aquecimento.h) Cdigo de projeto e ano de edio.

    Alm das informaes mencionadas no item 13.1.5, a placa poder conter outras informaes a critrio do estabelecimento.

    A placa de identificao deve ser fabricada de ma-terial resistente s intempries tais como: alumnio, bronze, ao inoxidvel, etc., possuir caracteres gravados de forma indelvel, em lngua portuguesa, devendo ser fixada ao cor-po da caldeira por meio de rebites, parafusos ou soldas.

    A placa de identificao dever ser afixada em lo-cal de fcil acesso e visualizao. Deve-se tomar cuidado para que a placa no seja fixada em partes que possam ser removidas da caldeira tais como: bocas de visita, chapas de isolamento trmico, etc.

    De acordo com o Decreto Lei n 81.621, de 3 de maio de 1978, o Brasil signatrio do Sistema Internacio-nal de Unidades. A tabela a seguir apresenta os fatores de converso a serem utilizados para converso das unidades de presso.

  • 16

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    Tabela para converso de unidades de presso

    bar kgf/cm2 psi(lbf/pol2) mmHg mH20kPa

    kN/m2

    1 1,019716 14,503 750,062 10,19716 100

    0,980665 1 14,2233 735,560 10,00 98,0665

    0,068947 0,070307 1 51,715 0,70307 6,89475

    1,33322 1,3595 19,368 1000 13,59 133,322

    0,09806 0,1000 1,42233 73,556 1 9,80665

    0,0100 0,01019 0,14503 7,50062 0,10197 1

    Em conformidade com o Sistema Internacional de Unidades, a uni-dade oficial para presso no Sistema Internacional de Unidades (SI) o Pascal (Pa).

    13.1.5.1. Alm da placa de identificao, devem constar, em local visvel, a categoria da caldeira, conforme de-finida no subitem 13.1.9 desta NR, e seu nmero ou cdigo de identificao.

    Alm da placa de identificao, toda caldeira deve-r apresentar seu nmero ou cdigo de identificao e sua respectiva categoria.

    Essas informaes podero ser pintadas em local de fcil visualizao, com dimenses tais que possam ser facilmente identificadas.

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    17

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    Opcionalmente pintura direta, informaes pode-ro fazer parte de uma placa com visualizao equivalente.

    13.1.6. Toda Caldeira deve possuir, no estabelecimento onde estiver instalada, a seguinte documentao, devidamente atualizada:

    a) Pronturio da Caldeira, que contenha as seguintes informaes: cdigo de projeto e ano de edio; especificao dos materiais; procedimentos utilizados na fabricao,

    montagem, inspeo final e determinao da PMTA;

    conjunto de desenhos e demais dados ne-cessrios para o monitoramento da vida til da caldeira;

    caractersticas funcionais; dados dos dispositivos de segurana; ano de fabricao; categoria da caldeira.

    b) Registro de Segurana, em conformidade com o item 13.1.7.

    c) Projeto de Instalao, em conformidade com o item 13.2.

    d) Projetos de Alterao ou Reparo, em confor-midade com os subitens 13.4.2 e 13.4.3.

    e) Relatrios de Inspeo, em conformidade com os subitens 13.5.11, 13.5.12 e 13.5.13.

  • 18

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    Caso o estabelecimento, onde estiver instalada a caldeira, possua diversas unidades fabris, distantes umas das outras, os documentos devero estar disponveis na uni-dade onde a caldeira estiver instalada para que possam ser facilmente consultados.

    Em funo das peculiaridades de cada estabe-lecimento, no necessrio que toda documentao seja arquivada num mesmo local. recomendvel porm que to-dos os documentos que compem o pronturio da caldeira estejam agrupados.

    O procedimento para determinao da PMTA, deve-r explicar o roteiro para seu estabelecimento, passo a pas-so, incluindo tabelas, bacos, etc., que por ventura devam ser consultados. Poder ser substitudo pela seo corres-pondente do cdigo de projeto.

    Entende-se por vida til da caldeira o perodo de tempo entre a data de fabricao e a data na qual tenha sido considerada inadequada para uso.

    A documentao deve ser mantida durante toda a vida til do equipamento.

    13.1.6.1. Quando inexistente ou extraviado, o Pronturio da Caldeira deve ser reconstitudo pelo proprietrio, com responsabilidade tcnica do fabricante ou de PH, citado no subitem 13.1.2, sendo imprescindvel a reconsti-tuio das caractersticas funcionais, dos dados dos dispositivos de segurana e dos procedimentos para determinao da PMTA.

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    19

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    A maior parte da documentao exigida, particular-mente aquela englobada no Pronturio da Caldeira, deve ser fornecida o mais detalhadamente possvel, pelo fabricante da caldeira.

    Se o estabelecimento no possuir essa documenta-o, parte dela dever ser reconstituda. Quando no for poss-vel reconstituir alguns itens, tais como: procedimentos utiliza-dos na fabricao e montagem, especificaes de materiais, etc., devero ser reconstitudos pelo menos as caractersticas funcionais da caldeira, os dados de seus dispositivos de segu-rana e o procedimento para determinao da PMTA.

    A reconstituio dos documentos ser sempre de responsabilidade do proprietrio da caldeira. Para tanto, este poder utilizar-se dos servios do fabricante da caldeira ou caso este seja indeterminado ou j no exista, de um PH ou empresa especializada.

    A reconstituio de toda a documentao da cal-deira importante no s para determinao de seus pa-rmetros operacionais como tambm de fundamental importncia na preparao e execuo das atividades de inspeo e manuteno destes equipamentos. Portanto, no caso da inexistncia da documentao citada, Pronturio da Caldeira, ou parte deste, todos os esforos devero ser fei-tos para reconstituio do pronturio.

    13.1.6.2. Quando a caldeira for vendida ou transferida de estabelecimento, os documentos mencionados nas alneas a, d e e do subitem 13.1.6 devem acompanh-la.

  • 20

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    O Registro de Segurana tambm poder acompa-nhar a caldeira a critrio do estabelecimento onde ela este-ve instalada.

    O Projeto de Instalao no acompanha a caldeira porque dever ser elaborado novo projeto, caracterstico das novas instalaes.

    13.1.6.3. O proprietrio da caldeira dever apresentar, quan-do exigido pela autoridade competente do rgo Regional do Ministrio do Trabalho e Emprego, a documentao mencionada no subitem 13.1.6.

    A autoridade competente do rgo Regional do Mi-nistrio do Trabalho e Emprego (MTE) Delegacia Regional do Trabalho (DRT) o Delegado Regional do Trabalho na sua jurisdio.

    13.1.7. O Registro de Segurana deve ser constitudo de livro prprio, com pginas numeradas, ou outro sistema equivalente onde sero registradas:

    a) Todas as ocorrncias importantes capazes de influir nas condies de segurana da cal-deira.

    b) As ocorrncias de inspees de segurana peridicas e extraordinrias, devendo constar o nome legvel e assinatura de PH, citado no subitem 13.1.2, e de operador de caldeira presente na ocasio da inspeo.

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    21

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    O Registro de Segurana deve ser constitudo por livro com pginas numeradas, exclusivo para cada caldeira.

    possvel que a empresa utilize outro sistema (por exemplo: informatizado) desde que, de fato, apresente a mesma segurana contra burla e permita assinatura nas ocasies indicadas e que seja de fcil consulta.

    importante que sejam registrados neste livro so-mente as ocorrncias relacionadas caldeira que possam afetar, positiva ou negativamente, a integridade fsica do ser humano.

    prtica nas unidades industriais o preenchimento do Livro de Turno ou Livro de Passagem de servio, ou similar, que poder ser aceito como Registro de Segurana desde que atenda o disposto no item 13.1.7.

    So exemplos tpicos de ocorrncias importantes: as exploses, incndios, vazamentos, ruptura de componen-tes da caldeira, operao em condies fora daquelas pre-vistas pelo projeto, paradas de emergncia, realizao de testes na caldeira e dispositivos de segurana, etc.

    Por ocasio da inspeo da caldeira, o PH, contra-tado pelo estabelecimento para fazer a inspeo da caldeira ou o PH existente no servio prprio de inspeo, dever anotar no Registro de Segurana a data e tipo da inspeo de segurana da caldeira que est sendo realizada.

    O PH dever solicitar a assinatura do operador da caldeira ou, na sua ausncia, de outro operador, no referido Registro de Segurana.

  • 22

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    A assinatura tem por objetivo comprovar que a caldeira est sendo inspecionada e no implica qualquer responsabilidade por parte do operador na atividade de ins-peo.

    O preenchimento do livro e respectiva assinatura, por ocasio das inspees, dever ser feito durante o pero-do em que a caldeira estiver sendo inspecionada.

    13.1.7.1. Caso a caldeira venha a ser considerada inadequada para uso, o Registro de Segurana deve conter tal informao e receber encerramento formal.

    Caso a caldeira venha ser considerada inadequada para uso futuro, o respectivo Registro de Segurana dever apresentar claramente os motivos pelos quais est sendo adotada tal deciso. O encerramento formal do Registro de Segurana dever ser feito por um PH e comunicado por meio de Relatrio de Inspeo de Segurana Extraordinria Representao Sindical da Categoria Profissional Predo-minante no Estabelecimento conforme estabelecido no item 13.5.12 e ao rgo regional do MTE caso este tenha exigido a apresentao dos documentos da caldeira anteriormente, conforme previsto no subitem 13.1.6.3.

    Recomenda-se para estes casos que a caldeira seja inutilizada, antes do descarte, para evitar uso posterior.

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    23

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    13.1.8. A documentao referida no subitem 13.1.6 deve estar sempre disposio para consulta dos opera-dores, do pessoal de manuteno, de inspeo e das representaes dos trabalhadores e do empregador na Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA), devendo o proprietrio assegurar pleno acesso a essa documentao.

    A documentao referida no subitem 13.1.6 dever estar sempre disponvel dentro do estabelecimento.

    Nos casos em que for necessria a retirada da do-cumentao do estabelecimento, dever ser providenciada a sua duplicao.

    13.1.9. Para os propsitos desta NR, as caldeiras so clas-sificadas em trs categorias conforme segue:

    a) Caldeiras da categoria A so aquelas cuja presso de operao igual ou superior a 1960 kPa (19,98 kgf/cm2).

    b) Caldeiras categoria C so aquelas cuja presso de operao igual ou inferior a 588 kPa (5,99 kgf/cm2) e o volume igual ou inferior a 100 litros.

    c) Caldeiras categoria B so todas aquelas que no se enquadram nas categorias ante-riores.

  • 24

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    O critrio adotado por esta NR, para classificao de caldeiras, leva em conta a presso de operao e o vo-lume interno da caldeira. Esse conceito, tambm adotado por outras normas internacionais, representa a energia disponvel em uma caldeira. Dessa forma, quanto maior a energia, maiores sero os riscos envolvidos. A capacidade de produo de vapor da caldeira (t/h, kg/h) no indicativo do risco, j que no considera a presso do vapor produzido ou o volume de vapor armazenado.

    A subdiviso em trs categorias distintas facilita a adoo de critrios diferenciados compatveis com o risco apresentado por cada caldeira.

    O grfico a seguir representa os campos que foram adotados para cada categoria de caldeiras.

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    25

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    Presso

    (kPa) Categoria A

    1960

    Categoria B

    588

    Categoria C

    100Volume (litros)

  • 13.2. Instalao de caldeiras a vapor

    13.2.1. O Projeto de Instalao de Caldeiras a Vapor, no que concerne ao atendimento desta NR, de res-ponsabilidade de PH, conforme citado no subitem 13.1.2, e deve obedecer aos aspectos de segu-rana, sade e meio ambiente previstos nas NRs, convenes e disposies legais aplicveis.

    A autoria de Projeto de Instalao de Caldeiras de responsabilidade de PH.

    Sempre que, na elaborao do projeto, o PH solicitar a participao de profissionais especializados e legalmente habilitados, estes sero tidos como responsveis na parte que lhes diga respeito, devendo ser explicitamente menciona-dos como autores das partes que tiverem executado.

    O Projeto de Instalao dever conter todos os do-cumentos, plantas, desenhos, clculos, pareceres, relat-rios, anlises, normas, especificaes, relativos ao projeto, devidamente assinados pelos profissionais legalmente ha-bilitados.

  • 28

    NR-13NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    13.2.2. As caldeiras de qualquer estabelecimento devem ser instaladas em Casa de Caldeiras ou em local especfico para tal fim, denominado rea de Cal-deiras.

    Dever ser entendido como casa de caldeiras um local reservado do estabelecimento, delimitado por paredes ou divisrias e devidamente coberto onde estejam instala-das as caldeiras.

    Dever ser entendido como rea de caldeiras um local onde a caldeira no esteja confinada, exposto ou no ao do tempo, destinado instalao das caldeiras. A sim-ples existncia de cobertura no caracteriza o local como sendo casa de caldeira.

    A opo pela instalao das caldeiras em rea ou casa de caldeiras ser definida na fase de projeto e inde-pendente das dimenses da caldeira ou de seus parmetros operacionais.

    13.2.3. Quando a caldeira for instalada em ambiente aberto, a rea de Caldeiras deve satisfazer os seguintes requisitos:

    a) Estar afastada no mnimo trs metros de: outras instalaes do estabelecimento; de depsitos de combustveis, executan-

    do-se reservatrios para partida com at 2.000 litros de capacidade;

    do limite de propriedade de terceiros; do limite com as vias pblicas.

  • 29

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    b) Dispor de pelo menos duas sadas amplas, permanentemente desobstrudas e dispos-tas em direes distintas.

    c) Dispor de acesso fcil e seguro, necessrio operao e manuteno da caldeira, sendo que, para guarda-corpos vazados, os vos devem ter dimenses que impeam a queda de pessoas.

    d) Ter sistema de captao e lanamento dos gases e material particulado, provenientes da combusto, para fora da rea de opera-o, atendendo s normas ambientais vigen-tes.

    e) Dispor de iluminao conforme normas ofi-ciais vigentes.

    f) Ter sistema de iluminao de emergncia caso operar noite.

    At a data de reviso deste manual tcnico, a nor-ma regulamentadora NR-17 subitem 17.5.3.3 determina que os nveis mnimos de iluminamento a serem observa-dos nos locais de trabalho so os valores de iluminncia es-tabelecidos na NBR-5413.

    Deve ser entendido como sistema de iluminao de emergncia todo sistema que, em caso de falha no forneci-mento de energia eltrica, consiga manter adequadamente iluminados os pontos estratgicos operao da caldeira. So exemplos destes sistemas lmpadas ligadas a baterias que se autocarregam nos perodos de fornecimento normal, geradores movidos a vapor ou motores a combusto, etc.

  • 30

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    13.2.4. Quando a caldeira estiver instalada em ambiente confinado, a Casa de Caldeiras deve satisfazer os seguintes requisitos:

    a) Constituir prdio separado, construdo de material resistente ao fogo, podendo ter ape-nas parede adjacente a outras instalaes do estabelecimento, porm com as outras paredes afastadas de, no mnimo, trs me-tros de outras instalaes, do limite de pro-priedade de terceiros, do limite com as vias pblicas e de depsitos de combustveis, ex-cetuando-se reservatrios para partida com at 2.000 litros de capacidade.

    b) Dispor de pelo menos duas sadas amplas, permanentemente desobstrudas e dispos-tas em direes distintas.

    c) Dispor de ventilao permanente com entra-das de ar que no possam ser bloqueadas.

    e) Dispor de sensor para deteco de vazamen-to de gs quando se tratar de caldeira a com-bustvel gasoso.

    d) No ser utilizada para qualquer outra finali-dade.

    f) Dispor de acesso fcil e seguro, necessrio operao e manuteno da caldeira, sen-do que, para guarda-corpos vazados, os vos devem ter dimenses que impeam a queda de pessoas.

    g) Ter sistema de captao e lanamento dos gases e material particulado, provenientes da

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    31

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    combusto, para fora da rea de operao, atendendo s normas ambientais vigentes.

    h) Dispor de iluminao conforme normas ofi-ciais vigentes e ter sistema de iluminao de emergncia.

    Os dispositivos que garantam a ventilao perma-nente so instalados quando forem indispensveis para ga-rantir a ventilao adequada na rea em volta da caldeira. Ventilao permanente no significa necessariamente venti-lao com sopradores ou ventiladores (ventilao local exaus-tora ou geral diluidora).

    13.2.5. Constitui risco grave e iminente o no-atendimento aos seguintes requisitos:

    a) Para todas as caldeiras instaladas em am-biente aberto, os itens b, d e f do subi-tem 13.2.3 desta NR.

    b) Para as caldeiras da Categoria A instaladas em ambientes confinados, os itens a, b, c, d, e, g, e h do subitem 13.2.4 desta NR.

    c) Para caldeiras das Categorias B e C instala-das em ambientes confinados, os itens b, c, d, e, g e h do subitem 13.2.4 tam-bm desta NR.

    13.2.6. Quando o estabelecimento no puder atender ao disposto nos subitens 13.2.3 ou 13.2.4, dever ser elaborado Projeto Alternativo de Instalao, com medidas complementares de segurana que permitam a atenuao dos riscos.

  • 32

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    Caso o estabelecimento no possa atender s exi-gncias estabelecidas nos subitens 13.2.3 ou 13.2.4 ou obedecer a aspectos de segurana, sade e meio ambiente previstos nas NRs, nas convenes ou nas disposies le-gais dever elaborar um Projeto Alternativo que contenha medidas concretas para atenuar os riscos.

    Esse requisito se aplica tanto s instalaes exis-tentes como para novas instalaes.

    As medidas complementares citadas neste item re-ferem-se preveno, e no conseqncia de eventuais exploses. Dessa forma, o projeto alternativo deve priorizar a implantao de medidas que melhorem a confiabilidade operacional da caldeira. So exemplos de medidas concre-tas que permitam a atenuao dos riscos:

    1. Realizao de inspees com maior freqn-cia e maior rigor quanto aplicao de exa-mes no-destrutivos.

    2. Aperfeioamento dos sistemas de controle.

    3. Independentemente da presso, atender a requisitos mais apurados de qualidade e tra-tamento de gua.

    4. Reduzir a presso de operao quando poss-vel.

    5. Empregar combustveis de melhor qualidade.

    6. Outras.

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    33

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    13.2.6.1. O Projeto Alternativo de Instalao deve ser apresen-tado pelo proprietrio da caldeira para obteno de acordo com a representao sindical da categoria profissional predominante no estabelecimento.

    13.2.6.2. Quando no houver acordo, conforme previsto no subitem 13.2.6.1, a intermediao do rgo regional do MTE poder ser solicitada por qualquer uma das partes e, persistindo o impasse, a deciso caber a esse rgo.

    13.2.7. As caldeiras classificadas na Categoria A devero possuir painel de instrumentos instalados em sala de controle, construda segundo o que estabelecem as NRs aplicveis.

    Toda caldeira classificada como Categoria A deve possuir painel de instrumentos ou console de sistema di-gital instalado em sala de controle. No caso de estabeleci-mentos com mais de uma caldeira, permitida a instalao dos instrumentos de todas as caldeiras na mesma sala de controle.

    O projeto e a construo da sala de controle devem atender aos requisitos estabelecidos pelas NRs.

    As portas devem abrir para fora e para o lado opos-to das caldeiras.

  • 13.3. Segurana na Operao de Caldeiras

    13.3.1. Toda caldeira deve possuir Manual de Operao atualizado, em lngua portuguesa, em local de fcil acesso aos operadores, contendo no mnimo:

    a) Procedimentos de partidas e paradas.b) Procedimentos e parmetros operacionais

    de rotina.c) Procedimentos para situaes de emrgn-

    cia.d) Procedimentos gerais de segurana, sade e

    de preservao do meio ambiente.

    O Manual de Operao da caldeira (ou das caldeiras) deve estar sempre disponvel para consulta dos operadores, em local prximo ao posto de trabalho. Os manuais devem ser mantidos atualizados, sendo que todas as alteraes ocorri-das nos procedimentos operacionais ou nas caractersticas das caldeiras devero ser de pleno conhecimento de seus operadores e prontamente incorporados aos respectivos ma-nuais.

  • 36

    NR-13NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    13.3.2. Os instrumentos e controles de caldeiras devem ser mantidos calibrados e em boas condies ope-racionais, constituindo condio de risco grave e iminente o emprego de artifcios que neutralizem sistemas de controle e segurana da caldeira.

    Todos os instrumentos e controles que interfiram com a segurana da caldeira devero ser calibrados periodi-camente e serem adequadamente mantidos.

    A utilizao de artifcios como, por exemplo, jumps que neutralizem os sistemas de controle e segurana, ser considerada como risco grave e iminente e pode levar in-terdio da caldeira.

    Utilizar jumps transitrios em situaes nas quais exista redundncia ou onde est sendo feita manuteno pre-ventiva no ser considerado como artifcio que neutralize sistema de controle e segurana da caldeira.

    Para esses casos, necessrio fazer estudo dos riscos envolvidos e acompanhamento dessa operao, en-volvendo todos os setores que possam por esta ser afeta-dos.

    A periodicidade de manuteno e a definio dos instrumentos e controles necessrios segurana da cal-deira devero ser definidos pelos profissionais legalmente habilitados para cada especialidade.

  • 37

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    13.3.3. A qualidade da gua deve ser controlada e tra-tamentos devem ser implementados, quando ne-cessrios, para compatibilizar suas propriedades fsico-qumicas com os parmetros de operao da caldeira.

    A qualidade da gua fator determinante da vida da caldeira. Estabelecer parmetros de qualidade de gua no faz parte do escopo desta NR, uma vez que ela se apli-ca a variados tipos de caldeiras com diferentes presses e temperaturas, instaladas em locais distintos.

    Sempre que anlises fsico-qumicas e resultados das inspees indicarem problemas de depsitos excessi-vos, corroso e outras deterioraes no lado gua, ateno especial dever ser dada a sua qualidade, em particular, verificando se suas caractersticas esto de acordo com as requeridas pela caldeira. De modo geral, quanto maior a presso de operao mais apurados devero ser os requisi-tos de tratamento de gua.

    13.3.4. Toda caldeira a vapor deve estar obrigatoriamente sob operao e controle de operador de caldeira, sendo que o no-atendimento dessa exigncia caracteriza condio de risco grave e iminente.

    A responsabilidade pela existncia de operadores de caldeiras adequadamente treinados do dono do esta-belecimento.

  • 38

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    Uma caldeira pode estar sob controle simultneo de vrios operadores e um operador poder estar controlan-do simultaneamente mais de uma caldeira.

    No faz parte do objetivo desta NR estabelecer limi-tes numricos para essa questo, entretanto, entende-se que caldeiras sob controle de operador aquela em que, existe, pelo menos um operador em condies de atuar prontamen-te para corrigir situaes anormais que se apresentem.

    13.3.5. Para efeito desta NR, ser considerado operador de caldeira aquele que satisfizer pelo menos uma das seguintes condies:

    a) Possuir Certificado de Treinamento de Segu-rana na Operao de Caldeiras e compro-vao de estgio prtico conforme subitem 13.3.9.

    b) Possuir certificado de Treinamento de Segu-rana para operao de caldeiras previsto na NR-13, aprovada pela Portaria n 02, de 8 de maio de 1984.

    c) Possuir comprovao de, pelo menos, trs anos de experincia nessa atividade, at 8 de maio de 1984.

    Para casos em que for necessria a comprovao de experincia na operao de caldeira, deve-se considerar:

    1. Anotao na Carteira de Trabalho.

    2. Pronturio ou atribuies fornecidos pelo es-tabelecimento, ou

    3. Testemunho de pessoas.

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    39

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    Para clculo dos trs anos de experincia, devero ser descontados os tempos de interrupo.

    A habilitao dos operadores de caldeira enquadra-dos nos itens b e c fica limitada ao tipo de caldeira que habitualmente vinham operando. Caso tenham necessidade de operar outros tipos de caldeira, torna-se obrigatria a fre-qncia aos estgios prticos definidos no subitem 13.3.9.

    13.3.6. O pr-requisito mnimo para participao, como aluno, no Treinamento de Segurana na Operao de Caldeiras o 1 grau.

    13.3.7. O Treinamento de Segurana na Operao de Cal-deiras deve obrigatoriamente:

    a) Ser supervisionado tecnicamente por PH cita-do no subitem 13.1.2.

    b) Ser ministrado por profissionais capacitados para esse fim.

    c) Obedecer, no mnimo, ao currculo proposto no Anexo I-A desta NR.

    Podero ser includas no treinamento outras mat-rias tericas ou prticas que forem julgadas relevantes pelo supervisor tcnico do treinamento.

    13.3.8. Os responsveis pela promoo do Treinamento de Segurana na Operao de Caldeiras estaro sujeitos ao impedimento de ministrar novos cursos, bem como a outras sanes legais cabveis, no caso de inobservncia do disposto no subitem 13.3.7.

  • 40

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    13.3.9. Todo operador de caldeira deve cumprir um estgio prtico na operao da prpria caldeira que ir operar, o qual dever ser supervisionado, docu-mentado e ter durao mnima de:

    a) Caldeiras Categoria A: 80 horas.b) Caldeiras Categoria B: 60 horas.c) Caldeiras Categoria C: 40 horas.

    A empresa ou estabelecimento dever arquivar ou reunir os documentos e emitir os certificados que compro-vem a participao de seus operadores no referido estgio.

    Os estgios prticos de qualificao dos operado-res devem prepar-los para executar os procedimentos de partida, parada de rotina, emergncia e segurana.

    Caso um operador, treinado de acordo com esta NR, necessite operar outra caldeira, dever freqentar est-gio prtico na nova caldeira que ir operar, mesmo que esta seja da mesma categoria que a anterior.

    No caso de instalaes em que o operador deve operar caldeiras diferentes, exigido estgio prtico para cada uma delas. Exemplo: uma instalao com uma caldeira a leo CategoriaA e uma caldeira eltrica Categoria C, se-ro necessrias 80 horas de estgio para a primeira e mais 40 horas de estgio para a segunda, totalizando 120 horas.

    O supervisor do estgio poder ser, por exemplo:

    1. Chefe da operao.

    2 Operadores-chefe.

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    41

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    3. Engenheiro responsvel pela planta.

    4. Um operador mais experiente.

    5. Profissional habilitado.

    13.3.10. O estabelecimento onde for realizado o Estgio Prtico Supervisionado deve informar previamente representao sindical da categoria profissional predominante no estabelecimento:

    a) Perodo de realizao do estgio.b) Entidade, empresa ou profissional respons-

    vel pelo treinamento de segurana na opera-o de caldeiras.

    c) Relao dos participantes do estgio.

    Nota: Ver observaes do subitem 13.3.5.

    13.3.11. A reciclagem de operadores deve ser permanente por meio de constantes informaes das condies fsicas e operacionais dos equipamentos, atualizao tcnica, informaes de segurana, participao em cursos, palestras e eventos pertinentes.

    A necessidade e ocasio da reciclagem so de res-ponsabilidade do empregador.

    Para efeito de comprovao, devero ser anexados, pasta funcional de cada operador, o tipo de atividade, a data de realizao, a durao, etc.

  • 42

    13.3.12. Constitui condio de risco grave e iminente a operao de qualquer caldeira em condies di-ferentes das previstas no projeto original, sem que:

    a) Seja reprojetada, considerando todas as va-riveis envolvidas na nova condio de ope-rao.

    b) Sejam adotados todos os procedimentos de segurana decorrentes de sua nova classifi-cao no que se refere a instalao, opera-o, manuteno e inspeo.

    A operao de caldeiras em condies operacio-nais diferentes das previstas em seu projeto pode ser extre-mamente perigosa.

    So exemplos de condies objeto deste item:

    1. Presses superiores s de operao.

    2. Temperaturas de superaquecimento acima das de projeto.

    3. Utilizao de gua ou outro fluido diferentes dos considerados no projeto.

    4. Alterao do combustvel ou dos queimadores.

    Sempre que forem feitas modificaes no projeto da caldeira ou de suas condies operacionais, devero ser ado-tados todos os procedimentos de segurana necessrios.

    As modificaes efetuadas devero sempre fazer parte da documentao da caldeira.

    NR-13

  • 13.4. Segurana na Manuteno de Caldeiras

    13.4.1. Todos os reparos ou alteraes em caldeiras de-vem respeitar ao respectivo cdigo de projeto de construo e s prescries do fabricante no que se refere a:

    a) Materiais.b) Procedimentos de execuo.c) Procedimentos de controle de qualidade.d) Qualificao e certificao de pessoal.

    Os reparos e alteraes citados neste item so extensivos aos perifricos da caldeira, tais como: chamin, ventiladores, instrumentao, etc.

    No caso de tubulaes, a abrangncia deste subi-tem limita-se ao trecho existente entre a caldeira e a solda ou flange mais prximo.

    Deve ser considerado como reparo qualquer in-terveno que vise corrigir no-conformidades com relao ao projeto original. Por exemplo: reparos com soldas para recompor reas danificadas, reparos em refratrios e isolan-tes trmicos, substituio de conexes corrodas, etc.

  • 44

    NR-13

    Deve ser considerada como alterao qualquer interveno que resulte em alteraes no projeto original, in-clusive nos parmetros operacionais da caldeira. Por exem-plo: alteraes na especificao de materiais, mudanas de combustvel, mudanas na configurao nos tubos de troca trmica, incluso de conexes, etc.

    So exemplos de qualificao e certificao de pes-soal os procedimentos previstos pelo cdigo ASME Seo IX (Qualificao de Soldagem e Brasagem) e Seo V (Ensaios No-Destrutivos).

    13.4.1.1. Quando no for conhecido o cdigo de projeto de construo, deve ser respeitada a concepo origi-nal da caldeira, com procedimento de controle do maior rigor prescrito nos cdigos pertinentes.

    Caso a documentao da caldeira tenha se extra-viado e no seja possvel localizar o fabricante, os reparos e alteraes devero respeitar a concepo original. Nessas ocasies o PH dever propor testes e ensaios e usar os mais rigorosos critrios de aceitao compatveis com o cdigo de projeto adotado.

    13.4.1.2. Nas caldeiras de categorias A e B, a critrio do PH, citado no subitem 13.1.2, podem ser uti-lizadas tecnologias de clculo ou procedimentos mais avanados, em substituio aos previstos pelo cdigo de projeto.

  • 45

    Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    Para caldeiras de categoria A e B, em casos especiais, a critrio do PH, podero ser utilizados procedi-mentos de clculo e tecnologia no previstas pelo cdigo de projeto. So exemplos desses procedimentos: tcnicas de mecnica da fratura que permitam a convivncia com descontinuidades subcrticas, tcnicas alternativas de sol-dagem que dispensem o alvio de tenso, etc.

    13.4.2. Projetos de Alterao ou Reparo devem ser con-cebidos previamente nas seguintes situaes:

    a) Sempre que as condies de projeto forem modificadas.

    b) Sempre que forem realizados reparos que possam comprometer a segurana.

    Antes da execuo de qualquer reparo ou alterao que possam comprometer a segurana da caldeira ou dos trabalhadores, dever ser elaborado o respectivo Projeto de Alterao ou Reparo que passar a fazer parte da documen-tao da caldeira.

    Os reparos que exigem projeto so aqueles que fo-gem aos procedimentos usuais de maunuteno. Por exemplo: no se far projeto para a substituio de tubo furado. Em con-trapartida, faz-se necessrio o Projeto de Alterao ou Reparo, quando for necessrio executar solda no tubulo de vapor.

    So exemplos de Projetos de Alterao ou Reparo: alterao de materiais, disposio de tubos, configurao de maaricos, incluso de conexes, reparos com solda em tubules, etc.

  • 46

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    No necessrio enviar este documento para apreciao de rgos externos empresa, tais como: DRT, sindicato, etc.

    13.4.3. O Projeto de Alterao ou Reparo deve:

    a) Ser concebido ou aprovado por PH, citado no subitem 13.1.2.

    b) Determinar materiais, procedimentos de execuo, controle de qualidade e qualifica-o de pessoal.

    O Projeto de Alterao ou Reparo pode ser conce-bido por firma especializada, desde que a mesma esteja registrada no CREA e disponha de responsvel tcnico le-galmente habilitado.

    Reparos ou alteraes que envolvam as especia-lidades de eletricidade, eletrnica ou qumica devero ser concebidos e assinados por profissionais habilitados para cada campo especfico. Independentemente dessa neces-sidade, todo Projeto de Alterao ou Reparo dever ser as-sinado por PH.

    13.4.4. Todas as intervenes que exijam mandrilamento ou soldagem em partes que operem sob presso devem ser seguidas de teste hidrosttico, com ca-ractersticas definidas pelo PH, citado no subitem 13.1.2.

    Quando no definidos em normas ou cdigos, caber ao PH, em funo de sua experincia e conhecimento,

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    47

    Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    definir os parmetros envolvidos no teste hidrosttico. Nesses parmetros devero constar:

    1. Medidas de segurana necessrias para pro-teo do pessoal envolvido na realizao do teste.

    2. Fluido a ser utilizado para pressurizao.

    3. Taxa de subida da presso e patamares quan-do necessrio.

    4. Presso final de teste hidrosttico.

    5. Tempo em que o equipamento ficar pressuri-zado.

    As caractersticas e resultados do teste hidrosttico devero constar do Relatrio de Inspeo de Segurana que engloba o teste, seja ele inicial, peridica ou extraordinria.

    Usualmente, intervenes dessa natureza so casos tpicos que justificam a concepo de Projeto de Alterao ou Reparo conforme definido no subitem 13.4.2, item 2.

    13.4.5. Os sistemas de controle e segurana da caldeira devem ser submetidos Manuteno Preventiva ou Preditiva.

    A definio dos instrumentos e sistemas de contro-le a serem includos no Plano de Manuteno Preditiva/Pre-ventiva, bem como a respectiva periodicidade, dever ser atribuda a profissionais com competncia legal para execu-tar este tipo de atividade.

  • 48

    NR-13

    A Manuteno Preventiva consiste na realizao de tarefas de assistncia que tiverem sido pr-planejadas para execuo em pontos especficos, a tempo de manter as ca-pacidades funcionais de sistema de controle e segurana de caldeira.

    Quando a manuteno tiver suas datas de interven-o baseadas no acompanhamento da evoluo de parme-tros ligados ao sistema (por exemplo temperatura, vibrao, viscosidade de leo) passa a ser denominada de Preditiva.

    Quando a manuteno tiver suas datas de inter-veno baseadas no histrico de vida til dos componentes ligados ao sistema recebe a denominao de Preventiva.

  • 13.5. Inspeo de Segurana de Caldeiras

    13.5.1. As caldeiras devem ser submetidas a Inspees de Segurana Inicial, peridica e extraordinria, sendo considerado, condio de risco grave e iminente o no-atendimento dos prazos estabelecidos nesta NR.

    13.5.2. A Inspeo de Segurana Inicial deve ser feita em caldeiras novas, antes da entrada em funcio-namento, no local de operao, devendo conter exame interno e externo, teste hidrosttico e de acumulao.

    Exames internos, externos e teste hidrosttico, efetuados nas dependncias do fabricante da caldeira so importantes e necessrios, porm no constituem a Inspe-o de Segurana Inicial, uma vez que os componentes da caldeira podem sofrer avarias durante seu transporte, ar-mazenamento e montagem no local definitivo. A inspeo de segurana s poder, portanto, ser realizada quando a caldeira j estiver instalada em seu local definitivo.

  • 50

    NR-13NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    O teste de acumulao deve ser executado em con-formidade com normas tcnicas vigentes, recomendaes dos fabricantes da caldeira e dos fabricantes de vlvulas de segurana ou ainda em conformidade com procedimentos estabelecidos por PH.

    13.5.3. A Inspeo de Segurana Peridica, constituda por exame interno e externo, deve ser executada nos seguintes prazos mximos:

    a) Doze meses para caldeiras das categorias A, B e C.

    b) Doze meses para caldeiras de recuperao de lcalis de qualquer categoria.

    c) Vinte e quatro meses para caldeiras da cate-goria A, desde que, aos 12 meses, sejam testadas as presses de abertura das vlvu-las de segurana.

    d) Quarenta meses para caldeiras especiais conforme definido no item 13.5.5.

    A abrangncia da Inspeo de Segurana Peridica bem como as tcnicas a serem utilizadas devero ser de-finidas pelo PH em funo do histrico da caldeira e das normas tcnicas vigentes.

    Os prazos definidos nesse item devem ser consi-derados como mximos. O prazo real dever ser estabele-cido pelo PH em funo da experincia anterior disponvel, devendo ser contados a partir da ltima inspeo completa executada na caldeira.

  • 51

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    No faz parte do escopo desta NR detalhar mto-dos ou procedimentos de inspeo. Essa ao dever ser feita pelo PH com base em cdigos e normas internacional-mente reconhecidos.

    Os prazos estabelecidos nos subitens a, b e c so aplicveis a empresas que no possuam Servio Prprio de Inspeo de Equipamentos

    13.5.4. Estabelecimentos que possuam Servio Prprio de Inspeo de Equipamentos, conforme estabelecido no Anexo II, podem estender os perodos entre inspees de segurana respeitando os seguintes prazos mximos:

    a) Dezoito meses para caldeiras das categorias B e C.

    b) Trinta meses para caldeiras da categoria A.

    O teste para determinao da presso da abertu-ra das vlvulas de segurana poder ser executado com a caldeira em operao valendo-se de dispositivos hidrulicos apropriados. O procedimento escrito adotado no teste, os re-sultados obtidos e os certificados de aferio do dispositivo devero ser anexados documentao da caldeira.

    A extenso do prazo de inspeo das caldeiras da categoria A para 30 meses no dispensa a execuo dos testes para determinao da presso de abertura das vlvu-las de segurana a cada 12 meses.

  • 52

    NR-13NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    Este item tambm aplicvel a caldeiras de recupe-rao de lcalis instaladas em estabelecimentos que possuam Servio Prprio de Inspeo de Equipamentos.

    Sob o ponto de vista tcnico, a execuo dos testes para determinao da presso de abertura das vlvulas de segurana a cada 12 meses deve ser preservada, mesmo com a extenso do prazo de inspeo das caldeiras da cate-goria A para 30 meses.

    O quadro a seguir resume os prazos mximos esta-belecidos para inspeo de caldeiras.

    TIPO DE ESTABELECIMENTOS CATEGORIA A

    CATEGO-RIAS

    B E CESPECIAL

    Sem Servio Prprio de Inspeo de Equipamentos

    12 meses ou

    12 meses

    24 meses com testes de vlvulas

    de segurana a cada 12

    meses(exceto

    caldeira de recuperao

    de lcalis)

    Com Servio Prprio de Inspeo de Equipamentos

    certificado

    30 meses 18 meses 40 meses

  • 53

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    13.5.5. As caldeiras que operam de forma contnua e que utilizam gases ou resduos das unidades de processo, como combustvel principal para aproveitamento de calor ou para fins de controle ambiental, po-dem ser consideradas especiais quando todas as condies seguintes forem satisfeitas:

    a) Estiverem instaladas em estabelecimentos que possuam Servio Prprio de Inspeo de Equipamentos citado no Anexo II.

    b) Tenham, a cada 12 meses, testado o sistema de intertravamento e a presso de abertura de cada vlvula de segurana.

    c) No apresentem variaes inesperadas na temperatura de sada dos gases e do vapor, durante a operao.

    d) Exista anlise e controle peridicos da quali-dade da gua.

    e) Exista controle de deteriorao dos materiais que compem as principais partes da caldeira.

    f) Seja homologada como classe especial me-diante: acordo entre a representao sindical da

    categoria profissional predominante no estabelecimento e o empregador;

    intermediao do rgo regional do MTE, solicitada por qualquer uma das partes, quando no houver acordo;

    deciso do rgo regional do MTE quan-do, persistir o impasse.

  • 54

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    13.5.6. Ao completar 25 anos de uso, na sua inspeo subseqente, as caldeiras devem ser submetidas rigorosa Avaliao de Integridade para determinar a sua vida remanescente e novos prazos mximos para inspeo, caso ainda estejam em condies de uso.

    A avaliao de vida residual presume que seja analisada a integridade de cada componente fundamental da caldeira (ex.: tubulo, tubos de troca trmica, espelhos, etc.).

    A Avaliao de Integridade e vida residual pode ser executada por PH ou por empresa especializada, inscrita no CREA, e que disponha de pelo menos um PH.

    As caldeiras que, na data da publicao desta NR, j tiverem mais de 25 anos, e no tiverem sido submetidas Avaliao de Integridade devem ser submetidas a esta ava-liao na prxima inspeo de segurana peridica.

    Caso a caldeira j tenha sido submetida a testes, exames e anlises para estabelecimento da vida residual e Avaliao de Integridade antes de completar 25 anos, estes dados podero ser considerados, a critrio do PH, para aten-der parcial ou integralmente as exigncias deste subitem.

    importante ressaltar que caldeiras inoperantes podem sofrer significativos desgastes por corroso. Portan-to, dos 25 anos considerados neste subitem, no devem ser dispensados sem profunda anlise tcnica os perodos em que a caldeira permanecer fora de operao.

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    55

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    13.5.6.1. Nos estabelecimentos que possuam Servio Prprio de Inspeo de Equipamentos citado no Anexo II, o limite de 25 anos pode ser alterado em funo do acompanhamento das condies da caldeira, efetuado pelo referido rgo.

    13.5.7. As vlvulas de segurana instaladas em caldeiras devem ser inspecionadas periodicamente conforme segue:

    a) Pelo menos uma vez por ms, mediante acio-namento manual da alavanca, em operao, para caldeiras das categorias B e C.

    b) Desmontando, inspecionando e testando, em bancada, as vlvulas flangeadas e, no cam-po, as vlvulas soldadas, recalibrando-as numa freqncia compatvel com a experi-ncia operacional da mesma, porm respei-tando-se como limite mximo o perodo de inspeo estabelecido no subitem 13.5.3 ou 13.5.4, se aplicvel, para caldeiras de cate-gorias A e B.

    O item a deste subitem determina o acionamento manual da alavanca e, portanto, torna obrigatria a existn-cia de alavanca em vlvulas de segurana instaladas em caldeiras de categorias B e C.

    As exigncias deste subitem tem fundamentao tcnica no cdigo ASME, Seo I (Caldeiras) e na Norma ANSI/NB-23, National Board Inspection Code, reconhecidos internacionalmente.

  • 56

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    13.5.8. Adicionalmente aos testes prescritos no subitem 13.5.7, as vlvulas de segurana instaladas em caldeiras devero ser submetidas a Testes de Acu-mulao, nas seguintes oportunidades:

    a) Na inspeo inicial da caldeira.b) Quando forem modificadas ou tiverem sofri-

    do reformas significativas.c) Quando houver modificao nos parme-

    tros operacionais da caldeira ou variao na PMTA.

    d) Quando houver modificao na sua tubula-o de admisso ou descarga.

    Em funo dos riscos envolvidos com a execuo dos Testes de Acumulao, o estabelecimento dever imple-mentar todas as medidas de segurana e preservao do meio ambiente necessrias.

    O item b refere-se a modificaes ou reparos efe-tuados nas vlvulas de segurana da caldeira.

    Teste de Acumulao

    O Teste de Acumulao feito para verificar se a vlvula (ou vlvulas) de segurana instaladas em caldeiras tem capacidade de descarregar todo o vapor gerado, na m-xima taxa de queima, sem permitir que a presso interna suba para valores acima dos valores considerados no proje-to (no caso de caldeiras projetadas pelo ASME, Seo I, este valor corresponde a 6% acima da PMTA).

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    57

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    Este teste deve ser executado com base em proce-dimentos estabelecidos pelo fabricante da caldeira e/ou do fabricante das vlvulas de segurana.

    Como este teste executado com todas as sadas de vapor bloqueadas, a falta de circulao poder provocar danos em caldeiras providas de superaquecedores ou em cal-deiras para aquecimento de gua, no sendo, portanto, reco-mendvel sua execuo em caldeiras dessa configurao.

    13.5.9. A Inspeo de Segurana Extraordinria deve ser feita nas seguintes oportunidades:

    a) Sempre que a caldeira for danificada por aci-dente ou outra ocorrncia capaz de compro-meter sua segurana.

    b) Quando a caldeira for submetida a alterao ou reparo importante capaz de alterar suas condies de segurana.

    c) Antes de a caldeira ser recolocada em fun-cionamento, quando permanecer inativa por mais de seis meses.

    d) Quando houver mudana de local de instala-o da caldeira.

    A Inspeo de Segurana Extraordinria pode abranger toda a caldeira ou parte da mesma, conforme a necessidade e a critrio do PH.

    Quando a Inspeo Extraordinria contiver toda a caldeira, o prazo para prxima inspeo de segurana peri-dica poder ser definido a partir da data de concluso da inspeo extraordinria.

  • 58

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    No caso de uma caldeira permanecer fora de ope-rao por um perodo longo (superior a seis meses), a Inspe-o Extraordinria mencionada no item c deve ser realiza-da antes de a caldeira ser recolocada em funcionamento, e no a cada seis meses.

    13.5.10. A Inspeo de Segurana deve ser realizada por PH, citado no subitem 13.1.2, ou por Servio Prprio de Inspeo de Equipamentos, citado no Anexo II.

    O subitem refere-se a todos os tipos de Inspeo de Segurana, Inicial, Peridica ou Extraordinria.

    O PH pode contar com a participao de inspetores e/ou tcnicos de inspeo nas Inspees de Segurana.

    Firmas especializadas podem ser utilizadas desde que sejam inscritas no CREA e possuam PH.

    13.5.11. Inspecionada a caldeira, deve ser emitido Relat-rio de Inspeo, que passa a fazer a parte da sua documentao.

    13.5.12. Uma cpia do Relatrio de Inspeo deve ser enca-minhada pelo PH, citado no subitem 13.1.2, num prazo mximo de 30 dias a contar do trmino da inspeo, representao sindical da categoria profissional predominante no estabelecimento.

    Este subitem obriga o envio de Relatrio de Ins-peo somente representao sindical da categoria profis-sional predominante no estabelecimento.

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    59

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    Entende-se que o trmino da inspeo a data em que a caldeira foi liberada para retornar operao. A data de concluso do relatrio tcnico no considerada como data de trmino da inspeo.

    13.5.13. O Relatrio de Inspeo, mencionado no subitem 13.5.11, deve conter no mnimo:

    a) Dados constantes na placa de identificao da caldeira.

    b) Categoria da caldeira.c) Tipo da caldeira.d) Tipo de inspeo executada.e) Data de incio e trmino da inspeo.f) Descrio das inspees e testes executados.g) Resultado das inspees e providncias.h) Relao dos itens desta NR ou de outras

    exigncias legais que no esto sendo aten-didas.

    i) Concluses.j) Recomendaes e providncias necessrias.k) Data prevista para a nova inspeo da cal-

    deira.l) Nome legvel, assinatura e nmero do re-

    gistro no conselho do PH, citado no subitem 13.1.2, e nome legvel e assinatura de tcni-cos que participaram da inspeo.

    Entende-se por tipo de caldeira a informao se a caldeira aquotubular, flamotubular, eltrica, etc.

  • 60

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    So exemplos de subitens do item h:

    a) ausncia de manmetros;

    b) ausncia de vlvulas de segurana;

    c) distanciamento incorreto entre a caldeira e reservatrio de partida.

    Um exemplo de concluso do item i seria:

    Em face das inspees executadas, a caldeira poder ser recolocada em operao, respeitando-se os parmetros operacionais estabelecidos pelo projeto, devendo ser submetida nova inspeo de segurana peridica em ___/___/___.

    O item j dever listar as recomendaes a serem seguidas a partir da inspeo executada, como por exemplo:

    a) melhorar o tratamento de gua;

    b) testar a vlvula de segurana no prazo de trs meses.

    13.5.14. Sempre que os resultados da inspeo determinarem alteraes dos dados da placa de identificao, a mesma deve ser atualizada.

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    61

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    ANEXO I-A

    Currculo Mnimo para Treinamento de Segurana na Operao de Caldeiras

    1. Noes de Grandezas Fsicas e Unidades

    Carga horria: 4 horas

    1.1. Presso1.1.1. Presso atmosfrica1.1.2. Presso interna de um vaso1.1.3. Presso manomtrica, presso relativa e

    presso absoluta1.1.4. Unidades de presso

    1.2. Calor e temperatura1.2.1. Noes gerais: o que calor, o que tem-

    peratura1.2.2. Modos de transferncia de calor1.2.3. Calor especfico e calor sensvel1.2.4. Transferncia de calor a temperatura cons-

    tante1.2.5. Vapor saturado e vapor superaquecido1.2.6. Tabela de vapor saturado

    2. Caldeiras Condies Gerais

    Carga horria: 8 horas

    2.1. Tipos de caldeiras e suas utilizaes

    2.2. Partes de uma caldeira

  • 62

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    2.2.1. Caldeiras flamotubulares2.2.2. Caldeiras aquotubulares2.2.3. Caldeiras eltricas2.2.4. Caldeiras a combustveis slidos2.2.5. Caldeiras a combustveis lquidos2.2.6. Caldeiras a gs2.2.7. Queimadores

    2.3. Instrumentos e dispositivos de controle de caldeira2.3.1. Dispositivo de alimentao2.3.2. Visor de nvel2.3.3. Sistema de controle de nvel2.3.4. Indicadores de presso2.3.5. Dispositivos de segurana2.3.6. Dispositivos auxiliares2.3.7. Vlvulas e tubulaes2.3.8. Tiragem de fumaa

    3. Operao de Caldeiras

    Carga horria: 12 horas

    3.1. Partida e parada

    3.2. Regulagem e controle3.2.1. De temperatura3.2.2. De presso3.2.3. De fornecimento de energia3.2.4. Do nvel de gua3.2.5. De poluentes

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    63

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    3.3. Falhas de operao, causas e providncias

    3.4. Roteiro de vistoria diria

    3.5. Operao de um sistema de vrias caldeiras

    3.6. Procedimentos em situaes de emergncia

    4. Tratamento de gua e Manuteno de Caldeiras

    Carga horria: 8 horas

    4.1. Impurezas da gua e suas conseqncias

    4.2. Tratamento de gua

    4.3. Manuteno de caldeiras

    5. Preveno contra Exploses e outros Riscos

    Carga horria: 4 horas

    5.1. Riscos gerais de acidentes e riscos sade

    5.2. Riscos de exploso

    6. Legislao e Normalizao

    Carga horria: 4 horas

    6.1. Normas Regulamentadoras

    6.2. Norma Regulamentadora 13 (NR-13)

    O currculo apresentado mnimo, podendo ser acresci-do de outras disciplinas, ou ter a carga horria das dis-ciplinas estendidas em funo das particularidades de cada estabelecimento.

  • 64

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    O currculo proposto aplicvel ao treinamento de operadores a partir do ano de 1995.

    Considera-se que os cursos de formao de opera-dores existentes nas empresas, que contemplem totalmente as disciplinas e carga horria previstas neste anexo, podem ser equivalentes ao Treinamento de Segurana na Operao de Caldeiras, desde que seja emitido o certificado previsto no subitem 13.3.5 no item a.

    ANEXO II

    Requisitos para Certificao de Servio Prprio de Inspeo de Equipamentos

    Antes de colocar em prtica os perodos espe-ciais entre inspees, estabelecidos nos subitens 13.5.4 e 13.10.3 desta NR, os Servios Prprios de Inspeo de Equipamentos da empresa, organizados na forma de se-tor, seo, departamento, diviso ou equivalente, devem ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Nor-malizao e Qualidade Industrial (Inmetro) diretamente ou mediante Organismo de Certificao por ele credencia-dos, que verificaro o atendimento aos seguintes requisitos mnimos expressos nos itens de a a g. Essa certificao pode ser cancelada sempre que for constatado o no- aten-dimento a qualquer dos seguintes requisitos:

    a) Existncia de pessoal prprio da empresa onde esto instalados caldeira ou vaso de presso, com dedicao exclusiva a atividades de inspe-o, avaliao de integridade e vida residual,

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    65

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    com formao, qualificao e treinamento com-patveis com a atividade proposta de preserva-o da segurana.

    c) Mo-de-obra contratada para ensaios no-des-trutivos, certificada segundo regulamentao vi-gente e para outros servios de carter eventual, selecionada e avaliada segundo critrios seme-lhantes ao utilizado para a mo-de-obra prpria.

    d) Servio de inspeo de equipamentos proposto possuir um responsvel pelo seu gerenciamen-to formalmente designado para esta funo.

    e) Existncia de pelo menos um PH, conforme de-finido no subitem 13.1.2.

    f) Existncia de condies para manuteno de arquivo tcnico atualizado, necessrio ao aten-dimento desta NR, assim como mecanismos para distribuio de informaes, quando re-queridas.

    g) Existncia dos procedimentos escritos para as principais atividades executadas.

    h) Existncia de aparelhagem condizente com a execuo das atividades propostas.

    O assunto objeto de documentao complemen-tar expedida pelo INMETRO sob designao de Portaria IN-METRO n 16/2001.

    Para o caso especfico de plataformas de produo e explorao de petrleo e navios, o Servio Prprio de Ins-peo de Equipamentos poder ser instalado em terra.

  • 13.6. Vasos de Presso Disposies Gerais

    13.6.1. Vasos de presso so equipamentos que contm fluidos sob presso interna ou externa.

    Vasos de presso esto sempre submetidos simul-taneamente presso interna e presso externa. Mesmo vasos que operam com vcuo esto submetidos a essas presses, pois no existe vcuo absoluto. O que usualmente denomina-se vcuo qualquer presso inferior atmosfri-ca. O vaso dimensionado, considerando-se a presso di-ferencial resultante que atua sobre as paredes, que poder ser maior interna ou externamente.

    H casos em que o vaso de presso deve ser di-mensionado pela condio de presso mais severa, a exem-plo de quando no exista atuao simultnea das presses interna e externa.

    Vasos de presso podem ser construdos de mate-riais e formatos geomtricos variados em funo do tipo de utilizao a que se destinam. Dessa forma existem vasos de presso esfricos, cilndricos, cnicos, etc., construdos em ao carbono, alumnio, ao inoxidvel, fibra de vidro e outros materiais.

  • 68

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    Os vasos de presso podem conter lquidos, gases ou misturas destes. Algumas aplicaes so: armazenamento final ou intermedirio, amortecimento de pulsao, troca de calor, conteno de reaes, filtrao, destilao, separao de fluidos, criogenia, etc.

    A NR-13 aplica-se a vasos de presso instalados em unidades industriais, e outros estabelecimentos pblicos ou privados, tais como: hotis, hospitais, restaurantes, etc.

    Sendo regulamentadora da Lei n 6.514, 23 de dezembro de 1977, da CLT, esta norma tambm aplic-vel a equipamentos instalados em navios, plataformas de explorao e produo de petrleo, desde que no exista legislao em contrrio.

    13.6.1.1. O campo de aplicao desta NR, no que se refere a vasos de presso, est definido no Anexo III.

    Ver comentrios no Anexo III.

    13.6.1.2. Os vasos de presso abrangidos por esta NR esto classificados em categorias de acordo com o Anexo IV.

    Ver comentrios no Anexo IV.

    13.6.2. Constitui risco grave e iminente a falta de qualquer um dos seguintes itens:

    a) Vlvula ou outro dispositivo de segurana com presso de abertura ajustada em va-lor igual ou inferior a PMTA, instalada dire-

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    69

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    tamente no vaso ou no sistema que o inclui.b) Dispositivo de segurana contra bloqueio

    inadvertido da vlvula quando esta no esti-ver instalada diretamente no vaso.

    c) Instrumento que indique a presso de opera-o.

    Entende-se por outro dispositivo de segurana dis-positivos que tm por objetivo impedir que a presso inter-na do vaso atinja valores que comprometam sua integridade estrutural. So exemplos de outros dispositivos: discos de ruptura, vlvulas quebra-vcuo, plugues fusveis, etc.

    Vlvulas de segurana-piloto operadas podem ser consideradas como outro dispositivo, desde que mante-nha a capacidade de funcionamento em qualquer condio de anormalidade operacional.

    As vlvulas de segurana devem abrir em presso estabelecida pelo cdigo de projeto. No caso do Cdigo ASME VIII, este valor igual ou inferior PMTA. Aps a aber-tura, a presso da caldeira poder elevar-se pouco acima da PMTA, at a atuao plena da vlvula. Essa sobrepresso definida pelo cdigo de projeto, e no deve ser ultrapas-sada.

    O dispositivo de segurana um componente que visa aliviar automaticamente e sem o concurso do opera-dor presso do vaso, independentemente das causas que provocaram a sobrepresso. Dessa forma, pressostatos, reguladores de presso, malhas de controle de instrumen-tao, etc., no devem ser considerados como dispositivos de segurana.

  • 70

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    O dispositivo de segurana contra bloqueio inad-vertido aplicvel :

    1. Vasos de presso com dois ou mais dispositi-vos de segurana.

    2. Conjunto de vasos interligados e protegidos por nica vlvula de segurana.

    Vasos com duas ou mais vlvulas de segurana, com bloqueios independentes, so utilizados quando se de-seja facilidade de manuteno: pode-se remover uma das vlvulas de segurana para reparo ou inspeo, mantendo-se as demais em operao. Nesse caso, as vlvulas de se-gurana remanescentes em conjunto, ou isoladamente, de-vero ser projetadas com suficiente capacidade para aliviar a presso do vaso. No deve ser esquecido que bloqueios inadvertidos podem estar instalados a montante ou a ju-sante das vlvulas de segurana.

    O dispositivo que evite o bloqueio inadvertido do dispositivo de segurana aplicvel a vasos de presso com dois ou mais dispositivos de segurana. So exemplos des-ses dispositivos vlvulas de duas ou mais vias, vlvulas-ga-veta sem volante ou com volante travado por cadeado, etc.

    Quando o vaso de presso possuir apenas uma vlvula de segurana, no recomendvel a existncia de bloqueio entre a vlvula de segurana e o vaso de presso.

    Os instrumentos para indicao de presso, por exemplo manmetros, podero ter mostrador analgico ou digital, e a instalao dos mesmos poder ser feita no prprio vaso ou em sala de controle apropriada.

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    71

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    13.6.3. Todo vaso de presso deve ter afixado em seu corpo, em local de fcil acesso e bem visvel, placa de identificao indelvel com, no mnimo, as seguintes informaes:

    a) Fabricante.b) Nmero de identificao.c) Ano de fabricao.d) Presso mxima de trabalho admissvel.e) Presso de teste hidrosttico.f) Cdigo de projeto e ano de edio.

    A adeso pelo Brasil ao Sistema Internacional de Unidades foi formalizada por meio do Decreto Legislativo n 57, de 27 de julho de 1953, e ratificada a partir de ento. A tabela da pg. 16 apresenta os fatores de converso a se-rem utilizados para converso das unidades de presso.

    Nmero de identificao a identificao alfanum-rica, conhecida como tag, item, nmero de ordem, etc., atribu-do pelo projetista ou estabelecimento ao vaso de presso.

    Para efeito do atendimento ao item f, caso no seja conhecido o ano de edio do cdigo, o PH dever ve-rificar se o equipamento sob anlise se enquadra nos re-quisitos da ltima edio publicada que precedeu o ano de fabricao do vaso.

    No sendo conhecido o cdigo de projeto original ou o ano de fabricao, o vaso dever ser verificado de acor-do com um dos cdigos existentes para vasos de presso, que seja aceito internacionalmente, tais como: American

  • 72

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    Society of Mechanical Engineers (ASME), Deutsches Institut Fr Normung (DIN), Japonese Industrial Standard (JIS), etc.

    As placas de identificao j instaladas devero ser adequadas aos requisitos dessa NR.

    13.6.3.1. Alm da placa de identificao, devero constar, em local visvel, a categoria do vaso, conforme Anexo IV, e seu nmero ou cdigo de identificao.

    As informaes referentes identificao do vaso e sua respectiva categoria devero ser pintadas em local onde possam ser facilmente identificadas.

    Opcionalmente pintura, as informaes podero ser inseridas numa placa com visualizao equivalente.

    A pintura deve permitir a rpida identificao do equipamento na unidade em situao de emergncia.

    Ocorrendo vazamentos, incndio e outros eventos que produzam fumaa, vapores ou nvoa, a viso dos opera-dores ser prejudicada. Nesses casos, equipes externas que entrem na unidade para auxiliar em emergncias tambm so auxiliadas pela boa pintura de identificao.

    13.6.4. Todo vaso de presso deve possuir, no estabelecimento onde estiver instalado, a seguinte documentao devidamente atualizada:

    a) Pronturio do Vaso de Presso, a ser forneci-do pelo fabricante, que contenha as seguin-tes informaes:

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    73

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    cdigo de projeto e ano de edio; especificao dos materiais; procedimentos utilizados na fabricao,

    montagem e inspeo final e determina-o da PMTA;

    conjunto de desenhos e demais dados ne-cessrios para o monitoramento da sua vida til;

    caractersticas funcionais; dados dos dispositivos de segurana; ano de fabricao; categoria do vaso.

    b) Registro de Segurana, em conformidade com o subitem 13.6.5.

    c) Projeto de Instalao, em conformidade com o item 13.7.

    d) Projetos de Alterao ou Reparo, em confor-midade com os subitens 13.9.2 e 13.9.3.

    e) Relatrios de Inspeo, em conformidade com o subitem 13.10.8.

    Se o estabelecimento onde estiverem instalados os vasos de presso possuir diversas unidades, os documentos devero estar disponveis na unidade em que estiverem ins-talados para que possam ser prontamente consultados.

    Se os operadores e responsveis pelos equipa-mentos no permanecerem no local de instalao do vaso de presso, os documentos devem ficar prximos ao opera-dor responsvel.

  • 74

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    Esta exigncia tambm se aplica aos navios e s plataformas de explorao e produo de petrleo.

    No necessrio que toda a documentao este-ja arquivada num nico local da unidade. recomendvel, porm, que todos os documentos do pronturio estejam agrupados.

    O procedimento para determinao da PMTA de-ver explicar o roteiro para seu estabelecimento, passo a passo, incluindo tabelas, bacos, etc. que por ventura sejam consultados.

    Caso haja interesse por parte do estabelecimen-to, poder ser adotada como PMTA a presso de projeto do vaso.

    Entende-se por vida til do vaso o perodo de tem-po entre a data de fabricao e a data na qual o vaso tenha sido considerado inadequado para uso.

    A documentao deve ser mantida durante toda a vida til do vaso de presso.

    13.6.4.1. Quando inexistente ou extraviado, o Pronturio do Vaso de Presso deve ser reconstitudo pelo proprietrio, com responsabilidade tcnica do fabricante ou de PH, citado no subitem 13.1.2, sendo imprescindvel a reconstituio das caractersticas funcionais, dos dados dos dispositivos de segurana e dos procedi-mentos para determinao da PMTA.

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    75

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    A maior parte da documentao exigida, particu-larmente aquela englobada no pronturio do vaso, deve ser fornecida de maneira detalhada pelo fabricante do vaso de presso.

    Se o estabelecimento no possuir essa documen-tao, parte da mesma dever ser reconstituda conforme determinado neste subitem.

    A reconstituio dos documentos sempre de res-ponsabilidade do proprietrio do vaso de presso. Para tan-to, ele poder se utilizar dos servios do fabricante do vaso. Caso este seja indeterminado ou j no exista PH, precisar de um PH ou empresa especializada.

    Normas tcnicas internacionalmente reconhecidas indicam que o clculo da PMTA deve considerar, alm da presso, outros esforos solicitantes, devendo englobar to-das as partes do equipamento, tais como: conexes, flan-ges, pescoos de conexes, suportes, selas, etc.

    13.6.4.2. O proprietrio de vaso de presso dever apresentar, quando exigido pela autoridade competente do rgo Regional do Ministrio do Trabalho e Emprego, a documentao mencionada no subitem 13.6.4.

    A autoridade competente do rgo Regional do Mi-nistrio do Trabalho (Delegacia Regional do Trabalho DRT) o Delegado Regional do Trabalho na sua jurisdio.

  • 76

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    13.6.5. O Registro de Segurana deve ser constitudo por livro de pginas numeradas, pastas ou sistema informatizado ou no, com confiabilidade equi-valente, onde sero registradas:

    a) Todas as ocorrncias importantes capazes de influir nas condies de segurana dos vasos.

    b) As ocorrncias de inspeo de segurana.

    O Registro de Segurana pode ser constitudo por um livro de pginas numeradas para cada vaso de presso ou de um livro de pginas numeradas para diversos vasos de presso.

    possvel que a empresa utilize outro sistema (por exemplo: informatizado) desde que, de fato, apresente a mes-ma segurana contra burla e permita assinatura eletrnica.

    importante que sejam registradas neste livro so-mente as ocorrncias que possam afetar a integridade fsica do ser humano. So exemplos tpicos dessas ocorrncias: exploses, incndios, vazamentos, ruptura de componen-tes, operao fora dos valores previstos, funcionamento ir-regular das vlvulas de segurana, servios de manuteno efetuados, etc.

    prtica nas unidades industriais, o preenchimento do Livro de Turno ou Livro de Passagem de Servio ou similar que podero ser aceitos como Registro de Segurana, desde que atenda o disposto no item 13.6.5.

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    77

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    O Registro de Segurana pode ser preenchido por qualquer profissional que disponha de informao relevante sobre a segurana do equipamento.

    13.6.6. A documentao referida no subitem 13.6.4 deve estar sempre disposio para consulta dos ope-radores, do pessoal de manuteno, de inspeo e das representaes dos trabalhadores e do em-pregador na Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA), devendo o proprietrio assegurar pleno acesso a essa documentao, inclusive representao sindical da categoria profissional predominante no estabelecimento, quando for-malmente solicitado.

    A documentao referida neste item dever estar sempre disponvel para consulta e fiscalizao dentro do estabelecimento.

    Quando for necessrio retirar a documentao do estabelecimento, dever ser providenciada a sua duplicao.

  • 13.7. Instalao de Vasos de Presso

    13.7.1. Todo vaso de presso deve ser instalado de modo que todos os drenos, respiros, bocas de visita e indicadores de nvel, presso e temperatura, quando existentes, sejam facilmente acessveis.

    Os acessrios descritos nesse subitem, que pos-sam exigir a presena do trabalhador para operao, ma-nuteno ou inspeo, devem permitir acesso fcil e seguro por meio de escadas, plataformas e outros em conformida-de com as NRs.

    13.7.2. Quando os vasos de presso forem instalados em ambientes confinados, a instalao deve satisfazer os seguintes requisitos:

    a) Dispor de pelo menos duas sadas amplas, permanentemente desobstrudas e dispos-tas em direes distintas.

    b) Dispor de fcil acesso e seguro para as ativida-des de manuteno, operao e inspeo, sen-do que, para guarda-corpos vazados, os vos devem ter dimenses que impeam a queda de pessoas.

  • 80

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de PressoNR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    c) Dispor de ventilao permanente com entra-das de ar que no possam ser bloqueadas.

    d) Dispor de iluminao conforme normas ofi-ciais vigentes.

    e) Possuir sistema de iluminao de emergn-cia.

    Os itens deste subitem referem-se ao local onde est instalado o vaso de presso. Dessa maneira, o item a prescreve que a rea de processo ou ambiente onde es-teja instalado o vaso de presso deva possuir duas sadas em direes distintas. Objetiva-se, dessa forma, evitar que, ocorrendo um vazamento, incndio ou qualquer outra possi-bilidade de risco aos operadores, estes no fiquem cercados pelo fogo ou vazamento, dispondo sempre de uma rota de fuga alternativa.

    Dever ser entendido como sistema de ilumina-o de emergncia, todo sistema que, em caso de falha no fornecimento de energia eltrica, consiga manter adequa-damente iluminado os pontos estratgicos operao do vaso de presso. So exemplos desses sistemas: lmpadas ligadas a baterias que se autocarregam nos perodos de for-necimento normal, geradores movidos a vapor ou motores a combusto, etc.

    13.7.3. Quando o vaso de presso for instalado em ambiente aberto, a instalao deve satisfazer s alneas a, b, d e e do subitem 13.7.2.

  • NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    81

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    13.7.4. Constitui risco grave e iminente o no-atendimento s seguintes alneas do subitem 13.7.2:

    a) a, c e e para vasos instalados em am-bientes confinados;

    b) a para vasos instalados em ambientes abertos;

    c) e para vasos instalados em ambientes abertos e que operem noite.

    13.7.5. Quando o estabelecimento no puder atender o disposto no subitem 13.7.2, deve ser elaborado Projeto Alternativo de Instalao com medidas complementares de segurana que permitam a atenuao dos riscos.

    Caso o estabelecimento no possa atender s exigncias estabelecidas no subitem 13.7.2 ou obedecer a aspectos de segurana, sade e meio ambiente previstos nas NRs, nas convenes ou mais disposies legais, deve-r elaborar Projeto Alternativo de Instalao que contenha medidas concretas para atenuao dos riscos.

    Esse requisito se aplica tanto s instalaes j exis-tentes como para as novas instalaes.

    13.7.5.1. O Projeto Alternativo de Instalao deve ser apre-sentado pelo proprietrio do vaso de presso para obteno de acordo com a representao sindical da categoria profissional predominante no esta-belecimento.

  • 82

    NR-13 Manual Tcnico de Caldeiras e Vasos de Presso

    13.7.5.2. Quando no houver acordo, conforme previsto no subitem 13.7.5.1, a intermediao do rgo regional MTE poder ser solicitada por qualquer uma das partes e, persistindo o impasse, a deciso caber a esse rgo.

    13.7.6. A autoria do Projeto de Instalao de vasos de presso enquadrados nas categorias I, II e III, conforme Anexo IV, no que concerne ao atendimento desta NR, de responsabilidade de PH, conforme citado no subitem 13.1.2, e deve obedecer aos aspectos de segurana, sade e meio ambiente previstos nas NRs, convenes e disposies legais aplicveis.

    A autoria do Projeto de Instalao de vasos de Pres-so de